Rafale em voo no TLP - foto Ejercito del Aire

Quando do último informe publicado sobre o TLP – Programa de Liderança Tática da OTAN – e mostrado aqui no Poder Aéreo, a Força Aérea Espanhola (Ejército del Aire), infelizmente não havia disponibilizado fotos em que o Rafale aparecesse em destaque. Mas neste informe mais recente, de 24 de maio, não faltaram fotos do vetor francês, algumas das quais destacamos agora.

Este primeiro TLP de 2010 está sendo realizado na Base Aérea de Albacete, na Espanha,  com a participação de aproximadamente 1.300 militares em seus cursos (600 deles provenientes de outros países). De todos esses, 44 são pilotos e tripulação de voo, que até o momento do informe já haviam realizado cerca de 90% das missões programadas.

linha de Rafale e Mirage no TLP - foto Ejercito del Aire

linha de F-16  e outros no TLP - foto Ejercito del Aire

Segundo o Ejército del Aire, apenas duas missões tiveram que ser cancelada, devido a questões externa: fortes ventos numa ocasião e, na outra, o movimento das nuvens de cinzas do vulcão islandês Eyjafjalla para a zona de operações.

Participam do TLP 28 caças-bombardeiros das Forças Aéreas de seis países que fazem parte do programa. Oito outras aeronaves desempenharam o papel de forças oponentes. Entre as aeronaves de apoio, participaram dois aviões AWACS (sistemas de controle e alerta aéreo antecipado), 2 helicópteros italianos, 1 avião de transporte e outro de vigilância marítima franceses e 3 aviões-tanque. O curso também contou com a participação de unidades terrestres espanholas e de outros países, além de navios de guerra franceses e da Marinha (Armada) Espanhola.

EF-18 no TLP - foto Ejercito del Aire

Tornado no TLP - foto Ejercito del Aire

FONTE / FOTOS: Ejército del Aire (Força Aérea Espanhola)

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Edcreek

Olá,

A aparencia robusta do tornado com esses tanques “pesados” impressiona e desing delta do Rafale é fantastico.

Abraços,

Vaaalney

Esse Tornado é lindo de morrer!

Top Gun

Eu já acho linda a dupla empenagem dos Hornets hehe. Mas no conjunto da obra o Rafale bate todos.

Sobre a notícia, legal saber que os Rafales estão cada vez mais participando de exercícios aéreos.

ZE

E uma pena que o Rafale nao tenha um programa upgrade CONTINUADO como o Gripen tem. Chega a doer o coracao ver esse vetor no ostracismo aereo devido a politica do eu-desenvolvo-tudo-so. Se ainda o Rafale fosse 100 por cento frances, mas nem isso ele e. Falta comprador, falta ESCALA, faltara desenvolvimento, faltara pecas de reposicao e preco justos. Ah, se eles tivessem continuado no consorcio do Typhoon. Como eu disse, e uma pena. Pena para o pais que tera dificuldades crescentes com esse vetor. Pena que a populacao francesa tera que pagar com o seu suado dinheiro pelo erros… Read more »

Rodrigo

Trazer FX pra cá não..

Vamos ter só um pouco de bom-senso.

ZE

Ue, levar o F-X2 para o topico bem abaixo, pode.

Trazer o F-X2 para este topico, nao.

Ta bom, ta bom, ta bom.

Vamos falar do Rafale, sem mencionar o F-X2.

Alias, falar que ele nao tem escala e havera dificuldade de pecas de reposicao, assim como o preco caro das mesmas, nao e necessariamente estar falando do referido programa da FAB.

Pois bem, vamos falar de outros aspectos do Rafale.

Como ele e bonito.

Ele ate voa.

shungria

Um outro colega perguntou em outra reportagem e como ninguém respondeu, eu gostaria de saber o seguinte: Por que o Rafale sempre aparece levando carga extra de combustível sub alar??? Sempre aparecem aqueles “torpedões” nas fotos. Tem algum motivo especial?

A7X

A galera quer vincular tudo ao F-X2 e acabam limitando seus argumentos.
Acho que todos sabemos quais são os pontos positivos e negativos de cada aeronave.Não precisa ficar repetindo em toda matéria do blog!

Abs.

ZE

Uma outra pergunta

Para que REALMENTE serve o ESCUDO DE PLASMA do Rafale que, alegadamente, o tornaria invisivel aos radares e quica, ao olho humano tambem.

Se alguem tiver uma foto do alegado escudo de plasma, favor postar uma foto para o pessoal.

Em tempo, os americanos poderiam desenvolver um escudo de plasma desse para botar no F-22.

Assim, ele nao so ficaria invisivel ao radar, mas aos olhos humanos tambem.

Vader

Esse Tornado é lindo.

Escudo de plasma? Bambooshka, rsrsrsrs… 🙂

Paulo Rick

Ze, O chamado escudo de plasma do Rafale, é na verdade um anteparo que fica na frente da antena do radar, ele é um tipo de filtro que tem a função de evitar o rcs da antena do radar. Existem algumas fotos dos testes do radar AESA que mostram esse anteparo dentro do cone do radar. Nessa foto fica bem claro a existência desse anteparo, fica claro que ele tem atuação por meio de conectores eletrodigitais. http://img442.imageshack.us/img442/8048/rbe02xo5.jpg Existe muita especulação a respeito, mas poucos fatos, eu apenas chutaria duas das possibilidades, ele teria dois modos de operação, num deles deixaria… Read more »

Mauricio R.

“O chamado escudo de plasma do Rafale…”

Não passa de mais um factóide.

Paulo Rick

Então olha como o boato ou factóide começou, e quem começou ele, e ainda até hoje a Dassault não especifica para que servem aquelas antenas AESA na base dos canards do Rafale. O cara que fez a declaração hoje já subiu de posto, só que não fala absolutamente nada mais a esse respeito. ” A Defense Technology Blog A Stealthier Rafale? Posted by Bill Sweetman at 4/5/2010 5:30 AM CDT Our colleagues at Air & Cosmos report that the French government is funding a demonstration of improved stealth technology for the Dassault Rafale fighter, with a focus on active cancellation… Read more »

Hornet

Mas de onde saiu essa de Escudo de Plasma do Rafale? Nunca tinha ouvido falar nisso. E pelo visto nem o povo da Dassault: “ALIDE: Os tão comentados “Escudos de Plasma” são mais do que “folclore” ou existe algum potencial real aí para a significativa redução da assinatura radar de um caça? JPC: Eu não saberia dizer. O Rafale inclui algumas funções de baixa visibilidade que já se provaram muito eficientes.” http://www.alide.com.br/joomla/index.php/capa/75-extra/660-alide-visita-dassault-na-franca-e-faz-uma-mega-entrevista É como se um maluco qualquer peguntasse: e os torpedos de fótons do Gripen? Só pra jogar uma bobagem no ar. E depois se ficar discutindo a incapacidade… Read more »

Hornet

Prick, meu caro

não entra nessa. Não entra nesta discussão que é “grupo”, como diria o Didi…hehe

A suíte eletrônica do Rafale, como sabemos, é extemamente avançada. provavelmente uma das mais avançadas que existem no mundo de hoje. Mas isso não tem nada a ver com o tal escudo de Plasma.

abração

Paulo Rick

Caro Hornet,

Sei lá o que esse pessoal entende por “escudo de plasma”!. Apenas coloquei o que existem de fatos a respeito, que poderiam ser traduzidos como “escudo de plasma”, veja que em nenhum momento me referi a esse termo.

[ ]´s

Vader

SPECTRA? Outro bambooshka… 🙂

Hornet

Prick,

eu sei, e é por isso mesmo que estou dando este toque.

Aqui pra se confundir tomada com focinho de porco, propositadamente, não custa nada.

O cancelamento ativo do Rafale, o Spectra e tudo o mais, sem dúvida que poderíamos discutir e conversar a respeito…mas sem os “ruídos” de informação que vira e mexe aparecem aqui só pra confundir tudo. Entende? sei que sim.

abração brother!

Rodrigo

O plasma do Rafale é o que o piloto tem que ter disponível no hospital da base depois de tentar voar uma missão de combate nesta jaca.

Rodrigo

O Spectra pelo que eu entendi é a versão francesa e simplificada do ALR-94 do Raptor.

Os franceses precisam enaltecer os seus produtos dando nomes e os americanos dão simples siglas.

LBacelar

Hornet e Prick….

A diferença de conteúdo técnico sobre os vetores de combate entre vcs e a tchurminha é algo gritante, ainda bem vcs ainda postam no blog, pq de resto já virou piada.

Forte abraço aos dois

grifo

Onde é que fica a antena usada por este cancelamento ativo de radar do Rafale?

Hornet

Rodrigo,

SPECTRA é uma sigla também.

Que quer dizer: Systeme de Protection et d’ Evitement dês Consuites de Tir du RAfale.

Não há diferença nenhuma nisso, dos franceses, com os americanos ou javaneses.

——–

LBacelar,

também gosto de seus comentários.

abração

Edcreek

Olá,

Sobre o combustivel adicional nesse caso me parece necessario para o exercicio, veja que todos aviões estão utilizando os tanques adicionais.

De maneira geral nunca vi o Rafale sem os tanques fora da França, corre um boato que é para mascarar o real RCS do avião, como disse é um boato.

Um video do Rafale sem os tanques, na França:

http://www.youtube.com/watch?v=HzxoXwn2Ik4&feature=related

Sobre o escudo de plasma, nunca ouvi falar….

Abraços,

Hornet

Grifo,

pelo o que eu sei, o cancelamento ativo ainda não está operacional nos Rafales atuais. E, portanto, não tem como te mostrar a antena ainda.

Não sei se estará no lote de F-3, recentemente encomendado, ou se é para o F-4.

Entretanto, mesmo sem o cancelamento ativo estando operacional, o SPECTRA ainda possui uma série de capacidades tecnológicas que possibilitam uma sobrevivência muito efetiva do Rafale em termos de guerra eletrônica moderna.

Se alguém se interessar em ver, aqui tem o link da THALES com informações sobre o SPECTRA:

http://www.thalesgroup.com/Pages/Solution.aspx?id=3243

abraços

Rafael

A unica vez que ouvi falar de escudo de plasma, foi em uma avião russo(Sukhoi…), que o usava para refletir as emissões de radares.
Do mais, o Rafale ja conta com o supercruise e com o AESA? E se contar é esse o nosso Rafale?

LBacelar

Rafael disse:
26 de maio de 2010 às 16:54

Prezado Rafael,

O nosso Rafale virá sim com radar AESA que está em fase final de homologação, quanto ao Super cruise não faz parte dos requisitos do FX2

abcs

Paulo Rick

Grifo, As antenas ativas AESA ficam na base dos Canard´s, e a Dassault mente sobre elas, diz ser LWR, porém as anteas de LWR ficam da deriva e na frente dos dois lados do canopi. Existem ainda duas outras antenas, uma na base da deriva, no meio das turbinas, que dizem ser de e outra para a frente da deriva onde tem aquele retângulo no alto, que dizem ser de JAMMER, no mesmo retângulo ficam o LWR, o RWR e o Alerta IR de mísseis. Na frente da aeronave temos duas grandes antenas passivas do lado das tomadas de ar… Read more »

Rafael

Vlw LBacelar
Mas não impede de vir ou impede? Não entendo muito de licitações,E acho que para competir com Sukhois, o Super Cruise seria de grande valia.

Rodrigo

Falou o Prick que sabe mais que a Dassault!

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

grifo

Caro Paulo Rick, obrigado. Meu interesse estava especificamente sobre a antena usada pelo suposto sistema de cancelamento ativo de radar. Esta antena precisaria ser obviamente ativa, e suponho que precisaria ser também móvel (ou usar várias antenas cobrindo os principais ângulos) já que o cancelamento tem que ser direcionado à fonte de emissão.

Como não vejo nada disso nos atuais Rafale, suponho que tal sistema de cancelamento ativo não existe. Agradeço evidências do contrário.

Caro Hornet, obrigado. Os F3 já estão sendo entregues e não vi nada que pareça ser um sistema deste tipo.

Pegasus

Trocando do saco pra mala, não vi nenhum avião de combate com a capota mais bonita que a do F-16, que visão 360° tem piloto!

Rodrigo

Edcreek disse: 26 de maio de 2010 às 16:35 Usam tanques porque na hora de missão real, precisam de pernas longas. PORQUE O RAFALE NÃO TEM O ULTRA-LONGO-MASTER ALCANCE QUE VOCÊS FALAM. Como todos os outros aviões diga-se de passagem. É até estranho o Rafale precisar dos tanques, já que os seus motores são mais fracos que a concorrência, também deveriam ser mais econômicos. Isto porque o Rafale é mais leve que a concorrência e mesmo assim os prováveis compradores sempre questionam o motorzinho 1.0 dele. Vídeo de demonstração em show aéreo com carga full de combate só o SH,… Read more »

Brandalise

“Se alguem tiver uma foto do alegado escudo de plasma, favor postar uma foto para o pessoal.” Oras bolas, pessoal! Esta eh a primeira vez que os Rafales estao com o escudo de plasma desligado! Eh por isso que demorou tanto para tirarem fotos deles! Os “bichinhos” estavam invisiveis! De verdade!! Nao dava para tirar foto, pq nao se via nada! E ainda dizem que o Gripen eh o aviao da Mulher Maravilha! Oh, pah! Inclusive, li num blog que os pilotos esqueceram de desligar o escudo ao chegarem para na Espanha, e depois de debrifar nao achavam mais onde… Read more »

Flavio

Caracas….amanha o blog vai por uma matéria aqui falando sobre discos voadores que apareceram na França. Vai encher de comentário falando mal do Rafale. Na minha opinião, isso diminui muito o nível das conversas. Mas, como dizem, segue o enterro.

Obs: Não tou falando que é culpa do blog

Sobre o Rafale: lindo avião, moderno, eficiente ao realizar as missões para as quais foi projetado. um excelente caça. Adoraria vê-lo nas cores da FAB e servindo satisfatoriamente ao Brasil.

Paulo Rick

Grifo

De modo nenhum, o radar, o OSF só cobre o setor dianteiro, do mesmo modo que a antenas ativas, isso se deve pelas caracteristicas do meio, são os aviões AEW e de inteligência que tem obrigação de cobrir 360 graus com seus sensores. Um caça não.

[ ]´s

Brandalise

Essa celeuma dos tanques de combustivel sob as asas… divertidissimos os comentarios! Entao, porque eles tem uma RCS muito baixa, eles precisam esconder isso pondo tanques? O Rafale eh o 1o aviao com RCS stealth do mundo! 😀 Nao existem outras formas melhores de esconder uma RCS baixa? Sei lah… embalar o “bicho” em papel aluminio, por exemplo? 😀 Rodrigo, [atencao: modo cinico ON] nao eh tao mal o Rafale levar estes trambolhos de tanque de um lado para o outro… dah ateh a impressao que eles sao mais fortes! E dah ateh para calcular o combustivel que eles precisam… Read more »

Paulo Rick

Flavio,

Os azulados estão deseperados, então resta eles ficar tentando melar o processo e falar mal do melhor, eles estão perdendo em todas as frentes, e isso leva o pessoal ao desespero. 🙂

[ ]´s

Paulo Rick

Os tanques sub-alares são usados para o translado, para ocultar o RCS e aumentar a penalidade em manobras. Por sinal, a maioria dos caças costumam usar esse subterfugio.

[ ]´s

Francisco AMX

Shungria, respondi lá no tópico…vou colar aqui, pois o papo é Rafale mesmo, para ver se ajuda:—– Amigo Urutau, uma das características do Rafale, Gripen e do M2000 é poderem carregar, dadas as proporções, all-time, em suas asas, sem fadiga das mesmas – por serem deltas e com área de fixação bem maior – (observe, no desenho que vou postar, o link, que o bordo de ataque – “Lâmina” frontal da asa – é substancialmente menor que a área de fixação total das asas) sem grande comprometimento de desempenho, isso gera segurança em vôo e mais tempo e disponibilidade para… Read more »

Francisco AMX

Que eu tenha lido, o cancelamento ativo funcionaria na forma de devolver ao inimigo informações falsas, como? “roubando” sua frequência. funcionaria apenas contra radares não aesa (que são a grande maioria hoje – na AL não haveria nenhum), que trabalham em frequências pré-determinadas! Ora, se um caça pode “perceber” quando está sendo iluminado… e se ele, imediatamente, recebendo esta radiação, identifica esta frequencia e devolve a mesma “corrompida” ou alterada… gerando ecos diferentes e posições diferentes… para o inimigo… pq não haveria de funcionar? a dúvida é se se consegue isso! se sim! O Rafale poderia anular mísseis como o… Read more »

Brandalise

Cancelamento ativo eh uma ideia muito anterior ao uso de radares.

Um browse rapido na Wikipedia (argh!) nos mostra o basico:
http://en.wikipedia.org/wiki/Active_noise_control
http://en.wikipedia.org/wiki/Noise-cancelling_headphones

A ideia que que o som emitido por uma fonte sonora pode ser cancelado por emissoes equivalentes, mas “em negativo”. Ao que eu saiba, o efeito com ondas sonoras nao eh perfeito, mas eh muito bom.

Agora, se funciona com radares… aih jah sao “outros 500″…

Abs!

grifo

De modo nenhum, o radar, o OSF só cobre o setor dianteiro, do mesmo modo que a antenas ativas, isso se deve pelas caracteristicas do meio, são os aviões AEW e de inteligência que tem obrigação de cobrir 360 graus com seus sensores. Um caça não. Caro Paulo Rick, eu não estou falando do radar nem do OSF, mas sim do suposto sistema de cancelamento ativo que o Rafale tem ou teria. Neste caso, pela descrição do sistema que aqui foi feita, o Rafale teria que emitir uma onda eletromagnética na direção da fonte para sei lá como impedir a… Read more »

grifo

funcionaria apenas contra radares não aesa (que são a grande maioria hoje – na AL não haveria nenhum),

Caro Francisco AMX, se realmente for assim este tal sistema de cancelamento ativo nem existe e já está obsoleto.

Nossos R-99 possuem radar AESA. O México também possui um. Se não me engano o AEW “Condor” do Chile também usa um radar AESA.

Francisco AMX

Mas e o resto Grifo??? e se ele funcionasse não poderia tentar cegar os mísseis com radar ativo? se sim, este teriam que ser vetorados pelo atacante, expondo o de modo satisfatório ao Rafale… pense nisso!

Sds!

Rodrigo

Cancelamento ativo é que irá ocorrer com o FX2.

Edcreek

Olá, Bom o motor deve atender bem a necessidade Francesa já que eles não tem previsão de aumentar a potencia do mesmo. Sem falar que opera em navios Aerodromos o que requer consideravel potencia considerando a carga de até 9T que o Rafale pode levar. Um video interessante, mas não de show aereo, se atentar aos 1:00 minuto, o Rafale fez uma manobra bem interessante com 3 tanques adicionais, 2 misseis de cruzeiro scalp, e dois micas nas pontas das asas certamente mais de 6T já que os scalpes pesam mais de 1 Tonelada cada e o tanques adicionais pelo… Read more »

Vader

Caraca, cada vez que volto aqui nesse post descubro que há uma nova Bambooshka no Rafake! 🙂

Brandalise, ahahahahaha…

Ow, caras, como tem nego puxa saco aqui! Tem uma meia dúzia aqui que só falta pedir pra “dar uma bitotinha”… 🙂

LBacelar

Essa história do motor é balela, o Rafale com duas turbinas digamos mais “franzinas” possui um desempenho superior ao super bug.

Potência e desempenho nunca foram problemas no Rafale.

Rafael disse:
26 de maio de 2010 às 18:10

Brother, nem o Super Hornet e nem o Rafale possuem a capacidade do Super Cruise nas versões atuais. Talvez o Rafale consiga essa capacidade com as novas versões da M882.

Sem dúvida o Super-Cruise é uma capacidade extraordinária, no FX2 apenas o Gripen NG deverá ter essa capacidade na configuração AR-AR de curto alcance.

abcs

Rodrigo

Edcreek disse:
27 de maio de 2010 às 8:41

Pois é…

É aquilo que eu digo É ÓTIMO PARA A NECESSIDADE FRANCESA, os clientes internacionais sempre citam este fator como um problema da mocinha francesinha.

Motores fracos são sempre um ponto de crítica dos aviões franceses, com o Mirage III e 2000 era a mesma coisa.

O vídeo infelizmente não tem como eu ver daqui, mas a noite eu dou uma olhada..Fiquei curioso para saber esta “manobra interessante”