Saab recebe contrato para novo sistema aviônico do Gripen
A Saab informou nesta terça-feira, 25 de maio, que recebeu uma encomenda da Administração Sueca de Material de Defesa (FMV) para desenvolver um novo sistema de aviônica para as aeronaves Gripen do país. O valor divulgado do contrato é de 450 milhões de coroas suecas (aproximadamente 56 ,5 milhões de dólares ou 106 milhões de reais), dividido em dois anos. Pela encomenda, os trabalhos no sistema, que inclui novos computadores e telas, deverão ser iniciados para que este entre em serviço daqui a 10 anos.
Segundo Lennart Sindahl, Vice Presidente da Saab e chefe da área de negócios aeronáuticos da empresa, o “Gripen está em contínuo desenvolvimento. Computadores que hoje têm o melhor desempenho possível serão vistos como inadequados para as missões do Gripen daqui a dez anos, quando a aeronave deverá manter-se moderna por mais vinte anos. Poucos produtos de alta tecnologia têm uma vida em serviço longa como o Gripen.”
Ainda segundo o informativo da empresa, o novo sistema de aviônicos vai incrementar a capacidade do Gripen de lidar com grandes quantidades de informações complexas, com diversos níveis de classificação de segurança. O novo sistema também possibilitará que, no futuro, sejam introduzidos novos sensores que requeiram uma arquitetura de sistema alterada.
FONTE: Saab FOTOS: Gripen International
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É Tchurmichta do Aviaumzinhuu… o argumento de vcs tá acabando…
Se a Força Aerea Sueca está modernizando o JAS39 a pleno vapor e de acordo com o congresso de lá o número máximo de vetores deverá ser de 100 até 2020, aonde é que eles enfiarão o NG???
rsrsrs não precisam responder não
E segue o enterro!
Hahaha esse vai ser o Caça não tenho duvidas.
Gostaria de saber oque é aquela mancha preta em baixo dos gripens
seria algo importante ou apenas a pintura dele…
O Processo de Modernização Sueco A Suécia adota um processo de modernização de caças praticamente único no mundo. Ao contrário de adotar o princípio de grandes degraus os suecos adotam o processo de pequenas e constantes modernizações e atualizações. Elas são chamadas de MS, do termo em inglês Material Specification. Em outros países mais esta atualização é conhecida com a expressão “Block”, usada pelos americanos. A atual MS do Gripen C/D é a MS18. E mesmo este número tem a versão.9. Assim a versão atual precisamente é a MS18.9. Todas as alterações de software, procedimentos, equipamentos e em especial integração… Read more »
Qual a novidade???? Este assunto já está esgotado.
A FAB também faz isto. Veja o F-5, AMX, Bandeirantes, Hércules…..Até a MB com os A-4.
Na realidade, o governo sueco está defeitivamente DESCARTANDO o Gripen NG.
Para muitos, na hora de elogiar, o Gripen NG é um caça novo. Para justificar, esta nova aviônica já serveria para o NG.
A realidade é que o governo sueco está dando um caminhamento diferente do da SAAB para o caça.
Na minha opinião, foi um erro comercial da SAAB anunciar um caça novo.
Gripen NG e o Sea Gripen O demonstrador de tecnologia de dois assentos foi construído e apresentado em 23 de abril de 2008. Ele tem maior capacidade de combustível, um motor mais potente, maior capacidade de carga, promovido melhorias aviônicas entre outras. O novo avião também é referido como o “Gripen Demo”. O novo Gripen NG (Nova Geração) terá muitas peças novas e será propulsionado pelo turbofan Volvo Aero RM12, a versão sueca do motor GE F414-400 do F/A-18E/F. O novo motor irá produzir 20% de empuxo a mais que o turbofan anterior – 98 kN (22.000 lbf) de empuxo… Read more »
Excelente notícia esta. Mostra que o NG “já existe”, uma vez que essas modificações contribuem para isso.
Resta apenas definir, ou melhor, construir, o airframe. De resto muita coisa já está desenvolvida ou em desenvolvimento.
Valerá a pena sim adquirir o Gripen E/F! E no médio prazo participar adquirir um aeronave maior.
Se não, vamos de Super Hornet mesmo.
Say no to Rafale!!!
Concordo definitivamentre que o Gripen é um senhor caça. Mas foi um erro da SAAB em tentar criar um caça novo e não ter o foco no potencial de mercado e grana para bancar o desenvolvimento. Vejo até com alegria estas notícias da modernização desses caças, pois significa sua evolução, mas vejo com tristeza alguem tentar mostrar isso como um detalhe do caça comcorrente do FX-2. O que ocorre na realidade, que pelo tempo, esse NG já estaria voando como NG e não um demonstrador. Isto tudo mostra o quanto o projeto está atrasado e provavelmente, sem um cliente definido,… Read more »
Olá,
Mais uma confirmação, a Suecia mais uma vez vai atualizar seus JAS-39 ao longo de mais de 10 anos. Eles possuem mais de 100 Jas-39 A/B e C/D sendo que os A/B já receberam aval para atualizar para C/D.
É mais uma pá de cal no NG, é só pensar um pouco.
Mas quem sabe a Suecia não cria o 2º comando aereo só para comprar NGs para agradar o lobby do caça Colcha-de-Retalhos.
Abraços,
Se modernizar vetor antigo for pá de cal no novo…
Esqueça mais Rafales..
Os franceses estão retrofitando os M2000.
😉
Olá,
Rodrigo sobre Retrofit no que se refere? não vi nada a respeito?
Sobre o caça Anglo-Americano, na realidade é o conjuto, com essa atualização e dos A/B para C/D os Suecos estenderam a vida ultil do caça por pelo menos 30 anos e teram mais 100 Jas-39 a disposição, não haverá ou não há espaço para outro caça, dai o mais uma pá de cal no NG.
Abraços,
Procura ai que você acha.
Olá, Rodrigo
Tentei achar alguma novidade que tinha passado batido, mas realmente não achei nada de retrofit na França. Os unicos que vi são da India e de Taïwan, mas imagino que não vem ao caso já que esses paises não vão interferir nos pedidos Franceses de Rafale, nesse momento.
????
Abração,
Ilógico. Por quê a força aéra sueca investe no gripen e não no NG? Será que nem eles acreditam no projeto? Ou é por quê eles querem que algum “pato” pague a conta?
Se a suécia retrofiar seus gripens, não há espaço para o NG nos próximos 10-15 anos…
A realidade é que nem a suécia acredita nesse gripen ng.
Com isso espera que este seja empurado pra alguem enquanto adapta nos seus aviões as melhorias necessarias sem riscos.
Vocês acreditam que a suecia vai comprar esse avião se daqui a 15 ou 20 anos eles podem negociar um avião de 5a geração.
Voce acredita que a Franca vai continuar a comprar o Rafale se daqui a 15 ou 20 anos eles podem negociar um aviao de 5 geracao.
A Franca esta louca para sair dessa arapuca, dessa sinuca de bico chamada Rafale
É pura bobagem dizer que a Suécia não vai comprar o Gripen NG, que vai se chamar E/F. Eles estão investindo milhões de coroas suecas no novo caça para que?, botar no lixo?. Os caças da versão A/B vão depois de algum tempo ser substituídos, por mais upgrade que existe há o limite estrutural do avião. As vezes me impressiono com a quantidade de bobagens sem lógica alguma que saem por aqui. O que é verdade. 1) O Gripen esta em pleno desenvolvimento; 2) a Força Aérea Sueca está fazendo vários melhoramento em seus caças e 3) a Suécia vai… Read more »
O NG já morreu antes mesmo de nascer, e o JAS-39 Gripen só será vendido para nações que não podem pagar por coisa melhor, e nenhuma nação grande vai compra caças suecos. O maior erro da Saab foi querer desenvolver um caça para exportação de 4ª geração, ao invés de pensar em um caça de 5ª geração tanto para exporta e arranjar uma parceria (que alias perdeu as duas concorrências européias para o F-35), e quanto para substituir futuramente a atual frota sueca. Depois que o NG fracassar totalmente eles vão querer buscar uma parceria para a concepção de um… Read more »
Prezado Aham, O Gripen NG e o JAS39 Gripen E/F não são o mesmo avião, a estrutura é diferente, parte da aviônica e alguns equipamentos sensíveis. Por quê a Suécia não comprará o NG? A Suécia está investindo milhões em upgrades para os Gripens A,B,C e D formando o padrão E/F que deverá ser o responsável pela defesa do espaço aéreo suéco para os próximos 30/40 anos de acordo com a FA sueca. O parlamento sueco definiu o orçamento para 100 vetores, atualmente a suécia possui cerca de 130 e está tentando fazer o leasing dos sobressalentes, o restante será… Read more »
Nada de novo para a única aeronave multirole com real MODULARIDADE da atualidade.
Sds.
Essa (……………) não sabe mais o que fazer para defender seu lider “(…………)” não se conformam com o fracasso do Rafale mas eles vão as ultimas consequencias,o culpado foi “(………..)” e não o GRIPEN nem o F18.Pois é falaram tanto que desta vez o Rafale foi embora.Disseram que ele era o maioral,mas nem a França chegou a acreditar.Motorzinho precisa fazer inalação para pegar acima de 2200mtrs,nem no tranco o bicho pega que merd……
COMENTÁRIO EDITADO
Cada dia que passa aumenta a impressão que vamos lamentar ter perdido essa oportunidade. Provavelmente daqui 20 anos os foristas da época vão ficar se perguntando porque não entramos nesta…..
E os remanescentes de 20 anos atrás vão contar uma história sobre um tal ministro da Defesa apaixonado por produtos franceses…
[]’s
Caros Amigos.:
O “Saab Gripen” além de ser um bom avião e o mais barato e econômico, ainda traria muito mais vantagens a FAB e a Embraer.
Entre os três concorrentes do FX2 o melhor sistema de data-link é o do “Saab Gripen”.
Abraços.
“ZE disse: 26 de maio de 2010 às 14:10 Voce acredita que a Franca vai continuar a comprar o Rafale se daqui a 15 ou 20 anos eles podem negociar um aviao de 5 geracao. A Franca esta louca para sair dessa arapuca, dessa sinuca de bico chamada Rafale” Essa “arapuca” desequilibraria a Balança do Terror na AL meu chapa!!! Por favor…algumas figuras dentro da FAB podem espernear, mas essa arapuca é melhor que tudo que nós temos para prover a nossa defesa e “soberania”… Essa aeronave não é a mesma “arapuca” que a US NAVY chegou a considerar? Ah…só… Read more »
Ze A frança usa o Rafale hoje…… A unica diferença é o Rafale esta pronto…se voa só na frança é outra questão…. A diferença é que o gripen ainda não esta pronto….. Veja a foto da matéria e me diga se não parece igual ao Gripen ng que a saab esta apresentando como demostrador por ai…..esse projeto ainda vai demorar a se aplicar realmente na pratica e ai esta o risco que a suécia não quer correr. O problema é que a FAB precisa de um avião capaz agora…….se ela for desenvolver esse projeto do Gripen ng quem garante que… Read more »
LIVRE PENSADOR disse: 26 de maio de 2010 às 14:50 Essa PeTizada não sabe mais o que fazer para defender seu lider “O ILUMINADO” não se conformam com o fracasso do Rafale mas eles vão as ultimas consequencias,o culpado foi “O ILUMINADO” e não o GRIPEN nem o F18.Pois é falaram tanto que desta vez o Rafale foi embora.Disseram que ele era o maioral,mas nem a França chegou a acreditar.Motorzinho precisa fazer inalação para pegar acima de 2200mtrs,nem no tranco o bicho pega que merd…… Cadê o MODERADOR nessas horas? Não era obrigatório ter Gravatar? NOTA DOS EDITORES: ELENILSON, NA… Read more »
Cada ____________que _______ escreve aqui.
Uma hora é um falando de coisas sem precedentes (afirmou, coloque a fonte) outra hora é gente misturando com política.
Cheers!
COMENTÁRIO EDITADO
“Cadê o MODERADOR nessas horas? Não era obrigatório ter Gravatar?” É que o moderador ou ou ainda não viu, ou concorda com o que foi escrito no comentário, que como podemos ver não faz nenhuma alusão (no sentido de propaganda, no caso, contrapropaganda) política, está bem dentro do assunto e está escrito de forma educada (como pregam as regras do blog). Então, pra quê editar isso? e sem falar que tem um avatar: o boneco do homem das neves. Mas acho que é porque o moderador ainda não viu. Vamos esperar. abração NOTA DOS EDITORES, OU NOTA DOS “MODERADORES” VER… Read more »
Olá, Parabens LBacelar otima colocação: 1) O NG não é o E/F a estrutura será diferente, nem a SAAB tenta passar essa ideia. Se isso fosse verdade os amigos não acham que eles estariam gritando aos quatro?, já que esse foi um do principal argumento da FAB para classificar o projeto como inseguro? 2)A Suecia terá que tirar do ar pelo menos 30 JAS-39 C/D já desgastados e estocalos já que eles querem diminuir a força atual. Em meus pensamentos eles tem estoque de varios A/B que serão convertidos em C/D(conforme o já noticiado) que subtistuiram os C/D que forem… Read more »
ops! avatar = gravatar
Obrigado por reforçar o meu argumento Edcreek. Se analisarmos bem, já existe o desejo da força aerea sueca, iniciar as pesquisas de um vetor de 5ª geração (assim como há a conversação p/ fazer parte do Neuron) para os próximos 30 anos, ou seja, exatamente depois da faixa de utilização do Gripen E/F… Não há espaço para o Gripen NG dentro do inventário Sueco mesmo em caso de guerra, já que o Gripen E/F cumprirá a função. O Gripen NG foi feito para exportação mas até o momento fracassa em angariar compradores, tanto no mercado interno quanto externo. abcs a… Read more »
” ZE disse:
26 de maio de 2010 às 11:33
O Processo de Modernização Sueco
A Suécia adota um processo de modernização de caças praticamente único no mundo. Ao contrário de adotar o princípio de grandes degraus os suecos adotam o processo de pequenas e constantes modernizações e atualizações.”
Interessante…esse processo foi desenvolvido depois do J-35 e do J-37?
É interessante como alguns ardorosos defensores do Rafale, para depreciar o Gripen, utilizam expressões do tipo “Caça angloamericano”, “colcha de retalhos”, etc. Partindo dessa lógica ilógica deveríamos por em xeque a capacidade da indústria brasileira pois os jatos fabricados pela EMBRAER utilizam motores e sistemas oriundos de outros países como EUA, GB, Israel e até França. A suíte de aviônica do Super Tucano, por exemplo, foi projetada pela Elbit, empresa Israelense. Os motores dos E-jets são fabricados pela GE. e são produtos bem sucedidos. A Jaca, ops, Rafale, que seria um produto “independente” amarga fiasco atrás de fiasco em concorrências… Read more »
Olá,
Não sou hipocrita, enquanto ver a palavra Jaca por ai, não vejo o porque não usar o termo colcha-de-retalhos e caça Anglo-Americano sendo que são a mais pura verdade:
Todos sabemos que os estalizadores, radar, turbina, sistema de combustivel, sistemas hidraulicos, sistema de comunicação, sistema eletrico etc não são Suecos, são Ingleses, Italianos, Franceses, Americanos, sem duvida um colcha-de-retalhos.
Voces tem o seu apelido carinhoso para o Rafale e eu tenho o meu para o caça Anglo-Americano, que se diz Sueco.
Abraços,
Caros colegas A França só voa no rafale porque se ela não voar niguem mais vai voar, e mais, ela não tem dinheiro para compra outro vetor e nem para desenvolver algo que vale a pena. Bem que ela anda tentando passar alguem pra traz, digo, vender, mas unico trouxa quero dizer comprador, já esta dando o fora, ou seja está empurrando com a barriga (Brasil). Não consegue vender para ninguem, alguns afirmam que para melhorar, ele teria que ser refeito, vale lembrar que, enquanto alguns andam modernizando outros andam refazendo, rafale, soa muito parecido Voces não acham? Enquanto isso… Read more »
Caro Ronaldo
Também acreito que o Brasil não ira voar em alguma coisa que preste tão cedo, agora o Brasil dar uma de esperto isso sim é hilário, principalmente com GF dando palpites tão errados.
Interessante que a 5 maior economia esta com algo na mao torcendo para que niguem mais peça ajuda a UE, e mais amigo, greve na 5 maior ecominia do mundo é a coisa mais frequente que eles tem por lá, até enfermeiro estão pedindo dinheiro para pagar as contas.
Quantos habitantes tem a França e quantos a Suécia em Ronaldo?
Marcos disse:
26 de maio de 2010 às 18:11
“ela não tem dinheiro para compra outro vetor e nem para desenvolver algo que vale a pena.”
Marcos, se a Franca nao tem dinheiro para comprar um outro vetor eu nao sei.
Mas para comprar o Rafale, ela nao tem.
Veja bem, a Lei de Programacao Militar da Franca so aloca dinheiro para a compra de 1 (eu disse um) Rafale em 2015.
Em 2013 vao ser 4 Rafale comprado
Meus caros, O Gripen NG e um grande upgrade do Gripen C/D. Ele nao tem exatamente a mesma estrutura do Gripen C D. Quando pronto, o Gripen NG vai ser chamado de Gripen E F. Os atuais Gripen C D vao ser levados para um padrao analogo ao Gripen E F, ou seja, para um padrao analogo ao que se chama hoje de Gripen NG. Analogo NAO e IGUAL ja que a referida estrutura nao e a mesma. Existe uma compatibilidade de cerca de 50% na estrutura do Gripen C D (mais de 220 vetores ja construidos) e do Gripen… Read more »
“Gostaria de saber oque é aquela mancha preta em baixo dos gripens seria algo importante ou apenas a pintura dele” Matheus, nao sei se alguem jah respondeu sua duvida, mas vamos lah. Ao que eu saiba, eh um “canopi falso”. Na distancia e velocidade, a mancha escura poderia confundir o oponente. Em tese, o oponente nao conseguiria identificar qual a posicao da aeronave e nem avaliar exatamente para onde ela vai virar. Mas isso eh em tese, e nao sei se tem algum valor, ainda que minimo. Inclusive porque o armamento nas asas jah “entrega” qual eh a posicao da… Read more »
A afirmação acima de que a Força Aérea da Suecia não vai comprar o Gripen NG é uma afirmação que violenta a lógica. O desenvolvimento do NG é um projeto do país e não da empresa. Quem paga pela nova versão do JAS é o banco estatal da Suécia (Nordea) e não a SAAB, que gerencia o projeto. O sistema político sueco é parlamentarista e tudo que o governo faz é resultado de uma decisão do parlamento do país. Ao contrário do Brasil, lá o orçamento é obrigatório e não autorizativo. O parlamento decide e o governo faz. O projeto… Read more »
Zé gostei da parte ” a Suécia não é a Bolívia”, acrescentaria Paraguai, Argentina e Venezuela. Não vou falar da França porque não vale a pena, basta falar com o pessoal de gerenciamento de material do Mirage III da BAAN.
Edcreek disse: 26 de maio de 2010 às 17:52 Olá, “Não sou hipocrita, enquanto ver a palavra Jaca por ai, não vejo o porque não usar o termo colcha-de-retalhos e caça Anglo-Americano sendo que são a mais pura verdade:” Bom, temos um avião de combate que simplesmente não vende e cujos feitos fantasiosos são apenas produto do marketing do desespero. Assim, a alcunha de “jaca” cai muito bem ao Rafale, que por enquanto produz danos apenas no já combalido tesouro francês. “Todos sabemos que os estalizadores, radar, turbina, sistema de combustivel, sistemas hidraulicos, sistema de comunicação, sistema eletrico etc não… Read more »
ZE disse: 26 de maio de 2010 às 20:40 “… E se eles nao cumprirem o que foi assinado Bem, estamos falando da Suecia, e nao da Bolivia. Nos contratos ha clausulas penitenciais. Ou seja, e simples, nao pagamos pelos avioes e ainda exigimos a multa. Nada diferente do que seria com os EUA e a Franca.” E ficamos sem aviões??!! ZE, não é tão simples quanto parece. Em contratos desse porte, não há como cancelar e começar de novo. Multas ou quebra de contrato não vão fornecer aviões. Por isso é que vemos sempre grandes contratos serem “aditivados” para… Read more »
Veja, se a Franca, depois de ter discutido e assinado o contrato conosco nao entregar o produto (Rafale), faremos a mesma coisa, ou seja Vamos cancelar o contrato, cobrar as clausulas penais no foro apropriado e ASSINAR com o CONSORCIO QUE FICOU EM SEGUNDO LUGAR. So que no mundo real, a Suecia ficou em PRIMEIRO LUGAR. Os EUA ficaram em SEGUNDO LUGAR. E os Franceses ficaram em ULTIMO LUGAR. Se a urgencia for grande, basta comprar um produto (vetor) de prateleira. Dessa mesma forma, tanto faz que sejam suecos, franceses ou americanos. Se eles nao entregarem o que foi contratado,… Read more »
hahahahahahahahahahha
Vocês estão ficando mais engrçados que o “horário eleitoral”
Proponho as seguintes siglas:
PSC – Partido dos “Sem Comentários”;
PPR – Partido Pedintes do Rafale;
PHS – Partido do Hornet, o Super;
PSTU – Partido da Saab TUdo de bom;
DEM – segunda opção pro partido do DEMo.
hahahahahahahahahahahahahahahahahahahaha.
Agora é sério, acho que todos eles tem suas vantagens e desvantagens. Sobre certos pontos de vista essas vantagens e desvantagens trocam de lugar muito facilmente, como já disse depente do ponto de vista.
Nenhua certeza é absoluta.
Bela foto da formação dos grifos, mas prefiro eles para um outro FX de uma plataforma Medium para a FAB.
[]s
OLá, Como eu tinha dito o NG nunca será o E/F se isso fosse acontecer a Suecia estaria gritando isso aos quatro ventos, certo? Eles seriam no minimo idiotas em não dinfundir essa ideia, se fosse verdade…. Quem está bancando o projeto do NG é a SAAB, o governo Sueco não investiu um centavo no projeto, todo dinheiro que tem entrado na SAAB via governo Sueco são para atualizações e manutenção do JAS-39. Toda via algumas atualizações do JAS-39 devem ser aproveitadas no NG se o projeto for a frente, coisa que não deverá acontecer já que não há pedidos… Read more »
Edcreek disse: 27 de maio de 2010 às 8:54 “Toda via algumas atualizações do JAS-39 devem ser aproveitadas no NG se o projeto for a frente, coisa que não deverá acontecer já que não há pedidos do avião.” Lembra da marchinha de carnaval “A pipa do vovô não sobe mais”? É exatamente isso que ocorre com o Gripen NG, foi um projeto ambicioso, mas que não foi apoiado pelo país de origem. Isso já ocorreu com a SAAB tbm, vide o M-4000. A falta de argumento para os “Defensores” da dignidade do caça dos justos que defenderá os fracos e… Read more »
Não existe nenhuma penalidade financeira para os franceses se eles não cumprirem com o contrato.