Como estão os Mirage III da FAB?

74

Mirage III na BAAN 1

Dica do colaborador do Poder Aéreo Samuel Pysklyvicz (Jaguares): nas telas capturadas do Google Earth, vê-se os Mirage IIIEBR ex-FAB, desativados na Base Aérea de Anápolis, esperando seu destino final.

Segundo Samuel, um MirageIIIDBR foi para o Museu da TAM e uma turbina foi doada para o curso de Ciências Aeronáuticas da PUC de Goiás. Argentina e Paquistão estariam interessados em comprar peças dessas aeronaves para os seus Mirage III.

Alguém tem mais detalhes sobre o destino desses aviões? Se tiver, comente.

Mirage III na BAAN 2

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

74 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
FelipeTP

Já tem um espaço ali no lado para os Rafales!

AHAAHAHHAH

FlavioGrassia

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Essa foi fogo Felipe

Caio

impressao minha ou aquele colorido é o mirage pintado em comemoração dos 30 anos do mirage no Brasil!?!?!

Alexandre Galante

Caio, acho que é ele sim.

Baschera

O F-103D que foi recebido pelo Museu da TAM, é o de número 4908.
Sobre a doação da turbina eu não sabia.

Dava pra brincar de copiar e melhorar…….

Sds.

Galileu

nossa quantos…..

Alguem sabe quantas carroças, ops Mirages III, se espatifaram em acidentes??

RenanZ

Lamentável hein…

Logo será a vez dos M2000

Alfredo.Araujo

Não citaram a unidade do Musal…
Não doaram um para o museu da FAB ??

Pedro

O mirage III e os M2000, não servem nem para eventuais “treinos”, para nossos cadetes? como um avião de lift(não sei se este termo, é o correto). Ou já temos aviões apropriados para isso e junto com eles simuladores de última geração? =x

Abraços.

Alexandre Galante

Sim Alfredo, foi um pro MUSAL.

Tomcat

Dá muita pena ver os MIII literalmente largados em um canto.

Pior que isso, só os F-14 virando scrap!!!!

[ ]’ s

JoaoLK

Pô, agora deu dó. Tá certo que tão velhinhos mas não gosto de ver nem ferro-velho de carro, quanto mais de avião.

Joaquim Flores

É dificil acreditar em F-X2

Aqui no Brasil td começa bem e depois a coisa vai se deteriorando….

Se a escolha for o Rafale….esta cena poderá se repetir me breve…..e de maneira mais patética…..aviões novos e carissimos no chão sem poder voar….a não ser que paguemos um alto valor para mostrar que a escolha foi correta….

Bruno Fernando

Que pare a enrolação e venham logo os novos caças, porque só 12 “tampões” M.2.000 C/D não vão segurar ninguém não. E acho que aquele espaço alí não são pros Rafale não, tão só esperando o vetor vencedor para serem esquentados pelos M.2000 ou eu estou errado.

Samuel Henrique

Muito boa essa do Chará!!!!

Mas é um pouco decepcionante perceber o descaso com as aeronaves!
Por muiiiiiiito tempo eles foram o cume da piramide da nossa força!!!!

Se nossos governos anteriores fossem só um pouquinho inteligentes, talvez eles ainda estariam voando. Pelo menos para manter o nivel operacional da força! Até um dos futuros eniguimas da FAB ser revelado e em “2040” começarem a voar!!!!!

Tenho certeza que antes de eu precisar por o primeiro “pivo” em minha boca, eu ainda verei este eniguima revelado!!!!!!

ou NÃO?????

brazilwolfpack

Alguem pode me responder por que nao podem ser treinadores? Pelo menos poderiam tomar o lugar dos antigos Xavantes. Com relacao ao FX-2,ja joguei a toalha ha muito tempo. Nessas materias,ha mais seriedade em paises como o Chile e a Venezuela. No Brasil,ficaria muito surpreso se o primeiro Rafale chegasse antes de2020.

Justin Case

Detalhes sobre a frota de Mirage III utilizada pela FAB:

Foram adquiridas 32 aeronaves: nove bipostos (4900 a 4009) e 23 monopostos (4910 a 4031).
O primeiro lote teve e 4 bi (4900 a 4903) e 13 mono (4910 a 4922).
Recompletamentos:
1980: 03 mono (4923 a 4925)
1984: 02 bi (4904 e 4905)
1988/9: 02 bi (4906 e 4907) e 4 mono (4926 a 4929)
1999: 02 bi (4908 e 4009) e 2 mono (4930 e 4931)
Abraços,

Justin

“Just N Case supports Rafale”

Henrique

O destino dos aviões eu não sei, mas o manobrista desses caças é ótimo huahua

Madvad

Podiam preservar o que tem a pintura comemorativa. Afinal, é a comemoração de uma marca histórica na FAB.

Bruno W

Em Anápolis tem mais um “espetado” em praça pública. O F-103E 4919.
Aos que reclamaram de um suposto “descasso” vale lembrar que o clima do centro oeste é bastante seco, uma condição ideal para a preservação do equipamento.
Mais que isso só se os colocassem em uma sala especial em condições perfeitas de luz, umidade, temperatura, pressão tudo controlado eletrônicamente.
Mas acho que não é esse o caso, rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs…..
Que se preserve alguns com carinho como lembrança, tudo bem. Mas quanto ao resto, pra uma sucata de 40 anos tá de bom tamanho.

André Castro

Pelo que deu para notar aviões em delta economizam espaço na hora de armazenar ,ponto pro Rafale……

Angelo Nicolaci

Bom alfredo o Musal esta com o exemplar FAB 4913, a sua turbina esta exposta na seção de motores e turbinas. Caio realmente é o comemorativo de 30 anos, e ao meu ver ele é que deveria estar no Musal ou ainda ele tem que seguir para o musal mesmo havendo outro lá no acervo, pois é uma pintura única e marcou a operação do mesmo na FAB. brazilwolfpack a questão é que a maioria são monoplace e mesmo os biplace tem custo de operação muito alto, por isso sua desativação, caso contrario continuaria a voar junto aos 2000 enquanto… Read more »

brabo o caso

poderião levar para o museu da fab!! seria util para o publico conhecer este antigos aparelhos que forão formidaveis na década dos anos 70.

brabo o caso

acho que o jobim e o lula ja resolverão o problema dos caças de superiorida aéra de 3 geração é só reformas estes que estão ai parados e estaremos com aviões de ponta..só que de ponta cabesa. que fiasquera este FX 2 TODOS PERDERÃO A VERGONHA NA CARA!! VIVA NOSSOS POLITICOS PILOTOS DO CONGRESSO BRASILEIRO QUE NOS REPRESENTANTÃO NO FX 2.

Giordani RS

O que deveriam ser feito com estas aeronaves desativadas? Na imagem contei 12 parelhos. Descartando os que forem para MUSEUS e exposição estática, os demais deveríam virar Mirage IIIEQ! ou seja! Deveríam servir de alvo para os pilotos! Alvo para a Defesa aérea de solo! Saber se realmente o pessoal de terra sabe usar um IGLA. Se o pessoal da MB sabe usar a sua defesa antiaérea. Se no ar o pessoal sabe disparar um Sidewinder ou um Piranha…testar a tal capacidade BVR dos Mikes…oh sim! Um fim digno para esse Guerreiro! Sería muito mais produtivo que apenas vender peças…e… Read more »

Marcelo

Já jogando lenha na fogueira…
quando comentarammque há espaço para os M2000, apoveito para perguntar, alguém sabe se a vinda dos M2000 foi leasing ou compra?

Giordani RS

Marcelo, O M2000 foi compra. Leasing seriam os Kfir´s…

Robson

Giordani RS disse:
21 de maio de 2010 às 8:39

Concordo com vc deviam virar drones pra servir como alvo.

Brenno

Desde 2004 eu nunca deixei de ir nos Portões abertos da BAAN, é me lembro desses Jaguares em seus razos pela base,com aquele rugido de deixar nosso ouvido com aquele zunido…
Me lembro que nos Portões abertos de 2007, não tinha nenhuma cerca, faixa ou algo para protegê-los. Algumas pessoas ate subiam na sua asa…
É lamentavel ver aqueles deram duro para nos proteger de ameaças aéreas durante 33 anos, agora está amontoado,esperando soluções…

Invincible

Se fosse nos EUA eles deixariam alguns voando… Por que não doar 3 para o musal para se ter um em condições de voo? É interessante um musel ter itens em condição de voo.

O resto pode-se vender para a Argentina como citado por nosso amigo Jaguar.

Querendo ou não o Mirage III é parte e muito importante da história da aviação do Brasil e é importante que ela seja preservada.

Antonio M

O que será que fizeram com seus canhões DEFA 30mm?!

São retirados e armazenados? Servem no AMX?

Quem sabe e fossem em igual número ao de F5M, poderiam ser instalados no lugar do canhão de 20mm original. rsrsr!

Joaca

Senhores
O que esta no Musal (13) e o que está preservado em Anápolis são da compra original, quer dizer, são realmente IIIEBR. O 22 que foi pintado com o 30 anos tb o é, os outros, são re-manufatura de franceses…
At
Joaca

grifo

Alguem sabe quantas carroças, ops Mirages III, se espatifaram em acidentes??

Se não me engano 14 foram perdidos em acidentes, infelizmente com duas vítimas fatais.

Dell72

Posso estar supondo bobagem mas devem estar estocados
pois são os mesmo do M2000 ? (DEFA 554-30mm)
se forem o 554 servem no AMX

MaeL-BR

Poxa eu sei que eles estão velinhos, pelomenos uma cobertura neh =/

eu aceito ter uma dessas jacas ai…
shauhsuahsuahusa
eu imagino eu ganhando uma sucatinha dessa, que pra mim não seria sucatinha nem a pal…imagine vc ter um desses só pra vc…hahaha

s’

Marcos

Certa vez, perguntei aqui se alguem saberia quantos estão em operação, ouvi dizer que era apenas dois (2), como não sei, volto a perguntar, alguem sabe? (Miragem 2000br). O pessoal do 1º GDA não comenta o fato, muito menos o destino.

Quanto ao destino dos velhinhos, existe algumas situações para eles;

1- Vender; pois a FAB não tem recursos mesmo
2- Usa los como treinadores (acho que ainda sim seriam muito caros)
3- ou como alvos para um possivel “Dog Fight” (duvido mais ainda)

marconunes1

(por que será que QUALQUER tópico aqui descamba para o FX-2, não? Ô gente que não tem criatividade).

Voltando ao assunto do tópico, que diz respeito aos caças ali parados, também concordo (mas sabendo que não acontecerá) que eles deveriam servir de alvo. Como já disseram, o fim seria digno, de acordo com o passado que tiveram.

E também concordo que aquele Mirage com a pintura comemorativa deveria estar no museu.

Agora, vou dar uma opinião, esses aviões com asa em delta são bonitos pra caramba, viu?…hehehe

Abraços

Teco Teco

Sobre o que diz o blog.

Paquistão.

O Paquistão fez um grande processo de modernização nos seus Mirage III chamado de ROSE.
Esses aviões podem disparar misseis BVR… Só não sei se ainda estão voando. Vale observar que os nossos Mirage III poderiam servir de base de peças.

Grande abraço.

Alexandre Galante

Pensei que cada Mirage III das fotos poderia ser preservado, num dos espaços livres nos maiores shoppings das capitais do Brasil.

Em volta do Mirage poderiam ser colocados painéis com a história do caça na FAB, do 1 GDA etc.

Seria uma boa forma de preservar as aeronaves, divulgar a Aviação de Caça e despertar a mentalidade aeronáutica nos mais jovens, que adoram shoppings.

Quem empresa se habilitaria a realizar um projeto desses? Podem me contratar como consultor, que eu topo.

Andre

Tem um exemplar no MUSAL (Museu Aeroespacial) no Rio de Janeiro – Base Aerea dos Afonsos. Tem tambem um motor do mesmo em exibicao.

Roberto F Santana

Alexandre e amigos, Em 2008, um amigo meu visitou a base aérea, num de seus “portões abertos”.Lá, esse meu amigo questionou um dos membros da base, (um militar) sobre o destino desses aviões.O militar disse que seriam disponibilizados à museus e colecionadores desde que provassem tal situação. O fato que fiquei interessado, cheguei a procurar um transporte, no caso uma carreta. Me programei com relação aos custos e pretendia fazer uma visita à base e apresentar uma proposta. Infelizmente tive que cancelar a empreitada por motivos outros. Tenho ainda as fotos de algums dos aviões e lembro-me que algumas seriam… Read more »

Jaguares

Para que perguntou quais MIII ja cairam ai ta a lista.

Ejeções do Mirages
Fab 4921 F103E 05/09/1974
Fab 4920 F103E 02/09/1975
Fab 4912 F103E 28/06/1979
Fab 4900 F103D 20/11/1980
Fab 4903 F103D 19/05/1982
Fab 4918 F103E 27/06/1986
Fab 4928 F103E 13/06/2001
Fab 4930 F103E 07/03/2003

Humberto

Concordo com o que o Marcos escreveu, acho que vender e ir para os museus seria o mais lógico, treinamento e alvo ficaria muitissimo caro.
Só acho que isto já deveria ter ocorrido a mais tempo, tudo bem que existe toda uma legislação, ritus juridicos, prazos etc etc..Mas os vetores não voltarão a voar pela FAB (talvez um outro fique em homenagem a história deles) então poderiam agilizar o processo.
Com certeza os avionicos e armamentos ou qq outra coisa mais importante já foram removidos..Como alguns dizem, vamos doar para a Argentina e quebrar (financeiramente) definitivamente eles..
[]

grifo

Para que perguntou quais MIII ja cairam ai ta a lista.

Caro Jaguares, se não me engano esta lista está incompleta. Citando de memória, houve um acidente em 1981 em que infelizmente não houve ejeção, onde faleceu o Maj Av Falcão, e houveram dois outros acidentes sem vítimas nos anos de 1988 e 1989.

Jaguares

e verdade Grifo

Francisco AMX

Se a FAB, como dizem, teve tantos problemas com a França/Dassault para operar o Mirage III, pq raios ela foi pintar um caça comemorando, de forma bacana, os 30 anos de operação! dando crédito a Dassault pela façanha!? vejo que o amplificador dos problemas da FAB/Mirage agiram bastante nestes anos!… tipo: Depois de 20 anos de operação… SGT: “major, precisamos substituir um dos simples parafuso (de 8) de fixação do novo módulo de radio do MIII…” major diz: Coronel o MIII deu problema “denovo”… o módulo do novo radio está despencando”…. Coronel: Brigadeiro, assim não dá! a Dassault mandou um… Read more »

Elenilson

Humberto disse: 21 de maio de 2010 às 13:11 Concordo com o que o Marcos escreveu, acho que vender e ir para os museus seria o mais lógico, treinamento e alvo ficaria muitissimo caro. Seguindo a Lógica, então é melhor não voar mais. É melhor nem comprar equipamento. Qual a lógica de se ter uma força aérea que não está preparada? Questão de gastos? Ora, se a embraer desenvolver um sistema remoto ao estilo dos QF´s dos EUA, isso não geraría mais empregos? mais renda? Eu faço karatê à quase 20 anos. Treino 3 vezes por semana. Só precisei usá-lo… Read more »

dranuits

Gostaria de saber se as fotos foram feitas de satélite ou de algum avião ?? Bem encima da base de Anápolis ?? Estão espionando nossas FA ??

Tito

dranuits

“Dica do colaborador do Poder Aéreo Samuel Pysklyvicz (Jaguares): nas telas CAPTURADAS DO GOOGLE EARTH, vê-se os Mirage IIIEBR ex-FAB, desativados na Base Aérea de Anápolis, esperando seu destino final.”

Abs

Tio

Porque não vendem esses Mirage III? Aposto que algum país iria comprar… nem que fosse por um preço barato só para ganhar algo, e outra porque não pegam estes aviões e mantem eles funcionando… até parece que o Brasil tem muitos aviões pra manter 12 mirages parados.