Azul investe US$ 20 milhões em simulador de voos
Usado para treinamento de pilotos, o equipamento é uma réplica dos aviões da Embraer da frota da companhia aérea
O comandante avisa os passageiros que a aeronave vai pousar no Rio de Janeiro. Na janela do avião, vista para o Pão de Açúcar. Todos ouvem o som dos pneus da aeronave deslizando na pista do aeroporto Santos Dumont. Poderia ser uma operação comum, mas esse foi o voo de inauguração do simulador da Azul, na última quarta-feira, na sede da companhia, em Alphaville.
Com um investimento de US$ 20 milhões, a Azul foi a primeira companhia aérea da América Latina a adquirir um simulador próprio. O equipamento será usado para treinar os pilotos da companhia em um modelo que reproduz as aeronaves da Embraer, idênticas às 15 da frota da Azul.
O investimento no simulador visa aumentar a segurança nos voos da companhia, afirmou o fundador da Azul, David Neeleman. Com mais treinamento, os pilotos estarão mais preparados para enfrentar as diferentes situações durante os voos. “Esse simulador consegue reproduzir fielmente tudo que a aeronave real possui, desde o voo normal a simulação de todas as falhas e panes que uma aeronave possa ter”, afirma o vice-presidente operacional da companhia, Miguel Dau.
Menos custo, mais receita
Além de reforçar a segurança, a Azul também investiu no equipamento para reduzir o custo de treinamento dos seus pilotos. O simulador reduzirá em R$ 5 mil o custo de formação de cada piloto, que chega a R$ 25 mil, segundo Dau. Assim como na redução de despesas, a Azul pretende gerar receita com a cessão do equipamento para o treinamento de pilotos de outras companhias aéreas. Até o momento, quatro empresas já se interessaram: Trip, Embraer, Lan Moçambique e as Força Aérea Brasileira.
O simulador vai operar todos os dias, com cinco sessões de quatro horas de duração cada uma. Para treinar um piloto, a Azul exigirá 60 horas de voo no simulador. O treinamento é apenas para pilotos comerciais formados, que receberão instruções específicas para operar as aeronaves da Embraer.
FONTE: iG
Vendo que a FAB interessou-se, pelo simulador me veio a duvida, a FAB Tem algum, simulador?
*me desculpem pelo excesso de virgulas fora de lugar, rsrs
O simulador de 767 da Varig não era próprio??
Quando alguns familiares ainda trabalhavam na “antiga” Varig eu pude conhecer o simulador e mesmo arriscar alguma manobras. O melhor “videogame” que eu já vi na vida………..
lembro que antiga Varig, tinha dois simuladores que ficavam , na area de lazer, na Ilha do Governador-Rj. Uma boa pergunta, sera que tem como fazer uma levantamento, de quantos simuladores temos no Brasil
Robson que eu saiba, a FAB tem simulador do ST, agora do f5 e amx eu particularmente não sei, pois nunca vi.
Bela sacada da AZUL, grande investimento que vai se pagando no longo prazo; será que eles alugaram para clientes particulares ou para a FAB?
Que eu saiba a FAB tem um tipo de simulador do AMX, mas creio que não é “completo”, quanto ao F-5 deve ter algo similar ao do AMX.
Outras empresas (e a FAB) deveriam seguir o mesmo exemplo da AZUL, assim parariamos de enviar pilotos ao exterior e capitalizaria os recursos gastos aqui em nosso país.
a varig jah teve seu próprio simulador do 737 – 767 e 707 que hoje ainda esta em funcionamento a dona agora é a Flex que no caso antigamente era a nordeste mas o primeiro simulador da america latina próprio da empresa foi a varig depois ela abriu as portas pra outras companhias e fica no rio de janeiro fica perto do galeão
eu quase que fui la só que depois que eu vi os preços preferi economizar passa mais de 500 Reais
Talves seja o primeiro simulador completo (nível D). Alguém tem a informação sobre de qual tipo eram os simuladores da Varig?
Robson disse: 7 de maio de 2010 às 13:39 Vendo que a FAB interessou-se, pelo simulador me veio a duvida, a FAB Tem algum, simulador? Alex Nogueira disse: 7 de maio de 2010 às 15:42 Bela sacada da AZUL, grande investimento que vai se pagando no longo prazo; será que eles alugaram para clientes particulares ou para a FAB? Que eu saiba a FAB tem um tipo de simulador do AMX, mas creio que não é “completo”, quanto ao F-5 deve ter algo similar ao do AMX. Alex Nogueira disse: 7 de maio de 2010 às 15:46 Outras empresas (e… Read more »