Enquanto isso os russos “correm” pra pôr o PAK FA em operação e no Brasil nem se consegue comprar 36 caças de quarta geração.
Em relação ao X-47B, pelo que sei, ele terá capacidade de realizar missões de reconhecimento, apoio aéreo aproximado, supressão de defesas antiaéreas e ataque tático, podendo carregar 2045 Kg em armas.
Ele voará em velocidade subsônica e terá um alcance estimado em 2400 Km.
As estimativas são de que le entre em operação em 2018, se não me engano.
Abs.
mike
Visitante
14 anos atrás
What the hell is this ?
Vitor
Visitante
14 anos atrás
Ja que o Brasil nao pode construir misseis balísticos deveria investir em UAVs com alcance superior a 300 Km 🙂 Quem poderia negar isto? Afinal, nao sao misseis, sao avioes. O Brasil deveria entrar nesta nova era o quanto antes para que assim a acensao ao clube dos Global Powers se concretize.
Nick
Visitante
14 anos atrás
Se ele for capaz de aterrisar nos PAs com condições meteorológicas adversas, sem piloto….. só faltará desenvolverem um UCAV com alto desempenho na arena Ar-Ar e pronto…. talvez mais uns 50 anos e os pilotos serão uma força de reserva dentro das Forças Aéreas. Um plano B caso consigam desabilitar o link entre a estação controladora e os UCAVs.
[]’s
V.T.G.
Visitante
14 anos atrás
@Ezeca – até onde eu sei, os atuais modelos e seus sucessores não têm capacidade para dogfight. Possuem apenas a capacidade de realizar missões de reconhecimento, apoio aéreo e ataque tático. Futuramente pretendem desenvoler o “ataque em enxame”. A tecnologia atual ainda não consegue oferecer ao “piloto de poltrona” (post antigo) todas as informações que ele necessita e no tempo que ele necessita, para o combate. Quando a manobralidade necessária para tal, também acredito que a tecnologia atual não consiga, ainda, atingir o necessário para um VANT combater uma aeronave tripulada ou não. Por sinal, nunca li nada sobre o… Read more »
robert
Visitante
14 anos atrás
Alguem sabe o preço de uma belezura dessas?
Qnts vão ser construidos?
Só será usado pela US Navy ou pela força aérea tb?
V.T.G.
Visitante
14 anos atrás
PS.: Que venham os “Azes da Poltrona”!!
V.T.G.
Visitante
14 anos atrás
Pelo amor do meu português: Ases!!
Desculpem-me.
Giordani RS
Visitante
14 anos atrás
Bah…atentem para o nível de desenvolvimento tecnológico que os EUA estão…lá pelos idos de 1980 e picos, li que os EUA estavam a 50 anos à frente do brasil, mas que isto mudaria até o início dos Anos 90…hahahaha…mudou sim! Hoje, eles estão a 100 anos!!!!
Cenas de ficção Científica! Detalhe, tanto Star Trek quanto Star Wars, nunca descartaram o uso de piloto…só o Terminator eliminou a figura humana…
Ivan
Visitante
14 anos atrás
A7X, Os russos também ‘correm’ para deixar operacional o MiG SKAT, que é o possível C-VANT (ou UCAV) deles. As missões desta geração de C-VANTs que está em desenvolvimento será basicamente o que vc elencou: * Reconhecimento; * Reconhecimento armado; * Interdição; * SEAD (ou supressão/destruição de defesa anti-aérea); * Apoio aéreo aproximado. Na verdade o apoio aéreo aproximado pode ser executado por CVANTs mais baratos, como os da geração atual (Predador e Rapier p/ex.). Contudo é interessante notar que há missões ar-ar que podem ter uma enorme contribuição desta nova geração de CVANTs. Lembremos que a Consciencia Situacional é… Read more »
luciano
Visitante
14 anos atrás
essa é a resposta dos amerianos,do tipo;constroi seu PAK FA dai pra tentar competir com meu F22 que eu construo ese aqui pra brincar com vcs!!!!
– os caras não brincam em serviço!!
rodrigo avelar
Visitante
14 anos atrás
fica evidente que os Russos por mais que tentem estão bem atrás dos Americanos. A propósito se visssemos um avião desses voando aqui no Brasil eu duvido alguém dizer que não era uma nave alienigena 🙂
drengair
Visitante
14 anos atrás
@Ivan
Comentário perfeito, sem mais.
Capixaba
Visitante
14 anos atrás
Os caras são bons.
Vader
Visitante
14 anos atrás
É, pois é…
A “decadência” do “Império” é elegante né? “Decadence avec elegance”…
Imaginem se eles não estivessem à “beira da bancarrota”… Pobre mundo… 🙂
Highor
Visitante
14 anos atrás
qual é a geração dele?
6º?
Fabio Mayer
Visitante
14 anos atrás
Será o caça de 6a. geração que entrará em serviço 4 ou 5 anos depois do PAK-FA., deixando o EUA ainda mais na dianteira da corrida…
Junior
Visitante
14 anos atrás
highor ele é um UAV aviao nao tripulado
Alecsander
Visitante
14 anos atrás
Calma lá pessoal, em primeiro lugar o X-47B não é uma resposta americana ao PAK FA T-50 dos russos, vídeo dessa aeronave já tinha a muito tempo entes dos russos apresentarem o T-50. O investimento de pesquisas para a concepção de VANTs e UCAVs começo no final da década de 80, e a idéia de caças não tripulados existe desde o tempo da 2ª Guerra Mundial. Ou vocês acham que os russos apresentaram o T-50 no começo do ano, e depois os americanos começaram a pesquisar, desenhar, projetar e construir o X-47B em quatro meses? Dêem uma olhada nesses vídeos… Read more »
A7X
Visitante
14 anos atrás
Ivan disse:
28 de abril de 2010 às 10:18
Olá Ivan,
Peço desculpas!
Não sabia da existência do MIG SKAT.
Em relação ao uso de CVANTS como plataforma AEW, concordo com o amigo.
Penso que no médio/longo prazo estarão entrando em operação plataformas não tripuladas que tenham manobrabilidade e consciência situacional equivalentes ou mesmo superiores aos caças atuais.
Alecsander
Visitante
14 anos atrás
Se fala em construir um caça 100% nacional, a 6ª geração é o caminho certo, qualquer coisa abaixo disso seria perda de tempo e de dinheiro, um 4ª ou 5ª geração nacionais seria como um AMX-2, não valeria a pena.
ivan
sou totalmente leigo nesse assunto.
mas sensores passivos e datalink não seria nescessario um
avião de apoio tb para pilotar a distancia?comanda-lo de terra ñ seria
muito risco?
Concordo com o comentario do Alexsander.
Pessoal, essa idéia de caça não tripulado existe desde a 2 GM, e não foi resposta americana ao pak..hahaha, como se um projeto qualquer, ainda mais de uma aeronave, fosse feito em 4/5 anos……sem cabimento isso de resposta americana.
O tio san investe em tecnologia, isso não significa que, UCAS vão tomar o lugar dos f15/16/18/22/35, vamos com calma ahahahha
Galileu
Visitante
14 anos atrás
Bosco, você sabe se esse UCAS necessita de algum novo sensor ou alguma mudança física no NAe, é foda saber não é divulgado, mas se souber diga aew…
Fabio Mayer
Visitante
14 anos atrás
Concordo com uma coisa levantada aí em cima]
Se é para o Brasil desenvolver um caça, já o faça pensado em uma 6a. geração. Não adianta nada desenvolver caças de 4a. ou 5a. porque estes, mal ou bem, já estão no mercado e podem ser comprados.
Rodrigo
Visitante
14 anos atrás
Acredito que quando os UAV se aperfeiçoarem vão deixar muitos pilotos tristes. Não tem a mesma graça comandar um caça por trás de uma tela de computador…
Ivan
Visitante
14 anos atrás
A7X, A Consciencia Situacional para os pilotos de caça se dará pela fusão de dados apresentados a cada um, unindo info de vários sensores ativos e passivos tanto da própria aeronave como de outras, tudo linkado em uma Network Centric Warfare (nome pomposo mais real). Evidentimente para os enlaces seram necessários estações retransmissoras, normalmente instaladas em satélites… ops, a guerra já foi para o espaço sem fazer alarde. Mas voltando aos C-VANTs (Veículos Aéreos Não Tripulados de Combate), estes poderão desempenhar uma função AEW agressiva, sem expor uma tripulação embarcada, fornecendo informações para todo um esquadrão de caças. Neste primeiro… Read more »
Bosco
Visitante
14 anos atrás
Galileu, que eu saiba não. Os sensores existentes são mais que suficiente. Na verdade tudo está a mão há algum tempo, o que falta (ou faltava) era juntar tudo num “pacote”. Pelo que sei também não haverá nenhuma mudança estrutural nos NAes que irão operar esses UAVs. Uma coisa que também é claro é que esses UAVs, apesar de poderem ter alguma utilidade ar-ar, não são “caças”. São principalmente destinados a missões sup-ar, seja de ataque/interdição ou reconhecimento. Daí serem subsônicos. Claro que se dotados de radares AESA e IRST além de mísseis ar-ar BVR e WVR terão utilidade em… Read more »
A7X
Visitante
14 anos atrás
Ivan disse:
28 de abril de 2010 às 23:05
Ivan,
Agredeço pelos esclarecimentos! 🙂
Num futuro próximo, os C-VANTS serão mais que plataformas AEW.
Com a rápida evolução da tecnolgia militar, logo logo eles terão todas as condições necessárias para substituir os próprios aviões de caça.
Ivan
Visitante
14 anos atrás
A7X,
Acredito que os caças ainda serão úteis por muito tempo.
As funções dos CVANTs / UCAVs será complementar aos caças, mas não de substituição total aos caças.
Mas sobre isto o Bosco pode falar muito mais.
Abç,
Ivan.
Ivan
Visitante
14 anos atrás
Em tempo,
A futura configuração de uma Carrier Air Wing norte americana pode ser indicativo do futuro.
Embarcará 3 ou 4 esquadrões de caça-bombarderiros e 1 esquadrão de UCAVs X-45B.
Ivan.
Bosco
Visitante
14 anos atrás
Correção: onde se lê “São principalmente destinados a missões SUP-AR, seja de ataque/interdição ou reconhecimento” leia-se “AR-SUP”.
Ivan,
você já disse tudo sobre o assunto. Penso igualzinho.rsrsrs
Um abraço.
Bosco
Visitante
14 anos atrás
Só agora percebi que tem outro BOSCO no pedaço.
Vale salientar que embora os nomes sejam idênticos eu sou muito mais bonito que ele.
rsrsr..
E nós se _____________ para uma 4ª geração…
Nossa parece uma daquelas aeronaves alienigenas do Endependence Day que voam contra os Hornets.
Esse ai seria de 6ªG?????
Está mais para o filme “Stealth – Ameaça Invisível”. Imagino se esse aí também resolve se “rebelar” como no filme de 2005.
carambassss!!!!
realmente lindo
Esse tipo de aeronave e efetivo em um dogfight?
E voa?
Belo vídeo!
Enquanto isso os russos “correm” pra pôr o PAK FA em operação e no Brasil nem se consegue comprar 36 caças de quarta geração.
Em relação ao X-47B, pelo que sei, ele terá capacidade de realizar missões de reconhecimento, apoio aéreo aproximado, supressão de defesas antiaéreas e ataque tático, podendo carregar 2045 Kg em armas.
Ele voará em velocidade subsônica e terá um alcance estimado em 2400 Km.
As estimativas são de que le entre em operação em 2018, se não me engano.
Abs.
What the hell is this ?
Ja que o Brasil nao pode construir misseis balísticos deveria investir em UAVs com alcance superior a 300 Km 🙂 Quem poderia negar isto? Afinal, nao sao misseis, sao avioes. O Brasil deveria entrar nesta nova era o quanto antes para que assim a acensao ao clube dos Global Powers se concretize.
Se ele for capaz de aterrisar nos PAs com condições meteorológicas adversas, sem piloto….. só faltará desenvolverem um UCAV com alto desempenho na arena Ar-Ar e pronto…. talvez mais uns 50 anos e os pilotos serão uma força de reserva dentro das Forças Aéreas. Um plano B caso consigam desabilitar o link entre a estação controladora e os UCAVs.
[]’s
@Ezeca – até onde eu sei, os atuais modelos e seus sucessores não têm capacidade para dogfight. Possuem apenas a capacidade de realizar missões de reconhecimento, apoio aéreo e ataque tático. Futuramente pretendem desenvoler o “ataque em enxame”. A tecnologia atual ainda não consegue oferecer ao “piloto de poltrona” (post antigo) todas as informações que ele necessita e no tempo que ele necessita, para o combate. Quando a manobralidade necessária para tal, também acredito que a tecnologia atual não consiga, ainda, atingir o necessário para um VANT combater uma aeronave tripulada ou não. Por sinal, nunca li nada sobre o… Read more »
Alguem sabe o preço de uma belezura dessas?
Qnts vão ser construidos?
Só será usado pela US Navy ou pela força aérea tb?
PS.: Que venham os “Azes da Poltrona”!!
Pelo amor do meu português: Ases!!
Desculpem-me.
Bah…atentem para o nível de desenvolvimento tecnológico que os EUA estão…lá pelos idos de 1980 e picos, li que os EUA estavam a 50 anos à frente do brasil, mas que isto mudaria até o início dos Anos 90…hahahaha…mudou sim! Hoje, eles estão a 100 anos!!!!
Cenas de ficção Científica! Detalhe, tanto Star Trek quanto Star Wars, nunca descartaram o uso de piloto…só o Terminator eliminou a figura humana…
A7X, Os russos também ‘correm’ para deixar operacional o MiG SKAT, que é o possível C-VANT (ou UCAV) deles. As missões desta geração de C-VANTs que está em desenvolvimento será basicamente o que vc elencou: * Reconhecimento; * Reconhecimento armado; * Interdição; * SEAD (ou supressão/destruição de defesa anti-aérea); * Apoio aéreo aproximado. Na verdade o apoio aéreo aproximado pode ser executado por CVANTs mais baratos, como os da geração atual (Predador e Rapier p/ex.). Contudo é interessante notar que há missões ar-ar que podem ter uma enorme contribuição desta nova geração de CVANTs. Lembremos que a Consciencia Situacional é… Read more »
essa é a resposta dos amerianos,do tipo;constroi seu PAK FA dai pra tentar competir com meu F22 que eu construo ese aqui pra brincar com vcs!!!!
– os caras não brincam em serviço!!
fica evidente que os Russos por mais que tentem estão bem atrás dos Americanos. A propósito se visssemos um avião desses voando aqui no Brasil eu duvido alguém dizer que não era uma nave alienigena 🙂
@Ivan
Comentário perfeito, sem mais.
Os caras são bons.
É, pois é…
A “decadência” do “Império” é elegante né? “Decadence avec elegance”…
Imaginem se eles não estivessem à “beira da bancarrota”… Pobre mundo… 🙂
qual é a geração dele?
6º?
Será o caça de 6a. geração que entrará em serviço 4 ou 5 anos depois do PAK-FA., deixando o EUA ainda mais na dianteira da corrida…
highor ele é um UAV aviao nao tripulado
Calma lá pessoal, em primeiro lugar o X-47B não é uma resposta americana ao PAK FA T-50 dos russos, vídeo dessa aeronave já tinha a muito tempo entes dos russos apresentarem o T-50. O investimento de pesquisas para a concepção de VANTs e UCAVs começo no final da década de 80, e a idéia de caças não tripulados existe desde o tempo da 2ª Guerra Mundial. Ou vocês acham que os russos apresentaram o T-50 no começo do ano, e depois os americanos começaram a pesquisar, desenhar, projetar e construir o X-47B em quatro meses? Dêem uma olhada nesses vídeos… Read more »
Ivan disse:
28 de abril de 2010 às 10:18
Olá Ivan,
Peço desculpas!
Não sabia da existência do MIG SKAT.
Em relação ao uso de CVANTS como plataforma AEW, concordo com o amigo.
Penso que no médio/longo prazo estarão entrando em operação plataformas não tripuladas que tenham manobrabilidade e consciência situacional equivalentes ou mesmo superiores aos caças atuais.
Se fala em construir um caça 100% nacional, a 6ª geração é o caminho certo, qualquer coisa abaixo disso seria perda de tempo e de dinheiro, um 4ª ou 5ª geração nacionais seria como um AMX-2, não valeria a pena.
ivan
sou totalmente leigo nesse assunto.
mas sensores passivos e datalink não seria nescessario um
avião de apoio tb para pilotar a distancia?comanda-lo de terra ñ seria
muito risco?
V.T.G.
obrigado pela resposta 🙂
Concordo com o comentario do Alexsander.
Pessoal, essa idéia de caça não tripulado existe desde a 2 GM, e não foi resposta americana ao pak..hahaha, como se um projeto qualquer, ainda mais de uma aeronave, fosse feito em 4/5 anos……sem cabimento isso de resposta americana.
O tio san investe em tecnologia, isso não significa que, UCAS vão tomar o lugar dos f15/16/18/22/35, vamos com calma ahahahha
Bosco, você sabe se esse UCAS necessita de algum novo sensor ou alguma mudança física no NAe, é foda saber não é divulgado, mas se souber diga aew…
Concordo com uma coisa levantada aí em cima]
Se é para o Brasil desenvolver um caça, já o faça pensado em uma 6a. geração. Não adianta nada desenvolver caças de 4a. ou 5a. porque estes, mal ou bem, já estão no mercado e podem ser comprados.
Acredito que quando os UAV se aperfeiçoarem vão deixar muitos pilotos tristes. Não tem a mesma graça comandar um caça por trás de uma tela de computador…
A7X, A Consciencia Situacional para os pilotos de caça se dará pela fusão de dados apresentados a cada um, unindo info de vários sensores ativos e passivos tanto da própria aeronave como de outras, tudo linkado em uma Network Centric Warfare (nome pomposo mais real). Evidentimente para os enlaces seram necessários estações retransmissoras, normalmente instaladas em satélites… ops, a guerra já foi para o espaço sem fazer alarde. Mas voltando aos C-VANTs (Veículos Aéreos Não Tripulados de Combate), estes poderão desempenhar uma função AEW agressiva, sem expor uma tripulação embarcada, fornecendo informações para todo um esquadrão de caças. Neste primeiro… Read more »
Galileu, que eu saiba não. Os sensores existentes são mais que suficiente. Na verdade tudo está a mão há algum tempo, o que falta (ou faltava) era juntar tudo num “pacote”. Pelo que sei também não haverá nenhuma mudança estrutural nos NAes que irão operar esses UAVs. Uma coisa que também é claro é que esses UAVs, apesar de poderem ter alguma utilidade ar-ar, não são “caças”. São principalmente destinados a missões sup-ar, seja de ataque/interdição ou reconhecimento. Daí serem subsônicos. Claro que se dotados de radares AESA e IRST além de mísseis ar-ar BVR e WVR terão utilidade em… Read more »
Ivan disse:
28 de abril de 2010 às 23:05
Ivan,
Agredeço pelos esclarecimentos! 🙂
Num futuro próximo, os C-VANTS serão mais que plataformas AEW.
Com a rápida evolução da tecnolgia militar, logo logo eles terão todas as condições necessárias para substituir os próprios aviões de caça.
A7X,
Acredito que os caças ainda serão úteis por muito tempo.
As funções dos CVANTs / UCAVs será complementar aos caças, mas não de substituição total aos caças.
Mas sobre isto o Bosco pode falar muito mais.
Abç,
Ivan.
Em tempo,
A futura configuração de uma Carrier Air Wing norte americana pode ser indicativo do futuro.
Embarcará 3 ou 4 esquadrões de caça-bombarderiros e 1 esquadrão de UCAVs X-45B.
Ivan.
Correção: onde se lê “São principalmente destinados a missões SUP-AR, seja de ataque/interdição ou reconhecimento” leia-se “AR-SUP”.
Ivan,
você já disse tudo sobre o assunto. Penso igualzinho.rsrsrs
Um abraço.
Só agora percebi que tem outro BOSCO no pedaço.
Vale salientar que embora os nomes sejam idênticos eu sou muito mais bonito que ele.
rsrsr..
watahell!!!
fazendo jus ao legado deixado pelos irmãos Horten