Presidente exalta compra do ‘Aerolula’

98

Ao discursar na formatura de novos diplomatas, em solenidade no Itamaraty, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um comentário sobre a aquisição do avião presidencial:

Lembro de quanto nós fomos vítimas aqui quando compramos um avião. Pergunte para o Celso se não melhorou substancialmente ele, agora, poder fazer uma viagem no avião da FAB. Chegar com muito orgulho com um avião fabricado pela Embraer em qualquer país do mundo. E não ter que ir para São Paulo para pegar uma ponte aérea para ir a não sei onde para chegar a Nova York, tirar o sapato para poder entrar lá.

NOTA DO BLOG: e os caças, Presidente?

Subscribe
Notify of
guest

98 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
M1

Cadê os caças?

Cor Tau

O brasileiro é um ser fundamental para a nação brasileira…………..

Cor Tau

“M1 disse:
20 de abril de 2010 às 18:43

Cadê os caças?”

Um problema é a corrupção na qual apostamos todas nossas fichas…………….O problema é a conjuntiva corrupta…..A justiça não deveria absorver os corruptos……………….A cidadania brasileira não aguenta mais tanta corrupção…………..É hora dos brasileiros se revolucionarem…………..PAK-FA………….

V.T.G.

Cumpanheiro, cadê os caça?

Humberto

Só para refrescar um pouco a memória, o primeiro aerolula era um airbus e não um produto brasileiro…Presidente não pode andar de avião antigo, não pode esperar alguns anos até ficar pronto um produto nacional, não pode aceitar um relatório feito por profissionais indicando um caça..Temos o presidente que merecemos..
[]

Alex

o avião presidencial, lula disse uma vez que era dele, todo ditador de ….. pensa que ele é o Estado.

obs: o avião presidencial é da Airbus, ele disse na matéria que é embraer.

M1

Em qual politico nós devemos votar para que o FX2 saia do papel?

Ozawa

Sem qualquer intenção partidarista, mas por respeito à verdade histórica, o ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso sugeriu ao então presidente recém-eleito Lula a adquirir ainda em seu findo mandato o novo avião presidencial, cuja aquisição já fora decidida, o que não foi aceito pelo Sr. Lula, querendo ele mesmo autorizar a compra. Não queira se passar por vítima agora, como se a compra tivesse sido rejeitada por governos anteriores, e então, ele, como paladino em defesa dos interesses nacionais em detrimento de sua própria imagem, a autorizasse. Não foi esse o contexto histórico e político. Esse mesmo paladino, aí sim, cancelou… Read more »

Cor Tau

“Lembro de quanto nós fomos vítimas aqui quando compramos um avião. Pergunte para o Celso se não melhorou substancialmente ele, agora, poder fazer uma viagem no avião da FAB. Chegar com muito orgulho com um avião fabricado pela Embraer em qualquer país do mundo. E não ter que ir para São Paulo para pegar uma ponte aérea para ir a não sei onde para chegar a Nova York, tirar o sapato para poder entrar lá. ”

Políticos não vão presos vão para um espar………….Abusam do poder que lhes foi concebido………….Os políticos compram nossos votos e não cumprem o que prometeram…………

RenanZ

E o que tem de brasileiro no Airbus ???

Marcos

Caro OZAWA
Só tenho uma coisa a lhe dizer, PARABÉNS por suas palavras bem ditas, principalmente por sua ultima Frase.

Cor Tau

“obs: o avião presidencial é da Airbus, ele disse na matéria que é embraer.”

Quando nois bebe nois bebe…Quando nois qué come nois come….Quando nois qué amor nois faiz….Quando nois qué trabaia…Aí nóis dorme porque ninguém é de ferro……Estrelas-do-mar não têm cérebro………..A diferença entre um político e um ladrão é que um eu escolho e o outro me escolhe……..

Ricardo

O primeiro-ministro norueguês Jens Stoltenberg viaja de avião de carreira e sem claque (no Brasil chamam de comitiva) nas suas viagens internacionais. Dois dias atrás foi pego governando seu país de um Ipad (que comprou do próprio bolso, sem cartão corporativo) no interior do aeroporto de New York. No Brasil nossos queridos ministros tem que ir de avião da FAB, os pobrezinhos não podem pegar a ponte aérea New York – São Paulo e nem fazer escala em nenhum outro aeroporto do mundo.

José Maria Bravo

Prezado Cor Tau Combater a corrupção todos nós devemos. Mas atenção para os corruptos que levantam essa bandeira condenando apenas nomes, sem mudar as instituções e práticas, pois nestas mudanças é que reside o verdadeiro combate à corrupção. E, a propósito, meu voto nunca foi comprado. Prezado Humberto Concordo. Temos sim o Presidente que merecemos. Aproximadamente 40 milhões de brasileiros que deixaram a linha da pobreza têm certeza absoluta disto. E eu também. Prezados Alex e RenanZ Lula obviamente se referiu a dois momentos do avião presidencial. Ao Airbus A-319 modificado para o padrão CJ, e aos dois Embraer 195… Read more »

Tito

A diferença é que um dos dois só nos trouxe alegria…

CosmeBR

Humberto disse: 20 de abril de 2010 às 18:50 Só para refrescar um pouco a memória, o primeiro aerolula era um airbus e não um produto brasileiro…Presidente não pode andar de avião antigo, não pode esperar alguns anos até ficar pronto um produto nacional, não pode aceitar um relatório feito por profissionais indicando um caça..Temos o presidente que merecemos.. [] Esperar mais uns anos até um produto nacional ficar pronto? Me diga uma aeronave da montadora EMBRAER com as capacidades similares ou aproximadas do Airbus! Esperar quanto tempo, 20 anos (em 8 anos de governo)? Esperar que a EMBRAER produza… Read more »

Tito

Mas a desculpa não foi o Fome Zero??????

Rogério Plina

Saudações;
Hahaha, Gostei!!!!

Bravo!! José Maria.

ERMANO

Bom. Primeiro o avião é da Airbus.
Segundo, vamos ver dos grandes países do G8 quantos têm avião presidencial??
Esse presidente tanto mente quanto enrola quem quer ser enrolado

emerson

Olá amigos, 1) sobre o VC1, a embraer foi convidada para fornece-lo, mas declinou do pedido por não poder atender àquela época o requerimento da FAB, por isso o Airbus foi escolhido, lembrando que em S.Carlos existe uma oficina homologada para esse modelo 2) durante os primeiros anos do gov. Lula, o presidente viajou diversas vezes pela américa latina usando um phenon 600 da Embraer. 3) o VC 01 entrou em serviço em 2005 4) o VC 02 finalmente pode ser escolhido quando a embraer passou a oferecer o EMb190 com autonomia ampliada. e por favor, esqueçam o FX2 pelo… Read more »

José Maria Bravo

Prezado Tito

Não, a desculpa não foi o Fome Zero. Lula usou-o como comparação, no discurso em que anunciou o cancelamento do FX, do mesmo modo que Mohamed Ali, no discurso em que explicava porque se recusava a servir no Vietnã, disse que o quanto ele pagava de impostos dava para comprar certo número de F-105. Ali não deixou de condenar a Guerra por isso.

Foi uma comparação didática, do tipo “um F-X vale tantos % do Fome Zero”, e não uma justificativa. Até porque não havia receita orçada para ir de um destino para outro.

E, Prezado Rogério, obrigado!!!

floresteiro

Caros José Maria Bravo e CosmeBR

Nâo sou dos mais chegados no Lula, más concordo plenamente com vocês.

E mais, um avião presdencial não poder aterrisar em certos aeroportos internacionais pq o avião é velho e barulhento demais é pra envergonhar qualquer nação e força aérea.

Matheusts

puts quanta merd.. os cara ta falando vai mora la na venezuela tem caça SU-30 futuramente SU-35 mais agora me fala e o povo de la não sofre??
que ter caça compra mais depois sofre com o preço de manutenção e de novas pesas e de modernisações que é um quarto do preço do caça
a Uganda ta comprando caças SU-30 eu acho mais vai voar com pilotos de la????
José Maria Bravo e CosmeBR belos comentarios tem gente aqui meio que não pensa nem nelas.

floresteiro

Correção: que não PODIA

Tito

Não, não, Zé Maria, a desculpa foi o Fome Zero sim:)

Tito

Agora, quanto a compra do “Santos Dumont” fui e sou a favor, acho que, não só o Lula, mas todo o Presidente da República que vier a ser eleito, seja de Direita, Esquerda,Centro, Cima, Baixo,Comunista ou Satista tem que representar corretamente o Brasil no exterior,e o Avião Presidencial faz parte do jogo.
Agora demagogia, corrupção e desprezo pelas instituições democráticas me dão nojo.

emerson

observação. o VC01 foi comprado porque o boeing707 que servia à presidencia apresentava um custo extremamente alto, sendo cerca de 5 milhões de dolares a mais por ano do que o Airbus novo, além dos problemas de ruido das turbinas. lembrando também das panes e problemas nas turbinas relacionadas à idade do equipamento, e não á precariedade de manutenção sobre o cancelamento do FX1, se voces se lembrarem, o país saia de uma crise financeira tremenda, quando o dolare chegou a 4 reais, e que o FX1 tinha por premissa a compra de prateleira de caças no valor 800 milhões… Read more »

Natalino

FHC e sua quadrilha venderam(doaram) boa parte do patrimônio brasileiro e nunca sobrou dinheiro nem 737 ou A310 usado, nesse ponto acho Lula evoluiu muito.

Fábio Mayer

Sabem qual é o problema?

É que o governo Lula comprou TRÊS aviões VIP de grande porte. E quando comprou um Airbus, disse que não podia comprar um avião Embraer, por ela não ter um nas dimensões necessárias, sendo que 3 anos depois, comprou dois.

Mas vamos mais longe: a FAB adquiriu jatinhos e substituiu boa parte do dos aviões do Esquadrão de Transporte Especial, tudo para o gáudio e conforto dos senhores políticos, NEGLIGENCIANDO as verdadeiras funções da força.

LOBO

Calma que o homem tá caçando os caças, uai!!!

Francoorp

Pra mim o verdadeiro problema é que o Lula comprou aviões somente para viajar na A.L. sem fazer escalas, e não comprou nenhum avião de longo alcance, e isso é um problema para as viagens oficiais pelo mundo. Pra se chegar na China ele deve pousar umas duas vezes como o Aerolula, pra poder chegar. Pra chegar na Europa deve parar 1 vez também… deveria era aumentar a frota, comprando uma aeronave de longo alcance para a instituição presidencial brasileira, mas agora acabou o tempo, as eleições estão ai, e agora a Presidência da República vai continuar passando vergonha nas… Read more »

José Maria Bravo

Boa Noite Tito Posso estar errado, falando de memória, mas o que li, à época, foi Lula ter declarado que “a prioridade agora é o fome zero”, e “esses 700 milhões podem significar x% do Fome Zero”. O isento partido político chamado “Veja” é que escreveu que o dinheiro seria carreado para o Fome Zero. Quanto à corrupção e democracia, claro que temos acordo. Mas não são soluções prontas, do tipo “esse é, aquele não é”. São processos. Parafraseando Carlos Nélson Coutinho, não acredito em fim da corrupção, mas em combate à corrupção, assim como não acredito que a democracia… Read more »

José Maria Bravo

Ops, perdão, Tito.

Colei dois links para matérias da época, de revistas de defesa, como você sabe, que noticiaram e analisaram o cancelamento do FX. Acho que, na dúvida, vale revistar os textos.

Um abraço

José Maria Bravo

Prezado Fábio

O A-319CJ não é de grande porte, mas médio, e nem é do mesmo porte que os Embraer da família 170/195. Consulte as especificação de alcance e carga paga, que você perceberá a diferença.

emerson

caro Fabio, sem politizar, por favor. Se a Embraer tivesse um jato com as caracteristicas dos atuais Emb190, ela teria sido escolhida. Não foi porque não tinha o modelo e a propria Embraer declinou do convite para fornecer o VC01. Se você somar o valor dos três aviões, o VC01 e os dois VC02, é o valor de apena um caça Fx2. Os primeiros Emb145 e Emb135 que equipam a FAB agora foram resultado da falencia de uma companhia aérea que os havia comprado, e que o BNDES os tinha como garantia do emprestimo, Quando o BNDES recebeu os jatos… Read more »

Novesfora

José Maria Bravo, desculpe a pergunta, mas qual é o valor da mesada que o Franklin Martins está te pagando atualmente?

Paulo Costa

Vou repetir aqui,o que li em outros foruns,que o Airbus,é barulhento
internamente na hora de voo,e o Embraer 190,é silencioso e que
o pessoal a bordo descansa bastante nos intervalos das viagens….

Francoorp

Novesfora disse:
20 de abril de 2010 às 21:11

Acho que é a mesma quantia que o FHC ganhou das multi-nacionais durante as privatizaçòes…

Carlito

O fato é o seguinte… Para um presidente que fazia grandes discursos sobre alimentar a população miserável do país, para quem dizia ser humilde, para quem cancelou SIM o FX-1 sob o pretexto de se empregar os recursos para o programa fome-zero, a compra de um avião novo em folha, sem licitação, e ainda no primeiro ano de mandato, é um ato digno de reprovação sim. Além do Airbus, ele comprou dois E-jets, e mais alguns jatos do modelo Legacy. A frota VIP na FAB é grande, moderna e operante. No entanto, o restante da frota, e em especial a… Read more »

Tito

emerson disse:
20 de abril 2010 às 21:11

“daqui há pouco, alguém vai propor, como fez Alckmin em um debate em 2006, que sejam vendidos os aviões presidenciais para fazer um hospital em Pindaminhagaba”

Tenho que concordar que isso foi uma pérola do Alckimin, podia ter passado sem essa. 😉

Abs

emerson

discussão inutil e imbecilizante sempre a mesma ladainha partidária e inapropriada, hora atacando a reputação de um, hora a reputação de outro. escrevi recentemente que idéias são criticadas, pessoas não. mas a exaltação dos ânimos, que aumenta á proporção que a eleição se aproxima, vai tornando o blog desalentador. dias atrás, o Editor alertara para evitar a partidarização e a politização do blog… funciona por alguns dias, daí sempre voltando a temática partidária, isso sem falar no trololó sobre o FX2. ora, o GTE tem aviões novos depois de bem mais do que 30 anos, e isso se torna tema… Read more »

Novesfora

Francoorp, você usa telefone celular? Sua empregada usa? O gari que varre sua rua usa?
Sabe a quem devemos isso? Fernando Henrique Cardoso!!!
Vá ler um pouco para saber o que foram as privatizações….

RenanZ

Olha, o VC-1 (A-319CJ) até que é um avião bonitinho..

MAS
MAS
MASSSSS

os VC-2 (EMB-190, “Bartolomeu de Gusmão” e “Augusto Severo”, respectivamente) são o que há de FODA.

Pura e simplesmente fodásticos

Tito

José Maria, cadê os links???

Abs

Francoorp

Falso, devemos isso a estudos feitos nos anos 60-70, implantação de baixa escala nos anos 80(eram muito caros), e a natural implantação de larga escala dos anos 90 e 2000, as privatizaçòes não tem nada haver com a implantação de celulares no Brasil, foi uma evolução natural de uma tecnologia, nada mais!!

E mesmo que fosse assim como o senhor diz, vamos analisar a coisa… então o FHC poderia sem problemas ter recebido um “por fora” para fazer esta, como o senhor diz “modernização do paìs”, e o Lula não pode… Hipocrisia!

Valeu!!

emerson

grande Tito,

Se um dia tive certeza que Alckimin nunca poderia ser um presidente, foi quando ele disse essa imbecilidade ao vivo.

Um candidato que pretendia comandar um país com PIB de 2 trilhões de dolares, que tem um orçamento federal de 800 bilhões de dolares, que foi governados do estado que tem 20% da riqueza do país, falar em vender um avião de 160 mihões de reais (57 milhões de dolares na época) para construir um hospital, pensou como um candidato a prefeito de uma cidade do interior.

perdeu qualquer chance de meu voto naquele instante.

emerson

amigos,

continuam a discutir,
eu vou pular esse post.

Tito, vamos torcer para que nenhum candidato venha propor vender os AH2 Sabres para construir creches.

Carlito

Sem querer jogar lenha na fogueira, e sem querer politizar o blog (que é para se discutir assuntos militares e tecnologia), é hipocresia acusar o governo anterior de privatizar o patrimônio público quando o atual governo também fez isso.

Não só privatizou, como também terceirizou diversos serviços.

Tito

É emerson, esse é um dos aspectos mais sórdidos da política, o que inporta é “sentar a lenha” no que o outro candidato fez, não importa se certo ou errado.

Acho que o Alckimin até concordava no fundo com a aquisição, mas era eleição…

Vale Tudo

Francoorp

Certamente privatizou e terceirizou, mas foi em menor escala, nada de gigantes estatais,e isso que segurou a crise no Brasil, pois se tivesse seguido a mesma linha dos Néo liberais, hoje estarìamos na Mer… e além de que foi o atual que reduziu realmente a pobreza no país… simples né?

Valeu… e eu vou sempre responder a quem quer politizar o Blog, com respostas politicas.