Embraer pretende comercializar KC-390 até o final desse ano
Virgínia Silveira
O projeto do novo avião de transporte militar da Embraer, o cargueiro KC-390, é o carro chefe da estratégia de crescimento da área de defesa da companhia, que em 2009 registrou um faturamento de US$ 500 milhões e representou cerca de 9% da receita. “Para 2010 estamos prevendo um faturamento de US$ 650 milhões na área de defesa. O valor representa mais de 12% da receita global projetada para a Embraer em 2010”, disse o vice presidente executivo Financeiro e de Relações com Investidores da Embraer, Luiz Carlos Aguiar.
Até o fim do ano, segundo o executivo, a Embraer pretende iniciar a comercialização do KC-390. “Existem hoje no mercado internacional dois mil aviões cargueiros em fase final de vida útil. A nossa expectativa é a de capturar 10% da renovação dessa frota, a maioria do modelo C-130 Hércules, um mercado estimado em 200 aviões em dez anos”, afirmou.
Sobre a possibilidade de venda de um número superior a 100 aeronaves Super Tucano para a FORÇA Aérea dos Estados Unidos, Aguiar disse que não se trata de uma venda simples. “Os EUA estão com um problema de crescimento econômico sério e, numa situação dessas, a tendência é que a compra seja feita internamente.” A Embraer, segundo ele, não se associou a nenhuma empresa americana para participar dessa licitação.
Na opinião do comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, o acordo militar assinado esta semana entre o Brasil e EUA, pode favorecer a venda do Super Tucano para a FORÇA Aérea americana. “Estamos acompanhando de perto a negociação e torcendo para que a Embraer consiga exportar os aviões”, disse.
A FORÇA Aérea Brasileira (FAB) é a proprietária do projeto do Super Tucano, desenvolvido pela Embraer. A empresa recebeu encomenda de 99 aeronaves da FAB e já entregou 85. O Super Tucano da FAB, conhecido pela sigla A-29, opera nas unidades de caça instaladas em Boa Vista, Porto Velho e Campo Grande.
FONTE: Valor Econômico, via Notimp
Vamos torcer para que tudo de certo e o KC-390 venha o quanto antes, não a dúvidas que será um sucesso, só falta mesmo a EMBRAER desenvolver um jato de combate leve.
realmente é interessane começar a vende-lo logo, já que daqui a pouco entrará o projeto indo-russo no mercado é interessante já ter uma clientela cativa
Pensei a mesma coisa que o Alex Nogueira. AGora só falta a FAB desenvolver um avião de combate a jato.
A oportunidade para “acelerar” esse sonho seria a escolha do Gripen no FX.
Algo que não vai acontecer…
Ótima decisão da Embraer.Quanto mais cedo, melhor.
Em relação a venda de ST aos EUA, Luiz Carlos Aguiar foi bem realista.
Vamos esperar pra ver no que dá.
Abs.
Opa, corrigindo A EMBRAER desenvolver um avião de combate a jato…
Tomara que o KC-390 seja mais um sucesso de vendas para a Embraer, a empresa precisa deste nicho para se manter grande, mas o mais importante é que muitos se esquecem quem é que apoia incondicionalmente e auxilia financeiramente este projeto (e do ST), a FAB, que muitos dizem ser atrapalhada e incompetente. Sem um forte apoio da FAB e do governo federal, a Embraer não irá projetar e nem fabricar qq caça, no mais, o mercado está “saturado” de caças e o nível tecnologico (e custo) está cada vez maior. Nem a França com o seu Rafale tem se… Read more »
humberto: 16 de abril de 2010 às 10:48 Humberto, Bem lembrada a importante, melhor, a essencial participação da FAB no desenvolvimento do CONCEITO e do projeto do AT-29 SuperTucano. A muito tempo eu li que o CONCEITO do SuperTucano foi idealizado (inicialmente) por 2 (dois) Tenentes da FAB, que perceberam a necessidade de um vetor de ‘caça’ de custo extremamente baixo. Quando escrevo extremamente é exatamente isso, custo de orçamento minguado e mitigado, como já vimos por tantos anos na FAB, em particular nos períodos de crise internacional, quando nossa economia ainda frágil precisava reinventar tudo, inclusive a moeda. O… Read more »
th98: 16 de abril de 2010 às 10:23 TH, Muito bem lembrado. “Time is Money.” Mas não apenas no sentido de pressa ou rapidez, mas também no sentido do momento certo. A Janela do mercado de transporte aéreo, pelo que tudo indica, é agora. Se atrasar perde a oportunidade. Se antecipar alerta a concorrência que poderá apresentar produtos mais modernos. Exemplo de ‘Time’ correto: SuperTucano. Exemplo de ‘Time’ errado: AMX. Digo isso apenas para registrar que não se pode acertar todas, mas o AMX, mesmo tendo errado a janela do mercado pois ninguém sabia que a Guerra Fria iria acabar,… Read more »
Uma coisa não tem nada a ver com outra!
O acordo militar BrasilxEUA, não cria nenhuma obrigação ou expectativa de natureza comercial. Se aviões brasileiros forem vendidos aos EUA, será por méritos técnicos. Em hipótese alguma o acordo está condicionado à venda – ou a compra, diga-se de passagem – de aviões. Não há nenhum jogo de negociação por trás disso. Se o Brasil vender aviões, ótimo.
No mais é barrigada de Jornal!!
E agora os rafaleiros vão dizer que o KC-390 é de papel?
As empresas que fabricam os atuais caças de última geração aparentemente se preocupam muito em deixa-los no “estado da arte”, o que acaba encarecendo demais o preço final do produto. Se a EMBRAER desenvolver um caça com a mesma concepção do projeto do F-5E/F, que requeria uma boa manobrabilidade, um peso leve e focava na simplicidade, tenho certeza que também seria um grande sucesso. Imagino um avião com a configuração do F-E, mas monomotor (usando um turbofan), capaz de portar mísseis DERBY (4) e PYTHON-5(2-6) e tanques de combustiveis, com capacidade REVO, com a avionica do F-5EM, com FBW; de… Read more »
Alex Nogueira disse:
16 de abril de 2010 às 11:52,
Você quer criar um concorrente pro Golden Eagle (A/T-50) ?
Que tal um Grippen empobrecido ?
Bom os méritos do ST vem lógicamente do incremento no Tucano para a RAF. Ocorreram acrescimos a essa versão, mas sejamos ralistas, muito poucos – basicamente aviônica
Quanto ao KC-390, acho que o avião tinha que ser chamado de cargueiro da FAB e não da EMBRAER. Isso porque o KC-390 original era um arremedo de E-190 que foi revisado e racionalizado pelos técnicos da FAB. Além do que torraram a verba do KC-390 e do A-4M para finalizar o VLJ. Tomara que vendam logo alguma coisa para,pelo menos recuperar o dinheiro dos programas militares.
ops !
ralistas – > realistas
O Brasil poderia atualizar o F-5 e fabricar sob licensa; tirando o fator idade da célula e a pouca autonomia, o restante é suficiante para países que não tem grandes ameaças. Produzindo em larga escala seria perfeitamente viavel, visto que na RED-FLAG de 2008 os F-5 da FAB conseguiram batalhar entre caças mais avançados. Com um preço máximo de 25 milhões de dolares seria bem competitivo, uma vez que o FA-50 Golden Eagle deve sair custando quase o mesmo de um Gripen ou F-16. *Desculpem por meus posts ficarem um pouco confusos as vezes, é que quase sempre tenho que… Read more »
Sim!!! Acredito que o F-5 (versão atualizada) seria mais viavel que o A/T-50 / FA-50, pois possui um peso relativamente menor, ficando a dever somente em autonomia, mas isso poderia ser contornado usando um turbofan menos potente ( faixa de 6.000Kg max. em PC), e com algumas outras melhorias, porém tomando cuidado para que o mesmo não fique muito pesado e caro. Assim suas horas de voo seriam mais baratas, e o avião como um todo não precisaria ser o “estado da arte”. O F-5 de modo geral sempre enfrentou “inimigos” mais poderosos e se deu bem, então os únicos… Read more »
A FAB melhorou o progeto todo e não pensou apenas neles mais tambem nos Urutus do exercito com espaso correto, a cauda em T o local dos tanques reabastesedores que antes estavam muito pertos “night vision” sistema HUD e demias coisas.
sr ricardo exatamente o C-390 éra em base do E-190
Embraer pelo visto vai vender bem eles PRIMEIRO PRA GENTE xD
uma pergunta, esse KC_390 tera quanto de autonomia, e quanto de carga podera transportar.
A única coisa que me preocupa é a compatibilidade desta aeronave com a nova familia de blindados do EB.
Se a nova familia de blindados não puder ser aerotransportada, ficamos com um mico ou na FAB ou no EB.,
Fabio quanto tempo você le o blog??
procura ai que você acha a materia dos Urutu III dentro do KC
Caro Alex, Alguns dados circulando em um estudo conceitual do KC390 Alcance 19tons :1450nm 11tons: 2750nm ferry flyght: 3350nm Hi-Lo-Lo-Hi:1250nm O volume interno é ligeiramente maior que um C-130J, seu maior concorrente. A Embraer está certa em começar a vender antes que seus concorrentes, estatégia semelhante à adotado nos ERJs que firmou a Embraer líder de mercado no segmento de regional jets. Vamos ver agora como ela se sairá nesse novo mercado. O timing é importante, e parece que é agora com a desativação de centenas de Hércules . Caro Alex Nogueira, Reparou que um Gripen “pé-de-boi” poderia se encaixar… Read more »
Caro Fabio Mayer,
A maior preocupação nesse projeto foi compatibilizar o espaço interno com transporte de blindados leves, URUTU principalmente, e agora o IVECO-Guarani
[]’s
Nick também acho interessante a versão “pé-de-boi” do Gripen, vejo a atualização do F-5 uma opção caso o RAFALESuper Hornet venha a ser o caça de superioridade aerea do Brasil. No meu ponto de vista o F-5 tem como vantagem em relação aos projetos atuais seu baixissimo peso na casa de 4 Tons, enquanto o At-50/FA-50 pesa aproximadamente 6,4 Tons, e assim necessita de um motor muito potente, o que encarece o projeto, só para ter uma idéia o AT-50 é praticamente um Gripen – C em relação ao peso e potência de motor. O futuro irá demandar aeronaves economicas,… Read more »
Esse avião não existe. É de papel! Até agora só fizeram um mock-up do compartimento de cargas dele. Não é como um Gripen que já tem demonstrador pronto e sendo testado. A Embraer vai falir investindo em um projeto arriscado como esse. Aonde ja se viu?? Projeto demora e toma muito mais dinheiro do que o planejado. Até esse origami aí ficar pronto, os nossos Hércules já vão estar caducos. Agora quererem vender ele, já é falta de vergonha na cara. Não são como os suecos que apresentam um demonstrador e especificaram quais as etapas a serem concluídas, em quanto… Read more »
Ivan disse:
16 de abril de 2010 às 11:22
Erro pior que o “time” do AMX foi o Vector (CBA-123), veio na hora errada, e pior, com o parceiro errado.
Na época, eu tinha um amigo que era um dos engenheiros que trabalhavam no projeto, e ele criticava a falta de domínio tecnológico dos Hermanos, como tambem o fato do governo deles não cumprir com sua parte no acordo, leia se “grana”.
O mais interessante é que ele é Argentino.
Abs.
Vetusto Douto disse:
16 de abril de 2010 às 14:49
Caraca bicho, pensei que tu tinha enlouquecido.
muito bom.
Abs.
Vetusto Douto:
16 de abril de 2010 às 14:49
PUTZ !!!
Muito doido… mas muito bem humorado.
Ivan.
Nik. obrigado.
Galante, agora o blog ficou bonito, até parece que é internacional..rsrs
Att.
Pois é Sopa, tamo “chique no úrtimo” agora! 😉
O KC-390 vai ser um sucesso porque a FAB e o governo federal estão financiando seu desenvolvimento e principalmente porque é a EMBRAER que está desenvolvendo! A EMBRAER tem expertise para saber o melhor momento para colocar uma aeronave no mercado. O KC-390 também não eh um conceito novo, os russos e japoneses tem aeronaves com design parecido. Isso facilita, jah que os engenheiros não cometeriam “teoricamente” os mesmos erros dos anteriores. A questão de poder transportar o URUTU pra mim não deveria ser tão importante. Porque? Porque nós só teremos no máximo umas 30 aeronaves desta. Se cada KC-390… Read more »
Boa noite! Acredito que já esteja na hora deste projeto andar! Tem se falado muito dele, mas ainda não vi nada sobre abertura de linhas de produção e parcerias definitivas do projeto! mais um pouco a janela de oportunidade passa, ai teremos mais um AMX na mão! Não acho interessante a Embraer se enveredar por aviões de caça (leves, pesados, Furtivos…). Acho que seria mais interessante investir em aviões de transporte. Não temos um substituto para o Bandeirantes ainda, nem o bandeirante patrulha (considero o P3 um avião para outro tipo de função, e caro demais para cobrir todo o… Read more »
“Venha logo KC-390, vc seá mais um sucesso de vendas…”
Aonde??? Pq quem está realmente vendendo, são o C-130J e o C-17A.
Mauricio R., Na Índia por exemplo. A índia está até pensando em desenvolver uma aeronave de transporte militar na faixa de 20t de carga com a Ucrânia! O KC-390 se encaixaria nessa faixa perfeitamente! E ele será um sucesso de vendas sim! _____________________________________________ Samuel Henrique, O projeto do KC-390 nao estah parado. Está muito vivo! Vc acha que um dia se pensa em fazer a aeronave e no outro mês sai um do forno? Isso leva anos! A previsão de vôo eh para 2013 ou 2014 e início da produção em série em 2015! Atualmente a EMBRAER está escolhendo os… Read more »
Os EUA também precisarão de muitos KC-390 nos próximos anos. Toda a américa latina precisará de vários! Países europeus e muitas compahias de transporte de carga aérea também irão querer comprar essa maraviha!
E ai grande Rodrigo….um abraço! Bom comandante….Como você, eu não acho que esteja parado, só acho que está lento! Leio sobre este possivel avião faz algum tempinho, desde que ele ainda era apenas um 190 militarizado, e hoje, ele já é um projeto que viza um mercado perigoso (na minha visão) onde já existe um modelo estabelecido e outros muito parecidos ao nosso e já em estado adiantado de projeto. Se não me negano, foi aqui no bleg mesmo que li sobre um avião Russo, que entraria na mesma categoria, fora o modelo Japones que já está até voando (nunca… Read more »
“Na Índia por exemplo. A índia está até pensando em desenvolver uma aeronave de transporte militar…” O MTA está sendo desenvolvido em parceria entre indianos e os RUSSOS!!! “Os EUA também precisarão de muitos KC-390 nos próximos anos.” Os EUA já tem uma aeronave nessa mesma faixa de capacidade, aliás um pouco mais capaz até, que se chama C-130J Hercules II!!! Aeronave esta que tem pelo menos 250 encomendas de 10 ou 12 países diferentes, estando em serviço ativo em diversos deles. “Toda a américa latina precisará de vários!” Algum país da AL, tem encomenda firme dessa aeronave??? Não!!! “Países… Read more »
Amigos,
Notícias de Farnborough sobre o KC-390:
http://www.flightglobal.com/articles/2010/07/13/343784/farnborough-embraer-confident-of-success-with-kc-390.html
Abraços,
Justin
“Justin Case supports Rafale”