Chegam a Bucareste os dois primeiros C-27J, de sete encomendados
A Alenia Aeronautica, da Finmeccanica, informou em 12 de abril que realizou o traslado em voo, para a Romênia, dos dois primeiros transportes táticos C-27J, de uma encomenda feita em dezembro de 2007 para sete aeronaves. Os novos aviões, que pousaram no dia 12 na 90ª Base de Transporte, localizada no aeroporto Bucareste-Otopeni, deverão substituir aviões Antonov.
A entrada em serviço deverá ser imediata, combinada a um complexo processo de treinamento de tripulações romenas e pessoal técnico, assim como a integração, customização e testes de sistemas militares específicos. A empresa também informou que oferecerá todo o apoio logístico e assistência ao cliente, fornecendo peças de reposição, equipamento de manutenção, treinamento avançado de pilotos, mestres de carga e pessoal de manutenção, além da documentação técnica.
O C-27J is é um bimotor turboélice de transporte tático com aviônica no estado da arte, que oferce, segundo a Alenia Aeronautica, características singulares de interoperabilidade com classes superiores de aviões de transporte em uso por países da OTAN, graças a sua cabine larga. Além da Romênia, o avião foi também encomendado pela Itália, Grécia, Bulgária, Lituânia, Estados Unidos e Marrocos (o primeiro cliente não pertencente à OTAN), além de ter sido selecionado pela Eslováquia.
O apredecessor da aeronave é o G.222, operacional em forças da Nigéria, Tailândia, Argentina, Departamento de Estado dos EUA e Itália. A Alenia Aeronautica também assinou um contrato com a USAF (Força Aérea dos EUA) para fornecer 18 aviões G.222 remodelados, para equipar o Corpo Aéreo do Exército Nacional do Afeganistão (Afghanistan National Army Air Corps – ANAAC).
FONTE / FOTOS: Alenia Aeronautica
VEJA TAMBÉM:
Editor, apaga esse meu post e coloca esse video excelente do C-27J Spartan no POST! 😉
http://www.youtube.com/watch?v=xAD2M3NBudQ
muito melhor que o amazonas que a FAB comprou para substituir o bufalo.
Eu não me recordo os valores agora, mas a diferença de custos entre os C-27J e os C-295 foram fatores que pesaram em muito na escolha da FAB pelo avião espanhol, que alguns críticos classificam como um avião “civil de emprego militar”, ao contrario do C-27J que é um avião “puro sangue” para emprego militar. A minha critica não é em relação ao C-295 em si, acho que a FAB tem mesmo que escolher o mais barato, diante do numero de necessidades eminentes que tem, mas em relação ao emprego tático dos aviões e helicópteros em si. Apesar de no… Read more »
Elizabeth, Concordo com tudo o que disse! Complementando o que vc disse sobre REVO, ano passado eu comentei que não podíamos deixar de comprar os EC-725 Super Cougar com capacidade REVO, mesmo que não fosse usado em todas as aeronaves em tempos de paz, mas que pudéssemos, “se necessário”, instalá-los quando fosse preciso. Bem, para meu espanto um piloto da aviação do exército comentou mais ou menos: “para que?”! Penso eu que o que falta também é a mudança “nas cabeças” de muitos pilotos atuais em relação aos conceitos para a moderna guerra que temos hj! Falta visão de futuro,… Read more »