Saab recebe contrato para modernizar frota de Gripen da Suécia
A Saab divulgou hoje, 10/3, que recebeu um pedido da Administração de Material de Defesa da Suécia (FMV) de desenvolvimento de melhorias na atual frota de caças Saab Gripen. O valor do contrato foi estimado em 2 bilhões de coroas (aproximadamente US$ 280 milhões) e possui validade de quatro anos.
O objetivo é manter os caças Gripen C/D da Força Aérea da Suécia atualizados com os mais recentes avanços na área de eletrônica. Isso inclui melhorias na parte de ECM e comunicações. Também serão adotadas medidas para reduzir os custos operacionais, baseando-se na experiência adquirida em mais de 130.000 horas de voo.
A integração de novos armamentos, melhorias no alcance do radar e inclusão de novas funções também estão no pacote de desenvolvimento.
FONTE e FOTOS: Saab
grande foto do pequeno caça!
É verdade, Chicão.
Um pequeno caça e grande guerreiro!
Ivan.
Os amigos lembram alguns meses atras no site da FAB em que fotos do gripen pintados na cores da FAB apareceram ,ficaram show ,mas logo retirados devido a polemica .
A unica coisa que me preocupa realmente no projeto gripen ng é o custo da hora-voo. que duvido que ficara como anunciado pela saab .
sds
Pequenino e mortal.
Latino, Custo operacional para qualquer coisa, de caça a complexo industrial, dificilmente fica dentro do planejado, muito menos do que é ‘vendido’ como projetado. Mas é vital planejar (ou projetar) este custo, para que se possa acompanhar sua evolução e fazer correções. Contudo, se o custo projetado do Gripen NG é muito pequeno, mesmo que dobre ficará ainda menor que o projetado dos concorrentes, sendo que estes também não devem ficar totalmene dentro do planejado. Lembre, amigo, que o Gripen original teve como um dos seus requisitos básicos um custo operacional baixo, menor que o Viggen que substituiu. O Gripen… Read more »
Esta notícia confirma que a Suécia não tem interesse pelo NG. Confirma também que o NG não foi à india simplismente por eles não tem nada à apresentar. Se a SAAB tivesse oferecido o C/D ao Brasil com um sistema mais moderno poderia ter vingado. O Gripen era mais sueco, seu motor era produzido sob licença pela volvo e tinha mais partes produzidas lá. Tentaram empurrar um projeto que eles mesmos não dominavam, pois incluiram muitos parceiros. O motor GE414 não seria nacionalizado, ou seja a volvo não participaria, muitas partes externas também não seria sueca, bem como sistemas e… Read more »
Esta notícia confirma que governo da Suécia não tem interesse pelo projeto NG. Confirma também que eles não tinham nada para mostrar para os indianos.
O gripen C/D era mais sueco, inclusive seu motor era produzido localmente pela Volvo sob licença.
O NG seria uma colcha de retálhos com pequena participação sueca. Seu motor não seria nacionalizado, o radar ítalo americano e várias partes britanicas.
Portanto, quando a coisa é comercial e não estratégica, o fim pode ser esse mesmo. Quando se trata de produtos de defesa, não se pode medir pelos custos.
US$280 milhões????? só isso para toda frota
Robson Br em 10 mar, 2010 às 13:12
Robson, o motor do Gripen NG (similar à consagrada GE F-414) tb é produzido sob licença pela Volvo.
Sem essa desinformação, por favor. Vc não precisa dela.
Sds.
Pressão..muita pressão..Até o rei entra na onda..
http://www1.folha.uol.com.br/folha/pensata/elianecantanhede/ult681u704939.shtml
Agora fiquei confuso.
Ontem saiu uma noticia que o protótipo (ou o demonstrador como alguns dizem) do NG ficaria na Suecia pois a Suecia iria fazer uma encomenda da mesma. Agora sai esta noticia, uma coisa não tem nada a ver com a outra OU ou este quase-ng é o que a Suecia deseja com este up?
[]
Humberto em 10 mar, 2010 às 15:45: Humberto, “uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa” (rsrs). A SAAB teria que fazer as certificações do Gripen NG mais cedo ou mais tarde, ainda que a Flygvapnet não os fosse adquirir (o que não é o caso). Talvez o momento tenha sido um pouco inoportuno, mas sabendo que os indianos iriam voar o Gripen Demonstrator “até o osso” e uma queda ou eventual pane além de ser desastroso para a concorrência indiana seria um grande atraso para o programa Gripen (só há um protótipo operacional), a SAAB preferiu fazer… Read more »
Mais que fotos lindas! Olhando a foto de cima… fico pensando se não seria interessante a EMBRAER junto a Suecia, desenvolver uma versão mais capaz de AWECs, baseado no EMB-190… com antena maior e radares de maior alcance… o mercado não absorveria um produto deste? TB Vejo um problema sério com o R-99 + mísseis BVR de alcance inferior a 100km, em efetividade, contra ameaças modernas, seu RCS é grande, (seus sensores são responsáveis por grande parte disso), Ele pode detectar um caça do tamanho do Gripen a uns 150km, mas, hoje, só poderia coordenar um ataque de F-5M dentro… Read more »
Felipão, Será que a Flygvapnet teria dificuldade de vender seus Gripen A e B usadinhos na Europa Central ou em outros países menores que não podem adquirir um novo? Veja bem, é fazer o que os Ingleses fazem com seus MBT. Pegaram seus Chieftain (usados) e venderam para o Oriente Médio para compra novos Chalenger, depois venderam estes mesmos Chalenger (usados) e venderam para comprar novos Chalenger II. A Suécia é muito próxima da Rússia e precisa ter um vetor sempre atualizado, ao menos com radar AESA (em que pese o excelente radar que possuem) e supercruise. Talvez lhes ocorra… Read more »
Chicão, Por partes. A um certo tempo foi desenvolvido uma canoa para instrumentos de reconhecimento aéreo a ser apricada por baixo da fuselagem dos F-5. Este apêndice aerodinâmico poderia ser desenvolvido para ser um tanque conformal para os F-5 EM. Levariam menos combustível, mas por ser mais aerodinâmicos poderiam ser mais eficientes. Quanto ao novo AEW baseado no EMB-195 seria muito interessante, mas há duas ponderações imediatas: 1ª) Uma antena, ou melhor, um grupo de antenas conformais (estilo Phalcon israelense) seria mais moderno, mas não seis se a SAAB/Erickson teriam interesse de investir neste sentido. 2º) Com o PAK-FA todos… Read more »
Felipe Cps em 10 mar, 2010 às 14:07
“”Robson, o motor do Gripen NG (similar à consagrada GE F-414) tb é produzido sob licença pela Volvo. “”
A volvo NÃO produzirá o motor GE F-414 (pelo menos por enquanto) simplismente pela escala.
Ivan em 10 mar, 2010 às 16:35: Ivan, acredito que a hora em que a Suécia começar a vender seus Gripen A/B (MLU ou não) vai CHOVER comprador, e não apenas da Europa. É um vetor capaz e barato para TOs de menor intensidade como África e AL. Perfeito para países muito pobres e sem defesa moderna (Paraguai, Bolívia, etc.). Robson Br em 10 mar, 2010 às 17:13: Robson, a Volvo pode até não produzir por hora, até porque o Gripen NG ainda não entrou em fase de produção em escala, mas já possui as licenças de produção da GE.… Read more »
Senhores, É claro que sem o motor um avião não voa, mas normalmente o que deixa o avião no chão são as coisas mais mundanas, como um pino que segura o trem de pouso que é construído pelas irmas virgens e cegas da região norte da Itália (rsrs). Brincadeiras a parte, se vc tem um número bom de vetores e alguns spares de motores, vc consegue ir tocando os caças mesmo que vc não tenha um suprimento constante de peças de reposição para as mesmas (existe a possibilidade tb de ir se canibalizando), já as outras partes (que são relativamente… Read more »
Caro Humberto, muito lúcido comentário. Um eventual embargo na manutenção dos motores somente seria sentido anos a frente, ainda mais se houver capacidade local de se fazer revisões nos mesmos. Os iranianos encomendaram os F-14 com motores reserva e suprimentos para 10 anos, e estão voando até hoje.
Vale lembrar que a GE tem uma gigantesca operação de revisão de motores no Brasil (CELMA), que atende primariamente a clientes de fora e fatura perto de US$ 1 bi por ano.
Ninguém vai falar do meu F-5M plus!?? rsrsrs com 4 Derbys!
Agora que abriu-se os comentários novamente….
Pelo jeito o Gripen NG vai continuar no papel. A Suécia vai atualizar seus Jas-39, mas não parece estar disposta a comprar o NG.
Só a nossa FAB mesmo.
Caros Amigos.: O “Saab Gripen JAS-39” é um ótimo avião (Suécia, Africa do Sul, Hungria, Tailandia, Austria possuem este avião) que poderia ser comprado pelo Brasil, pois é um avião de ótima manobra, baixissimo custo de manutenção, fácil de operar e pode agregar vários tipos de armamentos. hoje ele está passando da versão “A/B” para “C/D” e vai cuntinuar operando por muito tempo! Para se ter uma noção, se o Brasil vai gastar U$$12 Bilhões de Dólares para comprar 36 caças “Dassault Rafale F-3” (que também é um bom avião, só que é caro) com este valor daria para comprar… Read more »
Caros Amigos.:
Continuando…
Outro bom ponto do “Saab Gripen JAS-39” é a manutenção que é barata e a FAB poderia operar estes aviões interruptamente.
Para um país de “terceiro-mundo”, o “Saab Gripen” é um ótimo avião.
Abraços.