E o Gripen NG não foi
Segundo informações do site indiano de economia , Saab enviou os modelos D para avaliação na Índia
A fabricante de caças Saab Internacional mandou dois exemplares do seu caça Gripen D para ser avaliado em Bangalore (Índia) para a concorrência indiana MMRCA (Medium Multi-Role Fighter Aircraft).
Segundo informou o site Business Standard, a não apresentação do equipamento oferecido pode desqualificar a Saab de todo o processo. Mas mesmo que ele não seja desqualificado, os outros competidores podem até pedir a anulação de toda a concorrência pelas vias jurídicas.
Ainda segundo o site, o Gripen NG não foi enviado porque a Força Aérea da Suécia decidiu adquirir o novo modelo do caça da Saab e ordenou uma série de modificações no demonstrador. Desta forma, a agência de certificação aeronáutica da Suécia ordenou uma série de testes no avião antes que o mesmo possa deixar o espaço aéreo sueco para se dirigir à Índia.
Pilotos da Força Aérea da Índia tiveram a oportunidade de voar o demonstrador na Suécia em abril do ano passado, assim como a FAB também teve condições de analisar o caça.
FONTE: Business Standard
“Segundo informou o site Business Standard, a não apresentação do equipamento oferecido pode desqualificar a Saab de todo o processo. Mas mesmo que ele não seja desqualificado, os outros competidores podem até pedir a anulação de toda a concorrência pelas vias jurídicas”
Porque que no Brasil não é assim? Nossa democracia é inferior a Indiana? Lógico que um equipamento em desenvolvimento não pode participar desse tipo de certame… As possíveis negociações quanto ao Gripen deveriam estar em outro patamar de escolha.
Vixi maria. Lá vem o bombardeio em cima do Gripen, rsrs…
E vai ser de B-52 atopetado de bombas JDAN para não errar o alvo, rs… 😀
JACUBAO em 09 mar, 2010 às 10:25
“Vixi maria. Lá vem o bombardeio em cima do Gripen,”
QUE GRIPEN????? rsrs
É mesmo joão. 😀
Uma parte importante da noticia, a Suecia decidiu adquirir o NG.. Primeria vez que vejo isto, para os torcedores do mesmo é uma grande noticia, ou seja, vai abrir uma linha de produção (é claro que se a noticia for vero).
[]
Tá bom, agora, vendo que não tem chance de emplacar o NG, a Suécia sai com esta??? vão comprar quantos? só o demonstrador?? rsrsrsrs A India dá um show de bola em matéria de escolha! estão fazendo o mínimo que se espera nos dias de hoje! testar exaustivamente os candidatos… a FAB, do seu alto pedestal, não precisa! ela já qualifica só dando uma voltinha! e depois que eu levanto a pedra de carta marcada ficam bravo comigo! vou dizer mais uma vez: de político espero tudo! da FAB só o melhor! mas me entristece esta “forçação” de barra da… Read more »
Pois é, tudo tem o lado ruim e o lado bom. A SAAB pode ter perdido na Índia, mas ganhou na Suécia. Ou seja: ela preferiu acreditar na certeira compra pela Suécia do que apostar na acirradíssima concorrência indiana. Fez bem a SAAB: em tempos de vacas magras (para todas as empresas do ramo) não se troca o certo pelo duvidoso, até porque a concorrência indiana tem toda a pinta de ser uma “barbada” entre os russos da Mikhoian Gurevich (MiG-35) pela tradição e os americanos da Boeing (F/A-18E) pela variedade de fornecedores. E aí, gostaria de ouvir agora as… Read more »
SINTETIZANDO TUDO ISSO = O NG não existe! por isso não foi! simples assim! o que existe é um videogame montado num D todo “frankstein-alizado” para vender o peixe da sexta-feira santa de 2020! rsrsrss
Senhores,
Quero registrar aqui que não sou contra a participação do Brasil no desenvolvimento do NG. Mas, em minha opnião, essa participação não deveria se dar por intermédio do FX2. Uma licitação para aquisição de caças não é o instituto correto para uma parceria estratégica no desenvolvimento de um caça. Acho sinceramente que o Gripen tem tudo para emplacar e um mercado muito vasto. Mas a parceria independe do FX2.
OPA Antes de atacarem ,vejam o resto da materia !!! Os pilotos da Força Aérea da Índia foram convidados a voar com o Gripen NG durante uma visita a suécia entre os dias 6 e 10 de abril. A Gripen International também pediu mais uma data para poder levar o caça Gripen NG para Índia onde poderá ser avaliado. Mesmo sem ter voado com o protótipo do Gripen NG, os pilotos da Força Aérea da Índia ficaram extremamente impressionados com as capacidades do caça. Além dos magníficos aviônicos e um desempenho em voo superior, eles disseram que o Gripen NG… Read more »
è Latino, este Gripen é um “sonho” mesmo!
decolar e pousar em pista “alargada” ??? 800m??? até o mig-21 fazia isto, lá nos anos 60/70… tem vídeo de M2000 e F-16 decolando de estrada…
Este negócio é puro marketing, baseado na doutrina da Força Aérea Sueca…
O Gripen para em menos pista? claro é menor tem reverso…
Mas a pergunta é: a FAB vai fazer uso disso? não! ela vai, se puder, poupar os pneus! eu aprovo o uso de para-quedas para isso! é seguro e economiza freios e pneus!
Sds!
Só faltava esta agora, além da FAB querer comprar um caça que NÃO EXISTE como PROVA a notícia. Como vamos comprar um vetor militar que a Flygvapnet está mexendo nos requisitos do caça??? E se estas novas “exigências” da força aérea sueca ELEVAREM o custo do caça??? Como a SAAB vai fazer para manter o preço acordado no FX-2??? Vai sutentar o prejuízo, renegociar o precinho tão baratinho ou fazer uma versão Pé-de-Boi para o Brasil SEM os novos requisitos da Suécia? E uma ÚLTIMA PERGUNTINHA, quem será atendido PRIMEIRO a Suécia ou o Brasil??? Para minha opinião para a… Read more »
amigo Francisco AMX Bom lembrando que alguns jornais indianos noticiaram que o Rafale havia sido eliminado após falhar na avaliação técnica.mas depois inserido de volta . Todos nos ;sabemos que o presidente vai comprar os RAFALES . Mas vejam bem o que os pilotos da INDIA dizeram ao voar o GRIPEN D. não estou defendendo o GRIPEN NG ;mas temos que levar em conta o que os pilotos acham que no caso são os da INDIA DISSERAM sobre o vetor avaliado . Lembrando que os RAFALES ficaram em ultimo no relatorio da FAB , Bom mas ja esta mesmo decidido… Read more »
é cada coisa que agente lê a paixão cega…
Bem, ao que parece mais uma das criticas ao Gripen, de que nem a Suécia estaria interessada, cai por terra…
E, as criticas de que a FAB escolheu um projeto, que a FAB não sabe o que faz, etc, também cai por terra pois os pilotos indianos, que tem muuuuito mais experiência de voo, “…ficaram impressionados pela capacidade de guerra eletrônica e pelas facilidades no treinamento que ele oferece.”
João em 09 mar, 2010 às 11:38
Concordo plenamente.
Mauro em 09 mar, 2010 às 12:42
Concordo plenamente, só aumentaria a quantidade de NG para uma disponibilidade e cobertura maiores.
A Suécia tenta que tenta vender ouro de tolo pelo mundo. E quando é chamada a demonstrar, mostrar, o ouro, ela diz que não pode, que não está pronto… Estamos no século 21 e têm gente que acredita neste conto.
Não se dão conta que também os Suecos podem estar pedindo muito por este projeto, protótipo. Estão vendendo o que não têm. Se ganharem o FX2, dou o braço a torcer para os Suecos, venderem algo que não têm, idéias, além do mais, agregados de idéias que nem suas são… Os caras são bons mesmo.
Os indianos jogaram PS3 e se impressionaram… Por favor…
Ehhhhh… pois é… caiu a casinha das Rafalechetes e elas ficaram brabinhas… “Rafail” eliminado por falta de competência e Gripen NG inclusive abrindo mão da concorrência indiana… apesar dos elogios dos pilotos…
Algo está errado quando duas Forças Aéreas diferentes dizem a mesma coisa do queijo fedido…
Sds.
“A Suécia tenta que tenta vender ouro de tolo pelo mundo. E quando é chamada a demonstrar, mostrar, o ouro, ela diz que não pode”
R: “Pilotos da Força Aérea da Índia tiveram a oportunidade de voar o demonstrador na Suécia em abril do ano passado, assim como a FAB também teve condições de analisar o caça.”
Wolfpack em 09 mar, 2010 às 21:51
“Estamos no século 21 e têm gente que acredita neste conto.”
Os paises do consorcio do JSF tbm apostaram em um avião que não estava e nem esta pronto,assim como faz a rússia deixando a Índia entrar no seu maior projeto aeronautico e etc.Como são tolos!Não vêem que em pleno século 21 a total soberania só vem com total independencia.Assim como fazem os franceses e a dassault,e seu sucesso comercial…o Rafale.
[]’s de quem acredita.
A FAB não voou o NG. como pode voar num caça com apenas 40% de desenvolvimento.
O interessante que durante uma entrevista com jornalistas na suécia em 2009 eles não mostraram o caça. Foi uma oportunidade ímpar para apresenta-lo. A desculpa foi parecida.
Com mais esta falta em um momento importante, resta fazer uma única pergunta. Ele existe mesmo?
Esta notícia não merecia ficar escondida. Tem que estar no topo. Coloca um post deste e logo apos um monte de noticias de importância menor, da a impressão que ja estão querendo esconder que o tal de gripen NG já esta fazendo água. Primeiro a saída da BAE, que inclusive provocou a queda do presidente do grupo, agora esta notícia. Esta desculpa é mais esfarrapada do que tudo. Primeiro que a Suécia não tem espaço para esse caça. Tá sobrando caça lá. Segundo as chances no Brasil são muito reduzidas. Não duvido que o caça proposto para a concorreência seria… Read more »
“Pelo tempo do FX-2, a SAAB ja teria tempo para terminar o NG. Não fez e não tem o que apresentar.”
AHAHAHAHAHA… tem um outra empresa que diz ter o caça pronto que também teria tido tempo de terminá-lo então?
Hehehehe, no entanto, seu AESA ainda está nos estágios iniciais, enquanto o AESA swashplate da Selex-Galileo está já integrado e voando no NG…
Patéticas essa desinformações propositais, rsrsrs… só pega trouxa mesmo… Parece propaganda, credo, rsrsrs… 🙂
Sds.
Amigos por que essa relutancia em aceitar que o gripen ng seria um otimo vetor para a fab .
Posso ate estar errado mas se o molusco não assinar com os franceses,no proximo governo o grifo leva essa .
Latino em 09 mar, 2010 às 23:21: “Amigos por que essa relutancia em aceitar que o gripen ng seria um otimo vetor para a fab” Hehehe, não seja ingênuo Latino, rsrsrs.. aqui só tem “macaco-velho” mermão… se é que vc me entende… mil e uma explicações, rsrsrs… se é que vc me compreende… 🙂 Mas te garanto que se o Lula anunciar que o Gripen NG ganhou, dia seguinte tá todo mundo elogiando nosso “Grande Timoneiro”, nosso “Sol da Humanidade”, pela “sábia decisão”, rsrsrs… E é assim que funciona o mundo. Capisce? 😉 Abs. PS: exclua-se da menção acima um… Read more »
Latino em 09 mar, 2010 às 12:42
apenas para completar a informação, vou colocar o resto da notícia:
“O Minsitério da Defesa da Suécia não espera que a Índia retire o Gripen NG da competição devido a essa falta inesperada. A partir dos olhos dos concorrentes essa foi uma falha grave, mas a decisão de avaliar os caças modelos antigos do Gripen e posteriormente decidir se o Gripen NG ainda está no páreo vai caber a Força Aérea e ao Ministério de Defesa da Índia.”
abraços
Mas Felipe, eu vou ser o primeiro a apoiar o NG se ele vencer! escreve aí! mas vai demorar… para eu apoiar… ele precisa existir! rsrsrsrs
Cadê a notícia “autenticando” a encomenda da FAS do NG??? seria uma notícia bombástica!
Tenho a impressão que se for verdade o Blog vai fazer uma página especial! rsrsrs
Sds!
Mesmo que o RASCUNHO do Gripen Demo estivesse disponível para a fase de testes operacionais do MMRCA indiano AINDA ASSIM o Gripen NG continuaria em risco de eliminação pois Gripen DEMO não é Gripen NG e o processo do MMRCA indiano EXIGE DUAS AERONAVES para os testes operacionais… Como se sabe os suecos só tem UM RASCUNHO disponível e ele está sendo RERABISCADO pelos militares suecos… O PONTO aqui é que a SAAB não pode dar mais nenhuma garantia do que prometeu no FX-2 (principalmente a linha de produção no Brasil) pois terá que construir 60 Gripen NG Block II… Read more »
giltiger em 10 mar, 2010 às 4:45 “o cliente principal NÃO TEM A MENOR PRESSA porque tem uma boa frota de JAS 39 D/E ” (creio que C/D) A SAAB acabou de receber (nota publicada hoje no site da empresa) uma encomenda da Força Aérea da Suécia…não para o NG, mas para modernizar os Gripens C/D. http://www.saabgroup.com/en/MediaRelations/Pressreleases/Pressrelease.htm?PressreleaseId=195378 realmente, a Suécia não tem pressa nenhuma para comprar o NG. E isso não vai mudar. por outro lado, na India, o risco de o NG ser desclassificado existe de fato. Um blog indiano (livefist) publicou ontem: “The absence of the NG tech… Read more »
Felipe Cps em 09 mar, 2010 às 23:30 “”Hehehehe, no entanto, seu AESA ainda está nos estágios iniciais, enquanto o AESA swashplate da Selex-Galileo está já integrado e voando no NG…”” Primeiramente não existe NG. Nunca foi mostrado para ninguem. O máximo que existe é um C/D adaptado com motor novo. Falta 60% de seu desenvolvimento. Em todos os eventos importantes para uma concorrência eles não mostram nada. Se a FAB tivesse feito isso aqui (demonstração) seria a mesma coisa….mandariam o C/D. Na suécia durante a coletiva à imprensa nem isso mostraram. Estão escondendo o que? Quanto ao radar, meu… Read more »
“por outro lado, na India, o risco de o NG ser desclassificado existe de fato. Um blog indiano (livefist) publicou ontem:” Caro Hornet, o texto fala exatamente o contrário do que você disse. Segue a tradução: “A ausência do demonstrador de tecnologias do NG pode ser um substancial problema para a sua campanha, apesar de que existem conversas falando que a Saab pode ganhar uma colher de chá [da IAF] por razões pragmáticas – o racional que está circulando é que a indisponibilidade do NG para os testes em vôo na Índia não mudaria a percepção de que ele é… Read more »
Grifo, é que os Indianos, aqueles mesmos que desclassificaram o Rafale, aprenderam a ser mais polidos quando descartam uma proposta! esta seria a sua tese passada… não? quando “chamaram” o Rafale de volta! que na verdade nunca saiu da concorrência!
Sds!
Caro Francisco AMX, apenas fiz o favor de traduzir ao Hornet o que o texto em inglês diz. Não sei como anda a concorrência indiana e não tenho como comentar.
Vale lembrar que em entrevista coletiva aqui no Brasil, o próprio Merialdo da Dassault confirmou que a Índia havia desclassificado o Rafale mas que depois voltou atrás. Você que aqui já ensinou a FAB como avaliar aviões e a US Navy como ter uma doutrina de defesa aérea, pode agora ligar para o Merialdo e ensinar também para ele como está a concorrência na Índia.
Francisco AMX em 10 mar, 2010 às 0:21:
“Ainda segundo o site, o Gripen NG não foi enviado porque a Força Aérea da Suécia decidiu adquirir o novo modelo do caça da Saab”
Taí.
Abs.
“Robson Br em 09 mar, 2010 às 22:34 editar Esta notícia não merecia ficar escondida. Tem que estar no topo. Coloca um post deste e logo apos um monte de noticias de importância menor, da a impressão que ja estão querendo esconder que o tal de gripen NG já esta fazendo água.” “Francisco AMX em 10 mar, 2010 às 0:21 editar Cadê a notícia “autenticando” a encomenda da FAS do NG??? seria uma notícia bombástica! Tenho a impressão que se for verdade o Blog vai fazer uma página especial! rsrsrs” Robson e Francisco: “teorias da conspiração” sem o menor sentido… Read more »
grifo em 10 mar, 2010 às 8:48 não diz nada diferente do que eu disse. Diz exatamente o que eu disse: o Gripen corre o risco de ser eliminado na India. O fato de o Blog meio que lamentar ou achar uma ‘vergonha”, não muda o fato. Não é o Blog indiano que decidi isso, se o Gripen será ou não eliminado, mas sim a IAF e o MD da India. O blog pode apenas lamentar, se assim quiser. Mais ou menos como aqui, nos Blogs brasileiros. Pode-se lamentar, reclamar, deixa palavras ao vento etc. Mas nada além. vamos aguardar… Read more »
Caro Hornet, o que o blog disse é a ausência do demonstrador “is not nearly enough to bump Saab just yet from the sweepstakes”. Isto contradiz diretamente você dizer que o Gripen NG corre risco por causa disto.
O Gripen NG pode até estar em risco na Índia. Mas a citação do blog disse não dá suporte a esta conclusão.
grifo, o sentido é o mesmo da notícia em português, que postei para o Latino (mais acima), e que na verdade está na versão em inglês da matéria que o Blog traduziu – mas omitiu a última parte do texto (seja lá por qual motivo, talvez por não achar relevante…e não me importa o motivo): “O Minsitério da Defesa da Suécia não espera que a Índia retire o Gripen NG da competição devido a essa falta inesperada. A partir dos olhos dos concorrentes essa foi uma falha grave, mas a decisão de avaliar os caças modelos antigos do Gripen e… Read more »
Caro Hornet, ainda não entendi a partir de quê você chegou a conclusão que o Gripen NG corre risco por causa disto.
Quando você diz que a decisão de mantê-lo na concorrência é do governo da Índia, está falando o óbvio. Assim como a decisão de manter o Rafale, o Typhoon e os demais concorrentes é do governo da Índia. O quê mudou?
Para mim me parece muito improvável a SAAB ter enviado o Gripen ao invés do Gripen NG Demo sem a concordância prévia do governo indiano.
Nunão, não tem teoria alguma! não tem nenhum problema o blog colocar o NG em destaque! isso já vem se fazendo faz tempo! nada de novo! é direito seu!
Sds!
Ah minha reclamação maior é que não se fala de coisas importantes sobre o NG.. seus custos reais e tempo para ficar pronto… nenhuminha materiazinha saiu… porém já saiu do Rafale e seus custos para a FAB… isso é ser imparcial???
Sds!
Grifo, vc não está entendendo, vou tentar explicar de novo. Não sou eu que quero que o Gripen saia do MMRCA (por mim, tanto faz, até porque a relação que isso teria no FX2 é zero, tendo em vista que aqui o Rafale já venceu), mas o que quiz colocar é que o Gripen pode ser desclassificado do MMRCA da India, e isso está sendo noticiado por várias fontes. Se vc acha justo ou injusto é outra coisa. O livefist, por exemplo, acha um tanto quanto injusto se isso acontecer. Opinião daquele blog, nada mais. Por outro lado, quem tem… Read more »
correção: tendo em vista que aqui o Rafale já venceu
leia-se: tendo em vista que aqui o Rafale já virtualmente venceu. Não é oficial, mas dificilmente isso muda. É mais fácil o Barueri Futebol Clube ser campeão mundial que o Rafale perder aqui no Brasil.
enfim…este é outro assunto, e nem quero voltar a discutir FX2 até o anuncio oficial. Pois não tem mais o quê discutir sobre este assunto.
abraços de novo
Francisco AMX em 10 mar, 2010 às 18:32 Chicão, Eu também senti falta de uma pesquisa por parte do Blog sobre esses custos. Não pra colocar fogo na torcida insana e irracional, mas como um dado para se discutir algo mais concreto. De fato, o Blog ficou devendo essa pra nós…e não sem ter tido pedidos (como os seus) e mesmo ajuda (como as do Thierry, por exemplo, que indicou links com estudo comparativos de preços realizados pela Força Aérea da Suíça). Seja como for, aqui tem um link para pensarmos (não saberemos o preço da hv do NG por… Read more »
Hornet escreveu A Africa do Sul não está conseguindo manter o Gripen voando. Está sem dinheiro. Podemos pensar, mas se está sem dinheiro para voar até o Gripen (que segundo alguns é mais barato de voar que o F-5), então é melhor fechar a Força Aérea daquele país Realmente Hornet, as notícias provenientes da África do Sul dão conta de que eles estão com dificuldades para manter o Gripen voando. Infeizmente não temos maiores detalhes (lembrando que colaborações sempre são bem-vindas). Mas veja que as Forças Armadas daquele pais estão passando por algumas dificuldades, como o fato de encostarem um… Read more »
Hornet escreveu: Quem não pensa em aumento de recursos para as FAs, mesmo com Gripen (o “baratin”) vai ficar no chão… Esqueci de dizer. O orçamento das FAs brasileiras (eu odeio quando alguém escreve FFAA para Forças Armadas, isso é espanhol! lá eles dobram a letra inicial quando as palavras vão para o plural, aqui não é assim – aqui é português) estão em um crescente constante ao longo do governo Lula (fiz uma análise somente dos últimos três anos). O problema é que os custos, principalmente a folha de pagamento (ativos+inativos), crescem quase na mesma proposção. Alguém vai ter… Read more »
Aliás, é falso também que não haverá aumento de recursos para a FAB, quando chegarem os novos aviões. Quem voa F-5 tem recurso de F-5, quem voa Rafale terá recursos de Rafale. Mas essa é uma outra questão…deixa pra lá…
abração de novo
Hornet escreveu:
Aliás, é falso também que não haverá aumento de recursos para a FAB, quando chegarem os novos aviões. Quem voa F-5 tem recurso de F-5, quem voa Rafale terá recursos de Rafale. Mas essa é uma outra questão…deixa pra lá…
Saudações Hornet
Na verdade não é outra questão não. Quem voa Mirage 2000 até pode voar um outro caça com o custo da hora de voo beirando os 16.000 dólares. A questão é que se existe um caça com um custo menor que esse, ele poderá voar mais com os mesmos recursos.
Grande abraço
Francisco AMX em 10 mar, 2010 às 18:32 Francisco, esses dados interessam e muito ao Blog para trazer ao debate, tanto quanto qualquer outro assunto relevante em relação aos finalistas do programa F-X2. Quando e se estiverem disponíveis com maior grau de credibilidade, precisão e detalhamento (coisa que até agora não encontramos), como foi o outro exemplo por você citado, estarão aqui para serem debatidos. Quanto a teorias, volta e meia aparecem diversas, por parte de leitores, de que se esconde ou se privilegia aqui, deliberadamente, essa ou outra informação sobre um ou outro concorrente do F-X2, devido a posições… Read more »
Complementando meu comentário anterior e aproveitando também o do Hornet, que escreveu enquanto eu escrevia o meu. Essa questão dos custos diversos relacionados ao NG é algo mais complicado de se pesquisar e ter em mãos do que os do Rafale ou do Super Hornet. Comparar com os do desenvolvimento do Gripen A até D é parte da história apenas, dado que o NG é um projeto a partir desses. E essa “falta” de informação mais precisa é justamente o que levanta dúvidas por aí sobre o NG, acendendo brigas e discussões que, muitas vezes, se apoiam em números de… Read more »
Nunão, com relação à questão levantada pelo Hornet, nós entramos em contato com a assessoria da Saab para obter dados mais completos sobre o Gripen NG BR e não fomos atendidos até o momento.
“Alexandre Galante Enviado em 10/03/2010 às 20:03”
De fato, Galante, como já conversamos, obrigado por complementar.
“poderia ser o Gripen, o F/A-18 ou o Rafale lá, o problema existiria da mesma forma.” Realmente, Poggio. E aqui pode ser qualquer um dos 3 também, do ponto de vista de grana, pois ou se olha e se percebe a projeção internacional de médio prazo (juntamente com uma estratégia geopolitica) que o Brasil está fazendo, ou não se vê nada. Só que, como venho (junto com outros colegas aqui do Blog) falando faz tempo, a questão de grana no FX2 é apenas marginal. Quem colocou isso no centro da discussão, como se fosse uma restrição para a FAB, não… Read more »