Se não me engano o Libano tb usa esse mesmo modelo para essa função so que acho que os libaneses nao tem o hellfire
humberto
Visitante
14 anos atrás
Robson,
Creio que utilizam o Caravan pois o custo da hora voo dele deve ser bem mais em conta, sem contar que é mais silencioso, com uma autonomia bem maior e mais espaço para um pessoal de inteligencia e comunicação (se bobear dá até para fazer um lanchinho (com microonda e tudo rsrsrs)).
[]
Francisco AMX
Visitante
14 anos atrás
Esta arma no ST mais um pode designador, fariam do ST, uma vez conquistada a supremacia aérea um excelente caçador de tanques/veículos inimigos… um A-10 dos pobres!
Sds!
RJ
Visitante
14 anos atrás
Só um detalhe sobre o ditado popular:
“Quem não tem cão, caça COMO o gato”, ou seja: sozinho.
evandro
Visitante
14 anos atrás
Bronco
Hawker Beechcraft Corporation firmou contrato para fornecer oito aeronaves T-6 A Texan II ao Iraque. O valor do contrato é avaliado em US$170.430.952,00 e inclui treinamento, sobressalentes e dois anos de apoio logístico. O Iraque poderá eventualmente aumentar os pedidos para 20 aeronaves, e existe a chance de compra da versão avançada T-6B concorrente do Super Tucano da EMBRAER.
grifo
Visitante
14 anos atrás
O nosso querido A-29 tem todas as chances de ser o principal vetor de COIN no mundo, começando pela US Navy e depois para a USAF, RAF e outras.
Para isso só precisa o Jobim não apelar e respeitar a opinião técnica de quem entende.
alfredo.araujo
Visitante
14 anos atrás
grifo em 04 mar, 2010 às 14:45
Para isso temos apenas q bater o martelo para adquirir um certo lote de 36 avioes…
Giordani RS
Visitante
14 anos atrás
Isso me lembra os Cessnas que a Rodésia usou…bah…o A-29 com Hellfire…que sonho bom!!!!
DV
Visitante
14 anos atrás
Ai, ai, ai, que falta de Super Tucano. Hoje achei esse link, que propõe a venda de um suposto relatório sobre a intenção do Iraque de comprar Super Tucanos (apesar da já contratada aquisição de treinadores T6-A): “Iraq Air Force (IAF) is said to have got the Pentagon’s approval to buy Super Tucano training aircraft from Embraer of Brazil. The following 273-word report sheds light on the subject and tells what about IAF plans to buy other types of training aircraft. Note that IAF began taking delivery of 15 T-6A trainers built by Hawker Beechcraft Corp.” http://tacticalreport.com/view_news/Iraq_Air_Force_the_Pentagon_and_training_aircraft/1104 Deve ser papagaiada… Read more »
Nabil-BR
Visitante
14 anos atrás
shuashuahsuahsu ainda tem gente que não gosta da FAB por terem F-5
olha eles ai, estão inprovisando, é a mesma coisa que nós pegarmos uns R-99 e colocarmos armamentos.
Antonio Carlos
Visitante
14 anos atrás
Eles têm mísseis e não tem aeronaves de combate …
Nós temos Super Tucanos e não temos mísseis …
JACUBAO
Visitante
14 anos atrás
É melhor do que nada, né?
Já estão mais poderosos que os ST, 😀
arlei
Visitante
14 anos atrás
espera aí…
a força aerea do iraque não era a quinta maior do mundo na gerra do golfo?
Ivan
Visitante
14 anos atrás
Sem dúvida o SuperTucano é a aeronave mais indicada para substituir o Caravan adaptado da foto, inclusive usando outras armas além do Hellfire, como as bombas francesas AASM – Armement Air-Sol Modulaire ou americanas JDAM de 500 lb (Mk82) e ainda as menores GBU-39 Small-Diameter Bomb (SDB) de 250 lb (113 kg).
Mas o conceito SuperTucano já foi copiado pela Hawker Beechcraft Corporation, e os americanos vão gerar empregos lá, considerando que iremos gerar empregos na França… he he he.
Abç,
Ivan.
Caipira
Visitante
14 anos atrás
Que marmota, rsrsrs.
Cmte. Felix
Visitante
14 anos atrás
Senhores,
O porque do espanto!?
Nosso Neiva Regente usava lança foguetes para missão de reconhecimento armado.
Abraço
Giordani RS
Visitante
14 anos atrás
Mas duvido da capacidade de combate do caravan…o Hellfire tem um alcance limitadíssimo e o caravan teria de se aproximar muito do alvo, tornando-se ele mesmo, um alvo…
Li a um Tempo atrás que a AMI havia oferecido seu AMX para o Iraque…
Lucas Duarte
Visitante
14 anos atrás
arlei em 04 mar, 2010 às 15:40
espera aí…
a força aerea do iraque não era a quinta maior do mundo na gerra do golfo?
Em quantidade de aviões ela era,porém,em qualidade dos avião não.
Lucas Duarte
Visitante
14 anos atrás
desculpem pelo erro: em qualidade dos avião não ->em qualidade dos aviões não
alexandre
Visitante
14 anos atrás
alguen sabe o que foi feito daqueles caças que o exercito dos eua achou escondido no deserto depois da guerra,pareçe se nao me engano que tinha mais de 200 avioes,e o sadam escondeu pra nao ser destruido.socorre alguen ai…bosco,galante.
robson Br
Visitante
14 anos atrás
grifo em 04 mar, 2010 às 14:45 “”Para isso só precisa o Jobim não apelar e respeitar a opinião técnica de quem entende.”” UMA COISA não tem nada a ver com a outra e nem a FAB mostrou preferência palo F-18. O congresso americano não aceitaria a compra de material de defesa de outros países, principalmente de quem não é aliado. Basta lembrar do A330 reabastedor que guanhou e eles mudaram os requisitos para o B-767 levar. Lembrar também do ERJ 145 da embraer na concorrência do USArmy, também dos helis para o transporte presidencial deles….etc…etc… Se os EEUU realmente… Read more »
alexandre
Visitante
14 anos atrás
achei a fonte. O regime fez de tudo para preservar seus recursos para o pós-guerra. Os aviões da Força Aérea, escondidos em bunkers no deserto, não saíram do chão. Dezenas de tanques também não chegaram a entrar em combate – enterrados na areia, foram achados intactos.http://veja.abril.com.br/300403/p_052.htmlhttp://www.mdig.com.br/imagens/diversos/real_ou_falso17.jpgO achado foi anunciado pelo secretário de defesa dos EUA Donald Rumsfeld. Vários aviões de combate da força aérea iraquiana haviam sido escondidos e camuflados com a areia, inclusive haviam recoberto em projetores plásticos para proteger o instrumental eletrônico. Isto foi descoberto porque a ponta das asas ficaram descobertas.por que nao estao usando esses avioes?
alexandre
Visitante
14 anos atrás
o link nao saiu nao sei porque,mas achei um site que explica o que aconteceu com os avioes(sem comfirmaçao)http://www.alide.com.br/wforum/viewtopic.php?f=21&t=2651
Fabio Mayer
Visitante
14 anos atrás
Sem muito alarde a FAB comprou mais 8 Gran-Caravans ha pouco tempo… claro que não para missões de ataque, mas são excelentes aeronaves.
Robson
Visitante
14 anos atrás
eu acho que ele está sendo usado para teste.
dumont
Visitante
14 anos atrás
O ST é realmente muito mais capaz para o tipo de missão.. mas… não tem o hellfire integrado, ainda (ou oficialmente…).
A capacidade “inteligente” tb não é oficial ainda…
Ivan, acho que o “conceito” do ST e do BC são o mesmo mas o BC é bem mais leve do que ST, mais focado ne treinamento mesmo. Por isso ele se deu melhor até agora… mas os tempos mudaram e o ST esta virando o jogo (novas demandas…)
Mauricio R.
Visitante
14 anos atrás
Que ST que nada, aonde os iraquianos estão usando esses Caravan, os americanos usam o Reaper!!! Deixa mais um par de anos e os iraquianos tb vão estar operando os UCAV. “Basta lembrar do A330 reabastedor que guanhou e eles mudaram os requisitos para o B-767 levar.” O B-767 não levou nada, pois a concorrência foi cancelada, dada a forma como a USAF avaliou ambas as propostas. Esta semana o DoD lançou uma nova concorrência p/ adquirir aeronaves revo e a grande novidade, é que a Northrop pode não apresentar proposta pq desta vez o preço pelas aeronaves é fixo!!!… Read more »
Challenger
Visitante
14 anos atrás
Óh o F-X aí gente.rsrsrs
Fsinzato
Visitante
14 anos atrás
Baixo custo, manutenção barata e fácil, boa capacidade de carga, rústico, flexível… Kombi…nãaoo… Gran Caravan.
humberto
Visitante
14 anos atrás
Vamos por partes senhores. Os EUA usam armas/equipamentos de outros países sim. Alguns assim de bate pronto: CN-235 (USAF) e também o designado de HC 144 A (Guarda Costeira) G-222 designado como C-27 Spartan O Harrier, uma dúvida, o Sea King é projeto Ingles né? EC-145 designado de Lakota Augusta A 109 Minimi Até onde eu me lembre, o 145 não foi comprado porque o projeto inteiro mudou (ou seja, mudaram os requisitos), ao contrário dos nossos congressistas, os de lá tem muita força e conseguem barrar compras que possam atrapalhar a vida dos trabalhadores americanos. Creio que o projeto… Read more »
Alex
Visitante
14 anos atrás
pessoal vamos analisar a topografia local, e tipo de uso, lugar seco, deserto, logo muita areia, um país com a população pobre, e que ainda esta se re-erguendo do pós guerra. levando em considerações outras coisas, esse uso de aeronave, deve se encaixar hoje no perfil do momento. barato, pratico, não precisa de mão de obra qualificada no sentido de comparação, pelo que vemos aqui. e o fator principal, que deve ser usado contra insurgentes que tem muitos na região.
Paulo
Visitante
14 anos atrás
Ainda no tempo do Bush foi definido que só participaria da reconstrução do Iraque quem tivesse participado da coalização de forças que derrubou Sadam. Como o Brasil foi contra, enquanto os ianques estiverem estacionados lá, nós não colocamos naquele mercado nem um simples alfinete. Quanto mais ST ou obras de engenharia.
robson Br
Visitante
14 anos atrás
Mauricio R. em 04 mar, 2010 às 22:31
O caso do ERJ 145 em parte eu até concordo contigo, pois desde o início sofreu pressão dos americanos independentimente se caberia nele ou não os equipamentos.
Mas no caso dos aviões reabastedores e dos helis presidênciais foi até escandaloso…..
Quanto ao super tucano as chances são nulas de simplismente levar ou de escambo pela venda do F-18. Primeiro pelo fato de oficialmente não ter nenhuma autoridade importante americana citado isso, segundo eles já tem um avião pronto para isso, independente se é pior ou não que o ST.
Edmar
Visitante
14 anos atrás
Caros Amigos.:
O “Embraer Super Tucano” é muito mais avião!
O Brasil poderia oferecer algumas unidades para aquela região, afinal poderiamos vender uns 100 Tucanos para os paises daquela região.
Ah, lembrei… o Brasil não pode vender os “Super Tucanos” para a quela região… sabe porque? Porque tem peças americanas e os EUA não permitem.
Então, voltando o velho assunto: porque comprar “F/A-18 S H”!!!
Abraços.
Mauricio R.
Visitante
14 anos atrás
“Ah, lembrei… o Brasil não pode vender os “Super Tucanos” para a quela região… sabe porque? Porque tem peças americanas e os EUA não permitem.”
A Embraer ganhou alguma concorrência naquela região??? Não!!! Então, é somente teoria da conspiração.
Edmar
Visitante
14 anos atrás
Caro Amigo Maurício R.: Você acha que eu estou conspirando? Apenas fiz um comentário! Vejo que o amigo gosta muito dos Americanos, mas que pena, o F/A-18 S H insfelizmente está muito longe de ser o vencedor. Ah, lembre-se: porque será que o Brasil não vendeu os Tucanos para a Venezuela? Os EUA quer ter bases na Colômbia por que? Porque os EUA empõe tantas restrições contra o Brasil? Porque os EUA não quer o Brasil no conselho de segurança da ONU? Acho que nós temos que apoar aqueles que nos apóia! Abraço ao Amigo Maurício R. e meu sincero… Read more »
Eduardo
Visitante
14 anos atrás
Meu Deus, como tem gente que deixe por se levar por americanos. Como se dizia a minha vó, americanos não dão ponto sem nó.
Os americanos não gostam muito de compartilhar o que tem.
Eu apóio o Edmar pelo comentário.
Federal
Visitante
14 anos atrás
Ridiculo, se a força área usa cessan caravam, então a infantaria anda armada de estiligues?
MA
Visitante
14 anos atrás
Federal, como disse o Alex, não esqueça que a força aerea deles foi praticamente evaporada. Apesar de se encontrar numa situação melhor que a do Afeganistão, eles ainda tem carência de vetores de ataque.
O exército por outro lado está sendo reconstruído bem mais rápido/visívelmente.
Alex
Visitante
14 anos atrás
quanta discurso de ideologia…. só bobo mesmo acredita em transferência de conhecimento. um pais investe 100 anos e educação pesquisa, dinheiro de seus contribuintes, e aqui na república de banana, querem ganhar conhecimento comprando, que vergonha esses esquerdistas de ;.;;;;;
se hoje a embraer é o que é, foi simplesmente de deixar de ser4 estatal, pois estatal aqui no brazizinho na rola.
vassili
Visitante
14 anos atrás
pessoal,
O Iraque não encomendou o F-16 block 50????????????
vassili
Visitante
14 anos atrás
Vejam esta matéria, veivulada aqui memso no ano passado:
“Ah, lembre-se: porque será que o Brasil não vendeu os Tucanos para a Venezuela?” Os americanos não tem a mínima obrigação de facilitar a vida do Chávez, azar do Brasil. Vê se a Espanha modificou os aviões de transporte, p/ burlar o veto americano. Foi ele que escolheu aos americanos como desafetos, pela forma como faz e desfaz da democracia, no governo da Venezuela. “Porque os EUA empõe tantas restrições contra o Brasil?” Tá achando que é só com o Brasil??? Pergunta p/ Israel o qnto eles “ouviram”, sobre a transferência da tecnologia do “Harpy” p/ a China PRC. Aliás… Read more »
humberto
Visitante
14 anos atrás
Só uma pergunta, qual a restrição dos gringos com o Brasil? Tirando alguns aliados mais próximos deles (Israel, Japão, Inglaterra, França (sim eles são aliados) e outros por conveniencia (como India, Turquia) estamos no mesmo pé do que um monte de paises, então a coisa não é “pessoal”. Vamos colocar em uma outra perspectiva para tentar entender como as coisas funcionam, um caso hipotetico. Nós fabricamos os principais componentes para o SuperTango que é fabricado na Argentina pela EmArger, existe um pais chamado Simonlivia que tem um presidente que diz que as grandes chagas do pais tem origens no Brasil,… Read more »
poderiam usar um helicoptero, não acham?
Que falta um Super Tucano está fazendo lá, hein?
Rs
Se não me engano o Libano tb usa esse mesmo modelo para essa função so que acho que os libaneses nao tem o hellfire
Robson,
Creio que utilizam o Caravan pois o custo da hora voo dele deve ser bem mais em conta, sem contar que é mais silencioso, com uma autonomia bem maior e mais espaço para um pessoal de inteligencia e comunicação (se bobear dá até para fazer um lanchinho (com microonda e tudo rsrsrs)).
[]
Esta arma no ST mais um pode designador, fariam do ST, uma vez conquistada a supremacia aérea um excelente caçador de tanques/veículos inimigos… um A-10 dos pobres!
Sds!
Só um detalhe sobre o ditado popular:
“Quem não tem cão, caça COMO o gato”, ou seja: sozinho.
Bronco
Hawker Beechcraft Corporation firmou contrato para fornecer oito aeronaves T-6 A Texan II ao Iraque. O valor do contrato é avaliado em US$170.430.952,00 e inclui treinamento, sobressalentes e dois anos de apoio logístico. O Iraque poderá eventualmente aumentar os pedidos para 20 aeronaves, e existe a chance de compra da versão avançada T-6B concorrente do Super Tucano da EMBRAER.
O nosso querido A-29 tem todas as chances de ser o principal vetor de COIN no mundo, começando pela US Navy e depois para a USAF, RAF e outras.
Para isso só precisa o Jobim não apelar e respeitar a opinião técnica de quem entende.
grifo em 04 mar, 2010 às 14:45
Para isso temos apenas q bater o martelo para adquirir um certo lote de 36 avioes…
Isso me lembra os Cessnas que a Rodésia usou…bah…o A-29 com Hellfire…que sonho bom!!!!
Ai, ai, ai, que falta de Super Tucano. Hoje achei esse link, que propõe a venda de um suposto relatório sobre a intenção do Iraque de comprar Super Tucanos (apesar da já contratada aquisição de treinadores T6-A): “Iraq Air Force (IAF) is said to have got the Pentagon’s approval to buy Super Tucano training aircraft from Embraer of Brazil. The following 273-word report sheds light on the subject and tells what about IAF plans to buy other types of training aircraft. Note that IAF began taking delivery of 15 T-6A trainers built by Hawker Beechcraft Corp.” http://tacticalreport.com/view_news/Iraq_Air_Force_the_Pentagon_and_training_aircraft/1104 Deve ser papagaiada… Read more »
shuashuahsuahsu ainda tem gente que não gosta da FAB por terem F-5
olha eles ai, estão inprovisando, é a mesma coisa que nós pegarmos uns R-99 e colocarmos armamentos.
Eles têm mísseis e não tem aeronaves de combate …
Nós temos Super Tucanos e não temos mísseis …
É melhor do que nada, né?
Já estão mais poderosos que os ST, 😀
espera aí…
a força aerea do iraque não era a quinta maior do mundo na gerra do golfo?
Sem dúvida o SuperTucano é a aeronave mais indicada para substituir o Caravan adaptado da foto, inclusive usando outras armas além do Hellfire, como as bombas francesas AASM – Armement Air-Sol Modulaire ou americanas JDAM de 500 lb (Mk82) e ainda as menores GBU-39 Small-Diameter Bomb (SDB) de 250 lb (113 kg).
Mas o conceito SuperTucano já foi copiado pela Hawker Beechcraft Corporation, e os americanos vão gerar empregos lá, considerando que iremos gerar empregos na França… he he he.
Abç,
Ivan.
Que marmota, rsrsrs.
Senhores,
O porque do espanto!?
Nosso Neiva Regente usava lança foguetes para missão de reconhecimento armado.
Abraço
Mas duvido da capacidade de combate do caravan…o Hellfire tem um alcance limitadíssimo e o caravan teria de se aproximar muito do alvo, tornando-se ele mesmo, um alvo…
Li a um Tempo atrás que a AMI havia oferecido seu AMX para o Iraque…
arlei em 04 mar, 2010 às 15:40
espera aí…
a força aerea do iraque não era a quinta maior do mundo na gerra do golfo?
Em quantidade de aviões ela era,porém,em qualidade dos avião não.
desculpem pelo erro: em qualidade dos avião não ->em qualidade dos aviões não
alguen sabe o que foi feito daqueles caças que o exercito dos eua achou escondido no deserto depois da guerra,pareçe se nao me engano que tinha mais de 200 avioes,e o sadam escondeu pra nao ser destruido.socorre alguen ai…bosco,galante.
grifo em 04 mar, 2010 às 14:45 “”Para isso só precisa o Jobim não apelar e respeitar a opinião técnica de quem entende.”” UMA COISA não tem nada a ver com a outra e nem a FAB mostrou preferência palo F-18. O congresso americano não aceitaria a compra de material de defesa de outros países, principalmente de quem não é aliado. Basta lembrar do A330 reabastedor que guanhou e eles mudaram os requisitos para o B-767 levar. Lembrar também do ERJ 145 da embraer na concorrência do USArmy, também dos helis para o transporte presidencial deles….etc…etc… Se os EEUU realmente… Read more »
achei a fonte. O regime fez de tudo para preservar seus recursos para o pós-guerra. Os aviões da Força Aérea, escondidos em bunkers no deserto, não saíram do chão. Dezenas de tanques também não chegaram a entrar em combate – enterrados na areia, foram achados intactos.http://veja.abril.com.br/300403/p_052.htmlhttp://www.mdig.com.br/imagens/diversos/real_ou_falso17.jpgO achado foi anunciado pelo secretário de defesa dos EUA Donald Rumsfeld. Vários aviões de combate da força aérea iraquiana haviam sido escondidos e camuflados com a areia, inclusive haviam recoberto em projetores plásticos para proteger o instrumental eletrônico. Isto foi descoberto porque a ponta das asas ficaram descobertas.por que nao estao usando esses avioes?
o link nao saiu nao sei porque,mas achei um site que explica o que aconteceu com os avioes(sem comfirmaçao)http://www.alide.com.br/wforum/viewtopic.php?f=21&t=2651
Sem muito alarde a FAB comprou mais 8 Gran-Caravans ha pouco tempo… claro que não para missões de ataque, mas são excelentes aeronaves.
eu acho que ele está sendo usado para teste.
O ST é realmente muito mais capaz para o tipo de missão.. mas… não tem o hellfire integrado, ainda (ou oficialmente…).
A capacidade “inteligente” tb não é oficial ainda…
Ivan, acho que o “conceito” do ST e do BC são o mesmo mas o BC é bem mais leve do que ST, mais focado ne treinamento mesmo. Por isso ele se deu melhor até agora… mas os tempos mudaram e o ST esta virando o jogo (novas demandas…)
Que ST que nada, aonde os iraquianos estão usando esses Caravan, os americanos usam o Reaper!!! Deixa mais um par de anos e os iraquianos tb vão estar operando os UCAV. “Basta lembrar do A330 reabastedor que guanhou e eles mudaram os requisitos para o B-767 levar.” O B-767 não levou nada, pois a concorrência foi cancelada, dada a forma como a USAF avaliou ambas as propostas. Esta semana o DoD lançou uma nova concorrência p/ adquirir aeronaves revo e a grande novidade, é que a Northrop pode não apresentar proposta pq desta vez o preço pelas aeronaves é fixo!!!… Read more »
Óh o F-X aí gente.rsrsrs
Baixo custo, manutenção barata e fácil, boa capacidade de carga, rústico, flexível… Kombi…nãaoo… Gran Caravan.
Vamos por partes senhores. Os EUA usam armas/equipamentos de outros países sim. Alguns assim de bate pronto: CN-235 (USAF) e também o designado de HC 144 A (Guarda Costeira) G-222 designado como C-27 Spartan O Harrier, uma dúvida, o Sea King é projeto Ingles né? EC-145 designado de Lakota Augusta A 109 Minimi Até onde eu me lembre, o 145 não foi comprado porque o projeto inteiro mudou (ou seja, mudaram os requisitos), ao contrário dos nossos congressistas, os de lá tem muita força e conseguem barrar compras que possam atrapalhar a vida dos trabalhadores americanos. Creio que o projeto… Read more »
pessoal vamos analisar a topografia local, e tipo de uso, lugar seco, deserto, logo muita areia, um país com a população pobre, e que ainda esta se re-erguendo do pós guerra. levando em considerações outras coisas, esse uso de aeronave, deve se encaixar hoje no perfil do momento. barato, pratico, não precisa de mão de obra qualificada no sentido de comparação, pelo que vemos aqui. e o fator principal, que deve ser usado contra insurgentes que tem muitos na região.
Ainda no tempo do Bush foi definido que só participaria da reconstrução do Iraque quem tivesse participado da coalização de forças que derrubou Sadam. Como o Brasil foi contra, enquanto os ianques estiverem estacionados lá, nós não colocamos naquele mercado nem um simples alfinete. Quanto mais ST ou obras de engenharia.
Mauricio R. em 04 mar, 2010 às 22:31
O caso do ERJ 145 em parte eu até concordo contigo, pois desde o início sofreu pressão dos americanos independentimente se caberia nele ou não os equipamentos.
Mas no caso dos aviões reabastedores e dos helis presidênciais foi até escandaloso…..
Quanto ao super tucano as chances são nulas de simplismente levar ou de escambo pela venda do F-18. Primeiro pelo fato de oficialmente não ter nenhuma autoridade importante americana citado isso, segundo eles já tem um avião pronto para isso, independente se é pior ou não que o ST.
Caros Amigos.:
O “Embraer Super Tucano” é muito mais avião!
O Brasil poderia oferecer algumas unidades para aquela região, afinal poderiamos vender uns 100 Tucanos para os paises daquela região.
Ah, lembrei… o Brasil não pode vender os “Super Tucanos” para a quela região… sabe porque? Porque tem peças americanas e os EUA não permitem.
Então, voltando o velho assunto: porque comprar “F/A-18 S H”!!!
Abraços.
“Ah, lembrei… o Brasil não pode vender os “Super Tucanos” para a quela região… sabe porque? Porque tem peças americanas e os EUA não permitem.”
A Embraer ganhou alguma concorrência naquela região??? Não!!! Então, é somente teoria da conspiração.
Caro Amigo Maurício R.: Você acha que eu estou conspirando? Apenas fiz um comentário! Vejo que o amigo gosta muito dos Americanos, mas que pena, o F/A-18 S H insfelizmente está muito longe de ser o vencedor. Ah, lembre-se: porque será que o Brasil não vendeu os Tucanos para a Venezuela? Os EUA quer ter bases na Colômbia por que? Porque os EUA empõe tantas restrições contra o Brasil? Porque os EUA não quer o Brasil no conselho de segurança da ONU? Acho que nós temos que apoar aqueles que nos apóia! Abraço ao Amigo Maurício R. e meu sincero… Read more »
Meu Deus, como tem gente que deixe por se levar por americanos. Como se dizia a minha vó, americanos não dão ponto sem nó.
Os americanos não gostam muito de compartilhar o que tem.
Eu apóio o Edmar pelo comentário.
Ridiculo, se a força área usa cessan caravam, então a infantaria anda armada de estiligues?
Federal, como disse o Alex, não esqueça que a força aerea deles foi praticamente evaporada. Apesar de se encontrar numa situação melhor que a do Afeganistão, eles ainda tem carência de vetores de ataque.
O exército por outro lado está sendo reconstruído bem mais rápido/visívelmente.
quanta discurso de ideologia…. só bobo mesmo acredita em transferência de conhecimento. um pais investe 100 anos e educação pesquisa, dinheiro de seus contribuintes, e aqui na república de banana, querem ganhar conhecimento comprando, que vergonha esses esquerdistas de ;.;;;;;
se hoje a embraer é o que é, foi simplesmente de deixar de ser4 estatal, pois estatal aqui no brazizinho na rola.
pessoal,
O Iraque não encomendou o F-16 block 50????????????
Vejam esta matéria, veivulada aqui memso no ano passado:
http://www.aereo.jor.br/2009/04/01/iraque-pretende-comprar-cacas-f-16-neste-ano/
Veivulada não………………
Veiculada………. transmitida…….
Assim eu mato seu portuga………
“Ah, lembre-se: porque será que o Brasil não vendeu os Tucanos para a Venezuela?” Os americanos não tem a mínima obrigação de facilitar a vida do Chávez, azar do Brasil. Vê se a Espanha modificou os aviões de transporte, p/ burlar o veto americano. Foi ele que escolheu aos americanos como desafetos, pela forma como faz e desfaz da democracia, no governo da Venezuela. “Porque os EUA empõe tantas restrições contra o Brasil?” Tá achando que é só com o Brasil??? Pergunta p/ Israel o qnto eles “ouviram”, sobre a transferência da tecnologia do “Harpy” p/ a China PRC. Aliás… Read more »
Só uma pergunta, qual a restrição dos gringos com o Brasil? Tirando alguns aliados mais próximos deles (Israel, Japão, Inglaterra, França (sim eles são aliados) e outros por conveniencia (como India, Turquia) estamos no mesmo pé do que um monte de paises, então a coisa não é “pessoal”. Vamos colocar em uma outra perspectiva para tentar entender como as coisas funcionam, um caso hipotetico. Nós fabricamos os principais componentes para o SuperTango que é fabricado na Argentina pela EmArger, existe um pais chamado Simonlivia que tem um presidente que diz que as grandes chagas do pais tem origens no Brasil,… Read more »