Super Hornet - foto US Navy

Rafale - foto J Toste airliners net

Gripen Demo - copywright Gripen International

Nessa reta final (ao que tudo indica…), nada como ver três perfis dos três finalistas, em fotos que dizem também um pouco sobre a “personalidade” dos mesmos. E, para quem ainda não viu, os resumos de características dos três publicados aqui no Blog, logo depois da divulgação da “short list” pela FAB, há 17 meses (1º de outubro de 2008).Veja esses resumos nos três primeiros links “leia mais” da lista logo abaixo.

FOTOS (de cima para baixo, na ordem alfabética dos fabricantes Boeing, Dassault e Saab): U.S Navy, Airliners.net (J. Toste) e Gripen International.

LEIA MAIS:

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

56 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
denner.miranda

Confessem, o Gripen ta bonitão nessa foto.
huashuashuahua

Rafael

Sei que talvez seja um off-topic, mas alguem pode me explicar a capacidade de combate ar-ar do f-35? E para os mais entendidos teremos um super raptor para regassar com o t-50 ou agora é so 6 geraçao nos EUA?

entusiasta

Alguem poderia me dizer ,e se fosse decidido pelo f-18 e o Gripen?

Poderia ser dividido da seguinte forma os f-18 para o porta-aviões o atual e também visando o nosso futuro porta-aviões claro,e também alguns esquadrões em bases estratégicas.E o Gripen NG por ser um caça de custo mais baixo, e ter a vantagem de pousar e decolar em pistas curtas , pode ser usado com mais prioridade na região norte,em especifico a Amazônia!
Existe alguma chance disso acontecer,ou é mais fácil nevar no Sergipe e de quebra ainda montarmos uma equipe de bobsled!

emerson

me nego a discutir o FX2.
mas todas as três fotos são lindas.

ricjam

O que a maioria não entendeu no F-X2 não e o que os três caças podem trazer só de capacidade mais sim o que o Brasil pode obter em troca para a nação Brasileira.

MA

T.T, custo operacional e custo de aquisição são muito relativos. Ainda acho que qualquer um dos vetores que vier estará cumprindo os requerimentos da FAB.

Se o FX-2 fosse desfile de moda, Rafale já tinha ganhado avoado…

Felipe Cps

Rafael em 01 mar, 2010 às 16:50 “Sei que talvez seja um off-topic, mas alguem pode me explicar a capacidade de combate ar-ar do f-35?” O F-35 será a melhor e mais capaz máquina de guerra do mundo e a se cumprir tudo o que está previsto será acima de tudo um caça “difícil de matar”. Basta lembrar que o mesmo terá laser defensivo integrado, Inteligência Artifical, Pulso Eletro-Magnético, consciência situacional jamais imaginada, e ECMs que só podemos sonhar o que contém, além de toda a suíte de armas já disponível para o F-22, bem como armas projetadas especificamente para… Read more »

Mael-BR

Ah eu gosto muito do Rafale e do Gripen….
mais quero que venha esse Caça para o BRASIL !!!

http://www.youtube.com/watch?v=33V-RsJBVXI

Saudaçoes.

Giordani RS

Não emito mais nenhuma opinião sobre o FX…o Galante tinha razão…saturou! Mas tenho uma dúvida. Se acaso fosse o SH selecionado, ele manteria todas as características navais? Uma asa sem equipamentos que lhe permitem diminuir de tamanho, com certeza impactaria na tão desejada redução de custos por aeronave…Lembram do F-18L, que nunca foi vendido, mas que tinha uma capacidade de carga paga maior, devido ao fato de nao ter asas dobraveis e trem de pouso simplificado? É muito difícil dizer quem é o mais belo aparelho! Opto pelo Rafaele, suas linhas são mais suaves. A silhueta do Gripen, quando com… Read more »

Nick

Os 3 caças dariam um salto na capacidade de Superioridade Aérea e Ataque na FAB. Os 3 são capazes de cumprir com as atribuições dadas pela FAB. Os 3 são caças de 4.5 geração. São caças de 4ª geração com alguns recursos de 5ª geração, radar AESA, Fusão de Dados, Datalink, sistemas de EW. Se você fosse o Presidente e MD, qual seria a sua opção? a)F18E SH caça bimotor linha de frente da USNAVY prós: Logistica(+de 400 unidades construidas), Custo(para um bimotor), Oferece o maior leque de armas. contras: Teoricamente oferece menor transferência de Tecnologia, Dependencia de americanos 😀… Read more »

Ivan

Sabem qual é o fabricante do motor do Tucano e do SuperTucano? => Pratt & Whitney Canada 🙂 Sabem quais são os motores da família Emb-145 (R-99A e B, VC-99)? => Rolls Royce Allison AE3007 🙂 Amigos, Falar de embargo dos EUA é brincadeira… Se houver enbargo a FAB fica no chão hoje. Se existe o ‘temor’ de um embargo é melhor mudar tudo, tudo mesmo, para equipamento russo… caças, helicópteros, aviões de transporte… TUDO. Que idéia cansativa esta de embargo, estamos em um mundo globalizado e os Americanos do Norte já tem encrenca demais para resolver… com que propósito… Read more »

Fsinzato

Uma coisa acho que todos concordam:

Como são belas as três máquinas!
Umas mais em um quesito, as demais em outros…
Mas como são belas!

Sds.

Editores: Só faltou foto de muié bonita para fechar com chave de ouro…risos.

jmarcelogarcia

Prezados,

Com relação a embargos temos que lembrar que até agora não passamos por uma situação de necessidade (conflito) e somente numa situação limite dessas é que temos condições de avaliar isso.

Temos que analisar que mesmo a França já embargou equipamentos militares em situações de conflito (vide Israel e Argentina).

Creio que neste aspecto o Gripen NG seria uma opção interessante pois iremos desenvolver nossa capacidade de produção e no caso das peças americanas ou inglesas valeria a engenharia reversa…

Abraços

Fsinzato

Nunão em 01 mar, 2010 às 18:52

Ma rapaiz… olhando as fotos do link podemos dizer que a força aérea Tcheca tah bem servida de aviões.

Valeu!

Wilson Giordani de Souza

FOTOS (de cima para baixo, na ordem alfabética dos fabricantes Boeing, Dassault e Saab):

Ter que explicar a ordem das fotos para não ter que aturar comentários do tipo “o blog é pró-isso”, “o blog é vendido”, etc… é de doer…

[]s

Felipe Cps

Quanto às fotos, penso que se possível o Blog deveria publicar fotos dos monopostos, porque o único biposto bonito é o SH. Os outros dois ficam mesmo meio desajeitados na versão biposta.

Sds.

Wilson Giordani de Souza

O perfil mais bonito é o do Gripen.

[]s

alex

Galante coloca outras matérias sobre a avião, o blog do vinna colocou uma pequena referencia entre mig29 e f16 da força aerea polonesa sobre os desgaste de ambos, Galante parabens pelo profissionalismo e amigos abraços a todos.

EAA

Boa noite pessoal.

Sei que vocês não aguentam mais discutir sobre o FX-2, mas podem tirar uma dúvida de leigo (me perdoem antecipadamnte se a pergunta for infantil)?

– Por tudo que li no blog até agora, qualquer um dos três aviões darão conta do serviço e antes qualquer um destes do que continuar com as nossas aeronaves ultrapassadas… mas e quanto ao treinamento dos pilotos (acho que esse item está no off set)? Não é parte fundamental? Não vi muitos debates sobre isso. Um piloto bem treinado não é vital? Os gringos darão treinamento “de verdade” ?

Abraços

grifo

“E faltou dizer que é o mesmo fabricante responsável pelos motores do caça bimotor padrão da FAB…”

E faltou dizer que este mesmo fabricante tem uma subsidiária brasileira que deve faturar US$ 1 bilhão em 2010, gera 1000 empregos diretos em Petrópolis, e é a maior exportadora de serviços do país.

Ou seja, está na cara que eles estão loucos para nos embargar…

Fsinzato

grifo em 01 mar, 2010 às 19:55

“…Ou seja, está na cara que eles estão loucos para nos embargar…”

Grifo,

O único interesse de embargo, se houver, é o próprio processo de concorrência, via Hillary e do Procurador Geral dos EUA.

Sds.

Francisco AMX

Que tubeira estranha a do SH… parece “engenbrada”… nunca tinha visto ele deste ãngulo! será distorção da lente?… é inegável a aparência robusta e confiável do SH… uma pena é sua idade e seu funeral anunciado… e o seu peso demasiado… claro… Não vou falar do Rafale… O NG me parece um Lift… não sei pq ele me lembra muito o F-5… talvez seja o Tiger II dos tempos atuais!… mas ainda precisa existir! As vezes penso… se a EMBRAER acha o NG um grande negócio, pq ela não se aventurou, a alguns anos, com a SAAB neste projeto? hoje… Read more »

Nunão

Felipe, Até gostaria de colocar todos monopostos, mas o Gripen Demo (que é externamente mais parecido com o NG), por enquanto, só biposto. Wilson, Essa da ordem por fabricantes a própria FAB também fez, e com a mesma intenção que você citou. De fato, deixei claro isso mas também há uma razão estética: a melhor foto encontrada do Rafale aponta para um lado, as melhores do Gripen e do SH para outro, e o visual fica mais equilibrado alternando-se as imagens (pronto, os diretores de arte / diagramadores defensores de tal ou tal caça agora também têm sua justificativa!) Grifo,… Read more »

evandro

Se houvesse embargo dos motores do Gripen ao Brasil a SAAB já teria a informação. Segue abaixo parte de reportagem de jornal Israelense. Sob pressão do Pentágono, a Israel Aerospace Industries (IAI) foi forçada a desistir da parceria com a indústria aeroespacial sueca na concorrência multibilionária de novos caças multifunção para a Força Aérea Indiana, segundo afirma o jornal israelense The Jerusalem Post. De acordo com a publicação, o Ministro da Defesa de Israel, Ehud Barak, ordenou que a IAI abanonasse a concorrência após o Pentágono ter expressado preocupação de que a tecnologia americana, usada por Israel, pudesse ser integrada… Read more »

COMANDANTE MELK

Pena que o SH e o Rafale aparecem desdentados nas fotos(Sem armamentos)….e só o Gripen está mostrando os dentes…

Grato.

Baschera

Mas que novela heim !!! Que enrredo bem bolado….. O pai quer um noivo (marido)um europeu, mas é play boy, gasta muito em baboseiras….. A tia, muito influente e rica, que sustenta e sustententará ainda muitas campanhas do Pai e seus amigos… patrocina outro noivo….. descendente de Reis europeus. A noiva pré escolheu três candidatos, mas uns dizem que escolheu o principe europeu, já outros dizem que prefere o fortão marinheiro norte americano e não quer nem mais ver o play boy que come scargot (eca…. )…. Tinha até um russo interessado, mas não houve química….. Porém, dizem ainda, que… Read more »

Robson Br

NADA DE NOVO
É para não ficar sem assunto até o anúncio oficial.
Tudo que tinha que comentar, já foi comentado.
As críticas continuam as mesmas ao Rafale e ao Gripen.

O que de novo e uma certa tendência de alguns do gripen para o F-18.

E a vantagem continua…aumentando e sem trambique.

robertobozzo

SE os americanos embargarem qualquer peça do FX2 estariam “jogando” todo o mercado brasileiro fora, tanto no quesito militar quanto em outras áreas; eles “nos dariam” de mão beijada aos franceses, por exemplo ????
Quanto as fotos, o Gripen me parece mais harmonioso, com linhas mais suaves, o Rafale parece que tem uma elevação no começo da cabine, sei la…

Galahad

Tenho de concordar que o Gripen é o mais bonito na foto. Mas continuo acreditando que o Rafale é o melhor para o Brasil. (Já que não aceitamos entrar no programa do PAK-FA. Essa decisão foi de cabo de esquadra…Que rateada!)

germa

welington,

no seu blog vc afirma que o MiG-35 concorre com o rafale, eurofighter
e o f-18SH.

a minha pergunta é a seguinte:
se a RAC estivesse na disputa, em termos de performance,qual seria mais adequado a FAB??

abs 😉

Max

Achei um video interessante com o velho Draken da Saab treinando a Famosa manobra cobra de Pugachev.
Antes de ver o f-22 realizando a mesma manobra achei que só os caças Russos a faziam com algum piloto mais temerário já que cansaram de se gabar que nem os pilotos de F-15 ousavam tentar a manobra.
Fico pensando no que o Gripen seria capaz de fazer sendo bem mais moderno que o Draken e não estou me referindo ao NG.

Apreciem o video:

http://www.youtube.com/watch?v=jqiDEcfSnXs&feature=related

Harry

Caro Max

Belissmo vídeo Valeu

Abs

Klevston Kvowster

Esqueceram do AMX, será que iremos para o mesmo erro outra vez,olha eu prefiro um F 35 pronto para defender o nosso país ou um T-50 e esquecem o FX2:Rafale Caro,Gripen só projeto e não mete medo em ninguém,Super Hornet fim de carreira.Precisamos pensar em defender o nosso páís, agora quem é que vai comprar caça do Brasil? Isso é imaginação só isso.

Ricardo

Baschera

Esta novela ta pior que a Mexicanas hahh ahh

Pessoal, Esquece F-35, Pak-Fa e o diabo, tudo caro para nosso bolso, tem gente aqui que esquece que a FAB é pobre… Que adinata ter recurso para um Gol Mil, mas ter um Porche 911 ou uma Ferrari na garage e não ter verba para manter, não ter verba para pagar licenciamento ou seguro…

Po que mundo vocês vivem ?

Pés no chão gente, pés no chão…

[ ]´s

[ ]´s

Felipe Cps

Uai, mas pra Rafale custando o dobro do F-35 tem grana?

Robson Br

Na época do início do FX-2 o F-35 não estava (como ainda não está) disponível assim como o o PAK-FA que muitos até a pouco nem saberia se iria voar, como ainda tem dúvidas se o projeto vai adiante, portanto ninguem pode culpar por está fora de nossa alçada. Quanto ao preço do F-35 e T-50 ninguem sabe, mas achar que um rafale custa mais caro do que eles é no mínimo uma falta total de conhecimento….

Robson Br

E a vantagem continua só crescendo….o povo sabe o que quer….rsrsrsrs

Wilson Giordani de Souza

Robson Br em 02 mar, 2010 às 9:27

Não precisa ser do MIT para saber como votar mais de uma vez nessa pesquisa.

[]s

Felipe Cps

Robson Br em 02 mar, 2010 às 9:26:

Robson, Robson, tsc, tsc, tsc… assim eu tenho que pegar a minha calculadora DE NOVO….

Sds.

Giordani RS

Max em 02 mar, 2010 às 3:04

Cara, o Drakken foi o caça(que entrou em operação) mais belo já criado pelo Homem! O F-100, o Mirage e o MiG-21 mal começavam a existir e essa máquina fenomenal já fazia isso!!!! O Draken e o F-106 Delta Dart são duas máquinas injustiçadas pela história…

Fabio

Qual a melhor disponibilidade e menor custo de utilização da FAB? F-5M, A-1 ou M-2000? Depois de respondido fica mais fácil fazer uma relação com Super Hornet, Gripen ou Rafale.

Que venha o Super Hornet! para o Brasil é mais que o suficiente!

entusiasta

SERÁ QUE NÃO VAI MAIS TER MATÉRIAS SOBRE OUTRO ASSUNTO,POSTA-SE UMA COISA E DEIXAM SATURAR DE COMENTÁRIOS !!!

humberto

Muito se fala em embargo, é possivel? Claro, mas iria acontecer em qual situação? Creio que estariamos em uma situação de conflito (não necessariamente bélico) com eles, se podemos estar em conflito com os EUA, poderiamos estar tb com os Franceses..Ou seja, embargo serve para qq outro pais. Historicamente temos mais precedentes? Creio que sim, pois houve uma epoca que a relação entre os EUA e o Brasil era mais intenso. Um outro porem, o Brasil já é muito maior que a 20 a 30 anos e os EUA já não são a potencia que era, ou seja, um embargo… Read more »

Francoorp

Certo que o FX2 já encheu o sacolé, mas isso tudo pode ser bloqueado pela política ainda, pois estorou o “caso” dos documentos da FAB de epóca militar…vamos ver o que vai dar!!

Off-topic…:

http://pbrasil.wordpress.com/2010/03/02/jobim-pede-a-fab-relatorio-sobre-documentos/

Robson Br

Wilson Giordani de Souza em 02 mar, 2010 às 9:32 Estou tranquilo, pois só votei uma vez. Quando apareceu aquela votação do gripen passando na frente foi que todos estranharam, inclusive teve uma crítica brava do ZÉ. Felipe Cps em 02 mar, 2010 às 9:36 Não adianta calculadora, pois todos os custos ainda não são conhecidos, tanto do F-35 e pricipalmente do PAK-FA que é só uma estimativa. Se não voasse nada agora o PAK-FA estaria morto, mas ainda não saiu da UTI. Daqui para frente os parceiros vão sentar em torno da mesa e discutir, discutir….. Em fev/2010 foi… Read more »

Robson Br

Em todos os sites sempre deu Rafale. No blog a votação é aberta.Todos que visitam podem votar. No meu lap está sempre logado e por isso so votoei uma vez.

entusiasta

Nunão em 02 mar, 2010 às 10:48

É que parece que antes tinha uma média de 5,6
matérias por dia atualizadas entende.Hoje passa 1 dia e a mesma matéria está lá.
Antes de qualquer coisa não falo por mau,mas acompanho esse blog e gosto dele ,a algum tempo tinha parado por causa da tal (assinatura)
Ps:tenho conhecimento de programação C,visual Basic,Pascal se puder colaborar com o Blog de alguma maneira é só mandar um Email!!