F-15C

A Força Aérea dos EUA pretende retirar de serviço de abril até o final de setembro, 135 caças  F-15C/D Eagles, 112 F-16C Fighting Falcons e três A-10 Thunderbolts — para economizar US$ 350 milhões em manutenção no ano fiscal de 2010 e US$ 3,5 bilhões nos próximos 5 anos. Os aviões irão para o AMARG. Cerca de 4.000 pessoas que fazem a manutenção dessas aeronaves serão transferidas para outras áreas.

SAIBA MAIS:

Subscribe
Notify of
guest

107 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nelson Lima

Olha a xêpa!

Taz Miranda

Caramba, só com o que eles vão aposentar, daria pra bater na America Latina inteira…

Sirkis

Saudações!

Vão retirar 135 F-15 e nós vamos comprar 36 Rafales…

Boa Tarde!

Pancho

Se quiserem a FAB guarda estes aviões pra USAF, não precisa estocar… hehhe

Edgar

Na garagem da minha casa acho que já cabem uns 2. Garanto pra FAB e pra USAF que não cobro taxa pelo uso do espaço.

Darkman

Até a grande potencia pensa em economizar …
Aqui pensamos em Rafale.
Mas os Sh deles cabem aqui diretinho sem problemas algum é mandar.

Abs.

dranuits

Pode mandar tudo inclusive o pessoal de apoio que sai mais barato para a FAB, pode mandar inclusive o armamento. Imaginem F15, F16 e A10 não para ninguém. É uma m…. ser pobre e presunçoso…

Fernando83-RJ

Será que os F-16/C são embarcáveis no Nae São Paulo?

Se forem, a Marinha bem que podia substituir nossos Falcons A-4, comprando uns 12 F-16/C com um bom pacote de armamentos. Bastaria um programa de modernização da aviônica e pronto!

Sairia barato se compararmos com o preço dos Rafales (que segundo a Marinha Francesa, são embarcáveis no NAe SP).

A-Bomb

“Sirkis em 24 fev, 2010 às 18:02

Saudações!

Vão retirar 135 F-15 e nós vamos comprar 36 Rafales…

Boa Tarde!”

O pior disso tudo é que tem gente que acha que com 36 Rafinhas da para enfrentar guerra com os Estados Unidos.
É muita falta de bom senso.

Carlos

A Grande potencia, caminha para o precipício a passos largos.

barracuda mocambicana

Mas em um eventualidade os avioes da AMARG pode ser ressuscitados?

barracuda mocambicana

Edgar em 24 fev, 2010 às 18:15

very nice

Fernando "Nunão" De Martini

Fernando83-RJ em 24 fev, 2010 às 18:33

Não, Fernando, os F-16 não são caças navais nem navalizados.

Até pensou-se a respeito nos anos 70, quando o F-16 foi selecionado para a USAF, a fim de que um mesmo modelo (ou com o máximo possível de comunalidade) servisse tanto à USAF quanto à USN, mas o custo-benefício da navalização era inviável, com desafios técnicos consideráveis. Assim, o antigo concorrente do F-16 para a USAF, o F-17, foi navalizado e tornou-se o F/A-18 da USN e do USMC.

Paulo Pedro

isto e so o comeco ,a coisa aqui ta feia.

Marine

Provavelmete o Alto-Comando da USAF pensa em utilizar essa economia em outras areas e programas considerados de maior prioridade. Afinal como ja mostrado aqui no blog alguns desses avioes ja estao bem usados e velhos.

O orcamento total do DoD continua batendo recordes.

Alex

o Brasil aceita doações…. 115 caças por aqui seria um sonho. não vejo como decadência americana, é porque lá o dinheiro do contribuinte, é respeitado.

EVANDRO

Vcs estão vendo??? A FAB tem razão na escolha pelos GRIPEN.

dodloco_tomatão_gripen jajaj

oxe podia descolar um desses pra nois

Galileu

não querem doa pra FAB não?….ahhaah

afinal desgaste não conta, pra quem opera brasilia e chevette, sobraria ate pra MB…ahaha

Andre

Nada mal se os EUA oferecessem no pacote do SH uns 48 F-16 pra Embraer botar a mao e fazer um MLU.

barracuda mocambicana

Marcelo Tadeu em 24 fev, 2010 às 19:42

Ae concordo com vc , poderia da uma analise técnica da situação?

Ronaldo

O AMARG é onde eles amargam a retirada de serviço rsrsrs
Não pude resistir

Jacubão

Joga na lixeira lá de casa, hahahaha….

vassili

Bando de doidos. Isso é o que vcs são………

Já viram o valor da hora de voo do F-15??????

Para quem opera F-5, pular para o Eagle de cara é suicídio financeiro……..

Se fossem os F-16, tudo bem. Dos 112 que vão serem estocados, a FAB escolheria os 60 em melhores condições e compraria. Imediatamente teriam que ser modernizaods, para que pudessem operar até 2025 com relativa eficiência. Seria o substituto ideal dos F-5 Mike.

O Rafale substituiria o Mirage-2000C do 1ºGDA e equiparia uma nova base que a FAB pretende instalar na Região Norte.

Abraços.

vassili

Jacubão,

Mas na “lixeira” da tua casa num só é permitido navios??????

num pude deixar essa passar, rsrsrsrs……

abraços.

emerson

esqueçam o F16… estaremos nos equalizando com o Chile. o que seria um retrocesso para a FAB, que de um modo ou outro, sempre manteve sua supremacia na AL (mesmo hoje, como o F5M mas trabalhando junto com o guardião e em ambiente BVR, a FAB ainda é superior ao Chile e à Venezuela). Por outro lado, em recente post, todos ficamos impressionados com a dificuldade dos americanos em manter sua frota de F15 em operação. Me parece que o F15 é mais caro de manter inclusive dos RAfales. Por fim, todos sabemos que os americanos apenas aposentam aeronaves depois… Read more »

André

que lixeira poderosa heimm!!? kkkkk

se o Brasil tivesse uns desses, podia acabar rapidinho com a palhaçada do Hugo Chávez e companhia…

Mauricio R.

“Me parece que o F15 é mais caro de manter inclusive dos RAfales…”

Mas o desempenho tb é mto melhor, mesmo assim velhinhos.

Desculpe não pude resistir, a desancar o Rafale + uma vez…

Fernando83-RJ

Caros,

eu tenho ainda dúvida ainda não sanada:

Os Mirage-2000 são nossos ou estão emprestados?

Depois do F-X2, eles contiruarão à serviço da FAB?

Agradeço quem puder tirar as dúvidas, obrigado!

jurandir

Que beleza,comprariamos os 36 SUPER HORNET’S ,e de quebra eles nos mandariam 60 F-16,sendo que nosso custo seria só armamentos,e modernização.Imaginem só 60 F-16,que beleza!

vassili

Mauricio,

Mesmo eu sendo contra a compra do Rafale para a FAB, uma dúvida me persegue faz bastante tempo: será que ele é menos manobrável que o F-15?????????????

Seá que, mesmo passado 40 anos do primeiro voo dele, ele é tão espetacular assim, de modo que o Rafale, sendo de projeto bem mais atual não consiga equiparar os parâmetros de voo????????????

Acho que essa num cola. Pelo menos essa é minha opinião do assunto.

abraços.

bandeira

É Carlos, como eu gostaria que o Brasil (em termos militares estivesse decadente como êles)! Abre o olho compadre, pois o pior cego, é realmente o que não quer ver, ou não acredita no que está a sua frente!

Esdras

Os M-2000 da FAB foram comprados…e foi caro, com prestações em 4 parcelas.

EVANDRO

Uma pequena sugestão de leitura para alguns desinformados no Blog.

http://www.defesanet.com.br/noticia/su30mkxf15/

vassili

Fernando, 21:11hs, Os 12 Mirage 2000 que a FAB opera são comprados, e não emprestados. Eles serão os primeiros à serem substituidos pelo vencedor do FX-2, por volta de 2015. São o que se pode chamar de “caça tampão”, ou seja, comprado provisóriamente, até que um modelo definitivo seja comprado e seja considerado opeacional. Os 12 Mirage 2000C/D foram comprados pq o falecido programa FX-1 não teve um final feliz. Devemos lembrar que o FHC ficou com medo de gastar uma verba alta em caçss no último ano do goveno dele (tipo não cairia bem gastar dinheiro com aviões), e… Read more »

Alexandre Galante

Evandro, nós temos muitas matérias do Sukhoi aqui no Poder Aéreo. Você deve ser novo por aqui.

EVANDRO

Alexandre Galante
É eu sou novo por aqui.

Fernando83-RJ

Vassili,

obrigado pelos esclarecimentos. Mas fica uma questão (desculpe a ignorância):

Porque eles serão substituidos pelo vencedor do FX-2, e não continuarão operando?

Eles não são mais modernos, inclusive, dos que nossos F-5BR e AMX?

E mesmo não sendo…se a vida operacional dos Mirage III era até 2005, porque esses F-2000 não podem ficar por mais tempo na FAB…não compondo o esquadrão de elite em anápolis, mas em outras bases?

Abraços!!!

vassili

Evandro,

Seja muito bem vindo ao blog.

vassili

Fernando, Simples………..os 12Mirage 2000C/D do 1º GDA ja vieram com muits horas de voo contabilizadas no lombo. Lembre-se, eram aeronaves usadas quando foram compradas para a FAB. Desde o início, imaginou-se que seriam aeronaves ‘tampão”, enquanto o vencedor do FX-2 náo desse as caras nas nossas bases aéreas……. eletronicamente, ele é inferior aos F-5M. Quanto aos AMX…………… bom, o que podemos dizer………….. o AMX sequer tem radar……………. mas, neste caso não podemos comparar com o AMX, pois o M-2000 é um interceptador puro, ao passo que o AMX é um jato subsônico de ataque ao solo e interdição do campo… Read more »

GUPPY

Evandro,

Você vai gostar deste blog. Seja bem vindo.

Abraços

Fernando83-RJ

Vassili,

valeu pelos esclarecimentos.

O que realmente me intriga é imaginar quais serão nossos vetores de segunda linha, ou “complementares” sabendo que a vida útil dos AMX não é lá muito extensa.

O ideal é que todas as nossas aeronaves (tanto da FAB quanto na MB) fossem o modelo escolhido pelo F-X2…como dizem por ai, chegando a 120 caças no fim das contas.

Mas paralelamente às entregas do FX2, que serão feitas ao longo de muitos anos, a FAB deveria comprar mais caças usados (Poderiam ser Mirage-2000 mais novos, ou mesmo comprar mais F-5 usados e transforma-los no padrão F-5EM).

EVANDRO

vassili

Obrigado pelas Boas Vindas.

Os M2000/BR foi um atraso para o Brasil eles não são compativeis com mísseis Derby, não tem data link e os misseis BVR são os ultrapassados R530. A Opção para a FAB seria os KFIR C-10 de Israel esses sim teriam os data link, seria compatíveis com os Derby. E seia de maior vantagem para o Brasil que os M2000. Na FAB não se pode nem ouvir em modernizar ou aumentar os esquadrões de M2000.

emerson

Não seu dizer se o desempenho do Rafale é superior ou inferior ao F15, mas sei que é superior ao do F16. Mas esse não é o ponto. A discussão é sobre a FAB adquirir caças usados da USAF. No caso do F15, certamente é um erro, pois a manuntençao do F15 é cara e complicada e esses caças aposentados devem estar em piores condições, o que complicaria mais ainda sua manutenção pela FAB. Considerando o enorme número de F16 que a USAF possui, os que serão aposentados será aqueles em piores condiões de manutenção, o que tornaria seu uso… Read more »

emerson

Espere. A FAB não optou pela modernização do Mirage2000 porque planejava sua substituição agora pelo FX2. Se o FX2 for cancelado, essa premissa muda completamente, e sua modernização passa a ser viável. Ademais, caso o Mirage2000 não tivesse uma real validade para a FAB, o GDA teria sido equipado com F5M e não haveria caça-tampão.

Fritche

A respeito de uma rápida comparação que fizeram de Rafale x F15, será que nossos generais fazem a compoaração jaca voadora X banheira voadora?
Enfim, o F15 é uma baita avião, mas o seu tempo já passou. Além do mais, ele cosegue a façanha de ser mais caro de manter do que o Rafale.

Fernando "Nunão" De Martini

Não lembro de ver alguém comentar um detalhe sobre esses aviões usados da USAF, que estão indo para o AMARG: Será que eles têm vida útil remanescente que valha a pena? A USAF tem usado até o osso suas aeronaves, como mostram os links ao final da matéria. Como não creio que deixariam voando aeronaves com menos horas de voo disponíveis ou em piores condições operacionais (o que inclui grau de modernização) e colocariam na reserva os “filés”. O mesmo vale para aeronaves Mirage 2000 de origem francesa. As que o Armée de l’air vai utilizar por mais tempo, aguardando… Read more »

emerson

Caro Fritche, Bem colocado. Ainda me impressiona aquele quadro sobre os aviões em condição de vôo, onde os F15 aparecem praticamente inoperantes (em contraposiçao ao F16 que nos parecia com um nivel de operação bem alto). Não é uma questão de ser favorável aos americanos ou franceses, mas de coerência. O problema do Rafale é o custo de sua manutenção, portanto seria o mesmo problema do F15, mas com a vantagem do modelo francês de ser novo e por isso, menor probabilidade de problemas. O F16 usado já foi descartado pela FAB anos atrás, assim não há razão para retomar… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Emerson,

A modernização dos F-2000 seria viável se a vida útil remanescente fosse maior do que é. Ou se passassem por um custoso trabalho de extensão dessa vida útil na parte estrutural. Na minha opinião, não se justifica. O que é uma pena para entusiastas, porque considero-as aeronaves belíssimas, e com ótimas características de desempenho.

emerson

Caro Nunão, Perfeita sua análise. TAmbém acho que não faz sentido trocar o FX2 por aeronaves usadas. Levantei opções apenas no cenário de se cancelar o FX2 em busca de aeronaves usadas para servirem de tampão, por isso me lembrei dos F18 estocados do Canadá. Na verdade, meu interesse atualmente é pensar nas opções da FAB para depois do FX2, caso um dos modelos da shortlist seja escolhido. O que será da FAB se o Rafale for escolhido? Ou o F18 ou o GrippeNG? independente da torcida de cada um, que sabemos estão bem consolidadas. Acho que poderíamos começar a… Read more »