Interesse de Portugal pelo KC-390
Helena Pereira
O Governo está a estudar uma proposta da brasileira Embraer para a compra de aviões de transporte táctico que substituam os ‘velhos’ C-130.
O ministro da Defesa, Augusto Santos Silva, confirmou esta terça-feira na Assembleia da República no início de Fevereiro (dia 5) foi feita uma apresentação do avião KC 390 à Força Aérea, que teve lugar no Ministério da Defesa Nacional.
«Portugal está interessado em participar em consórcios que permitam acrescentar valor à nossa capacidade aeronáutica», afirmou, no final da reunião.
O projecto do KC 390 da Embraer, que tem a maioria nas OGMA (Indústria Aeronáutica de Portugal), foi lançado em Abril do ano passado.
Em 2002, com o então ministro da Defesa, Paulo Portas, Portugal saiu do projecto europeu para a construção do A400 M (Airbus), que substituiria o C 130. A escolha de Portas recaía sobre o novo modelo da Lockheed Martin (C-130J).
FONTE: Sol
LEIA TAMBÉM:
- ASDF testa seu jato de transporte de nova geração
- KC-390: investimento tcheco
- O KC-390 tem espaço na França?
- Mais um concorrente para o KC-390?
- Embraer receberá em setembro primeira parcela da FAB para projeto KC-390
- Turquia pode participar do projeto do KC-390
- É viável o probe de REVO do KC-390?
- Assinado contrato de desenvolvimento do KC-390 e modernização dos AF-1
já começou a aparecer compradores, mas algem me explica o que vem a ser essa OMGA??
hehehe Caro th98, acho q o próprio nome diz não é?? Segue definição da WIKI: A OGMA – Indústria Aeronáutica de Portugal, S.A., fundada em 1918, é uma empresa portuguesa dedicada à fabricação e manutenção de componentes de aviação. O seu capital é detido em 65% pelo consórcio Airholding SGPS, composto pela Embraer e EADS, sendo os restantes 35% detidos Estado Português (Empordef). A OGMA possui um vasto leque de clientes nacionais e internacionais, tanto civis como militares, e está certificada como centro de serviço autorizado, pela Embraer, Lockheed, Eurocopter, Rolls-Royce e Turbomeca. Em 1998, em cooperação com a empresa… Read more »
compradares=compradores
Deveriam fazer uma estátua numa praça com honras a esse Paulo Portas por 2 motivos: ter saido da Super Bucha A400m e por ter entrado nesse projeto que tenho certeza que vai ter muito retorno…. alias… tenho uma duvida e quero que alguem me corrija … Aquele projeto japones de cargueiro, o XC-2, que em muito tem de parecido com o da embraer e que jah esta em testes… ele nao seria um concorrente de peso para o da embraer? e outra, é verdade que a constituiçao do japão nao permite exportaçao de material militar?? e se nao permite a… Read more »
Nick
valeu pela explicação
É muito bem vinda a participação de nossos amigos portugueses, faço votos que de certo essa provavel parceria…
Grato.
O Japão é proibido pela sua constituição de vender equipamentos militares. Por isso, não será concorrente da EMBRAER com o C-390.
O Custo Unitário do CX-2 estará em torno de U$ 80 milhões sendo que o governo japonês se comprometeu a comprar 40 aeronaves do modelo.
Esta seria uma chance de ouro para a Embraer vender seu produto a um membro da OTAN, e para a indústria aeronáutica portuguesa participar do projeto de um avião que certamente atenderá melhor às necessidades da Força Aérea daquele país.
” O Japão é proibido pela sua constituição de vender equipamentos militares ” Uma imposição (não muito forçada, mas concelhada) dos EUA depois da segunda guerra, assim como a Alemanha depois da guerra. Se o japão não tivesse isso, eles ja estaria vendendo seus brimquedos por ai a anos. Outra coisa, na minha ultima viajam ao país do sol nascente, os japoneses estão muito descontente com a situação da enorme presença americana na região, sobretudo aos empresários que tem restrições (em alguns casos) na área de desenvolvimento militar, claro, por causa dos EUA. Isso emprede em partes, o desenvolvimentos de… Read more »
Tá na cara que o KC-390 será outro grande sucesso da EMBRAER, e vai colocar o C-130 no bolso.
Boa sorte EMBRAER.
Ué, porque alguem compraria um avião que não existe, que ainda vai ser projetado e ninguem sabe direito quanto vai custar?
Não será melhor comprar o A-400 que já está voando e todo mundo sabe quanto vai custar? (já ouvi essa história antes rs)
Talvez os portugueses não sejam tão burros assim, afinal 🙂
O problema é justamente esse, quanto vai custar o A400M. Para as necessidades portuguesas é salgado demais.
Outro país que já demonstrou estar achando o preço do A400M proibitivo é a África do Sul.
Palpite meu, a África do Sul será um parceiro da EMBRAER no projeto KC-390.
«Portugal está interessado em participar em consórcios que permitam acrescentar valor à nossa capacidade aeronáutica»,
Portugal está prestes a entrar em recessão econômica´. Se não for recessão, será no mínimo um grande aperto financeiro. O desemprego lá já começou.
Como então eles vão “participar em consórcios”?
É uma pena; torçopeça Embraer mas acho que isso não irá adiante.
Sds
Ops! Aonde se lê “torçopeca”, leia-se torço pela.
Tive problemas no fio (fiodp) entre o teclado e o encosto da cadeira…
Sds
Se a EMBRAER mantiver os custos do C-390, terá um grande mercado, talvez até maior do que o que ela mesmo previu ao lançar o projeto.
O A400 é caro e penso que está em outra categoria. o C130J é o mesmo avião novo de fábrica com modificações. O C-390 é completamente novo, isso faz diferença.
Agora…
…não seria o caso do governo brasileiro começar a pensar em promover o KC-390, quem sabe uma nova familia de aviões de esclarecimento marítimo com ele?
Gunsalmo em 23 fev, 2010 às 19:01
Sim Gusmão, mas tem uma diferença, escala.
No caso do Gripen, não há mercado para esse caça (pelo que podemos ver) tanto que, nem a própria Suécia o quer. Ou melhor, ninguém o quer.
Ja o KC-390, é uma aposta para substituir os aviões de sua categoria, como C-130, que há muitos no mundo. ALém do mais, muitos outros países ja se mostram interessados nesse avião, e mais, essa história de portugueses no KC-390 não é nova.
torço para que esse projeto de certo, pois seria o re-começo de uma nova indústria militar no pais…acho que o Brasil não precisaria produzir tudo em armamentos, mas deveria investir no desenvolvimento de setores importantes.
Não está se vendo o C-130J sendo colocado no bolso em lugar algum, em especial no ambito da OTAN, pois na falta do A-400M quem está vendendo é o ac americano. Até o C-17 beliscou mta oportunidade, dentro e fora do continente europeu. A Europa está a procura de sua própria capacidade bruta global de transporte de carga, independente dos americanos, então apesar de seus problemas o A-400M será o sustentáculo dessa ambição. O programa já foi mto longe p/ ser simplesmente terminado e deixar esse imenso flanco aberto aos americanos. Ou aos russos, que apesar de hoje alugarem alguma… Read more »
“…não seria o caso do governo brasileiro começar a pensar em promover o KC-390, quem sabe uma nova familia de aviões de esclarecimento marítimo com ele?”
A concorrência aqui não é o C-130J, mas o P-8 Poseidon e o “produto da casa”, na forma de algum derivado do A-319/320.
concordo Mauricio R., eu vejo o unico concorrente direto do kc-390, o modelo japones c2, mas como os japas não podem exportar aí sobre espaço pro kc
Quanto ao casa, não creio que seja concorrente a altura, a embraer tem nome e qualidade isso é levado em conta..
abraço
É isso ai pessoal qunto mais parceiros para dividir os custos melhor,boa sorte embraer.
abraços a todos.
“eu vejo o unico concorrente direto do kc-390, o modelo japones c2,…” Os reais concorrentes diretos ao KC-390 são o MTA indiano-russo e/ou algum produto chinês como o Y-9, se este realmente chegar a entrar em produção. Ao escrever “produto da casa” eu me referia a um produto da Airbus, p/ o mercado de patrulha marítima e ASW, que aliás já chegou a ser oferecida ao Canadá e á Índia. E não a nenhum produto da CASA, fabricante espanhola dos C-212; C-235 e C-295. A Embraer pode até ter nome e qualidade, mas ao concorrer contra uma empresa européia que… Read more »
É bom lembrar que Portugal é o P dos PIGS (Portugal, Itália, Irlanda, Grécia e Espanha) logo não vejo muito futuro para este possível acordo a cerca do KC390. Seria mesmo uma ajuda Portugal participar do KC390?
bruno luiz em 23 fev, 2010 às 20:43 “Sim Gusmão, mas tem uma diferença, escala. No caso do Gripen, não há mercado para esse caça (pelo que podemos ver) tanto que, nem a própria Suécia o quer. Ou melhor, ninguém o quer.” Eu não sei o que vc pode ver bruno, mas eu vejo muito mercado para o Gripen. Aliás, o Mercado do Gripen NG é o mesmo do Gripen C/D, ou seja, países que queiram modernizar suas forças aéreas e não possam ou queiram adquirir caças de 5ª geração. Isso engloba a maioria das forças aéreas atuais. No caso… Read more »
Gunsalmo em 23 fev, 2010 às 23:48 Tá fora do tópico, mas concordo com sua visão de mercado. Soldier em 23 fev, 2010 às 18:34 Galileu em 23 fev, 2010 às 21:30 Mauricio R. em 23 fev, 2010 às 22:09 Amigos, Há sempre alguma confusão quando se fala no Kawasaki C-X comparando ao Embrae KC-390, pois o desenho dos dois são parecidos… Asa alta, dois Turbofans, deriva em T… mas são aeronaves diferentes e, principalmente, com dimensões e cargas diferentes. Enquanto a carga paga máxima do japonês é de 37 toneladas, com uma previsão de carga normal de 30 toneladas,… Read more »
Bom dia…agora tenho que intervir ….nao consigo ler mentiras sobre o meu pais e ficar calado. “”Portugal está prestes a entrar em recessão econômica´. Se não for recessão, será no mínimo um grande aperto financeiro. O desemprego lá já começou. Como então eles vão “participar em consórcios”? É uma pena; torçopeça Embraer mas acho que isso não irá adiante. Sds”” _____…isso doi voces nao estarem a par que estamos em recessao e grande aperto economico ja lavai uns bons 10 anos.!!! mas comparado com a grana que estamos perto a gastar em TGV, aeroporto novo e uma super ponte ….isso… Read more »
Sinceramente, Espero que realmente este projeto saia do chão, que não se torne outro FX, que nenhum político populista se meta nisso…
Caro pp_muscimol em 24 fev, 2010 às 5:41
O futuro KC390 é de uma classe mais pesada, capaz de transportar aproximadamente 20 Tons, enquanto que o C295 está na faixa dos 10tons.
Nada impede que se desenvolva versões especializadas, basicamente seria uma questão de interesse, principalmente por parte da FAB, ou uma iniciativa da própria Embraer.
[]’s
A maior confusão entre o A-400M e o KC-390, vem do fato que o ac europeu será o substituto dos C-130 e C-160. Como a própria Embraer coloca o KC-390 como concorrente do Hércules, está feita a confusão, pois são poucos os que atentam p/ o fato que o ac europeu é mto maior. “…do tipo 3 pandurs …1 heli pequeno ..etc etc. …como se compara o KC-390 com o C-295M?” Vc não coloca 3 Pandur no KC-390, somente no power point dele, mas coloca 3 Humvee o que no C-295 nem com reza brava vc faz, alías como mto… Read more »
tomara que o kc390 seja construido mesmo e não vire osorio da vida
Pro KC-390 não virar um Osório da vida basta a EMBRAER tomar vergonha na cara e mudar os sistemas do avião do eixo EUA-Israel ou produzir esses sistemas, diminuindo ou acabando com vetos frequentes!
Provocação resultado de conversas de bastidores.
1 – Afinal a construção de aviões da EMBRAER em Portugal tem base sólida ou é uma mais uma opção para a Embraer?
2 – Qual é a probabilidade percentual disto vir a acontecer nos proximos 2 anos?