Rafale - foto armee de lair

vinheta-clippingA regional de São José dos Campos do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) divulgou hoje uma carta aberta na qual afirma que o governo brasileiro vem “contrariando a lógica da racionalidade” ao preferir o caça da empresa francesa Dassault na licitação F-X2. A concorrência, que visa reequipar os esquadrões de elite da Força Aérea Brasileira (FAB), deve consumir mais de 2 bilhões de euros com a compra de 36 aviões supersônicos.

O conteúdo da carta, assinada pelo diretor-titular Almir Fernandes e pelos vices Ney Pasqualini Bevacqua e Nerino Pinho Junior, defende que o processo de seleção seja conduzido pelo Comando da Aeronáutica, que declarou preferência pelo caça sueco Gripen.

Gripen Demo - copywright Gripen International

“O caça francês, se escolhido, será uma derrota para todo o povo brasileiro, pois perderemos a oportunidade de nos tornarmos soberanos e independentes como nação e como potência”, diz o texto enviado pela regional do Ciesp de São José dos Campos, que congrega cerca de 60% das empresas do setor aeroespacial e de defesa brasileiro.

A diretoria da regional alega que, além de custos maiores, a compra dos caças da Dassault tornará o Brasil “dependente de uma única nação” como fornecedora de material bélico, já que firmou com o governo francês compromisso de compra de cinco submarinos, na ordem de R$ 11,5 bilhões, e de 50 helicópteros, por mais de R$ 4,7 bilhões.

A carta também cita informações divulgadas pela imprensa sobre os valores que estariam em negociação. O acordo com a Dassault, do avião Rafale, teria um custo de US$ 6,2 bilhões e um valor de manutenção de US$ 4 bilhões, totalizando US$ 10,2 bilhões. A norte-americana Boeing, com o F-18, custaria US$ 5,7 bilhões, mais a manutenção de US$ 2 bilhões – total de US$ 7,7 bilhões. Por fim, a sueca Saab, dona do Gripen NG, estaria cobrando US$ 4,5 bilhões, com um custo de manutenção de US$ 1,5 bilhão – US$ 6 bilhões ao todo.

FONTE: Agência Estado, via G1

FOTOS: Armée de l´air e Gripen International

Subscribe
Notify of
guest

109 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
rodrigo avelar

se for pra ser o NG, melhor que seja o SH….

X-nobe

Blá blá blá …

bruno luiz

vai virar wallpaper

A-Bomb

Acho que se for para comprar um caça com tecnologia americana seria melhor optar pelos SHs.(não que eles vão embargar o caça isso eu não acredito) Eles existem na realidade (e não no mundo do faz de conta). Tem preço fixo. ToT se não for as do sonho do Brasil pelo menos parece garantida. Manutenção fixa. Etc… Enfim ja são çaças testados e de qualidade conhecida. Não é nenhum f22 mas por enquanto quebram um galho até decidirmos o que fazer. Acho que o Caça Russo de quinta geração mudou todo o cenário. Agora deveríamos pensar e em ToT de… Read more »

JC

Pois eh, esse pessoal nao sabe o q eh melhor para a industria. O mulla e o juiz aposentado eh que sabem.

vinicius

tem que comprar o rafale sim,e mais caro mais e dai???
o rafale ja provou ser superior ao f-18 em combates simulados e o gripen ainda não existe !!!

bruno luiz

É o que eu disse, muita gente que não tem nada haver vai ficar dando palpite, e o pior, a mídia de destaque, tenho medo do Serra falar algo, já que a Dilma parece que não vai ganhar. Se ele fala que o dinheiro vai para a educação e a mídia dar espaço, vai virar auê, e ai meus amigos entusiastas, esqueçam tudo.

Se até Carla Perez da palpite nos caças, nós vamos é de F-5 até o fim.

ComAir

“governo brasileiro vem “contrariando a lógica da racionalidade”.

Falaram bem, pois a FAB não quer, a Embraer não quer, as industrias não querem, o contribuinte não quer ser prejudicado,…

[]s!

X-nobe

rodrigo avelar

Com certesa, o gripen é caça para países como Paraguai, Bolivia, Peru e Argentinha que não podem pagar por um caça melhor. Pro Brasil o SU-35,F-18 ou Rafale seria as melhor opição para a nossa soberania.

bruno luiz

Cazuza

Tenha fé em Deus, tenha fé na Vida
Tende outra vez…

FX-3

RAFAEL (RS)

POIS É, TA TODO MUNDO ERRADO CRITICANDO ESSA COMPRA MALUCA DO RAFALE, SÓ QUEM ESTÁ CERTO É SÓ O LULA E O JOBIM (SABE-SE LÁ POR QUAL MOTIVO!?!?!?!?!?!?!) TOMARA QUE SEJA CANCELADO ESSE FX2, DANE-SE ESSA TURMA DE FRANCÊS MALANDRO, JA APLICARAM NOS SUBMARINOS, NOS HELICÓPTEROS E AGORA QUEREM FECHAR A TAMPA DO CAIXÃO COM SEUS AVIÕES FEITOS PARA REI ÁRABE OPERAR (PARECE QUE NEM ELES QUEREM DEVIDO AOS CUSTOS).

PELO MENOS A CHIADEIRA DO PESSOAL ESTÁ AUMENTANDO, TEM QUE CHEGAR É NOS OUVIDOS DO LULA E DO SEUS FIEL ESCUDEIRO JOBIM.

Fernando83-RJ

Interessante… Percebam que esta carta certamente tem dedo da EMBRAER. Como a EMBRAER não pode emitir uma carta aberta em seu nome, fez através da CIESP. O governo Lula tem feito algo inédito: PAROU de comprar equipamento militar de prateleira, e agora SOMENTE compra aquilo que contèm TT no pacote. Com os submarinos é assim e acho que está bem claro que com os helicópetros também haverá TT na Helibrás. O ministro Jobim já divulgou a nova estratégia nacional de defesa, onde consta essa doutrina de ser PARCEIRO e não mais MERO COMPRADOR. Por isso peço que as pessoas entendam… Read more »

Joaca

Senhores
Prefiro aguardar o anuncio oficial para tecer meus comentários, pois se os tecer agora serão vaporware, nada mais que isto
at
Joaca

Wilson Giordani de Souza

(…)

“O caça francês, se escolhido, será uma derrota para todo o povo brasileiro, pois perderemos a oportunidade de nos tornarmos soberanos e independentes como nação e como potência”

(…)

Se comprar o projeto do Gripen NG for o suficiente para “nos tornarmos soberanos e independentes como nação e como potência” comprem logo… tem todo meu apoio!

[]s

Carlito

Sei lá… Acredito sim que o um caça de maior porte como o Rafale seria ótimo para o Brasil, desde que fossem garantidas verbas para armá-lo e operá-lo de forma efetiva. Quanto ao Gripen, há um enorme preconceito em relação a este avião. Ele é pequeno e é monomotor, mas o F-16 também é, e alguém duvida da capacidade do F-16? Um Gripen bem armado e pilotado por um piloto bem treinado com certeza absoluta é mais eficiente que um Rafale mal armado e conduzido por um piloto que voa poucas horas por ano por causa dos recursos escassos destinado… Read more »

MO

Outra balela,qual é a comparação lógica e os argumentos,vejo apenas um jogo de palavras,me mostrem no que perdemos se escolhermos o rafale.

bruno luiz

Fernando83-RJ em 11 fev, 2010 às 15:14

“Com os submarinos é assim e acho que está bem claro que com os helicópetros também haverá TT na Helibrás.”

Vai nessa. ‘.’

Augusto

Como pode uma citar preços se o governo nem divulgou? Muito boato e pouco fato concreto, daqui a pouco estaremos declarando guerra a França chavista!!heheheheheh O certo é comprar un caças chineses! balatinho balatinho hahahahahaahahahahahahha

bruno luiz

” Quase nada vaza para a imprensa quando se trata de questões sigilosas de defesa”

Quese! quando se trata de defesa e coisa sigilosa, deveria ser NADA.

Getulio - São Paulo

De tanto falarem no Gripen, pode até ser uma boa aquisição.

Nick

Caro Fernando83-RJ, Se me permite não concordo em relação aos Rafales como TT. Eu vejo mais como compra de prateleira, da mesma forma que o F-18SH. Reconheço suas qualidades e entendo que a FAB estaria bem servidas com eles, desde que seu orçamento seja ajustado para voar a eles de maneira satisfatória. Apoio a Compra dos SUBs, mesmo porque simplesmente não tínhamos alternativas em relação ao knowhow do SubNuclear. Em relação aos EC-725 pairam muitas dúvidas sobre seu overprice. e design desatualizado. Além do que a Helibrás hoje é um subsidiaria da EADS. De fato, com todo seus riscos, o… Read more »

Luan

Não sei por que se escabelam.

Não há nenhuma novidade no post.0 único que pode,não só trasferir TT para agradar as empresas,mas tbm coloca-las em um projeto nacional para desenvolver seu conhecimento,para assim evolui-lo e futuramente faturar no mercado
Só quem oferece isso é a Saab e o Gripen,por isso a preferência.

E essa de Rafale e SH ser melhor é a pindaíba!Dos 7 critérios tecnicos avaliados pela FAB o Gripen levou 4,e o SH 3,o resto o Rafale que ganhou.

Mad Dog

…”tornarmos soberanos e independentes”…com Gripen AmxNG ???

O verdadeiro Milk-Shake de componentes de fora…

O Gripadinho NGambiarra vai comer muito dinheiro do Brasil até o protótipo com mudanças na estrutura ficar pronto…e quando pronto mais $$$$$ em 6 ANOS de ensaios e testes de vôo….e quando começar a ser produzido (em 2025…rssss) a FAB vai recebê-los a passos de tartaruga porque se tornarão CAROS…e não vai vender pra país nenhum…

A Suécia não quer Gripens modificados novos e NÃO VAI bancar esse projeto inútil!!!

RAFALE…o único para superioridade aérea no cone sul!!!

M1

Palpite, o FX2 será decidido dia primeiro de abril!

X-nobe

Existe sim um projeto para beneficiar a industria aéreo especial do Brasil, mais não se chama Gripen, se chama PAK FA T-50. Compra um caça pronto de 4ª geração com transferencia de tecnologia, e depois investe em um projeto de 5ª geração, investir em um projeto de 4ª geração é pura perda de tempo.

OTV

Cansei da novela, parece coisa da globo, a mesma coisa nos capítulos.
Eu quero mais que venha logo o FX-2. Que a FAb fique com os 36 rafeles, ou F-18 ou Gripen. O que não da é pra ler que os F=5 já estão ultrapassados, o mirage no fim da vida, e não comprar nada. O Chapolin Chavecado taí comprando, o Chile idem, e nós aqui…nadica de nada.

LBacelar

Daqui a pouco o sindicato dos garis e o sociedade dos alcoolicos anonimos vão emitir uma nota defendendo a compra do Gripen…

OOO Lobby dos infernos

Nélio

BBB só na Globo galera, esse lance de Bom, Bonito e Barato é pura enganação.

Não estou entendendo esses argumentos mais, se a transferência de tecnologia estará em contrato porque seriamos refens???

Bla, bla, bla…

OTV

LBacelar to rindo muito aqui. vlw.

Andre de POA

Senhores, vejam o caso do A400 que estourou todos os orçamentos e o fabricante vai largar o projeto se os paises integrantes do consorcio não botarem mais dimdim. Então não caiam nesta que o “croqui” da SAAB é mais em conta.

M1

Já viram a votação do blog sobre os caças?

A MB apavora!!! Só tenho a dizer isso… base + estaleiro + subs …

E a FAB? a FAB espanta…

previsão para 2045:

MB: subs convencional e nuclear, NAes, Rafale Naval, mais bases, navios patrulhas …

FAB: voando de F5

Justin Case

Carlito em 11 fev, 2010 às 15:24, disse:

“Aliás, fazemos uma vaga idéia do que poderia ser oferecido em termos de transferência de tecnologia por parte dos suecos. Alguém aqui sabe o que os franceses irão ofertar?”

Boa tarde, Carlito.

Os links que seguem têm a apresentação feita pelo Consórcio Rafale na Câmara Federal em 14 de outubro. Deve ter algumas respostas ao seu questionamento.

http://www.aereo.jor.br/2009/10/17/apresentacao-da-transferencia-de-tecnologia-da-dassault-para-o-f-x2/
ou
http://www.defesanet.com.br/01_lz/fx2/Dassault_13out09.pdf

Abraço,

Justin

“Justin Case supports Rafale”

Luan

LBacelar em 11 fev, 2010 às 15:42

Se entusiastas podem palpitar o quanto quer,e,alegar que avião x ou y é melhor simplesmente por que é melhor em combate AÉREO e tão somente,por que Garis e os AA não podem?

E tbm não entendi a comparação,as empresas que vão absorver a tecnologia não pode dar sua opinião?elas não sabem o que é melhor pra elas?

Se ela dissesse que o Rafale ou SH era melhor eu estaria quietinho nessas horas.

[]’s

Getulio - São Paulo

Penso que qualquer um dos três selecionados pela FAB atendem às missões da força. A questão são as vantagens que cada empresa sondada pelos concorrentes fazem para ganhar, inclusive obtendo apoio de empresários deste ou aquele setor.
No fundo o que deveria ter sido exigido no FX-2, quando cancelado o FX-1, era a fabricação dos aviões em nosso país desde o início. Querem vender, construam uma fábrica por aqui, gere empregos e movimente a economia por aqui.
Mesmo o Gripen, propaganda legal, etc. mas será tudo construído lá, desde os rebites até a decoração do bicho.

neto

Se a força aerea ja fez seu relatorio e constatou que o gripen é o melhor caça dos tres… queria saber o que é que um monte de leigo que fica vendo fotinha e video no you tube ta dando opinião achando que o SH ou Rafale são melhores pq acham bonitinho nas fotos?!
é como o colega disse anteriormente, o que é que adianta um monte de Rafale desarmado e pilotos com poucas horas de voo, devido ao alto custo de um aparelho desses?!

Getulio - São Paulo

Penso que o governo deve rever esta compra e investir no programa espacial brasileiro, criar um bom gerenciamento, senão tudo ficará como está. Isto sim é um programa estratégico e tecnológico para o país.

hms tireless

QUe essa nota da CIESP sirva de lição para aqueles que, de maneira irracional e subserviente, ficam defendendo o engodo chamado Rafale.

Augusto

vou dizer três coisas que não entendo e gostaria de entender: 1- pq investir do Gripen se podemos investir no caça russo que é mais moderno e tem uma linha de produção maior(500 caças encomendados)? 2- Para quem venderiamos o Gripen?, já que na america do sul ou compram produtos americanos ou russos e ai caiu o argumento de ter varios pais comprando nosso produto ficando restrito a nós (ja que nem a Suecia quer esse projeto). 3- Será que temos o pior sistema de proteção de informações sigilosas do mundo? Se as informações são sigilosas como vaza tanto noticia… Read more »

Wilson Giordani de Souza

Getulio – São Paulo em 11 fev, 2010 às 16:00

(…)

Mesmo o Gripen, propaganda legal, etc. mas será tudo construído lá, desde os rebites até a decoração do bicho.

(…)

O Gripen “seria” o que teria maior participação de empresas brasileiras. Então, “seria” o que teria maior parte dos componentes construídos aqui.

[]s

JULIO

Isso está cheirando a marcação de posição de oposicionista, de preferência politica.
A ação do governo deve ser a que tem sido, seguindo com sua estratégia. As opiniões devem ser considerados o que são, apenas opiniões com diferentes visões, falar em nome do interesses do Brasil é muita pretensão. Eu não dei procuração para falar em meu nome, e o povo escolheu o Lula para essas decisões. Vamos parar de forçar a barra e querer caçar as tomadas de decisão deste governo que o povo escolheu.

OTV

off topic – esta coisa de frances…no blog da naval ta informando q o submarino scoperne que a Malásia comprou não pode mergulhar. Eita.

OTV

Julio pera lá. O povo escolheu o Lula para ser gestor da nação, e não digestor.

Craveiro

Andre POA:

O principal problema do A400M foram os motores, mas não apenas isso.

Um hipotético problema no NG, e isso, haverá, deverá ser muito menor do que o do A400M. Portanto, muitissimo menos custoso.

O NG utiliza muito da p´lataforma do C/D, portanto oferece risco muito menor.

Abraços

ZE

A COPAC, COM MAIS DE 60 ESPECIALISTAS, FORMANDO ASSIM, UMA EQUIPE VERDADEIRAMENTE MULTIDISCIPLINAR, QUER O GRIPEN NG. A FAB, QUE EM ÚLTIMA ANÁLISE, É QUEM VAI OPERAR OS CAÇAS, QUER O GRIPEN NG. A EMBRAER QUER O GRIPEN NG: “Avaliamos as três propostas, a pedido da FAB e vimos que a oferta da empresa sueca Saab é a que vai assegurar ao Brasil o conhecimento e a agregação de tecnologia dentro da premissa ‘on the job doing’, ou seja, aprender fazendo”, disse o vice-presidente-executivo para o mercado de defesa da EMBRAER, Orlando José Ferreira Neto. O executivo parte do princípio… Read more »

Soldier

Se for mesmo anunciado após o carnaval o caça a ser escolhido, o jogo vai ficar muitíssimo mais pesados do que estamos acostumados ver…

E depois do caça escolhido seja ele qual for, aí sim veremos as verdadeiras consequências dessa “pendenga”.

Até agora, foi apenas um “joguinho”. Após a escolha do caça é que veremos o jogo de verdade.

Aguardem…

neto

Ze disse tudo!!

Leandro

Daqui a pouco vamos estar é comprando P-47`s Thunderbolt… Fecha logo esse FX-2 seja com os franceses, os suecos ou os americanos, do meu ponto de vista o Rafale é muito mais caça, mas também é muito mais caro, mal temos grana para manter os F-5, os AMX e os M-2000 voando, que dirá uma “Ferrari” dessas! Pode até demorar um pouco mais, mas acho que o NG é melhor para o Brasil! Uma pergunta, numa hipotética vitória do NG no FX-2, o Brasil e a Suécia teriam condições de juntos desenvolver um caça de 5º geração? A França tem… Read more »

JULIO

Por que será que até hoje não temos nenhum caça produzido exclusivamente no Brasil. O Ozires Silva já declarou que, se quizessemos de fato, poderiamos já ter um projeto como o da SAAB, sem precisar dos Suecos, nem de ninguem bastava vontade politica. Nunca Tivemos. Por que será que a FAB está com seus equipamentos sucateados. Por que será que toda vez que procura-se sair da tutela americana é essa celeuma toda? tem gente que acredita e diz que as derrotas do Rafalle nas concorrencias internacionais que participou foi apenas por tecnica inferior, esquecem toda o peso politico que jogam… Read more »

FERNANDO

Cara que tiroteio, agora nao sei qual o melhor caça, mais é incrivel como nossa imprensa, apoia implicitamente a compra do F 18 SH, mesmo sabendo que ele será apenas montando no Brasil. Sei nao sabe, se várias vozes estão se levantando contra o Rafale ou uma ou outra, ou ele é o máximo ou ele é muito caro mesmo. Existe um velho ditado, se vc nao pode ganhar, confunda. E os norte-americanos são bons nisto.
Acredito que o melhor caça é o Rafale, abriria uma porta para o desenvolvimento conjunto com o Gripen.

Karmann

Augusto em 11 fev, 2010 às 16:03 vou dizer três coisas que não entendo e gostaria de entender: 1- pq investir do Gripen se podemos investir no caça russo que é mais moderno e tem uma linha de produção maior(500 caças encomendados)? 2- Para quem venderiamos o Gripen?, já que na america do sul ou compram produtos americanos ou russos e ai caiu o argumento de ter varios pais comprando nosso produto ficando restrito a nós (ja que nem a Suecia quer esse projeto). 3- Será que temos o pior sistema de proteção de informações sigilosas do mundo? Se as… Read more »