PAK FA new 2

PAK FA new 1

PAK FA wheel bay

PAK FA new 3

FOTOS: Sukhoi

Subscribe
Notify of
guest

45 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
henrique araujo

nossa o caça mais lindo que ja vi, mais que f-22, f-35, berkut…
e nos vamos gastar uma fortuna em 36 caças de 4ª geraçao, esse é o brasil!

Robson Br

Inicialmente eu até duvidava, mas está ele aí voando. Projeto por projeto…deixa para lá.

Quando o copac incluiu um projeto no short list, poderia….

Quanto as fotos: a primeira ficou ótima.

Omega

Pois é Robson, até eu duvidava. Mas está aí, para mostrar para todo mundo, parabéns para a Rússia, se mostraram mais uma vez capaz. E pensando bem, esse caça deve ter muita coisa do Berkut.

É que não se sabe maiores detalhes do acordo Brasil/Rússia sobre o projeto deste belo caça, mas no projeto FX2 a Rússia não deu muita bola(segundo o governo, e o que foi noticiado por aí), logo, nem adianta chorar por este ou aquele caça.

Paulo

Neste estágio, adianta o Brasil entrar no processo? Ou seria apenas um demonstrador?

Mauricio R.

Bem, por enquanto os russos fizeram voar o protótipo, aguardemos se e qndo entrará em serviço de esquadrão.

Heyarth

Olá pessoal,

Acompanho o site a um bom tempo, mas nunca tenho tempo para postar…

Nossa, adorei as fotos, o caça realmente é muito bonito, não tem nada a ver com o su-35, desenho totalmente novo, ja possue algumas características stealth, vou me surpreender muito se esse caça ficar pronto em 2015 como estão prometendo, não tenho certeza se será superior ao f-22 mas se chegar próximo ja vai valer a pena só pelo seu custo!!

Francoorp

Estou babando colorido!!!!!

Agora devemos sim comprar de prateleira e tentar fazer engenharia reversa (copia) a todo custo, como os Chineses fazem!!

Certo isso até podermos fazer um todo nosso.

Sds. Francoorp apoia o Rafale!!

Alex Nogueira

Mais uma vez a Rússia está de parabéns! Para mim este é o caça mais bonito da atualidade, e com certeza será um dos melhores. Acredito que se o Brasil realmente tivesse um plano de defesa nacional, que levasse em consideração todo o contesto mundial, e não só da américa latina, estariamos desde o início participando do projeto deste avião, que muito provavelmente vai ser um dos poucos que competirá de igual para igual contra o F-22, que é exclusivo dos E.U.A, e que provavelmente, nunca estará disponível para o Brasil.

cafuzzo

Esta foto frontal deslocada diz tudo, avião bonito voa bem…
mas o detalhe da tomada de ar da-me a impressão que o fluxo de ar é deslocado de forma a esconder as pás (dor radar).
o que acham?
SDS.

Braziliano

Será que ele substituiria o SU-32 como caça de interdição naval?

Quanto a substituir o SU-35 como caça de superioridade aérea creio que não há dúvida.

Faltaria o caça “low” para o Brasil.

Vamos sonhando …

Alex Nogueira

Por favor, peço aos coordenadores do blog para postarem matérias, fotos e fichas técnicas das aeronaves MIG, principalmente o MIG-35, que é minha paixão, e infelizmente não está no short-list da Fab….

Se não for pedir demais, postem matérias sobre os outros meios russos, como transporte, assalto, etc. Acho que teriamos uma visão melhor sobre a cultura bélica do ocidente. Grato pelo espaço e pela atenção!

Continuem com o belo trabalho.

Jacubão

É impressão minha ou as turbinas são as mesmas do su-35?
Realmente, esses caças ficariam lindos com as cores da FAB.

Alex Nogueira

****Cultura bélica do oriente****

Patriota

Para mim este é atualmente o caça mais bonito do mundo , deveriamos cancelar o FX2 e comprar 120 unidades do PAK FA visto que a previsão é de que este entre em operação por volta de 2013 e o Fx2 será entregue depois de 2014.

Heyarth

Sinceramente, acho que o Brasil não está envolvido nesse projeto, nosso país está mais interessado em caças de 4,5ª geração e em suas tecnologias(veja fx-2), não tiro a razão da FAB(Afinal temos que ir por partes) mas acredito que futuramente(Quando o Brasil dominar a tecnologia dos caças de 4ª geração) estaremos caminhando para um projeto de 5ª geração…

Tales

henrique araujo em 06 fev, 2010 às 17:22
e Patriota em 06 fev, 2010 às 18:16

Não dá para esperar pelo PAK-FA.
A necessidade de substituição dos M-2000C tem data certa (em razão de sua vida útil) e começa em 2014.
Mas isso não impede que o Brasil venha a participar do programa do PAK-FA, depois de decidir o FX-2.
O que não dá é para abrir mão desse!
Defendo uma solução de 36 Rafale F-3 para ONTEM + ?? PAK-FA no futuro.

Rodolfo

Realmente é um belo avião!
Porém ainda é um protótipo, até completar o radar AESA e as novas turbinas ainda vai levar muito tempo… só depois talvez seja do mesmo nível do Raptor (ou superior). Como a Rússia está em dificuldade financeira e mal tem dinheiro para montar um esquadrão de Su-35 acho que é pouco provável que já esteja operacional em 2014 como foi proposto pelo cronograma do projeto… talvez essa fosse a brecha para o Brasil se associar ao programa e ajudar com parte dos custos de desenvolvimento, mas é pouco provável que isso venha a acontecer.

Henrique Sousa

Na boa, mas que não vê um Su-35 sob a “casaca” do Pak, não esta olhando direito.

Posicionamento dos motores, trem de pouso, “pescoço” querendo mandar o bico para baixo, e por ai vai.

Não que seja ruim ter por base uma aeronave poderosa como o Flanker.

Mauricio R.

“…que o fluxo de ar é deslocado de forma a esconder as pás (dor radar).”

Lamento mas o fluxo de ar não esconde ninguém, é o formato da tubulação até a turbina, que faz isso.

Mauricio R.

“…só depois talvez seja do mesmo nível do Raptor (ou superior). Como a Rússia está em dificuldade financeira e mal…”

Saiu algum coelho da cartola??? Aonde está o embasamento técnico que poderia justificar ser este novo ac russo, superior a 3ª geração da tecnologia “stealth” americana???

cafuzzo

Mauricio, quero dizer que a estrutura da tomada de ar parece fazer zig zag de forma que o ar não incide diretamente da tomada para as turbinas, ou seja ele percorre um caminho desviado.
esta foi a minha intenção…

рустам

Patriot
По словам ВВ Путина первая партия истребителей пак фа поступит на вооружение в липецкий центр подготовки пилотов в 2013 году!!! А с 2015 года начнется поставка в строевые части ввс!!! финансирование программы осуществляется на 100%!!!!!!!!!

Mauricio R.

Cafuzzo,

Se a tubulação fosse em “senoidal” como no F-22, vc teria as turbinas lado a lado, sem aquele espaço entre elas.

Francoorp

рустам:

Em 2013 para o treinamento de pilotos eu acho difícil, e completamente operativo em 2015, vejo ainda mais irrealizável.

Porém a historia ensina a não subestimar a mãe Rússia.

Excelente protótipo de aeronave.

Sds.

davidjp

nao duvidem da mae russia ela pode surprender, lembrem dos migs alemaes do susto do ocidente ao ver o que os russos tinhao na manga!
abraços a todos!

Nick

Sem dúvidas vão melhorar a posição dos motores com vistas a uma redução de RCS. A parte de “baixo” em tese deveria ficar plano, talvez mudem aquilo.

Quem sabe ainda entremos nesse projeto, duvido que os Russos não queiram mais verbas para acelerar o desenvolvimento do T-50.

[]’s

caravlhomtts

Pessoal boa noite,é um bonito avião sem duvida alguma,mais tem muito ceu ainda para voar,vamos esperar para ver.
abraço a todos.

Jacubão

Essa exposição dos motores foi praticamente eliminada no projeto HARPIA. O fluxo de ar seria desviado para as laterais e depois retornariam devido ao compartimento de armas. Ficou bem legal. 😀
Quando o galante postar, vcs verão.

Patriota

рустам

Acredito que o PAK FA é um caça magnifico ! Eu tambem estou otimista com relação ao cumprimento dos prazos ,pois até o presente momento os atrazos no projeto foram minimos e segundo alguns especialistas russos este primeiro prototipo atingiu muitas das espectativas esperadas .

Em minha opinião o Brasil deveria cancelar o FX2 e adquirir o PAK FA !

dhou

por em quanto nada aver tem muito chão ainda,entrada de ar esquisita,motores espostos,só se tiver proteção de plasma um escudo como alguns já comentaram que a russia domina uma tecnologia de escudo que absorve irradiação,e que não permite retorno de ondas de radar,ai sim.

BRAVURA

Tenho a impressão que as entradas de ar foram modificadas. No primeiro vôo elas estavam abertas para a frente agora aparentam estar inclinadas para os lados… tá evoluindo….

Narcejo

Algumas caracteristicas do Pak Fa ,só com o tempo teremos conhecimento,porém algumas caracteristicas deste Super caça russo,já merece umdestaque na história da aviação mundial,parabéns ao povo russo e aos projetistas russos,é preciso um equilibrio mundial,azar dos americanos com seus Super caros caças!

Tales

Alguém já disse que as derivas do PAK-FA são TOTALMENTE móveis (como no SR-71 Blackbird), atuando como leme e elimando a necessidade de um carenagem móvel menor que atuasse como tal. Mas alguém PERCEBEU que as extensões da raiz das asas (LERX) também parecem ser MÓVEIS??? Na primeira e segunda fotos as LERX parecem levemente inclinadas, enquanto na quarta foto elas parecem perfeitamente alinhadas com o plano horizontal que contém as asas. Na primeira e segunda fotos dá até para perceber um pequeno vão entre as LERXs e a fuselagem. Na primeira, visto de cima, as LERXs até parecem CANARDs…… Read more »

Bosco

Engraçado que o vão entre os motores onde estão os compartimentos de armas parece ser raso. Será que terá altura para a acomodação de mísseis superpostas ou mesmo de armas ar-sup? Também será que as “canoas” se prestam mesmo a carregarem mísseis SRAAMs? A mim não parece que o Pak FA terá uma capacidade de levar mísseis maior que a do F-22. Acho que deve ficar por volta de 6 MRAAMs e 2 SRAAMs como no caça americano. No máximo 8 MRAAMS e 2 SRAAMs. AVISO IMPORTANTE: não estou falando mal do projeto russo, estou apenas comparando as duas aeronaves… Read more »

Challenger

Estou meio confuso sobre o compartimento Bombay, parece diferente das concepções artisticas iniciais e do que vemos no F-22 e F-35, e acho as tubeiras de escape muito grandes, iguais as do SU-35.

As fotos estão lindas.

Sopa

E esse negocio de caça de 5° geração usar aquela parada que parece um para-quedas pra pousar não entendi, e falar que ele é mais bonito que o F-22 é loucura !

samuel Henrique

Se não é a aeronave mais bonita que eu já vi, é por que eu ainda não vi todos!!!!
Nota 10 pelas fotos!!!!!
Vai virar papel de parede!

Will17

Lindo… imaginem ele taxiando em anápolis…

airacobra

realmente lindo, outro que se compara a ele mas estava muito a frente para sua epoca foi o YF-23, quanto ao que falou o teles sobre as LERX parecem moveis, dei uma boa olhada com zoom e realmente parecem estar ligeiramente inclinadas para baixo

sera q havera versao naval?

seria interessante

wagner

O Brasil não cancelou o acordo assinado por Mangabeira o ano passado. Para simplificar…CANCELEM o projeto FX2…Quero a bandeira do Brasil naquele PAK FA !!!

airacobra

wagner

eu nao cancelaria o FX-2

mas sim ficaria nos 36 Gripen NG e partiria paralelamente para o PAK-FA

ficaria um otimo HI-LO, alem da experiencia absorvida pela industria nacional com o FX-2, teriamos um bom vetor ate a entrada em serviço de ao menos um esquadrao de T-50 la pra idos de 2020/25

abracos a tds

Rafael

O PakFa possui o empuxo vetorado ou é que nem o Raptor (turcina sobe e desce junto)?

luiz claudio

belo caça,os russos não dão ponto sem nó,se estão dizendo que é superior ao f-22 pode ter certeza que é,da-lhe russia.

Rafael

*turbina.

Agora a Russia tera que começar seus porta avioes e seus borbardeios stealth.

[…] Novas fotos do PAK FA […]