Presidente Vargas, em 1953, a bordo do recém recebido Gloster Meteor TF-7, primeiro caça a jato da FAB. A decisão da compra dos jatos britânicos Gloster Meteor foi técnica ou política?
Todas as aquisições militares devem ser feitas com interesses estrategicos e não técnico.
Não confio muito nos tecnicos da gerencia do FX-2, ja perdemos oportunidade boas para o desenvolvimento da FAB e eles querem ficar na depedencia das tecnologias americanas porque é mais facil de dominar, pra mim é incopetencia.
Hornet
Visitante
14 anos atrás
Eu diria até mais, toda decisão, de caráter pública, é política.
Objetividae científica 100% é um mito. Um dos maiores mitos do mundo moderno.
abraços a todos
Hornet
Visitante
14 anos atrás
ops! “Objetividae” = objetividade
Storm
Visitante
14 anos atrás
A decisão foi politica e economica, trocamos estes aviões com os ingleses por fardos de algodão.
Alex
Visitante
14 anos atrás
EXISTE ESSE AVIÃO EM ALGUM MUSEU.
WDias
Visitante
14 anos atrás
Lindos jatos !! Pena sua vida abreviada na FAB pelo risco de aparecimento nas longarinas das asas sob certas condições.
Sempre que os vejo, lembro-me da incrível história do “combate”, em 1964, no litoral de Mangaratiba/RJ, entre uma esquadrilha de F8 com então comandante do 1º GAvC, o impetuoso Berthier Figueiredo Prates, também pilotando seu F8, onde este infelizmente veio a perder a vida.
Esse “combate” seria um “post histórico” bem interessante de ser publicado.
Fábio Mayer
Visitante
14 anos atrás
Os Gloster Meteor eram aviões simplesmente lindos!
E na época a decisão foi política. O Brasil precisava comprar caças, porque a Argentina já havia comprado um lote de mais de 70 Gloster Meteor e havia tensão entre os países. A Inglaterra aceitou receber parte do valor em algodão (isso mesmo, algodão) e Vargas decidiu fazer o negócio, equilibrando a balança de poder sul-americana com rapidez incomum.
Lobo
Visitante
14 anos atrás
Não sei em que museu pode haver algum em nosso país. Até alguns anos havia um exposto na praça Santos Dumont, no Setor Aeroporto em Goiânia. Foi reforma ao menos uma vez. Ficou por lá uns vinte anos, no final estava em mal estado de conservação. Hoje no mesmo local há uma réplica do 14 bis.
Fábio Mayer
Visitante
14 anos atrás
Alex,
Tem um exemplar no MUSAL.
E há outro, bem conservado, em frente ao CINDACTA de Curitiba.
WDias
Visitante
14 anos atrás
Lindos jatos !! Pena sua vida abreviada na FAB pelo risco de aparecimento – de fissuras – nas longarinas das asas sob certas condições.
Sempre que os vejo, lembro-me da incrível história do “combate”, em 1964, no litoral de Mangaratiba/RJ, entre uma esquadrilha de F8 com o então comandante do 1º GAvC, o impetuoso Berthier Figueiredo Prates, também pilotando seu F8, onde este infelizmente veio a perder a vida.
Esse “combate” seria um “post histórico” bem interessante de ser publicado.
Robson Br
Visitante
14 anos atrás
Fábio Mayer em 03 fev, 2010 às 17:55
Só completando seu comentário: Na época a 1ª opção foram os americanos, mas com a recusa destes, o negócio foi fechado com os ingleses.
Wilson Giordani de Souza
Visitante
14 anos atrás
Se eu não me engano o blog já fez uma matéria explicando os vários “FXs” pelos quais já passamos.
[]s
PS: Vargas era populista, comunista, socialista, direitista ou (coloque o seu ísta-aqui)? Para alguns isso explica tudo.
MOKITI
Visitante
14 anos atrás
Vargas foi o maior Presidente que este país teve,depois vem JK.
Tales
Visitante
14 anos atrás
Alex em 03 fev, 2010 às 17:46 e Fábio Mayer em 03 fev, 2010 às 17:56 Além dos exemplares do MUSAL e em frente ao CINDACTA II, em Curitiba, existe outro exemplar preservado sobre pilares na praça central da cidade de Canoas, na versão monoposto (um lugar), desigando de F-8 na FAB. Em razão disso, aludida praça ficou conhecida como a “Praça do avião”. Quem transita pela BR-116 entre Porto Alegre e Esteio passa ao lado dessa praça, podendo avistar o Gloster. Interessante notar o formato das asas do Gloster, que nas primeiras versões eram elípticas, porquanto inspiradas nas asas… Read more »
OTV
Visitante
14 anos atrás
Vargas comunista/socialista? Mas nem em sonho, foi um dos que mais perseguiu comunistas e outros desafetos.
Dizem que Getúlio era nazista/facista, mas nada disto, Vargas era nacionalista, altamente nacionalista, e se o barão de Mauá e Vargem tivessem vido na mesma época, o Brasil hoje ra outro, muito, mas muito melhor.
Tales
Visitante
14 anos atrás
É claro que foi uma decisão política.
Como bem lembrado por alguns, pesou MUITO o fato de a Inglaterra ter aceitado um legítimo “ESCAMBO”, anuindo que o pagamento fosse feito em algoodão, que tinha um excedente nos estoques governamentais brasileiros.
Ao que consta os norte-americanos chegaram a ofertar o F-80 Shooting Star, mas somente aceitavam o pagamento em moeda. E não ofereceram o F-86 Sabre.
Tales
Visitante
14 anos atrás
MOKITI em 03 fev, 2010 às 18:48
“Vargas foi o maior Presidente que este país teve,depois vem JK.”
Não sei se dá para afirmar isso taxativamente, mas que foi uma das grandes personalidades históricas desse país, não há dúvida.
Mas hoje em dia alguém que fizesse o que ele fez seria crucificado publicamente…
motta_eiras
Visitante
14 anos atrás
Trocamos por 15 toneladas de algodão e devemos ter comprado tecidos “ingleses”. Cheguei a assistir quando criança exercicios de bombadeio com esses aviões na praia de Copacabana no dia da aviação fiquei boquiaberto. Esperei em vão q repetissem. Existe um destes aviões decorando uma loja da Vide Bula em um shopping em BH.
Infelizmente aqui no Brasil quando um colecionador e pego com suas peças a imprensa os trata como marginais desestimulando os potenciais colecionadores.
muito bem OTV concordo foram realmente brasileiros
Ulisses
Visitante
14 anos atrás
A questão era que os americanos não liberaram a venda dos F 86 e também os F 84 eram acima dos recursos disponíveis pelo Brasil. O Brasil fez uma boa barganha, já que inicialmente os Ingleses queria pagamento em madeira, mas finalmente, devido a crise econômica pós-guerra, aceitaram o pagamento em algodão.
Novesfora
Visitante
14 anos atrás
Mokiti (18:48): cuidado, porque se o Lula ficar sabendo de seu comentário, ele liga para sua mãe como fêz com a mãe do Caetano (rssss).
Tales
Visitante
14 anos atrás
MOKITI
Só para provacar a galera ANTI um pouco…
MELHORES PRESIDENTES DA REPÙBLICA FEDERATIVA DO BRASIL:
1º) Getúlio Vargas,
2º) JK,
3º) Lula lá????
Pelo menos o IBOPE e a Datafolha, entre outros, apontam uma aprovação sem precedentes do Molusco…
Aliás, falando em pesquisas, o Rafale NOVAMENTE vem liderando a pesquisa de preferência no blog…ehehehehehe
O Gripadinho até que tem se saido razoavelmente, mas IMPRESSIONA a surra que o velhaco e pesadão SH tá levando…
Eu, sinceramente, não esperava um desempenho tão ruim do vetor estadunidense, pois ainda acho ele o melhor avião de ATAQUE dos 3 finalistas…
Wilson Giordani de Souza
Visitante
14 anos atrás
Tales em 03 fev, 2010 às 19:11
O enunciado da enquete é:
“Qual será o vencedor do Programa F-X2 da FAB?”
Não é sobre preferência pessoal.
Eu prefiro o Rafale mas votei no Hornet, por exemplo.
[]s
kaleu
Visitante
14 anos atrás
Exatamente por ser uma decisão de estado que tem que ser técnica e não política, pois, o governo muda de de 4 em 4 anos, o estado permanece, portanto, não faz sentido o Pres. Lula impor SUA decisão aos demais governantes que virão, que inclusive poderão ter diametralmente uma visão opósta do atual Presidente, portanto a decisão deve ser de quem ENTENDE do assunto, pois o Gov. Lula passa, a FAB permanece e quando os 1ºs caças chegarem o Presidente Lula já terá deixado o Poder a pelo menos 4 anos.
Aos amigos que solicitaram informações sobre esse aeronave em um museu no Brasil Em SP existe o museu da TAM, mas especificamente na cidade de São Carlos no momento esta fechado para reformas, mas deve reabrir logo Abaixo esta a lista do acervo desse museu » DOUGLAS DC-3 » PLANADOR URUPEMA » PLANADOR QUERO-QUERO » BQM-RPV » GRUNAU BABY » P-47 » GLOSTER METEOR » 14 BIS (Réplica) » AERONCA C-3 » AMERICAN FLEA SHIP » BÜCKER JUNGMANN » CAP-4 “PAULISTINHA” » CESSNA (L-19) BIRD DOG » CESSNA 140 (Cessninha) » CESSNA 180-F » CESSNA 195 » CONSTELLATION I-049 »… Read more »
Nick
Visitante
14 anos atrás
Como o Wilson Giordani disse, a enquete é sobre quem vence o FX2.
Sou Gripeiro, ou gripado como dizem por ae :D, mas considero que o Rafale já ganhou e votei nele.
E não vejo motivos para propaganda política a favor ou contra este governo federal aqui.
[]’s
Novesfora
Visitante
14 anos atrás
Gostaria de sugerir a galera um vídeo do youtube:”where eagles fly”,
é o clip oficial da música do Sammy Hagar, vocalista do Van Halen.
Não entendo muito, mas pelo que li até agora, ainda não nasceu outra “águia” para peitar o F-15.
abraços a todos
Wilson Giordani de Souza
Visitante
14 anos atrás
“Gostou ou Não Gostou”
Os editores estão trabalhando… 🙂
[]s
Bernardo
Visitante
14 anos atrás
Vamos falar a verdade,para a epoca em que foi adquirido era uma aeronave obsoleta e ja na guerra da Coreia operou como caca bombardeio porque nao tinha condicoes de combater o MIG 15.Que digam os seus operadores australianos e ingleses.
Nao foi uma decisao tecnica ou politica, foi financeira.
Ate que a FAB operou bem esse aviao e deu alguns shows em cima dos argentinos que operavam o Meteor F.4.
Wolfpack
Visitante
14 anos atrás
Não foi técnica e nem política, foi a moeda de troca que mandou, afinal nem todo mundo precisava de algodão…
[]s
Rafael
Visitante
14 anos atrás
Desde aquela os EUA ja mandava embargo na gente…o ceus, o terra, o vida!!!
Galileu
Visitante
14 anos atrás
Aquela época tinha “presidente”
Luan
Visitante
14 anos atrás
De fato um avião que fez história,o primeiro jato da FAB.
Era pra ter sido o embate do século,Gloster Meteor Vs Me-262,mas os alemães estavam muito distantes da grã-Brtanha,onde o Meteor fazia suas patrulhas no inicio de sua vida operacional,ainda na WWII.
E só pra esclarecer,Embargo é diferente de Restrição.
naqueles tempos existia mais trabalho respeito e menas corrupção,erão outros tempos realmente onde se cultuava o civismo e o amor por nossa patria e não existia caixa 2.
quando se fala a verdade.. ela é doida sempre por isto pedem moderação mais só assim para eles saberem q o povo leigo não é mais bobo e tapado como em outros tempos q ocultavão tudo e falar em moderação porq criticam o hugo chavez se vocês fazem o mesmo disfarçadamente.
evandro
Visitante
14 anos atrás
Acabou a novela doFX2 o Presidente Lula escolheu o Rafale mesmo para o FX2. Por 6 bilhões de Dolares. Noticia do Jornal Estado de São Paulo.
Nelson Lima
Visitante
14 anos atrás
No viés nacionalista do Varguismo, eu teria telefonado para o Perón e comprado a licença de produção do projeto Pulqui II da Argentina e produzido centenas de caças, quem sabe até exportado. O Brasil não precisaria de FX2 e já teria seu caça de 5ª geração também
(Se os Estados Unidos deixassem).
Folha afirma que Rafale levou o FX-2 Dassault diminui preço, e Lula escolhe caça francês O presidente Lula e o ministro Nelson Jobim (Defesa) bateram o martelo a favor do caça Rafale após a francesa Dassault reduzir de US$ 8,2 bilhões (R$ 15,1 bilhões) para US$ 6,2 bilhões (R$ 11,4 bilhões) o preço do pacote de 36 aviões para a Força Aérea Brasileira, informa a colunista Eliane Cantanhêde em reportagem publicada na Folha desta quinta-feira (íntegra disponível somente para assinantes do jornal ou do UOL). O Rafale ficou em último no relatório técnico da FAB, que trouxe em primeiro o… Read more »
Wilson Giordani de Souza
Visitante
14 anos atrás
Vou esperar o anúncio oficial…
[]s
Eu
Visitante
14 anos atrás
Decisão pol´tica é uma coisa diferente de politicagem que é o que está acontecendo agora!!!!
Netuno
Visitante
14 anos atrás
Há um belíssimo exemplar no Museu Aereo Espacial do Campo dos Afonsos – RJ. Acesse: http://www.musal.aer.mil.br/
Luiz Eduardo
Visitante
14 anos atrás
Desculpem minha ignorancia: os Meteors na epoca poderiam ser comparados a que caças atuais? Ao EF-2000 Thyphon ou outro?
Sds.
Andre de POA
Visitante
14 anos atrás
Eu passo quase todos os dias em frente ao F-8 da praça do avião em Canoas, acho ele uma aeronave elegante.
Joaca
Visitante
14 anos atrás
Senhores
TF7 temos 2 preservados no Brasil, um no Musal e outro em Manaus.
F8 temos 1 no Musal, 1 em São Carlos (tam), 1 na AFA, 2 Canoas, 1 Salvador, 1 Santa Cruz, etc..
São muuitos os preservados.
At
Joaca
Pelo que eu me lembre de haver lido, a FAB procurou comprar os caças americanos, provavelmente os F-100, mas foi-lhe vetado, por isso comprou os caças ingleses. Na concorrëncia seguinte dos supersönicos, concorreram o Lightining e ganhou o Mirage III, após sua performance na guerra israelense com o mundo árabe, e parece também que os americanos vetaram o Phantom F-4 ao país, só queriam vender as sucatas. Alguém ainda não acredita em veto americano?
Em tempo, depois de Getúlio Vargas, só o presidente LULA será lembrado como o segundo melhor presidente que este país já teve.
Wagner
Visitante
14 anos atrás
Caríssimos:
Em qualquer aquisição de equipamento militar, a decisão será sempre política. Vide o caso do MBT Osório que arrasou os M-1 Abrahams na competição pelo reaparelhamento dos sauditas na década de 80 e acabou perdendo, dentro outros milhares de exemplos. Se hoje só a frança opera o Rafale, é por motivo político e não técnico. A compra de equipamentos de ponta é muita mais complexa que simplesmente “esse aqui é melhor”. Infelizmente.
Não podemos comparar. Os tempos eram outros…
toda decisão de um estado é politica
Todas as aquisições militares devem ser feitas com interesses estrategicos e não técnico.
Não confio muito nos tecnicos da gerencia do FX-2, ja perdemos oportunidade boas para o desenvolvimento da FAB e eles querem ficar na depedencia das tecnologias americanas porque é mais facil de dominar, pra mim é incopetencia.
Eu diria até mais, toda decisão, de caráter pública, é política.
Objetividae científica 100% é um mito. Um dos maiores mitos do mundo moderno.
abraços a todos
ops! “Objetividae” = objetividade
A decisão foi politica e economica, trocamos estes aviões com os ingleses por fardos de algodão.
EXISTE ESSE AVIÃO EM ALGUM MUSEU.
Lindos jatos !! Pena sua vida abreviada na FAB pelo risco de aparecimento nas longarinas das asas sob certas condições.
Sempre que os vejo, lembro-me da incrível história do “combate”, em 1964, no litoral de Mangaratiba/RJ, entre uma esquadrilha de F8 com então comandante do 1º GAvC, o impetuoso Berthier Figueiredo Prates, também pilotando seu F8, onde este infelizmente veio a perder a vida.
Esse “combate” seria um “post histórico” bem interessante de ser publicado.
Os Gloster Meteor eram aviões simplesmente lindos!
E na época a decisão foi política. O Brasil precisava comprar caças, porque a Argentina já havia comprado um lote de mais de 70 Gloster Meteor e havia tensão entre os países. A Inglaterra aceitou receber parte do valor em algodão (isso mesmo, algodão) e Vargas decidiu fazer o negócio, equilibrando a balança de poder sul-americana com rapidez incomum.
Não sei em que museu pode haver algum em nosso país. Até alguns anos havia um exposto na praça Santos Dumont, no Setor Aeroporto em Goiânia. Foi reforma ao menos uma vez. Ficou por lá uns vinte anos, no final estava em mal estado de conservação. Hoje no mesmo local há uma réplica do 14 bis.
Alex,
Tem um exemplar no MUSAL.
E há outro, bem conservado, em frente ao CINDACTA de Curitiba.
Lindos jatos !! Pena sua vida abreviada na FAB pelo risco de aparecimento – de fissuras – nas longarinas das asas sob certas condições.
Sempre que os vejo, lembro-me da incrível história do “combate”, em 1964, no litoral de Mangaratiba/RJ, entre uma esquadrilha de F8 com o então comandante do 1º GAvC, o impetuoso Berthier Figueiredo Prates, também pilotando seu F8, onde este infelizmente veio a perder a vida.
Esse “combate” seria um “post histórico” bem interessante de ser publicado.
Fábio Mayer em 03 fev, 2010 às 17:55
Só completando seu comentário: Na época a 1ª opção foram os americanos, mas com a recusa destes, o negócio foi fechado com os ingleses.
Se eu não me engano o blog já fez uma matéria explicando os vários “FXs” pelos quais já passamos.
[]s
PS: Vargas era populista, comunista, socialista, direitista ou (coloque o seu ísta-aqui)? Para alguns isso explica tudo.
Vargas foi o maior Presidente que este país teve,depois vem JK.
Alex em 03 fev, 2010 às 17:46 e Fábio Mayer em 03 fev, 2010 às 17:56 Além dos exemplares do MUSAL e em frente ao CINDACTA II, em Curitiba, existe outro exemplar preservado sobre pilares na praça central da cidade de Canoas, na versão monoposto (um lugar), desigando de F-8 na FAB. Em razão disso, aludida praça ficou conhecida como a “Praça do avião”. Quem transita pela BR-116 entre Porto Alegre e Esteio passa ao lado dessa praça, podendo avistar o Gloster. Interessante notar o formato das asas do Gloster, que nas primeiras versões eram elípticas, porquanto inspiradas nas asas… Read more »
Vargas comunista/socialista? Mas nem em sonho, foi um dos que mais perseguiu comunistas e outros desafetos.
Dizem que Getúlio era nazista/facista, mas nada disto, Vargas era nacionalista, altamente nacionalista, e se o barão de Mauá e Vargem tivessem vido na mesma época, o Brasil hoje ra outro, muito, mas muito melhor.
É claro que foi uma decisão política.
Como bem lembrado por alguns, pesou MUITO o fato de a Inglaterra ter aceitado um legítimo “ESCAMBO”, anuindo que o pagamento fosse feito em algoodão, que tinha um excedente nos estoques governamentais brasileiros.
Ao que consta os norte-americanos chegaram a ofertar o F-80 Shooting Star, mas somente aceitavam o pagamento em moeda. E não ofereceram o F-86 Sabre.
MOKITI em 03 fev, 2010 às 18:48
“Vargas foi o maior Presidente que este país teve,depois vem JK.”
Não sei se dá para afirmar isso taxativamente, mas que foi uma das grandes personalidades históricas desse país, não há dúvida.
Mas hoje em dia alguém que fizesse o que ele fez seria crucificado publicamente…
Trocamos por 15 toneladas de algodão e devemos ter comprado tecidos “ingleses”. Cheguei a assistir quando criança exercicios de bombadeio com esses aviões na praia de Copacabana no dia da aviação fiquei boquiaberto. Esperei em vão q repetissem. Existe um destes aviões decorando uma loja da Vide Bula em um shopping em BH.
Infelizmente aqui no Brasil quando um colecionador e pego com suas peças a imprensa os trata como marginais desestimulando os potenciais colecionadores.
muito bem OTV concordo foram realmente brasileiros
A questão era que os americanos não liberaram a venda dos F 86 e também os F 84 eram acima dos recursos disponíveis pelo Brasil. O Brasil fez uma boa barganha, já que inicialmente os Ingleses queria pagamento em madeira, mas finalmente, devido a crise econômica pós-guerra, aceitaram o pagamento em algodão.
Mokiti (18:48): cuidado, porque se o Lula ficar sabendo de seu comentário, ele liga para sua mãe como fêz com a mãe do Caetano (rssss).
MOKITI
Só para provacar a galera ANTI um pouco…
MELHORES PRESIDENTES DA REPÙBLICA FEDERATIVA DO BRASIL:
1º) Getúlio Vargas,
2º) JK,
3º) Lula lá????
Pelo menos o IBOPE e a Datafolha, entre outros, apontam uma aprovação sem precedentes do Molusco…
Aliás, falando em pesquisas, o Rafale NOVAMENTE vem liderando a pesquisa de preferência no blog…ehehehehehe
O Gripadinho até que tem se saido razoavelmente, mas IMPRESSIONA a surra que o velhaco e pesadão SH tá levando…
Eu, sinceramente, não esperava um desempenho tão ruim do vetor estadunidense, pois ainda acho ele o melhor avião de ATAQUE dos 3 finalistas…
Tales em 03 fev, 2010 às 19:11
O enunciado da enquete é:
“Qual será o vencedor do Programa F-X2 da FAB?”
Não é sobre preferência pessoal.
Eu prefiro o Rafale mas votei no Hornet, por exemplo.
[]s
Exatamente por ser uma decisão de estado que tem que ser técnica e não política, pois, o governo muda de de 4 em 4 anos, o estado permanece, portanto, não faz sentido o Pres. Lula impor SUA decisão aos demais governantes que virão, que inclusive poderão ter diametralmente uma visão opósta do atual Presidente, portanto a decisão deve ser de quem ENTENDE do assunto, pois o Gov. Lula passa, a FAB permanece e quando os 1ºs caças chegarem o Presidente Lula já terá deixado o Poder a pelo menos 4 anos.
abc
kaleu
Aos amigos que solicitaram informações sobre esse aeronave em um museu no Brasil Em SP existe o museu da TAM, mas especificamente na cidade de São Carlos no momento esta fechado para reformas, mas deve reabrir logo Abaixo esta a lista do acervo desse museu » DOUGLAS DC-3 » PLANADOR URUPEMA » PLANADOR QUERO-QUERO » BQM-RPV » GRUNAU BABY » P-47 » GLOSTER METEOR » 14 BIS (Réplica) » AERONCA C-3 » AMERICAN FLEA SHIP » BÜCKER JUNGMANN » CAP-4 “PAULISTINHA” » CESSNA (L-19) BIRD DOG » CESSNA 140 (Cessninha) » CESSNA 180-F » CESSNA 195 » CONSTELLATION I-049 »… Read more »
Como o Wilson Giordani disse, a enquete é sobre quem vence o FX2.
Sou Gripeiro, ou gripado como dizem por ae :D, mas considero que o Rafale já ganhou e votei nele.
E não vejo motivos para propaganda política a favor ou contra este governo federal aqui.
[]’s
Gostaria de sugerir a galera um vídeo do youtube:”where eagles fly”,
é o clip oficial da música do Sammy Hagar, vocalista do Van Halen.
Não entendo muito, mas pelo que li até agora, ainda não nasceu outra “águia” para peitar o F-15.
abraços a todos
“Gostou ou Não Gostou”
Os editores estão trabalhando… 🙂
[]s
Vamos falar a verdade,para a epoca em que foi adquirido era uma aeronave obsoleta e ja na guerra da Coreia operou como caca bombardeio porque nao tinha condicoes de combater o MIG 15.Que digam os seus operadores australianos e ingleses.
Nao foi uma decisao tecnica ou politica, foi financeira.
Ate que a FAB operou bem esse aviao e deu alguns shows em cima dos argentinos que operavam o Meteor F.4.
Não foi técnica e nem política, foi a moeda de troca que mandou, afinal nem todo mundo precisava de algodão…
[]s
Desde aquela os EUA ja mandava embargo na gente…o ceus, o terra, o vida!!!
Aquela época tinha “presidente”
De fato um avião que fez história,o primeiro jato da FAB.
Era pra ter sido o embate do século,Gloster Meteor Vs Me-262,mas os alemães estavam muito distantes da grã-Brtanha,onde o Meteor fazia suas patrulhas no inicio de sua vida operacional,ainda na WWII.
E só pra esclarecer,Embargo é diferente de Restrição.
[]’s
naqueles tempos existia mais trabalho respeito e menas corrupção,erão outros tempos realmente onde se cultuava o civismo e o amor por nossa patria e não existia caixa 2.
quando se fala a verdade.. ela é doida sempre por isto pedem moderação mais só assim para eles saberem q o povo leigo não é mais bobo e tapado como em outros tempos q ocultavão tudo e falar em moderação porq criticam o hugo chavez se vocês fazem o mesmo disfarçadamente.
Acabou a novela doFX2 o Presidente Lula escolheu o Rafale mesmo para o FX2. Por 6 bilhões de Dolares. Noticia do Jornal Estado de São Paulo.
No viés nacionalista do Varguismo, eu teria telefonado para o Perón e comprado a licença de produção do projeto Pulqui II da Argentina e produzido centenas de caças, quem sabe até exportado. O Brasil não precisaria de FX2 e já teria seu caça de 5ª geração também
(Se os Estados Unidos deixassem).
Desculpa a matéria é da Folha de São São Paulo.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u689129.shtml
Folha afirma que Rafale levou o FX-2 Dassault diminui preço, e Lula escolhe caça francês O presidente Lula e o ministro Nelson Jobim (Defesa) bateram o martelo a favor do caça Rafale após a francesa Dassault reduzir de US$ 8,2 bilhões (R$ 15,1 bilhões) para US$ 6,2 bilhões (R$ 11,4 bilhões) o preço do pacote de 36 aviões para a Força Aérea Brasileira, informa a colunista Eliane Cantanhêde em reportagem publicada na Folha desta quinta-feira (íntegra disponível somente para assinantes do jornal ou do UOL). O Rafale ficou em último no relatório técnico da FAB, que trouxe em primeiro o… Read more »
Vou esperar o anúncio oficial…
[]s
Decisão pol´tica é uma coisa diferente de politicagem que é o que está acontecendo agora!!!!
Há um belíssimo exemplar no Museu Aereo Espacial do Campo dos Afonsos – RJ. Acesse: http://www.musal.aer.mil.br/
Desculpem minha ignorancia: os Meteors na epoca poderiam ser comparados a que caças atuais? Ao EF-2000 Thyphon ou outro?
Sds.
Eu passo quase todos os dias em frente ao F-8 da praça do avião em Canoas, acho ele uma aeronave elegante.
Senhores
TF7 temos 2 preservados no Brasil, um no Musal e outro em Manaus.
F8 temos 1 no Musal, 1 em São Carlos (tam), 1 na AFA, 2 Canoas, 1 Salvador, 1 Santa Cruz, etc..
São muuitos os preservados.
At
Joaca
Pelo que eu me lembre de haver lido, a FAB procurou comprar os caças americanos, provavelmente os F-100, mas foi-lhe vetado, por isso comprou os caças ingleses. Na concorrëncia seguinte dos supersönicos, concorreram o Lightining e ganhou o Mirage III, após sua performance na guerra israelense com o mundo árabe, e parece também que os americanos vetaram o Phantom F-4 ao país, só queriam vender as sucatas. Alguém ainda não acredita em veto americano?
Em tempo, depois de Getúlio Vargas, só o presidente LULA será lembrado como o segundo melhor presidente que este país já teve.
Caríssimos:
Em qualquer aquisição de equipamento militar, a decisão será sempre política. Vide o caso do MBT Osório que arrasou os M-1 Abrahams na competição pelo reaparelhamento dos sauditas na década de 80 e acabou perdendo, dentro outros milhares de exemplos. Se hoje só a frança opera o Rafale, é por motivo político e não técnico. A compra de equipamentos de ponta é muita mais complexa que simplesmente “esse aqui é melhor”. Infelizmente.