Interessante o designer tender para o uso de canards, pelo que já vi no blog, se não me engano e os amigos poderiam corrigir, isso poderia aumentar o RCS do aparelho.
Wolfpack
Visitante
14 anos atrás
Pelo menos a China coloca desafios a altura de sua defesa e indústria. Será que vão conseguir colocar no ar um vetor com tecnologia furtiva antes dos Russos? Nota no site abaixo dão conta das dificuldades enfrentadas pelos russos em seu desenvolvimento.
A última foto parece muito YF23. http://www.areamilitar.net/noticias/noticias.aspx?NrNot=864
Abs
th98
Visitante
14 anos atrás
como eles conseguem???? a dez anos a china não era nada
A formação de engenheiros na China tem prioridade máxima.
Nick
Visitante
14 anos atrás
Será que eles “compraram” o projeto do YF-23? 😀
Pelos desenhos esse J-XX é mais stile que o PAKFA..hehehehe se vai ser mais eficiente (mais furtivo) que o PAKFA ou o F-22 só o tempo dirá, talvez nunca saberemos.
Parabens para os Chineses ….(e nós estaremos fabricando o ultramoderno Rafale F3 com índice de nacionalização… quem sabe…50%?)
[]’s
Wolfpack
Visitante
14 anos atrás
Hu Jintau é formado em engenharia hidroeléctrica na Universidade de Qinghua, em Pequim.
Isso basta…
Abs
tanjjr
Visitante
14 anos atrás
É uma questão de decisão. Se o Brasil decidir ele também consegue em 10 anos construir um 5ª geração.
Mais um híbrido?
Canopy e seção dianteira F-16.
Tomada de ar Boeing X-32.
Empenagem RAPTOR.
Seção posterior Flanker.
Essas tubeiras circulares não influenciam negativamente a furtividade?
Sds a todos.
Bosco
Visitante
14 anos atrás
É! Pelo visto a hegemonia do caça F-22 no quesito “beleza” está em sérios riscos. Essa última concepção, sem estabilizadores horizontais, é muito linda. CMG, canards não seria a primeira opção no caso de um projeto “Stealth”, mas não quer dizer que não possa funcionar. Apenas dificulta. Provavelmente as necessidades operacionais exigem um canard mesmo isso trazendo algum inconveniente no projeto. O canard dificulta por ser mais uma superfície adiante da asa, já a asa não tem como deixar de ter. rsrs… Provavelmente os chineses têm requerimentos para operar seu caça a partir de pistas curtas/mal preparadas e os canards… Read more »
MARCO ANTONIO
Visitante
14 anos atrás
É ,bonito desenho,parecido com o F-22, agora fazer avião usando engenharia reversa é uma coisa, agora começar desde do inicio,usando novas tecnologias,novos materiais é outra completamente diferente .
Craveiro
Visitante
14 anos atrás
Será que não rola uma parceria sino-brasileira?
Craveiro
Visitante
14 anos atrás
Vou viajar um pouco…
Colocamos a EMBRAER no jogo. Trocamos tecnologia de aviação civil de qualidade e eles nos passam tecnologia de aviação militar. Sim, sim, eles não estão no estado da arte, mas eles tem “um estado”. Nós não.
Uma parceria civil de sucesso conquistaria, além do mercado chinês, que é muito grande, uma boa parte do mercado mundial. Estou falando de aviões da classe do A 320/ B 737.
Ganhariamos escala nas duas partes.
POderiamos adquirir know how em motores, por exemplo. repito, sei que não estão no estado da arte!
Eu disse que ia viajar!!!!
A-Bomb
Visitante
14 anos atrás
Enquanto isso no Brasil…..
Ainda estamos de F5 com mísseis de do século passado.
Isso é mole. Até eu fiz um desin de um caça de 5ª geração e ficou show de bola. Ele é tão secreto que somente cinco pessoas além de mim, já viram o primeiro desenho dele.
Blau Blau
Visitante
14 anos atrás
Craveiro,
se não me engano eles já estão projetando avião civil da categoria da embraer, por isso nao faria sentido para eles.
Com essas notícias de caças de quinta geração, em meio a essa disputa gripen, rafale, super hornet, me parece meio sem sentido, pq enquanto as patencias mundiais estiverem com os caças de 5 gração(EUA-F-22, F-35, Russia e India-Pak-Fa, China-J-XX, Japão-ATD-X, Coreia do sul-KF-X, e os paises europeus) estaremos recebendo os nosso de quarta geração
Abraços.
Craveiro
Visitante
14 anos atrás
Blau Blau,
To ligado. É que eu quis dar uma viajada. Todavia a EMBRAER possui uma rede de assistência ampla e qualificada. Seria útil para as exportações. Além da tecnologia de projeto e integração.
Mas como eu disse, viajei…
Abraços
Ricardão
Visitante
14 anos atrás
Olhando para estes desenhos do J-XX (e do J-10), e ainda analisando o Gripen, o Rafale e o Eurofighter, cada vez mais acho que todos bebem direta ou indiretamente do Lavi. Agora desenhar um caça é fácil, difícil, muito difícil é botar ele para voar. Acho que os chineses vão conseguir isto sem muito esforço.
El Carajlo
Visitante
14 anos atrás
Esse caça Stealth japonês tem a maior cara de F-15.
Os japoneses, depois de levar uma @!#$%¨&* dos EUA, agora tem que pedir autorização.
uso indevido da imagem é crime, espero que os EUA tenha permitido. rsrss
Quanto a essa caça da china duvido muito que seja um bom caça,no quesito motor,quem vai oferecer um motor descende pra eles,a Russia tá com o pé atrás depois da cópia pirata do SUKKOI 27.
El Carajlo
Visitante
14 anos atrás
Craveiro em 08 jan, 2010 às 20:43 Nã adianta, a CHina pega o KnowHow (conhecimento) suga tudo e te da um pe na bunda. Hoje nem a Rússia se atreve a encarar o Dragão. A ursa gorda e velha não aguenta o Dragão. Bem feito. No futuro, nós que é seremos os motadores de comodities, e a China, a vanguarda tecnologica. No futuro, nós é que teremos que nos vender e trabalha por pouco para compatir com a China. A MUSICA ~~~ A China de Hoje ~~~~ A China de hoje é os EUA de amanhã A China de hoje… Read more »
Chesperito
Visitante
14 anos atrás
MOKITI em 08 jan, 2010 às 20:48
Na verdade, o que a China copio do SU-2, foi a parte da avionica, não o caça em si, mas o sistema.
Blau Blau
Visitante
14 anos atrás
Craveiro,
não custa sonhar com o caça de 5 geração, heheheheheh.
El Carajlo,
o amigo sabia que surgiu na net um novo desenho de caça de 5 geração japones?(pode ser só boato de internet)
Na boa sempre ouvi dizer que canards na frente das asas atrapalham a furtividade, podem ver que não existem no f22, no yf 23, no pak fa e no f35.
De qualquer forma como tudo na china é copia pirata de alguma coisa que ja existe em algum lugar.
Quando esse bichão estiver voando eu acreditarei.
Abraços
Bosco
Visitante
14 anos atrás
O YF-23 é um bom exemplo de que nem sempre o melhor vence uma concorrência. Na época foi dito que ele excedia em muito os requisitos do programa, claro, com um natural aumento de custo.
De tão bom não levou.
Também pesou o fato dele só ter um grande compartimento de armas o que deixava todos os ovos em uma cesta só.
Vale lembrar que embora não tivesse TVN, tinha um nível de manobrabilidade equivalente ao YF-22.
El Carajlo
Visitante
14 anos atrás
Blau Blau em 08 jan, 2010 às 20:57
Coisa mais feia esse da primeira foto.
Eu tenho ele no meu Flight Simulator, o bom dele, é abrir a asa e fica em forma de asa invertida, igual do Su-47.
Não sei se o da realidade faz isso, mas que é escroto é viu.
Bosco
Visitante
14 anos atrás
Muitos acreditam que a tecnologia “stealth” é um “elefante branco” e não cansam de denigri-la.
Se for, tem muita gente querendo montar um circo.rsrs…
robertobozzo
Visitante
14 anos atrás
a última foto é claramente baseada no YF23… Bosco, li certa vez (não procurei a reportagem, mas acho que foi uma entrevista no DefesaNet…) que o Brasil já iniciou a dterminação de requisitos para o desenvolvimento de seu préprio caça… vc tem como confirmar esta estória ???
Bosco
Visitante
14 anos atrás
Robertobozzo,
não sei sobre isso não Roberto. Será? Acho difícil.
Um abraço.
Robson Br
Visitante
14 anos atrás
Bosco em
Ta todo mundo fazendo desenhos. O russos fizeram vários e ninguem sabe qual é o verdadeiro. os Chineses ídem.
Voces do blog poderiam fazer um também. É muito fácil! tem que sair parecido com o F-22, pois é o único “stealth”. Se sair muito diferente, ninguem acredita….
Quem é o desenhista daí?
Não era o Jacubão…
um abraço amigão.
Bosco
Visitante
14 anos atrás
O Jacubão já tem um que prometeu mostrar pra gente mas tá igual ao Pak FA. Não sai nem com reza brava. rsrsrs….
” Terça-feira, Christian de Boissieu, membro do Conselho Econômico de Defesa francês, disse à revista ‘Le Point’ o seguinte: mesmo que o Brasil construa seu Rafale um dia, quando isso ocorrer a França já ‘terá passado ao avião do futuro’. Ele está errado. Boissieu não conhece o Brasil suficientemente, nem sabe que já estamos desenhando o avião after next. Já começamos a projetar o pós-Rafale. O assunto é confidencial, mas participei de estudos para essa próxima geração de jatos. Já se pensa até no modelo de empresa que eventualmente vai suceder a Embraer. “
Bosco
Visitante
14 anos atrás
Roberto,
eu acho que estamos mais longe de projetar e produzir um caça competitivo que colocar um tupiniquinauta em órbita. .rsrsr
robertobozzo
Visitante
14 anos atrás
hahahaha essa foi boa… mas nosso “tupiniquinauta” já esteve lá.. rsrs então vou acreditar que logo, logo estaremos voando made in brazil… (relaxa que é gozação, entendi)
Bosco
Visitante
14 anos atrás
Aquele não vale que foi carona.rsrsr…
robertobozzo
Visitante
14 anos atrás
Falando sério… na entrevista do Oziris Silva ele argumenta que o Brasil poderia sim produzir uma novo caça, agregando componentes de fabricantes diversos. Apesar de ser fã do Gripen e acha-lo o melhor para nós, hoje, sei que ele é mais ou menos assim, motor de um, radar de outro, fuselagem, rodas, etc… não nos seria viável este caminho ?
Não dominamos alguns procedimentos, mas temos pessoal capacitado e, com vontade política, acredito que poderíamos chegar lá.
Stealth chines mequetrefe, a cauda excede a fuselagem inferior, e os canards tem um tremendo dente na raiz que não harmoniza c/ a fuselagem.
Nick
Visitante
14 anos atrás
Caro RobertoBozzo, Se já estamos no AfterNext para que gastar bilhoes no Rafale? porque não pegar esses bilhões de diferença entre o Rafale e o Gripen Ng por exemplo e fundear os investimentos em Pesquisas nas Instituições Nacionais de Pesquisa e desenvolvimento, e tambem por que não aumentar a capacidade do ITA de formar mais engenheiros a cada ano? []’s Termos um nova indústria nacional de aeronáutica e voltado mais para a área militar é bom e eu concordo, agora desfazer da Embraer? meio sem sentido não acha? []’s Caro Bosco, O Jacubão já disponiblizou o Primeiro Sthealt de Design… Read more »
Felipe Cps
Visitante
14 anos atrás
“O Coisinha Tão Bonitinha Do Pai,
O Coisinha Tão Bonitinha Do Pai,
O Coisinha Tão Bonitinha Do Pai,
O Coisinha Tão Bonitinha Do Pai
Voce Vale Ouro todo O Meu Tesouro
Tao Charmosa Da Cabeça Aos Pés
Vou Lhe Amando Lhe Adorando
Digo Mais Uma Vez
Agradeço A Deus Por Que Lhe Fez”
Ô coisinha horrorosa… 🙂
Aurio A. Terloni
Visitante
14 anos atrás
Para mim o que deveria ser feito era parar com esse negocio de FX1, 2, 57… o Governo deveria enviar a Embraer uma solicitação de compra de “X” caçãs e definiria os parametros do caça baseado nos atuais, capacidade de armas, furtividade, um ou dois reatores, etc… e a partir disso a embraer procurar parceiros para apresentar uma proposta, mas os caças seriam Made in Brazil.
Fabio Mayer
Visitante
14 anos atrás
O Lacerdinha matou a charada ao dizer que na China, existe prioridade em formar engenheiros. Aqui no Brasil, as faculdades “fáceis”, de Administração e Direito, estão sempre lotadas, e as de engenharia nem sempre completam seus quadros, porque a cultura nacional é de tirar diploma, não importa de que. E não importando de que, o aluno sempre vai buscar o que é mais fácil. Formamos MILHARES de bachareis em Direito todos os anos, mas engenheiros e pessoal da área tecnológica, nem o mínimo necessário para o desenvolvimento do país. Logo, o resultado: A China aprendeu a copiar produtos e agora… Read more »
Giordani RS
Visitante
14 anos atrás
Alguém lembra da série de livros “Máquinas de Guerra” da década de 80 do século passado? A última concepção artística parece com um projeto da Northrop do livro “Aviões do Futuro”…interessante, mas ainda não acredito na capacidade chinesa de criar um caça stealth de 5a geração, mas eles já colocaram um taikonauta no espaço…
Piramboia
Visitante
14 anos atrás
6ª Geração. E ainda me lembro de ter lido “experts” preferir um F5M a um FC1 (o caça que a China está fabricando em conjunto com o Paquistão). Outros “experts” ainda apelidam de caças “Ching Ling”, que soltam peças quando voam, mas é “balatinho”, no?
Brasileiros e os seus ranços, a sua aversão ao trabalho e a preferência por uma boa lábia! Enquanto estamos fazendo a maior onda por ridículas 36 aeronaves, os demais Países em desenvolvimento já estão desenvolvendo os caças da 4.5ª e 5ª gerações. A China, já está na frente dos EUA: 6ª Geração.
Madvad
Visitante
14 anos atrás
caracas…..chupinharam o YF-23!
Roger
Visitante
14 anos atrás
Os Chineses só vão desenvolver um caça de 5ª geração quando puserem as mãos num caça Russo de geração equivalente.
É o que sempre fizeram, sob licença ou pirateando na cara dura.
Ter um monte de fanboys produzindo desenhos não significa nada.
Piramboia
Visitante
14 anos atrás
Que chupinhem! Pelo menos estão fazendo alguma coisa. E nós? Só na conversa mole! Brasileiro não tem jeito.
Interessante o designer tender para o uso de canards, pelo que já vi no blog, se não me engano e os amigos poderiam corrigir, isso poderia aumentar o RCS do aparelho.
Pelo menos a China coloca desafios a altura de sua defesa e indústria. Será que vão conseguir colocar no ar um vetor com tecnologia furtiva antes dos Russos? Nota no site abaixo dão conta das dificuldades enfrentadas pelos russos em seu desenvolvimento.
A última foto parece muito YF23.
http://www.areamilitar.net/noticias/noticias.aspx?NrNot=864
Abs
como eles conseguem???? a dez anos a china não era nada
th98
A formação de engenheiros na China tem prioridade máxima.
Será que eles “compraram” o projeto do YF-23? 😀
Pelos desenhos esse J-XX é mais stile que o PAKFA..hehehehe se vai ser mais eficiente (mais furtivo) que o PAKFA ou o F-22 só o tempo dirá, talvez nunca saberemos.
Parabens para os Chineses ….(e nós estaremos fabricando o ultramoderno Rafale F3 com índice de nacionalização… quem sabe…50%?)
[]’s
Hu Jintau é formado em engenharia hidroeléctrica na Universidade de Qinghua, em Pequim.
Isso basta…
Abs
É uma questão de decisão. Se o Brasil decidir ele também consegue em 10 anos construir um 5ª geração.
Mais um híbrido?
Canopy e seção dianteira F-16.
Tomada de ar Boeing X-32.
Empenagem RAPTOR.
Seção posterior Flanker.
Essas tubeiras circulares não influenciam negativamente a furtividade?
Sds a todos.
É! Pelo visto a hegemonia do caça F-22 no quesito “beleza” está em sérios riscos. Essa última concepção, sem estabilizadores horizontais, é muito linda. CMG, canards não seria a primeira opção no caso de um projeto “Stealth”, mas não quer dizer que não possa funcionar. Apenas dificulta. Provavelmente as necessidades operacionais exigem um canard mesmo isso trazendo algum inconveniente no projeto. O canard dificulta por ser mais uma superfície adiante da asa, já a asa não tem como deixar de ter. rsrs… Provavelmente os chineses têm requerimentos para operar seu caça a partir de pistas curtas/mal preparadas e os canards… Read more »
É ,bonito desenho,parecido com o F-22, agora fazer avião usando engenharia reversa é uma coisa, agora começar desde do inicio,usando novas tecnologias,novos materiais é outra completamente diferente .
Será que não rola uma parceria sino-brasileira?
Vou viajar um pouco…
Colocamos a EMBRAER no jogo. Trocamos tecnologia de aviação civil de qualidade e eles nos passam tecnologia de aviação militar. Sim, sim, eles não estão no estado da arte, mas eles tem “um estado”. Nós não.
Uma parceria civil de sucesso conquistaria, além do mercado chinês, que é muito grande, uma boa parte do mercado mundial. Estou falando de aviões da classe do A 320/ B 737.
Ganhariamos escala nas duas partes.
POderiamos adquirir know how em motores, por exemplo. repito, sei que não estão no estado da arte!
Eu disse que ia viajar!!!!
Enquanto isso no Brasil…..
Ainda estamos de F5 com mísseis de do século passado.
Sou mais esse aqui:
http://www.defenceaviation.com/2008/01/mitsubishi-atd-x-shinshin-a-japanese-stealth-fighter.html
************
Uma entrada de ar e duas exaustões!!
Chocante!!!!!!
de novo o que eu disse, tem a cara de sukhoi.
Esse caras que fizeram isso são uns idiotas, nem sabem o que é aerodinâmica.
Isso é mole. Até eu fiz um desin de um caça de 5ª geração e ficou show de bola. Ele é tão secreto que somente cinco pessoas além de mim, já viram o primeiro desenho dele.
Craveiro,
se não me engano eles já estão projetando avião civil da categoria da embraer, por isso nao faria sentido para eles.
Com essas notícias de caças de quinta geração, em meio a essa disputa gripen, rafale, super hornet, me parece meio sem sentido, pq enquanto as patencias mundiais estiverem com os caças de 5 gração(EUA-F-22, F-35, Russia e India-Pak-Fa, China-J-XX, Japão-ATD-X, Coreia do sul-KF-X, e os paises europeus) estaremos recebendo os nosso de quarta geração
Abraços.
Blau Blau,
To ligado. É que eu quis dar uma viajada. Todavia a EMBRAER possui uma rede de assistência ampla e qualificada. Seria útil para as exportações. Além da tecnologia de projeto e integração.
Mas como eu disse, viajei…
Abraços
Olhando para estes desenhos do J-XX (e do J-10), e ainda analisando o Gripen, o Rafale e o Eurofighter, cada vez mais acho que todos bebem direta ou indiretamente do Lavi. Agora desenhar um caça é fácil, difícil, muito difícil é botar ele para voar. Acho que os chineses vão conseguir isto sem muito esforço.
Esse caça Stealth japonês tem a maior cara de F-15.
Os japoneses, depois de levar uma @!#$%¨&* dos EUA, agora tem que pedir autorização.
uso indevido da imagem é crime, espero que os EUA tenha permitido. rsrss
http://www.defenceaviation.com/2008/01/mitsubishi-atd-x-shinshin-a-japanese-stealth-fighter.html
Vejam a imagem dele (esqueci de por, sorry)
Mas que é lindo é viu.
Quanto a essa caça da china duvido muito que seja um bom caça,no quesito motor,quem vai oferecer um motor descende pra eles,a Russia tá com o pé atrás depois da cópia pirata do SUKKOI 27.
Craveiro em 08 jan, 2010 às 20:43 Nã adianta, a CHina pega o KnowHow (conhecimento) suga tudo e te da um pe na bunda. Hoje nem a Rússia se atreve a encarar o Dragão. A ursa gorda e velha não aguenta o Dragão. Bem feito. No futuro, nós que é seremos os motadores de comodities, e a China, a vanguarda tecnologica. No futuro, nós é que teremos que nos vender e trabalha por pouco para compatir com a China. A MUSICA ~~~ A China de Hoje ~~~~ A China de hoje é os EUA de amanhã A China de hoje… Read more »
MOKITI em 08 jan, 2010 às 20:48
Na verdade, o que a China copio do SU-2, foi a parte da avionica, não o caça em si, mas o sistema.
Craveiro,
não custa sonhar com o caça de 5 geração, heheheheheh.
El Carajlo,
o amigo sabia que surgiu na net um novo desenho de caça de 5 geração japones?(pode ser só boato de internet)
http://img223.imageshack.us/img223/2884/f3be4.gif
http://img440.imageshack.us/img440/8789/northropyf23dfrcyf9.jpg
Abraços.
Na boa sempre ouvi dizer que canards na frente das asas atrapalham a furtividade, podem ver que não existem no f22, no yf 23, no pak fa e no f35.
De qualquer forma como tudo na china é copia pirata de alguma coisa que ja existe em algum lugar.
Quando esse bichão estiver voando eu acreditarei.
Abraços
O YF-23 é um bom exemplo de que nem sempre o melhor vence uma concorrência. Na época foi dito que ele excedia em muito os requisitos do programa, claro, com um natural aumento de custo.
De tão bom não levou.
Também pesou o fato dele só ter um grande compartimento de armas o que deixava todos os ovos em uma cesta só.
Vale lembrar que embora não tivesse TVN, tinha um nível de manobrabilidade equivalente ao YF-22.
Blau Blau em 08 jan, 2010 às 20:57
Coisa mais feia esse da primeira foto.
Eu tenho ele no meu Flight Simulator, o bom dele, é abrir a asa e fica em forma de asa invertida, igual do Su-47.
Não sei se o da realidade faz isso, mas que é escroto é viu.
Muitos acreditam que a tecnologia “stealth” é um “elefante branco” e não cansam de denigri-la.
Se for, tem muita gente querendo montar um circo.rsrs…
a última foto é claramente baseada no YF23… Bosco, li certa vez (não procurei a reportagem, mas acho que foi uma entrevista no DefesaNet…) que o Brasil já iniciou a dterminação de requisitos para o desenvolvimento de seu préprio caça… vc tem como confirmar esta estória ???
Robertobozzo,
não sei sobre isso não Roberto. Será? Acho difícil.
Um abraço.
Bosco em
Ta todo mundo fazendo desenhos. O russos fizeram vários e ninguem sabe qual é o verdadeiro. os Chineses ídem.
Voces do blog poderiam fazer um também. É muito fácil! tem que sair parecido com o F-22, pois é o único “stealth”. Se sair muito diferente, ninguem acredita….
Quem é o desenhista daí?
Não era o Jacubão…
um abraço amigão.
O Jacubão já tem um que prometeu mostrar pra gente mas tá igual ao Pak FA. Não sai nem com reza brava. rsrsrs….
Bosco, achei…
http://www.aereo.jor.br/2009/09/15/f-x2-entrevista-de-salvador-raza-ao-estadao/
” Terça-feira, Christian de Boissieu, membro do Conselho Econômico de Defesa francês, disse à revista ‘Le Point’ o seguinte: mesmo que o Brasil construa seu Rafale um dia, quando isso ocorrer a França já ‘terá passado ao avião do futuro’. Ele está errado. Boissieu não conhece o Brasil suficientemente, nem sabe que já estamos desenhando o avião after next. Já começamos a projetar o pós-Rafale. O assunto é confidencial, mas participei de estudos para essa próxima geração de jatos. Já se pensa até no modelo de empresa que eventualmente vai suceder a Embraer. “
Roberto,
eu acho que estamos mais longe de projetar e produzir um caça competitivo que colocar um tupiniquinauta em órbita. .rsrsr
hahahaha essa foi boa… mas nosso “tupiniquinauta” já esteve lá.. rsrs então vou acreditar que logo, logo estaremos voando made in brazil… (relaxa que é gozação, entendi)
Aquele não vale que foi carona.rsrsr…
Falando sério… na entrevista do Oziris Silva ele argumenta que o Brasil poderia sim produzir uma novo caça, agregando componentes de fabricantes diversos. Apesar de ser fã do Gripen e acha-lo o melhor para nós, hoje, sei que ele é mais ou menos assim, motor de um, radar de outro, fuselagem, rodas, etc… não nos seria viável este caminho ?
Não dominamos alguns procedimentos, mas temos pessoal capacitado e, com vontade política, acredito que poderíamos chegar lá.
Stealth chines mequetrefe, a cauda excede a fuselagem inferior, e os canards tem um tremendo dente na raiz que não harmoniza c/ a fuselagem.
Caro RobertoBozzo, Se já estamos no AfterNext para que gastar bilhoes no Rafale? porque não pegar esses bilhões de diferença entre o Rafale e o Gripen Ng por exemplo e fundear os investimentos em Pesquisas nas Instituições Nacionais de Pesquisa e desenvolvimento, e tambem por que não aumentar a capacidade do ITA de formar mais engenheiros a cada ano? []’s Termos um nova indústria nacional de aeronáutica e voltado mais para a área militar é bom e eu concordo, agora desfazer da Embraer? meio sem sentido não acha? []’s Caro Bosco, O Jacubão já disponiblizou o Primeiro Sthealt de Design… Read more »
“O Coisinha Tão Bonitinha Do Pai,
O Coisinha Tão Bonitinha Do Pai,
O Coisinha Tão Bonitinha Do Pai,
O Coisinha Tão Bonitinha Do Pai
Voce Vale Ouro todo O Meu Tesouro
Tao Charmosa Da Cabeça Aos Pés
Vou Lhe Amando Lhe Adorando
Digo Mais Uma Vez
Agradeço A Deus Por Que Lhe Fez”
Ô coisinha horrorosa… 🙂
Para mim o que deveria ser feito era parar com esse negocio de FX1, 2, 57… o Governo deveria enviar a Embraer uma solicitação de compra de “X” caçãs e definiria os parametros do caça baseado nos atuais, capacidade de armas, furtividade, um ou dois reatores, etc… e a partir disso a embraer procurar parceiros para apresentar uma proposta, mas os caças seriam Made in Brazil.
O Lacerdinha matou a charada ao dizer que na China, existe prioridade em formar engenheiros. Aqui no Brasil, as faculdades “fáceis”, de Administração e Direito, estão sempre lotadas, e as de engenharia nem sempre completam seus quadros, porque a cultura nacional é de tirar diploma, não importa de que. E não importando de que, o aluno sempre vai buscar o que é mais fácil. Formamos MILHARES de bachareis em Direito todos os anos, mas engenheiros e pessoal da área tecnológica, nem o mínimo necessário para o desenvolvimento do país. Logo, o resultado: A China aprendeu a copiar produtos e agora… Read more »
Alguém lembra da série de livros “Máquinas de Guerra” da década de 80 do século passado? A última concepção artística parece com um projeto da Northrop do livro “Aviões do Futuro”…interessante, mas ainda não acredito na capacidade chinesa de criar um caça stealth de 5a geração, mas eles já colocaram um taikonauta no espaço…
6ª Geração. E ainda me lembro de ter lido “experts” preferir um F5M a um FC1 (o caça que a China está fabricando em conjunto com o Paquistão). Outros “experts” ainda apelidam de caças “Ching Ling”, que soltam peças quando voam, mas é “balatinho”, no?
Brasileiros e os seus ranços, a sua aversão ao trabalho e a preferência por uma boa lábia! Enquanto estamos fazendo a maior onda por ridículas 36 aeronaves, os demais Países em desenvolvimento já estão desenvolvendo os caças da 4.5ª e 5ª gerações. A China, já está na frente dos EUA: 6ª Geração.
caracas…..chupinharam o YF-23!
Os Chineses só vão desenvolver um caça de 5ª geração quando puserem as mãos num caça Russo de geração equivalente.
É o que sempre fizeram, sob licença ou pirateando na cara dura.
Ter um monte de fanboys produzindo desenhos não significa nada.
Que chupinhem! Pelo menos estão fazendo alguma coisa. E nós? Só na conversa mole! Brasileiro não tem jeito.
“A China, já está na frente dos EUA: 6ª Geração.”
KKKKKKKKK.
[]S