Boeing fora do F-X2?
O governo norte-americano pode cair fora da disputa pela venda de caças de última geração ao Brasil. E não é porque o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, andam se estranhando por causa de Honduras. O motivo é outro. O Exército brasileiro entrou em negociações com a Rússia para adquirir o sistema antiaéreo Tor-M2E, desenvolvido principalmente para abater o caça F/A 18 Super Hornet, aquele que a Boeing pretende vender ao Brasil. Como o Ministério da Defesa, no programa FX-2 da aeronáutica, exige a transferência de tecnologia dos aviões de caça para adquiri-los, isso permitiria ao Brasil desenvolver taticamente ainda mais o sistema antiaéreo russo.
A grande preocupação estratégica do Exército não é com os vizinhos rebeldes — Paraguai e Bolívia —, muito menos com os aliados mais robustos e histriônicos, como a Argentina e a Venezuela. É com o pacto militar da Colômbia com os Estados Unidos, embora nossos generais não passem recibo disso. Ocorre que os norte-americanos são mais zelosos com segredos militares e relutam em ceder os códigos-fonte dos sistemas de ataque dos seus aviões de caça. Por causa disso, das duas uma: ou cairão fora do programa FX-2, ou simplesmente farão exigências inaceitáveis ao governo brasileiro. Ganham, com isso, os aviões concorrentes: o caça sueco Gripen NG, da Saab , e o francês Rafale, da Dassault.
FONTE: Correio Braziliense, via Notimp
Eu acho essa noticia meio estranha…
Como ja citado, Grécia e Turquia operam caças americanos e nem por isso tiveram pudores em adquirir sistemas AA russos…
Os EUA podem estar buscando uma saída honrosa para uma derrota mais que anunciada.
Por….. mas que notícia mais ridícula….vou repetir o que vários já postaram por aí…. e o Egito, Arábia Saudita, Jordânia, Grécia…etc…entre outros que tem equipamentos militares russos e americanos ?? Vão virar inimigos também ??
O patrocínio em sites (defesanet, que primeiro largou está porr..), as vezes dá nisto, vc vira portavoz de alguém….
Sds.
O patrocínio a qual o colega Baschera se refere e da saab .
Bom a grande preocupação do EB, e de todas as torcidas do país, é a transformação da Colômbia em estado interventor dos EUA, um velho estratagema. Fazem bem, os generais, em não passar recibo. O comando da FAB, não sei se a contragosto, também já percebeu qual a única ameaça ao Brasil na AL. Tanto que vai transferir caças para Manaus. O Brasil está realmente importante. As únicas ameaças são EUA e China, esta através da África e também por algum pau mandado na AL. Tamos mal de ameaças? Chique né. Bom, o que não se entende, se é que… Read more »
“Sistema TOR desenvolvido especificamente para abater o F-18”.
E eu que achei que o meu dia hoje ia ser sem graça. kkkkk….
Baschera, só uma correção: quem começou a espalhar esta notícia não foi o Defesanet, mas sim o site português Areamilitar (confira as datas das notícias que vc vai entender que o Defesanet só chupou a lambança do Areamilitar): http://www.areamilitar.net/noticias/noticias.aspx?NrNot=853 Por sua vez, o site Areamilitar (que não tem noção de coisa alguma em relação ao FX2, e não dá nenhuma “versão Européia” do processo FX2, como o Blog Aéreo publicou ingenuamente outro dia) escreveu a “teoria”, baseado em uma matéria da Folha que levantava essa “suspeita” a partir do interesse do EB em sistemas como o TOR M2 russo: “Politicamente,… Read more »
ops. esqueci de colocar o link da notícia da Folha que citei um trecho acima. Aqui está:
http://www.forte.jor.br/2009/11/25/brasil-negocia-a-compra-de-sistema-antiaereo-da-russia/comment-page-1/
ops! “meu idiota” = meio idiota
Em tempo: e o mais divertido dessas maluquices conspiratórias todas, é que elas vêm solidamente baseadas em “fontes” próximas da FAB, do MD, do Imperador Romano…hehehe O Defesanet não se contenta em “chupar” a informação do Areamilitar, ele tem que dar uma “prova” para a sua maluquice, então diz: “A informação até agora só é discutida nos bastidores, mas se o programa F-X2 não tiver um desfecho em breve e a negociação para aquisição dos mísseis russos avançar, o governo americano vai pedir a Boeing que abandone a disputa.” Bastidores? Que bastidores? Só se for nos bastidores do programa do… Read more »
E apenas para afastar de vez essa mania que se criou em torno do FX2 de achar que o Brasil, ou o governo brasileiro, é anti-americano e tal, aqui tem uma notícia interessante (um exemplo dentre muitos que poderiam ser citados): http://brasilnicolaci.blogspot.com/2009/12/eua-veem-brasil-como-socio-credor-apos.html O mundo não se resume ao FX2. As relações entre Brasil e EUA não se resumem ao FX2. O FX2 é uma coisa, as relações internacionais do Brasil com o resto do planeta, ou com os EUA especificamente, não estão condicionadas aos caças, como insinua a Folha, e como depois as comadres fofoqueiras de plantão apimentam e espalham… Read more »
Os militares brasileiros tem medo da… Colômbia??? Senhores: a Colômbia tem armas nucleares? Não. A Colômbia tem caças de última geração? Não. A Colômbia tem um programa espacial concorrente do nosso? Não. A Colômbia tem uma Marinha que possa projetar poder? Não. A Colômbia tem uma parte significativa de seu exército especialista em intervir no exterior? Não. A Colômbia tem histórico de invasão e colonialismo? Não. Só existe um país na América do Sul que tem todos esses atributos… Chile? NÃO, pense de novo… Argentina? ERRAAAAAAAADO. Venezuela? Errado de novo… Quem? (…) A FRANÇA! COM EFEITO, O INIMIGO MORA AO… Read more »
Ola felipe nunca postei nem um comentario no blog gosto mais de ficar lendo o que foi escrito e tem muita gente escrevendo muita mer…, gosto muito do que você posta no blog e desta vez você está de novo certo então deixo o meu apoio a vecê e o que você postou esta muito mais certo…
Um abraço…
Bosco em 05 dez, 2009 às 13:41
Sistema TOR desenvolvido especificamente para abater o F-18″.
E eu que achei que o meu dia hoje ia ser sem graça. kkkkk….
Welington
Bosco eu também rachei…
Um grande abraço a todos…
gildvan em 05 dez, 2009 às 19:35:
Obrigado amigo Gildvan. Apenas tento chamar o pessoal à lógica elementar, porque a coisa do FX2 virou torcida organizada, fora a patrulha ideológica da “esquerda”, que aparelhou a trilogia com seu anti-americanismo terceiro-mundista de “perfeitos idiotas esquerdistas latino-americanos”.
Forte abraço.