F-X2: portal Exame reafirma valores do custo por hora de voo dos concorrentes
Segundo o colunista Marcelo Onaga, reunião entre Jobim e Lula para definir o caça ocorreu na noite do último dia 23
O ministro da Defesa, Nelson Jobim, está reunido agora (23/11) com o presidente Lula para apresentar o relatório técnico elaborado pela Força Aérea Brasileira sobre os três caças supersônicos que disputam a concorrência da Aeronáutica. A preferência de Jobim e de Lula pelo francês Rafale, da Dassault, é escancarada. Mas o relatório, apesar de não ser conclusivo, não ajuda os franceses.
Um novo dado vai ajudar os suecos da Saab, que produz o Gripen. De acordo com o relatório, o custo por hora voada do Gripen é de 4 000 dólares, contra 14 000 do Rafale. Já o custo do F-18, da americana Boeing, fica em torno de 10 000 dólares.
Os pilotos da FAB já declararam a preferência pelo F-18. O caça é o que teve maior sucesso em conflitos recentes, mas tem contra si as restrições do governo americano em transferir tecnologia. Já o comando da Aeronáutica e a Embraer, que será a parceira nacional de qualquer um dos envolvidos, preferem o sueco Gripen. Além do preço menor por hor voada, o Gripen custa metade do preço do francês e oferece maior acesso a novas tecnologias.
Mesmo assim, pessoas próximas ao governo dizem que é difícil a Dassault perder a parada. Interesses políticos, como o apoio da França pela entrada do Brasil no conselho de segurança da ONU, devem falar mais alto.
FONTE: Portal Exame
LEIA TAMBÉM:
the truth on COST PER AIRCRAFT PER YEAR
http://www.pro-kampfflugzeuge.ch/f/kosten-f.php
“Os pilotos da FAB já declararam a preferência pelo F-18.” Esta piada está recorrente demais aqui! Me desculpem os críticos ao rafale, mas já está beirando o ridículo isso, não que não possa ser verdade, e sim que é especulação pura! Ora, os pilotos de caça da FAB tem uma associação que colocou nota que “preferem” o SH? mais matéria paga dos concorrentes que estão se sentindo em desvantagem! Agora o hora do SH deu uma subidinha de 45%! he he… este valor au acho mais condizente com a realidade, mas ainda acho baixo! Mas o NG com 4mil!… esta… Read more »
Este estudo mostra que talvez a solução para se reduzir custos seria aumentar o tempo das surtidas e não a quantidade delas!
Voar missões de 2Hs ao invés de uma, reduzindo as surtidas semanais!
“Mesmo assim, pessoas próximas ao governo dizem que é difícil a Dassault perder a parada. Interesses políticos, como o apoio da França pela entrada do Brasil no conselho de segurança da ONU, devem falar mais alto”. A França é um só país. País este colonizador. Muitos países, outrora colônias, não nutrem um grande amor pelo seu antigo “senhor”. Para que o Brasil entre no conselho de segurança, de forma permanente, há que se garantir, pelo menos 2/3 dos votos do pleno. A França sendo um país, e não vários, só tem 1 voto. Cada ex-colônia, também, 1 voto. Creio que… Read more »
Quem tem imagem boa do Brasil ZE? quem? imagem boa é papo furado! o que manda é poder e poder trás influência meu amigo! só isso! imagem boa… he he
Francisco, quantos pilotos da FAB você conhece ?
Eu conheço um monte deles.
adianta ser melhor para o piloto e não ter TT? Adianta ser melhor para o piloto se não é estratégico para a FAB, para o país? Adianta ser bom para o piloto se só vamos poder usar quando deixarem?
Piloto tem opinião, tem, claro. E esta deve ser levada muito em conta. Mas outras variáveis também são importantes
Só um pitaquino sobre esta questão de CS da ONU. O Brasil só entrará lá chutando a porta e com uma cadeira debaixo do braço. O CS da ONU é um centro de poder e isto é algo que não se concede, se toma ou se demonstra. E não é por força militar ou economica, pois se fosse assim paises detentores de armas nucleares Paquistão, India por ex, seriam do conselho e a Alemanha ou Japão, gigantes economicos, idem. O correto, obviamente, é uma combinação de ambos e em enorme escala. Não é o nosso caso, sejamos honestos. Finalizando, nestes… Read more »
Conheci 2 pilotos, através de um amigo ex-fabiano que está na ANAC, era e é especialista em aeronaves, mas não cheguei a falar com eles, que são do 14, um é major, está lá, calculo eu, agora a 2 anos, só me recordo dele comentar sobre o SU-30 do FX-1, que alguns pilotos teciam alguma simpatia pelo grande caça russo, mas tb me recordo dele dizer que ele, pelo menos, não se achava digno de avaliar e conotar os caças do FX-2 com algumas surtidas.. precisaria operar o caça mais tempo, converter nele, para depois opinar! e como a aeronave… Read more »
E para não dizerem que sou francófilo, digo o seguinte:
Eu preferia que os USA fosse a França neste momento! e que o Rafale fosse da Boeing! Que os USA nos tivessem ofertado uma “Mão” de comprometimento aliado! não os culpo de não fazer… eles devem ter suas razões… o lula vive deixando eles desconfiados… mas isso é outro papo!
Quer dizer que o custo da hora voada do SH já está chegando na realidade?
A do Grippen não tem jeito. Ninguém nunca operou o avião.
Vale até acreditar que possa ser igual ou menor do que a do F-5.
Francisco AMX,
Só por curiosidade: por que um presidente brasileiro precisa ser confiável aos americanos?
Será que se for, merece A nossa confiança?
Fiz uma pergunta, se você não gosta é uma questão pessoal que eu não posso e não vou opinar. A FAB é profissional, não vai emitir uma opinião oficial antes do fim do processo e até hoje a tarde a probabilidade da opinião dela extra-oficialmente e não falo de pilotos em esquadrões. É bem diferente da sua. Se fosse pelo menos parecida, o AMX francês já teria sido anunciado vencedor faz muito tempo, já que o preço até agora continua o mesmo. Flávio, a ToT total afirmada pelos franceses é tão falsa quanto foi a ToT total do contrato dos… Read more »
“A FAB é profissional, não vai emitir uma opinião oficial antes do fim do processo e até hoje a tarde a probabilidade da opinião dela extra-oficialmente e não falo de pilotos em esquadrões. É bem diferente da sua.” Vemos um paradoxo aqui! e sério! pois, na sua visão a FAB é profissional, eu não posso afirmar, pois não meto a mão no fogo por ninguém e nem por instituição nenhuma no Brasil! pensamento meu, mas como tu pode considerar uma instituição profissional se componentes dela, os principais, os pilotos, tecem comentários de suas opiniões pessoais a qualquer um de fora!?… Read more »
Casag, eu vejo estes negócios de defesa com muita força no âmbito “monetário” e eu sou um admirador dos USA, e certamente falo no sentido de acerto, de os USA confiarem mais neste aspecto, só isso, nada de entreguismo, acho que daria para nós nos esforçarmos neste sentido, mas não deixar de cobrar o que devemos cobrar deles! porém ficar dando aval ao Chaves, como já vimos várias vezes, não ajuda em nada! muito menos dizer que o Obama é uma decepção, como falou o MA!
Abraço
Se o Rafale tivesse preferência da FAB e das empresas brasileiras lideradas pela Embraer, já teria se encerrado o FX 2 no laconico 07 de setembro. Isso é óbvio, só não percebe quem é ingênuo ou distraído. Isso não ocorreu porque a FAB apesar da imensa pressão dos petralhas, não aceitou engolir o Rafale goela abaixo como quiseram fazer no 07 de setembro.. não tinha um brigadeiro sequer naqueles anuncios com o presidente frances. O FX 2 se arrasta e agora falam para 2010, pois a pressão pólítica sobre a FAB é enorme. é quase certo que os petralhas já… Read more »
@douglasfalcao
what you call “casco”grande is a nuclear powered sub…it means a miniaturized nuclear reactor,integration in the hull,nuclear research on naval propulsion…the best of France knowledge in this area: decades of work by hundreds of scientists and technicians .
Sds
Submarine flyies ?
ahhh, right F, souds S (esse) in portuguese, so S-X2 mainly for the tongue arrested (sorry but no other translation for lingua presa)
regards
SO
The design of Fourth Generation reactors and on-board nuclear reactors for naval propulsion
http://www-cadarache.cea.fr/gb/activites/fission/
Essa história do SH ser o preferido dos pilotos é uma coisa que não me entra bem na cabeça. Dos 3, o SH tem o pior desempenho supersônico. Num combate com mísseis BVR, qualquer versão do AMRAAM é inferior ao Meteor, fora que em termos de velocidade pura e raio de curva supersônico, o SH perde feio do Rafale e do Gripen. Ser bom em baixa velocidade não significa mais nada contra mísseis infravermelhos de 5ª geração que não são enganados por flares e podem virar 180º em poucos segundos. Será que os pilotos da FAB são burros? Eu acho… Read more »
Clésio,
Os três. Êle está inventando,e estão se divertindo, além de eventualmente lucrarem ás custas dele.
Thierry,
Patience… “casco grande” is a great bottle of beer…
Francisco AMX em 26 nov, 2009 às 13:37 “Os pilotos da FAB já declararam a preferência pelo F-18.” Esta piada está recorrente demais aqui!” Francisco, tudo bem…. Olha, vc já pensou que não ?? É muita gente de diferentes fontes citando isto….. claro que não há TOTAL unanimidade dentro da FAB quanto a isto. Clésio, Claro….. burros devem ser os caras da USNAVY em optarem pelo SH, justo a maior em ais bem armada marinha do mundo…. e quanto ao Meteor….. joguinho de computador não vale…. o Meteor só vai estar operacional lá pra 2016….. até lá os AMRAAM são… Read more »
Sorry….. “ais” quiz dizer MAIS….
Sds.
Só para constar. O Gripen quando ficou pronto(A/B) teve o custo 10% menor que o esperado. e Sinceramente,apesar de gostar muito dos SH,sendo a hora de voo dele 7000 ou 10000 dolares,ainda acho caro para a FAB.Não voamos como deviamos os Mike que estão na ordem de preço do gripen… Quanto a questão dos Piltos e do SH,o motivo da preferencia é simples…Eles Querem voar,sem correr riscos!! Risco do Rafale virar rainha de angar e do Gripen NG ficar no DEMO. Alias,acredito que a Saab teria capacidade de entregar 36 gripen NG que nem existe antes da Dassalto entregar 36… Read more »