VÍDEO: Caça furtivo chinês Chengdu J-36 filmado durante o pouso

Um vídeo recente capturado do interior de um carro mostra o caça furtivo chinês Chengdu J-36 sobrevoando uma rodovia urbana durante a aproximação final para pouso. A filmagem, divulgada em 7 de abril de 2025, oferece uma visão detalhada da aeronave, destacando seu design sem cauda e configuração de três motores.
O J-36, considerado um caça de sexta geração, realizou seu voo inaugural em 26 de dezembro de 2024. Desde então, tem sido objeto de atenção na comunidade aeroespacial devido às suas características inovadoras, incluindo uma configuração de asa voadora sem cauda e entradas de ar posicionadas sob as asas e atrás do cockpit. Essas características sugerem avanços significativos em furtividade e aerodinâmica.
VÍDEO: Chengdu J-36 durante pouso
A filmagem recente foi registrada nas proximidades da fábrica da Chengdu Aircraft Corporation, na província de Sichuan, local conhecido por testes de voo de novas aeronaves chinesas. O vídeo oferece uma visão clara do trem de pouso robusto do J-36 e de sua camuflagem em padrão splinter, proporcionando insights valiosos sobre o progresso do programa de testes do caça.
Mas segundo alguns, pra China se provar militarmente vai ter que invadir um país de terceiro mundo do outro lado do planeta kkkkkkkkk
É. Esses são os parâmetros para alguns; e estão em “pânico existencial” vendo que muita gente já não acredita no mito da propaganda dos EUA que forma sua visão de mundo. O EUA é um império decadente, sem volta; acabou sua época breve de hegemonia (entre 1991-2010s). A China ascende e volta ao lugar que ocupava no começo do século XIX; os EUA acharam que poderiam subjugar China, Irã e Rússia? Quando surgiu em 1776 essas civilizações tinham milhares de anos; eles não passavam de um quinto mundo nas Américas e que ascendeu com base no roubo, Crimes de Guerra… Read more »
Cara, sai do DCE e vai estudar mais.
No final do século XIX China e Irã não eram nada.
Passado não conta, veja aí os assírios, os romanos, os gregos, os otomanos, os persas etc. Hoje todos só encontrados nos livros de história, assim como a União Soviética.
Apenas um comentário de quem não sabe absolutamente nada desses países fora sino e iranofobia da mídia dos EUA e seus satélites.
Aliás, sequer consegue entender que me refiro a História Contemporânea.
E China e Irã existem (e nunca deixaram de existir; o segundo é a continuidade da civilização persa).
Será que sou que preciso estudar história básica?
“A China ascende e volta ao lugar que ocupava no começo do século XIX”
Talvez sim. No séc XIX a China dos Qing estava estagnada tecnologicamente,e se deram muito mal perdendo as Guerras do Ópio,o Levante do Boxers,a Rebelião Taiping,a Guerra Sino-Japonesa,o que entre outros eventos,não faziam da China um destaque positivo. Não nesse período histórico.
Eu me referi até o começo do século XIX.
O que citaste aconteceu na segunda metade desse século e é absolutamente essencial para entender o sucesso da Revolução de 1949 e a China contemporânea.
Obviamente os alguns de plantão para criticar qualquer coisa da China (que nunca fez nada contra nós) não tem a mínima ideia desses eventos e só repetem mídia sinofóbica dos EUA e seus satélites.
E Taiwan está diretamente ligada aos eventos citados; por isso a China jamais vai abdicar de sua soberania sobre essa ilha (que nunca passou de um “enclave” neocolonial ocidental na região).
Mauro (ou seja lá quem for);
Tu é chato pra cacxtx.
Espero que ganhe bem pra fazer isso porque se for de graça você é um psicopata.
*E espero que não faça isso na hora do expediente na repartição.
Pensei que era só eu que pensava assim…
O típico rebelde sem causa de iphone que quer consertar o mundo, vê opressor em todo lugar, mas não registrou a empregada doméstica e pechincha com “flanelinha” depois que sai da churrascaria de rodízio.
Vc não tem coragem de falar más eu falo.
É o XINGS.
Olá. Realmente,nem todos os eventos que citei se deram na primeira metade do século,mas… “Em 1839, o governo chinês apreendeu um carregamento inglês de ópio, o que fez do combate entre ingleses e chineses apenas uma questão de tempo. Foram os ingleses que declararam guerra, dando início à chamada Guerra do Ópio, na qual a China foi derrotada em 1842. Com a derrota, os chineses foram obrigados a assinar o Tratado de Nanquim, que estabelecia a abertura dos portos aos ingleses e a entrega de Hong Kong, dando início à dominação ocidental do gigantesco Império.” Primeira metade do séc XIX.… Read more »
Então como faz pra medir a capacidade chinesa? Invadir país de terceiro mundo é alguma coisa, equipamento chinês nem a isso foi posto à prova…
Olha o nível que chegamos, o cara falando de invadir um país ser “alguma coisa”, como se não fosse de vidas que estivéssemos tratando, e sim de um videogame kkkkkkk
Estamos falando sobre experiência militar. Você entendeu muito bem o que eu disse, não se faça de João sem braço.
Não perca seu tempo Andre, é inútil.
Impressionante, é óbvio que essas aparições públicas tem algum propósito, os tempos ou as estratégias mudaram, não estão mais escondendo as aeronaves, pelo contrário, parecem fazer questão de expolas
E imaginar que alguns séculos atrás essa imagem seria divulgada no ocidente com um belo borrão, que levaria há inúmeras discussões e especulações…mas nos dias de hoje, “quase” não há mais segredos rsss….o que não faz um celular com câmera
É óbvio que estão revelando propositalmente voando em áreas densamente povoadas; e que muita coisas também não está sendo reveladas.
O que mais aguardo é a revelação do Xian H-20.
Eu tenho uma coleção de fascículos “Top Gun”, quem é das antigas conhece. Foi criada por uma editora britânica no começo da década de 80, e traduzida e editada no Brasil umas 2 vezes, para venda com nomes diferentes. Boa parte das fotos das aeronaves soviéticas eram em preto e branco, e mesmo as coloridas eram de qualidade padrão camera “Love” (quem é da época sabe do que estou falando). Hoje em dia você vai no YT e pode contar os rebites da fuselagem de um MiG-31 ou Su-35. Quando eu comecei no hobby isso era inimaginável. PS: mesmo com… Read more »
“Aiiiinnn…solta pecinha”.
Solta sim. E as pecinhas explodem você em vários pedacinhos.
“solta pecinha”
Supera isso. Isso foi falado há 20 anos.
Agora, se continua soltando ou não ninguém sabe porque os chineses pouco exportam seus armamentos e não há transparência interna, daí, temos que nos fiar nas informações oficiais do partido/regime, e sabemos que partidos/regimes pouco afeitos à liberdade “eventualmente” mentem em benefício próprio.
E a culpa da fama de “soltar pecinha” se deve aos próprios chineses que inundaram o Ocidente com porcarias de 5ª categoria que estragavam no primeiro dia de utilização.
Se eles mudaram sua filosofia fabril ou se há duas linhas de manufaturados, uma descartável e outra de qualidade , eu só lamento.
Trabalho com produtos chineses e vou muito para lá, a fim de homologar fornecedores. Eles fabricam de tudo, desde o ruim, péssimo ao que está páreo ou até mesmo supera muitos produtores mundo afora. Para entender, eles veem o mundo como 3 mercados consumidores. Baixa renda = Mercadoria de baixa qualidade. Lembra do reloginho do Mao? Esse mesmo. Geralmente são enviados países bem baixa renda mesmo, como parte da África até Bolívia. Média Renda = É aqui que você precisa de orgulhar. Estamos conectados nesse nicho de clientes. Produtos com qualidade e preços acessíveis para a nossa realidade, más que… Read more »
Um amigo que faz muitas visitas à China fala o mesmo. Ele é do ramo industrial. As metalúrgicas são verdadeiras cidades.
Não querem fazer segredo…
A configuração do trem de pouso é semelhante à do SU-34.
Se não vão vender esse caça pro exterior não faço ideia de qual é o objetivo de “vazar” tantas imagens detalhadas dele.
Aliás, considerando que esses são os projetos divulgados, imagino os guardados em sigilo.
Muito simples, meu amigo: guerra de narrativas Ursinho pooh e seus amigos estão doidos pra provar ao mundo que eles chegaram na “6ª geração” (mal definimos o que é a 5ª, quem dirá a 6ª…) antes da turma do homem laranja mal. Enquanto não botarem esses bichos pra voar e atirar um no outro, não passa de papo furado, discurso e especulação. Guerra se evita com palavras, mas se vence com armas. Vide a briga Ucrânia x Rússia, que diariamente enterra o mito de alguma super-arma dos envolvidos (F-16 tem falhas, T-90 idem, Himars ibidem, Su-34 também, Storm Shadow etc).… Read more »
Vc resumiu bem.
Somos frustrados.
Motivo? Somos anãos diplomáticos e também no campo militar.
O que nos resta?
COMENTAR.
E vc quer tirar esse pouco que temos?
Larga deu sô…!!!
Deixe-nos com nossas abobrinhas.
Foi o que pensei. Talvez estejam exibindo o que deve ser exibido para distrair as atenções.
Sei lá o que esses caras escondem nas montanhas de Wudan, antes eu sei que tinha o Kung Fu. Hoje nem faço ideia.
Desse ângulo ele parece mais bonito
Os aviões da tal “6° geração” vão ser todos iguais a um B-2 Spirit em miniatura?
Voando bonito em suave aproximação ao solo, parece planar bem…
Tá mais para um F117.
O negócio parece um Shopping Center voando, enorme, ou eu tô meio zarolho.
Kkkkkkkk….
Parabéns China. É no silêncio que se constroem os melhores e mais poderosos laços…
Sei não, essa configuração aerodinâmica me parece incompatível com a manobrabilidade que um caça precisa!
A não ser que os chineses estejam já prevendo cenarios futuros e mudando a filosofia de como um caça atua.
Pra mim isso está mais para um bombardeiro médio.
O caça mesmo deve ser o J-50.
Tb acho…
Nada tira da minha cabeça que ali dentro existe um “japinha” sentado pilotando esse avião.
kkkkkkkkkkk
O bichinho é feinho que dói… rsrsrs
O ângulo da câmera tá ruim más o rapazinho com o controle a rádio está em pé perto da árvore ou, como disse…tem um “japinha” ali dentro daquele Cockpit.