Colômbia anuncia aquisição de caças suecos Gripen para modernizar Força Aérea

O governo colombiano, liderado pelo presidente Gustavo Petro, anunciou a decisão de adquirir uma nova frota de caças Saab Gripen E/F, de fabricação sueca, para substituir os antigos Kfir israelenses em operação desde o final da década de 1980. Esta medida visa modernizar a capacidade de defesa aérea do país e reforçar a soberania nacional.
A escolha pelos caças Gripen ocorreu após uma análise de propostas de diferentes fabricantes, incluindo os F-16 dos Estados Unidos e os Rafale da França. O presidente Petro destacou que os novos aviões serão de última tecnologia e completamente novos, semelhantes aos já implementados no Brasil.
Além da aquisição dos caças, o acordo com a Saab inclui investimentos sociais significativos:
- Fábrica de painéis solares: instalação de uma unidade de produção de painéis solares flexíveis no departamento de Córdoba.
- Abastecimento de água potável: implementação de sistemas de fornecimento de água em diversas localidades de La Guajira.
- Modernização hospitalar: restauração e equipagem com tecnologia médica avançada do hospital San Juan de Dios, em Bogotá.
Embora o número exato de aeronaves e o valor total do contrato não tenham sido divulgados, estimativas anteriores indicavam um orçamento de aproximadamente 15 trilhões de pesos colombianos (cerca de 3,65 bilhões de dólares) para a aquisição de 16 caças.
Esta aquisição ocorre em um momento de desafios fiscais para a Colômbia, que recentemente implementou cortes no orçamento devido a dificuldades econômicas. No entanto, o governo considera a modernização da frota aérea uma prioridade estratégica para enfrentar ameaças internas e fortalecer a defesa nacional.
A decisão também fortalece os laços diplomáticos entre Colômbia e Suécia, que vêm se estreitando desde 2024, quando o presidente Petro visitou o país europeu para celebrar 150 anos de relações diplomáticas.
Com a implementação desta modernização, a Força Aérea Colombiana espera aumentar significativamente sua capacidade operacional e enfrentar com maior eficácia os desafios de segurança que o país enfrenta.
Boa notícia!
Agora só faltam 3 KC’s via BNDES, passa a régua e fecha a conta.
E um modernização da frota de A29 também…
Vou mais longe meu caro, diria excepcional, pelo fato da inclusão de mais uma venda, para as demoradas esperas de conclusão dos potenciais vendas, pelo fato do anúncio ter sido feito na LAAD, vejo possibilidades concretas de em futuro próximo maiores parcerias Brasil Colômbia, como o KC390, uma.possivel maior produção no Brasil do F-39, possibilidade de vendas para o Peru, sou otimista, não tem como o Brasil deixar de comprar um novo lote do Gripens daqui a uns 3 a 4 anos.
Eu concordo que existam possibilidades futuras de mais parcerias entre Brasil e Colômbia, até porque elas existem a décadas, e não apenas em relação à aeronaves. Vejo um futuro em que revisões maiores nos Gripen Colombianos possam ser feitas aqui no Brasil. Gostaria muito de ver o KC-390 nas cores deles, etc. Já temos muita ligação com eles, com a Embraer avaliando, treinando e dando o sinal verde para eles mesmos fazerem a modernização dos AT-27 deles. E com certeza componentes dos Gripen Colombianos vão ser fabricados no Brasil, já como somos parte da supply chain da aeronave, ou seja,… Read more »
Bem lembrado, “modernização dos AT-27”, ao contrário dos argentinos os colombianos prometem uma parceria mais confiável. O porto de Chancay no Peru, o maior e mais moderno porto da A.Sul, pronto, grita pela conclusão da transoceânica Peru Brasil, nos temos o maior mercado, o volume físico e financeiros entre China e Brasil é um potencial, que tira o porto Peruano da subutilizacao, portanto vejo uma aproximação maior entre esses dois países sulamericanos, envolvendo comércio, e potências negócios na área de defesa.
Não acredito que investimento em transoceânica seria bom para o Brasil, por um simples motivo: aumentaria a dependência do país aos países vizinhos e à China. Melhor investir no que é nosso, fazer ferrovias, melhorar nossas estradas, portos, indústria nacional.
Seria bem no sentido que competição de eficiência e menor custo com a outra transoceânica que está para ser concluída para o porto do Chile através da Argentina.
E aí sim como vc diz nossa dependência só se resolverá com investimento em nossa logística interna e inovação na indústria.
Com certeza é uma boa notícia…
1. Desde que não entremos em guerra com eles, pois significa uma equiparação de forcas…
2. Desde que realmente recebamos nossos Gripens ! rs
Boa notícia para o Programa Gripen E/F;
Boa notícia para a FAB/Brasil;
Quem sabe o Equador não vai na esteira e encomenda 10 ou 12…
Peru quem sabe…
Ótima notícia…
Porém, Petro não leu sobre estar de fato operacional no Brasil, não podemos disparar com eles ainda… rsrsrsrs
Brincadeiras a parte, onde será que serão montados? Com essa compensação toda oferecida pela Suécia, acredito que lá na Suécia mesmo.
Em “compensação”, parece que o Gripen perdeu pro F-16 nas Filipinas…
Procede essa informação?
Eu soube que o Congresso dos EUA autorizou a venda dos F-16 Block 70 com uma boa variedade de armamentos modernos para as Filipinas, mas não acho que o país já tenha dicidido qual aeronave comprar.
Os americanos tem que ter essa autorização do congresso antes de fechar qualquer venda de armas, mesmo que ainda esteja na fase de licitação eles já pedem a autorização para no caso de vencer a licitação a venda já estar autorizada.
Sim, eu sei. Muita gente confunde isso como negócio já fechado, o que não é o caso.
Sim
Vão pagar 280 milhões de dólares por cada F 16,muito salgado.
Sem sombra de dúvida é uma boa notícia para ambos os envolvidos, mas fico com um pé atrás em relação ao motor GE F414. Sabemos que o Tio Sam não está nada amigável ultimamente, então podemos esperar por alguma reviravolta, talvez. Obviamente que torço muito para que esse negócio se efetive de forma concreta, mas é cedo demais pra cravar isso.
A boa notícia para nós é que será mais um para dividir certos custos…
Com certeza.
Não acho que o motor seja um problema assim, veja que o Iran voa F-14 mesmo após anos de embargos, inclusive o avião era usado só por eles e os EUA que já aposentaram faz tempo tbm
A diferença é que o Iran conseguiu essa proeza visando o mercado negro e etc., diferentemente da Colômbia que não tem para onde correr, ou é isso ou não é.
Mercado negro cujas peças saem diretamente de dentro dos EUA.
Impossível eles terem controle de tudo. Sempre uma coisa ou outra vai passar por despercebido, ou não.
Pois é.. sempre dá para confiar que tenha algum Cel Noth. para ajudar
O Cel North foi pego pra Cristo. Reagan devia favores aos iranianos porque eles seguraram a liberação dos reféns da embaixada americana, fato que enfraqueceu bastante a reeleição do Carter. Tudo isso já foi desclassificado.
sim, eles encheram seus paióis com peças de F-14 durante a operação Irã-Contras.
O problema da Colômbia é o mesmo nosso.
Não enxergam um palmo fora dos EUA/OTAN.
Os problemáticos motores do F-14 são basicamente mecânicos.
O F414 tem FADEC e outros sistemas integrados.
Rapidamente os EUA para toda frota brasileira quando bem entender.
Assim como os sistemas de outros países da OTAN.
Quem quer o mínimo de Soberania Nacional sequer cogitar adquirir sistemas Made in USA ou com partes críticas fabricadas por eles.
Conte aí quantos países tem capacidade de projetar e produzir turbinas aeronáuticas.
Hoje fora EUA: França, UK, Alemanha, Russia, China… talvez o Japao poderia também.
Ucrânia
Rússia descarta, China tbm (e China nem ta no mesmo nível de confiabilidade técnica dos outros fornecedores).
Japão esquece. Pode até nós podemos, a questão é: não fazemos porque é caro, porque não vamos comprar o suficiente pra pagar o investimento, porque já tem muito fornecedor estabelecido no mercado… se o Japão quisesse um motor, já teriam feito há muito tempo.
Se o Tio Sam boicotar o motor, além de arrumar briga com a GE e manchar a imagem da sua indústria de Defesa, vai empurrar ainda mais os países para concorrentes.
Ou seja, não faz sentido.
Eu não duvidaria até porque as coisas não estão legais.
E algo que os EUA fez recentemente fez sentido? O Laranjinha nao ta nem ai pra logica. E se ele brigar com a GE, a GE vai fazer o que? Chorar?
Não sei se vale a pena, mas tvz a Saab devesse pensar numa motorizaçao de contingencia…
Brigar com o grande empresariado (barrando vendas) não dá muito certo em lugar nenhum pq gera demissões em massa, que por sua vez gera protestos, gente não votando em você. Se ele quiser eleger o sucessor, ou o sucessor quiser se reeleger, difícil ficar batendo cabeça com as empresas locais além da usar elas como moeda diplomática. Político gosta de voto. Se levar pra frente isso (e não vai ser só isso, seria isso numa política mais ampla, então outras empresas também seriam envolvidas – é o caso das empresas de automóveis hoje por ex.) daqui que esses aviões saiam,… Read more »
O próximo é o Peru. Mas eu faria uma pequena correção: 3.65 bilhões de dólares é a estimativa da época, para no mínimo 16 caças. Isso enquadraria aviões mais caros, como o F16 e o Rafale. Porém, 16 Gripens, custariam muito menos que isso, a não ser que sejam 24 unidades.
228mi trumps unitários para operar 16 caças. Salgado…
Não é essa conta que se faz. Não se pega o valor do contrato, que alias não sabemos e se divide pelo número de aeronaves. em que saber o que está incluido no pacote.
Não fiz a conta do custo unitário da aeronave e sim a conta do valor unitário para operar os 16.Só ler novamente.
Não são só os aviões. Tem armamento, sobressalentes, treinamento, simulador… Se a FAB encomendasse um segundo lote sairia mais barato porque não precisaria mais de simulador nem de tantos sobressalentes ou armamentos. Eles que estão comprando o primeiro lote precisam. Então pegando o valor do contrato e dividindo pelo número de aeronaves fica caro mesmo.
Então, o que afirmei está correto, quer operar com 16, o custo para cada um é este. Compre mais e o custo unitário baixará.
Filipinas vai pagar ainda mais por seus F16
Peru é complicado a cabeça deles. Desconfiam até da própria sombra. Eles têm por regra não usar material, dos vizinhos. Fazem maluquices como ter várias cadeias logísticas nos caças, compram Antonov para a Polícia deles. Pessoal que faz live sobre defesa lá, acha que o Brasil será um futuro invasor deles. Muita paranóia.
Bom, eles, oficialmente, destinaram um orçamento de 3.5 bilhões de dólares, para a compra de 24 aviões. Se eles comprarem, com esse dinheiro, 24 Rafales F4 ou F16 Block 70 novos, eu também “compro”. Vamos ver se a mentalidade da FAP, é a mesma do senso comum da Internet. Eu acho que não.
Se tem ai algum link de live em que eles falam essas loucurinhas de o Brasil invadir eles? Quero ver para dar risada. Mas no caso do Peru eu até entendo, os kras conseguiram perder todas as guerras que entraram.
Não sei porque vocês pensam isso, o Peru está com laços estreitos com a Coreia do Sul
Muito bem, parabéns para eles. Mas… o KF21, oficialmente, não está na Shortlist.
Além disso, nunca, em hipótese alguma, 24 unidades do KF21 custariam apenas 3.5 bilhões de dólares.
China fez altos investimentos no principal porto peruano!
Parabéns à Colômbia!
Escolha acertada.
A Colombia comprando 16 Gripens só mostra que o número de 36 é irrisório para o Brasil, afinal temos um território mais de 7x maior do que eles. Precisamos de, no mínimo, 80 caças.
Calma que vem mais aí!
Vem mais o que?
Mais atrasos no programa gripen Brasileiro.
De fossem só atrasos… Ainda espero coisa pior, coisa do tipo gente dentro da fab ou no governo dizendo que quer comprar F-16 usado… tenho certeza que essa história não morreu ainda
Não fala na matéria, mas seria a versão E? De qualquer forma é boa notícia pra Europa, nem tantos pros EUA.
Diz na matéria que são semelhantes aos implantados no Brasil, então acredito serem o ‘E’ mesmo.
Eles podem chegar antes dos nossos aqui?
então…. o Brasil já recebeu cerca de 1/5 do aviões do primeiro contrato.., então o primeiro Gripen brasileiro já chegou antes do primeiro Gripen colombiano. Neste caso a resposta é não. A FAB já está recebendo os Gripens antes da Colômbia.
Ou seria outra comparação?
Por exemplo, que o primeiro colombiano chegará antes do Gripen #36 da FAB que seria o último do primeiro lote brasileiro?
Ou que o primeiro Gripen colombiano chegaria antes do primeiro Gripen da FAB de um eventual segundo lote?
Ou o primeiro colombiano seria entregue antes do #36 da FAB?
O Brasil recebeu 1/4, não 1/5. Pela matemática antiga, 4×9 = 36. Só se fizeram um “novo acordo matemático” e a modificaram …
A pergunta é se o último colombiano chegará antes do último exemplar do primeiro lote da FAB. Caso a Colombia pague direitinho e o Brasil continue esticando os pagamentos cada vez mais, seria possível que jogassem o Brasil pro final da fila?
Esta é só na BET..
eu aposto 4 bilhões de $kichutes que a FAB conclui os 36 ante dos 12 ou 14 da Colõmbia.. e aposto 2 bilhões de $kichutes que a Colômbia completa o esquadrão antes da FAB completar o primeiro lote
Possível? Sem dúvida. Se não pagar, eles não vão entregar o avião. Eles já subsidiaram o empréstimo em 30 anos com um bom tempo de carência. Querer avião fiado também é abusar (mas custa nada tentar kkkk…..) Não é exatamente fim da fila, é que só terminam um certo número de aviões com o dinheiro na mão (mesmo quase prontos). E só daí passam pros próximos. Não é exatamente fim da fila, as duas filas correm ao mesmo tempo. Se não pagar aqui e lá for tudo pago certinho, é possível sim. No caso que a fila deles ande mais… Read more »
O prazo para a entrega do primeiro exemplar do Gripen F39E brasileiro inclui um longo período de desenvolvimento; assim, este tempo de desenvolvimento, em tese e portanto, não vai ser necessário para as unidades Colombianas. Pelo que foi divulgado, a entrega do primeiro exemplar para nossos vizinhos será realizada em um prazo de 3 anos. Também um ponto a observar: mesmo os exemplares destinados à força aérea sueca contam com componentes fabricados exclusivamente no Brasil (WAD, certos elementos estruturais, etc),ou seja, a contratação pelos nossos vizinhos é uma grande notícia para o Brasil. Parabéns aos Colombianos, que estão adquirindo um… Read more »
Vocẽ tem razão em todos os pontos… inclusive ser uma daquelas raras situações de ganha-ganha-ganha
Espero mesmo que não, mas bobeou e recebem todos antes que os nossos
Fico feliz pelo sucesso do Gripen, mas a Colômbia está sendo ingrata.
Os EUA ajudam a Colômbia há anos com milhões de dólares, eles deveriam adquirir o F-16 para compensar.
Se eu sou o Trump, cancelo toda e qualquer ajuda imediatamente.
Veja… se os EUA dão de 10 de ajuda militar para a Colômbia é razoável supor que eles usem estes 10 com os EUA..
Além desdes 10, a Colỗmbia usa seus recursos como parecer mais adequado, inclusive com os EUA se for de interesse colombiano
O sr. sabe que foi uma provocação.
Era óbvio que o Petro esquerdista, que cortou relações com Israel, sugeriu a prisão de Netanyahu e detesta o Trump, optaria por um caça Não americano.
A dúvida era se seria Gripen ou Rafale.
Não sei… o Rafale é caro.
Seria o Gripen ou F16 novos… geralmente, as vendas por FMS são sem compensação comercial. Neste caso, o Gripen era mais vantajoso. Também é preciso ver qual a proposta de financiamento proposta..
é um pacote.
Acho que o presidente da Colômbia nem é tão esquerda assim para ser considerado como fator decisivo.. agora, pode ser que Trump tenha pesado contra, mas acho que seria um equívoco supor que os colombianos decidiriam um programa que deve custar US$ 1,5 ~ 2 bilhões em termos de ideologia.
É outra categoria, o Rafale é um caça pesado, só por isso ele já seria mais caro para comprar e para manter, mas ele comparado com caças na categoria dele também é caro!
Sim.. o Rafale é um excelente avião.. excelente e caro.
Exatamente Camargoer, inclusive até assinar o contrato e receber o primeiro avião, já haverá outro presidente. Essas decisões não são por afinidades pessoais ou ideológicas.
Também penso assim
Não esquecer que a ajuda dos EUA à Colombia está vinculada ao combate aos narcotraficantes….assim é de mútuo interesse! A forma de auxílio vai desde incentivar o consumo de café colombiano, passa pela compra de rosas e vai até um comercio muito intenso em diversos outros produtos. Aviões neste contexto são um mero detalhe.
Agora o café vai ficar mais caro nos EUA… espero que as gorjetas continuem iguais
O meu amigo, em negócios não existe esse papo de gratidão. Parece que você tem 12 anos falando uma coisa dessas.
“Ajudam”… pode ter certeza que de cada milhão que os EUA gastam na Colômbia com essa “ajuda” eles devem receber de volta no mínimo uns três de volta, seja na indústria ou deixando de gastar com o problema dos cartéis que enviam droga para os EUA.
Vocês têm que parar de pensar que os EUA são bonzinhos e fazem favor para o mundo
Aleluia! Conseguiram fazer uma venda.
Tomara que seja igual ao rafale, que demorou, mas, após a primeira venda, vendeu bem.
Amem!
Ótima notícia.
Achei curioso o formato do negócio casado com outras políticas
Casa caso é um caso… eventualmente a contrapartida serve para garantir a entrada de divisas na mesma proporção do contrato, por exemplo garantindo alguma cota de importação… apenas ilustrando, a Suécia poderia limitar a importação de café de outros países privilegiando a importação do café colombiano na proporção do valor do contrato Outra coisa é como o Brasil fez, incluindo o setor aeroespacial brasileiro no contrato… A Colômbia poderia colocar outro setor.. neste caso, a Colômbia viu a oportunidade de produzir paíneis solares.. eventualmente, a produção de paineis na Colômbia poderão ser exportados inclusive para o Brasil que tem uma… Read more »
Sim, com ctz esse era um formato que atendia a eles e não atendia o nosso caso, só achei curioso mesmo um contrato de equipamento bélico com contrapartidas sociais, não conheço outro.
Você tem razão. O hospital é curioso mesmo… os dispositivos solares foi uma grande sacada
Se embargarem o motor do Gripen E para a Colômbia, ela provavelmente responderá com caça Chinês ou até mesmo Eurofighter ou Rafales, de segunda mão. Os americanos ao barrarem o AMX e Super Tucano para Venezuela, jogaram ela no SU-30.
Não creio que embargarão. Se forem 16 unidades, comprarão 19-20 motores, que custam uma bela grana. Além disso a manutenção, mais $$$ no caminho…e a Colômbia pode ser não tão alinhada no momento mas não é inimiga. E os governos sempre mudam.
Ótima notícia
É por essas e outras que digo que o Amor Venceu
Estamos vendo kkk. Tanto amor que e capaz de só o teus netos verem o ultimo sendo entregue ora FAB
E isso é culpa do governo Lula é?
Melhor escolha ! Moderno barato e extremamente capaz!
Parabéns para a Colômbia, ótima escolha. Existe alguma possibilidade desses Gripens colombianos de serem montados no Brasil?
talvez sim.. como escrevi antes, são 70 aviões programados para serem feitos na Suécia e cerca de 20 na Embraer.. se a Colômbia quiser rapidez, é melhor fazre aqui.. se ela quiser que sejam feitos na Suécia, então que se faça os aviẽos ara a força aérea sueca no Brasil.,
tudo é possível..
“…como escrevi antes, são 70 aviões programados para serem feitos na Suécia e cerca de 20 na Embraer..”
Até agora, contratados, são 96 (60 Suécia e 36 Brasil). Desses, 15 serão produzidos no Brasil. Então, ainda pela matemática antiga, 81 serão fabricados na Suécia.
Excelente escolha Colombia !!!
Então não terá transferencia de tecnologia?
Ótimo, só falta o KC-390 agora kkk
A linha de montagem na Embraer vai prosperar.
Talvez sim… são cerca de 70 aviões programados na linha da Suécia (includindo os “F”) e 20 na Embraer.. há mais espaço para ser feito aqui ..
de qualquer modo, o Brasil produz peças estruturais e componentes.. é bom para tudo mundo.
De onde tu tira esses números??? 81 na Suécia e 15 no Brasil!!
Ufa!!!
Demorou mas enfim mais uma venda para o Gripen.
Bem capaz da entrega deles finalizar antes da nossa .
Brasil, Suécia e Colômbia.
Será que veremos mais alguma nação nessa interminável lista?
Kkkkkk
Canadá e índia se optarem pelo Gripen E/F, seria o melhor dos mundos.
PERU pode ser um deles…
Deus o ouça.
Peru, Equador e Chile poderiam se juntar ao projeto Gripen.
Seria formidável uma uniformidade nos vetores sul-americanos.
Tailândia também selecionou o Gripen E. Mas agora, com o terremoto, não sei se vão ter condições de adquiri-lo.
Tailândia escolheu o Gripen.
Ué Tailândia vai de 12 Gripen, Peru pode ir de 24 unidades, ainda há muito mercado abrindo por aí.
Agora vamos ter 3 forças operando o Novo Gripen ! São vários fatores a serem comentados e vamos aguardar mais detalhes , mais é uma Excelente Noticia para a FAB , para o Brasil , para a Suécia , para a SAAB e tomara também para Embraer que possa vir a fabricar por aqui estes caças Colombianos se não todos alguns deles ou pelo menos partes.
Pelo contrato do Brasil com a Suécia, partes da estrutura/fuselagem fabricados aqui no Brasil serão fabricados para qualquer Gripen E/F produzido para qualquer cliente. Um exemplo, os aviões para a Força Aérea Sueca recebem partes estruturais e da fuselagem fabricadas aqui. A tela WAD é outro exemplo.
OK, sim verdade bem lembrado e observado.
4, Brasil, colômbia, Suécia e Tailândia.
Espera Colômbia e Tailândia assinarem os contratos.
Bom dia a todos os senhores camaradas do Aéreo e Trilogia.
Uma excelente notícia e que ela se concretize.
Eu torço para que esse contrato, caso vingue, traga algum beneficio extra ao Brasil e a EMB.
Sgt Moreno
Excelente. Essa realmente me surpreendeu. Achei que os F-16 de segunda mão já estavam certos, dado todo o histórico político, econômico e militar entre a Colômbia e os EUA. Agora as CRUZEX vão ficar bem mais interessantes, com Gripen e quem sabe também os KC-390 em diversas cores e com diferentes bandeiras. Essa LAAD 2025 rendeu!!!
Será que o Brasil conseguirá um dia completar a aquisição dos 36 que foram encomendados, ou vai para nas nove unidades?
Considerando que existem alguns aviões sendo construídos na Embraer, acho que no mínimo estes serão entregues… a não ser que a Embraer/Saab decida vende-los para a Colõmbia
Sem querer polemizar, mas apesar do texto fale em um valor compatível com aquisição de aeronaves novas (quantidade x valor), o mesmo texto não fala no modelo do Gripen. Suponho que seja o E/F, mas sabe como é…
Eu não sei se continua a produção dos Gripen C, dada eventual adaptação da linha de montagem para o E. Ainda dá pra comprar Gripen C zero km?? Supondo também que sejam aeronaves novas.
Eu creio que a ameaça do Trump esse ano a Colômbia, deixou a escolha bem obvia
Graaaaande dia! Uma ótima notícia para a saúde do programa Gripen, também achei as contrapartidas bem coerentes, que vão ter um impacto direto na qualidade de vida da população.
Rapaz, excelente notícia. E digo mais é capaz deles receberem os 16 caças primeiro do que recebemos os 36 aqui
Capaz da Colômbia assumir os slots na linha de produção da SAAB que originalmente eram da FAB, já que não conseguimos manter um fluxo de pagamento que garanta a produção e a entrega conforme o cronograma estabelecido. Fica a dúvida, que país terá os 16 caças primeiro, Brasil ou Colômbia?
Pessoal, sou novo por aqui, mas venho acompanhando essa conversa sobre as entregas atrasadas do Gripen para nós por falta de pagamento, e tenho umas dúvidas. Quantos Gripens E foram entregues para a Força Aérea Sueca? Menos que para o Brasil, não é? Algo como a metade do que temos aqui, apesar de sua encomenda ser de 60 unidades. Então, a Suécia também não está pagando em dia? Com a Rússia tão pertinho? Ou será que a real é que a Saab não está dando conta, mesmo, de aumentar o ritmo de produção? Talvez o problema não esteja só com… Read more »
A Suécia recebeu até agora entre 2 e 4 Gripen E, mas todos permanecem com a FMV, agência de administração de material de defesa do governo sueco. Nenhum deles foi entregue para uma Unidade Operacional da Força Aérea Sueca. O problema financeiro por parte do Brasil no cumprimento do contrato, é real é bem complexo. Entretanto, os problemas técnicos (não sei qual a extensão e quais são exatamente) parecem estar presentes. O atraso no recebimento das aeronaves por parte Força Aérea Sueca é um indicativo de que algo não está correndo como deveria. E lá, dinheiro não é problema.
Muito obrigado por sua resposta e atenção. Então, o problema do atraso nas entregas não se deve somente às nossas dificuldades orçamentárias, mas também por restrições na linha de produção da Saab. Talvez, com o início das entregas pela Embraer, o ritmo da produção aumente. Acho que este ponto, dos atrasos da própria Saab, também é muito relevante nesta discussão pois, à medida que novos clientes forem conquistados, a Saab precisará ampliar seu investimento na linha de montagem, o que, aparentemente, não foi feito como deveria. E não deve valer o argumento de que tal investimento não ocorreu porque não… Read more »
Eu acredito que o problema não tem a ver o com a linha de montagem em si. Penso que podem estar ocorrendo problemas de integração de sistemas, a interação entre sistemas, software, e coisas desse tipo. A capacidade de produção não é problema. Talvez, repito, talvez, o atraso se deva a isso…problemas técnicos na aeronave que estão represando a produção. Assim que esses possíveis problemas sejam solucionados, a produção retoma a velocidade normal. Mas, são apenas conjecturas de minha parte.
16 caças seria bem além das expectativas, e mostra como a Colombia tem um investimento proporcionalmente muito superior ao brasileiro, ainda com apenas 36 encomendados. O PIB brasileiro é 6x o da Colômbia.
Em breve mais 12 Gripen para o Brasil…
Sonhar é de graça …
Excelente notícia.
Parabéns a Colômbia por decidir adquirir um ótimo vetor.
Tomara que sejam produzidos no Brasil !
ÓTIMA notícia !!! PARABÉNS a Colômbia…, muito bom…
Agora os Jaguares vão ter com quem treinar no mesmo nível, nas Cruzex…
Todos ganham…
Manutenção na Embraer…, se derem um suporte legal e a manutenção aqui, ficar bem falada e acessível…, os outros países irmãos vão comprar o Gripen também…
Abraço a todos…
O site Argentino Zona militar fala em 24 unidades.
Finalmente descobri que o Zona Militar é argentino, todo site em espanhol pra mim é da Espanha haha
O forum deles é muito bom.
Com um presidente com o passado que tem, é uma venda arriscada…. se bem que aqui não está muito longe
Acho que a Colômbia vai se equipar com esses 16 aviões, antes de Banarnia atingir esse número.
E com certeza a Colômbia receberá todos gripens antes que nós recebamos metade dos nossos, triste sina.
O display é Israelense ,será que vão mudar?
Se houver problema, acho que não teria muita dificuldade de usar o antigo…
Se os Gripen saírem com uma pintura semelhante aos do Kfir, ficariam muito bonitos…
Talvez os mais bonitos.
Apesar que o Gripen é bonito em qualquer padrão.
Nossos Gripen ficariam bonitos com a mesma pintura dos nossos Mirage III.
Excelente notícia!
Ao que parece, o desempenho do nosso Gripen na Cruzex foi bem observado pela Colômbia.
só acredito quando tiver o contrato assinado , no mais é só um desejo anunciado!
O comandante encarregado da força aeroespacial colombiana, Carlos Silva, disse ontem para a Reuters que a frota pretendida é de 16 à 24 Gripen.
Os valores envolvidos não foram divulgados e vai depender das negociações.
Quem sabe a Embraer não belisque alguma coisa nesse contrato…
Parabéns aos Colombianos. Para nós entusiastas, será uma oportunidade boa de compararmos como uma nação mais pobre e mais séria do que nós na América do Sul, administra um programa de aquisição de aeronave de combate. Será que o deles caminhará melhor que o nosso?
Bem, apesar das dificuldades, o nosso tem caminhado melhor do que o da própria Suécia…
Não penso assim. Acredito que ambos estão na mesma situação.
Bem, recebemos nove, acho, em 36, o que dá 25% do total encomendado, e a Suécia recebeu, talvez, quatro dos sessenta, o que dá 6,7% de sua encomenda. Nesse sentido, mais o fato de estarmos bem longe do conflito Rússia – Ucrânia, estamos bem melhor que eles.
A Suécia tem cerca de 90 Gripen C/D operacionais, fora os que estão em estoque. Eles não têm urgência em receber os 60 E/F e, por isso, as entregas serão relativamente lentas.
E como têm muitas outras despesas com equipamentos das três forças além de subsídios à Ucrânia, espaçar as entregas se ajusta bem a esse cenário.
Tive que olhar o calendário para ter certeza que não era primeiro de abril.
E é por isso que o F-22 nunca foi cogitado ser exportado.