Este marco importante segue a assinatura de um Memorando de Entendimento da Suécia com a Holanda e a Áustria para aderir ao programa C-390 Millennium

Rio de Janeiro, 1º de abril de 2025 – A Suécia se comprometeu oficialmente a adquirir da Embraer (NYSE: ERJ/B3: EMBR3), líder global na indústria aeroespacial, quatro aeronaves multimissão C-390 Millennium, garantindo assim os slots de produção. O anúncio oficial desse compromisso ocorreu durante a LAAD Defence & Security 2025, na presença de Peter Sandwall, Secretário de Estado do Ministério da Defesa da Suécia e Bosco da Costa Junior, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. Este anúncio segue a recente assinatura de um acordo que formaliza a entrada da Suécia juntamente com a Holanda e à Áustria no programa C-390.

“Estamos orgulhosos de dar mais este passo significativo em direção a aquisição desta aeronave interoperável. A capacidade do C-390 de realizar suas missões em ambientes desafiadores a qualquer hora, em qualquer lugar, será um ativo crítico para a estratégia de defesa da Suécia, garantindo operações eficazes nas próximas décadas”, disse Peter Sandwall, Secretário de Estado do Ministério da Defesa da Suécia.

“O compromisso da Suécia em adquirir quatro aeronaves C-390 Millennium marca um avanço significativo no aprimoramento das capacidades operacionais da Força Aérea Sueca. Essas aeronaves de última geração não apenas aumentarão a eficiência do transporte militar da Suécia, mas também ampliarão as sinergias europeias existentes em interoperabilidade, treinamento e suporte ao ciclo de vida. A Embraer continua dedicada a atender aos requisitos da Suécia, fornecendo aeronaves de transporte militar de alto nível, garantindo que a Força Aérea Sueca possa executar suas missões mais exigentes com excelência”, disse Bosco da Costa Junior, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.

O C-390 Millennium é considerado um verdadeiro divisor de águas por seus operadores, redefinindo os conceitos de versatilidade, confiabilidade, eficiência e custo operacional. A aeronave foi adquirida por oito países: Brasil, Portugal, Hungria, Coreia do Sul, Holanda, Áustria, República Tcheca e um cliente não revelado. Ele também foi oficialmente selecionado pela Suécia e pela Eslováquia para modernizar suas forças aéreas. O C-390 representa a próxima geração de transporte aéreo militar com capacidade multimissão e interoperabilidade com propósito.

Desde a entrada em operação com a Força Aérea Brasileira em 2019, com a Força Aérea Portuguesa em 2023 e, mais recentemente, com a Força Aérea Húngara em 2024, o C-390 comprovou sua capacidade, confiabilidade e desempenho. A frota atual em operação demonstrou uma taxa de capacidade de missão de 93% e taxas de conclusão de missão acima de 99%, demonstrando produtividade excepcional na categoria.

O C-390 pode transportar mais carga útil (26 toneladas) em comparação com outras aeronaves de transporte militar de médio porte e voa mais rápido (470 nós) e mais longe, sendo capaz de realizar uma ampla gama de missões, como transporte e lançamento de cargas e tropas, evacuação médica, busca e salvamento, combate a incêndios e missões humanitárias, operando em pistas temporárias ou não pavimentadas, como terra batida, solo e cascalho.

A aeronave configurada com equipamento de reabastecimento ar-ar, com a designação KC-390, já provou sua capacidade de reabastecimento aéreo tanto como avião-tanque quanto como receptor, neste caso recebendo combustível de outro KC-390 usando pods instalados sob as asas.

Sobre a Embraer

A Embraer é uma empresa aeroespacial global com sede no Brasil. Ela fabrica aeronaves para aviação comercial e executiva, defesa e segurança e clientes agrícolas. A empresa também fornece serviços e suporte pós-venda por meio de uma rede mundial de entidades integrais e agentes autorizados.

Desde que foi fundada em 1969, a Embraer já entregou mais de 9.000 aeronaves. Em média, a cada 10 segundos, uma aeronave fabricada pela Embraer decola em algum lugar do mundo, transportando mais de 150 milhões de passageiros por ano.

A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e é a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviços e distribuição de peças nas Américas, África, Ásia e Europa.

DIVULGAÇÃO: Embraer

Subscribe
Notify of
guest


34 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Willber Rodrigues

Vim coçando o dedo parabenizando a Embraer, e perguntando se isso está “casado” com o compromisso do Brasil em comprar mais Gripens.

Mas aí olhei no calendário…

Hélio Jr

Acho que não é em razão do 1 de abril. Seriam mais criativos. A negociação da Suécia já vem acontecendo há algum tempo objetivando a assinatura dos contratos.
Em razão do 1 de abril seria: KC 390 ganha concorrência da USAF para 100 aeronaves no programa “Agile Tanker” Sds

Camargoer.

Eu não sei se dá para dizer que exista um compromisso casado, mas a venda do C/Kc390 é importante para o Brasil tanto quanto a venda dos Gripens é importante para a Suécia

Ainda que a entrega dos Gripen brasileiros esteja prejudicada, existe o contrato firme e assinado da compra dos 36 aviões.. a venda destes 4 C390 talvez atinga algo perto de US$ 800 milhões.. algo mais ou menos equivalente a 5 Gripens do promeiro lote (assumindo um valor de US$ 4 bilhões)..

ainda assim, a notícia continua sendo boa

Alex Tiago

Desculpe a ignorância Sr Camargo. Onde vc conseguiu essa referência sobre o valor do Gripe??? 800:5= 160 milhões apenas por curiosidade e ou foi apenas o comparativo com a transferência de tecnologia e conhecimento??? E ou seria já o valor dele atual depois para próximos contratos??? Eu li uma conversa em algo como 75 a 80 milhões seria o dobro de unidades, isso a uns 2 anos atrás.

Camargoer.

Eu dividi o valor do contrato inicial com a SAAB por 36.. mas dai flutua dolar aqui , flutua dolar para lá.. flutua coroa sueca e e acolá.., pode ser que o valor dos 4 Kc390 seja US$ 900 milhões.. ou talvez US$ 700 (lembrando que Portugal pagou cerca de $ 900 milhões de euros… então é uma conta aproximada do primeiro lote… pode ser 4 Gripens.. poderiam ser 6.. Agora, se for pensar no valor de um hipotético segundo lote (dos 13~15 Gripens por cerca de US$ 1 bilhão, que seria 25% do contrato inicial), o valor unitário chega… Read more »

Mauro Oliveira

Pois então; é por aí; o valor de cada Gripen para o país flutua entre US$ 130-150 milhões.

Essa bagatela…

Alex Tiago

Concordo com a forma de pensar. Em relação aos navios coreanos lembro bem do makassar a preço de patrulhas e não eram valores correctos, vi em algum lugar que era o valor dos cascos sem as tecnologias embarcadas, pois cada cliente escolheria o recheio e os valores seriam dispares e ou diferentes de acordo com cada cliente.

Felipe

Agora o ministro da defesa leva a conhecimento do presidente e fará uma pressão maior para adquirir o aditivo de 25%. Também será uma oportunidade de passearem em Estocolmo rsrs.

Rodrigo LD

Essa é real. Já vi em outro site. Só faltava confirmar a compra. Aguardaram a LAAD 2025.

Rodolfo

Essa saiu no site da Embraer. Acho que os editores colocam um gif do calendario do dia 1 de abril quando a noticia é zoeira.

Fábio Mayer

Se for 1º de abril, tá bem feito, porque saiu em mais dois sites de assuntos militares brasileiros.

Pet

Não! Confirmado, parabéns a ambos os países. 👍

A C

Parabens para ambas EMB e Forca Aerea Sueca. De fato uma excelente noticia.
Alem das qualidades do produto, o atual clima politico global favorece o C-390.

Fábio Mayer

Mas imagino um acordo entre governos: a Suécia adquire 4 KC-390 que entram na preferência da linha de produção da EMBRAER, e em troca, o Brasil adquire mais 4 a 11 Gripen, que serão entregues a partir de 2045, SE as condições orçamentárias brasileiras permitirem, já que elas não conseguem honrar nem os 36 já encomendados…

MMerlin

No começo eu acreditava num possível condicional.
Mas, depois de tanto tempo passado, acredito que se Governo (e aí não limitada a gestão atual) realmente tivesse feito isso, demonstraria apenas descaso com as necessidades da FAB com um vetor tão importante para as FA.
Então, esse condicional (internamente) possivelmente nunca existiu. Acredito que seja falta de verba mesmo. Mas, em se tratando de Brasil, posso estar errado.

Fábio Mayer

O problema é que o Brasil não ajuda, né? Não cumpre o que assina, nem poderia pensar em fazer adendo…

Rinaldo Nery

Segundo um forista, a culpa é da FAB que ¨não previu que o governo não liberaria o crédito¨. A bola de cristal não fez troca de longarina no PAMASP.

MMerlin

Precisa agora apenas encontrar um modo de liberar orçamento pra o programa dos F-39…
Faz parte de qualquer parceria, onde todos ganham.
A Suécia adquire o KC-390 do Brasil. O Brasil adquire o Gripen da Suécia.
E mais um país substituindo o C-130 pelo KC-390.
É a tendência que o projeto bem sucedido da Lockheed seja atualizado por outro mais capaz e o produto da Embraer está mais do que bem posicionado neste mercado.

LucianoSR71
Filipe Prestes

Achei pouco pra um país das dimensões da Suécia. Portugal e Holanda, bem menores, adquiriram 5 cada.

Heinz

É só uma primeira venda, isso não impede que mais na frente eles comprem mais.

Hélio Jr

Alguém sabe como está o programa de substituição do V2500 do C390 pelo PW1000G?
A última informação que tive dos conhecidos da empresa é de que estavam estudando o aumento de peso em 250kg para cada Fan e aumento no diâmetro de 35cm porém os primeiros estudos indicavam redução no consumo em 15% e aumento de alcance e carga paga, além dos ganhos de cadeia pelo PW1000G ser de mesma família do PW1700 e PW1900 doa E2 apesar do V2500 ser IAE(PW maior acionista). Abs

Cristiano Salles (Taubaté-SP)

Bom dia a todos! Espero que não seja pegadinha de 1° de abril…rs Más…, que excelente notícia…, até demorou para a Suécia tomar partido e comprar o KC-390…, parceria é isso…, um ajuda o outro na divulgação e uso dos seus produtos… Ainda torço para num futuro próximo a Embraer e a Saab possam se fundir em uma mesma empresa…, estariam caminhando para ser a médio prazo a segunda maior fabricante de aviões do mundo…, bem como…, uma das 3 líderes globais em equipamentos de tecnologia e militares… Vai que nos bastidores sejam criados grupos de estudo das 2 empresas,… Read more »

Fabio Araujo

O KC-390 conquistando os céus da Europa! Mais uma prova do sucesso desse projeto!

Aéreo

Nada mais justo.

Francisco

Olá, alguém consegue explicar as ações EMBR3 terem caído de 79 para 64 em menos de 2 semanas as sabendo-se que a EMBRAER está vendendo muitos de seus aviões?

Hélio Jr

Várias razões prezado Francisco. Situação macroeconômica deteriorando, no caso específico da Embraer, são dois: P/L (Preço da ação sobre lucro) estava muito alto chegou próximo a 30,hoje está em 25. Um dos mais altos da Bolsa. Segundo, os analistas enxergam (aqui no Fla-flu do fórum não enxergam isto)….que a concorrência com Airbus no mercado aviação comercial está muito difícil. E os chineses estão vindo muito muito fortes neste mercado. Não será o kc390 ou tucano ou phenom 300 que garantirá a perpetuidade da empresa. Será a aviação comercial e cada dia, apesar dos problemas de cadeia de fornecimento dos concorrentes,… Read more »

Last edited 8 dias atrás by Hélio Jr
Camargoer.

Não consigo.. mas dizem para que é bom comprar na baixa e vender na alta…

Mário Cavalcanti Nogueira Júnior

Independentemente de ser uma lorota de primeiro de abril, tudo indica não ter havido nova venda do MC – 390, simplesmente porque Áustria e Países Baixos já terem firmado a intenção de comprar esses quatro aviões.
Infelizmente, esse texto não explicou se é ou não uma nova negociação.

Hélio Jr

Pelo que entendi foi uma nova fase daquela negociação.
Carta de intenções/Negociação/Contrato /Entrega.

Carlos Campos

Olhei em site gringos e a noticia parece ser verdadeira, parabéns à Embraer e a FAB que fez especificações top

TeoB

Muito boa essa noticia, acredito que vamos ter mais vendas na Europa em breve, a politica americana e a necessidade deles em virtude da guerra no continente estão ajudando a vender o KC390 que por si só ja se vendo por ser uma ótima plataforma.
cabe a Embraer montar uma versão de patrulha naval armada, acho que cabe no portifólio e aproveitaria a modularidade dele

LucianoSR71

É incrível que tem pessoas que não se dão ao trabalho de ler os comentários já postados antes de fazer o seu e no momento nem são muitos. Há 3h postei o link da própria Embraer c/ a notícia p/ eliminar qualquer dúvida da veracidade, mas ainda tem gente que questiona. Fazer o quê?

Felipe

Podem apostar que agora o aditivo de 12 a 15 aviões Gripen E/F vai sair junto com um novo cronograma estendido dos caças a partir de 2026. Já havia sido assinado uma carta de intenção mútua em que a Suécia comprava KC390 e o Brasil aumentava em 25% o contrato original do Gripen.