M-346 FA

Quatro anos após a aposentadoria da frota Saab J105Ö, a Österreichische Luftstreitkräfte (Força Aérea Austríaca) decidiu adquirir o modelo M-346 Fighter Attack (M-346FA) do fabricante italiano Leonardo.

Em 28 de dezembro de 2024, a Ministra da Defesa da Áustria, Klaudia Tanner, anunciou que o país irá adquirir doze jatos M346FA Master de treinamento avançado transônicos e de combate leve, equipados com dois motores. A compra será realizada em colaboração com a Itália sob um acordo “governo a governo” (G2G).

O Ministério da Defesa segue a recomendação do Estado-Maior do Bundesheer. O financiamento para a compra já estava incluído no plano financeiro plurianual de 2022 e no plano de desenvolvimento “ÖBH 2032+”.

As negociações estão atualmente em andamento com o governo italiano. Um aspecto chave das discussões envolve a cooperação industrial, para incluir empresas austríacas no processo, agregando valor à economia e fortalecendo a indústria nacional.

M-346FA

A Ministra da Defesa Klaudia Tanner declarou: “Com a compra destes jatos, estamos preenchendo uma lacuna significativa nas capacidades de nossa força aérea. Isso nos permite trazer 100% do treinamento de pilotos de volta para a Áustria, ao mesmo tempo que reforça consideravelmente a defesa aérea. Fortalece a proteção da Áustria, de sua população e da nossa neutralidade contra ameaças aéreas.”

As novas aeronaves serão alocadas na Base Aérea de Hörsching, próxima a Linz. O M346FA Master é um jato subsônico de dois lugares e equipado para combate. Será utilizado para o treinamento de pilotos, apoio a forças terrestres e operações de defesa aérea.

Em 31 de agosto de 2024, a Scramble Magazine noticiou pela primeira vez que a Áustria considerava a proposta de adquirir novos M346 Advanced Jet Trainers (AJT).

Farnborough, Hampshire – 26 de julho de 2024: Leonardo Alenia Aermacchi M-346 Master

FONTE: Scramble Magazine

Subscribe
Notify of
guest

25 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments