A aeronave de pesquisa supersônica silenciosa X-59 da NASA completou seu primeiro teste de pós-combustão máxima nas instalações Skunk Works da Lockheed Martin em Palmdale, Califórnia. Este teste em potência total, durante o qual o motor gera impulso adicional, valida a potência extra necessária para atender às condições de teste da aeronave. O X-59 é o foco central da missão Quesst da NASA, que visa superar uma das principais barreiras ao voo supersônico sobre terra, reduzindo o ruído dos estrondos sônicos. Foto: Lockheed Martin Corporation/Garry Tice

A NASA completou, em 12 de dezembro, o primeiro teste de solo com pós-combustão máxima no motor de sua aeronave de pesquisa supersônica silenciosa X-59. O teste, realizado nas instalações Skunk Works da Lockheed Martin em Palmdale, Califórnia, marca um marco significativo à medida que a equipe do X-59 avança em direção ao voo.

A pós-combustão é um componente de alguns motores a jato que gera impulso adicional. Testar o motor, um F414-GE-100, com pós-combustão permitirá que o X-59 atinja os requisitos de velocidade supersônica. O teste demonstrou a capacidade do motor de operar dentro dos limites de temperatura e com fluxo de ar adequado para o voo. Além disso, mostrou que o motor pode funcionar em sincronia com os outros subsistemas da aeronave.

O X-59 é o foco central da missão Quesst da NASA, que busca resolver um dos principais obstáculos ao voo supersônico sobre terra, tornando os estrondos sônicos mais silenciosos. O primeiro voo do X-59 está previsto para ocorrer em 2025.

FONTE: NASA

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