Força Aérea Argentina apresenta seu primeiro caça F-16
A VI Brigada Aérea da Força Aérea Argentina apresentou o primeiro exemplar do F-16 Fighting Falcon recebido da Dinamarca, após sua transferência para o país, em uma visita que contou com a presença do ministro da Defesa, Luis Petri, do chefe do Estado-Maior Conjunto, brigadeiro-general Xavier Isaac, e do chefe do Estado-Maior Geral da Força Aérea, brigadeiro Gustavo Valverde, entre outras autoridades.
A aeronave, um F-16B Block 10, embora não vá voar na Força Aérea Argentina, será utilizada para instrução em solo e foi completamente inspecionada pela Força Aérea.
Segundo informou o brigadeiro Valverde, já está definido que os 24 F-16 Block 15 que serão operados serão transferidos para o país em voo, em quatro translados de seis aeronaves cada um. No primeiro, que ocorrerá em dezembro de 2025, serão entregados quatro dos oito biplaces e dois monopostos.
Esse translado será conduzido por pilotos dinamarqueses, embora nos assentos traseiros dos biplaces voem pilotos argentinos. Para essa transferência, está sendo negociado o apoio de um avião de reabastecimento em voo, provavelmente da USAF, para algumas etapas do voo, embora também se esperem escalas intermediárias. Leia a matéria completa no site pucara.org.
F-16 fabricado pela Lockheed Martin.
Asas, leme e elevadores vendidos separadamente.
Antes de usar, consulte a faixa etária.
No caso dessas aí, foram fabricadas pela General Dynamics.
G.I.Joe…. ou kit Revell?
“Para essa transferência, está sendo negociado o apoio de um avião de reabastecimento em voo, provavelmente da USAF, para algumas etapas do voo, embora também se esperem escalas intermediárias.”
A FAA não tem nenhum KC?
No mais, bom ver que essa novela da FAA está tendo um final satisfatório.
Podem até ter KC-130, mas o sistema de REVO do F-16 é flying boom, que a Argentina nunca operou.
Bom para os argentinos. Mas, como eu perco o amigo mas não perco a piada… não sobrou grana a para o resto do avião?
Contrato salame… então lotes russos são 4 aeronaves. lotes brasileiros são duas aeronaves… lotes argentinos são meia aeronave
sabe aquele lote de 5 m de frente e 20 de fundo.
Vocês não entenderam: esse avião é exclusivamente para treinamento em solo. Não colocam as asas justamente pra evitar que algum desavisado saia voando com o caça.
Falta boa vontade pra entenderem as coisas, viu, tem que explicar tudo…
(Modo irônico on)
Será que um dia participam da Cruzex com esses modelos?
Com certeza, contudo, não creio que na próxima edição… A ver.
No mais, eles não iriam perder a oportunidade de participar e enfrentar o Gripen, F-16 chileno e outros caças, agora, que, finalmente, estão operando um caça de respeito, mesmo que antigo. Será uma oportunidade única de operar em um ambiente fictício e de alta intensidade até para ver como se comportam e o que precisam mudar.
Eu acredito que os 4 primeiros caças farão escala aqui no Brasil para depois seguir viagem ao país destinatário. Bem, desejo boa sorte e meus parabéns! Que evitem tretar com quem não se deve e fazer graça onde não se deve.
Alguém pode me explicar a “vantagem” (se é que há alguma) em trazer essas aeronaves voando da Dinamarca até a Argentina?
Não seria mais sensato e barato vir de navio?
Seguirão a rota “canadense” ou virão pela rota “africana”?
a foto do F16 voando com as cores da Argentina fica mais legal que a foto de um avião sem asas e sem estabilizador vertical