País europeu se torna o cliente de lançamento do A-29N, versão OTAN desta aeronave de treinamento avançado e ataque leve de renome mundial

Lisboa, Portugal, 16 de dezembro de 2024 – O Ministério da Defesa Nacional de Portugal assinou um contrato com a Embraer (NYSE: ERJ/B3: EMBR3) para aquisição de 12 aeronaves A-29N Super Tucano que equiparão a Força Aérea Portuguesa, tornando Portugal o cliente de lançamento da nova variante desta aeronave de treinamento avançado e ataque leve. Esta aquisição reflete o compromisso de Portugal em modernizar sua Força Aérea com uma aeronave versátil e comprovada, idealmente adequada para missões de Treinamento Avançado de Pilotos, Ataque Leve, Apoio Aéreo Tático (CAS) e Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR).

A variante A-29N Super Tucano incorpora aviônicos avançados, sistemas de comunicações específicos da OTAN e capacidades adicionais, adaptadas para atender aos requisitos operacionais de Portugal. Com esta compra, Portugal se torna a primeira nação a operar o A-29N, tomando a dianteira na adoção de uma plataforma extremamente capaz, projetada para apoiar uma ampla gama de modernas missões de defesa.

“Gostaríamos de agradecer ao Ministério da Defesa Nacional e à Força Aérea de Portugal pela confiança que depositam nas soluções da Embraer. Esse contrato nos dá a oportunidade de contribuir para a modernização da Força Aérea Portuguesa e de aprofundar ainda mais nossa forte parceria, abrindo caminho para uma cooperação industrial mais ampla com a indústria de defesa local”, disse Bosco da Costa Junior, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.

O A-29 Super Tucano é o líder global em sua categoria, com mais de 260 aeronaves encomendadas, com mais de 570.000 horas de voo acumuladas, sendo 60.000 delas em combate. O número de forças aéreas operando o A-29 Super Tucano continua a se expandir devido à sua combinação incomparável de capacidades, tornando-o a opção mais eficiente do mercado.

Para forças aéreas que buscam uma solução comprovada, abrangente, eficiente, confiável e econômica em uma única plataforma, juntamente com grande flexibilidade operacional, o A-29 Super Tucano oferece uma ampla gama de missões, como Treinamento Avançado de Pilotos, CAS, Patrulha Aérea, Interdição Aérea, Treinamento JTAC, ISR Armado, Vigilância de Fronteiras, Reconhecimento e Escolta Aérea.

O A-29 Super Tucano é a aeronave multimissão mais eficaz em sua categoria, equipada com tecnologia de ponta para identificação precisa de alvos, sistemas de armas e um conjunto abrangente de comunicações. Sua capacidade é aprimorada por sistemas aviônicos HMI avançados integrados a uma estrutura robusta, capaz de operar em pistas não pavimentadas, em ambientes austeros e com pouca infraestrutura. Além disso, a aeronave tem requisitos de manutenção reduzidos, oferece altos níveis de confiabilidade, disponibilidade e integridade estrutural, com baixos custos operacionais.

Sobre a Embraer

Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer atua nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A Companhia projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer Serviços & Suporte a clientes no pós-venda.

Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 9 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos, uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 150 milhões de passageiros.

A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.

DIVULGAÇÃO: Embraer

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Tutor

Parabéns à Portugal pela compra, e para a Embraer pela venda.
E sempre que vejo negócios como esse sendo feito, não posso deixar de lembrar que um _____
__________.

COMENTÁRIO EDITADO.

NÃO USE O ESPAÇO DE COMENTÁRIOS COMO PALANQUE.

É VERGONHOSO QUE MESMO APÓS MILHARES DE AVISOS MUITOS COMENTARISTAS AINDA IGNOREM E DESRESPEITEM AS REGRAS.
LEIAM AS REGRAS DO BLOG:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Camargoer.

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COMENTÁRIO APAGADO. NÃO FAÇA CRESCER A BOLA DE NEVE DE COMENTÁRIOS QUE INSISTEM EM USAR ESTE ESPAÇO COMO PALANQUE.

É VERGONHOSO QUE MESMO APÓS MILHARES DE AVISOS MUITOS COMENTARISTAS AINDA IGNOREM E DESRESPEITEM AS REGRAS.

LEIAM AS REGRAS DO BLOG:

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eduardo

Lembro apenas que a Embraer aviação militar estava fora do negócio. Iria prosseguir sob o controle dos atuais acionistas.

Last edited 4 horas atrás by eduardo
Chris

Apesar de ter adorado a notícia… A melhor que ja surgiu em relação ao ST.

Ainda estou na parte de tentar entender onde um pais como Portugal empregaria o ST ! Heheh

Last edited 3 horas atrás by Chris
Chris

A Embraer “militar” nunca esteve a venda e quem quis vender, por temer a concorrência da Airbus, foram os próprios acionistas da empresa.

Nem sequer era uma “venda” propriamente dita e _____
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Minha nossa… Esse povo mete politicagem em tudo e __________. Pior… Puro fake news. heheh

COMENTÁRIO EDITADO. LEIA AS ADVERTÊNCIAS ANTERIORES E AS REGRAS DO BLOG:

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Last edited 4 horas atrás by Chris
Dagor Dagorath

Gigante da aviação que está repleta de revezes no histórico recente, diga-se de passagem.

BVR

Dagor Dagorath, só pra lembrar que Dassault (com o Rafale) e Saab (com Gripen) – ambas europeias e consolidadas no setor militar – tiveram momentos ruins de venda.
Enfim, faz parte do processo.
Saudações.

Carlos Campos

A parte da Defesa não estava no negócio

Rafael Oliveira

Sempre que leio os comentários sobre a venda da Embraer eu fico na dúvida se quem diz que a Embraer seria vendida para a Boeing até hoje não entendeu qual era o negócio (compra parcial da aviação comercial) ou se sabem e agem de má-fé para enganar os incautos e fazer proselitismo político.

Fabio Araujo

Boa notícia, o A-29 finalmente colocou o pé na OTAN. 🍾🥂

Willber Rodrigues

Quais outros países europeus aonde o ST teria chances de vendas, mesmo que uma chance pequena?

J R

comenta-se sobre a Holanda e Áustria.

Nilo

Escreve aí na sua cabeceira de cama, Eslováquia, Checoslováquia, Croácia, Hungria Rsrs

Rafael Oliveira

O rio Nilo divide o Egito. O Nilo une a Tchéquia com a Eslováquia novamente rsrs.

Camargoer.

Olá Wilber… são duas variáveis.., 1) treinamento a avançado e 2) COIN/CAS. Teria que descartar quem opera o PC21 e quem comprou algum jato leve recentemente. Então, tem que ver quem estaria em vias de substituir suas frotas de jatos leves de treinamento. Acho que é até fácil de fazer este levantamento. Já as ações de COIN/CAS parece uma análise mais difícil. Talvez os países das Balcãs estariam mais sensíveis a estes tipo de combate assimétrico. Improvável que a França, Inglaterra, Aústria, Alemanha, Espanha e os países escandinavos tenham este tipo de preocupação. Nem Itália, Suíça ou Polônia.. O Carlos… Read more »

Carlos

Em primeiro tenho que felicitar a Embraer por ter enganado mais um. Dei as minhas razões e defendias, gostem ou não é a minha opinião e não me escondo por defende-las Mas andam todos a ser enganados e vejamos: Existe um contrato de 200 milhões, o CEO da Embraer afirmou que 75 milhões de euros eram para a industria portuguesa, o que quer dizer que apenas 125 milhões serão da Embraer e fazendo contas cada unidade ficará por 10,4 milhões de euros e isso já é um preço mais justo. OBS: o F35 é muito mais do que tentas fazer… Read more »

Last edited 3 horas atrás by Carlos
O Comentador

Já são 15 países “enganados” pela EMBRAER com o Super Tucano, espero que enganemos pelo menos mais 15, com alguns dos novos enganados sendo Europeus…EMBRAER, sua danadinha!

Carlos

Só acrescentar um comentário à histeria anti Rússia, como não conheces a história europeia, não conheces nem sabes o que diz a Carta das Nações Unidas, nem sabes qual a violação das Carta das Nações Unidas cometida pela Rússia bem que podes pensar na histeria anti Rússia porque isso não te dá conhecimento nenhum e lamento muito que penses assim porque o êxito da venda dos A-29N dependem muito dessa mesma histeria. Antes ser histérico com conhecimento do que ignorante afirmando que é tão culpado é A como B, só mesmo levantando as mãos ao céu e rezar “Senhor perdoai-lhes… Read more »

EduardoSP

Lembrando que já houve primeiro -ministro inglês que também não viu motivos para uma histeria anti-germânica. O resultado foi o que se viu.

Fábio Mayer

Você diz que não conhecemos a história europeia, mas não conhece a história do mundo ocidental, tampouco conhece alguma coisa de negócios e necessidades militares. Portugal não comprou o europeu Eurofighter, tampouco o europeu A-400, o que você acabou de dizer é que seu país gosta de ser enganado por americanos…e deve ser algo atávico: teve gosto em ser enganado por ingleses (mais europeus, né?) nos momentos mais graves de sua história colonialista.

AVISO DOS EDITORES: A DISCUSSÃO ESTÁ CAMINHANDO PARA UMA DISPUTA ENTRE CONTEÚDOS XENÓFOBOS. FOQUEM NO TEMA DA MATÉRIA.

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Rafael Oliveira

Ucrânia aceita qualquer armamento. Só precisa convencer alguém a comprar para ela.

Camargoer.

mas daí fica a pergunta se Ucrânia é Ásia ou Europa.. riso… se a Ucrânia é Europa, a Rússia e a Georgia também seriam … eita nóis

Rafael Oliveira

A Ucrânia fica totalmente na Europa. Geórgia e Rússia tem território tanto na Europa quanto na Ásia. A Rússia é considerada europeia em razão da localização da capital. Acho que a Geórgia também, mas teria que pesquisar para confirmar.

Carlos Campos

Austria, UK,

A C

Interessante, um Tucano versao NATO que por certo atende as especificas e exigentes especificacoes. Essa versao abre portas para futuras possibilidades de aquisicao NATO. Interessante notar que as unidades serao “produzidas” (montadas?) em solo lusitano
https://www.aereo.jor.br/2023/04/21/embraer-deve-anunciar-producao-de-avioes-a-29-super-tucano-em-portugal/.

O Brasil tambem terah a sua versao M, que parece ser bem promissora.
https://www.aereo.jor.br/2024/11/21/forca-aerea-brasileira-planeja-modernizar-os-a-29-super-tucano-com-tecnologias-de-quinta-geracao/

FernandoEMB

Esta produção em Portugal pode seguir vários modelos… 1) – Aeronave produzidas no Brasil, voam para Portugal (ou vão por outro meio) e recebem os equipamentos OTAN de missão na OGMA. 2) – Aeronaves são montadas em Portugal a partir de kits produzidos no Brasil. 3) – As estruturas são produzidas em Portugal a partir de peça e componentes vindos do Brasil, e depois segue para a montagem final. O nível de investimento também vai variar de acordo com o modelo. E a quantidade de aeronaves (apenas 12) indica que deve ser algo mais parecido com o primeiro, ou talvez… Read more »

LucianoSR71

Boa noite FernandoEMB, tudo bem? Sabe dizer se nessa versão haverá a adoção do WAD ou do recém lançado LAD da AEL Sistemas?

Rinaldo Nery

O que seria a versão OTAN? Não consigo ver nada além do Link 16 e da capacidade de lançar bombas guiadas. Além do chaff/flare dispenser, MAWS e RWR. Que os nossos “M” terão.

Carvalho2008

Parabéns a mais este sucesso!!!

Last edited 4 horas atrás by carvalho2008
O Comentador

Alguns Gajos não ficarão contentes com essa notícia..

FernandoEMB

E já começaram a espernear.

BVR

Na verdade já não estão.

Saudações.

BVR

Dúvida cruel.
Esses A-29N irão voado até Portugal por meios próprios ou serão levados até Portugal pelos KC-390 do 506 Rino ??

Aaahh !! Tanto faz em qualquer das opções a solução é dada por um Embraer.

Rinaldo Nery

Foram em vôo até a Indonésia.