Portugal investe €200 Milhões na aquisição de 12 aeronaves A-29N Super Tucano
Após as discussões técnicas e negociais decorridas desde a autorização dada pela Resolução do Conselho de Ministros aprovada em 4 de julho de 2024, aprovou uma Resolução do Conselho de Ministros que investe cerca de 200 milhões de euros na aquisição de doze aeronaves A-29N Super Tucano, simulador de voo e bens e serviços de sustentação logística, à Embraer, S.A., e ainda a plena concretização do programa de aquisição e sustentação das aeronaves.
O projeto envolverá uma forte participação da indústria portuguesa em áreas altamente tecnológicas, tendo em vista a reconfiguração das aeronaves para os padrões e especificações NATO.
FONTE: Comunicado do Conselho de Ministros de 12 de dezembro de 2024
Opa, parece que o A29 é sim necessário para a FAP, quem diria..😉
Mais uma ótima notícia envolvendo a Embraer. Fechou o pacote com o KC390.
Boa, excelente notícia
Eu não posso deixar de lembrar que teve forista que declarou aqui com todas as letras que Portugal não precisava, nem compraria Super Tucanos!
Mas é uma venda excepcional, coloca o produto na OTAN, pode gerar enormes dividendos futuros!
Alguém vai ter de explicar o porquê de Portugal adquirir A-29 em vez dos PC-21. A Espanha adquiriu PC-21 para treino e formação de pilotos e o custo unitário ficou na ordem dos 9 milhões de euros e agora Portugal adquire para o mesmo efeito aviões cujo o custo unitário é de 16,6 milhões de euros e o custo unitário ficou 7,6 milhões de euros mais caro do que adquirir um PC-21, e lembrando que o estado não imprime dinheiro e o dinheiro que o estado tem, vem dos impostos pagos pelos portugueses e Nuno Melo que não se esqueça… Read more »
Caro. O A29 não é o PC21. O A29 é um avião de combate projetado para operações COIN, entre outras coisas. Por isso é mais cara. O PC21 é um avião de treinamento avançado.
Quem compra o A29 está focado em operações de combate
Quem compra o PC21 está focado em treinamento
Dá para usar o A29 para treinamento avançado, mas seria prejudicado usar o PC21 como COIN.
Ótima notícia para a Embraer, Super Tucano entrando na Otan.
Acredito que ele tem espaço para muitas melhorias, como integração de Pods de radar, e instalação de mísseis ar solo e de mísseis ar ar similares aos empregados em Helicópteros
A massificação do emprego de drones faz com que aviões como o ST adotem uma nova postura na guerra moderna, como um “caça drone”, armado com mísseis e metralhadoras.
é isto ai….pois é….logo estará brilhando nesta missão tambem….
A Embraer está invadindo a OTAN sem piedade.
Toquem o sino!
Li em algum lugar que os austríacos estariam considerando o A29 também
Quer que toque as badaladas singelas ou dobradas? 👍
Se essa notícia vingar merece as dobradas 😎
Próximos compradores Eslováquia, Croácia, Hungria, Checoslováquia.
A algum tempo atrás, Portugal estava em missão de paz em algum país africano, não me recordo qual.
Eles pretendem usá-lo pra CAS, ou apenas pra treinamento avançado mesmo?
No mais, parabens a Embraer.
É isso que faz o dólar baixar e não culpar e chamar o campos neto de chantageador.
Não tem nada a ver é verdade, até pelo DNA, não teria empréstimos, financiamento do Estado a Embraer, como dizia o velho pai “vende aos americanos a um real que o Brasil sai no lucro rsrs
Quando o produto é bom… A Embraer acertou muito lançando o A-29N. Mal posso esperar pra saber qual seria a configuração e para vê-lo com WAD
Portugal adquirindo o KC-390 e, agora, o A-29N…show…além de outros países europeus, no caso do KC-390. Se depender dos arrogantes Alemanha e França, nada.
Não foram os franceses que chamaram o C-390 de “carrinho de mão “? só estamos começando! Kkk
Eu, pra mim o que fez o super tucano ficar famoso no exterior foi aquele ataque noturno que: a Colombia, fez aos guerilheiros das FARC, utilizando alguns super tucanos, comprados do Brasil. Os super tucanos destruiram os acampamento dos guerilheiros matando os quase todos. Isso a muitos anos atras.
Próximos 4 anos, Trump será o funcionário do mês da EMBRAER, com o afastamento e busca de independência dos Europeus em reação aos EUA, se abrirão muitas portas para produtos não-americanos naquele continente….
A Embraer é orgulho do Brasil ! Ótima negociação!
Mas um ponto para a Embraer!