Bell conclui testes de túnel de vento para o revolucionário sistema de rotor Stop/Fold

33

Wichita, KS (4 de dezembro de 2024) – A Bell Textron Inc., uma empresa da Textron Inc. (NYSE: TXT), concluiu os testes em túnel de vento no National Institute for Aviation Research (NIAR) da Wichita State University, como parte do programa Speed and Runway Independent Technology (SPRINT) da DARPA. Esta fase segue os testes bem-sucedidos do sistema de rotor Stop/Fold na Holloman High Speed Test Track (HHSTT) no Novo México, realizados em 2023.

Baseando-se nos testes anteriores de dobragem do rotor, o programa de túnel de vento validou a estabilidade e o controle da aeronave durante a sequência de dobragem e desdobramento do rotor em voo. Esses dois testes críticos de redução de risco demonstram que o conceito está pronto para avançar para uma demonstração de voo no âmbito do programa SPRINT da DARPA.

“Após concluir os testes de transição do rotor dobrável na pista de alta velocidade da Base Aérea de Holloman no ano passado, estamos entusiasmados em ter finalizado esta nova fase de testes,” disse Jason Hurst, vice-presidente executivo de Engenharia da Bell. “A avançada família de sistemas Stop/Fold da Bell revolucionará a velocidade, o alcance e a sobrevivência das aeronaves de decolagem vertical, permitindo operações em ambientes contestados. Estamos animados por fazer parte de mais um marco na aviação com essa tecnologia inovadora.”

Atualmente, a Bell está na Fase 1B do programa SPRINT da DARPA. O objetivo do programa é projetar, construir e voar uma aeronave experimental (X-Plane) para demonstrar tecnologias e conceitos integrados que proporcionem uma combinação transformadora de velocidade e independência de pista para a próxima geração de plataformas de mobilidade aérea e combate.

As configurações escaláveis Stop/Fold da Bell combinam a velocidade de aeronaves a jato modernas com a independência de pista, oferecendo capacidades de última geração que transformarão os campos de batalha. Essa tecnologia permite aproveitar pistas existentes para maximizar carga útil e alcance, além de oferecer robustas capacidades de decolagem vertical, o que fortalece a estratégia de Agile Combat Employment (ACE) em quase qualquer local. Este recurso oferece uma vantagem estratégica clara, especialmente no teatro do Indo-Pacífico, que é caracterizado por pistas limitadas, grandes distâncias e um espaço aéreo contestado. Além disso, essa combinação única de capacidades é ideal para Operações Especiais, ampliando a velocidade, o alcance e a sobrevivência em missões mais desafiadoras e sensíveis.

FONTE: Bell Textron

Subscribe
Notify of
guest

33 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcelo

fantástico, um passo à frente dos tilt-rotors atuais.

Rommelqe

Solução muito inteligente! Entendo que será utilizada com sucesso!

Clésio Luiz

Eu só consigo imaginar o oficial do US Army responsável pelo programa Future Vertical Lift, que escolheu o V-280 Valor, na próxima reunião do programa com os funcionários da Bell, mostrando esse vídeo para eles e falando “I want this”.

Obviamente eles estarão contentes em fornecer um orçamento nada barato, para um estudo de incorporação dessa tecnologia no V-280.

carvalho2008

Em que pese a importancia do pouso vertical, eu ainda nao entendo tanta persistencia contra as leis da fisica….decolar rtical asa combustive pacas e absurdo….

um pouso e decolagem xstol é mais produtiva e permite carregar mais carga e gastar menos combustivel. não vejo a operação vtol em todas as missões exceto, na minoria delas…ninguem ve harrier e F35 fazendo isto na pratica…

O conceito XF5U era muito interessante….mas estava alem de seu tempo a epoca..deveriam refaze-lo

carvalho2008

comment image

carvalho2008

comment image

Neto

lembrei do:

&ltcomment image?1570587798>

carvalho2008

comment image
O projeto demorou muito e quando completado, a era do jato já esta surgindo mas:

  • Velocidade de 750 a 800 km/h
  • Decolagem com ZERO vento relativo em 200m
  • Decolagem com vento relativo de 54 km/h em apenas 90 metros (seria usado em porta aviões)
carvalho2008

uma atualizada…

comment image

carvalho2008

comment image

carvalho2008

XF5U Futurista….e modificado….
comment image

carvalho2008

ou o CRW Canard Rotor wing….queria tivesem feito o prototipo
comment image

carvalho2008

comment image

Santamariense

Barbaridade…justo com o F-104? U, dos maiores fazedores de viúvas da história da aviação? Queriam colocar essa trapizonga nele?

Santamariense

Um*

Carvalho2008

Era um projeto da Ryan.

Peter Gérard queria uma fuselagem de teste esguia para não atrapalhar o fluxo de sustentação. Seria supersônico.

Eu de minha parte, jamais faria o requisito vertical…basta poder decolar e pousar rolado em 50 metros que já estaria ótimo…mas aí, os EUA encomendaram o Harrier e engavetaram o projeto….parecia promissor….

Já brinquei em alguns ensaios com ele…no meu, eu alocaria duas pequenas turbinas no dorso com tubeira usando reversos…toda a carne da tomada de ar e motor, alocaria tanques de combustível e baías…como ele é pequeno, caberia em muita coisa…

Santamariense

Existe alguma aeronave com rotor que consiga atingir velocidade supersônica? Como se daria a sustentação dos próprios rotores em velocidade supersônica?

carvalho2008

comment image

carvalho2008

O conceito CRW preve que o rotor pára de girar e vira uma asa

CRW Canard Rotor Wing

Last edited 21 horas atrás by carvalho2008
carvalho2008

..

Last edited 21 horas atrás by carvalho2008
Santamariense

Hummm ..entendi. Valeu, carvalho. Mas, a estabilidade e manobrabilidade deveriam ser terríveis. Com as asas originais o F-104 era um horror…imagina com isso daí!

Last edited 19 horas atrás by Santamariense
carvalho2008

Talvez….tinha de testar…a area de asa parece ficar maior que original, e as pontas das asas se movem como canards inteiriços…são grandes…

comment image

comment image

carvalho2008

já aqui é invenção minha….pois ele é muito pequeno. Entao se colocar os motores do lado de fora, toda a caverna vira espaço para combustivel, ou sensores, ou baias…deve perder velocidade…mas….
comment image

comment image
comment image
comment image
comment image

carvalho2008

comment image

Jadson S. Cabral

Por isso os programas americanos costumam custar um absurdo

Clésio Luiz

Exato.

fulcrum

Pela insistência em desenvolver essas engenhocas com decolagem vertical fica bem difícil acreditar no papo de que os eua já tem veículos secretos ao estilo uap que os conspiracionistas americanos acreditam

Last edited 1 dia atrás by fulcrum
Carvalho2008

Cara…é uma questão de bom senso…o que i felizmente é raro quando do alguém quer defender uma ideia e tratar cada caso isolado sem correlacionar os demais….Tem o Serjao dos Foguetes…inteligente pacas, tão intel8gente que é nítido que propositadamente esquece de correlacionar ou informações apenas para negar. Outro dia, vi um corte dele, mostrando a tese que acredita serem protótipos das 7nidades secretas Boeing Lockheed, etc…mostrando o design dos bombardeiros “secretos” que o público comum não c9nhece, drones, etc…é triste…nenhum deles faz a curva G, registrada, e até a observação a olho nu que qualquer um de nós entusiastas faz… Read more »

JuggerBR

China demonstrando essa tecnologia, aperfeiçoada, em 3,2,1…

EduardoSP

O Osprey está proibido de voar novamente.

https://apnews.com/article/osprey-crash-grounding-metal-failures-0265c4622dcd62666cc5c440b5715192

Depois de tantos anos ainda aparece esse tipo de problema com aparelhos tilt-rotor. Me admira o US Army ter embarcado no V-280.

carvalho2008

Pois é…é muita bala….para pouco retorno…..

Jadson S. Cabral

Não quero nem imaginar o preço de manutenção dessa coisa, dada a complexidade. Por isso a China vai passando os EUA a passos largos. Os caras não conseguem fazer uma única arma que não seja desnecessariamente cara

Carvalho2008

Sim….somente pelo requisito vertical, percebe-se uma tara pela meta, deixando de focar no mais importante…apenas desejo que decole e pouse em espaço restrito…