Bell conclui testes de túnel de vento para o revolucionário sistema de rotor Stop/Fold
Wichita, KS (4 de dezembro de 2024) – A Bell Textron Inc., uma empresa da Textron Inc. (NYSE: TXT), concluiu os testes em túnel de vento no National Institute for Aviation Research (NIAR) da Wichita State University, como parte do programa Speed and Runway Independent Technology (SPRINT) da DARPA. Esta fase segue os testes bem-sucedidos do sistema de rotor Stop/Fold na Holloman High Speed Test Track (HHSTT) no Novo México, realizados em 2023.
Baseando-se nos testes anteriores de dobragem do rotor, o programa de túnel de vento validou a estabilidade e o controle da aeronave durante a sequência de dobragem e desdobramento do rotor em voo. Esses dois testes críticos de redução de risco demonstram que o conceito está pronto para avançar para uma demonstração de voo no âmbito do programa SPRINT da DARPA.
“Após concluir os testes de transição do rotor dobrável na pista de alta velocidade da Base Aérea de Holloman no ano passado, estamos entusiasmados em ter finalizado esta nova fase de testes,” disse Jason Hurst, vice-presidente executivo de Engenharia da Bell. “A avançada família de sistemas Stop/Fold da Bell revolucionará a velocidade, o alcance e a sobrevivência das aeronaves de decolagem vertical, permitindo operações em ambientes contestados. Estamos animados por fazer parte de mais um marco na aviação com essa tecnologia inovadora.”
Atualmente, a Bell está na Fase 1B do programa SPRINT da DARPA. O objetivo do programa é projetar, construir e voar uma aeronave experimental (X-Plane) para demonstrar tecnologias e conceitos integrados que proporcionem uma combinação transformadora de velocidade e independência de pista para a próxima geração de plataformas de mobilidade aérea e combate.
As configurações escaláveis Stop/Fold da Bell combinam a velocidade de aeronaves a jato modernas com a independência de pista, oferecendo capacidades de última geração que transformarão os campos de batalha. Essa tecnologia permite aproveitar pistas existentes para maximizar carga útil e alcance, além de oferecer robustas capacidades de decolagem vertical, o que fortalece a estratégia de Agile Combat Employment (ACE) em quase qualquer local. Este recurso oferece uma vantagem estratégica clara, especialmente no teatro do Indo-Pacífico, que é caracterizado por pistas limitadas, grandes distâncias e um espaço aéreo contestado. Além disso, essa combinação única de capacidades é ideal para Operações Especiais, ampliando a velocidade, o alcance e a sobrevivência em missões mais desafiadoras e sensíveis.
FONTE: Bell Textron
fantástico, um passo à frente dos tilt-rotors atuais.
Solução muito inteligente! Entendo que será utilizada com sucesso!
Eu só consigo imaginar o oficial do US Army responsável pelo programa Future Vertical Lift, que escolheu o V-280 Valor, na próxima reunião do programa com os funcionários da Bell, mostrando esse vídeo para eles e falando “I want this”.
Obviamente eles estarão contentes em fornecer um orçamento nada barato, para um estudo de incorporação dessa tecnologia no V-280.
Em que pese a importancia do pouso vertical, eu ainda nao entendo tanta persistencia contra as leis da fisica….decolar rtical asa combustive pacas e absurdo….
um pouso e decolagem xstol é mais produtiva e permite carregar mais carga e gastar menos combustivel. não vejo a operação vtol em todas as missões exceto, na minoria delas…ninguem ve harrier e F35 fazendo isto na pratica…
O conceito XF5U era muito interessante….mas estava alem de seu tempo a epoca..deveriam refaze-lo
lembrei do:
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O projeto demorou muito e quando completado, a era do jato já esta surgindo mas:
uma atualizada…
XF5U Futurista….e modificado….
ou o CRW Canard Rotor wing….queria tivesem feito o prototipo
Barbaridade…justo com o F-104? U, dos maiores fazedores de viúvas da história da aviação? Queriam colocar essa trapizonga nele?
Um*
Era um projeto da Ryan.
Peter Gérard queria uma fuselagem de teste esguia para não atrapalhar o fluxo de sustentação. Seria supersônico.
Eu de minha parte, jamais faria o requisito vertical…basta poder decolar e pousar rolado em 50 metros que já estaria ótimo…mas aí, os EUA encomendaram o Harrier e engavetaram o projeto….parecia promissor….
Já brinquei em alguns ensaios com ele…no meu, eu alocaria duas pequenas turbinas no dorso com tubeira usando reversos…toda a carne da tomada de ar e motor, alocaria tanques de combustível e baías…como ele é pequeno, caberia em muita coisa…
Existe alguma aeronave com rotor que consiga atingir velocidade supersônica? Como se daria a sustentação dos próprios rotores em velocidade supersônica?
O conceito CRW preve que o rotor pára de girar e vira uma asa
CRW Canard Rotor Wing
..
Hummm ..entendi. Valeu, carvalho. Mas, a estabilidade e manobrabilidade deveriam ser terríveis. Com as asas originais o F-104 era um horror…imagina com isso daí!
Talvez….tinha de testar…a area de asa parece ficar maior que original, e as pontas das asas se movem como canards inteiriços…são grandes…
já aqui é invenção minha….pois ele é muito pequeno. Entao se colocar os motores do lado de fora, toda a caverna vira espaço para combustivel, ou sensores, ou baias…deve perder velocidade…mas….
Por isso os programas americanos costumam custar um absurdo
Exato.
Pela insistência em desenvolver essas engenhocas com decolagem vertical fica bem difícil acreditar no papo de que os eua já tem veículos secretos ao estilo uap que os conspiracionistas americanos acreditam
Cara…é uma questão de bom senso…o que i felizmente é raro quando do alguém quer defender uma ideia e tratar cada caso isolado sem correlacionar os demais….Tem o Serjao dos Foguetes…inteligente pacas, tão intel8gente que é nítido que propositadamente esquece de correlacionar ou informações apenas para negar. Outro dia, vi um corte dele, mostrando a tese que acredita serem protótipos das 7nidades secretas Boeing Lockheed, etc…mostrando o design dos bombardeiros “secretos” que o público comum não c9nhece, drones, etc…é triste…nenhum deles faz a curva G, registrada, e até a observação a olho nu que qualquer um de nós entusiastas faz… Read more »
China demonstrando essa tecnologia, aperfeiçoada, em 3,2,1…
O Osprey está proibido de voar novamente.
https://apnews.com/article/osprey-crash-grounding-metal-failures-0265c4622dcd62666cc5c440b5715192
Depois de tantos anos ainda aparece esse tipo de problema com aparelhos tilt-rotor. Me admira o US Army ter embarcado no V-280.
Pois é…é muita bala….para pouco retorno…..
Não quero nem imaginar o preço de manutenção dessa coisa, dada a complexidade. Por isso a China vai passando os EUA a passos largos. Os caras não conseguem fazer uma única arma que não seja desnecessariamente cara
Sim….somente pelo requisito vertical, percebe-se uma tara pela meta, deixando de focar no mais importante…apenas desejo que decole e pouse em espaço restrito…