FAB e Saab lançam livro sobre o Programa Gripen Brasileiro
Foi por meio da parceria entre a FAB e a Saab que se concretizou o maior projeto de transferência de tecnologia da Suécia para o Brasil
A Força Aérea Brasileira (FAB) e a Saab promoveram o evento de lançamento do livro Gripen – A Jornada para o Caça Brasileiro, realizado nesta quarta-feira (27/11), em Brasília. Durante a solenidade, a FAB foi representada pelo Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Sérgio Roberto de Almeida.
A cerimônia também celebrou os 10 anos de parceria entre a Força Aérea Brasileira e a Saab no Programa Gripen Brasileiro, iniciado em 2014 com a assinatura do contrato entre as instituições, após a escolha do modelo para modernizar a frota da FAB.
“Participar do lançamento deste livro de história retrata a admirável trajetória de 10 anos de sucesso deste projeto, que trouxe o verdadeiro guardião dos céus, o F-39 Gripen. Celebrar uma década de acordo entre a Saab e a Força Aérea Brasileira representa muito mais do que o desenvolvimento e a produção de 36 unidades do caça Gripen. É a concretização de um sonho audacioso que uniu tecnologia e inovação, deixando um valioso legado para a nossa indústria de defesa”, destacou o Chefe de Estado-Maior da Aeronáutica.
O livro, de autoria do jornalista João Paulo Zeitoun Moralez, detalha os principais marcos do programa brasileiro e o sucesso da implementação do caça F-39 Gripen no Brasil. A obra também explora o passado, investigando como a Base Industrial de Defesa sueca nasceu, se desenvolveu e como a posição geopolítica da Suécia, a mais de 10 mil quilômetros de distância, influenciou o desenvolvimento do caça mais moderno em operação na América Latina.
“Acima de tudo, exploramos como os destinos de duas nações que cultivam ideais semelhantes puderam convergir em um único propósito. As milhares de horas de pesquisa, que se traduzem em centenas de dias, resultaram em 152 páginas. Mas estas páginas não são apenas de um livro. Elas carregam a essência do Programa Gripen Brasileiro, uma verdadeira colaboração real, um trabalho que é um sucesso justamente porque foi feito em conjunto”, ressaltou o autor da obra. “Que este livro seja o repositório do legado que este programa está deixando para o Brasil. E, mais do que isso, que seja uma inspiração para o futuro das gerações”, completou.
VÍDEO: Lançamento do livro sobre o Programa Gripen Brasileiro
Durante a cerimônia, foi exibido um breve vídeo comemorativo do 10º aniversário da assinatura do contrato do Gripen. “Hoje, nos reunimos para celebrar um marco notável: o 10º aniversário da assinatura do contrato do Gripen no Brasil. Ao longo da última década, essa parceria cresceu e se tornou um símbolo de colaboração, inovação e visão compartilhada entre a Saab, a FAB e nossos estimados parceiros industriais brasileiros”, expressou a vice-presidente de Operações e Diretora Adjunta da Área de Negócios Aeronáuticos da Saab, Åsa Thegström.
Ela também destacou o envolvimento da aeronave no Exercício Cruzeiro do Sul 2004 (CRUZEX). “Temos o imenso orgulho de ver o Gripen voando nos céus brasileiros, especialmente na CRUZEX, que demonstrou as capacidades avançadas do F-39 e seu papel crucial no fortalecimento da defesa do Brasil”, disse.
A solenidade contou com a presença da Embaixadora da Suécia no Brasil, Karin Wallensteen; dos ex-comandantes da Aeronáutica Tenente-Brigadeiro do Ar Juniti Saito, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez e Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Júnior, de Oficiais-Generais do Alto Comando da Aeronáutica, demais Oficiais-Generais, além de pilotos e militares envolvidos no programa, executivos da Saab, Embraer, AEL Sistemas e demais parceiros brasileiros.
FONTE: Força Aérea Brasileira
O João Paulo é um excelente jornalista de aviação militar. É um prazer e uma honra tê-lo como amigo, e auxiliado na confecção dos livros sobre o EMB-312 Tucano e EMB-314 Super Tucano, bem como ter participado do filme sobre o T-27.
Uma pena que o número de caças será aquém do que necessitamos, vistos cortes orçamentários, etc, é um retrocesso e continuidade do sucateamento das FFAAs.
Disponível nas melhores livrarias de acesso comum, certo? Não é uma edição comemorativa com poucas edições restritas, certo? Se sim para ambas perguntas vou correndo na Travessa ver, comprar e ler.
Não quero falar do livro em si, que com certeza deve ser bom, ainda mais sendo eu um leitor contumaz. Porém, já virou uma piada de mau gostoa quantidade de matérias, artigos, webserie (Colaboração Real), etc, enquanto vemos a aviação de caça brasileira se esvaindo, as entregas do Gripen se arrastando e sendo diluídas mãos ainda no tempo. É muita comemoração, purpurina e holofotes e pouca, pouquíssima, coisa prática e no lugar que interessa….que é avião disponível na linha de voo. Gripen virou peça publicitária. Onze anos da escolha, dez anos da assinatura do contrato e quatro anos da primeira… Read more »
Caça no Papel ! rs
Antes era caça de Papel , só tinha o projeto;
Hoje tem o produto mas o papel que pagará toda a frota não sai, então temos os caças nas folhas de um livro!
Bacana para registro histórico do programa.
Não é querendo ser chato, mas já sendo: o Gripen da capa do livro, é sueco.
Vamos dizer que a capa foi aprovada antes da celeuma dos sensores..
.
Mas que é chato não ser um F39 BR, é.