Suécia envia peças para caças Gripen à Ucrânia, mas transferência das aeronaves segue indefinida
A Suécia entregou componentes para os caças JAS 39 Gripen à Ucrânia, embora as aeronaves em si ainda não tenham sido transferidas. As peças fornecidas são suficientes para equipar até 14 caças, de acordo com o portal Janes.
Projetado para combate aéreo, ataques ao solo e missões de reconhecimento, o Gripen é uma plataforma altamente versátil, capaz de operar com uma ampla gama de armamentos compatíveis com a OTAN, tornando-o ideal para diferentes cenários militares.
A entrega das peças foi confirmada pelo ministro da Defesa da Suécia, Paul Jonson, em uma coletiva de imprensa em 22 de novembro, mas a transferência ocorreu anteriormente, em setembro.
Contudo, não está claro quando os caças Gripen propriamente ditos poderão ser enviados à Ucrânia. Além disso, há dúvidas se o fornecimento realmente corresponde a 14 aeronaves ou se envolve apenas um estoque de peças de reposição suficiente para esse número.
Especialistas sugerem que o número 14 pode estar relacionado a uma prática padrão de exportação sueca, já que países como Hungria e República Tcheca, que também utilizam o Gripen, operam exatamente 14 unidades desse modelo.
As negociações para a transferência dos caças Saab JAS 39 Gripen entre Ucrânia e Suécia foram confirmadas em julho por Ihor Zhovkva, vice-chefe do gabinete presidencial ucraniano. Em setembro, o ministro da Defesa da Ucrânia, Rustem Umerov, afirmou que as conversas continuam em andamento.
FONTE: Euromaidan
Abrindo espaço para o F-35 na Suécia.
“Abrindo espaço para o F-35 na Suécia.”
Já tinha um forte lobby antes, agora com a Suécia de fato na OTAN, o lobby vai ser ainda maior, vamos ver como a Suécia e a Saab vão enfrentar esse desafio.
Se for por falta de desculpa, até a FAB pode ajudar pedindo alguns emprestados.
Se a Suécia pegar o F-35 seria um fim prematuro do Gripen E, que mal está em serviço ainda por lá.
Se a próxima venda for de Gripen C, eu diria que sim.
um prego na industria militar sueca bem como na sua independencia
digo, mais um prego no caixão depois é so interrar
Ou abrindo espaço para divulgação do Gripen e sua capacidade, se se sair melhor que o caça F-16. Essa.grana sairá dos recursos russos surrupiados, nada mal, vende 12 unidades e ainda faz propaganda gratuita rsrsrs europeu ama ucraniano rsrs
Mas, quem vai operar estes vetores? Mercenários? Não é igual carro, que entra, gira a chave e sai andando. Esbarra na mesma situação dos M-2000 franceses. Os caras estão treinando nos F-16 há muito tempo, e nada de notícia de treinamento nestas outras duas aeronaves.
Difícil, a Suécia já encomendou 60 Gripens E.
É melhor eles correrem.
Os russos estão chegando.
?resize=1200%2C800&ssl=1
“Os russos estão chegando.”
A Rússia está em um atoleiro na Ucrânia, e agora a Suécia faz parte da OTAN de maneira oficial, ou seja, sem chances da Rússia querer uma guerra contra a OTAN.
Você só esqueceu de uma coisa.
O Putin é doidinho.
E esse povo da OTAN é mais doido ainda. Pra estourar uma terceira guerra mundial aí é rapidinho.
Não acho, é um ex-espião, burocrata russo calculista, acho mais esperto que a média de governantes atuais, mundo afora.
Não quer dizer que não cometa erros, mas louco nunca foi.
Ele é TREMENDAMENTE influenciado por Alexandr Dugin, talvez o maior ocultista da Rússia.
Pertence à Katehon, que prega Moscou como a Terceira Roma*, e outros delírios.
Eles odeiam absolutamente tudo que é ocidental.
*Doutrina ou ideia da Igreja Ortodoxa Russa, que se proclama como único baluarte cristão do mundo, capaz de salvar a civilização, haja vista, segundo eles, toda decadência moral do Ocidente, incapaz. As Igrejas de Roma e Constantinopla já teriam há muito falhado nessa missão. Portanto, Moscou seria a Nova Roma.
O desprezo de Putin pelo Ocidente vem muito dessa doutrina, dentre outras loucuras.
É doido, mas não é burro.
Aí sim, vamos ver de fato se o Gripen é um faixa preta e matador de Sukhois como os suecos dizem.
Se já tem peças, é praticamente certo que vão enviar os caças.
Esse MRPS de reconhecimento que está na foto a FAB encomendou também?
Na foto aparece um pod Litening, de navegação e designação de alvos. O Brasil encomendou 10 Litening G4 e 4 RecceLite 2, esses sim, de reconhecimento.
Obrigado.
Bombas também, não?
Ou é só para defesa?
Np aguardo dos resultados do matador de sulkoi
Os olhos da FAB vendo essa notícia 👀🤨🤔
( Hummm e eu atrás de umas unidades de segunda mão!!!)
Se sobrar algum Gripen da Ucrania apos a guerra, a FAB podia conseguir eles surrados e usados.. iam gostar.
Se bobear estes caça já estão por lá…
Acho que essa matéria deixa mais suposições do que respostas claras.
Se já enviaram peças, é porque o envio dos Gripen está relativamente perto de acontecer. E se isso está perto de acontecer, é porque pilotos e mantenedores Ucranianos já estão sendo treinados a bastante tempo. Longe da imprensa, como tem que ser.
Ou não. Pode ser apenas um engodo, uma declaração ao ar para deixar a Rússia mais nervosa, o que também é inteiramente possível.
Pessoal, se estão enviando peças, é provável que os caças já foram enviado bem antes. Claro, e isso aconteceu bem longe da mídia.
O Gripen C/D é um caça muito bom, mas dependendo dos armamentos ele é similar ao F-16 só teria a vantagem de aumentar o número de caças ocidentais mas complicando por ser mais um modelo de caça diferente com pilotos e mecânicos tendo que ser treinados para esse caça, só vejo vantagens se for liberado o Meteor para esses Gripens. Fala-se que além do Gripen iria alguns AEW&C da Saab, aquele modelo turbo-hélice que esta sendo substituído na Suécia, aí sim seria um belo reforço pois a Ucrânia não possui nada similar.