Força Aérea do Vietnã recebe primeiras aeronaves T-6C em parceria com os EUA
BASE AÉREA DE PHAN THIET, Vietnã – O General Kevin Schneider, comandante das Forças Aéreas do Pacífico (Pacific Air Forces), participou em 20 de novembro de 2024 de uma cerimônia marcando a entrega histórica das primeiras cinco aeronaves T-6C Texan II à Força Aérea de Defesa do Vietnã (Vietnam Air Defence Air Force, ADAF).
A entrega representa um marco significativo para a Força Aérea dos Estados Unidos e a ADAF vietnamita, com o total de 12 aeronaves T-6C programadas para serem entregues até 2025.
“A chegada de hoje da primeira aeronave T-6 à Força Aérea de Defesa do Vietnã simboliza a promessa que fizemos de apoiar os esforços de modernização da sua força aérea,” afirmou Schneider. “Este momento reflete nosso compromisso compartilhado com a paz e o respeito às leis na região.”
O T-6C Texan II é um treinador militar de última geração projetado para preparar pilotos para uma ampla gama de missões. A ADAF incorporará as aeronaves T-6C ao seu programa de treinamento de pilotos na Base Aérea de Phan Thiet, fortalecendo suas capacidades de poder aéreo.
“Com essas aeronaves e suas forças bem treinadas, o Vietnã, juntamente com os Estados Unidos e nossos parceiros internacionais, continuará promovendo a paz e a estabilidade,” disse Schneider. “Isso garante que o Vietnã esteja melhor preparado para dissuadir ameaças que enfrentam sua nação e a região.”
Os Estados Unidos permanecem comprometidos em apoiar a resiliência da defesa do Vietnã, em alinhamento com as condições e necessidades do país. Esta colaboração fortalece um relacionamento de defesa baseado em interesses de segurança compartilhados, estabilidade regional e respeito pelas leis internacionais.
Welcome back, Yankees!
Hoje, qualquer um que visita Hanói vai encontrar uma cidade viva, comércio ativo, cheia de turistas, carros, gente. E muito provavelmente irá chegar lá em um dos mais modernos aviões americanos, um Boeing 787 da Vietnam Airlines com sua belíssima pintura em azul muito bonito. Um desavisado, para não chamá-lo de ignorante, jamais iria imaginar que a cidade é a capital de um país que protagonizou uma das mais sangrentas guerras do Século XX. Mas para quem que já tenha estudado e lido sobre tal conflito, também sofrerá de tal a amnésia, é como absolutamente nada tivesse acontecido. Mas enfim,… Read more »
O problema das guerras é que quem as cria, nunca as luta!
Bom… Embora o lado defendido e abandonado pelos americanos por pressoes politicas internas, tenha perdido a guerra…
O pais se uniu um ano depois e ate hoje vivem em paz !