A Força Aérea Brasileira está trabalhando com a Embraer para incorporar capacidades de quinta geração a 68 de suas aeronaves de treinamento e ataque leve A-29 Super Tucano, após um acordo firmado no Paris Air Show de 2023.

Durante a International Fighter Conference (IFC) 2024, em Berlim, um oficial anunciou que o contrato para o estudo de viabilidade do programa de modernização de meia-vida (MLU) das aeronaves deve ser assinado até o primeiro semestre de 2025.

Essa modernização, designada como “A-29M”, incorporará tecnologias de quinta geração e definirá os detalhes para a atualização dos Super Tucano, com o objetivo de ampliar sua utilização operacional. Segundo o Tenente-Brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno, Comandante da Força Aérea Brasileira, a modernização deve estender a vida útil das aeronaves por mais 15 anos.

De acordo com o oficial presente na IFC, a FAB está focada em sete capacidades principais para o programa de modernização. Entre as melhorias estão a integração de um novo sensor eletro-óptico, sistemas de autoproteção, displays de grande área, armamentos com capacidade de guiagem a laser, proteção de blindagem, enlace de dados (Link BR-2) e um pacote de treinamento sintético. Este último, por exemplo, incluirá simulações de sistemas de guerra eletrônica, cenários táticos envolvendo ameaças aéreas e terrestres, e radar com modos ar-ar e ar-terra.

Além disso, o oficial destacou que, no curto prazo, não há intenção de introduzir novas aeronaves na frota para treinamento de pilotos de caça. “Optamos por essa modernização [do A-29] para garantir uma transição sustentável e segura para a operação do F-39 Gripen”, explicou. Ele ressaltou que o treinamento dos pilotos de caça requer uma melhoria na qualidade das formações, com foco especial no aumento da consciência situacional.

Essas atualizações nos A-29 ocorrem em um momento em que a FAB busca expandir sua frota de caças Gripen E. Em 2014, o Brasil assinou um contrato de US$ 5 bilhões com a Saab para 36 caças Gripen. Até agora, oito dessas aeronaves foram entregues. A modernização do A-29 faz parte da estratégia de transição para operar os novos caças de forma eficiente e segura.

FONTE: Shephard Media

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BLACKRIVER

Boa notícia

Dinheiro do contribuinte bem investido.

Espero que essa modernização do A29 tenha um cronograma arrojado, e não termine como a modernização do A1

Bueno

Ainda estão nos estudos

“Contrato para o estudo de viabilidade do programa de modernização de meia-vida (MLU) das aeronaves deve ser assinado até o primeiro semestre de 2025.”

Nilo

Para quem sempre comentou da.possibilidade de ver um A29 com display do Gripen E, fica a.pergunta será o mesmo ou uma versão para o A29, “Dinheiro do contribuinte bem investido.” Sem dúvida.
Esse A-29M, seu desenvolvimento irá caminhar junto ao desenvolvimento do A-29N.

Tomcat4,6

Que os anjos digam amém e saia tudo conforme descrito na matéria!!!🇧🇷

Alex Barreto Cypriano

Agora, a cereja do bolo: USD 5 bilhões por 36 Gripens (USD 139 milhões por unidade, ou RS 800 milhões a peça). Até ontem, era de uns USD 4 bilhões. Inflação? Pagaremos, receberemos?

Fernando "Nunão" De Martini

Alex, a fonte original provavelmente está usando valores em dólares de uma conversão feita 10 anos atrás, conforme o trecho em questão: “Em 2014, o Brasil assinou um contrato de US$ 5 bilhões com a Saab para 36 caças Gripen” Você já viu mais de uma vez que os contratos de despesa e financeiro são em coroas suecas, ou não? São cerca de 39 bilhões de coroas suecas para o contrato de despesa dos caças e de aproximadamente 40 bilhões para o contrato de financiamento (que é maior que o de despesa por cobrir também parte da compra de armas… Read more »

Fabio Araujo

O A-29 é um meio importante vale a pena investir na modernização!

BLACKRIVER

É um equipamento de extrema importância no cenário nacional.

E ao invés de pensar em LIFT, F16, TEJAS…
Deveríamos concentrar esforços no F39 e no A29…
Afinal muito melhor dobrar o número de A29 e consequentemente aumentar o número de bases ao longo da fronteira para que esses vetores possam operar com capacidade plena.

Nilo

Acredito que este projeto enterra de vez a possbilidade de aquisição de algum outro treinador avançado.

Rinaldo Nery

Espero…

Matheus

Super Tucano de 5° Geração com tecnologias Stealth! kkkk

Renan

A-29 com WAD do Gripen ficaria absurdo. Seria o turboprop mais moderno do mundo.

Fiz uma montagem tosca mas não custa sonhar
comment image

(Se o moderador conseguir por a foto aqui agradeço)

Rinaldo Nery

Creio que será bem próximo disso.

André Bueno

E Rinaldo está orgulhoso!

Rinaldo Nery

É bom ver o filho crescendo.

Carvalho2008

Muito bom, mestre Renan!!!!

George A.

Pra além da grana o que impede a indústria brasileira de dominar toda cadeia de construção de um caça de quarta geração++ é o motor né?

Rodrigo

Pode moderniza a vontade continuar um turbo hélice. Não sei se não vale mais ter m346 do que tucanos, mas é opinião mesmo

Carvalho2008

Não existe vetor treinamento leve, com :

– tempo de voo de 6 horas
– 1,5 ton de carga
– desenhada para interceptacao e escolta a baixa velocidade
– uS$ 500 a hora voo

Carvalho2008

E tudo indica que ele será um excelente caça drone….exatamente pelo seu envelope e eletrônica embarcada….basta pod designador ou Flir e foguetes guiados…

Imbatível no seguimento hoje, imbatível no seguimento amanhã

E digo mais, com este nível de integracao, pode até se comportar como bateria antiaérea móvel…mesmo que falem do problema da energia cinética…

Last edited 7 horas atrás by carvalho2008
Tomcat4,6

Vão ficar fodas estes A-29M hein 😎🇧🇷

Kleber Peters

Só eu que não gosto deste padrão russo de indicar versões modernizadas? F-5M, A-1M, A-29M. Gosto mais do padrão “ocidental”, onde eles virariam A-29C/D.

Santamariense

Você está confundindo modernização/MLU com variantes de uma aeronave. São coisas diferentes. Uma modernização é você pegar uma aeronave de determinada versão, vamos usar o A-29A e o B, que são as versões iniciais do modelo. Submete as mesmas a um programa de modernização, que resultará em A-29AM e BM. Já A-29C e D seriam evoluções de projeto realizadas pela fábrica, que envolveriam modificações mais profundas, com aumento da capacidade de combustível ou potência do motor, por exemplo, coisas que não são realizadas em uma modernização ou MLU. Ou seja, uma modernização envolve mais as capacidades de eletrônicos, aviônicos, sistemas… Read more »

Bernardo

rapaz, se avançar essa capacidade de guiagem por laser, vai ser MAIS AINDA um dos melhores custo-benefício do mundo. absolutamente imbatível. Com ou sem WAD. Espero que a integração de PODs (como os litening e reccelite) seja estudada nessa modernização. O mercado tem apontado na direção de usar aviões turboprop pra reconhecimento por imagem com uso de PODs já que os custos em jatos é muito alto e poucos países podem bancar o uso constante nessas missões. Inclusive aviões civis adaptados. Com isso vai crescer a característica multiuso do tucano e pode ajudar nas vendas. Quem tem pouco quer um… Read more »

Heinz

Matador de Shaheds! Se tivéssemos vendido alguns para a Ucrânia em 2019, seria uma ótima vitrine.

Burgos

Vai ser matador de Cessnas dos traficantes na região de fronteira do País 😏
So que agora a distância, basta apertar o botão depois de “treckar” no alvo e adios 🏴‍☠️☠️💀
Vai ser interessante 🤔
E uma baita aeronave, merece uma tecnologia mais requintada embarcada

Heinz

excelente!

Aéreo

O MLU do A-29 é bem vinda. O A-29 em sua essência é uma aeronave de baixo custo para cenários de combate assimétrico, papel que faz melhor que qualquer aeronave no mundo. Apenas espero que por lobbies de fornecedores não transformem a aeronave e uma arvore de natal.