Alemanha aprova venda de 40 caças Eurofighter Typhoon para a Turquia
Alemanha aprovou a venda de 40 caças Eurofighter Typhoon para a Turquia, removendo barreiras importantes para que o país possa modernizar sua capacidade de combate aéreo. A decisão encerrou anos de impasse devido a um embargo unilateral imposto por Berlim, possibilitando a aquisição dos avançados caças Eurofighter.
A Turquia tem buscado atualizar sua força aérea com os caças Eurofighter Typhoon para atender às crescentes demandas de defesa. A venda já contava com a aprovação dos outros membros do Consórcio Eurofighter — Itália, Espanha e Reino Unido —, mas enfrentava resistência da Alemanha, agora superada com apoio dos aliados da OTAN.
O Ministro da Defesa da Turquia, Yasar Guler, anunciou a aprovação alemã durante uma entrevista ao vivo, reconhecendo o papel positivo dos aliados da OTAN na negociação. Guler afirmou que a Turquia está em vias de adquirir 40 caças Eurofighter Typhoon, após a intervenção de países como Itália, Reino Unido e Espanha.
Fontes indicam que a Turquia tem realizado discussões técnicas com o Reino Unido para a aquisição dos caças Eurofighter Typhoon de última geração. O plano turco envolve a compra de 40 aeronaves, dividida em duas fases de 20 caças, para formar dois novos esquadrões na força aérea.
O Eurofighter Typhoon é resultado de um consórcio europeu formado para desenvolver uma aeronave de combate avançada. Inicialmente integrado por Reino Unido, Alemanha, Itália e Espanha, o projeto evoluiu para o modelo EF-2000 Eurofighter Typhoon. A França participou da fase inicial, mas optou posteriormente pelo desenvolvimento do seu caça Rafale.
Até hoje, o Eurofighter Typhoon foi entregue a sete países: Alemanha, Reino Unido, Itália, Espanha, Áustria, Omã e Arábia Saudita. O programa é sustentado por grandes empresas da indústria de defesa, como a BAE Systems no Reino Unido, a Airbus Defence & Space na Alemanha e Espanha, e a Leonardo na Itália, com participações proporcionais ao investimento de cada país no consórcio.
Em paralelo, a Turquia também busca adquirir 40 caças F-16 Viper dos Estados Unidos e expressou otimismo em relação às negociações. Guler mencionou a boa relação com os EUA e destacou o apoio da OTAN na questão dos Eurofighter, salientando o fortalecimento das parcerias estratégicas que possibilitaram esses avanços para a defesa aérea turca.
FONTE: Türkiye Today
Os gregos xingando os alemães em 3, 2, 1…
Aim!!!!
Turquia com metade do PIB de Banãnia.
E eles tem produção autóctone de muitos equipamentos militares mais avançados que os nossos. Enquanto não mudarmos a filosofia das Forças Armadas de acumular vantagens ao invés de equipamentos, seguiremos vendo todos se armando e a gente contando moedinha pra comprar Gripen.
E eles têm vizinhos bem mais antipáticos que os nossos, não?
Não vejo isso ser motivo para gastar o orçamento das força armadas com aposentadoria ao inves de equipamentos.
Do mesmo modo não vejo motivo para sustentar a maquina publica ao inves de investir em saude, educação segurança e….Defesa.
Claro.. Para que aposentar né? Aliás, para que salário?
Devemos trabalhar todos de graça..
Diria que a Turquia precisa se manter bem armada porque ela [depois de Israel] é maior ”antipática”/agressora do seu entorno, na década passada invadiu e ocupa até hoje parte da Síria e Iraque, tem tretas diretas ou indiretas com curdos, armênios e russos…
Na realidade isso é o que menos importa… as forças armadas não têm função de ataque, mas de defesa. E, para isso, têm que estar preparadas. Essa história de que “não temos inimigos” é justificativa de quem prefere gastar com obras desnecessárias e que ficarão inacabadas a gastar com defesa. Incentivar as indústrias de artigos de defesa brasileiras é garantir independência, soberania e, de quebra, aumentar as vagas de emprego e ainda aumentar a produção de produtos com alto valor agregado e tecnologia de ponta.
Chega dessa desculpa. Não intwressa os nossos vizinhos. Poe esse raciocínio os EUA nem deveriam investir em suas FA’s.
A mais de 4000 anos
A filosofia é política, nunca tivemos Projeto de Estado para Defesa, nem a sociedade exige, afinal, não temos inimigos não é?
E também te uma diferença, o sistema de previdência dos militares públicos, não é de repartição, isso garante que não tenham tantos prejuízos com isso….
Sim o prejuízo eles passam para o povo. Já que.para sua previdência eles contribuíram com 9 bilhões e deram um déficit de 45 bilhões.
Tenho batido nessa tecla a muito tempo, não é só culpa dos politicos mas dos próprios militares brasileiros que transformaram ao longo do tempo as forças armadas em um cabide de empregos e ninguém quer perder seus privilégios. Acredito que o mundo está vivendo um pré conflito mundial e os militares brasileiros vivendo um mundo de faz de conta. O Brasil entrou despreparado na 1a Guerra Mundial, entrou despreparado na 2a Guerra Mundial e se tiver uma 3a Guerra vai estar despreparado novamente, depois quer que o mundo o reconheça como membro permanente do Conselho de Segurança sem fazer nenhum… Read more »
____
____
COMENTÁRIO APAGADO. OS EDITORES AVISARAM.
LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Previdência dos militares:
“Segundo um documento da Corte de Contas enviado ao Congresso em junho deste ano, o SPSMFA (Sistema de Proteção Social dos Militares das Forças Armadas) causou um prejuízo aos cofres públicos de R$ 49,7 bilhões em 2023”.
Resumindo, gastamos um Prosub e um programa Gripen ANUALMENTE para manter as regalias da caserna.
https://www.poder360.com.br/poder-economia/fazenda-quer-cortar-deficit-de-r-497-bi-das-aposentadorias-militares/)
Aqui em Porto Alegre, estão reformando o QG do Comando Militar do Sul e mais logo na esquina do Tribunal de Contas e por aí segue…
Não que não deva, mas tem muito quarteis pelo interior do país que necessitam muito mais investimentos em infraestrutura do que os que abrigam os generais
EDITADO
COMENTARISTA BLOQUEADO.
“Esqueceu” de mencionar que o da previdência “geral” é de 315 bi e o da previdência dos servidores públicos é de 54,8bi…
AVISO DOS EDITORES A TODOS: A DISCUSSÃO ESTÁ DESVIANDO DO TEMA DA MATÉRIA.
LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
____
____
COMENTÁRIO APAGADO. OS EDITORES AVISARAM.
LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
____
____
COMENTÁRIO APAGADO.
OS EDITORES AVISARAM DIVERSAS VEZES.
LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
____
____
COMENTÁRIO APAGADO. OS EDITORES AVISARAM.
LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Isso é quase o orçamento militar do Paquistão???? Misericórdia.
Tudo é questão de necessidade.
Nossos vizinhos são pacíficos e não põem medo.
Tem que esperar por medo então ?
Diz isso pro “Maduro”… depois da porta arrombada, não adianta por fechadura… nossas forças de defesa não podem se dar ao luxo de ser “surpreendidas”… prontidão e eficiência são as características mais desejadas em forças de defesa…
__
____
COMENTÁRIO APAGADO. OS EDITORES AVISARAM.
NOVO AVISO A TODOS:
ESSA MATÉRIA NÃO É SOBRE VENEZUELA, MADURO, APOSENTADORIA, PENSÕES, STF, NEM DEZENAS DE OUTROS ASSUNTOS PARALELOS QUE RESOLVERAM DISCUTIR NEM DISPUTAS POLÍTICAS.
ELA É SOBRE A VENDA DE CAÇAS TYPHOON À TURQUIA.
PELA MILÉSIMA VEZ, LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
E você acredita mesmo que as ameaças para o Brasil são esses paisecos que fazem fronteira conosco???
O brasileiro é muito inocente mesmo…
Então que não se gaste tanto com as forças armadas.
Normal, também têm menos de metade da população.
A Nigéria também tem um PIB maior que EAU e Qatar.
____
____
COMENTÁRIO APAGADO.
OS EDITORES AVISARAM DIVERSAS VEZES.
LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Rapaz é tanto país com um pib menor que o nosso comprando equipamentos militares como se fossem brinquedos que eu perco as esperanças em nosso Brasil.
Turquia tem pib menor,inflação bem maior,está em uma guerra na Síria e msm assim sobra dinheiro,e o Brasil sempre com a conversa que não temos dinheiro.
Fui buscar alguns dados sociais e de desenvolvimento para argumentar que talvez por conta da situação geopolítica o brasil teria outras prioridades etc… e por conta disso nossos recursos fossem direcionados para outros setores… Mas a Turquia tem n´meros melhores… ou iguais em quase tudo… nós não sabemos ou não queremos defender nossa terra mesmo.
A Turquia não tem 220 milhões de habitantes, com quase a metade sem água, esgoto, e com um salário mínimo de fome. Para além do fato de estarem em um entorno estratégico 10 vezes mais conturbado que o nosso. Quem sabe um dia, quando esses números melhorarem(e vão melhorar), seremos até maiores do que eles no aspecto defesa e tecnologia.
O governo brasileiro gasta em saneamento básico e em bem estar da população mais pobre?
Pior que gasta muito com isso. Só ver o orçamento da união e o quanto vai pra LOAS e outros benefícios. (Sim, benefícios da seguridade social são para o bem estar da população).
ps: não to dizendo que to feliz com o que a união gasta com o povo, mas é que não da pra comparar gastos públicos do Brasil com Turquia.
Gasta o que pode. Imagine se tivesse livre para isso o dinheiro das emendas? Não há de onde tirar, estamos vendo agora. Talvez cortar regalias? Mas o Congresso vai autorizar cortar subsídios? Vai autorizar endurecer com os sonegadores? Duvido.
Na mouche.
O problema é que aqui no Brasil 80% do orçamento do Ministério da Defesa estão comprometidos com folha de pagamento. Não dá pra fazer tanta coisa com os 20% restantes.
O MD tem o 5° maior orçamento entre todos os Ministérios, previsto um valor de R$ 133,6 bilhões de reais para 2025. Não é pouca coisa.
Deveria ser o 1o maior orçamento.
Ridículo ser o 5o.
Saúde, Educação, Infraestrutura e Defesa são as pastas mais importantes… todo o resto é apenas o resto… reduzir as outras e otimizar as verbas é o que se precisa… tem muito “ministério” inútil gastando um dinheiro que deveria ser gasto com algo útil… Questão de prioridades…
Ciência e Tecnologia, Previdência Social, Segurança Social, Indústria e Comércio, Agricultura, Meio Ambiente são menos importantes que Defesa?
O debate não é fácil assim.
Sabia que ia chover deslike hehehe As creches, escolas de ensino fundamental e ensino médio são de responsabilidade dos municípios e dos estados. Os estados ainda possuem 42 universidades como USP e Unicamp e várias outras. O governo federal tem 63 universidades. E existem mais de 2.500 universidades Privadas no Brasil. Que suportam cerca de 80% dos estudantes universitários. Somando os investimentos de estados e municípios o gasto público com Educação Triplica ou quadruplica. Sem contar os investimentos privados. Defesa Nacional não tem recursos dos municipios, nem dos estados, muito menos da iniciativa privada. Realmente não faz sentido a pasta… Read more »
Isso é parte do problema. A questão é que a classe política historicamente “despreza” o setor militar. Outros também são desprezados. _____
____
____
EDITADO. AJUDE A NÃO DESVIAR A DISCUSSÃO PARA O PROSELITISMO POLÍTICO
LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Desculpe.
E Grécia com Rafales… Tempos quentes no Mar Egeu…
Grécia com Rafale e F-35, que eles compraram recentemente.
A Turquia está desesperada para tentar reequilibrar o poder militar regional.
Fraqueza gerada por ela mesmo, diga-se de passagem. Valeu a pena comprar o S400 e peitar os EUA?
Terminou expulsa do programa F-35 e para piorar a rival Grécia agora é usuária do único caça de 5ª Geração disponível para os membros europeus da OTAN. A aquisição do Typhoon não soluciona o problema.
A Turquia foi expulsa do programa F-35, já uma certa nação do hemisfério sul, mesmo tendo a terceira maior montadora de aviões, nem foi convidada. Geopolítica em ação.
Colega, a Casa Branca não vê o Brasil com bons olhos. Eles só nos venderiam o F35 quando já estiverem na 7a geração de caças.
E F-16V blq70.
40 Typhoon + 40 F16V já da pra brincar um pouco rsrrr….Somando os KAAN de fabricação nacional, proverão a Turquia uma força aérea e tanto.
Bacana esse desenho com com exemplos de armamentos da aeronave . Parabéns à Turquia, pela compra e pela quantidade de aviões.
Será que o previsto aumento do isolacionismo americano com a posse do novo presidente teve algum impacto nessa aprovação?
Creio que a Europa vai incrementar as aquisições de sistemas por eles produzidos. E estou considerando a Turquia parte da Europa, dentro do contexto OTAN.
A Turquia é parte da Europa quando interessa… Os dois lados tem atitudes dúbias quanto a serem aliados.
Turquia salvando o caça Typhoon!!, essa venda só saiu por que a situação da linha de produção do Typhoon estava critica se não fosse por isso a Turquia ainda continuaria impossibilitada de os comprar.
https://militarywatchmagazine.com/article/britain-rejects-eurofighter-focus-f35
Já agora, eras mais honesto, se embaixo dos Britânicos “rejects Eurofighter-focus-f35,” escrevesses que rejeitam tanto que tem um programa de biliões de libras, para colocar nos Typhoons, um dos melhores e mais caros radares aesa, mas não, sai ainda um falso, Turquia salva Typhoon. Só a Espanha e Alemanha para lá de estarem a equipar os seus Typhoons usados com um novo radar aesa, compraram mais quase uma centena de Typhoons novos, entre os dois, a Itália vai comprar pelo menos mais 24 Typhoons novos, sendo que existe também a possibilidade de mais caças para a Arábia Saudita, mas a… Read more »
A Arábia Saudita já havia pedido um novo lote e a turma dos direitos humanos na Alemanha também havia bloqueado a venda liderada pela BAE.
“Até hoje, o Eurofighter Typhoon foi entregue a sete países: Alemanha, Reino Unido, Itália, Espanha, Áustria, Omã e Arábia Saudita.”
Falta Kuwait e Catar.
A Alemanha liberou a venda para a Arábia Saudita, Catar, Kuwait e Omã, mas estava de ladainha contra a Turquia, tá bom. 🤷🏻♂️
Com a economia alemã indo de mal a pior não podem recusar negócio algum.
Reino Unido, Espanha e Itália também devem ter encostado os alemães na parede, tipo, “Não querem fazer negócios problema de vocês, não atrapalhem os nossos. ”
O importante é dinheiro no bolso.
Eles estavam de ladainha com todo mundo, mas começaram a tomar na cabeça dos parceiros do Eurofighter
A Alemanha estava é travando a venda de um novo lote para a Arábia Saudita, mas recebeu pressão dos parceiros, principalmente britânicos, que conduzem o negócio com os árabes.
https://breakingdefense.com/2024/01/new-typhoons-for-saudi-arabia-bae-says-its-working-with-uk-on-requirements/
Os turcos não aprendem mesmo. Foram retirados do programa do F35. Como solução, vão lá e procuram o país que mais veta fornecimento de armamentos por razões geopolíticas.
Preço por preço, conseguiriam um bom contrato com os franceses ou, quem sabe, com os sul coreanos, comprando a participação da Indonésia no KF21. Poderiam, inclusive, conseguir as contrapartidas necessárias para alavancar o projeto próprio que possuem de caça de 5° geração.
Felipe,
Só uma observação:
A relação da Alemanha com a Turquia para fornecimento de equipamentos militares é mais do que centenária.
Mais uma observação: trabalhei na Alemanha. A comunidade turca por lá é enorme!!!
A Turquia foi o primeiro parceiro da Coreia do Sul no programa do KF21 e saiu fora, so ai q a Indonesia entrou..
Bonsoir le Brésil,
Com relação ao F-16 Viper o problema está resolvido.
Segundo o Ministro da Defesa Nacional turco, Yaşar Güler, foram assinados os contratos necessários para o fornecimento de 40 aviões de combate F-16 Viper.
“Turquia diz ter assinado pedido de 40 caças-bombardeiros F-16 “Viper””
https://www.opex360.com/2024/11/13/la-turquie-dit-avoir-signe-la-commande-de-40-chasseurs-bombardiers-f-16-viper/
Logo pra Turquia que aprontou tanto que ficou de fora do F-35 ? Estranho isso, ao mal criado mais um benefício, pra Ucrânia, um punhado de F-16 e olhe lá!!
A Turquia tem como pagar é garantido,no caso da Ucrânia tudo é incerto.
Você quer comparar Ucrânia com Turquia?
Sério?
Vão receber os 4o caças antes de recebermos os 36 gripens.
Houve um tempo em que eu achava que 36 Gripens eram uma miserinha avarenta, para o Brasil.
Hoje, eu acho que esses mesmos 36 Gripens são um exagero perdulário.
Uma curiosidade que tenho refere-se a como os turcos fazem hoje, e pretendem fazer no futuro, para treinar seus pilotos, equipes de solo, etc. numa realidade em que tantos aviões sofisticados e novos, sem conhecimento previo suficiente da sua força aérea, estão sendo integrados. Mesmo considerando os lifts que possua (incluindo colaboração da, se não me engano, AKAER,) cada nova aeronave tem suas especificidades, reações físicas, etc. Me parece que o ideal é que, pelo menos, simuladores de cada avião sejam comprados (ou desenvolvidos internamente), mas também há, vice-versa, como que os lifts existentes serão adaptados? O Cmte NERI pode,… Read more »
Enquanto isso na bananalandia gastamos 80% do orçamento militar em folha de pagamento.
Parece que dessa vez a Alemanha aprendeu a lição !
Quem fica fazendo beicinho hipocritamente em defesa dos direitos humanos só toma prejuízo…
Quem lacra não lucra!
Na frente das Câmeras se pintam como defensores da democracia, da liberdade e a favor da liberdade de expressão.
Mas a locomotiva da Europa está descarrilhando dos trilhos por suas escolhas erradas, como por exemplo, botar os interesses alheios acima dos interesses do estado alemão,do empresariado e da população.
Mas cedo ou mais tarde a conta chega !
Eles precisavam dessa compra, pois o lance com os F16 tá lento, e eles querem um caça novo mais capaz que os F16, porém eles tem um projeto de caça 5G, deviam esperar mais para ter seu caça 5g
Após a aprovação da Alemanha que acabou levando um bom tempo agora enfima a Turquia poderá seguir com a compra dos 40 Typhoon. Fica uma dúvida aqui se estes novos caças podem entrar em serviço no lugar os F-4E Terminator 2020, que ainda equipam dois esquadrões (110/111) ou se algum equipado hoje com F-16 poderia passar por tal transição. De qualquer forma é um reforço e tanto nas capacidades e que somadas aos novos ou modernizados F-16 vão formar uma força bem moderna e capaz, agora espero que os programas nacionais não sejam impactados e com isso tenham uma continuidade.… Read more »
O KAAN morreu?
Não. Os Turcos precisam de fortalecer a sua FA rapidamente, por isso a compra dos Typhoon e F16V. O Kaan é um projeto a longo prazo.
E nós aqui quase pedindo esmola para comprar um caça mais barato, que tem um financiamento feito de pai para filho. Parabéns a Turquia 40 aviões zero para sua defesa.
Eu não entendo a celeuma que se gera toda vez que é fechado o contrato de qualquer caça para qualquer lugar. Pessoas defendendo o caça pra cá e comparando o país com o Brasil. Bem, o Brasil está bem de Gripen e se não há entregas com mais agilidade é porque o financiamento não está sendo pago da maneira que deveria. Ponto. O Gripen foi ótimo contra o caça de superioridade aérea mais testado do mundo. Ultimamente soube que os F-15C que estão na Cruzex estão usando radar AESA de 3ª geração, Aim-120D e Sidewinder 9x. Como disse o Cel.… Read more »
Agora vão liberar geral! a crise econômica bateu forte! Que venham os compradores.
Interessante: após a exclusão do programa F-35 em 2019, devido à aquisição do S-400, essa compra reforça a integração da Turquia com a OTAN e a Europa, deixando os EUA um pouco à margem.