O primeiro jato regional de passageiros desenvolvido internamente, o ARJ21, recebeu uma nova marca, C909, anunciou a Commercial Aircraft Corp of China (COMAC), com sede em Xangai, nesta terça-feira, durante a 15ª Exposição Internacional de Aviação e Aeroespacial da China, conhecida como Airshow de Zhuhai, em Guangdong.

Desde seu lançamento comercial em 2016, um total de 150 jatos C909 foram entregues a diferentes companhias aéreas, transportando com segurança mais de 17 milhões de passageiros. A COMAC informou que continua aprimorando o desempenho, a experiência operacional da tripulação e o conforto da cabine do C909.

O C909 possui excelente desempenho de decolagem, aterrissagem e resistência a ventos cruzados, adaptando-se a pistas curtas e estreitas, bem como a aeroportos de alta altitude, altas temperaturas e em regiões de planalto. A aeronave também apresenta forte adaptabilidade para operar em áreas de fronteira da China, Sudeste Asiático, África e outras regiões internacionais.

Além disso, o modelo é capaz de usar combustível de aviação sustentável com uma taxa máxima de mistura de 50% para voos comerciais, atendendo a demandas diversificadas das companhias aéreas, afirmou a COMAC.

A fabricação de aeronaves desenvolvidas domesticamente entrou em uma fase de industrialização, com mais jatos entrando em operação comercial. A unificação dos nomes dos produtos de aeronaves ajudará a fortalecer o reconhecimento e a influência da marca, disse a COMAC.

FONTE: China Daily

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Angelo

Li que a Total linhas aereas do Brasil vai buscar o C919 porque teria entregas mais rápidas, acho que ainda precisa certificar na Anac, se finalizar e for bem a COMAC vai ganhar moral no mercado da América do Sul.
Na matéria dizia que ela vai comprar aeronave da Embraer também da 1° geração pra depois trocar pela 2°geração.

Last edited 8 dias atrás by Angelo
Felipe

Cópia do mcdonnel douglas DC-9 !! China é decadente na aviação!!

KarlBonfim

Nessa vida muitas coisas não se cria, mas se copia!

Felipe

Tem que comprar EMBRAER, valorizar o que é nosso!!

Angelo

Então vai comprar os ejets da Embraer , o c919 que não é o da matéria e sim uma versão maior que concorre com o a320 e 737 , por isso não é tudo Embraer, eles estão com pressa e a fila de entrega da Airbus e da Boeing está grande.

Aéreo

Temo que ocorra uma “demonização” por parte da imprensa com relação ao C919 no Brasil. Qualquer arremetida dessa aeronave será uma manchete sensacionalista ao estilo “Momentos de pânico a bordo de avião chinês”. Quanto ao C909, eles foram construídos a partir do ferramental e documentação deixada em solo chinês pela Mcdonnell Douglas. Tal qual todo filho adolescente precisa ralar a lataria do carro do pai quanto está aprendendo a dirigir, todo fabricante de aviação comercial precisa experimentar produzir na China para ter algum acesso a aquele mercado. A McDonnell Douglas licenciou na década de 80 a produção de cerca de… Read more »

juggerbr

A grande vantagem dessa aeronave frente a Embraer é o apoio massivo que o governo chinês faz, mercado cativo por lá e nos países satélites, tipo Paquistão e muitos africanos.

André Sávio Craveiro Bueno

Imagino que possa haver bons subsídios para a aquisição ou financiamento de prazo bem longo.

Gabriel

E nada do GF fazer as aéreas “nacionais” comprarem da Embraer/pressionar os países da região a fazerem o mesmo. Aí quando declaram falência ano sim, ano não, vão correndo chorar verba em Brasília (e ganham)

Fingem que se importam com os empregos brasileiros, mas não são homens pra agir quando precisa, vide Avibras e similares

a concorrência agradece

Rinaldo Nery

Aéreas não compram. Fazem leasing.

Franz A. Neeracher

Não é correto essa informação.

Tem empresa aérea que faz leasing e tem as que compram.

Em números globais, cerca de 55% é compra e uns 45% é leasing.

Como expliquei há alguns dias atrás 😊👍

Last edited 8 dias atrás by Franz A. Neeracher
Rinaldo Nery

Creio que é o contrário.

Franz A. Neeracher

Varia de ano para ano…e tb de quem faz a estatística:

“Globally, 53% of commercial aircraft are leased, slightly below the level before the pandemic. The CAPA – Centre for Aviation Fleet Database records 20,000 leased commercial aircraft with the world’s airlines at 5-Feb-2024, both in service and inactive (i.e. their leased current fleet).”

Mas de qualquer jeito é algo bem diferente de “Aéreas não compram. Fazem leasing”

Rinaldo Nery

Eu tinha um número na cabeça, dos meus tempos de Azul. Fui atrás dum doc para verificar se estava correto.

Franz A. Neeracher

Cerca de 90% da frota da AD é de leasing.

Jacob

Pois é meu caro…. Nossa EMBRAER é marginalizada faz tempo. A terceira maior fabricante de áeronavea no mundo, é esnobada na origem. Vide as maiores aéreas brasileiras….. atuam só com aeronaves de fora. Azul é exceção. Mas, as mais tradicionais, não tem aeronaves da Embraer no portfólio , ou são minoria. Como dizia um famoso filósofo brasileiro: “Estamos acometidos pelo complexo de.vira lata “. ….. sou brasileiro não nativo. Amo esta nação que me acolheu de braços abertos, e que, os nativos o abandonam…..o país tem muito a oferecer. Só escolher as pessoas certas para governar. Avante que consiguiŕemos

Tiago Silva

Caro Jacob. Em parte preciso discordar do comentário do amigo, quanto operação dos jatos da Embraer no Brasil foi bem assertivo e se não fosse a Azul em especial os maiores operadores seriam a FAB e a PF. Dentre as companhias mais tradicionais mundo afora várias utilizam os produtos da Embraer e com isso nomes de peso como American Airlines,Delta,United,Lufthansa,KLM,Air France,Air Canadá e assim por diante. Acontece que os produtos estão focados praticamente nos voos regionais e isso é um limitador, poderíamos ir além as diante das cabeças pensantes dentro da fabricante acho cada vez mais complicado. No Brasil temos… Read more »

Franz A. Neeracher

Meu receio é que a Embraer caia da 3a. para a 4a. posição…..

O mercado é gigantesco…..e Embraer deveria investir, juntamente com outros parceiros, num modelo de uns 180 assentos…

Claro que existem bons argumentos contra a empresa dar esse passo grande…..mas as chances de dar certo tb existem…

Tiago Silva

Caro Franz. Compartilho do mesmo sentimento quanto a posição no mercado da Embraer ter um real potencial e também de um projeto maior no sentido de bater de frente com as grandes. Coloco em perspectiva o que poderia estar acontecendo no momento, a Airbus com um problema dos bons para entregar a quantidade de aeronaves da família A320NEO que estão vendendo, ou seja um volume e tanto. A Boeing com uma greve recém encerrada mas que somados a todos os problemas com a família 737MAX amarga amplos prejuízos tanto ao projeto quanto a imagem da empresa. Em teoria se tivéssemos… Read more »

Franz A. Neeracher

Oi Tiago

Concordo com vc….até no mercado regional, que era o forte da Embraer, a Airbus está vendendo mais e os chineses estão chegando.

Já estão inclusive planejando aviões de longo alcance.

Tiago Silva

Perdemos o “fio da meada” na aviação comercial, temos uma boa participação em aeronaves até 70/85 assentos nos EUA em especial e com isso ainda vendemos bem o E-175E-1 ou seja modelo da primeira geração dos E-Jets. Fora isso estamos com vendas dos modelos E-2 mas nada até o momento surpreendente, existe é claro uma torcida para que isso seja revertido e uma ou mais encomendas de volume possam surgir mas até o momento nada neste sentido. Uma pena são ótimas aeronaves mas que não estão tendo o apelo de mercado necessário. A Airbus foi feliz com a compra do… Read more »

Underground

C909, também conhecido como Boeing 717/Embraer 145.

Leandro Costa

DC-9/MD-80…

Underground

Salve!
DC9/MD80/717… mais ERJ145.
Pelo que se sabe, parte das aeronaves era fabricada na China, não o todo, e a falta desse todo era o problema. E a solução veio quando a Embraer instalou uma fábrica por lá. O que faltava veio da soluções de espionagem industrial junto a Embraer.

Ozires

A instalação da montagem (só montagem) do ERJ nada, ou muito pouco teve a ver com o jato chinês.

Gabriel BR

Vão nadar de braçada no mercado…Oriente Médio , Sul da Ásia , Pacifico , América Latina , Ásia Central e Rússia.

Regis

Acho que não, pois na faixa até 150 passageiros a América Latina é praticamente domínio da Embraer. Já a Rússia vai de SJ-100 e uma nova aeronave que será feita a partir do projeto do MC-300.

Felipe

Cópia do mcdonnel douglas DC-9 🇺🇲!! China é decadente na aviação!!

Last edited 8 dias atrás by Felipe
Fernando

Rapaz, vc que deve ser bom

Tiago Silva

Uma boa estratégia para o marketing dos produtos da COMAC, assim cria um maior familiarização com os demais modelos que estão sendo fabricados no momento com o C919 e aquele que esta em desenvolvimento o C929. É parte de um alinhamento com os demais e isso trás uma identificação no mercado como um todo, agora é explorar o potecial do C909 nas possibilidades que podem se apresentar. Internamente o produto já é usado e vem tendo um bom aproveitamento, agora vamos ver se outros interessados aparecem. A COMAC tem produtos atraentes e uma carteira de pedidos interessante, em poucos anos… Read more »