Os caças F-39 E Gripen participaram de todos os treinamentos planejados

Voos de familiarização com o cenário operacional, integração com membros de países estrangeiros e participação em missões aéreas compostas (Composite Air Operations, COMAO) foram algumas das atividades realizadas pelo F-39E Gripen do 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) durante a primeira semana da Operação CRUZEX 2024.

“O Grupo participou e cumpriu todas as missões planejadas pela Direção do Exercício, compondo tanto as Forças Aliadas quanto a Força Oponente,” explicou o Major Aviador Vitor Bombonato, Oficial de Operações do 1º GDA.

Nesta primeira semana, foram realizados dois COMAO, a operação mais complexa da CRUZEX. Esses voos ocorrem pela manhã, enquanto outros treinamentos de menor complexidade também são realizados à tarde.

“Ao longo da semana, iniciamos com os voos de COMAO, que envolvem cerca de 60 aeronaves decolando em curto intervalo para atuar em um mesmo cenário. Além disso, realizamos alguns voos com um número menor de aeronaves para treinar as rotas de ida e volta da área de instrução e os primeiros voos de combate Além do Alcance Visual (BVR), onde aplicamos táticas e usamos mísseis de longo alcance de forma simulada,” completou o Major Aviador Raphael Kersul, piloto de caça no 1º GDA.

Os voos de treinamento da CRUZEX, organizada e liderada pela FAB na Base Aérea de Natal, continuam acontecendo até o próximo dia 15 de novembro.

F-39E Gripen FAB 4102 retornando de uma missão. Foto: Valter Andrade

Sobre a Saab

A Saab é uma empresa líder em defesa e segurança com uma missão de longo prazo: ajudar os países a manterem suas pessoas e sociedades em segurança. Com o apoio de seus 22.000 funcionários, a Saab vai além dos limites da tecnologia para criar um mundo mais seguro e sustentável. A Saab desenvolve, produz e mantém sistemas avançados, sejam eles aéreos, de armamentos, comando e controle, sensores e subaquáticos. A Saab está sediada na Suécia e possui operações importantes em todo o mundo. Os produtos e serviços da empresa fazem parte da capacidade de defesa de muitas nações.

A Saab mantém uma parceria de longo prazo com o Brasil e fornece diversas soluções avançadas para o país, tanto civis quanto militares. Com o Programa Gripen Brasileiro, a empresa estabeleceu uma ampla transferência de tecnologia que está beneficiando a indústria de defesa nacional.

DIVULGAÇÃO: Saab / AND, ALL

Subscribe
Notify of
guest

49 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments