Suécia seleciona o Embraer C-390 Millennium como sua nova aeronave militar de transporte tático
- A Suécia, país-membro da OTAN, escolheu a aeronave multimissão C-390 da Embraer para modernizar sua frota de transporte tático
- Suécia se beneficiará de ter uma aeronave capaz de operar em conjunto com outros membros da OTAN e de sinergias em termos de suporte e treinamento
Natal, Brasil, 09 de novembro de 2024 – O Ministério da Defesa da Suécia anunciou hoje a escolha do Embraer (NYSE: ERJ/B3: EMBR3) C-390 Millennium como a nova aeronave de transporte tático do país. Essa decisão estratégica de mais um país membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) marca a primeira aquisição do C-390 no norte da Europa, ressaltando o compromisso da Suécia em aprimorar suas capacidades de defesa com aeronaves de última geração.
“A Embraer sente-se honrada com a escolha da Suécia. Depois que vários países pertencentes à União Europeia e à OTAN selecionarem o C-390, essa decisão confirma o fato de que a nossa aeronave multimissão representa um tremendo avanço de capacidade operacional em relação às aeronaves de transporte tático da geração anterior”, disse Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. “A aeronave está sendo reconhecida, gradualmente, pelas Forças Aéreas mais avançadas do mundo, como a Força Aérea Sueca. Essa seleção nos incentiva a oferecer aos nossos clientes o transporte tático de que necessitam para realizar suas missões mais desafiadoras com versatilidade, confiabilidade e desempenho inigualáveis”.
A Embraer tem uma parceria de longa data com a Suécia, que será ampliada com a seleção do C-390. A empresa está pronta para apoiar as Forças Armadas Suecas com a finalidade de atender aos exigentes requisitos de seu processo de aquisição, uma vez que esta decisão representa um novo capítulo nas relações Brasil-Suécia.
A escolha do C-390 está alinhada a uma tendência crescente entre os países membros da União Europeia e da OTAN que reconhecem a eficácia da aeronave para atender às necessidades de defesa atuais e futuras. A Suécia é a sexta nação européia a escolher a aeronave, juntamente com Áustria, República Tcheca, Hungria, Holanda e Portugal. A aquisição do C-390 pela Suécia não apenas reforçará a defesa nacional, mas também aumentará a interoperabilidade com as forças aliadas, ao mesmo tempo em que se beneficiará das sinergias presentes na Europa em termos de instalações de treinamento, suporte e logística.
O C-390 também foi adquirido pelo Brasil e pela Coreia do Sul. Desde sua entrada em serviço com a Força Aérea Brasileira, em 2019, e na Força Aérea Portuguesa, em 2023, a frota em operação acumulou mais de 15.000 horas de voo, disponibilidade operacional em 93% e taxas de conclusão de missão acima de 99%, demonstrando produtividade excepcional na categoria.
Sobre a Embraer
Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer atua nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A Companhia projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer Serviços & Suporte a clientes no pós-venda.
Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 9 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos, uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 150 milhões de passageiros.
A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.
DIVULGAÇÃO: Embraer
PARABÉNS!!! É só o sucesso se confirmado da forma como já esparávamos. Uhuuuuu!!!
Alguém chutaria a quantidade? Vou apostar em 05, porém sem base alguma pra opinar. kkkkkkkk
Teoricamente serão 03 unidades.
Suponho 3 também. Não mais que 4
Bah!
Mas quem são esses 2 que negativaram?
Deve ter errado na hora de clicar…… _____
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EDITADO. CONTRIBUA PARA NÃO QUE NÃO COMECE UMA BOLA DE NEVE DE COMENTÁRIOS DE PROSELITISMO POLÍTICO.
LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Vou voltar a sugerir a matéria: Qual será a opção válida para a modernização da frota de cargueiro do porte do KC – 390 dos EUA uma vez que cancelaram a parceria com a EMBRAER por lá?
A USAF está investindo em um protótipo de aeronave BWB que possivelmente seria utilizada como primeiro passo no desenvolvimento de um substituto com RCS reduzido para o Hércules. Acho meio difícil do C-390 levar por lá. Mas tudo é possível.
Por enquanto estão substituindo os C-130H por novos C-130J.
Interessante é qual será o substituto do C-5 e num futuro mais distante o substituto do C-17.
Com um empurrão do Macron oferecendo seus Rafale, a Suercia acordou.
De qualquer forma, os Rafales seriam um ótimo complemento dos Gripens na FAB. Uma pena não termos dinheiro para comprar nem um e nem outro.
O Rafale é um excelente avião…. assim como o Gripen. Contudo, eu os considero mutuamente excludentes… ou a FAB opera uma frota de Gripen ou opera uma frota de Rafale…
Concordo.
E, se não há “plata” para um, com certeza não haverá para outro.
Entretanto, contudo, segue o problema da FAB, com baixas previstas de AMX e F5.
O substituo de AMX e do F5 é o Gripen
Por hora, seis. Esse é o problema.
Oito, para ser mais exato…..mas realmente não deixa de ser um problema….
O problema é o número de aeronaves… ainda assim o Gripen continua sendo o avião para substituir o AMX e o F5M
O A29 será substituido pelo A29M… e o T25 será substituído pelo T25M… e creio que o C95 vai ser substituido pelo C95M….
Agora, o P3M é outra história
“…creio que o C95 vai ser substituido pelo C95M….”
Como assim? Os C-95 já são M há uns 10 anos!
“e creio que o C95 vai ser substituido pelo C95M….”
Isso já foi feito.
Sim.. Você tem razão… obrigado. O tempo passa e a gente nem percebe… já foram todos os planejados ou o processo ainda está andando?
Já encerrou.
Opa. Legal…
obrigado
Seis o que? Gripens? São nove hoje na FAB, sendo um em Gavião Peixoto e 8 no 1⁰ GDA, dos quais 7 estão em Natal.
O Brasil, a FAB, tem que parar com essas indecisões de gosto individual, o caça pra nós é o Gripen E, alem de ser um excelente avião, tem aviônicos de ponta e transferência de tecnologia podendo ser fabricado no Brasil. Temos que ter uns 200 Gripens ou mais. É furada Rafalles e F-15s, caros em todos os sentidos, compra e manutenção, e não tem transferência de tecnologia. Gripens posam até em estradas, perfeitos para um país como o Brasil, grande e com pouca estrutura. Como diz um Cel. Caçador, instrutor de caça da FAB, já aposentado : “- O Bom… Read more »
Total. Total.
Não faz sentido algum gastar com duas cadeias logísticas e dois modelos de treinamento distintos.
Male mal faz sentido em países do Oriente Médio que compram apoio político adquirindo vetores diferentes mas com características similares, mesmo tendo muita grana pra gastar.
Olá Merlin.
O problema dos países produtores de petróleo com a balança comercial é crônico. Isso explica, em parte, a policia deles equipada com lamborghini e a força aérea com esquadrões e esquadrões de caças modernos..
Olha, sentido não faz. Mas a FAB sempre teve dois tipos de caça. Então não seria nenhuma novidade.
Mas eram dois tampões.
Nada comparado ao programa do Gripen.
Fala isso pra FAB, que já está procurando um caça para complementar o Gripen. KKKKKK
Na França, o Rafsle está sibstituindo sete tipos diferentes na Força Aérea e na Marinha. Quando os últimos Mirage 2000 derem baixa será o único caça francês.
A FAB não é a única seguindo essa linha…
Na verdade, não. O Gripen é considerado um caça leve e o Rafale um caça médio. Se a FAB mantiver a tradição de manter um Hi-Lo, esses dois aviões complementariam um ao outro. E claro, a França não vai ajudar a construir o submarino nuclear da MB de graça. Vai tentar empurrar o Rafale pro Brasil de qualquer jeito.
Isso na epoca que os aviões não eram multimissão. Acabou isso. O nosso avião e o Gripen e ponto final. AFAB quer somente o F39, o problema e que a frota atual esta sendo desativada, o GF não ta nem ai, mas a missão constitucional tem que ser cumprida. O que a FAB tem que fazer e caça tampão a contra gosto. Encarecendo a cadeia logistica, ai vem os entendidos aqui culparem a FAB e que ela não sabe o que quer. Ela quer o F-39, 200 se puder, mas quem manda no orçamento? 40 ministerios mais as regalias, como… Read more »
Gripen E é caça méfio. Mesmo porte do Mirage 2000 (16-17ton de PMD). O Gripen A era leve, no mesmo porte do F-5 (12,5 ton de PMD).
Cara o Brasil tem dinheiro para comprar qualquer um dos 2 e pagar à vista. Claro, desde que incluído no PPA.
O problema é que tem muito roubo, muito desvio, muito pagamento superfaturado, muito assessor, muito funcionário fantasma e, principalmente, muita mordomia para todo o tipo de “autoridade”.
Sinceramente, meu sonho seriam 20 F-15 top de linha, e os gripens seriam distribuidos, pelo resto do país………………….
Mesmo que os rafales fossem de graca, não faria negócio com o Macron. Cara vota contra comercio entre mercosul e uniao europeia. Ta na hora de ser contra ele tambem.
De graça sim… daí a gente vende de segunda mão para a Argentina
Na verdade, o problema era deste desgoverno que não estava cumprindo o compromisso acertado com a Suécia atrasando pagamentos, a Suécia não é boba.
As diferenças (para menos) dos desembolsos previstos dos empréstimos segundo o cronograma original e os efetivamente realizados se acumulam desde pelo menos 2018, ou seja, desde dois governos antes do atual (que tal como os anteriores vem mantendo essa diferença para menos).
Este e outros gráficos estão na matéria abaixo:
https://www.aereo.jor.br/2024/07/29/programa-gripen-em-graficos-a-diferenca-entre-as-necessidades-e-os-desembolsos/
Para ser justo, todo governo faz contingenciamento no orçamento da defesa. Os governos petistas são péssimos administradores, mas nesse quesito, estão apenas seguindo a tradição. Embora o governo anterior pelo menos tinha a desculpa de uma pandemia global . . .
As conversações vêm ocorrendo há uns dois anos.
Até agora estamos indo bem nas eliminatórias, passando de fases com bom desempenho. O grande titulo de campeão será qdo anunciarem a venda para India ou Arábia Saudita.
o título mundial vai ser vender pra Força Aérea dos EUA, a Embraer está negociando uma nova parceria, alguém com mais força no congresso do que a L3 Harris.
O titulo e do brasil/fab e Embraer, onde foi solicitado os requisitos técnicos, investiu e construiu. Agora está colhendo merecidamente por tudo isso.
Quanto vale 01 KC 390 e 01 Gripen?
Bem.. o contrato de 36 Gripen para foi algo como US$ 120~130 milhões, dependendo do câmbio entre as coroas suecas e o dólar…. mas isso inclui tudo, inclusive a ToT para a produção do avião na Embraer. O contrato de venda do Kc390 para Portugal foi de algo entre US$ 180~200 milhões, dependendo do câmbio entre o euro e o dólar… mas isso inclui o treinamento e o apoio logístico Eu acho que avião por avião, os valores são mais ou menos equivalentes…. talvez o Kc390 um pouco mais barato… Eu acho que o Gripen está enter US$ 75~85 milhões… Read more »
Não poderia ser diferente, falta agora comprar um segundo lote de Gripen, essa parceria trará muitos benefícios a duas nações.
Ainda nem foi pago 20% dos Gripen. Por isso só 8 estão no Brasil.
Foi pago 2/3 do contrato. Leia aa matéria do Nunão a respeito…
Não tem $$$ nem para honrar a compra do 1° lote … 🙃
Vi em outro site uma possivel ampliação do lote de 36 em 25%. O que daria 45 aviões. Pode ser que seja por isso que a fab falou em renogociar e receber aviões ate o inicio da próxima década. Nao sei se estou certo ou errado. Mas torco que seja algo positivo
12 a 15 aviões, 25% sobre o contrato.
36×25%=9. Isso daria em torno de 45 avioes.
Meu senhor! O contrato era pra 36 aviões mas envolvia outras coisas, o aditivo é pra 12 a 15 aviões, 25% é sobre o valor do contrato, com este dinheiro dá mais que 9
Meu senhor o que?! O contrato é e nao era. Nao tem nada assinado ou informado oficialmente, ou tu tem bola de cristal agora, mae dinah ??
O aditivo de 25% é sempre sobre o quantitativo.
Não, amigo. O aditivo é sobre o valor do contrato.
Acho que já expliquei… tem até vídeo do cara da saab falando 12 a 15. Só vc pesquisar.
Mestre Pablo, o amigo incluiu no valor do contrato os valores de instalações e tot ja amortizados?
Não. Contrsto equivalente a US$ 4,5 bi, então, 25% dá pouco mais de US$ 1 bi, suficientes para 12 a 14 aviões, dependendo do custtonunitário, como disse o CEO da Saab em entrrvista na CNN
Entendo que o porcentual de 25% aplica-se sobre os recursos usados no primeiro lote. Esse valor estaria baseado no limite passível de ser aditado se fosse um contrato privado, civil, em termos da legislação antiga. Ocorre que o contrato para aquisição dos GRIPENs não é civil (similar ao contrato com os helicópteros, por exemplo, no qual sequer houve uma concorrencia com outros possíveis fornecedores) e assim o limite para aditamento é relativo. Como no contrato dos GRIPENs atual há uma série de itens que já foram contemplados e não seria necessário ampli-los (simuladores, gabaritos, fábricas, treinamento de profissionais, parte de… Read more »
Não existe isso de contrato civil ou militar. Trata-se de contrato administrativo, independente do órgão contrante, submetido, à epoca, as disposições da lei 8666/93, que permanece regendo o contrato, conforme regra de transição da lei 14133.
Foi assinado um documento junto a compra do c-390 pelo ministro Múcio para usar o aditivo de 25% do contrato dos Gripens.
Tem sim, mas defesa não é prioridade, simples.
Virá o aditivo de 12 a 15, segundo lote acho muito difícil.
Será o gatilho do aditivo que será utilizado, vai vir.
O segundo lote seria o aditivo.
Não. Segindo lote é outro contrato, com novas condções. O aditivo segue as mesmas condições do contrato original, incluindo juros de 2,19%.
Pode esquecer deste segundo lote. O governo precisa cortar gastos e o primeiro alvo será o Ministério da Defesa. Nosso país está falido devido a gastança irresponsável dos recursos públicos.
Neste primeiro momento, realmente, um novo contrato para um segundo lote não virá, mais o aditivo vai vir.
Foi assinado junto a venda do C-390 o aditivo de 25% do contrato dos Gripens agora serão pelos 45 no primeiro lote, já é futuro mais promissor visto o que estava se desenhando.
É isso aí
Não foi assinado nem venda do KC-390 e nem aditivo do Gripen. O que foi assinado foi uma Carta de Intenções, ou seja, a ideia, a vontade e o desejo comum entre os dois países de que isso se transforme em vendas firmes. Mas, por enquanto não há absolutamente nada assinado relativo à compras.
12 a 15.
O que a FAB e Embraer propuseram…
A29 = Sucesso
KC390 = Sucesso
Imaginando (sonhando) um caça de 5a geração
Eu apostaria numa aeronave de transporte tático para substituir os Bandeirante, mas com motorização híbrida elétrica e turbo hélice.
Boa noite Fabio…
A impressão que tenho , é que tudo que FAB E EMBRAER meterem as mãos, o resultado é sucesso….
Abraços
Tem a opção da AKAER, que não é híbrido, mais utiliza combustível verde.
Esta última aeronave divulgada pela AKAER não possui rampa de acesso. Salvo engano, este é um dos requisitos da aeronave que visa substituir o Bandeirante.
Realmente um detalhe importante que não sabia. Obrigado
Ainda este ano veremos um aditivo de 14 Gripen ser assinado???? Pensar positivo
É provável, o Lula vai querer levar essa na biografia, que assim seja.
Já foi assinado junto da compra do c-390.
Não foi assinado, foi anunciada a assinatura de um documento de entendimento entre as partes. Ainda há todo um trâmite, no Brasil e na Suécia, tanto para a assinatura do contrato para o KC390 como para a assinatura do termo aditivo ao contrato do Gripen.
Exato. Eu até fico apreensivo e temeroso, quando saem essas notícias, com a quantidade gigantesca de comentários falando inverdades e sem ter entendido nada do que está escrito. Para a maioria, a Suécia já comprou o KC-390 e a FAB já comprou os Gripen adicionais. Eles lêem, mas não entendem.
Não, mestre Santamarinense!
Eles não lêem a materia, nem os comentários da sequencia, perguntam ou inferem coisas ja respondidas….
Mas postam.
Pois é … muitos também fazem isso. Não sei se é preguiça ou dificuldade cognitiva. Mas, é cansativo ler as mesmas perguntas e as mesmas afirmações sem sentido, repetidas vezes.
Felipe… a gente já viu vencedores de licitações serem desclassificados e o segundo colocado escolhido. Já vimos processos de seleção serem cancelados no meio sem nem indicar vencedor.. já vimos licitações serem canceladas depois de anunciado o vencedor mas antes do contrato assinado… e já vimos até contratos serem modificados no meio ou até completamente assinados… já vimos escolhas sem licitação… qualquer coisa pode …. mas é também fato que a Suécia anunciou a compra dos Kc390…. ainda que a gente não saiba nem o valor nem o número de aviões… também não está claro os números de Gripen adicionais..… Read more »
Anunciada Carta de Intenções. Ponto. Nada mais, nada menos.
Brasileiro não sabe diferenciar os tempos verbais. Não tem passado nem futuro. É tudo no presente.
A coisa mais comum é ver na imprensa notícias de projetos e intenções colocadas no presente do indicativo.
Agora vai explicar que o que foi assinado entre o governo brasileiro e o sueco é só um desejo? O povo não acredita, acha que já está tudo certo e que os aviões já estão para ser entregues.
Não é à toa que aqui é o paraíso dos golpistas
Perfeito.
O tempo (idade) nos ensina a ter mais paciência e ceticismo.
A experiência também nos traz base para ajudar a separar o joio do trigo.
Bom. Para alguns pelo menos rs..
“O Ministério da Defesa da Suécia anunciou hoje a escolha do Embraer (NYSE: ERJ/B3: EMBR3) C-390 Millennium como a nova aeronave de transporte tático do país… A Embraer sente-se honrada com a escolha da Suécia”
O “Aéreo” tem três matérias…
1) Suécia seleciona o Embraer C-390 Millennium como sua nova aeronave militar de transporte tático
2) Embraer C-390 designado como a nova aeronave de transporte das Forças Armadas da Suécia
3) Brasil e Suécia assinam carta de intenções para caças Gripen adicionais e início de negociações para aquisição do C-390
sei lá… vida que segue.
Não é por nada, mas a linha de produção ja deveria ter sido ampliada, sério………………
Brasil e Suécia = gripen + kc390. Dupla de sucesso.
É KC pra lá e Gripens pra cá.
Depois daquela notícia triste e preocupante sobre os atrasos da entrega do Gripen, essa notícia sobre a escolha sueca sobre o Gripen é uma lufada de ar-fresco.
É sempre ótimo ver o 390 conquistando seu espaço.
Como diria Cap. Nascimento: “Nada como uma crise pra aumentar a criatividade do sistema”. Com o novo lote de Gripen subindo no telhado, os suecos resolveram tomar a iniciativa de comprar 2 ou 3 KC-390. A conferir….
Sempre falei que F16, M nao sei das quantas, caça Indiano,era pressão em cima dos suecos para comprarem o KC390 e o brasil fechar os possivelmente 25%, lembrando que é ” até 25%” governo pode resolver só aditivar, 10%, 15%, 20% ,vai depender
Provavelmente o Galante e Poggio devem estar preparando uma matéria para esclarecer a quantidade adicional de Gripens para a FAB bem como de KC-390 para a Suécia, além da veracidade da notícia em relação à renegociação para estender as entregas dos 36 Gripens para além de 2030…
Parabéns a Embraer, bom produto, excelente negócio para Força Aérea Sueca.
A Embraer tem que diversificar o KC 390 em outras funções, senão, vai chegar o momento que não teremos mais vendas.
Eu acredito que o número de KC 390 comprados para a FAB ainda é bem tímida.
Acredito que ate o fim do ano ainda possa ter mais clientes do kc. A propria Embraer publicou uma imagem de operadores do kc390, e tinha bandeira do Marrocos e Chile. Vamos torcer
Marrocos eu aposto que é o próximo, pode escrever aí.
Tb vi que o Brasil vai querer os 25% do contrato dos gripens..sei não se era tudo pressão para fecharem o KC-390..de qualquer jeito..bom para eles..e bom para nós
Parabéns ao Brasil ! Parabéns à EMBRAER ! Afinal fomos nós que inventamos o avião, e não é pôr acaso que fabricamos aeronaves de excepcional qualidade como o KC-390 .
Vamos torcer por mais 20 unidades, já que 36 parece impossível.
Pergunta sincera, o governo brasileiro não terá que pagar os caças do mesmo jeito ? A EMBRAER não é do governo então ela vai ficar com o dinheiro do KC 390 e o governo terá que pagar a SAAB .
Sim é ótimo vender o KC mas qual a diferença pro governo ?
Obrigado a quem responder.
Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.
Essa venda do 390 pra Suécia não tem NADA a ver com a venda do Gripen pro Brasil.
Engano seu tem tudo a ver, a pressão da FAB por outros caças fez a Suécia comprar o KC 390, mas não foi essa a minha pergunta.
O Wilber está certo. O contrato de compra dos 36 Gripens é uma coisa. O contrato de venda dos Kc390 é outra coisa e se for assinado um aditivo do Gripen também é outras coisa. O contrato do Gripen previa compensações comerciais. Provavelmente a venda dos Kc390 irá prever compensações comerciais da Embraer na Suécia… mas não quer dizer que a compra do Gripen tenha como contrapartida contratual a venda do Kc390. Agora, claro que toda negociação comercial pode ter um arranjo político entre os governos.. isso já é outra coisa. Não pode misturar o acordo comercial com as negociações… Read more »
Sim. É por aí. Politicamente fica melhor para ambos os governos: o governo sueco pode dizer para seu público interno e externo que assinou um memorando para em breve comprar jatos de transporte militar do Brasil, e que o Brasil por seu lado vai em breve comprar mais jatos de combate da Suécia. E o governo brasileiro pode dizer para seu público interno e externo que assinou um memorando para em breve comprar mais jatos de combate da Suécia, e que a Suécia por seu lado vai em breve comprar jatos de transporte militar do Brasil. Ambos justificam politicamente o… Read more »
Correto, por isso meu otimismo.quanto o aditivo de 25% sair.
Se você estiver falando em algo do tipo “olha, tô comprando 390, mas exijo que você compre mais Gripens agora também”, não, não tem nada a ver.
Agora, se você estiver falando em algo “indireto”, do tipo “ok, selecionamos seu produto porque é o que melhor atende a nossos requisitos, e nós temos um produto que atende a seus requisitos, fizemos nossa parte. Seria de bom-tim vocês fazerem o mesmo”, então faz mais sentido.
Mas não, não estamos trocando 390 por + Gripens.
Não existe pressão p0rr@ nenhuma! Entendam isso! Se a FAB não quiser comprar mais Gripens porque a Suécia não quer o KC,problema da FAB,a Suécia já ganhou muito com essa venda.
Sim. O contrato de compra dos GRipen pela FAB é uma coisa. O contrato de venda dos Kc390 é outra coisa. Agora, a conta ampla é quanto o Tesouro irá receber em impostos diretos e indiretos pela venda dos aviões da Embraer e quanto terá que desembolsar para pagar as parcelas anuais do contrato do Gripen. Toda exportação significa receita tributária e entrada de divisas cambiais. No caso da Embraer, para cada US$ 2 que ela importa em peças e componentes, ela exporta US$ 3.. há algum tempo mostrei que no caso das fragatas Tamandaré, que tem 40% de nacionalização,… Read more »
O GF vai receber mais impostos pela venda do KC390…e a FAB seus royalties
EDITADO
6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão.
Percebam a importância dessas vendas no âmbito econômico. As ações da EMBRAER, desde janeiro de 2024, já subiram mais de cem por cento. (EMBR3, R$21,68 jan/24- R$53,79 8nov/24). Aguardando a evolução das negociações na Índia.
Só ver a live do Caiafa de ontem. É oficial. 45 gripen
Oficial? Como assim? Não tem contrato nenhum assinado sobre isso!! Oficial é a Carta de Intenções, nada mais que isso.
Tiraram o escorpião do bolso FINALMENTE. Já era hora deles nos prestigiarem com essa compra, levaram um baita avião e ainda fortaleceram o Gripen no Brasil, e assim que se faz bons negócios.
Ótima notícia! É sempre bom ver a EMBRAER tendo sucesso! Só fico imaginando se o Brasil tivesse tido mais pés no chão e ter comprado Gripens de “prateleira” em vez de ter insistido na transferência de tecnologia . . . Talvez estivéssemos próximos de 60 caças Gripens na FAB.
Show de Bola!
E que isso também signifique mais Gripens para a FAB.
Ummm… se esse negócio se concretizar, um C-390 vale quantos Gripens?
Depende… tem o preço da aeronave em si e tem o preço da aeronave com o pacote logístico… Portugal pagou cerca de E$ 900 milhões por 5 aeronaves… comparado ao contrato da FAB pelos Gripen, os Kc390 foram mais caros….
aeronave por aeronaves, o Kc390 deve ser um pouco mais barato, Chuto uns 15~20% mais barato.
Lendo os comentários,percebe-se que a maioria dos brasileiros,não acredita na sua capacidade.
Acreditamos sim…
o que não acreditamos são em façanhas de cortar o pedido inicial de 28 para 15…. quem tem GF e FAB não precisa de Lockheed Martin ou Washington para sabotar o Brasil
Torcedores de super trunfo, viúvas chorosas.
E ainda acham que ter indústria em um país não é importante…imagina quantos países estariam brigando aos tapas se a EMBRAER fosse leiloada e ser transferida para seus territórios…Para mudar toda a cadeia produtiva hoje existente no BRASIL, pensando apenas naquela voltada só para os GRIPENs, qual seria o “nosso” prejuizo indireto? Olhando para a formação de profissionais, so para citar uma entidade de ensino, imaginem vcs quanto a ToT do GRIPEN incentivou e agregou valor ao ITA e à USP- São Carlos? Alguem acha que os EMB seriam projetados e fabricados no BRASIL se não houvesse o programa AMX?
O C-390 millenium é um produto excepcional , mais um golaço da Embraer.
E vem mais cliente em breve…Marrocos tá de olho
O C-390 está deixando as viúvas do C-130J em lágrimas…Rsrsrs
Um pouco de pressão não faz mal a ninguém: estimula o raciocínio e ajuda a decidir de forma mais clara.
Quem vende também tem que saber comprar, não é mesmo?
Pura pressão do governo federal, se não comprar o kc cancelamos os gripens hahaha.
Não tira o merito do kc-390 ser um bom avião de transporte militar.
abraço,
Quero muito que ambas notícias se concretizem, mas só vou ficar feliz quando os contratos estiverem assinados. Até lá, nada existe nesse sentido. E, mesmo assinados, os contratos podem não ser cumpridos. E antes que me chamem de pessimista, digo que sou realista. Ainda mais observando o setor militar e de defesa do Brasil ha mais de 35 anos.
Verdade Suécia vai pegar troca 3 C 390 pelo 8 gripens forma pagamento vão 4 aviões modelo c e completa 1 esquadrão depois só isso vamos mesmo f16 usado mesmo
Sucesso.
A Embraer é top demais.
Se tivéssemos um orçamento militar mais parrudo a Embraer poderia desenvolver um caça e seria um sucesso.
A FAB não precisa de Gripe C/D, talvez ainda que fosse, um leasing de um esquadrão de Gripen C/D. Isso de comprar avião de segunda mão é um grande equívoco.
Contudo, me parece que os suecos não tem Gripens C/D sobrando assim… talvez a África do Sul pudesse alugar algo como 5~8 aviões para substituir os AMX de modo provisório… mas isso de comprar avião de segunda mão é um equívoco
Concordo
É Tetraaa… É Tetraaaa…!
É essa escolha da Suécia na minha opinião demorou, e se não fossem de kC390 poderia achar outro fornecedor, RBS 70, Gripen… o Brasil vive comprando coisa da indústria deles era só o que faltava eles não comprarem.
Assim como defendo agente comprar os akashi e Brahmos se a índia comprar tbm o kC390.
Uma Carta de Intenções! Ou seja renovação dos votos de parceria!
Um bom começo, quero muito que assinem o contrato oficializando a venda do KC390 para a Suécia a compra de +14 Gripen F-39E para a FAB , e pelo menos o Leasing de uns 16 Gripen C/D para ter fôlego e reorganizar a aviação de Caça
Natal, Brasil, 09 de novembro de 2024 – O Ministério da Defesa da Suécia anunciou hoje a escolha do Embraer (NYSE: ERJ/B3: EMBR3) C-390 Millennium como a nova aeronave de transporte tático do país.
De novo isso? O anúncio está dentro dos assuntos abrangidos pela Carta de Intenções. E esse anúncio é da escolha da aeronave por parte dos suecos. Ponto. Por enquanto, terminacaí. Não tem compra nem contrato ainda. Nem de KC-390 para eles e nem de F-39 para nós.
Natal ; Presente de Natal!
Papai Noel, vê se vocẽ tem a felicidade para você me dar…..