Zhuhai, China – O piloto de testes Sergey Bogdan iniciou hoje os exercícios de demonstração do caça furtivo Sukhoi Su-57 no Airshow China 2024, em Zhuhai. A aeronave, identificada como T-50-4, é o quarto exemplar produzido do avançado jato de quinta geração da Rússia e promete impressionar o público com manobras acrobáticas de alta complexidade, destacando suas capacidades máximas de voo.

Para as demonstrações de alto desempenho, o Su-57 foi configurado com menos de 50% de sua capacidade total de combustível, que eleva a relação empuxo-peso para mais de 1,15 kgf/kg. Essa configuração permite ao caça realizar acrobacias com extrema agilidade e precisão, maximizando a performance do avião em relação ao peso e tornando possível exibições mais ousadas e complexas.

O Su-57, desenvolvido pela Sukhoi, é o principal caça de superioridade aérea da Rússia, projetado para ser furtivo, ágil e capaz de executar missões de combate em diversas condições operacionais. A presença de Sergey Bogdan, piloto de testes veterano, reforça o compromisso da Rússia em apresentar o Su-57 como uma aeronave de destaque no cenário global.

VÍDEO: A decolagem curta do Su-57

Subscribe
Notify of
guest

51 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
João Moita Jr

Que belissima aeronave. Só de lembrar que o Brasil poderia ter participado desse projeto…

Burgos

Então !!!
Da pintura eu tinha falado em posts anteriores da FAB pegar Gripens “pixalizar” a pintura como no SU 57 aí nas fotos, aí ficar bacana também👍

Ramon

Por falar em pintura dos nossos Gripen, até hoje eu não entendi nada. Nquela “maquete” que era exposta eles chegaram a brincar com a possibilidade do “pixelamento” mas depois recebemos os gripens com exatamente o mesmo padrão de pintura dos Gripens da Suécia… Eu acho uma falta de criatividade do caramba, porque com os Mirage 2000 a FAB manteve o mesmo padrão de pintura da França mas até poderia alegar que era uma questão de facilitação de logística porque eles eram usados e tal… Mas com o Gripen a FAB poderia ter escolhido a pintura que quisesse. Poderia ser um… Read more »

Last edited 3 horas atrás by Ramon
Vila Nova

Verdade!
O Brasil foi convidado, mas os lacaios serviçais dos EUA não permitiram!
Sabujice elevada à milésima potência!

Felipe

Seria o pior erro do Brasil, participar de um projeto que não condiz com a realidade, até os indianos desistiram dele, por não cumprir as necessidades furtivas de um caça de 5 geração!!

Last edited 1 hora atrás by Felipe
Mirade1969

Mas os indianos não tem caça de 5ª geração portanto quem perdeu mais nesta história foram os indianos pois se tivessem ficados provavelmente já teriam adquirido tecnologia e poderiam estar produzindo o seu projeto próprio hoje mas ainda vão ter que esperar muitosss anos até o projeto chegar a fase de protótipo. Talvez agora corre o boato deles serem os próximos clientes do Su-57. De parceiro a comprador que bela falta de visão.

Clésio Luiz

Caramba. Aquela decolagem pareceu a de um Harrier numa decolagem convencional.

Eu já vi decolagens curtas do F-15 e F-16 (em torno dos 300m) e elas são pelo menos o dobro da distância percorrida pelo Su-57.

Mas vamos ser sinceros: essa decolagem não foi feita com 100% do combustível interno, que no caso do Su-57 deve ser mais que os 11.000kg da família Flanker.

Renato

Impressionante mesmo, assim no chutometro parece que não chegou a 100m.

Clésio Luiz

Prestando atenção no tempo de decolagem, este acontece aos 8s do vídeo. Como a aeronave já estava em movimento no começo do vídeo, acho que é seguro dizer que o tempo total é em torno de 9s. Achei esse vídeo do novo F-15QA fazendo uma decolagem de apresentação também em torno de 9s:

https://www.youtube.com/watch?v=9NUAjWlNCY4

Rommelqe

Também no caso do link do F15 que vc postou, CLÉSIO, evidentemente não ha nenhum armamento (nem deveria…) e muito provavelmente com menos de 50% de combustível. Outra belíssima aeronave, com desempenho comprovado excelente!

Rommelqe

E, caro CLÉSIO, sem nenhum armamento, lógico. Acredito que até mesmo sem o canhão orgânico… Mas é uma aeronave fantástica.

Bispo de Guerra

E nem esta com o ¨motor novo” que tera muito mais empuxo…. em 2035..6..7..40…rs

Nilo

Bruto e letal conforme padrão de qualidade russo e para piada dos chineses.

Fábio

Foi feito na garagem do Dimitri, qualidade Xing Ling!

paulo

É verdade esse bilhete?

Last edited 2 horas atrás by paulo
Felipe

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk que padrão de qualidade? Me diz! Su 57 é tão bom que está sendo ridicularizado pela mídia chinesa!!

Mirade1969

Lembre-se a imprensa não especializada não sabe a diferença entre uma escavadeira e uma retroescavadeira portanto os especialistas não são muito honestos ou conhecedores de causa.

Luís Henrique

Claro, os chineses querem ganhar o mercado mundial e vender para países da Otan está fora de cogitação, então o negócio é invadir os clientes russos.
Vão falar mal mesmo.

Importante lembrar que este Su-57 foi construído por volta de 2011 e é um protótipo, se não me engano, o terceiro ou o quarto protótipo.
Os caças de produção possuem acabamento melhor e começaram a ser entregues somente no final de 2020.

Joanderson

Se for melhor do que qualquer caça de 4 geração em tudo a Rússia já tá muito bem.

MMerlin

Vale a pena da uma olhada no que a mídia especializada e entusiastas do gênero estão apontando a respeito sa qualidade construção da aeronave.
As fotos realmente surpreendem.

Mas já vimos situações complicadas também em f-22. Aeronaves de exposição não devem ter o mesmo cuidado que as de uso em treinamento e missões reais.

Jackson Junges Bomfim

Sim, de fato. Porem no mesmo site diz que se trata do primeiro protótipo. No caso essa aeronave do vídeo.

Hamom

Os russos se precaveram de espionagens…das duas aeronaves que mandaram pra Zhuhai, a que fica em exposição, está sem revestimentos anti-radar e com parafusos e rebites a mostra, é um protótipo construído em 2012.

A outra foi produzida em 2016 e serve somente para experimentos em testes de voo.

De 2012 até 2024, os desenvolvimentos do SU-57 neste período não estão a mostra na exposição.

Last edited 4 horas atrás by Hamom
Clésio Luiz

A aeronave que os entusiastas chineses tiveram acesso no solo é o quarto protótipo do Su-57, da época que ainda era chamado de T-50. Nem está operacional mais, tanto que veio a bordo de um cargueiro. Se parafuso exposto faz um caça não ser stealth, então nenhum é:

comment image

Maurício.

“Se parafuso exposto faz um caça não ser stealth, então nenhum é:”

É que os parafusos do F-35 tem tecnologia alienígena da área 51, sem contar que eles também são stealth! Rsrsrs.

Felipe

Que comentário ingênuo, a questão não é essa, mas sim a quantidade o tamanho e a pintura !!

Last edited 1 hora atrás by Felipe
Hamom

Que belo pássaro !

Saldanha da Gama

2!!!!!!!!

Marcelo M

Alguém vai falar dos rebites ou não dá pra ver nessas fotos?

Maurício.

Caros amigos, vamos nos focar nos rebites e parafusos de um protótipo de um caça, que ainda não está totalmente pronto, isso prova que os indianos estavam certos! Rsrsrs.

Léo Neves

Difícil saber se ele decola em menos pista do que pousa , no pouso há duas ocasiões onde o paraquedas de frenagem é liberado antes da aeronave tocar na pista e para totalmente poucos segundos depois usando as partes móveis como freios aerodinâmicos ….
Se fosse uma vez só abrindo o paraquedas antes de tocar o solo poderia ser falha do piloto mas duas vezes provavelmente foi para mostrar a resistência da aeronave caso precise pousar em pista curta.

Maurício.

Porcaria, percorreu muita pista para decolar!

Leonardo

Esse tipo de decolagem é só pra exibição, ou tem alguma utilidade prática…??

paulo

Acho que é para gerar essa dúvida.

Macgaren

Video ficar mais curto para colocar no youtube, internet 4g é cara

Abymael

Se esse tipo de decolagem é feita por uma aeronave dos EUA é uma maravilha; se é feita por uma aeronave russa, não serve para nada.

Rommelqe

Camuflagem, pelo menos para mim, não é um fator predominantemente estético, mas sim deve cumprir sua função precípua de ajudar na furtividade da aeronave tanto em terra quanto no céu. Esta pintura pixilizada é importante em muitos aspectos. Uma delas é que o inimigo quando proximo e com seus próprios olhos visualiza mais nitidamente os pixeis azuis, emulando aeronaves de menor porte e fazendo com que, iludido, o combatente inimigo tente achar algo mais importante. Essa consideração também é válida para dispositivos de visada instrumentada no espectro visual humano. Mas, além de outras considerações similarmente nem tão importantes, entendo que… Read more »

Fábio

Parei em ‘furtivo’ essa Su-kata não deveria ser chamado de stealth.. qualidade dos materiais russos está se comprovando uma porcaria.

Carlos 07

Pelo comentário, vemos o quanto “conhece” do assunto. Parabéns, criança.

Maurício.

“qualidade dos materiais russos está se comprovando uma porcaria.”

Concordo! Qualidade quem tem mesmo são os “materiais” da OTAN que a Ucrânia está usando…

Bispo de Guerra

bom mesmo é F-35 … o avião mais 171 da historia… enfiado na marra aos “aliados” como o suprasumo aereo do seculo….

Gabriel

Verdade Bispo !

Mirade1969

Nada como a voz do especialista em zero questões.

Léo Neves

Primeiro imagina do compartimento de mísseis de curto alcance do su-57
https://x.com/Nickatgreat1220/status/1853700364727693518
É do protótipo estático 057 então não dá pra saber se a versão final é do mesmo jeito.
No vídeo divulgado pelo ministério da defesa russo o míssil parece sair do compartimento e ir para frente antes do lançamento.
https://youtu.be/U7CG_gu0Vic?si=BTHnmTFSM5P7niX0

Rogério Loureiro Dhiério

Senhoras e senhores.

Com vocês.

O Bozo russo dos ares.

Uma comédia esse caça.

Não curto me nada, zero essa aeronave.
Para mim a maior proeza em passar vergonha da história da aviação.

Pior que ele não vem sozinho.
Logo logo o “Jogo da Velha”…ops o Chackmate chega e aquele UAV do tamanho de um Boeing tbm acompanha, ou será que o único que fabricaram caiu e jogaram um morteiro de 20 nele, o tal de Zirckon, pra estourar tudo e só detonou a casa de pardal que tava perto?

Luís Henrique

Claro, são mais de 200 países no mundo, somente Estados Unidos e China superam a Rússia em caças de 5a geração, a Rússia fica em 3º lugar no mundo todo e eles devem estar muito envergonhados.

Groosp

Não vi lentes Luneburg.

Filipe Bacelar Rocha

Imagina um bichinho desse numa cruzex

Guilherme Lins

cada vez mais eu penso que se trata de um flanker “quadrado”. Pelo menos os motores são os mesmos…

Luís Henrique

O novo motor já está pronto. Já terminaram todos os testes. Devem ter recebido uns 3 Su-57 este ano já com o motor novo e ano que vem (2025) todos os Su-57 virão no padrão Su-57M com os novos motores.

Vila Nova

O Brasil com 50 unidades do SU – 57 + 50 unidades do SU – 35 e 150 unidades do GRIPEN já seria um bom começo !

Daniel Massaneiro

Eu espero que depois que a guerra na Ucrânia chegue ao fim que a Rússia comece a produção desse caça em larga escala. eu quero muito ver ele em ação.