Saab F-39E Gripen contrapõe as forças aliadas na CRUZEX 2024
Além de integrar as missões aéreas compostas, o F-39E Gripen atua como Força Oponente no cenário do exercício
Uma das principais características da Cruzex é seu dinamismo. As aeronaves de combate dos países participantes assumem tanto o papel de Força Aliada quanto de Força Oponente ao longo deste exercício de alta complexidade. Nesse tipo de treinamento, em que o F-39E Gripen da Força Aérea Brasileira (FAB) também está presente, os caças executam operações de contraposição aérea defensiva (Defensive Counter Air, DCA).
No contexto do exercício, a DCA é geralmente realizada pela aviação da Força Oponente, que, alertada pelos radares de defesa aérea, aciona os caças em prontidão, seja no solo ou no ar, para reagir e impedir um ataque, bloqueando a missão da Força Aliada. Durante essas ações, os pilotos utilizam, de forma simulada, sistemas táticos e armamentos disponíveis para alcançar seus objetivos.
“Na Cruzex, atuamos de ambos os lados, como Força Aliada e Oponente. Para nós, é essencial treinar o F-39E Gripen em variadas situações, enfrentando aeronaves de diferentes nacionalidades, cada uma com tecnologias e doutrinas próprias”, comentou o Major Aviador Vitor Cabral Bombonato, Oficial de Operações do 1º Grupo de Defesa Aérea da FAB.
Mais uma vez, as tecnologias embarcadas no F-39E Gripen, como sistemas táticos, autoproteção, guerra eletrônica e armamentos simulados, são fundamentais para aumentar o nível de dificuldade das missões, tornando-o uma ameaça desafiadora no ambiente de treinamento.
“Nós sempre voaremos em formações mistas de aviões de caça e que irão revezar o lado do conflito simulado ao longo do exercício. Isso quer dizer que em uma missão, por exemplo, o F-39E Gripen vai voar com o F-5M ao seu lado, mas na seguinte vai combater o F-5M. A mesma coisa acontece para os demais aviões como o F-16 e o F-15”, concluiu o Tenente-Coronel Aviador Ramon Lincoln Santos Fórneas, comandante do 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA).
Sobre a Saab
A Saab é uma empresa líder em defesa e segurança com uma missão de longo prazo: ajudar os países a manterem suas pessoas e sociedades em segurança. Com o apoio de seus 22.000 funcionários, a Saab vai além dos limites da tecnologia para criar um mundo mais seguro e sustentável. A Saab desenvolve, produz e mantém sistemas avançados, sejam eles aéreos, de armamentos, comando e controle, sensores e subaquáticos. A Saab está sediada na Suécia e possui operações importantes em todo o mundo. Os produtos e serviços da empresa fazem parte da capacidade de defesa de muitas nações.
A Saab mantém uma parceria de longo prazo com o Brasil e fornece diversas soluções avançadas para o país, tanto civis quanto militares. Com o Programa Gripen Brasileiro, a empresa estabeleceu uma ampla transferência de tecnologia que está beneficiando a indústria de defesa nacional.
DIVULGAÇÃO: Saab / AND, ALL
Seja o primeiro a comentar
Uma coisa não ficou clara pra mim, os F-16 e F-15 estão atuando como força oponente (RED Force) também? Lembro que nas ultimas Cruzex somente a FAB fez esse papel.
O Gripen quando voar como aliado vai atuar junto com os F-16 e F-15 e quando bosr como oponente vao enfretar esses caças, só o Gripen vai atar nas duas funções!
Não. Red Force somente o país anfitrião.
Negativo, todos operam nas duas forças
Todos atuam com Blue Force e com Red Force
Importante dizer que nossos F-39 Gripens teve limitação de suas capacidades, a fim de nívelar com os F-16 e F-15, para execução dos exercícios.
É… F-16 e F-15 que vieram… Não são dos mais modernos !
Mas serve também pra gente ter noção do quanto é importante ter aviões atualizados (Muita gente não tem).
F16 chilenos nao foram modernizados?
Creio que seja um processo em andamento ainda e não vai abranger toda esquadra deles:
https://aeroin.net/lockheed-martin-garante-contrato-de-us-22-milhoes-para-modernizacao-de-cacas-f-16-chilenos/#:~:text=A%20For%C3%A7a%20A%C3%A9rea%20Chilena%20vem,in%C3%ADcio%20da%20d%C3%A9cada%20de%202000.
O Chile opera com F 16 C/D e com Bloco 50 se não estou enganado
Não ouvi nem li nada sobre essa limitação. Tem a fonte?
https://www.edrotacultural.com.br/fab-reduz-capacidades-do-gripen-para-missoes-da-cruzex/
Grato.
“Na Blue Force, os pilotos brasileiros de F-39 podem lançar virtualmente tanto seus mísseis IRIS-T, de curto alcance, quanto Meteor, de alcance além do horizonte (BVR). Quando estão na Red Force, contudo, os Gripen contarão com um armamento fictício de menores capacidades. Todos os “lançamentos” de armamentos ocorrem apenas de maneira simulada, e softwares avaliam se os disparos teriam sido bem-sucedidos.”
A diminuição das capacidades, de forma virtual, se dá nas armas e não nos sensores ou outros sistemas.
Tem sim. O Felipe Salles do BMVM confirmou
Onde tu leu ou ouviu isso??
EDITADO:
COMENTÁRIO BLOQUEADO DEVIDO AO USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.
Acho que até os F-5EM darão um certo trabalho. Vi um vídeo onde eles voavam em uma formação cerrada com os F-15C, e aposto que em algum momento isso será aproveitado. A uma certa distância, levando em consideração o RCS dos F-15C ninguém vai saber se são 2, 4 ou 6 juntas e os F-5EM atuando como elementos surpresa podem vir contribuir para algumas missões.
“Vi um vídeo onde eles voavam em uma formação cerrada com os F-15C.”
Coisa linda aquele vídeo, né? Eu vi um que o piloto do F-5 filma, e tem um que é filmado do solo, muito top.
Quanto aos combates, pelo menos na arena BVR, já ouvi dizer que os F-5 da FAB não possuem a mínima chance quando treinam com os Super Hornet da marinha americana.
Lindo mesmo. Eu nem acredito que o F-5EM seja colocado em alguma situação em que e seja exigido que atue em combate BVR. Uma pena não termos acesso a alguns detalhes estratégicos hehehe
Na CRUZEX vai voar combate BVR sim.
Por que não? Os F-5M possuem os Derby. Não tem o alcance do AMRAAM e muito menos do Meteor, mas não são inúteis.
Os Derby comprados em 2006?
Pensei que nem estivessem mais operacionais.
Se ainda estiverem ativos, provavelmente serão usados mesmo.
Sim, estão operacionais.
pode mandar o vídeo aqui? eu ainda não vi
O vôo em cerrada foi no Media Day, somente para fotos e filmagens.
O EMAER não tá preocupado com essas firulas. A pintura não vai fazer o avião mais capaz, mas pode baratear seu custo.
EDITADO
COMENTARISTA BLOQUEADO.
Branco virou cor da moda, paga mais caro pra ser branco.
Se pudessem fariam. O cinza superioridade aérea, além de eficaz, é mais barato que ficar inventando pinturas psicodélicas. Ninguém está preocupado com opinião alheia.
EDITADO
COMENTARISTA BLOQUEADO.
Não dei patada em ninguém. Não seja tão sensível. Claro que você pode emitir sua opinião. Será sempre bem vinda. Quem sou eu pra criticar. Só mostrei como as coisas funcionam. Esse assunto da pintura já deu.
Talvez seja o caso de contratar um carnavalesco de escola de samba. Cada ano tema e pintura diferentes nas aeronaves.
Pois é. E o forista se ofendeu. Pena.
O “seria fera demais” entregou a idade.
Vamos relevar, é um garoto. rsrs
Não fique tão magoado. Isso passa.
Fico pensando na riqueza de informações que os nossos pilotos terão como aprendizagem.
Certamente irá contribuir e muito para o desenvolvimento da aviação militar da FAB.
“A única coisa que eu questiono dos nossos gripens é esse padrão de pintura exatamente igual ao da força aérea sueca.”
Dos países que operam o Gripen, a única força aérea que teve personalidade própria foi a da África do Sul, o resto foi tudo sem criatividade e personalidade, achando mais fácil copiar o padrão sueco.
Que por sinal, ficou um belo padrão de pintura.
Notem a importância de possuir equipamentos no “estado da Arte”, Imagina se por exemplo a Força Aérea da Ucrânia tivesse equipada e bem treinada com pelo menos uns 2 esquadrões de Gripen E ou até o C/D na ocasião da Invasão que a Russia fez… , a historia seria um pouco diferente… Talvez até os Russos nem tivessem invadido
É lamentável que esse desgoverno irresponsável do PT tenha produzido um déficit financeiro enorme com
um “arcabouço fiscal” dos infernos que já vitimou diversos programas, orçamentos e planejamento orçamentário, entre eles esse que irá envergonhar ainda mais o Brasil. Esse cachaceiro ainda pretende comprar aviões de luxo para passear mundo afora com a “Canja”, tudo sustentado pelos trouxas dos contribuintes…😔
Esse exercício conjunto é importantíssimo. Não entendo muito dessa área,mas acredito estarem treinando muito e treino é o que nos prepara para a guerra. Tomara nunca ocorra, já temos muitas no mundo.