Colômbia opta por caças Gripen da Saab para renovar sua frota aérea, diz serviço de rádio sueco
A Colômbia deve adquirir uma frota de caças JAS Gripen, fabricados pela empresa sueca Saab, de acordo com informações divulgadas pelo serviço de rádio público sueco SR, na transmissão de notícias Ekot desta terça-feira. A emissora citou fontes anônimas que apontam para a escolha dos caças suecos pelo governo colombiano. Em resposta ao anúncio, as ações da Saab subiram 3,4% na bolsa de Estocolmo, às 15h06 GMT.
“Estamos cientes das informações divulgadas pela mídia, mas, no momento, não podemos comentar mais a respeito. Anteriormente, tivemos diálogos com a Colômbia sobre a venda do Gripen, porém, atualmente, não há contrato assinado”, afirmou um porta-voz da Saab à Reuters.
Não ficou imediatamente claro quantas aeronaves a Colômbia pretende adquirir. A Saab vem buscando expandir as vendas do Gripen na América Latina, principalmente para Colômbia e Peru, a partir de sua base de produção no Brasil, desenvolvida em parceria com a Embraer.
A Colômbia já planeja há anos substituir sua antiga frota de caças Kfir, de fabricação israelense. Em 2022, o governo colombiano manteve negociações com a Saab e com a concorrente francesa Dassault Aviation, mas as conversas acabaram não avançando, segundo informou o ministro da Defesa do país no início do ano passado.
FONTE: Reuters
Ora.. Que legal. Parabéns para a Colômbia.
E parabéns para o Brasil, que tem mais sorte do que juizo
pois é… Dizem que Deus protege os bêbados e as crianças..
mas acho que Deus torce mais pelo Corinthians que pela Seleção.
Se Deus torce para o Corinthians, Deus não é perfeito.
Se Deus não é perfeito, Deus não existe!
Você acabou de matar Deus! Sacrilégio!
Tem que levar ele para uma Igreja e rezar o inimigo está tentando se apoderar dele
Deus torce pro time da casa…. SANTOS!
kkk pelo menos faz todo sentido
2 X 0 no Palmeiras.. Deus é corinthiano e sofredor, mas é fiel.
Deus, definitivamente, não torce pro Coxa!
riso… pela classificação do Brasileiro, Ele também não torce pelo Athletico Paranaense..,
B’ola pra frente que a final do Paulista Feminino tá chegando…
Vamos precisar de muita sorte, quando insisto em dizer, que há uma campanha sordida contra o Gripen, a repercussão atravessa fronteiras e interresses mudam de endereço, no caso, é citado no video abaixo, o Poder Aereo, não como um baluarte de defesa do Acordo Brasil/Suécia, não aborda a análise em artigos da PA que defende a manutenção e a prioridade de recursos para aquisição de mais unidades e esconde o fato do problema de origem, os pagamentos ralos efetuados pelo Brasil, então se utiliza de argumentos não do site PA, para difamar e desprestigiar , segue: Columna de opinión |… Read more »
Quero ver como a Suécia vai manter suas linhas de montagem para privilegiar a Embraer. Talvez só umas “beiradas” de sub fornecedores.e uns dois “F’s”. Vamos aguardar
Muita hora nessa calma….
Brasil uma hora dessas vai ser pego com as Calças Arriadas , Vai apanhar feito vaca na Horta , pra largar de ser um Países irresponsável e distraido.
Uma hora dessas? Já foi. Todas as vezes em que nos encontramos em um conflito armado.
Não sei pq negativaram. É a verdade. Aqui na trilogia tem matéria sobre o Paraguai e evidencia a precariedade.
É uma análise sem o contexto histórico. A primeira q falam é do Paraguai. O Brasil vinha de inúmeras revoltas e revoluções, extremante custosas. Bahia, Maranhão, MG, RS etc. Se fosse na Europa, é como se fosse em Moscou, Berlim, Paris e Nice. Mas ninguém pensa nisso. Imaginem os custos pra tanto. Imaginem a força de trabalho que não trabalhou, mas guerreou. Depois, se fala da IIGM. Quem estava preparado pra Blitzkrieg? Quanto a material, quando q se podia ao menos imaginar guerrear no TO europeu. Para a doutrina da época, estávamos bem, só q esta estava desatualizada, pra nós,… Read more »
Fomos pegos com as calças curtas tanto na Guerra do Paraguai, quanto na Primeira Guerra Mundial quanto na Segunda Guerra Mundial. Na Guerra do Paraguai nós literalmente tivemos que dar um ‘time-out’ só para ter tempo de treinar e equipar as forças Brasileiras para finalmente conseguirmos contra-atacar. A gente basicamente ficou na defensiva até que isso pudesse ser feito (Caxias que o diga!). Primeira Guerra Mundial… bem… navios pifando, motins, enfim… precisa mesmo mencionar? Para a Segunda Guerra Mundial o buraco era tão embaixo quanto possível. Você tem noção que a maior parte dos nossos voluntários que já eram do… Read more »
Leandro, fomos pegos de surpresa não só na Guerra do Paraguay, mas também na Guerra de Canudos aqui dentro do próprio Brasil. Vamos lembrar do vexame histórico do Exército Brasileiro nessa guerra contra os fanáticos religiosos que se insurgiram contra a República. Existem varios documentos da época e inclusive essa Guerra de Canudos foi muito bem retratada no livro Os Sertões de Euclydes da Cunha. Relato histórico que mostrou desde as falhas nas campanhas militares contra Canudos até a corrupção vigente no Exército naquela época, tais como desvio de suprimentos e outras coisas. Nessa guerra, o próprio coronel Moreira César… Read more »
Exatamente MGNVS.
o Brasil estava melhor para o momento da IIWW do que está hoje. Não temos uma marinha com peças descentes de combate e a Força Aérea penando
Parabéns à Colômbia.
Espero que se confirme (pelo menos 10 + 2 unidades).
Só reforça a total incoerência do Governo brasileiro estar pensando em outra alternativa, que não o Gripen.
Bem colocado
Só falta a FAB querer comprar os aviões que a Colômbia aposentar
Para substituir os A-1 por poucos anos até pode ser.
A Colômbia também tem A37 Dragonfly para vender para quem quiser comprar
então,vem Kfir pra substituir os A-1!
p.s. -e brincadeira,senão já sabe…
XIU… fala baixo! já pensou se alguem de Brasilia te ouve? 😐
Não dá 💡
Meu receio é que sejam C/Ds que um certo país não escolheu de tampão para substituir temporariamente certos A1’s.
… e aquele tem coerência em alguma coisa ?
Isso pode ser estratégia da FAB, pois podem pegar outra alternativa e estudar os dois, futuramente estaremos fabricando nossos próprios caças, e usar oq eles tem de melhor e aprimorar outras para produzir o nosso próprio.
Admiro seu otimismo, mesmo que não compartilhe dele.
“futuramente estaremos fabricando nossos próprios caças…”
Esqueça isso.
Em 2010 havia o mesmo ceticismo quanto ao kc390 em substituir o Hércules.
Transporte é uma coisa,a Embraer domina aeronaves,digamos,grandes,pro padrão da fabrica. Mas caças não!
kk delírio… vão levar 10 anos para aprovar, 10 anos para iniciar, 10 anos para entregar pela metade, e aí cancela tudo
Nossa tecnologia não passa do Tucano.
O KC-390 usa tecnologia alienígena. Eu tento, mas é bobagem demais…
Kkkkk calma Nery.. respire.
Às vezes eu discordo do senhor, coronel. Mas quanto a ser bobagem lidar com certos argumentos… Não hoje, não hoje.
Você concorda com aquela postagem?
Não tem nada assinado nem tampouco confirmado. Melhor esperar.
Vai ser 24!
mas ja ta apostando
eu penso que se o governo atual, buscar e fechar com outra aeronave…. é só investigar que acha o motivo…
Os americans boys vão pisar nas calças em instantes…
Depois dessa Cruzex onde os Gripens tem tudo para peitar de igual para igual os F-15 os americanos é que vão ficar mais preocupados.
Americanos preocupados com Brasil? Nem vou comentar…
Preocupados ou não, já se meteram no contrato do Brasil com a Saab. Eles não querem de jeito nenhum o Brasil dominando a tecnologia
Dominar qual tecnologia?
A Embraer propos o desenvolvimento de um drone supersonico de combate, e a FAB pulou fora. Os EUA não precisam fazer absolutamente nada para nos manter no atraso tecnológico, pois a gente faz sozinho.
Com o Brasil em si não, mas comercialmente o Gripen BR derrotando o F-15 americano incomoda pois vai reverberar nas concorrências mundo afora .
“americanos é que vão ficar mais preocupados.”
Preocupados?? Com três dúzias de caças e 100 mísseis???
É brincadeira esse comentário?
Só pode.
Os EUA por razões óbvias não vão querer nunca que o Brasil tenha capacidade de dissuasão real na área militar. Não que o Brasil seja uma ameaça direta, mas é uma questão de controle regional pra eles. Por isto que caças avançados mesmo que em pouca quantidade e um submarino de propulsão nuclear são coisas que incomodam sim eles ainda mais pelo potencial que eles sabem que temos.
Eu entendi teu ponto. “Preocupados como nunca estiveram” tanto que mandaram os F15. Porque finalmente o Brasil tem uma aeronave no estado da arte, que pode fabricar, melhorar, e desenvolver outra, no futuro.
Mas eu amplio: todos no continente americano estão, porque enquanto o Canadá não rever seus F35, estamos atrás apenas dos yanks.
Se “peitar de igual para igual” com o F-15 estamos bem? Gripen projeto atual contra F-15C lançado em 1979… Alguém pode dizer quais melhorias essa versão já recebeu em suas atualizações?
Hj os dominantes são as versões atualizadas dos F16 e F22 raptor.
Eu quero saber as melhorias que a versão C recebeu. Qual radar, aviônica…
Não sei as aeronaves que vieram, mas alguns F-15C receberam v2 ou v3 do APG-63, com antena AESA. Utilizam também os ALQ-128 e ALQ-131 de contramedidas, e acredito que possam receber o ALQ-250 do Eagle Passive/Active Warning Suvivability System (EPAWSS) desenvolvido para o F-15EX. Provavelmente não receberão este upgrade por conta da idade das células restantes, devido o custo de atualizar aeronaves que deverão dar baixa em pouco tempo.
Porque? Vamos invadir os EUA?
Está certo Fábio, a CRUZEX poderá ser uma vitrine para o Gripen…
O evento está cheio de países participantes, outros como observadores, portanto tudo vai girar em torno do que a troica Gripen-eagle-Falcon poderá mostrar em termos de desempenho…
kkkkkkkk ri alto do tem tudo.
Estilo mãe dinah prevendo.
Kkkk eles mandaram F15 da Guerra do golfo….o avião em breve irá pra o museu.
Com meia dúzia de Gripens?
Torço para este resultado mas muito calma nessa hora.
Alguns anos tinham definido o Rafale como vencedor.
Mas, se for confirmado, e ele receberem suas 16 aeronaves antes de alcançarmos o mesmo número, vai ficar mais do que feio para a FAB, MD e o país.
A Colômbia não está em melhores condições financeiras,mas o Gripen ganhou o FX-2 justamente porque é mais barato do que o Rafale,a Colômbia pode ser a mesma coisa.
Acho que em termos de custo/benefício o Gripen é supeior aos outros caças de geração 4++. Em termos de avionicos não devem nada para ninguém, a principal diferença é que por não ser um caça pesado leva menos armamentos.
A qualidade do armamento pesa mais hoje em dia.
também acho… o Gripen foi projetado para ter manutanção e custos de operação otimizados
É o caça feito pra parcela do Sul Global de fora do Oriente Médio então 😅
Resumindo, é um caça barato para países pobres.
É um caça mais barato de operar, como o F16. O fato de um país optar pelo F16 novo nada tem a ver com o tamanho de sua economia, mas com o perfil de operação requerido pelas suas autoridades militares.
agora, se um país optar por F16 de segunda mão é porque não tem como comprar F16 ou Gripen novos.
É um caça barato mas que não deve nada para seus concorrentes 4++, ele só é menor e com uma turbina. Leva menos carga, mas para uma força pequena e defensiva como a nossa isto não faz diferença.
Eu não duvido nada.
E tem mais: pode até ser que desviem unidades originalmente em fabricação para a FAB….
Em 2050 eles receberam.
Pegou seu DeLorean e verificou as entregas pessoalmente?
Pois é.
Aproveitando a deixa, diz aí quando o receberemos o último F-39 e o Álvaro Alberto será incorporado. Este último é uma incógnita e o maior mistério nacional ainda não revelado.
Em 10 de contrato assinado, recebemos 8 Und sendo uma protótico. Kkk
Álvaro Alberto nem a Mãe Dinah nem Walter Mercado sabem
Pra ser justo a Colômbia enfrente um déficit muito maior que o Brasileiro, os cortes lá serão de 20 trilhões de pesos no próximo ano fiscal, sendo que o rombo é de 50.
Tanto que cortaram o Rafale quando estava praticamente acertado,não dá para saber qual caça da para a atual situação financeira da Colômbia,se terão que ir ao mercado de prateleiras dos EUA.
Iran.. saindo do tema da matéria, deficit público não é e nunca foi problema. Esta discussão sobre deficit ou superavit tem a ver com a apropriação do orçamento público por seguimentos da sociedade. Superávit interessa ao setor financeiro que detém a maior parte dos títulos das dividas públicas, isso no Brasil ou no mundo capitalista. Suponha um gasto em infraestrutura que demanda a contratação de uma dívida (portanto, déficit porque o gasto é maior que a receita tributária). Contudo, este gasto adicional em infraestrutura reflete no aumento da receita tributária futura e no ganho de produtividade. Por outro lado, gastos… Read more »
Que amontoado de bobagem!!
Essa pérola aqui, então:
“Outra confusão que ainda resiste é supor que é a emissão de moeda que causa inflação. È o contrário. Quando há inflação é preciso ampliar a quantidade de moeda circulante para repor a desvalorização inflacionária.”
Se emissão de moeda não gera inflação, então é só a Casa da Moeda imprimir algumas centenas de bilhões de reais e o GF poderá pagar tudo que deve e o déficit público será zerado.
Não sou nem de longe expert em economia, mas o que causa inflação não seria falta de demanda da moeda? Os EUA imprimem dólar a rodo sem lastro nenhum desde o fim de Breton Woods e não deu problema, e não deu problema porque o dólar tem demanda infinita praticamente.
Na verdade o dólar também tem sua inflação. Não tão alta como a nossa, mas tem.
O lastro da moeda é a riqueza do país. Se a riqueza do país aumenta, o governo pode imprimir a quantidade correspondente de moeda sem que isso cause inflação.
No caso do dólar, também há uma demanda de moeda por ser usada como meio de troca entre países, o que minimiza a inflação em caso de impressão descontrolada do governo.
Não existe mais moedas com lastro. Nem o dólar tem lastro. È apenas um título de dívida. Na Espanha mercantilista, a prata era escassa e era usada como reserva de valor. Nem dá para dizer que era lastro porque a prata era a própria moeda. Com a descoberta das minhas de prata na América, ocorreu um aumento da quantidade de prata. Isso em si nem é bom nem ruim, mas o problema era a capacidade limitada de produção de bens.. como a demanda por bens (na era pré-industrial) cresceu exponencialmente a partir do momento que mais pessoas tiveram acesso á… Read more »
Olá Iran. A inflação tem várias causas., ás vezes acontecem juntas. Suponha que a demanda por um determinado produto seja alta. O vendedor vai aumentar os preços para aumentar seu lucro. Se isso acontece em um setor, é apenas um aumento sazonal.. inflação depende de um aumento generalizado de preços. Isso está ocorrendo agora com o azeite.. uma quebra na produção europeia elevou os preços em todo o mundo do azeite… mas ao contrário do trigo, do milho ou do petróleo que afetam outras cadeias produtivas, o azeito não pesa na inflação. Se o país tem divisas e reservas para… Read more »
Os EUA tem inflação, sim. Só que a economia deles é 10x maior que a nossa e o dólar ainda é a moeda de referência na economia mundial. Então, os efeitos danosos da impressão de dinheiro, na nossa economia, é muito maior do que lá. E nesse ponto, minha pergunta anterior se mantém: se imprimir dinheiro não é danoso, por que não fazem isso aqui??
Prezado Santamariense, vejo que camarada do comentário nunca leu absolutamente nada de economia, e que segue a turma do me disseram e ouvi falar. Ele deveria ler sobre a “Derrama” na história brasileira…Só lembrando que geralmente, este tipo de texto tem poucas figuras….
Pois é, a famosa figura do “palpiteiro”.
Perfeito vamos emitir moeda e títulos adoidado e seremos o país mais rico do mundo ! SQN
Então… suponha o programa de financiamento para a agricultura, o plano Safra. O agricultor (pequeno ou gigante) precisa de crédito para comprar os insumos, fazer a plantação, atualizar sua infraestrutura e fazer a colheita… feita a colheita, ele faz o pagamento do financiamento. Neste caso, a dívida pública gerou crescimento econômico e segurança alimentar, além de garantir uma produção para exportação. A própria dívida gerou riqueza para ser paga. Suponha um crédito para financiar a construção de residências populares. Isso cria emprego na construção civil e demanda de material. Depois, gera demanda por móveis e a própria manutenção da nova… Read more »
Outra bobagem: “Então… suponha o programa de financiamento para a agricultura, o plano Safra. O agricultor (pequeno ou gigante) precisa de crédito para comprar os insumos, fazer a plantação, atualizar sua infraestrutura e fazer a colheita… feita a colheita, ele faz o pagamento do financiamento. Neste caso, a dívida pública gerou crescimento econômico e segurança alimentar, além de garantir uma produção para exportação.” Tu percebeu o que tu escreveu?? “O agricultor (pequeno ou gigante) precisa de crédito para comprar os insumos, fazer a plantação, atualizar sua infraestrutura e fazer a colheita”. Quem contrai a dívida é o agricultor, normalmente com… Read more »
Eu discordo das teses econômicas do Camargoer. Talvez ele tenha lido muito Maria da Conceição Tavares, Bresser-Pereira e Aloísio Mercadante. Seria Melhor ler André Lara Resende, Pérsio Arida e Gustavo Franco.
Mas no caso Plano Safra, assim como de empréstimos do BNDES, a taxa de juros oferecida é inferior a taxa de juros que o Tesouro capta no mercado (Selic, ou IPCA+). Ou seja, o governo acaba fazendo dívida para subsidiar esses empréstimos.
Por isso que a Selic é a taxa básica de juros, “pero no mucho”. Há empréstimos com taxas inferiores devidos a subsídios do governo.
Boa tarde, Camargoer. Tendo em vista que eles estão com déficit e haverá cortes, não há grandes chances do MinDef sofrer com os cortes e não ter orçamento para comprar ou operar o gripen?
Acho que a diferença é que eles estão comprando de prateleira.
Devem ser mais baratos, inclusive dependendo do recheio.
Na realidade colombiana há uma guerra contra as farcs que perdura há anos. Portanto é uma necessidade de primeira prioridade, até porque o seu vizinho do norte precisa cair de maduro.
Rommelqe, para as Farcs o T29 é mais que suficiente, em conjunto com helicópteros faz todo o serviço por uma fração do F39. Agora se for para se precaver de agressões da Venezuela, aí sim o Gripen é efetivo (Não que eu ache que o Maduro tenha realmente cu*oes para fazer isto).
Voce ja trabalhou na Colombia? E na Venezuela? Já teve algum amigo assassinado por lá? Teve que ser escoltado? Depois me fala…
Rommelqe, não quis ofender, só quis pontuar que os custos para o combate da FARC, usar um Gripen quando é mais efetivo o uso de T29 ou Helicópteros.
E se for para tratarmos de riscos e perdas, meu irmão é agente penitenciário e ficou sob risco de ser jogado do alto do prédio nas rebeliões de SP. Então por favor, não me trate como inimigo, estou meio de saco cheio deste papo burro de nós contra eles, TODOS tem alguma história, e deveríamos nos respeitar.
Talvez o que faltou no final no meu post foi “na minha opinião”.
Marcelo, não quis ser ofensivo nem desrespeitoso. Mas na Colombia essas questões são realmente radicais. Numa das obras em que participei por lá, nosso pessoal só entrava no canteiro porque iam de carro blindado nivel 5 e ficavam hopedados em quartel do exercito. Foram inúmeros os assassinatos de pessoal de construção/montagem… Na Venezuela, é ainda pior. Eu mesmo fui em uma barragem enorme destruida pelos “contra” … nessa obra um amigo meu tinha uma equipe de 13 pessoas…11 foram mortas . Os Supertucanos realmente são fantásticos mas não são suficientes. So de misseis tipo manpads as FARC tem aos montes.… Read more »
Só uma correção: Não existe T-29. É A-29.
Então… no caso do Brasil, existe uma lei que limita os gastos em custeio á receita tributária. Quando a receita é menor do que aquela prevista na lei orçamentária, o governo é obrigado a adiar gastos… quando a receita é maior que o custeio, é permitido adiantar gastos. Corte é outra coisa. Geralmente, cortes ocorrem na elaboração do orçamento do próximo anos. Suponha que um ministŕio teve um orçaento de 100 este ano e a lei orçamentária aprovou 90 no prósimo ano.. isso é corte. Suponha quem um ministério tenha um orçamento aprovado de 100 para este ano, mas é… Read more »
Rapaz…
Depois de matar Deus, tu acabou de matar Keynes, com toda uma teoria própria de si mesmo sobre Demanda Efetiva!
Sacrilégio 2, A Revanche!
Pois é… nem Keynes era keynesiano… riso
mas ele sabia que longo prazo, todos estaremos mortos.. inclusive ele
Quase tudo certo ,menos a questão do aumento dos meios de pagamento, é economia básica de primeiro ano …
Professor, concordo em linhas gerais. O único reparo que faço é que a emissão de moeda e a consequente expansão da base monetária acaba criando inflação inercial, que corrói uma das principais características da moeda,que é sua relativa escassez (você só dá o devido valor àquilo que tem pouco). Emissão de moeda apenas não causa inflação em uma economia deprimida e quando o governo aumenta os gastos públicos para estimular a economia. Temos dois exemplos clássicos: 1. O New Deal (expansão da base monetária + gastos públicos); 2. República de Weimar ( expansão da base monetária sem gastos públicos, o… Read more »
Oi Sequim.. o Bresser Pereira publicou bons artigos sobre o problema da inflação inercial. O tema é complexo, mas o que ele identificou (e por isso é genial) foi que ela é causada pelo desalinhamento dos reajustes… Suponha que já exista um processo inflacionário (seja lá qual a causa). Alguns preços começam a ser reajustados em momentos diferentes. Numa semana são os preços dos combustíveis, no outro a matéria-prima, no outro outros fornecedores, etc.. então, mesmo tendo reajustado seus preços, o produtor precisa fazer novo reajuste para compensar o aumento dos seus custos provocados pelos reajustes de seus fornecedores.. só… Read more »
Plano Cruzado
Olá Marcelo… O plano cruzado falhou pela falta de reservas cambiais para garantir que pudesse servir de âncora cambial e sustentar as importações para abastecer o consumo. O plano real usou a ideia do cruzado, substituindo o tabelamento pela moeda virtual URV.. os preços ficaram congelados em URV e inventaram uma taxa de conversão artificial. Era a tablita… A URV interrompeu a inflacao inercial.. quando os preços estabilizaram em.URV foi possível fazer o câmbio para o real na taxa de 1 para 1. Ao invés de congtelar os preços, o câmbio foi congelado, já que desta vez existiam reservas em… Read more »
é que me lembro do Cruzado, do sumiço dos produtos, onde vc tinha que pagar a mais para comprar algo, o famoso ágio!
Por isto inflação pode ocorrer por falta de abastecimento ou excesso de liquidez.
Lembro eu uma foto da Alemanha pre acessão do Partido Nazista onde mostrava um homem com um carrinho de mão cheio de Marcos, do texto dizia que é para comprar pão. (Inflação por escassez)
Olá Marcelo. O plano Cruzado falhou porque faltou produtos. O fim da inflação por meio do congelamento de preços, elevou a capacidade de consumo da maioria da população assalariada, que tinha uma enorme demanda de consumo reprimida. Pode ser sido um erro da equipe econômica ou má condução do plano, que estendeu o congelamento por muito tempo, talvez focando as eleições (o PMDB foi o grande vitorioso daquela eleição). Os produtos ficaram escassos e não havia capacidade de importação para complementar a produção. Suponho que as indústrias conseguiram desovar todos os estoques, inclusive as montadoras… a escassez de produtos foi… Read more »
“…a emissão de moeda e a consequente expansão da base monetária acaba criando inflação inercial, que corrói uma das principais características da moeda,que é sua relativa escassez (você só dá o devido valor àquilo que tem pouco).”
Exatamente!! Isso é básico!!
É algo que eu senpre digo: o problema maior é que o Estado brasileiro não administra mais o seu orçamento. Sob a desculpa de ter que gastar em certas áreas ou ser impedido de gastar em outras, hoje não há orçamento, há um conjunto de regras que definem o gasto de um dinheiro que as vezes nem existe.
Olá Max. O orçamento público é um problema em todo lugar… no caso brasileiro, os gastos sociais foram ignorados por décadas ou séculos. todo excedente de receita do orçamento público foi apropriado pela elite privilegiada. A CF88 vinculou a receita dos gastos de educação e saúde para garantir estes gastos. Foi uma decisão importante que garantiu o SUS e os fundos de educação (como o Fundeb). Considero que as emendar parlamentares federais e estaduais são um retrocesso. Acredito que o momento do parlamentar atuar nos gastos do executivo é durante a elaboração da lei orçamentária. Nem vou falar dos equívocos… Read more »
Kkkkkkkkk….ótima!!!
Alguma coisa errada não está certa na sua mensagem.
E certamente tudo que estiver certo não está errado….”serto”? rsrsrsr
Se a Colômbia pagar em dia recebe os aviões em dia também.
Melhor, verifica para nós o número da Mega-Sena de final de ano
já?
O nosso demorou poi estava srndo desenvolvido, agora a coisa é mais rápida. Vamos profuzir slgins desses caças colombianos aqui no Brasil?
Receberam???? Cara, é “receberão”!!!
Não confio em pessoas que desconfiam na Saab
Agora é torcer para que se confirme.
Acho que nao.
se a produção for aqui melhor ainda…
pensando em AL a escolha do Gripem com uma cadeia logística solida na região faz muito sentido, cabe a Embraer e Saab de fato fazer essa cadeia de suporte ao caça funcionar aqui com o custo dentro da realidade Latino Americana.
Existe uma fábrica de peças estruturais no Brasil que complementa a fabricação dos aviẽos na Suécia, assim como o WADS é fabricado aqui.
Então mesmo que os aviões sejam montados na Suécia, também é bom para o Brasil
O Brasil é parte da cadeia produtiva da Saab, a montagem dos Gripens E, deverão dar continuidade da Saab, até por uma questão de econômica e se tiver incluso na possível venda da versão F, este deverá ser montado no Brasil.
A parceria, ST para treinamento, o Gripen e o Abastecedor KC390 está a se consolidar. Falta Peru.
Creio que é o contrário… o Fox será fabricado na Suécia e havendo slot na Embraer, o Eco poderá ser feito aqui, já que a Saab está comprometida com 60 Eco para a Suécia.
Pode até metade ser feito aqui e a outra na Suécia
vamos ver
Se houver aquisição de unidades Fox por parte da Colômbia dificilmente deixará de serem fabricadas aqui, A Saab tem um planejamento rígido quanto a custos.
Essa notícia Mestre, dá um vislumbre do significado deste projeto para a FAB, a Embraer e todos os parceiros do setor nacional.
Se cada Gripen em termos de custo equivale a três M346, em um conflito vc preferiria 12 M346 ou 4 Gripen E?
Olá NIlo Lembre que o programa foi revisado. Os Fox estão sendo produzidos na Suécia. Como os gabaritos para o biplace são diferentes e o número deles é relativamente pequeno comparado ao Eco, acredito que os biplaces continuarão sendo fabricados na Suécia Sobre o preço relativo do M346 e o Gripen, provavelmente vocẽ está certo na relação 3 ; 1, ainda que muita gente faz alguma confusão ao comparar o valor “cheio”, que inclui o treinamento e outras coisas, como valor “seco” que é o avião em si e o respectivo apoio logistico Então, uma compra de M346 seria o… Read more »
Olá NIlo Lembre que o programa foi revisado.👍
Prezado Camargo: entendo que os custos de desenvolvimento do F39 F é que definiram pela atual transferência de sua fabricação para a Suécia; custos estes enormes pois, como ja aqui coloquei, por exemplo, incluem no mínimo um ou dois protótipos não operacionais. Uma verdadeira lástima, pois esta era a cereja do bolo da ToT para o BRASIL. Agora, fabricar unidades F ja após seu desenvolvimento, seja para o BRASIL ou COLOMBIA, é outra história. Requer novos dispositivos e vários outros itens importantes e diferentes daqueles das linhas do F39E? Claro, mas é certamente um valor relativamente modesto e da pra… Read more »
4 Gripen E
Se os colombianos vierem a adquirir um mínimo de quatro Gripen F, se fossem montados aqui coroaria o trabalho da GDDN, ainda estava com a cabeça no passado, achando que a montagem do F fosse no Brasil, escusas.
Nilo, todo mundo está te avisando e você não entendeu!
Todos os Gripens F serão fabricados na Suécia.
Suécia.
Brasil só vai montar o E.
Isso já foi alterado no contrato inicial.
Como o Brasil não participou da licitação, acho difícil montar qualquer Gripen colombiano.
Caro Rafael, voce também não entendeu: grande parcela dos GRIPENs são itens fabricados no BRASIL, mesmo para as unidades suecas (por exemplo os WADs, parte das estruturas, etc). Será que voce ão esta confundindo com helicópteros?
Eu sei que partes relevantes dos Gripens são feitas no Brasil, pela SAAB em SBC, por exemplo.
Estava me referindo apenas à montagem dos caças F ser feita na Suécia e não à fabricação de cada peça utilizada.
Será que a Boeing vai pedir investigação também?
Pode ter certeza.
Certeza que vai ter pressão, não lembra como foi a compra dos ST pela Colômbia? A pressão que os EUA fizeram por não terem escolhido o candidato deles.
A Boeing ofereceu F/A-18E/F para a Colômbia?
A Boeing está em outro patamar
Até pode fechar o negócio, mas sem o WAD e outras cositas mas, que são tecnologia israelense.
Verdade! Como ficaria isso?
Então… a legislação brasileira é clara. Toda empresa constituída no Brasil é brasileira e segue as leis brasileiras. Supor que a empresa que produz o WAD vai declinar de fornecer estas telas é um exagero.
O mais provável é os Gripen colombianos ter a mesma interface gráfica, até porque a seria improvável que a Colõmbia aceitasse menos e que concordasse em bancar a adaptação para outro equipamento.
Mas acho que é uma decisão da empresa, caro Professor.
Não tem muito a ver com a legislação, pois não há lei que obrigue uma empresa a produzir e vender um produto. Salvo se ela for estatizada, ai fica com o agente estatal esta decisão.
No caso em tela, quem controla a empresa é a matriz israelense, e, se ela for submissa a alguma decisão política, não tem WAD para a Colômbia, uma vez que a mesma rompeu relações com Israel.
Eu escrevi isso…
Primeiro é preciso esclarecer que a empresa é brasileira. Não é israelense, não é russa, não é francesa.
Segundo, suponho que toda empresa tenha como principal foco vender e lucrar.
Terceiro, o cliente final é a Colômbia, que espera receber o melhor produto pelo melhor preço.. e a vendedora do produto é a Saab que espera vender o produto pelo melhor preço.
Ela é subsidiária da Elbit Systems.
Dito isso, caso a política atue, a mesma pode ser influenciada.
Se Israel não quiser, a AEL não vende uma tela sequer para quem quer que seja. A controladora da AEL é israelense. Ponto final! Não interessa porcaria nenhuma se a AEL, controlada pela Elbit, é brasileira, queniana ou marciana.
Agora estaremos atentos a negociação da Colômbia para a real efetivação da compra.
Embora também não está detalhado se a compra será dos modelos C/D ou dos E/F.
Por hora, segue uma incógnita, embora a esperança seja boa.
Olá Douglas.
Minha curiosidade é sobre o valor do contrato e poder comparar com o contrato da FAB
A sua curiosidade é a minha tb…
E se pagar no prazo chega primeiro que os nossos
Com certeza.
Nem esporaram o fechamento da Cuzex !!”
Nem esperaram o fechamento da Cruzex !!”
Vai atrair mais os holofotes para o Gripen
escrevi tudo errado
Mas serão novos E/F ou usados C/D? De qualquer forma são menos F-16 na região.
F-16 serão queimados.na Ucrânia.
Pelo que entendemos, são Gripens E novos (não sei se haverá compra e F neste momento)
Isso beneficia o Brasil com a Embraer produzindo para eles e dando a FAB o direito de caças adicionais?
Sim. Existe uma fábrica de partes estruturais do Gripen E e F que são produzidas no Brasil. Então, qualquer venda de Gripen significa exportação de peças da unidade da Saab no Brasil sem falar do WADS.
Nem é preciso pensar na linha de montagem da Embraer… talvez até possa ser usada, dependendo da capacidade de produção das duas linhas e do cronograma acertado com a Colòmbia.. lembrando que já foram vendidos Gripens E para a Tailândia
Os aviões feitos na Embraer ou na Suécia são idênticos.
Entendi,mas a FAB deveria ter direto de caças adicionais em caso de produção pela Embraer e agilizar a entrega desses primeiros caças para negociar o segundo lote.
Augusto, acho que não, este seria um contrato com a SAAB.
Qualquer coisa relativa a um segundo lote ou acelerar a entrega dos restantes deste lote, depende apenas de dinheiro em caixa.
São coisas distintas.
A FAB é cliente assim como é cliente do Kc390… O caça é caro… Quem sabe um descontinho….
Sempre lembrando que boa parte das estruturas fabricadas no BRASIL são produzidas em fabrica da SAAB em São Bernardo do Campo.
“…lembrando que já foram vendidos Gripens E para a Tailândia”
Não foi vendido nenhum Gripen E para a Tailândia. A aeronave foi escolhida pela Força Aérea, mas falta a definição e aprovação , ou não, pelo governo tailandês.
Vocês acham que a Saab vai produzir os eventuais Gripens colombianos aqui no Brasil?
A linha de montagem foi montada aqui para atender os que a FAB comprou.
Não viajam!
Sorte deles! Pena pro Brasil que não tá pagando nem recebendo os caças. Vamos ver agora o que sofrerá o Brasil com essas ofertas de Rafale e f16 usados.
Por um lado, eu só acredito após o contrato assinado.
Por outro lado, se for verdade ( e eu torço pra que seja ) pegaria MUITO mal pro Brasil ver a Colômbia indo de Gripen, e a gente indo de F-16 usado.
Qualquer coisa que não mais Gripens, é vilipidiar, um planejamento de anos, um departamento técnico COPAC seria um carimbo de incompetência a várias gestões anteriores da FAB, um soco no estômago da Embraer e seus parceiros.
Os suecos devem estar atentos, por isso soltaram a notícia antes mesmo do término da Cruzex.
A campanha sórdida ainda não acabou.
Qualquer coisa que não seja um novo lote de Gripens em breve será um dos maiores crimes de lesa-pátria que esse país já teve ( e olha que somos férteis nisso… )
É o atestado definitivo de que não somos um país sério, e que ToT por aqui só serve pra lavagem de dinheiro.
Os F16 e Rafale são apenas para substituir os AMX-A1 e a FAB já deixou claro que pretende operar dois modelos de caças como sempre fez,o programa Gripen não é afetado pela escolha da FAB em um caça secundário.
Claro que é, veja o valor que saiu cada Gripen com a ToT.
A estrutura montada aqui só se justifica com lotes adicionais.
E qualquer outro caça escolhido, concorre em orçamento com o Gripen, então é óbvio que o programa é afetado.
“(…) ,o programa Gripen não é afetado pela escolha da FAB em um caça secundário.”
Cara, vocês se recusam a entender que:
Não tem grana pra Gripen E pra qualquer outro vetor ao mesmo tempo.
Ou é um, ou é outro.
É simples assim.
Então, escolher F-16, Rafale, SU-35, nave Klingon, ou o raio da aeronave que for, vai impactar SIM o Gripen no Brasil.
Lamento informar,mas a FAB discorda de vc…
“…operar dois modelos de caças como sempre fez..”
Os estudos e.planeuamento da FAB ia no sentido contrário, buscando economia de manutenção ter um caça multifuncional que não necessita de doutrina e ferramentais diferentes. Wilber “….Cara, vocês se recusam a entender….” Rsrsr
O comando já disse que poderemos sim ter outro caça. Aceita logo que döi menos.
Seja o Rafale seja os F16, os mesmos são inferiores em relação ao GRIPEN em termos de substituição dos AMX-A1M. Só a possibilidade de operar em rede faz com que o emprego do GRIPENs ja se sobreponha em muito as possibilidades que seriam abertas para o BRASIL em qualquer destas alternativas (inclusive muito mais caras). O COPAC definiu e escolheu um vetor multi-role justamente para que substituisse todas as aeronaves que então operavam na FAB..
Desencantou finalmente Suécia-Brasil-Tailândia-Colômbia. Que venham outros operadores.
E que a FAB e governo brasileiro criem vergonha na cara e honrem o contrato.
Parabéns a Colômbia, avião bom com bom custo de aquisição/manutenção.
https://colombiaone.com/2024/11/05/colombia-jas-gripen-new-fighter-jet/
Aqui diz que deve ser 3 ou 4 unidades e a intenção é adquirir uma frota de 10 à 16.
Era questão de tempo do Gripen E/F começar a ganhar mercado. Agora que os primeiros já estão em operação no Brasil e na Suécia os interessados podem ver as qualidades dos caças e com isso fica mais fácil vender o produto por essas qualidades.
Acho que os colombianos na Cruzex vão aproveitar para conhecer melhor o Gripen.
Não só o Gripen, KC-390 também.
Ótimo, agora o Brasil pode comprar os Kfir da Colômbia!
(ironia)
ora… esta piada é minha.. riso.
fui mais rápido
Rs, espero que antes de nós dois ngm da FAB tenha pensado nela tbm, mas se duvidar…
Está foi melhor que a minha… Muito boa. 😂
Caça é F35 F22 o resto é lixo!
De rocha?
Ouve um comentário, faz tempo, dizia, lixo , quando se fala de indústria bélica, é tudo aquilo que é produzido fora e sobre o qual vc não tem domínio rsrsr
Será que esses pra Colômbia serão produzidos aqui na Embraer?
Óbvio que não.
A troco de que a Saab iria deixar de produzir, gerar emprego e outras benesses por lá?
O Gripen é da Saab, é sueco.
Tenho observado uma grande corrida armamentista, principalmente com a aquisição dos Gripen por vários países. LIddo é receio de guerra iminente que surgiria inesperadamente?
Dos países que estão escolhendo o Gripen, não vejo corrida armamentista. A maioria desses países estão substituindo aviões que voam há mais de 3 ou 4 décadas.
Ou substitui, ou não tem mais força de combate. Bom lembrar que os melhores F-16 usados, estão sendo canalizados para a Ucrânia.
Inesperadamente?
Se está escalando, e está escalando, não é inesperado.
Minha opinião, infelizmente, não é se, mas quando.
Parabéns para Colômbia. Tenho certeza que virá com o MFS-EW completinho, diferente do nosso, por que não temos necessidade de tal sistema EW em sua totalidade. Agora com o cachorro louco do Putin fungando na orelha de Roraima, vamos ver se a FAB vai querer, e claro pagar mais por isso.
OFF
Bicho né por nada não, mas o Gripen da FAB já está todo surrado. A tinta está desgastada em diversos locais, o caça está todo sujo de poeira.
Olhem a diferença do nosso Gripen para o F-16 da FACH. Parece que é o nosso Gripen que já tem 20 anos de operação e não o F-16. Isso é uma completa vergonha. Se é pra tirar fotos, ao menos lavem o caça. A tinta descascando nos sensores, um completo fuzué
Aeronave com pintura desgastada na força aérea de Israel é o suprassumo, é sinal que Israel voa bastante, sinal que treina bastante, sinal que é uma aeronave de guerra e não uma rainha de hangar!
Já quando o mesmo acontece com o Gripen, que é uma aeronave que ainda está sendo testada, ou seja, tem sim que voar bastante, tem sim que desgastar a pintura, aí é “um completo fuzuê”, vai entender…
No mais, quanto mais Gripen no mercado, melhor pra FAB.
Maurício, esse comentário do Marcos é totalmente sem pé nem cabeça.
Mais um que tem dificuldade de interpretar um texto irônico.
Ah, pela amor…
O cara se deu o trabalho de dar zoom e circular todos os possíveis pontos em que o caça está sujo ou com pintura “descascando”?!
Pelamor!
EDITADO
6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão.
Como estão acabando as opções para criticar o F-39 tecnicamente, apelam agora para a tinta da aeronave. A tinta e a poeira. A poeira…
Daqui a pouco vão dizer que os pilotos são feios e vesgos.
kkkk se os pilotos souberem disso que vc falou , vao chegar na voadora de costa
Pior,poeira lá nas nuvens…Carai!
A afirmativa do Careca ganha razão (e nem gosto do caboclo): a Internet deu voz aos imbecis.
Pois é. Do nada, surge cada mongolóide pra comentar besteira. É uma ânsia de comentar algo, mesmo se for pra passar vergonha.
É a vontade de parecer um ¨ixxpecialixxta¨.
Nooooossaaaaaaaaaa….
Vai cair pedaços do Gripen!
Putzzzz… tanta coisa pra escrever,me vem com isso!
Vai capinar um lote,se não tem o que fazer!
Só gasta o que se usa… Se deixasse na garagem ficava zero pra sempre
Manda no lava rápido que essa poeira aí daí e fica novo.
Deverias é agradecer!!
Isso é sinal de que estamos entre os primeiros na América do Sul em quantidade de horas de voo. Quero que fiquem todos surrados como os Super Tucanos, os C-295 e os demais modelos da frota .
Isso é sinal de operacionalidade. Não queremos Rainhas de Hangar!!
Nem tente começar a dar Zoom nas aeronaves da Navy nos Porta Aviões. Vai estragar teu dia!!
Pode ser fuligem dos incendios da epoca seca em Anapolis,a fuselagem esquenta e a fuligem gruda,talvez a remoção da fuligem na tinta requeira um processo diferente do uso comum na FAB,não sei quanto tempo estiveram em uso la na região de Anapolis,,recebimento,treino, e depois deslocamento a Natal
Grande dia!!!
Pode muito bem sair venda de Gripen C/D, 10 mais 2.
Me lembra da conversa em negociações avançadas entre Lula e Sarkozy para os Rafales.
Deu que vieram os Gripados.
Eu torço para que seja verídica essa informação.
Seria muito bom ter mais países optando pelo Gripen.
Sendo vizinhos, melhor ainda. Já fica tudo no pacote. Logisticamente falando, todos saem ganhando.
Você está gripado? Foi isso que quis dizer?
Com todo respeito vou pular seu comentário.
Não li isso.
Cof cof… desculpa tossi aqui.
Deve ser gripe…
Ou não.
“Me lembra da conversa em negociações avançadas entre Lula e Sarkozy para os Rafales.”
Existe um ditado: “Quando for tomar decisões importantes, garanta que esteja sóbrio”.
Isso me lembra quando o Rafale foi anunciado como vencedor, em pleno 7 de Setembro, pelo Chefe de Estado da época, que estava acompanhado com uma garrafinha de água “batizada”. Uma comédia nacional, de mau gosto.
Um salve para a FAB que bateu o pé e a decisão prematura foi revertida.
Ou foi uma jogada para pressionar os suecos. Eu fico com a minha versão, que é menos fantasiosa.
Com Sarkozy no palanque naquele mesmo dia?
Com o histórico do políticos ali presentes, incluindo o Chefe francês também condenado?
Naquele angu havia caroço com certeza.
Infelizmente (e de verdade), sua versão é ingênua e fantasiosa.
É que na América Latina é a escolha óbvia. É muito mais barato e custo/eficiente. E digo mais, além da Colômbia, o Peru pode surpreender. Porque o orçamento que eles declararam, não fecha para 24 unidades do Rafale…pelo menos novo, não.
A pressão e a propaganda contra o Gripen no Peru e na Colômbia é muito forte, acompanho os canais de entusiastas e “especialistas”, desses países. E, contam com a ajuda dos “brasileiros vira-latas” para espalhar mentiras e bobagens.
Tomara que se concretize! Na Torcida por aqui!
Boa notícia pra nossa linha de produção, falta a FAB ampliar o contrato e talvez a Marinha ir pelo mesmo caminho.
A Marinha tem que ir pelo caminho dos navios primeiro.
Com certeza. Depois de uns 15 navios de combate novos e modernos e pelo menos uns 10 submarinos, ai a Marinha, se sobrar dinheiro, pensa novamente em ter um navio aeródromo.
Tem notícia de compra dos tais aviões lá da Leonardo pra eles, se for pra arrumarem caça que seja o F-39…
Até agora não se sabe de onde surgiu aquela ¨barrigada¨.
Exato… tem que terminar as Tamandaré, os submarinos e as NPa500, incluindo os novos navios de varredura
O óbvio né Nery.
Mas tem um povo que sonha em terem um Striker Group com um PA lotado de aeronaves.
Culpa do FH que arrematou o Opalao no brechó francês e da SAAB que fez aquele Mock Up lançando uns mil Gripados a torto e a direita.
Agora tem gente que remoe isso, roe as unhas de ansiedade e não dorme desde então na esperança daquela cena se tornar realidade.
“Mas tem um povo que sonha em terem um Striker Group com um PA lotado de aeronaves…”
E está lá comando da dorça naval.
Força????
Deixa o FHC em paz. A culpa é da MB que pediu a ele a compra do NAe SP e que ficou muitos anos gastando dinheiro com a manutenção da embarcação e do sonho de ter um ou até dois NAes. Acho que o Almirantado assistiu muito Top Gun e fica sonhando com aviões em vez de navios. Com os bilhões de reais gastos com NAe SP, A4 e Trader (que nem vieram), formação de pilotos, viagens para fiscalização de contrato e etc, daria para ter comprado algumas corvetas. A MB já deveria ter aposentado o A4 há anos, mas… Read more »
Asa fixa não é mais prioridade na MB no momento 🤷♂️
Parabéns aos Colombianos, bora ver se a Bolívia ou era o Peru que ia comprar o Rafale
Bolívia?.
Em breve terão mais SAAB Gripen do que nós.
Bom para a Colômbia um matador de S30 projetado pela SUÉCIA para isso. Custo benefício e tecnologia.
Pra matar S30 basta um estilingue.
Meu Deus! Os Estados Unidos não irão gostar. Já, já, vão começar a arrumar problemas com a Colômbia, porque não compraram os f 16 deles.
Contrato desde 2014 e até agora só temo 8 caças. Era para passar a tecnologia para a Embraer, mais os já vem montados sa Suécia e mesmo assim, peças como o motor é Americano. E agora,a Suécia como integrante da OTAN, tá focada em outras metas. Ficamos em segundo plano.
Você é novo aqui, né? Leia outras matérias sobre o assunto publicadas aqui mesmo.
Leandro.
Não assuste o menino.
Não. A Embraer é responsável pela montagem e integração do avião. Tem peças estruturais que são feitas na Suécia e serão usadas nas linhas da Saab e da Embraer… E tem peças estruturado que são feitas na fábrica de São Bernardo e serão usadas nos aviões feitos na Embraer é na Suécia.
A Embraer também será responsável pelos testes de verificar de cada aeronave feira no Brasil. Tanto a Saab quanto a Embraer tem acesso aí código fonte e o painel Wads é feito no Brasil tato para os aviões feitos no Brasil quanto na Suécia.
Nunca fomos o primeiro plano.
Estou me referindo ao nosso próprio governo.
Na visão da Suécia eles sempre foram o primeiro plano deles próprios.
Eu adoraria que essa notícia se confirmasse, não só pelo novo operador da aeronave, como também para saborear a frustração de uns colombianos que vêm realizando uma campanha contra o Gripen. Que maravilha!
Peruanos também!!! Na cabeça deles nós vamos invadir o Peru!!
Agora vem 2. Lote de gripens fabricados na Embraer com lotes dos Hermanos kkkkk
E pensar que na década de 60, do século passado, o Brasil peitou a França, na chamada “guerra da lagosta”. Na época a FAB tinha uma frota de 100 aviões a jato modernos para a época e a Marinha do Brasil era respeitada. Para quem não sabe , vale a pena pesquisar sobre a guerra da lagosta, entre Brasil e França. Sucatearam as nossas forças armadas depois que entrou a chamada ” Nova República”. Vergonha Nacional.
Bem… Mas tinha uma força aérea mixuruca com a primeira linha de T33 e a França já tinha o Mirage III
Nós éramos bons em truco, isso sim!
A França era muito mais poderosa que o Brasil. Grande parte dos navios da MB estavam em condições lastimáveis.
Aqui tem informações sobre a Guerra da Lagosta.
https://www.naval.com.br/blog/2016/01/28/a-guerra-da-lagosta-e-suas-licoes/
Nas décadas de 50 e 60, a FAB operou 58 T/AT/TF-33A, 32 F-80C e 70 TF-7/F-8 Meteor. Na época da Guerra da Lagosta, desse total talvez houvesse em operação esses 100 exemplares que você falou, mas todos eram modelos já obsoletos ou em vias de se tornarem, com os Meteor já tendo recomendações de restrições operacionais por parte do fabricante.
Tomara que sobre algum dinheirinho desse contrato para o Brasil e que possa manter a linha de montagem daqui funcionando! 🤞
Vou aguardar a confirmação,
Exato!
Só se for o C/D.
Uma vez que o presidente colombiano não quer componentes israelenses presentes no gripen E/F.
è deve ser por causa desse rompimento de Relações que tem lá hoje disposnivel só meia duzia de Kfir em condições de operar…. Não sei que versão vão comprar mais não vejo sentido na versão C/D…. só se fosse um Leasing…. Vai comprar novos, compra logo a versão mais capaz…. A versão C/D aleas uns usadinhos semi novos suecos na falta de novos NG cairia melhor pra FAB hoje em vista das “núticias” de F-16 e afins que estamos vendo hoje…. Se bem que os Suecos devem estar com as barbas de molho com o Brasil…. se não pagamos o… Read more »
Será que é o efeito Maduro 🤔⁉️
Afinal se alguns caças fossem montados aqui, o tempo de entrega poderia ser mais rápido do terem que vir todos do continente europeu.
E parece que os colombianos estão preocupados com a postura dos Venefavelanos…
Tá bastante estranho…
Vários canais falando bastante sobre este ” atrito ” entre os governos.
Olá Salanha.. a Colômbia e a Venezuela tem relações complicadas há bastante tempo, principalmente pelo alinhamento diplomático dos colombianos com os EUA. Estou com a impressão que está ocorrendo uma luta interna dentro do governo venezuelano… pode ser que exista uma disputa entre a “linha-dura” e “moderados”. Isso aconteceu no Brasil durante o regime militar… de um lado estavam os “castelistas”, mais moderados.. era o grupo da “Sorbonne” (apelido da Escola Superior de Guerra), que tinha tinha o Golbery, os irmãos Geisel, o Figueiredo… e do outro os linha-dura (Ednardo, Médice, Costa e Silve, Rademaker..) Havia uma queda de braços… Read more »
Boa noite Camargoer!
Na realidade eu esqueci de por o nome dos governos, e no caso seriam BRASIL e venezuela…
Tem muita ” rusga ” patindo do presidente daquele país. Será que há uma luta interna? Sinceramente não acredito e estranho, o BRASIL ter barrado no brics…
Abraços
Prezado SALDANHA: na realidade as rusgas entre Colombia e Venezuela são muito intensas ja ha bastante tempo. A principal razão para a aquisição dos GRIPENs reside na necessidade de reforçar as defesas aéreas na fronteira entre eles, mas, além disso, os GRIPENs são uma força incrivel contra alvos em terra. No célebre episódio em que os A29 atuaram contra guerrilheiros da FARC houve uma colaboração muito importante de um ER-99 da FAB que apontou o local do acampamento por meio de reconhecimento de comunicações por rádio …o GRIPEN, para isso, nem precisa de ER-99. ele mesmo dá conta deste recado…… Read more »
Boa noite,
Camargoer, eu esqueci de por o nome BR E Venezuela
Abraços
Nenhuma relação… a Colômbia vem adiando a substituição de sua frota de caças…, o Gripen E é um excelente caça com custos de operação e manutenção otimizados. Não sabemos qual é a proposta financeira. As vendas via FMS é feita por meio de um acordo governo-governo, sem qualquer offset ou compensação comercial. Os preços de material militar novo via FMS não é tão mais barato assim… mas o pagamento pode ser facilitado pelo governo dos EUA, por exemplo parcelando.., A Saab, por outro lado, tem a tradição de oferecer bons contratos de compensação comercial, o que é importante para qualquer… Read more »
As peças são todas made in OTAN, a Suécia é da OTAN, nada dos BRICS, muito menos nacional.
Estratégia dos EUA pra arrumar o quintal!
Se for verdade (e espero muito que o seja), é bem possível que logo em breve eles tenham mais Gripens que nós.
O que a Colômbia quer com aviões de última geração ?? Quem vai querer invadir ou atacar países da América do sul ?? A não ser o louco ditador da Venezuela que vive querendo encrenca mas não tem motivos e se o fizer vai se ferrar e muito.
Aí quando ela precisar, não tem.
Vc anda com seu carro sem seguro, não é?
Aí deu bom!
Kkk armaram tudo e esqueceram de combinar com a Colômbia…kkk.
De qq maneira acho que decisão tomada, teremos dois ou três modelos e honestamente acho bom! (Desde que sejam complementares ao gripen e aumentem capacidade de defesa do país).
Se a Colômbia chegar a comprar o Gripen E, digamos que numa quantidade igual ou superior a 36 aeronaves.
Vocês acham que isso forçaria o Brasil a aumentar o pedido do Gripen e ainda acelerar o pagamento dos 40 encomendados? Talvez, fazendo a aquisição de um lote lote 2 (+32 aeronaves) ou ainda de um lote 3 (+36 aeronaves)? Eu acho que nesta hipótese que lancei, a pressão seria grande e não teria como ficar apenas nas 40 aeronaves.
Não sei… acho que o tamanho da frota de caças da FAB tem pouco a ver com o tamanho das frotas dos países vizinhos, mas depende do seu planejamento operacional.
Qual é o número de esquadrões necessários? Qual a sua localização? Qual o tamanho dos esquadrões? Qual a taxa de operacionalidade?
Acho que são padrões mais determinando que o tamanho da frota dos outros paśes.
Agora.. a Colômbia dever ter uns 20 caças… mais um ou dois esquadrões de SuperTucanos… é o tamanho que a Colômbia consegue operar…