A Colômbia deve adquirir uma frota de caças JAS Gripen, fabricados pela empresa sueca Saab, de acordo com informações divulgadas pelo serviço de rádio público sueco SR, na transmissão de notícias Ekot desta terça-feira. A emissora citou fontes anônimas que apontam para a escolha dos caças suecos pelo governo colombiano. Em resposta ao anúncio, as ações da Saab subiram 3,4% na bolsa de Estocolmo, às 15h06 GMT.

“Estamos cientes das informações divulgadas pela mídia, mas, no momento, não podemos comentar mais a respeito. Anteriormente, tivemos diálogos com a Colômbia sobre a venda do Gripen, porém, atualmente, não há contrato assinado”, afirmou um porta-voz da Saab à Reuters.

Não ficou imediatamente claro quantas aeronaves a Colômbia pretende adquirir. A Saab vem buscando expandir as vendas do Gripen na América Latina, principalmente para Colômbia e Peru, a partir de sua base de produção no Brasil, desenvolvida em parceria com a Embraer.

A Colômbia já planeja há anos substituir sua antiga frota de caças Kfir, de fabricação israelense. Em 2022, o governo colombiano manteve negociações com a Saab e com a concorrente francesa Dassault Aviation, mas as conversas acabaram não avançando, segundo informou o ministro da Defesa do país no início do ano passado.

FONTE: Reuters

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Camargoer.

Ora.. Que legal. Parabéns para a Colômbia.

JT8D

E parabéns para o Brasil, que tem mais sorte do que juizo

Camargoer.

pois é… Dizem que Deus protege os bêbados e as crianças..

mas acho que Deus torce mais pelo Corinthians que pela Seleção.

GFC_RJ

Se Deus torce para o Corinthians, Deus não é perfeito.
Se Deus não é perfeito, Deus não existe!

Você acabou de matar Deus! Sacrilégio!

Carlos Campos

Tem que levar ele para uma Igreja e rezar o inimigo está tentando se apoderar dele

RSmith

Deus torce pro time da casa…. SANTOS!

Camargoer.

2 X 0 no Palmeiras.. Deus é corinthiano e sofredor, mas é fiel.

Last edited 2 horas atrás by Camargoer.
Marcos Silva

Muita hora nessa calma….

Carlos

Brasil uma hora dessas vai ser pego com as Calças Arriadas , Vai apanhar feito vaca na Horta , pra largar de ser um Países irresponsável e distraido.

Leandro Costa

Uma hora dessas? Já foi. Todas as vezes em que nos encontramos em um conflito armado.

Talisson

Não sei pq negativaram. É a verdade. Aqui na trilogia tem matéria sobre o Paraguai e evidencia a precariedade.

Angus

Parabéns à Colômbia.
Espero que se confirme (pelo menos 10 + 2 unidades).

Só reforça a total incoerência do Governo brasileiro estar pensando em outra alternativa, que não o Gripen.

Camargoer.

Bem colocado

Só falta a FAB querer comprar os aviões que a Colômbia aposentar

Wilson

Para substituir os A-1 por poucos anos até pode ser.

Marcos Silva

então,vem Kfir pra substituir os A-1!
p.s. -e brincadeira,senão já sabe…

RSmith

XIU… fala baixo! já pensou se alguem de Brasilia te ouve? 😐

Emerson

Não dá 💡

Koprowski

… e aquele tem coerência em alguma coisa ?

cassianolucianolucian@gmail.com

Isso pode ser estratégia da FAB, pois podem pegar outra alternativa e estudar os dois, futuramente estaremos fabricando nossos próprios caças, e usar oq eles tem de melhor e aprimorar outras para produzir o nosso próprio.

Wilson

Admiro seu otimismo, mesmo que não compartilhe dele.

Marcos Silva

“futuramente estaremos fabricando nossos próprios caças…”
Esqueça isso.

Maurício

Em 2010 havia o mesmo ceticismo quanto ao kc390 em substituir o Hércules.

Marcos Silva

Transporte é uma coisa,a Embraer domina aeronaves,digamos,grandes,pro padrão da fabrica. Mas caças não!

Celio Donizete Pereira Ribeiro

Nossa tecnologia não passa do Tucano.

Rinaldo Nery

O KC-390 usa tecnologia alienígena. Eu tento, mas é bobagem demais…

Rogério Loureiro Dhierio

Kkkkk calma Nery.. respire.

Marcos Silva

Não tem nada assinado nem tampouco confirmado. Melhor esperar.

RSmith

Vai ser 24!

Gabriel

Os americans boys vão pisar nas calças em instantes…

Fabio Araujo

Depois dessa Cruzex onde os Gripens tem tudo para peitar de igual para igual os F-15 os americanos é que vão ficar mais preocupados.

Wilson

Americanos preocupados com Brasil? Nem vou comentar…

Celio Donizete Pereira Ribeiro

Preocupados ou não, já se meteram no contrato do Brasil com a Saab. Eles não querem de jeito nenhum o Brasil dominando a tecnologia

Marcos Silva

“americanos é que vão ficar mais preocupados.”
Preocupados?? Com três dúzias de caças e 100 mísseis???
É brincadeira esse comentário?
Só pode.

Luciano

Eu entendi teu ponto. “Preocupados como nunca estiveram” tanto que mandaram os F15. Porque finalmente o Brasil tem uma aeronave no estado da arte, que pode fabricar, melhorar, e desenvolver outra, no futuro.

Mas eu amplio: todos no continente americano estão, porque enquanto o Canadá não rever seus F35, estamos atrás apenas dos yanks.

Argos

Se “peitar de igual para igual” com o F-15 estamos bem? Gripen projeto atual contra F-15C lançado em 1979… Alguém pode dizer quais melhorias essa versão já recebeu em suas atualizações?

Emerson

Hj os dominantes são as versões atualizadas dos F16 e F22 raptor.

Marcelo Baptista

Porque? Vamos invadir os EUA?

Adriano madureira

Está certo Fábio, a CRUZEX poderá ser uma vitrine para o Gripen…

O evento está cheio de países participantes, outros como observadores, portanto tudo vai girar em torno do que a troica Gripen-eagle-Falcon poderá mostrar em termos de desempenho…

Macgaren

kkkkkkkk ri alto do tem tudo.

Estilo mãe dinah prevendo.

Pereira

Kkkk eles mandaram F15 da Guerra do golfo….o avião em breve irá pra o museu.

MMerlin

Torço para este resultado mas muito calma nessa hora.
Alguns anos tinham definido o Rafale como vencedor.
Mas, se for confirmado, e ele receberem suas 16 aeronaves antes de alcançarmos o mesmo número, vai ficar mais do que feio para a FAB, MD e o país.

Augusto José de Souza

A Colômbia não está em melhores condições financeiras,mas o Gripen ganhou o FX-2 justamente porque é mais barato do que o Rafale,a Colômbia pode ser a mesma coisa.

Fabio Araujo

Acho que em termos de custo/benefício o Gripen é supeior aos outros caças de geração 4++. Em termos de avionicos não devem nada para ninguém, a principal diferença é que por não ser um caça pesado leva menos armamentos.

Marcos Silva

A qualidade do armamento pesa mais hoje em dia.

Camargoer.

também acho… o Gripen foi projetado para ter manutanção e custos de operação otimizados

George

É o caça feito pra parcela do Sul Global de fora do Oriente Médio então 😅

Marcos Silva

Eu não duvido nada.

Rommelqe

E tem mais: pode até ser que desviem unidades originalmente em fabricação para a FAB….

Luiz Ferreira

Em 2050 eles receberam.

Leandro Costa

Pegou seu DeLorean e verificou as entregas pessoalmente?

MMerlin

Pois é.
Aproveitando a deixa, diz aí quando o receberemos o último F-39 e o Álvaro Alberto será incorporado. Este último é uma incógnita e o maior mistério nacional ainda não revelado.

Last edited 7 horas atrás by MMerlin
GRAXAIN

Está nos ventos do destino que o SubNuc AA só depois que os oceanos secarem… já o último F-39, muito antes do planejado. Para quem conhece a FAB, está telegrafado que vai seguir o caminho dos KC-390s. Tudo dando muito certo, o Gripen No.24 será entregue até 2030? já os doze últimos… mistério…

Emerson

Em 10 de contrato assinado, recebemos 8 Und sendo uma protótico. Kkk

Horacio Rodrigues

Álvaro Alberto nem a Mãe Dinah nem Walter Mercado sabem

Iran

Pra ser justo a Colômbia enfrente um déficit muito maior que o Brasileiro, os cortes lá serão de 20 trilhões de pesos no próximo ano fiscal, sendo que o rombo é de 50.

Last edited 6 horas atrás by Iran
Augusto José de Souza

Tanto que cortaram o Rafale quando estava praticamente acertado,não dá para saber qual caça da para a atual situação financeira da Colômbia,se terão que ir ao mercado de prateleiras dos EUA.

Camargoer.

Iran.. saindo do tema da matéria, deficit público não é e nunca foi problema. Esta discussão sobre deficit ou superavit tem a ver com a apropriação do orçamento público por seguimentos da sociedade. Superávit interessa ao setor financeiro que detém a maior parte dos títulos das dividas públicas, isso no Brasil ou no mundo capitalista. Suponha um gasto em infraestrutura que demanda a contratação de uma dívida (portanto, déficit porque o gasto é maior que a receita tributária). Contudo, este gasto adicional em infraestrutura reflete no aumento da receita tributária futura e no ganho de produtividade. Por outro lado, gastos… Read more »

Santamariense

Que amontoado de bobagem!!

Essa pérola aqui, então:

“Outra confusão que ainda resiste é supor que é a emissão de moeda que causa inflação. È o contrário. Quando há inflação é preciso ampliar a quantidade de moeda circulante para repor a desvalorização inflacionária.”

Se emissão de moeda não gera inflação, então é só a Casa da Moeda imprimir algumas centenas de bilhões de reais e o GF poderá pagar tudo que deve e o déficit público será zerado.

Last edited 5 horas atrás by Santamariense
Iran

Não sou nem de longe expert em economia, mas o que causa inflação não seria falta de demanda da moeda? Os EUA imprimem dólar a rodo sem lastro nenhum desde o fim de Breton Woods e não deu problema, e não deu problema porque o dólar tem demanda infinita praticamente.

Rafael Oliveira

Na verdade o dólar também tem sua inflação. Não tão alta como a nossa, mas tem.
O lastro da moeda é a riqueza do país. Se a riqueza do país aumenta, o governo pode imprimir a quantidade correspondente de moeda sem que isso cause inflação.
No caso do dólar, também há uma demanda de moeda por ser usada como meio de troca entre países, o que minimiza a inflação em caso de impressão descontrolada do governo.

Camargoer.

Não existe mais moedas com lastro. Nem o dólar tem lastro. È apenas um título de dívida. Na Espanha mercantilista, a prata era escassa e era usada como reserva de valor. Nem dá para dizer que era lastro porque a prata era a própria moeda. Com a descoberta das minhas de prata na América, ocorreu um aumento da quantidade de prata. Isso em si nem é bom nem ruim, mas o problema era a capacidade limitada de produção de bens.. como a demanda por bens (na era pré-industrial) cresceu exponencialmente a partir do momento que mais pessoas tiveram acesso á… Read more »

Klesson Nascimento

Prezado Santamariense, vejo que camarada do comentário nunca leu absolutamente nada de economia, e que segue a turma do me disseram e ouvi falar. Ele deveria ler sobre a “Derrama” na história brasileira…Só lembrando que geralmente, este tipo de texto tem poucas figuras….

Horacio Rodrigues

Perfeito vamos emitir moeda e títulos adoidado e seremos o país mais rico do mundo ! SQN

Iran

Boa tarde, Camargoer. Tendo em vista que eles estão com déficit e haverá cortes, não há grandes chances do MinDef sofrer com os cortes e não ter orçamento para comprar ou operar o gripen?

Last edited 4 horas atrás by Iran
Marcelo Baptista

Acho que a diferença é que eles estão comprando de prateleira.
Devem ser mais baratos, inclusive dependendo do recheio.

Rommelqe

Na realidade colombiana há uma guerra contra as farcs que perdura há anos. Portanto é uma necessidade de primeira prioridade, até porque o seu vizinho do norte precisa cair de maduro.

Marcelo Baptista

Rommelqe, para as Farcs o T29 é mais que suficiente, em conjunto com helicópteros faz todo o serviço por uma fração do F39. Agora se for para se precaver de agressões da Venezuela, aí sim o Gripen é efetivo (Não que eu ache que o Maduro tenha realmente cu*oes para fazer isto).

Camargoer.

Então… no caso do Brasil, existe uma lei que limita os gastos em custeio á receita tributária. Quando a receita é menor do que aquela prevista na lei orçamentária, o governo é obrigado a adiar gastos… quando a receita é maior que o custeio, é permitido adiantar gastos. Corte é outra coisa. Geralmente, cortes ocorrem na elaboração do orçamento do próximo anos. Suponha que um ministŕio teve um orçaento de 100 este ano e a lei orçamentária aprovou 90 no prósimo ano.. isso é corte. Suponha quem um ministério tenha um orçamento aprovado de 100 para este ano, mas é… Read more »

GFC_RJ

Rapaz… 

Depois de matar Deus, tu acabou de matar Keynes, com toda uma teoria própria de si mesmo sobre Demanda Efetiva! 

Sacrilégio 2, A Revanche! 

Camargoer.

Pois é… nem Keynes era keynesiano… riso

mas ele sabia que longo prazo, todos estaremos mortos.. inclusive ele

Horacio Rodrigues

Quase tudo certo ,menos a questão do aumento dos meios de pagamento, é economia básica de primeiro ano …

Sequim

Professor, concordo em linhas gerais. O único reparo que faço é que a emissão de moeda e a consequente expansão da base monetária acaba criando inflação inercial, que corrói uma das principais características da moeda,que é sua relativa escassez (você só dá o devido valor àquilo que tem pouco). Emissão de moeda apenas não causa inflação em uma economia deprimida e quando o governo aumenta os gastos públicos para estimular a economia. Temos dois exemplos clássicos: 1. O New Deal (expansão da base monetária + gastos públicos); 2. República de Weimar ( expansão da base monetária sem gastos públicos, o… Read more »

Last edited 1 hora atrás by Sequim
Santamariense

Kkkkkkkkk….ótima!!!

George

Alguma coisa errada não está certa na sua mensagem.

Rommelqe

E certamente tudo que estiver certo não está errado….”serto”? rsrsrsr

Paulo Leite

Se a Colômbia pagar em dia recebe os aviões em dia também.

Pampa08

Melhor, verifica para nós o número da Mega-Sena de final de ano

Luís Henrique

já?

Fabio Araujo

O nosso demorou poi estava srndo desenvolvido, agora a coisa é mais rápida. Vamos profuzir slgins desses caças colombianos aqui no Brasil?

Santamariense

Receberam???? Cara, é “receberão”!!!

Macgaren

Não confio em pessoas que desconfiam na Saab

Leandro Costa

Agora é torcer para que se confirme.

TeoB

se a produção for aqui melhor ainda…
pensando em AL a escolha do Gripem com uma cadeia logística solida na região faz muito sentido, cabe a Embraer e Saab de fato fazer essa cadeia de suporte ao caça funcionar aqui com o custo dentro da realidade Latino Americana.

Camargoer.

Existe uma fábrica de peças estruturais no Brasil que complementa a fabricação dos aviẽos na Suécia, assim como o WADS é fabricado aqui.

Então mesmo que os aviões sejam montados na Suécia, também é bom para o Brasil

Nilo

O Brasil é parte da cadeia produtiva da Saab, a montagem dos Gripens E, deverão dar continuidade da Saab, até por uma questão de econômica e se tiver incluso na possível venda da versão F, este deverá ser montado no Brasil.
A parceria, ST para treinamento, o Gripen e o Abastecedor KC390 está a se consolidar. Falta Peru.

Camargoer.

Creio que é o contrário… o Fox será fabricado na Suécia e havendo slot na Embraer, o Eco poderá ser feito aqui, já que a Saab está comprometida com 60 Eco para a Suécia.

Pode até metade ser feito aqui e a outra na Suécia

vamos ver

Nilo

Se houver aquisição de unidades Fox por parte da Colômbia dificilmente deixará de serem fabricadas aqui, A Saab tem um planejamento rígido quanto a custos.
Essa notícia Mestre, dá um vislumbre do significado deste projeto para a FAB, a Embraer e todos os parceiros do setor nacional.
Se cada Gripen em termos de custo equivale a três M346, em um conflito vc preferiria 12 M346 ou 4 Gripen E?

Last edited 7 horas atrás by Nilo
Camargoer.

Olá NIlo Lembre que o programa foi revisado. Os Fox estão sendo produzidos na Suécia. Como os gabaritos para o biplace são diferentes e o número deles é relativamente pequeno comparado ao Eco, acredito que os biplaces continuarão sendo fabricados na Suécia Sobre o preço relativo do M346 e o Gripen, provavelmente vocẽ está certo na relação 3 ; 1, ainda que muita gente faz alguma confusão ao comparar o valor “cheio”, que inclui o treinamento e outras coisas, como valor “seco” que é o avião em si e o respectivo apoio logistico Então, uma compra de M346 seria o… Read more »

Nilo

Olá NIlo Lembre que o programa foi revisado.👍

GRAXAIN

Esse F-39 Fox é a o mico-leão-dourado da aviação de caça atual. Até Harriers biplace foram construídos em maior quantidade! Se a FAB receber os 8, ou não houver cortes nos ECO para q os Fox sejam entregues a qualquer custo, a dor de cabeça para manter esse bicho está garantida…

Rommelqe

Prezado Camargo: entendo que os custos de desenvolvimento do F39 F é que definiram pela atual transferência de sua fabricação para a Suécia; custos estes enormes pois, como ja aqui coloquei, por exemplo, incluem no mínimo um ou dois protótipos não operacionais. Uma verdadeira lástima, pois esta era a cereja do bolo da ToT para o BRASIL. Agora, fabricar unidades F ja após seu desenvolvimento, seja para o BRASIL ou COLOMBIA, é outra história. Requer novos dispositivos e vários outros itens importantes e diferentes daqueles das linhas do F39E? Claro, mas é certamente um valor relativamente modesto e da pra… Read more »

Natthis

4 Gripen E

Nilo

Se os colombianos vierem a adquirir um mínimo de quatro Gripen F, se fossem montados aqui coroaria o trabalho da GDDN, ainda estava com a cabeça no passado, achando que a montagem do F fosse no Brasil, escusas.

Rafael Oliveira

Nilo, todo mundo está te avisando e você não entendeu!

Todos os Gripens F serão fabricados na Suécia.

Suécia.

Brasil só vai montar o E.

Isso já foi alterado no contrato inicial.

Como o Brasil não participou da licitação, acho difícil montar qualquer Gripen colombiano.

Rommelqe

Caro Rafael, voce também não entendeu: grande parcela dos GRIPENs são itens fabricados no BRASIL, mesmo para as unidades suecas (por exemplo os WADs, parte das estruturas, etc). Será que voce ão esta confundindo com helicópteros?

Felipe

Será que a Boeing vai pedir investigação também?

Nilo

Pode ter certeza.

J R

Certeza que vai ter pressão, não lembra como foi a compra dos ST pela Colômbia? A pressão que os EUA fizeram por não terem escolhido o candidato deles.

Last edited 6 horas atrás by J R
Leandro Costa

A Boeing ofereceu F/A-18E/F para a Colômbia?

Jagder

Até pode fechar o negócio, mas sem o WAD e outras cositas mas, que são tecnologia israelense.

Marcos Silva

Verdade! Como ficaria isso?

Douglas Rodrigues

Agora estaremos atentos a negociação da Colômbia para a real efetivação da compra.
Embora também não está detalhado se a compra será dos modelos C/D ou dos E/F.
Por hora, segue uma incógnita, embora a esperança seja boa.

Camargoer.

Olá Douglas.

Minha curiosidade é sobre o valor do contrato e poder comparar com o contrato da FAB

Ricardo Carrera

E se pagar no prazo chega primeiro que os nossos

Sergio Gripen

Com certeza.

Bueno

Nem esporaram o fechamento da Cuzex !!”

Bueno

Nem esperaram o fechamento da Cruzex !!”
Vai atrair mais os holofotes para o Gripen

escrevi tudo errado

juggerbr

Mas serão novos E/F ou usados C/D? De qualquer forma são menos F-16 na região.

Nilo

F-16 serão queimados.na Ucrânia.

Camargoer.

Pelo que entendemos, são Gripens E novos (não sei se haverá compra e F neste momento)

Augusto José de Souza

Isso beneficia o Brasil com a Embraer produzindo para eles e dando a FAB o direito de caças adicionais?

Camargoer.

Sim. Existe uma fábrica de partes estruturais do Gripen E e F que são produzidas no Brasil. Então, qualquer venda de Gripen significa exportação de peças da unidade da Saab no Brasil sem falar do WADS.

Nem é preciso pensar na linha de montagem da Embraer… talvez até possa ser usada, dependendo da capacidade de produção das duas linhas e do cronograma acertado com a Colòmbia.. lembrando que já foram vendidos Gripens E para a Tailândia

Os aviões feitos na Embraer ou na Suécia são idênticos.

Augusto José de Souza

Entendi,mas a FAB deveria ter direto de caças adicionais em caso de produção pela Embraer e agilizar a entrega desses primeiros caças para negociar o segundo lote.

Marcelo Baptista

Augusto, acho que não, este seria um contrato com a SAAB.
Qualquer coisa relativa a um segundo lote ou acelerar a entrega dos restantes deste lote, depende apenas de dinheiro em caixa.
São coisas distintas.

Camargoer.

A FAB é cliente assim como é cliente do Kc390… O caça é caro… Quem sabe um descontinho….

Rommelqe

Sempre lembrando que boa parte das estruturas fabricadas no BRASIL são produzidas em fabrica da SAAB em São Bernardo do Campo.

Sergio Gripen

Sorte deles! Pena pro Brasil que não tá pagando nem recebendo os caças. Vamos ver agora o que sofrerá o Brasil com essas ofertas de Rafale e f16 usados.

Willber Rodrigues

Por um lado, eu só acredito após o contrato assinado.
Por outro lado, se for verdade ( e eu torço pra que seja ) pegaria MUITO mal pro Brasil ver a Colômbia indo de Gripen, e a gente indo de F-16 usado.

Nilo

Qualquer coisa que não mais Gripens, é vilipidiar, um planejamento de anos, um departamento técnico COPAC seria um carimbo de incompetência a várias gestões anteriores da FAB, um soco no estômago da Embraer e seus parceiros.
Os suecos devem estar atentos, por isso soltaram a notícia antes mesmo do término da Cruzex.
A campanha sórdida ainda não acabou.

Willber Rodrigues

Qualquer coisa que não seja um novo lote de Gripens em breve será um dos maiores crimes de lesa-pátria que esse país já teve ( e olha que somos férteis nisso… )
É o atestado definitivo de que não somos um país sério, e que ToT por aqui só serve pra lavagem de dinheiro.

Augusto José de Souza

Os F16 e Rafale são apenas para substituir os AMX-A1 e a FAB já deixou claro que pretende operar dois modelos de caças como sempre fez,o programa Gripen não é afetado pela escolha da FAB em um caça secundário.

JSilva

Claro que é, veja o valor que saiu cada Gripen com a ToT.
A estrutura montada aqui só se justifica com lotes adicionais.
E qualquer outro caça escolhido, concorre em orçamento com o Gripen, então é óbvio que o programa é afetado.

Last edited 4 horas atrás by JSilva
Willber Rodrigues

“(…) ,o programa Gripen não é afetado pela escolha da FAB em um caça secundário.”

Cara, vocês se recusam a entender que:

Não tem grana pra Gripen E pra qualquer outro vetor ao mesmo tempo.
Ou é um, ou é outro.
É simples assim.

Então, escolher F-16, Rafale, SU-35, nave Klingon, ou o raio da aeronave que for, vai impactar SIM o Gripen no Brasil.

Marcos Silva

Lamento informar,mas a FAB discorda de vc…

Nilo

“…operar dois modelos de caças como sempre fez..”
Os estudos e.planeuamento da FAB ia no sentido contrário, buscando economia de manutenção ter um caça multifuncional que não necessita de doutrina e ferramentais diferentes. Wilber “….Cara, vocês se recusam a entender….” Rsrsr

Diego

Desencantou finalmente Suécia-Brasil-Tailândia-Colômbia. Que venham outros operadores.
E que a FAB e governo brasileiro criem vergonha na cara e honrem o contrato.
Parabéns a Colômbia, avião bom com bom custo de aquisição/manutenção.

Last edited 7 horas atrás by Diego
Luís Henrique

https://colombiaone.com/2024/11/05/colombia-jas-gripen-new-fighter-jet/

Aqui diz que deve ser 3 ou 4 unidades e a intenção é adquirir uma frota de 10 à 16.

Fabio Araujo

Era questão de tempo do Gripen E/F começar a ganhar mercado. Agora que os primeiros já estão em operação no Brasil e na Suécia os interessados podem ver as qualidades dos caças e com isso fica mais fácil vender o produto por essas qualidades.

Last edited 7 horas atrás by Fabio Araujo
Fabio Araujo

Acho que os colombianos na Cruzex vão aproveitar para conhecer melhor o Gripen.

Matheus R

Não só o Gripen, KC-390 também.

Iran

Ótimo, agora o Brasil pode comprar os Kfir da Colômbia!
(ironia)

Camargoer.

ora… esta piada é minha.. riso.
fui mais rápido

Iran

Rs, espero que antes de nós dois ngm da FAB tenha pensado nela tbm, mas se duvidar…

Camargoer.

Está foi melhor que a minha… Muito boa. 😂

Interprete

Caça é F35 F22 o resto é lixo!

Felipe M.

De rocha?

Nilo

Ouve um comentário, faz tempo, dizia, lixo , quando se fala de indústria bélica, é tudo aquilo que é produzido fora e sobre o qual vc não tem domínio rsrsr

João P.

Será que esses pra Colômbia serão produzidos aqui na Embraer?

Luiz Carlos Costa de Moura

Tenho observado uma grande corrida armamentista, principalmente com a aquisição dos Gripen por vários países. LIddo é receio de guerra iminente que surgiria inesperadamente?

JSilva

Dos países que estão escolhendo o Gripen, não vejo corrida armamentista. A maioria desses países estão substituindo aviões que voam há mais de 3 ou 4 décadas.
Ou substitui, ou não tem mais força de combate. Bom lembrar que os melhores F-16 usados, estão sendo canalizados para a Ucrânia.

Last edited 4 horas atrás by JSilva
Marcelo Baptista

Inesperadamente?
Se está escalando, e está escalando, não é inesperado.

Minha opinião, infelizmente, não é se, mas quando.

Ricardo Neto

Parabéns para Colômbia. Tenho certeza que virá com o MFS-EW completinho, diferente do nosso, por que não temos necessidade de tal sistema EW em sua totalidade. Agora com o cachorro louco do Putin fungando na orelha de Roraima, vamos ver se a FAB vai querer, e claro pagar mais por isso.

Marcos

OFF

Bicho né por nada não, mas o Gripen da FAB já está todo surrado. A tinta está desgastada em diversos locais, o caça está todo sujo de poeira.

Olhem a diferença do nosso Gripen para o F-16 da FACH. Parece que é o nosso Gripen que já tem 20 anos de operação e não o F-16. Isso é uma completa vergonha. Se é pra tirar fotos, ao menos lavem o caça. A tinta descascando nos sensores, um completo fuzué

comment image

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Maurício.

Aeronave com pintura desgastada na força aérea de Israel é o suprassumo, é sinal que Israel voa bastante, sinal que treina bastante, sinal que é uma aeronave de guerra e não uma rainha de hangar!
Já quando o mesmo acontece com o Gripen, que é uma aeronave que ainda está sendo testada, ou seja, tem sim que voar bastante, tem sim que desgastar a pintura, aí é “um completo fuzuê”, vai entender…
No mais, quanto mais Gripen no mercado, melhor pra FAB.

Heinz

Maurício, esse comentário do Marcos é totalmente sem pé nem cabeça.

Leandro Costa

Ah, pela amor…

Douglas Rodrigues

O cara se deu o trabalho de dar zoom e circular todos os possíveis pontos em que o caça está sujo ou com pintura “descascando”?!
Pelamor!

Matheus R

EDITADO
6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão.

MMerlin

Como estão acabando as opções para criticar o F-39 tecnicamente, apelam agora para a tinta da aeronave. A tinta e a poeira. A poeira…

Leandro Costa

Daqui a pouco vão dizer que os pilotos são feios e vesgos.

Marcos Silva

Pior,poeira lá nas nuvens…Carai!

Rinaldo Nery

A afirmativa do Careca ganha razão (e nem gosto do caboclo): a Internet deu voz aos imbecis.

Marcos Silva

Nooooossaaaaaaaaaa….
Vai cair pedaços do Gripen!
Putzzzz… tanta coisa pra escrever,me vem com isso!
Vai capinar um lote,se não tem o que fazer!

Camargoer.

Só gasta o que se usa… Se deixasse na garagem ficava zero pra sempre

Rogério Loureiro Dhierio

Manda no lava rápido que essa poeira aí daí e fica novo.

Emmanuel

Grande dia!!!

Underground

Pode muito bem sair venda de Gripen C/D, 10 mais 2.

Rogério Loureiro Dhiério

Me lembra da conversa em negociações avançadas entre Lula e Sarkozy para os Rafales.
Deu que vieram os Gripados.

Eu torço para que seja verídica essa informação.
Seria muito bom ter mais países optando pelo Gripen.

Sendo vizinhos, melhor ainda. Já fica tudo no pacote. Logisticamente falando, todos saem ganhando.

Emmanuel

Você está gripado? Foi isso que quis dizer?

Rogério Loureiro Dhierio

Com todo respeito vou pular seu comentário.
Não li isso.

Cof cof… desculpa tossi aqui.

Emmanuel

Deve ser gripe…

Luciano

É que na América Latina é a escolha óbvia. É muito mais barato e custo/eficiente. E digo mais, além da Colômbia, o Peru pode surpreender. Porque o orçamento que eles declararam, não fecha para 24 unidades do Rafale…pelo menos novo, não.

A pressão e a propaganda contra o Gripen no Peru e na Colômbia é muito forte, acompanho os canais de entusiastas e “especialistas”, desses países. E, contam com a ajuda dos “brasileiros vira-latas” para espalhar mentiras e bobagens.

Vitor Botafogo

Tomara que se concretize! Na Torcida por aqui!

George

Boa notícia pra nossa linha de produção, falta a FAB ampliar o contrato e talvez a Marinha ir pelo mesmo caminho.

Rinaldo Nery

A Marinha tem que ir pelo caminho dos navios primeiro.

Luís Henrique

Com certeza. Depois de uns 15 navios de combate novos e modernos e pelo menos uns 10 submarinos, ai a Marinha, se sobrar dinheiro, pensa novamente em ter um navio aeródromo.

George

Tem notícia de compra dos tais aviões lá da Leonardo pra eles, se for pra arrumarem caça que seja o F-39…

Camargoer.

Exato… tem que terminar as Tamandaré, os submarinos e as NPa500, incluindo os novos navios de varredura

Rogério Loureiro Dhierio

O óbvio né Nery.

Mas tem um povo que sonha em terem um Striker Group com um PA lotado de aeronaves.
Culpa do FH que arrematou o Opalao no brechó francês e da SAAB que fez aquele Mock Up lançando uns mil Gripados a torto e a direita.
Agora tem gente que remoe isso, roe as unhas de ansiedade e não dorme desde então na esperança daquela cena se tornar realidade.

Carlos Campos

Parabéns aos Colombianos, bora ver se a Bolívia ou era o Peru que ia comprar o Rafale

Rogério Loureiro Dhierio

Bolívia?.

Gilson Santos

Em breve terão mais SAAB Gripen do que nós.

Luiz Carlos

Bom para a Colômbia um matador de S30 projetado pela SUÉCIA para isso. Custo benefício e tecnologia.

Rogério Loureiro Dhierio

Pra matar S30 basta um estilingue.

Geraldo flores

Meu Deus! Os Estados Unidos não irão gostar. Já, já, vão começar a arrumar problemas com a Colômbia, porque não compraram os f 16 deles.

Celio Donizete Pereira Ribeiro

Contrato desde 2014 e até agora só temo 8 caças. Era para passar a tecnologia para a Embraer, mais os já vem montados sa Suécia e mesmo assim, peças como o motor é Americano. E agora,a Suécia como integrante da OTAN, tá focada em outras metas. Ficamos em segundo plano.

Leandro Costa

Você é novo aqui, né? Leia outras matérias sobre o assunto publicadas aqui mesmo.

Rogério Loureiro Dhierio

Leandro.
Não assuste o menino.

Camargoer.

Não. A Embraer é responsável pela montagem e integração do avião. Tem peças estruturais que são feitas na Suécia e serão usadas nas linhas da Saab e da Embraer… E tem peças estruturado que são feitas na fábrica de São Bernardo e serão usadas nos aviões feitos na Embraer é na Suécia.

A Embraer também será responsável pelos testes de verificar de cada aeronave feira no Brasil. Tanto a Saab quanto a Embraer tem acesso aí código fonte e o painel Wads é feito no Brasil tato para os aviões feitos no Brasil quanto na Suécia.

Rogério Loureiro Dhierio

Nunca fomos o primeiro plano.
Estou me referindo ao nosso próprio governo.
Na visão da Suécia eles sempre foram o primeiro plano deles próprios.

BK117

Eu adoraria que essa notícia se confirmasse, não só pelo novo operador da aeronave, como também para saborear a frustração de uns colombianos que vêm realizando uma campanha contra o Gripen. Que maravilha!

Maurício

Agora vem 2. Lote de gripens fabricados na Embraer com lotes dos Hermanos kkkkk

Geraldo Kerscher

E pensar que na década de 60, do século passado, o Brasil peitou a França, na chamada “guerra da lagosta”. Na época a FAB tinha uma frota de 100 aviões a jato modernos para a época e a Marinha do Brasil era respeitada. Para quem não sabe , vale a pena pesquisar sobre a guerra da lagosta, entre Brasil e França. Sucatearam as nossas forças armadas depois que entrou a chamada ” Nova República”. Vergonha Nacional.

Camargoer.

Bem… Mas tinha uma força aérea mixuruca com a primeira linha de T33 e a França já tinha o Mirage III

Daniel

Tomara que sobre algum dinheirinho desse contrato para o Brasil e que possa manter a linha de montagem daqui funcionando! 🤞

Marcelo Andrade

Vou aguardar a confirmação,

H.Saito

Só se for o C/D.
Uma vez que o presidente colombiano não quer componentes israelenses presentes no gripen E/F.

Adriano madureira

Será que é o efeito Maduro 🤔⁉️

Afinal se alguns caças fossem montados aqui, o tempo de entrega poderia ser mais rápido do terem que vir todos do continente europeu.

E parece que os colombianos estão preocupados com a postura dos Venefavelanos…

Saldanha da Gama

Tá bastante estranho…
Vários canais falando bastante sobre este ” atrito ” entre os governos.

Camargoer.

Olá Salanha.. a Colômbia e a Venezuela tem relações complicadas há bastante tempo, principalmente pelo alinhamento diplomático dos colombianos com os EUA. Estou com a impressão que está ocorrendo uma luta interna dentro do governo venezuelano… pode ser que exista uma disputa entre a “linha-dura” e “moderados”. Isso aconteceu no Brasil durante o regime militar… de um lado estavam os “castelistas”, mais moderados.. era o grupo da “Sorbonne” (apelido da Escola Superior de Guerra), que tinha tinha o Golbery, os irmãos Geisel, o Figueiredo… e do outro os linha-dura (Ednardo, Médice, Costa e Silve, Rademaker..) Havia uma queda de braços… Read more »

Saldanha da Gama

Boa noite,
Camargoer, eu esqueci de por o nome BR E Venezuela
Abraços

Camargoer.

Nenhuma relação… a Colômbia vem adiando a substituição de sua frota de caças…, o Gripen E é um excelente caça com custos de operação e manutenção otimizados. Não sabemos qual é a proposta financeira. As vendas via FMS é feita por meio de um acordo governo-governo, sem qualquer offset ou compensação comercial. Os preços de material militar novo via FMS não é tão mais barato assim… mas o pagamento pode ser facilitado pelo governo dos EUA, por exemplo parcelando.., A Saab, por outro lado, tem a tradição de oferecer bons contratos de compensação comercial, o que é importante para qualquer… Read more »

Vila Nova

As peças são todas made in OTAN, a Suécia é da OTAN, nada dos BRICS, muito menos nacional.
Estratégia dos EUA pra arrumar o quintal!

Denis Santanna

Se for verdade (e espero muito que o seja), é bem possível que logo em breve eles tenham mais Gripens que nós.

GIORGI

O que a Colômbia quer com aviões de última geração ?? Quem vai querer invadir ou atacar países da América do sul ?? A não ser o louco ditador da Venezuela que vive querendo encrenca mas não tem motivos e se o fizer vai se ferrar e muito.

Leandro Costa

Aí quando ela precisar, não tem.

Super Tucano

Aí deu bom!

Pereira

Kkk armaram tudo e esqueceram de combinar com a Colômbia…kkk.
De qq maneira acho que decisão tomada, teremos dois ou três modelos e honestamente acho bom! (Desde que sejam complementares ao gripen e aumentem capacidade de defesa do país).

Ricardo Galletti

Se a Colômbia chegar a comprar o Gripen E, digamos que numa quantidade igual ou superior a 36 aeronaves.
Vocês acham que isso forçaria o Brasil a aumentar o pedido do Gripen e ainda acelerar o pagamento dos 40 encomendados? Talvez, fazendo a aquisição de um lote lote 2 (+32 aeronaves) ou ainda de um lote 3 (+36 aeronaves)? Eu acho que nesta hipótese que lancei, a pressão seria grande e não teria como ficar apenas nas 40 aeronaves.