A China surpreendeu ao apresentar pela primeira vez o tão aguardado J-35A, uma versão adaptada para a Força Aérea do caça naval Shenyang J-35. Depois de anos de especulação e expectativa, sendo inicialmente um projeto cercado de mistério e poucas informações visuais claras, finalmente surgiu o caça destinado à Força Aérea do Exército de Libertação Popular da China (PLAAF).

Até setembro de 2023, as únicas imagens disponíveis do J-35A eram desfocadas ou em baixa resolução, aumentando a curiosidade sobre o design e as capacidades da aeronave.

A revelação do J-35A será um dos maiores eventos do Zhuhai Air Show deste ano, destacando a intenção da China de expandir suas capacidades aéreas avançadas além das forças navais.

O J-35, derivado do FC-31, evoluiu ao longo dos anos, com vários protótipos sendo testados. O J-35 deve iniciar em breve as operações a bordo do porta-aviões Fujian (Type 003).

O J-35 naval, observar a haste no trem de pouso dianteiro para acoplamento na catapulta

Com o J-35A agora oficialmente confirmado como uma variante da Força Aérea do Exército de Libertação Popular da China (PLAAF), especialistas apontam também que o avião possui grande potencial de exportação.

O evento marca cerca de 14 meses desde o primeiro voo registrado dessa versão, e seu lançamento é um indicativo da rápida evolução e da crescente ambição da indústria de defesa chinesa em alcançar a superioridade tecnológica.

J-35A / FC-31

O J-35 é tripulado por um piloto e possui 17,3 metros de comprimento, 11,5 metros de envergadura e 4,8 metros de altura, com uma área alar de 50 m². Seu peso máximo de decolagem é de 28.000 kg. Ele é equipado com dois motores turbofan WS-13 com pós-combustão, cada um gerando 56,75 kN de empuxo sem pós-combustão e 87,2 kN com pós-combustão.

Quanto ao desempenho, o caça atinge uma velocidade máxima de Mach 1,8 em grandes altitudes e Mach 1,14 (ou 1.400 km/h) ao nível do mar. Possui um alcance de combate de 1.200 km com combustível interno, que pode ser estendido para 1.900 km com reabastecimento aéreo, e um teto operacional de 16.000 metros.

O armamento do caça inclui seis pontos de fixação externos e um compartimento interno, com capacidade total de até 8.000 kg de munição, dos quais 2.000 kg podem ser carregados internamente.

Nos sistemas de aviônicos, ele conta com um radar AESA KLJ-7A, um sistema óptico de alerta antecipado (DAS) e um sistema de pontaria eletro-óptico (EOTS), que fornecem maior precisão e capacidade de detecção.

J-35A / F-35A

Subscribe
Notify of
guest

87 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
ricardo

enquanto isso no Brasil…

…..Às 13h30 de 1 de março de 1994 um sonho chegava ao fim. Com a fábrica de carros Gurgel sendo lacrada na cidade de Rio Claro, no interior de São Paulo, naquele momento terminava a jornada da primeira e única fabricante nacional de automóveis do Brasil.

Agora pesquisem o que a China fez de 1 de março de 1994 até os dias atuais… Seja copiando, copiando e melhorando ou simplesmente cirando.

e nós ainda sonhando em ser o país do fututo …

DanielJr

Esse negócio de país do futuro é a maior lorota que implantaram na cabeça da população.

“não importa se nós estamos no final da fila agora, somos o país do futuro”

De tempos em tempos dão uma renovada nisso, com coisas pontuais como uma linha férrea que acabou depois de 30 anos, ou uma empresa que fabrica cabeçote de motor de carro. Coisas que em um país normal demorariam 5 anos para fazer.

Afonso Bebiano

O Brasil é o país do futuro, sim.

Futuro do pretérito, lamentavelmente.

O Brasil seria, faria, conseguiria, alcançaria…

Não é o futuro que gostaríamos que fosse (o futuro do presente), mas ainda assim é um futuro.

Perigoso

O Brasil não se torna uma potência devido a vontade da própria elite.

Muitos dos problemas do Brasil como péssima educação, impostos altos (altos somente para os pobres que sustentam a arrecadação do governo), justiça lenta, as coisas são assim por escolha da classe dominante.

Brasileiro

Essa estória de “país do futuro” não é que terá futuro. Mas sim que o brasileiro, tem mania de deixar tudo para depois, pro futuro, entende? É isso! Infelizmente.

Paulo Leite

É país do futuro sim.

… E igual ao futuro, ele nunca se torna o presente.

Rafael Coimbra

Envie uns 48 J35 p cá e fim de papo….

JBS

Lacrou a fábrica pq o produto era ruim – somos obrigados a comprar produtos ruins, pq é nacional?

Se era bom, pq não vendia?

Temos que parar de por a culpa nos “imperialistas do norte” – a culpa é nossa, e ponto – se admitirmos isto, como nação(povo), poderemos avançar.

Não somos um País sem soberania, somos um povo sem vontade de ser grande, contentamos com o que temos.

Ser uma potência mundial, vem da vontade do Povo – aqui tudo é culpa dos governantes, do “grande Irmão no norte”, jamais é culpa de nós mesmos.

DanielJr

Concordo em 100%

Sempre alguém nos sabota

Sempre precisamos de mais impostos para proteger a indústria nacional. Precisam afastar a Sony, Toshiba, Philips, Dell, Bosch, GE, Mazda, Porsche, Toyota porque elas são más, precisamos manter multilaser, carros de modelos exclusivos para o nosso mercado, gradiente, gurgel, ROMI etc.

Sergio

Meu amigo, não escreve isso.

Era ruim porque estava no início.

Precisava naquele momento de apoio governamental. Como o início de qualquer empreendimento desse.

Hoje teríamos um colosso chamado Gurgel.

Calcule, 30 anos após como estaria.

Foi um crime o que fizeram !

carvalho2008

Não era ruim não…..era bom pacas e vendia razoavelmente bem para quem era pequeno. Tipo de construção excelente e não a toa varios jipinhos no EB, praias , etc…. O problema foi que na hora de dar o pulo do gato com o BR 800 e supermini, ele emprenhou uma bala numa nova planta, creio que na Bahia. Já tinha os acordos governamentais para tal, mas de repente, o GOV retirou no meio do projeto num momento que eles já estavam com muita grana empenhada, e isto quebrou a Gurgel. De forma similar, assistam ao filme Tucker Um Homem e… Read more »

Sergio

Irmão, a China é soberana. Ou pelo menos após mao Tsé tung, sem passada de pano para as monstruosidades cometidas por este, tornou-se de fato, independente. Foi ajudada também, primeiro por Moscou e depois, no maior tiro no pé da história, pelo ocidente. O caso da Gurgel citado por você dói até a alma. É capítulo dos mais sujos de nossa história. Só comparável ao que o império britânico fez ao barão de Mauá. Conheço um engenheiro aposentado da Volkswagen que conta que as automobilísticas ameaçaram até Deixar o país caso o governo- Itamar Franco- não destruísse a Gurgel. E… Read more »

KarlBonfim

O que a China tem de diferente do Brasil é vontade política, vergonha na cara, amor ao país, e isso não tem nada a ver com a orientação política e ideológica. Capacidade nós temos, e EMBRAER tá aí para provar e que digo…

RRN

Tem cultura.

MMerlin

Sim, a evolução da China nos últimos 30 anos é impressionando. Mas jamais devemos pensar que foi por acaso. É tudo fruto de um planejamento para construção de uma nação. E, principalmente, saber onde investir e o que exigir da população para que o investimento de retorno. Mas já tivemos nosso momento. E outra época, quando a educação (e conversão) nacional estava sob responsabilidade dos jesuítas. Haviam universidades com várias disciplinas, fruto de uma era onde Portugal era o país que mais investia pesado em P&D. E isto, acredite, refletia muito no Brasil Colônia. Inclusive com negros e índios como… Read more »

RRN

Seremos eternamente o país do futuro, afinal de contas o futuro ainda não chegou.

Burgos

Qualquer semelhança, é mera coincidência 😏

Afonso Bebiano

Qualquer coincidência é mera semelhança.

Burgos

Nao necessariamente nessa mesma ordem 😏

Mercenário

Propriedade industrial esse pessoal parece que não respeita…

Fábio CDC

Em Carrara esculpido o F-35…

Maurício.

É mais bonito que o F-35, tem linhas mais harmônicas, o F-35 parece um pardalzinho gordo.

Felipe

Mais bonito como, se é a copia do f35 !

DanielJr

Aqueles terabytes de dados da Lockeed surtiram efeito.

Cristian

Ja ouviu falar em honey pot? Procura para saber o que é na área de cyber segurança.
Só o futuro dirá.

DanielJr

Realmente não tem como saber, pode ser que usaram somente a geometria externa parecida, essa j35 não tenha capacidades sequer comparativas com o F35.

Esse assunto é legal para dar aquele tom de “será?” na teoria do roubo de dados.

Saldanha da Gama

Discordo, um é F o outro é J….

Kkce

Os caras copiam na cara dura kkkk

ramon

“Não importa a cor do gato, com tanto que ele coma o rato”.
Deng Xiao Ping

Felipe

Nada a ver isso kkkkkkkkkkkkkk os chineses não tem criatividade visual essa é realidade!!

Last edited 49 minutos atrás by Felipe
juggerbr

Provavelmente a cópia mais cópia das forças armadas chinesas… E olha que não falta variedade de cópias.

André Macedo

Enquanto eles fazem cópias, aperfeiçoam as tais cópias e depois fazem seus próprios projetos há uma parcela de pessoas que vivem em contos de fadas ou samurais e acham que copiar é “desonroso”, como se a realidade dos fatos ligasse pra honra ou qualquer construto moral aleatório que eles veem nisso.

JHF

Exelente.

Felipe

Se fosse os EUA duvido q vc falaria isso, é aquela famosa puxada de saco

Felipe

Que projeto que eles fez? Me diga. Eu não vivo no conto de fadas e acho ridículo o que eles fazem! A china não é desenvolvida? Eles podem fazer caças totalmente diferente dos outros, ou não? A verdade é que os chineses não tem criatividade visual!

Mercenário

O problema é eles fazerem cópias sem respeitar a propriedade industrial e se apropriando de dados.

CASO isso aconteça, há uma clara ilegalidade no que estariam fazendo.

Marcos Silva

Mas estão fazendo alguma coisa. E o Brasil? Faz o que?

Diego

Pelo menos eles fazem algo, não ficam sonhando em ser o que não são e babando ovo de quem sempre nos ferrou.

Luciano

Ficou melhor que o F35. Olhando assim, por cima, sem levar em conta a eletrônica e o motor, as linhas parecem mais refinadas e mais “magras”. Aposto que vai aparecer algum “Thinktank” ocidental para reconhecer isso.

DanielJr

Discordo, não deve ter ficado melhor que o F35. No máximo deve ter um motor do mesmo patamar, e isso é bem duvidoso. O F35 já está para ganhar um novo motor.

Em capacidades eletrônicas eu acredito que esteja abaixo, não que seja horroroso, mas abaixo.

ramon

“não deve ter ficado melhor que o F35.”
Fonte: arial 12

Felipe

Vc tem a cara de pau de falar isso? Os chineses simplesmente fizeram uma cópia escancarada do f35, mais msm assim vc acha que o j-35 chineses é melhor que o f35, como que o fanatismo cega vc!!

Iran

O F-35 é mais rechonchudo porque é recheado de sistemas.

Alexandre Galante

É rechonchudo porque é monomotor e também por causa da versão F-15B STOVL.

Rinaldo Nery

F-35B

Emmanuel

Copia, mas faz diferente.

F-35 PF – Pastel de Flango.

Brincadeiras a parte mas ver se esse aí não vai ter problema com chuva, com vento, com raio, de cair por qualquer coisa…

calvario

Juntos, TODOS, seremos mais que VENCEDORES.

juggerbr

Marçal, é vc?

Rinaldo Nery

kkkkkkkk

Marcos Silva

é o que?

Gabriel

Kkkkkkkkkkkk

Alex Barreto Cypriano

O landing gear do J-35 parece pouco espaçado (o frontal, muito recuado, bem atrás do assento do piloto). Se é uma cópia, e sem respeitar royalties e copyrights, como é que a China não leva uma sova judicial e diplomática? Porque é parceiro subimperial (com aspiração alter-imperial)- apesar do clima de competição, EUA (império ocidental) e China (império oriental) concordam sobre o essencial…
De outra parte, será que o J-35 tem toda aquela traquitana eletrônica/computacional do F-35? Duvido. Carenagem stealth é mole, botar dois motores e até baia interna, também, mas e o resto?

Last edited 2 horas atrás by Alex Barreto Cypriano
juggerbr

Mas como seria essa sova que vc diz? Tribunal algum tem poder de impedir que os chineses sigam copiando livremente o que acharem de interesse.
Na diplomacia é pior ainda, Nações Unidas cada dia provam que é só um gigantesco cabide de empregos de burocratas, não conseguem resolver UM conflito que seja.
O troco seria os EUA copiarem qualquer coisa avançada que os chineses desenvolvam.

Alexandre Galante
Cristian

Não foi cópia. Eles ganharam a guerra e se apropriaram da tecnologia, é diferente

André Macedo

E daí? O que isso muda na prática? É apenas uma noção deturpada de querer achar um valor heroico nisso, se copiar fosse fácil todos os países teriam seu 5G funcional.

Marcos Silva

Exato!

Mercenário

Exatamente.
Existe direito ao espólio de guerra.

O que é muito diferente de se apropriar de propriedade industrial de terceiros.

Fabio Araujo

Dessa vez copiaram o modelo e nome do F-35 dos EUA!

Last edited 2 horas atrás by Fabio Araujo
Saldanha da Gama

Discordo, um é F o outro é J !!!!

Felipe

EDITADO
2 – Mantenha o respeito: não ataque outros comentaristas.

Iran

Diferente da Rússia, EUA, França, Suécia, Alemanha etc não gosto muito de acompanhar o complexo militar industrial chinês porque tudo parece sem alma, tudo uma cópia, pra mim armas refletem o espírito de um povo quase como que uma obra de arte, existe coisa mais russa que um TU-160, ou coisa mais americana que um B-2 ou F-22? São quase obras de arte, quando vejo um TU-160 consigo até ouvir Tchaikovsky tocando ao fundo rs. Agora as armas chinesas parecem que foram feitas por IA de tão genéricas.

Léo Neves

Só você olhar para o rosto dos chineses e vai ter a mesma impressão, tudo cópia.

ramon

Cópia do “Gotha Go 229”
comment image

Felipe

Apenas o conceito de asa voadora, o resto não é cópia! Não se compara ao j-35 chinês

Last edited 37 minutos atrás by Felipe
Leandro Costa

Nem o conceito da asa voadora é cópia. Esse conceito é quase tão antigo quanto a aviação em si.

Leandro Costa

Não estou dizendo que não houve influência do Go-229 (porque houve). Mas a Northrop já fazia asas voadoras antes de o Go-229 ser um sonho na cabeça do projetista. A primeira, a X-216H é de 1929… O N-1M é de 1940… O YB-35, abaixo, começou à ser construído antes do dia VE, e portanto antes que qualquer tecnologia alemã, principalmente sobre o Go-229 fosse adquirida. Primeiro vôo em 1946: Já o YB-49 foi uma conversão de um dos protótipos YB-35 para que operassem com motores à jato, no caso os Allison J35 cujo desenvolvimento remonta à 1943 e voou pela… Read more »

Underground

Até para copiar tem de ter competência.

Adhemar Moreira

De engenharia reversa em engenharia reversa, deu nisso…

Underground

Enquanto isso… até os chineses estão criando meses sobre o SU57.

Léo Neves

Se for mais barato que o Su-75 ( se ele for pra frente) e o Su-57 pode ser que vingue exportações.
Provavelmente o Paquistão como primeiro cliente, talvez fazendo a índia comprar um quinta geração russo para não ficar atrás até o seu próprio caça de quinta geração estar pronto.

Edmundo Teixeira

Pergunta de um leigo que atua numa área nada a ver com Aviação Militar: hipoteticamente, seria mais vantajoso para o Brasil comprar caças chineses ou caças americanos equivalentes?

Leandro Costa

Nenhum dos dois. É mais vantajoso comprarmos mais aviões Suecos.

Iran

Pela tecnologia, financiamento, pós-venda e implicações geopolíticas, creio que numa escolha EUA x China o ideal para a realidade brasileira seria uma opção americana.

carvalho2008

No momento, no momento mesmo….tá valendo fazer um ciuminho aos EUA….eles tem de parar de pedir, e começar a conceder….esta estoria do Gripen não pode ficar barata….tem que fazer como na época que fomos testar o F-7 Airguard…sério mesmo….

Diego

Comprar aviões militares chineses tem um ônus muito grande, os americanos iam impor sansões, restrições e tudo que pudesse atrapalhar o Brasil e sua economia e defesa. Comprar dos E.U.A é outra porcaria porque tu compra o avião mas, ele nunca vai ser teu, eles decidem tudo, quando e como tu usa o avião que tipo de armas tu tem direito de usar e etc, o exemplo mais clássico disso aqui na América do sul é o Chile tem que pedir benção para os americanos para tudo, outro exemplo são os Emirados Árabes Unidos que ficaram tão putos com os… Read more »

Gabriel BR

A piada é as pessoas acharem Antiético copiar materiais e equipamentos militares , como se a Guerra fosse um esporte bonitinho. muita infantilidade…

carvalho2008

guerra etica e civilizada = olimpiadas
guerra real = ucrania

Jose Pereira

Este é o modelo que o Paquistão vai comprar ?

Ramon

Não sabemos ainda. O que sabemos é que tanto o Paquistão quanto o Azerbaijão (e talvez o Irã) terão o JF-17 BLOCK III. Dessa vez ele virá equipado com eletrônica superior e radar AESA KLJ-7A. Serão equivalentes aos nossos Gripen.

carvalho2008

nem o Block III do JF-17 chega pertodo Gripen…..tá muito longe….entendam que o Gripen, chega perto do F-35….e na versão atual, melhor que Rafale em seu ultima versão que ja saiu a alguns anos atras….

Ramon

Nunca que o Gripen é melhor do que o Rafale. Pare de beber.

Last edited 31 minutos atrás by Ramon
Bardini

O F-35 foi pensado para operar em rede, fazendo a fusão de dados de seus 5 conjuntos de sensores e interagindo ainda com dados de outras plataformas, para assim, poder realizar engajamentos cooperativos. Isso existe, foi testado e está operacional. . Conjuntos de sensores: AN/APG-81 AESA radar AN/ASQ-239 Eeletronic Warfare (EW) e Countermeasures system (CM) AN/AAQ-37 Eletro-Optical (EO) e Distributed Aperture System (DAS) AN/AAQ-40 Eletro-Optical Targeting System (EOTS) AN/ASW-242 Communications, Navigation e Indetification (CNI) . A aeronave da Shenyang pode se parecer com um F-35, por razões mais do que óbvias, mas simplesmente não tem as capacidades de um F-35.… Read more »

carvalho2008

Mestre Bardini…mas confere que o gripen tambem foi pensado assim? ele tambem faz tudo isto, deve ter talvez uma capaidade de processamento menor….mas….ele é assim…

Felipe

Até nome eles copiam, ridículo isso! A verdade é que os chineses não tem criatividade visual isso sim!

Jose Pereira

A China é surpreendente em todos os sentidos.
O investimentos que eles estão fazendo em usinas nucleares é algo fantástico.
Se não me engano são 20 unidades ou mais construindo, com isso será superavitária no consumo de combustíveis fosseis.

Perigoso

Seria ótimo um caça furtivo na FAB, mas acho que um caça Chinês teria forte resistência na FAB, as forças armadas são muito conservadoras dificilmente eles aceitariam um produto chinês mesmo que tivesse qualidade.

Last edited 18 minutos atrás by Perigoso