Poder Aéreo no Media Day do Exercício CRUZEX 2024
Por Valter Andrade*
Reportagem e Fotos
O Exercício CRUZEX 2024 iniciou com um grande número de profissionais de mídia especializada, tradicionais e spotters que vieram de todas partes do Brasil e do mundo, deixando claro como esta manobra gerida pela Força Aérea Brasileira ganha destaque e importância cenário internacional.
No início da manhã aconteceu uma concorrida coletiva de imprensa com os vários oficias das forças aéreas participantes, quando foi apresentado de forma sucinta o exercício de CRUZEX 2024, em seguida foi aberto para perguntas e questionamentos aos oficiais comandantes presentes à mesa.
Sem dúvida alguma o mais questionado foi o diretor do exercício CRUZEX 2024, o Brigadeiro Rezende, que atendeu gentilmente a todos questionamentos.
Quando perguntado sobre o cenário de guerra cibernética o brigadeiro explicou que visa atuar na infraestrutura crítica dos inimigos, integrando os três domínios: aéreo, espacial e cibernético.
O brigadeiro destacou a presença do caça F-39E Gripen explicando que ainda está em desenvolvimento, mas já acumulando muitas horas operacionais na FAB, um exercício como o CRUZEX é uma oportunidade ideal para seu aprimoramento. Também fez questão de destacar que o F-39E Gripen estará atuando tanto na “Blue Force” quanto na “Red Force”, visando executar diferentes tipos de missões com seus parceiros, enfrentando diversas ameaças. Neste cenário ele e os demais caças estão atuando apenas em combates com misseis.
Questionado pelo Poder Aéreo quais são os misseis de combate aéreo disponíveis para o F-39E Gripen, o brigadeiro Rezende afirmou que neste exercício estará empregando o míssil BVR Meteor e o IRIS-T, não ocorrendo combates do tipo “dogfight”.
“Às vezes seremos Azul ou Vermelho, onde iremos nos adequando ao exercício” complementou o Brigadeiro que enfatizou a importância do caça da Saab, destacando que ele traz enormes ganhos para a Força Aérea Brasileira.
*Valter Andrade é jornalista, fotografo, escritor e pesquisador de história militar freelance, com diversos trabalhos publicados no Brasil e exterior.
Maravilha!!
Estamos presentes com Poder Aéreo
Obrigado Valter Andrade !!
É o Galante na foto ali com o microfone?
kkkkkkk
É parecido, né? 🙂
Essa foto de dentro da tubeira do motor do Gripen, logo abaixo da foto da identificação 4107, me lembrou de uma grande curiosidade que tinha de ver como era um pos-combustor e finalmente em um Portões Abertos da Base Aérea de Salvador consegui tirar uma foto como essa num Mirage III c/ minha querida Olympus Trip 35, rs.
Interessante que a USAF trouxe cinco F-15, mas nenhum biposto. Geralmente se oferece voos para os demais participantes nos bipostos durante esses exercícios.
Os meteor são imponentes, alinhados ao IRST e o sistema de guerra eletrônica do gripen, podemos ter a certeza que se um dia a Venezuela se ‘imbestar’ para cima, a vitoria do Brasil é rapida e garantida ! A la Chasse jaguares !
Uma Dúvida, Com o Baixo nível de RCS do Gripen nos podemos adentrar no espaço aéreo venezuelano facilmente ?
Facilmente, não. Tem a questão do abastecimento, então ou usaria tanques ventrais (o que detonaria o RCS) ou faria reabastecimento com os KC (o que tornaria a operação mais complexa). Nos dois casos são riscos a serem gerenciados.
Mas eles têm uns mísseis de defesa aérea , entrar não seria tão fácil assim…
Não sabemos as condições da defesa antiaérea deles,muitos já foram canibalizados e sem radar,as defesas deles ficam inoperantes.
Acho que temos condição de coletarmos inteligência eletrônica com os E-99 e talvez outros meios.
uma coisa a gente já ganhou.
belas fotos !
A pintura acaba muito rapido, belas fotos !!
vcs do PA são os melhores !!!
principalmente pela bela foto do IRST .kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
agora ninguem reclama mais neh ?!
Sempre tem uns reclamões.
Grande oportunidade de ver essas maquinas fantásticas de perto!
Se é para ter segundo caça então eu quero o F-15.
Pronto, falei.
Uns 25 F-15EX Seria Pedir muito ? Rsrs
Acho que estão a disposição caso a FAB queira,os F-16,dos EUA só restaram os do Sierra army depoty,os que eles usam não estão a disposição para vendas.
Vc está confundindo as coisas.
O Sierra Army Depot na Califórnia, como o nome já diz, é para material do U.S.Army.
Creio que vc quis dizer Davis-Monthan Air Force Base no Arizona.
Se viessem 12 eu já estaria feliz que nem pinto no lixo. rsrsrs
Caça muito bonito e imponente!
Parecem mais a disposição do que os F-16, provavelmente só restam os do deserto.
O Brasil é um país continental líder por natureza, mas seus governantes ainda ñ entenderam, que este gigante, precisa de investimentos a altura da sua grandesa. A verdade é que estamos sucateados e muitos viajando, achando que estamos realmente onde deveríamos estár.
Acho esses F-15 mais viáveis para a FAB do que os F-16,caso queiram caças usados no lugar do AMX,os F-15 parecem estar mais a disposição do que os F-16.
E também bem mais caros de se operar e manter.
Nada que tenha uma hora de vôo acima de 10 mil dólares é viável para a FAB. Ponham isso, definitivamente, na cabeça.
Os misseis Meteor e IRIS-T no Gripen são reais, digo de combate? Ou são mockups ou de manejo?
Manejo. Por que usariam mísseis reais em um treinamento?
Uma dúvida para quem puder ajudar: alguns caças fazem o uso de paraquedas no pouso. Como é feito o “recolhimento” deles após o pouso? O caça libera ele na pista ou “arrasta” o mesmo até uma área segura?
Libera o lado da pista e a manutenção vai até lá, de viatura, e recolhe.
Boa! Obrigado e aproveitando o Coronel tb é dono do Rinaldo Carnes em Indaiatuba? 🙂
Quem criticou o “acabamento” do Su-57 enviado para a China (me parece que se trata do 4º protótipo da série) agora vê essas fotos do Gripen de perto…parafusos e rebites evidentes, peças com ângulos aparentemente mal encaixados…interessante.
Nada como um dia após o outro.