O Media Day do Exercício CRUZEX 2024, realizado pela Força Aérea Brasileira (FAB), proporcionou uma experiência única para os profissionais de mídia. Embarcados nas aeronaves de transporte KC-390 e C-105, jornalistas e fotógrafos tiveram a oportunidade de registrar de perto as aeronaves em voo, uma demonstração marcante das operações aéreas multinacionais que fazem parte deste que é o maior exercício de guerra aérea da América Latina.

Durante a missão de fotografia aérea, as equipes de mídia puderam capturar imagens das aeronaves de diversos países participantes, incluindo aeronaves brasileiras, norte-americanas, argentinas, peruanas, chilenas e paraguaias. A partir dos compartimentos de carga e pelas escotilhas das aeronaves da FAB, os fotógrafos captaram ângulos raros e dinâmicos das manobras realizadas pelas aeronaves em formação, enquanto cruzavam os céus de Natal, Rio Grande do Norte.

O KC-390 Millennium, jato de transporte tático brasileiro com capacidades de reabastecimento em voo, foi um dos destaques do evento. A presença do C-105 Amazonas, avião de transporte tático, também facilitou o registro das aeronaves mais lentas.

O Media Flight faz parte da estratégia da FAB para mostrar ao público a complexidade e importância dos treinamentos realizados no CRUZEX. O exercício reúne forças aéreas de 16 países para treinar operações conjuntas em cenários simulados de conflito, fortalecendo a interoperabilidade e o intercâmbio de conhecimentos entre as nações. O CRUZEX 2024, que acontece até o próximo dia 15 de novembro, envolve mais de 100 aeronaves e cerca de 3.000 militares, consolidando o papel do Brasil como líder em treinamento militar na região.

VÍDEOS: CRUZEX 2024 Media Flight

Subscribe
Notify of
guest

12 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bueno

Que top , conseguiram imagens maravilhosas!!
Esta do Gripem com o F16 Chileno , que pintura!! e profética.. kkk Calma gente!!

Last edited 3 horas atrás by Bueno
Rodrigo Maçolla

Belissímas imagens, todas ! Mais esta sobrevoando o forte dos Reis Magos na minha opinião a melhor:

comment image

Renan

Como funciona o combate simulado? Há alguma tecnologia que indica o abate de uma aeronave ou coisa do tipo?

Rinaldo Nery

Sim. Chama-se “shot validation”.

Kit Carson

Cara, dois comentários breves:

1- EU NÃO TENHO ESTRUTURA PRA ESSE “A29P47” Super Tucano não. Eu paro tudo pra ver esse bicho!
2- Primeiras “Ibagens” do Gripe armado! Que legal! Sabem dizer se eram reais ou de “instrução” esses mísseis?

Abração!

Leandro Costa

Mísseis de manejo. Não se usa mísseis ‘reais’ em treinamento.

Alexandre Costa

Muito legal os vídeos. Deve ter sido uma experiência e tanto presenciar isso ao vivo.
Achei curioso o F-16 mantendo o speedbrake aberto durante a manobra. Deu pra ver bem no segundo vídeo.

Jaguar

Caramba, o Gripen armado até os dentes 😮 ! Ééé a Venezuela que não se atreva ! OBS: A foto do gripen com os meteor é para fundo de tela

Burgos

Muito Legal 👍
Fotos e Fimagens e inclusive colocaram o A29 com pintura histórica do P47 pra participar do voo em formatura 💪😎🇧🇷🚀👏

Dod

Que fotos! Parabéns para o fotógrafo

Emmanuel

Essa pintura do super Tucano deveria ser padrão na FAB.
Coisa linda meu Deus.

Rinaldo Nery

Já começou o trabalho do Estado Maior da Força Aérea Componente (Force Air Component), seguindo seu battle rythm: daily briefing às 08:00h; apresentação da estratégia para o cmt, pelo A-5; reunião de seleção de alvos; confecção e apresentação da AOD (Air Operations Directive); confecção das ATO (Air Tasking Orders) para 48:00h. É bastante atividade na FAC. Tudo na língua inglesa.