Colisão entre aeronaves T-27 Tucano da Academia da Força Aérea durante treinamento
No início da tarde desta sexta-feira (01/11), duas aeronaves T-27 Tucano da Academia da Força Aérea (AFA) apresentaram uma intercorrência durante um voo de formatura.
A tripulação era composta por um instrutor de voo na aeronave do Líder e uma cadete na aeronave de Ala.
Por precaução, foi declarada emergência, e a aeronave do Líder prosseguiu para um pouso de emergência na AFA, enquanto a aeronave de Ala foi acompanhada por outra aeronave com instrutor de voo.
Diante das circunstâncias, foi tomada a decisão de realizar uma ejeção controlada, conforme os manuais e normas de operação da aeronave.
A ejeção foi bem-sucedida, e a cadete já se encontra no Grupo de Saúde de Pirassununga, dentro da AFA. Ela está em bom estado de saúde e passa por exames complementares e acompanhamento médico.
A Seção de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos da AFA está conduzindo as ações iniciais de investigação, em conformidade com as normas do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER), para identificar possíveis fatores contribuintes desta ocorrência.
DIVULGAÇÃO: Centro de Comunicação Social da Aeronáutica
Graças a Deus todos tripulantes envolvidos estão bem
como podem negativar um comentário assim?
Pois é, tem espírito de porco para tudo.
Achei q só F-35 q tinha problema e caía
Todos pilotos bem, ótimo.
Que bicho bonito.
Que fase da Força Aérea, 1 F-5M e ao menos um T-27. Ao menos nenhum piloto foi perdido.
Olá Jug. A estatística é conhecida como a teoria ou regra dos grandes números…. a gente faz uma piada com a teoria dos pequenos números… são situações nas quais o número de eventos é pequeno e insuficiente para tirar qualquer conclusão significativa, mas dá uma vontade… Este caso de azar da FAB é um bom exemplo… são aviões diferentes, em situações diferentes e provavelmente por causas tão diferentes que eles não possuem nada em comum, a não ser o símbolo da FAB nas asas. a gente fica com uma vontade de sugerir que a manutenção da FAB está prejudicada, que… Read more »
Acontece.
Eu em: o que esta acontecendo? na, FAB. Caiu um F5M, a poucos dias e agora um T 27 Tucano, e só não foi dois T27Tucano, porque um desses ai conseguiu pousar, segundo a reportagem aqui. A gora resta saber se eram alunos cadetes ou pilotos instrutores ou pilotos instrutores mais cadetes?. Espero quando começar a CRUZEX, tudo termine bem.
cad solo no q caiu.
No q pousou IN ou IN com cad
Agora em português.
Cadete em voo solo no aeronave que caiu.
Na aeronave que pousou, instrutor ou instrutor mais cadete.
Obrigado
Quem ejetou foi o cadete que estava voando solo na aeronave “ala”.
A aeronave “líder”, tripulada por um instrutor, pousou em segurança.
“A” cadete, era uma mulher. felizmente está bem e espero que siga longa carreira na FAB.
Sim longa carreira, mas não voa mais.
Por que????
#2 Porque???
Nada sei do ocorrido então não posso afirmar qq coisa a respeito.
Quem te disse? O cmt da AFA?
É…tipo da coisa que gruda no cara o resto da vida…fora as fofocas de cassino…uma pena. Espero sinceramente que ela volte a voar.
Exatamente. Mesmo que o acidente tenha sido, obviamente, não intencional, fica a “pecha”.
Está explicado!
Não explica a causa da colisão
Obrigado.
Lamento, irei melhorar
“A gora resta saber se eram alunos cadetes ou pilotos instrutores ou pilotos instrutores mais cadetes?”
A resposta para a tua pergunta está no texto, é só ler.
Obrigado desculpa aí, tinha lido parei e foi ver um vídeo que já estava circulando no YouTube sobre a reportagem
Não precisa pedir desculpa. Só dei a dica. Abraço.
Graças a Deus o prejuízo foi só material!🙏
Pois é… minha esposa sempre fala que pagamos seguro e plano de saúde para usar quando for preciso, mas o melhor mesmo seria nunca usar.
O maior bem é a vida das pessoas envolvidas
Quando a Challenger ou a Colúmbia explodiram, a grande perda foram as pessoas.
Imagino que a FAB tenha células de T27 estocadas.. monta tudo, limpa e tá valendo.
SIPAER esse mês parece que vai trabalhar 💪
Não, o acidente sera investigado pelo propria AFA.
Fosse incidente com F-5 o pessoal iria falar:
“aiiiinnnn já passou do tempo de se aposentar”.
E estariam certos.
esse aí também,já que vc puxou o assunto.
Por que?
Faz parte, os procedimentos de emergencia são seguidos para estas ocasiões, segue o jogo…Enquanto isso, por exemplo, no Japão todos os V22 Osprey estão groundeados.
Pelo menos em aspectos relacionados a manutenção dos assentos ejetáveis das aeronaves da FAB, parece estar tudo em dia. Só neste curto espaço de tempo, já salvaram dois pilotos (Natal e Pirassununga).
Parabéns Martin Becker
Becker???
Martin Baker.
Martin Baker MK17
Sempre estiveram.
Acho que ele se referiu a aquele acidente com um F-5 no RS no qual o piloto não consegiu ejetar devido ao assento estar com um defeito.
Defeito esse ocorrido ainda nos EUA e que no Brasil passou despercebido.
Foi o único.
Exatamente!!
Que fase!! O Centro de Comunicação Social da Aeronáutica não está conseguindo escrever um texto básico com clareza e sem erros. No início da tarde desta sexta-feira (01/11), duas aeronaves T-27 Tucano da Academia da Força Aérea (AFA) apresentou uma intercorrência durante um voo de formatura. A tripulação era composta por um instrutor de voo na aeronave do Líder e uma cadete na aeronave de Ala. “Duas aeronaves,,, apresentou uma intercorrência”. Tripulação, no singular, se aplica a uma aeronave. Duas aeronaves tem tripulações. Considerando que as duas aeronaves apresentaram problemas, com pequenos ajustes o texto fica mais claro. No início… Read more »
caro EduardoSP, é isso mesmo. E além dos erros de concordância, acho despropositado tratar uma colisão em vôo como dois aviões tendo apresentado uma.”intercorrência.”
É o tipo de palavra pomposa e genérica que pode significar tudo e qualquer coisa. Ou nada.
Desinforma, ao contrário de informar concretamente o que aconteceu.
Não sei dizer se é azar da FAB perder duas aeronaves em tão pouco tempo, ou se é sorte pelos pilotos terem ficado bem.
Fora aquele vendaval ano passado na AFA também que eu nem sei quantos T27 foram perdidos ou recuperados.
Todos estão bem. É o mais importante.
2 martin baker ejetados em 15 dias…… huuuuuu… doces ou travessuras
Aos especialistas que já passaram pela AFA:
Um cadete desses que se envolveu num acidente desse tipo pode voltar a voar novamente?
Apesar de não ter passado pela AFA; eu diria que sim.
Primeiro deve-se esclarecer a ou as causa/s do acidente.
Estado de saúde, físico e psicológico do piloto.
Estando tudo em ordem, o piloto pode voltar a voar se assim o desejar.
Pelo menos esse é o procedimento de praxe na maioria dos países e creio que no Brasil não deve ser diferente.
Se não ficou com problema de coluna voltará a voar. Por que não deveria?
O Franz já respondeu sua pergunta.
Problema psicológico não está relacionado com coluna (físico).
Ou você nunca teve que fazer avaliação psicológica?
Até para aulas teóricas para tirar CNH antes é feita avaliação psicotécnica.
Ou você não tem CNH?
Amigo, eu sou piloto militar. Já fui instrutor na AFA. Não, ela, provavelmente, não passará por psicólogo.
Quantos cadetes nós últimos 40 anos colidiram com o líder em um voo solo e caíram com a anv ? A resposta é Zero (graças a Deus, mostra como desde cedo tds são pé e mão)
Vai no psicológo sim
Mostra como a instrução é bem feita, com técnica e instrutores competentes. Não, não sabemos se será necessário a avaliação psicológica. Muito menos você. Sim, já houve colisões no passado.
Vc sabe oq ocorreu ? Quem colidiu, se foi o ala ou se foi o líder ? Se houve voo perigoso ?
Além da glr da prevenção, o conselho operacional também vai apurar oq aconteceu. Esperamos q a Cadete ñ tenha culpa, e q termine o curso logo. Mas nessa nossa força área, q desliga cadetes a rodo e diminuem vaga de concurso, desligar um Cadete q bateu no líder em voo é um clique
A Cadete colidiu no líder. Você foi desligado em vôo? Por isso esse ódio? Foi injustiçado? Eu ministrei muita instrução de vôo de formatura, e liderei muito Cadete solo. Sei exatamente (mais do que você) como funciona a instrução na AFA.
Não, não fui.
Não entrei na FAB, mas conheço muitos q por lá estiveram e estão.
A realidade ñ é tão bonito e florida como vc tenta relatar aq. Respeito seus anos de serviço, mas é preciso transparência
A realidade é a que eu vivi lá, como Cadete e instrutor. Aqui, NINGUÉM conhece.
A Cadete colidiu seu estabilizador vertical com a hélice do líder, parece que num exercício de Ataque 2. A ejeção foi controlada, e o helicóptero de resgate já estava em vôo para o resgate. Tem vídeo nas redes. A Cadete caiu num campo arado. Também quase fui “abatido” por Cadete quando fui instrutor na AFA, em vôos de formação. Não deveria, mas acontece.
A aeronave caiu bem perto de uma estrada e o assento ficou ali (pelo menos até ser recolhido pelo pessoal da FAB).
https://youtu.be/FGIHai2NhkQ?si=sCIo4tJgyLz2xc-j
Segundo o próprio Rinaldo escreveu aqui na matéria do acidente do F-5, depois ele estará na sala da cadete.
(ou isso não vale para cadetes?)
Em 85, quando vc era Cadete, teve um acidente parecido. Voo de formatura T-25. O Ala (2 INs) comeu o estabilizador vertical do líder (2INs, pqds de bq 71 e 72)
Eu sei. O Cap Lucci faleceu. Seu filho é cmte na Azul. Não era vôo de instrução. Era vôo de instrutores, e a colisão ocorreu porque o motor do Lucci falhou durante um looping em diamante.
Pesquisem no YouTube ex alunos da AFA que foram desligados, tem vários depoimentos, pra saber como funciona, é rígido, como tem que ser mesmo; então não deve ser tão simples assim, devido ha alguns comentários acima, sobre a questão.
É o que penso.
Problemas psicológicos após o acidente ou até mesmo nos casos onde a investigação aponta que foi imperícia, imprudência ou negligência podem e devem ser considerados antes da liberação para poder voltar a voar.
Caso nada disso seja constatado devem liberar para voar assim que possível.
Lembrando que devem levar em consideração que é cadete em aprendizado.
Então realmente não é tão simples.
Acho bem complicado esse sistema deles. Procuram qualquer desculpa para cumprirem a meta de apenas formarem a metade dos alunos que entram no curso. É o que mais reprova de todas forças armadas. Não recomendaria para ninguém que quer ser piloto para não se frustrar depois.
Não poste bobagem sobre coisas que não conhece. A atividade aérea é uma atividade psicomotora que mata. Tem gente com habilidade, e tem gente inapta. O índice de desligamento, histórico, no 2° EIA (T-25) é de 25%, creio. No 2°/5°, em Natal, é maior. E , o desligamento em vôo, só ocorre depois de Conselho Acadêmico, sob a presidência do cmt da AFA, obedecendo a rigorosos critérios.
E a critérios subjetivos:
Se estiver sendo perseguido por alguém, pode ser o melhor piloto do mundo, vai pra rua.
Deus do céu… Impressionante querer afirmar coisas sem nem ter sido Cadete. Acho que nem cruzou o portão da guarda. “Ah, um amigo do amigo, que foi desligado, me falou. Ele era a reencarnação do Barão Vermelho, mas foi desligado”. Nem faz ideia de como seja a instrução aérea, e o sistema de avaliação.
A perseguição é um fato em qualquer ramo profissional, seja militar, civil, político, acadêmico etc. A premissa “manda quem pode, obedece quem tem juízo” vale para toda profissão, inclusive nas FAAs. Na Fab ñ seria diferente, assim como na instrução aérea. Deturpar isso não faz sentido algum.
Pra encerrar a discussão com leigo: nos 4 anos que lá fui instrutor isso não aconteceu. Pode destilar as suas mágoas (sabe-se lá por que) à vontade. Com relação à instrução na AFA, não queira ensinar o padre a rezar a missa. Ah, e meu filho foi Cadete Aviador. Se formou em 2013.
Para encerrar o assunto
Não destilarei mágoas, pois n tive a vivência q vcs tiveram para te-las…. sou apenas um entusiasta da aviação…. mas sei de alguns outros que ainda as possuem.
Novamente, respeito seu tempo dedicado a nossa força aérea
Concerteza vc tem mais experiência q tds desse site juntos
Mas isso não muda verdades absolutas
E outra, já q vc esteve dos dois lados da moeda… N deixe que a vivência do segundo apague as memórias, temores e anseios do primeiro
Q vc tenha uma ótima noite
Não diga isso companheiro! Vai que temos algum jovem sonhador aqui! Duvido muito que exista uma meta para desligamentos! Acredito sim na extrema e grandiosa responsabilidade de um instrutor em avaliar adequadamente um aluno que poderá vir a transportar uma centena de pessoas logo ali na frente!
Desde quando um choque em voo virou “duas aeronaves apresentaram uma intercorrência”?
Valham-nos os anjos da guarda do texto claro! (com alguns orixás e duendes pra ajudar).
Sem falar que esqueceram de informar que o aviâo da cadete/ala caiu. Depois de ela ejetar, felizmente.
Nota confusa e mal escrita.
Intercorrência é termo médico na origem, até onde eu sabia.Mas está virando clichê supostamente “técnico” pra qualquer problema ou perrengue..
Concordo.