Embraer e Rheinmetall fornecerão Simulador de Voo Completo para o C-390 Millennium na Holanda
A solução também inclui uma estação de instrução para o loadmaster e treinamento baseado em computador
Rijen, 1º de novembro de 2024 – A Embraer (NYSE: ERJ; B3: EMBR3) anunciou hoje que fornecerá soluções de treinamento para o C-390 Millennium à Força Aérea Real da Holanda. O acordo inclui um simulador de voo completo e uma estação de instrução para o loadmaster, desenvolvido com a Rheinmetall, além de uma estação de treinamento baseada em computador (CBT, na sigla em inglês), concebida com a ETI. As companhias esperam que todas as soluções já estejam em operação até o final de 2026.
“Os novos dispositivos de treinamento fornecidos são um marco significativo em nosso relacionamento de longo prazo com a Força Aérea Real da Holanda. Trabalhando em parceria com a Rheinmetall e a ETI, a Embraer está focada em fornecer as melhores soluções de treinamento da categoria demandadas por nossos clientes. Criamos essas soluções sob medida, cuidando de cada detalhe necessário para a Força Aérea Real da Holanda. Esperamos aprofundar ainda mais o nosso relacionamento nos próximos anos”, afirma Carlos Naufel, Presidente e CEO da Embraer Serviços & Suporte.
“Os dispositivos de treinamento do C-390 irão possibilitar preparação e treinamentos de missões em um ambiente muito realista para a Força Aérea Real da Holanda. Em conjunto com a nossa parceira Embraer, estamos comprometidos em oferecer os melhores sistemas e serviços de treinamento para o C-390 nos próximos anos”, afirma Stefan Klaes, Head de Vendas e Sistemas de Aviação da Rheinmetall.
O simulador de voo do C-390, com qualificação de nível D, inclui a operação em condições normais e de emergência, pacote para suporte em operações militares e conta com mais de 350 simulações de situações anormais e emergências. Além disso, o simulador tem fácil manutenção e é confortável para o treinamento de pilotos.
Além disso, a estação de instrução para o loadmaster (CHST, na sigla em inglês) fornecerá treinamento amplo nos procedimentos da função de loadmaster para tripulações de voo, loadmaster e outros usuários. Ela utilizará uma tecnologia de representação visual de última geração para fornecer uma visão interna do compartimento de carga e uma visão externa de toda a aeronave.
Por fim, a estação de treinamento baseada em computador (CBT, na sigla em inglês) oferece instrução teórica da aeronave para pilotos, loadmaster, membros adicionais da tripulação e equipe de manutenção por meio de um sistema de gerenciamento de aprendizagem (LMS, na sigla em inglês) compatível com a tecnologia SCORM.
Com carga útil máxima de 26 toneladas, velocidade máxima de 470 nós e tecnologia de ponta, o C-390 é a principal aeronave em sua categoria. Os motores potentes, o amplo compartimento de carga com rampa traseira e o trem de pouso robusto permitem que a plataforma lide com as missões mais exigentes, incluindo operações em pistas não pavimentadas. O C-390 Millennium é um ativo estratégico importante para seus usuários finais, e pode realizar uma ampla gama de missões militares e civis, tais como transporte de carga, equipes e veículos para operações de manutenção de paz, operações especiais, apoio humanitário, evacuação médica, busca e resgate, vigilância marítima, combate a incêndios, reabastecimento em voo e atuação em desastres.
A frota atual de aeronaves C-390 em serviço acumulou mais de 15.000 horas de voo em todo o mundo, com uma taxa de capacidade de missão de 93% e taxas de conclusão de missão superiores a 99%, demonstrando confiabilidade excepcional em sua categoria. Além da Holanda, o C-390 foi selecionado pela República Tcheca, Hungria e Portugal, assim como pela Áustria, Brasil e Coreia do Sul.
Sobre a Rheinmetall
A Rheinmetall AG é uma empresa listada com sede em Düsseldorf (Alemanha). Como um grupo de tecnologia integrado, representa uma empresa sólida e bem-sucedida internacionalmente, com atuação em diversos mercados com um leque inovador de produtos e serviços, que incluem simulação e treinamento de voo. A Rheinmetall é uma fornecedora internacional líder de sistemas na indústria de defesa e, ao mesmo tempo, um impulsionador de inovações tecnológicas e industriais de vanguarda nos mercados civis.
Sobre a ETI
A EMPORDEF Tecnologias de Informação, S.A. (ETI) é uma empresa portuguesa de engenharia que fornece soluções de treinamento para a indústria de defesa e aviação desde 2004. A ETI é especialista em projetos, engenharia e desenvolvimento de simuladores operacionais, táticos e de manutenção complexos; aplicativos de treinamento baseados em computador; software de teste; e soluções de manutenção. A ETI trabalha com a Embraer há mais de 10 anos no desenvolvimento de treinamentos baseados em computador.
Sobre a Embraer
A Embraer é uma empresa aeroespacial global com sede no Brasil. Fabrica aeronaves para a aviação comercial e executiva, defesa e segurança e clientes agrícolas. A empresa também fornece serviços e suporte pós-venda por meio de uma rede mundial de entidades próprias e agentes autorizados.
Desde a sua fundação em 1969, a Embraer já entregou mais de 9.000 aeronaves. Em média, a cada 10 segundos, um avião fabricado pela Embraer decola de algum lugar no mundo, transportando mais de 150 milhões de passageiros por ano.
A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e é a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviços e de distribuição de peças nas Américas, África, Ásia e Europa. A sede da Embraer na Ásia Pacífico é em Singapura, e a sede na China é em Pequim.
DIVULGAÇÃO: Embraer
Na notícia de aquisição de aviões pela Tchéquia não consta a aquisição de simulador. Acredito que farão essa parte do treinamento em Portugal ou nos Países Baixos, países que compraram o simulador.
Sacal. Não tem lugar para um desses na minha sala.
Fora um transformador exclusivo para sua residência 😁
Conta de luz R$15.000 😆
É um belo video-game!
Claro que não se compara ao Atari River Raid (nem de perto!), mas deve garantir um entretenimento.
Mas aí comparar com o River Raid é maldade. Nada se compara à experiência!
Tipo o treinamento dos operadores dos mísseis Patriot, tal de ‘missile command’ 😛
Nem sabia que a Rheinmetall faz simulador…
Todo tipo de simualador: submarinos, blindados, helicópteros…
https://youtu.be/KwX9TxtKAzI?si=P2_6DiRlhLRX3gZ-
Muito interessante esse video Underground, obrigado. Entendo que a EMBRAER deve ser a coordenadora e, em conjunto com a ETI, basicamente fazer a integração dos algoritmos de simulação do KC390 ao sistema de comando e controle do conjunto. Simulações do tipo oscilações da cabine durante o lançamento de cargas (em diversas condições de altitude, temperatura, ventos, quantidade de combustível etc), operações de combate a incêndio (descarga contínua e rápida de varias toneladas de água), operações de reabastecimento de combustível (como receptor e como fornecedor), etc são algumas das muitas situações de interesse para um treinamento mais perto da realidade física.… Read more »
Embora não tenha ficado explicitado no texto, acredito que cabe à Reinmetall prover o fornecimento da maior parte da “instalação mecânica” do conjunto, tais como os servomotores para movimentação e posicionamento da cabine (incluindo a respectiva central hidráulica), a cabine em si, todo o sistema de potência eletrotécnica (fornecimento de energia elétrica para os acionamentos), transdutores de posição com feed-back, acelerômetros, strain gages etc. Seria interessante se o AEREO pudesse confirmar estas informações. Abs
Marrocos já faz parte do time C-390 ?
Ainda não!
Está evoluindo para isso.
Não tem nenhum anúncio oficial, por enquanto.
O que há de oficial são a participação no encontro de usuários do KC-390 e a recém anunciada assinatura do memorando de entendimentos entre o país e a Embraer para aeronaves civis e militares.
Por enquanto, Brasil, Portugal e Holanda, com a explosão de vendas do KC-390, cálculo baixo de 600 unidades muito mais unidades serão vendidas, países quererão ter o privilégio de ter um centro de treinamento.
Esse simulador esta sendo desenvolvido? Se aim a FAB vai adquirir?
No Brasil já está em funcionamento na Academia da Embraer em São José dos Campos desde junho de 2023.
Creio que a FAB irá usar somente esse simulador….não sei dizer se a FAB irá comprar um somente para ela…..acho que não seria necessário um FFS somente para a FAB.