Segundo o jornalista Claudio Dantas, no próximo encontro do G20, uma vitrine de ofertas militares promete movimentar as relações internacionais. A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, e o presidente francês, Emmanuel Macron, estarão entre os líderes que chegam com propostas robustas de venda de equipamentos para o Brasil.

Meloni busca promover a versão de caça leve do M-346, enquanto Macron chega com um amplo portfólio de defesa, incluindo 24 caças Rafale, 50 helicópteros Airbus H145, 36 obuseiros Caesar sobre rodas e um submarino Scorpene adicional.

Antes da escolha pelo caça sueco Gripen, o ex-presidente Lula e o então presidente francês Nicolas Sarkozy chegaram a negociar a compra de caças Rafale para a Força Aérea Brasileira.

Entretanto, sob o governo Dilma, a FAB acabou optando pelo Gripen, cuja manutenção é considerada mais econômica. Agora, a França propõe substituir os caças italianos AMX, reforçando a expectativa de retomada de uma parceria estratégica entre os países.

Um ponto-chave nas negociações será a disposição de Macron para transferir a tecnologia de miniaturização do reator do submarino de propulsão nuclear, uma condição essencial para que a parceria avance.

Subscribe
Notify of
guest

225 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vinicius Momesso

Agora vem a pergunta: Em caso de “um sim” do afável “Cumpanheiro”, esses 20 caças seriam entregues antes da último Gripen pertencente ao lote adquirido pelo Brasil?

Pampa08

Se for usado,com certeza, afinal nossos dirigentes adoram comprar coisas usadas para tapar a caga… Ops o Gap tecnológico ou de espera de algo. Saudades do miragem 2000

Underground

Com certeza, se vir, será usado.

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

Se sim, esperemos que não venham aeronaves “no osso”, como foram os Mirage 2000.

Luiz Antonio

E você tem alguma dúvida? A França precisa empurrar a velharia para justificar a produção de novos. Tem que “virar” a produção.

Augusto José de Souza

Não tem nem comparação,os Rafale em operação na França foram todos modernizados e eles sempre renovam e preparam os caças quando vendem para outros países é só olhar os da Croácia,os franceses deixaram os caças renovados para os croatas e os Mirage,podem me corrigir mas acho que já vieram com prazo de validade até ser decidido o vencedor do FX-2 e a modernização dos F5 for avançando.

vlademir baltazar

Para pegar usados eu pegaria os MIRRAGE 2000-5 RDI dos Emirados.

Rodolfo

Se vc leu a materia anterior, o cronograma do Gripen esta atrasado por atraso no pagamento por parte do GF o que naoseria diferente no caso frances e com a linha de producao da Dassault com ordens novas so pra depois 2030, o Gripen deve ter suas entregas terminadas antes assim espero..

Nilo

É quando o populismo tem sua política voltada para agradar o setor Militar, se a aquisição do jato Italiano já é uma excrescência considerando a falta de recurso para agilizar o programa Gripen, considerando o conceito do Projeto da FAB que é internalizar tecnologia capacitando o parque industrial aeronáutico brasileiro, isso demonstra que entra governo sai governo o Brasil está fadado a ser governado por aproveitadores, inclua a isso a discussão que se mantém dentro do partido de esquerda, a proposta gestada pelo seu líder, de aquisição de um porta avião nuclear rsrsrsrs

Rodolfo

Le Bresil n’est pas un pays serieux… como disse CDH uma vez reza a lenda.

Caravaggio

Na verdade. é apenas uma lenda mesmo.

silvom

mas onde que esse negocio já está consolidado, quem disse isso?

Marcos Silva

Vou escrever bem devagar pra vc:
“Ma….cron…. ofe…re…ce…rá… 24… ca… ças… Ra…fa…le… à…. Lu…la… no…. en…con…tro… do…. G…20….

silvom

o..fe….re….ce….rá…não…quer…di…zer…que…se…rá…con…fir…ma…do…pe…lo…Bra…sil

Lucas

Terminar as entregas do gripen antes de 2030? Só em sonho cara, estamos em 2024 e só tem 9 caças aqui, estão sendo entregues sofrendo 2 caças por ano. Se chegar em 2030 com 20 caças já é pra agradecer e muito.

Joao

Ta caro comprar o Civic. Ta vindo aos poucos pra substituir nossos velhos Chevettes.
Estamos querendo Fit usados.
Ai Mácron vai oferecer Accord….

João

Acho muito difícil a França conseguir novos negócios depois de fazer lobby negativo no acordo de livre comercio UE – Mercosul. Praticamente impossível. Os Italianos possuem uma grande chance.

Rodolfo

Sei nao, oferecer a tecnologia do reator do Alvaro Alberto vai ter gente da MB querendo esse negocio.

ChinEs

Eu Acho mais logico dár vantagem a França, o Brasil finalmente vai poder ter o seu maior desejo militar, o submarino de propulsão nuclear, sendo que é o maior projeto de transferência de tecnologia jamais feito pela França com qualquer país no mundo, nem mesmo na Europa a França transferiu essa tecnologia, o Brasil será honrado se continuar amigo da França…

Renan

Certeza que este negócio sai ano que vem

Luciano

Nada é difícil, depende o tamanho da mala.

Luiz Antonio

Pode até entregar e depois uns dois anos discutindo como operar (revisão de não sei o que, compra de míssil não sei o que lá e bla, bla, bla). No final ficarão estacionados “encaixados ” em Anápolis posando para drones e aguardando alguém para arrematar a sucata.

Augusto José de Souza

Se forem de estoque da França acredito que sim,se forem novos de fabrica,depende do ritmo de cada um,mas Dassault finaliza mais rapido do que a SAAB.

Adriano RA

Primeiro o F-16, depois o Tejas indiano, depois o M-346 italiano e agora o Rafale… Quanta bobagem. Qual será o próximo?

Gerson Carvalho

serão caças usados e com pronta entrega. o restante será novo e com certeza não vão levar 10 anos para entregar 36 caminhões com canhão.

Marcos Silva

Àh,pronto! Virou festa da Uva esse assunto!

Rafa

Pensei o mesmo.
Agora o Moço lá tá querendo um avião presidencial novo e quer pegar o caça mais caro de se manter.
Dá pra entender não. Dessa forma, é melhor a gente comprar um grande lote usado de F-16 mesmo e segue o bonde

Fernando Vieira

De repente nos Offsets da compra do Gripen vem um A330 novo aí pro GTE…

Eduardo Neves

Se a França oferecer a tecnologia de miniaturizacão do reator do submarino nuclear, se o preço for esse, (comprar o Rafale) compra, o que não dá é comprar F-16 a troco se nada …

Last edited 12 horas atrás by Eduardo Neves
Nilo

Acredite nesta janela de possibilidades aberta entra o seu retorno nuclear muniaturizado.

Luís Henrique

Não acho que faça muito sentido adquirir Rafale sendo que temos linha de montagem do Gripen E. Afinal se um dos problemas é o custo, o Rafale é ainda mais caro.

Mas entre M346 e Rafale ficaria bem mais contente com o Rafale. Rss.
Pelo menos é um caça de ponta.

Bosco

Pelo menos é um caça.

Thunder

Exatamente! Não faz sentido a compra de M346 e muito menos o F16. O melhor é investir no Gripen E e na segunda possibilidade de aviões usados Gripen c/d ou até mesmo o Rafale

Last edited 17 horas atrás by Thunder
Abner

Bosco quando achei que não podia ficar mais bagunçado essa questão. Entra a França e joga gasolina no incêndio kk.

Já não sei mais o que pensar sobre FAB e governo a respeito dessa questão.

Augusto José de Souza

O Rafale sempre foi o favorito do Lula,ele quase comprou em 2009 e o Macron certamente viu a oportunidade e concerteza ele está ciente da demora dos Gripen e da situação do AMX e a França certamente quer vender o Rafale para o mercado latino americano.

Caravaggio

O q me pergunto é pq o Rafale seria o favorito do Lula , já q ele entende tanto de caça qto eu de torno mecânico.

JGF

Se vim um reator para o SNB, faz todo sentido, nem que seja pra deixar parado no Hangar.

Anildo Silva

Exatamente

André Sávio Craveiro Bueno

A cereja do bolo é o Scorpene adicional e o reator. Nada entendo dos canhões autopropulsados. Os Rafale poderiam vir por leasing, tal qual a SAAB faz. Mas duvido que a França queira dessa forma. E, se quiser, arrancará o couro.

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

Penso que, se a construção do Álvaro Alberto já encontra-se em vias de começar (2 ou 3 anos), é proque o reator dele já está pronto, nõ fa sentido agregar novas tecnologias…

Rafael Oliveira

Não.
No Brasil tem uma usina nuclear sendo construída há quarenta anos.
Já compraram os peixes para um aquário antes dele ficar pronto, em Campo Grande.
Não há garantia de que temos um reator.

Eduardo Neves

Concordo plenamente, tenho a mesma visão.

EduardoSP

Um parado no hangar e o outro atracado no porto.
No hay plata para esses sonhos de verão.

Corinthiano

e quem discordar disso é maluco alias

Maurício.

“Mas entre M346 e Rafale ficaria bem mais contente com o Rafale. Rss.”

Mas o M-346 é para ficar no lugar do AMX, que nunca foi um caça, o M-346 não é para ficar no lugar dos F-5.
Na minha opinião, estão falando do M-346 justamente porque ele é mais simples, barato, e fácil de manter, diferente de um caça de verdade, como Gripen, F-16, Tejas ou Rafale.

Luís Henrique

Contratos do M346-FA giram na faixa de U$ 60 mi por unidade, incluindo um pacote completo.

Já um Rafale os contratos ficam acima de U$ 200 mi por unidade, incluindo igualmente um pacote completo.

Porém a Croácia adquiriu 12 Rafale F3R Usados e o valor ficou em cerca de 83 mi de euros por unidade, em um pacote completo com armamentos, peças, suporte e treinamento.

Eu acho que o Macron esta oferecendo Rafale Usado, ai tem um certo sentido, é um excelente caça, incomparável com M346 e sendo usado fica apenas ligeiramente mais caro.

Augusto José de Souza

E como vem só para substituir os AMX-A1 e fazer um par com o Gripen, é viável e a Dassault tem uma planta em Sorocaba que pode auxiliar na manutenção e provavelmente esses Rafale serão distribuídos entre Santa Maria e Campo grande,as duas bases que operam esquadrões do AMX.

Os esquadrões de A-1M (AMX) estão baseados em Santa Maria. Nunca houve esquadrão dessa aeronave em Campo Grande.

Maurício.

“e sendo usado fica apenas ligeiramente mais caro.”

Pega 24 M-346 e 24 Rafale, opera eles durante um ano, na mesma base, praticando os mesmos exercícios, voando o mesmo número de horas.
No final do ano vamos conversar sobre esse “apenas ligeiramente mais caro”. 😂

Last edited 4 horas atrás by Maurício.
Willber Rodrigues

Lí o título e, por um milésimo de segundo, achei que voltamos no tempo, pra época em que o FX-2 ainda não tinha sido definido.

Afonso Bebiano

Uma criança pode pedir o que quiser para o Papai Noel.
Resta saber se os pais conseguirão pagar pelos brinquedos.

Palpiteiro

Fala para imprensa francesa que iremos pagar com produtos agrícolas para ver o que acontece

Macgaren

Mal sabe ele quando receberia por eles kkkkk

José 001

Tá parecendo até um FX-3 sem 5° Geração, estilo Brasil mesmo.

…ainnn, mas não o Brasil não paga nem os Gripen que encomendou vai querer um 5G?…

Investe em equipamento mais moderno ou continua anão.

Groosp
Jagder

Memória é um artigo de luxo entre os brasileiros.

Sergio Machado

 “Straffor é uma empresa de inteligência privada e com base no Texas, a tem, entre seus clientes, o Departamento de Defesa e de Segurança Interna dos Estados Unidos.
Nem de longe defender político, mas brasileiro ama fazer o jogo de potência estrangeira que usa de jogo rasteiro a fim de obter seus interesses. O tal Lula chutou o avião norte-americano.
Quem acompanhou o SIVAM conhece essa jogada manjada.

Felipe

Nem adianta tentar conversar. Basta que o político que eles odeiem seja criticado lá fora que já abraçam tudo. Se for os E.U.A então…

Sergio Machado

Brasileiro é bicho muito chinelo, Se vende há 500 anos por espelhos.

Kommander

EDITADO
COMENTARISTA BLOQUEADO.

Groosp

Lembro que durante o programa SIVAM (governo FHC) havia matérias na imprensa esquerdista como a Carta Capital sobre os EUA melarem a compra de material francês porque havia corrupção. Diziam que os EUA usaram o sistema ENCHELON que interceptava todo tráfico mundial de telefone e internet para obter as provas que seriam jogadas no ventilador caso as empresas americanas fossem prejudicadas. O uso desses grampos seriam justificados – na visão dos americanos – porque as leis americanas que puniam corrupção praticada por empresas americanas no exterior as deixavam em uma posição de inferioridade.

RSmith

“24 caças Rafale, 50 helicópteros Airbus H145, 36 obuseiros Caesar sobre rodas e um submarino Scorpene adicional.” parece uma lista de presentes de Natal :o) … olha a Cereja do bolo –> transferir a tecnologia de miniaturização do reator do submarino de propulsão nuclear

Cerberosph

Resumindo, não conseguimos miniaturizar o reator para o sub nuclear. A França colocou o custo para ajudar: 24 Rafale, 50 h145 e 36 caesar. Qual outro país poderia ajudar? Vamos esperar a proposta da Rússia.

RPiletti

Exato. A conta do sub nuclear chegou. Não fomos competentes o suficiente para desenvolvermos internamente este item e a França aproveitou para meter a faca.

Augusto José de Souza

As duas propostas da França são boas,eles auxiliam no reator nuclear e ainda vendem caças excelentes como substituto dos AMX e ainda podemos adquirir mais scorpenes de outros meios navais deles.

Rodolfo

Olha, transferir não quer dizer muita coisa. Nos anos 90 os franceses repassaram tecnologia pra fabricar foguetes com propelente liquido, a FAB ou AEB ja produziram algum foguete nacional que nao com propelente solido?? Reator nuclear entao é mais complexo que motor de foguete.
No fim esse reator viria da França pronto e seria assembled pela Nuclep, só assim.

Rubens Sommer Junior

As propostas tanto da Itália e em especial da França são interessantes, o problema e saber qual a resposta para ambos, sim, talvez, quem sabe ou não.

Fabio

Lançaram um programa FX-3 improvisado

Francisco

A Boeing cria um fantoche judicial, vide caso de pedidos de informações à SAAB pela venda do Gripen. A França tenta a venda direta, oferecendo miçangas “transferir a tecnologia de miniaturização do reator do submarino de propulsão nuclear” que podem não ser entregues em razão de pressão dos poucos países que detém essa tecnologia e são contra a entrada de novos sócios nesse clube dos submarinos nucleares. Daqui a pouco chega a China e a Coréia do Sul. Haverá dinheiro para tanto??? Ou farão aqueles empréstimos internacionais vinculados a compra de equipamento do país que será avalista?

Esteves

Pode aumentar a dívida externa como fizeram no Gripen. Pode aumentar a dívida pública como fizeram na capitalização das Tamandares com recursos do Tesouro.

Tem saída.

Rodrigo Maçolla

Oferecer ele pode certo, Afinal esta no papel dele de presidene da França, vendendo os produtos do seu pais, Agora nos aceitarmos é outra coisa…. Não a duvida da eficiência do Rafale, mais lembrem-se ja concorreu no FX-2 e a FAB e o Brasil escolheu outro caça o GRIPEN NG ! e não se esqueçam a França disse que o KC-390 era um carrinho de mão então digo não precisamos da “jacquier” francesa aqui na FAB, de todos os pontos de vistas lógicos não faz sentido…Agora sempre pode acontecer um acerto bom pras duas partes um “faz me rir” para… Read more »

Marcos Silva

“não precisamos da “jacquier” francesa…”
Infelizmente,precisamos sim.
Eles não precisam do KC-390 muito menos nos vender algo.

Corinthiano

ou o brasil não esta sendo capaz de conseguir desenvolver seu reator internamente e isso ai dos equipamentos são apenas um custo adicional pela “ajuda” da frança em entregar de mão beijada a tecnologia que nós possivelmentes não estamos conseguindo desenvolver aqui

Jose Pereira

O que a FAB pensa disso ?

Marcos Silva

A FAB pensa???

Leandro Costa

Ou melhor ainda: a FAB foi informada? Hehehehe

Esteves

Se a distância da Defesa até o GF está tão grande assim…

Pedro Fullback

É normal os presidentes indianos, franceses e italianos oferecerem os produtos militares. O Brasil deveria fazer o mesmo…

Agora, acho que a FAB e o Estado brasileiro estão entrando nessas narrativas para a Suécia comprar o KC-390, e pelo visto, a Embraer e FAB não querem vender um número de 2 unidades, mas com certeza superior a 5 unidades para a Suécia.

marku

Vamos lá calma o brasil não vai de rafale. Macron só está cumprindo seu papel de apoiar sua indústria de defesa. Quantos anos outros itens merecem atenção

Zorann

Deus nos ajude que a oferta da jaca seja recusada.

Pra quem não consegue voar Gripen, voar Rafale é delírio. Dependendo da oferta, se é que me entendem, não duvido nosso presidente aceitar.

Imagine a dor de cabeça de outra língua logística completamente diferente, inclusive de armamentos.

RPiletti

Mirage e F-5 tinham linhas diferentes e foram operados em simultâneo.

Antonio Ribeiro

Não esquece do custo chamado “disponibilidade na linha de voo” e “manutenção/modernização”

Anos 80, moratória brasileira, F-5 Agressors, inflação, Plano Cruzado, Sarney e Collor

Augusto José de Souza

Naquela época a crise económica era muito mais profunda e ainda assim a fab operou uma variedade caças e atualmente,além do Gripen a fab pode operar outro caça mais usado como complemento e está nos planos operar dois ou três modelos de caça como foi com os F5,Mirage e AMX.

Alex Faulhaber

Ah não, lá vem eles de novo…

Fernando Vieira

Calma, a Alemanha ainda não ofereceu nada além de sete gols

alexandre

JABALE , caro de manter , caro de voar, LACRON já quer enfiar outro porta aviões estragado no Brasil ? O melhor seria M346 OU Gripen C

Felipe Augusto Batista

O Brasil andou procurando assistência para finalizar o reator, o Bolsonaro foi na Rússia, o Lula bateu na porta da França, agora alguém respondeu, ajudamos vocês com este problema se em troca vocês comprarem umas coisinhas da gente, coisa pouca, não se preocupe.

GFC_RJ

Podemos comprar coisas deles, sem problemas: Submarinos e helicópteros.
Já caças novos, non merci. Qual vai ser a próxima? Oferecerem A-400M??? Tá de brincation with me!

Corinthiano

quem precisa de ajuda é o brasil, duvido muito que a frança entregue essa tecnologia fora dos termos dela, o brasil vai ser capaz de desenvolver o reator sozinho? acho que sim mas em quantos anos sem ajuda ? 10? 15? 25 anos? com ajuda acredito que em pouco tempo teriamos a coisa feita, não operacional, mas feita e sendo trabalhada os finalmentes

Reginaldo

Eu acho que devíamos ir de mais Gripen mesmo nem que a conta fosse alta, depois abandonar os suecos e quem sabe um dia entrar de parceria em um projeto como o Tempest ou algo do tipo, sem os suecos… Algo me diz que essa turbulência tem a ver com insatisfação pelos cabras não estarem dispostos a adquirir o KC-390.

Victor bueno

Meus amigos entusiastas, se for verdade é claro que o “companheiro” vai aceitar, todos sabem _________comprar material militar em contratos suspeito, não que isso seja ruim, alias é a unica esperança para renovarmos os meios de defesa no Brasil.

EDITADO
LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Tomcat

Bom dia!

Podemos ter uma terceira via nessa história: o pacote “agradando a gauleses e romanos”!!!! A companheira Meloni poderia botar umas Freem italianas no pacote dela e fechamos com tudo o que ela e Macron oferecerem.

Sonhar, ainda, não custa!

Jefferson Ferreira

A verdade que seja o meio político e o militar eles só querem saber em qual jogada que vão conseguir abocanhar uma “comissão”

Provavelmente não está havendo rachadinha na participação do Gripen então precisam de “outro vetor”

Guizmo

Eu juro por Deus que não entendo os foristas da Trilogia. Se anunciam que o Brasil está avaliando comprar novos caças, reclamam que é caro e que existe o Gripen – parece que são acionistas da SAAB. Se a MB anunciar a compra de 1 FREMM, vão reclamar que é pouco. Se a Fab resolver comprar novo avião patrulha, vão reclamar que o E-190 deveria ser adaptado pra isso. Ter Nae é sacrilégio, ter 2 tipos de aviões de combate é profano. Entenderia essa chuva de críticas se as notícias fossem divulgadas na Casa & Construção, ou na revista Rural….mas… Read more »

Esteves

Eles não reclamam. Eles criticam. Como gente grande faz. E fazem bem feito.

Guizmo

Vc é __________

EDITADO. DEBATA OS ARGUMENTOS SEM PROVOCAÇÕES INÚTEIS.
LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Carlos Campos

Ué, ver o governo tentar fazer erro com dinheiro dos nossos impostos é normal para vc? temos que aceitar isso?

Guizmo

Vc nao entendeu nada

Guizmo

Eu fico imaginado nos anos 70, quando boa parte aqui nem nascida era, que a FAB trouxe F-5 em 1975, Mirage 3, em 73 e estava em projeto do AMX, que voou em 84……kkkk, imagino os faniquitos dos arautos aqui: “Pra que 3 caças”? “Pra que 2 supersônicos?”, “Pra que um avião de ataque tendo o F5”?…Isso sem falar que tínhamos uns 160 Xavantes……graças a DEUS não tinha internet

Leandro Costa

Eu gostaria muito de ter Rafales/F-15EX’s ou algo do gênero além dos Gripens, bem como dois NAe operando um misto de Super Hornets e Gripens navais.

Mas uma coisa é sonho. Muitas vezes adquirir alguma coisa não significa conseguir operar alguma coisa.

Você precisa entender a relação entre se adquirir e poder operar algum equipamento qualquer e o que isso tem à ver com orçamento.

Nilo

Meu caro, Guizmo não entende, como disse, os comentaristas do trilogia, três tentaram, mas ele só entende o que escreve, tá OK.

Last edited 10 horas atrás by Nilo
Guizmo

É isso, boa. Continue como está

aloems

Essa série de noticias sobre F-16 usados, Lifts Italianos e agora Rafales Franceses me deixa curioso quanto ao problema de entrega dos Gripen serem apenas financeiros, não digo que o cronograma de pagamentos não seja o maior obstáculo mas começo a achar que ele não é o único.

Alguns Rafales na FAB seria um sonho

Esteves

É por aí…

FAS

Só que não vai admitir até ficar claro que o Grippen é um projeto AMX piorado…
É só ler na entrelinhas…..

FAS

Fala-se tanto do custo de operação do Rafale mas quero ver como vai ficar daqui a alguns anos quando a Suécia entrar de vez na OTAN e parar os dela, se chegarem no número que falam que vão operar, o Brasil ficar como praticamente o único operador de uma frota de poucas dezenas de aviões….

Afonso

Mas é óbvio que o problema nas entregas não é financeiro.

Leandro Costa

E você consegue embasar essa ‘obviedade’ de que forma?

Carlos Campos

kkkkkkkkkk teoria da conspiração sobre a falta de dinheiro para o Projeto Gripen kkkkkk

Augusto José de Souza

Esta nos planos da FAB operar dois modelos de caça e apresentaram aquele slide do Gripen junto com o F16 e ainda veio a questão do fim do ciclo do AMX,então a França esta entrando como opção,Gripen e Rafale voando juntos no Brasil iria alavancar o nosso patamar.

Marcelo M

Só se dermos o Amapá como pagamento pelos caças, especialmente pelos custos de hora de voo e treinamento adicionais. A guiana francesa agradeceria.

Leandro Costa

Só consigo ver vantagem nisso se for leasing de 10 anos ou algo assim, pagos em suaves prestações após o retorno das aeronaves à França e mesmo assim vai ser duro de operar. E olha que o Rafale era o meu preferido dos caças no FX2. Acho que a França pode até fazer um rolo fantásticamente vantajoso acreditando que no final das contas vamos gostar tanto das aeronaves que acabaremos comprando-as. Mas ainda acho mal negócio. A tecnologia de miniaturização do reator pode ser negociada em relação à outros equipamentos Franceses que podem vir bem à calhar para outras forças,… Read more »

Rafael Oliveira

Formar mecânicos e pilotos para serem utilizados por apenas 10 anos?
Não vejo sentido.

Leandro Costa

O único sentido que eu vejo é usar qualquer grana direcionada à esse tipo de coisa sendo redirecionada ao programa Gripen para tentar deixar os pagamentos em dia e tentar acelerar um pouco o cronograma. Mas… Lembra dos Mirage 2000? Eu prefiro muito mais um leasing de 10/15 anos, de aeronaves usadas com entrega acelerada do que uma real aquisição da aeronave. Em teoria na cabeça deles seria para dar baixa definitiva nos A-1 e parte da frota de F-5 até que os Gripen chegassem em quantidade suficiente para equipar os esquadrões de A-1. Não vejo qualquer outra opção como… Read more »

Marcos Silva

No Brasil nada faz sentido. Porque com a defesa teria algum sentido?

Saldanha da Gama

F16, tejas, m346 e agora Rafale ( quem dera que o lules tivesse feito a aquisição ) este sim faria a diferença e como brinde o mini reator, é para pensar e muito!!! Mas, se não tem $$$ para o contrato do Gripen, como teria para este? De onde tiraria verba para o pacote do macron, que não poderia usar no Gripen?

Leandro Costa

Vão aumentar impostos e fazer mais dívidas. Receita econômica fantástica e suuuuper atual. Não precisam se preocupar com inflação nem nada. Isso é teoria da conspiração da oposição. O Mundo é lindo! 🙂

Saldanha da Gama

Ok, mas então por que não usar isto no Gripen? Ou uma aquisição nova,
presentes novos?
Abraços

Leandro Costa

Porque aí não tem comissão 😛

Saldanha da Gama

É o que começo a achar….
Natal novo, presentes novos

Esteves

Todo contrato tem. Tu é humano?

Last edited 14 horas atrás by Esteves
Mercenário

Como assim, você está se referindo a contratos privados ou públicos/administrativos? Nestes últimos, você bem sabe que não pode.

Esteves

Para com esse terrorismo. Tem folga na dívida pública. Gastaram 150 bilhões com precatorios e governadores.

Paga com recursos do Tesouro e aumenta a dívida pública. O problema é o Macron pedir banco francês.

Leandro Costa

Mas aí, como o Santamariense falou, que se use para colocar o programa Gripen em dia e contratar novo lote. Seria o lógico.

Mas Brasília e lógica não caminham juntos…

Esteves

Por isso deve haver mais o que investigar. Boeing, norte-americanos, OTAN, FAB, orçamento, Argentina com F16…

Muita ponta solta.

Leandro Costa

Não vejo relação, Esteves.

Esteves

Passados 10 anos o que a Boeing quer encontrar no contrato?

Dentro da OTAN a Suécia irá privilegiar a OTAN?

Argentina com F16 e aqui?

Orçamento não acaba durante o dia. Em 10 anos de contrato não planejaram o repagamento?

Não tem relação?

Matheus R

A pergunta continua: se não tem dinheiro pro Gripen, de onde vai aparecer recursos pro Rafale, ou pro M346?
Agora o Scorpene seria essencial pra manter o estaleiro em Itaguaí aberto.

Last edited 15 horas atrás by Matheus R
Rodolfo

E com o Amorim bloqueando o Atmos, o Caesar seria importante pro EB. O M346 é bem mais em conta que o Gripen e Rafale, entao talvez seria melhor isso a F16 velhos

Quanto a Rafale e reator nuclear sao delirios de governo que nao sabe administrar o orçamento.

Matheus R

O M346 é mais barato que o Gripen porque não é um caça de verdade, é um avião de treinamento. Se o Gripen é considerado um caça leve, o que seria o M346? Peso pena?

Marcos Silva

“, o que seria o M346?”
Treinador!

Mercenário

Não existe ceder a esse bloqueio de um político em um certame que foi vencido dentro de quesitos pré-estabelecidos de competição.

Aí o indicado político bloqueia e o governo faz uma compra direta do terceiro colocado na competição?

Nesse caso, os órgãos de controle já podem começar a investigar o movimento.

Last edited 11 horas atrás by Mercenário
DanielJr

O correto seria não comprar outro caça que não o Gripen. Aí colocam o M-346, todo mundo reclama, é melhor continuar com o gripen. Agora colocam o Rafale no pacote, muito caro etc e tal. Se for assim, é melhor o M-346 Pronto, vamos comprar o M-346, de brinde mais um contratinho goela abaixo da helibrás (da indústria nacionau, quem nem conseguiu resolver o problema com o caracal ainda) e mais um scorpene. Pode até ser que a França nos passe alguma coisa do reator, mas iremos pagar pelo reator, mais juros, taxas, ajudar a dassault, airbus e mais 20… Read more »

FAS

Isso se consideramos que o Grippen está completamente pronto.
Para quando está prevista a certificação para ataque ao solo mesmo?
É isso é só um dos detalhes que me intrigam nesse projeto….

DanielJr

Se tivessem pago conforme o cronograma original, estava quase tudo pronto. Melhor esperar agora do que afundar de vez em outro programa desse tamanho.

Talvez o Rafale chegue ao BR depois do Gripen conseguir atacar o solo

DanielJr

Outra coisa, estou com receio que joguem o programa do gripen no lixo depois de 15 ou 20 unidades recebidas, vão dar calote geral pura e simplesmente.

Aí vão partir para um novo financiamento, um novo projeto estratégico, ver quantas aeronaves dá para receber antes de dar outro calote.

Maurício

Entre oferecer rafales e aceitar tem um abismo, os sabichões já estão desesperados nos comentários.

Douglas Rodrigues

“Nous n’avons pas d’argent”
“We don’t have money”
“No tenemos la plata”
“Não temos grana “cumpanheiro””

Esse país é uma piada mundial, um verdadeiro anão diplomático, que não sabe o que quer e mal sabe arcar com compromissos firmados há 10 anos atrás!
Agora vem essa ladainha de oferecer caças Rafale, a troco de quê? Do controle “internacional” sobre a Amazônia? Porque grana, se não temos nem pra Gripen, quem dirá para Rafales, tanto para comprar quanto para operar.

silvom

de onde saíram essas conclusões? A França promete oferecer, onde está a informação que o Brasil aceitará?

Luciano

É o que eu disse. São negócios. A Suécia tem pouco a oferecer(e ja nos deu o que queríamos), mas França é uma potência nuclear.

Somente a colaboração no submarino nuclear e algo de tecnologia aeroespacial, já vale os 24 Rafale e os Caesar.

Rodolfo

Ja houve transferência dos franceses para tecnologia de foguetes com propelente liquido nos anos 90, nao levou a nada. Reator nuclear naval entao esquece, mesmo com transferência so vai estar pronto no meio do seculo no Brasil.
Esse sub nuclear deveria ser cancelado de vez, é uma distração pra MB que deveria ser mais eficiente com seu orçamento apertado.

Luciano

Então, não tem negócio. Sacou? A França sabe o que queremos, e se estão voltando com essa oferta, é porque algo há.

RPiletti

Sub nuclear passou do ponto de não retorno. Estão nessa há uns 50 anos, uma vergonha total tanta incompetência no uso dos recursos públicos.

Rodolfo

Se tao precisando ainda da ajuda dos franceses para miniaturizar o reator, nao sei o que conseguiram desde o dominio do enriquecimento do uranio desde os anos 80. E o problema é que muita gente deve ta em fim de carreira nesse setor na nuclep, foram 50 anos de dinheiro publico jogado fora e serao mais 50 pela frente.

EduardoSP

Ponto de não retorno porque você não imagina o tamanho da despesa que esse troço vai dar quando estiver durante sua vida ativa e após ser desativado.
Ele simplesmente não cabe no orçamento atual da marinha.
Melhor encerrar e entubar o prejuízo. Ficará mais barato.

Marcos Silva

“Ja houve transferência dos franceses para tecnologia de foguetes com propelente liquido nos anos 90, nao levou a nada”
Anos 80: Vamos entrar no projeto AMX pra aprender e fazer nosso próprio caça…
Não aprendemos nada!
2013: vamos entrar no programa Gripen pra aprendermos e fazermos nosso próprio caça…
Nem a FAB nem os comentaristas aprenderam nada!

Rodolfo

No caso do foguete especificamente, vc pode procurar noticias de 2010 em que se noticiava que um foguete nacional com segundo estagio a propelente liquido seria lançado ate 2015.
Essa de transferência de tecnologia pro MD é lorota.
E os exemplos que vc citou sao com a Embraer, outro nivel de competência.

Marcos Silva

A Embraer aprendeu a fazer aviões comerciais como ninguém.
E o caça? Que seria a cereja do bolo,aprendeu?
Mais,se for dessa vez,por um milagre gigantesco,consiga projetar o tal caça,como é aquela palavra do momento?
Indigenous,como seria o financiamento disso? Pra quem,fora o Brasil,que se agarrou ao número mágico de 36 unidades,seria vendido esse produto?
Haveria continuidade dessa vez?

ERIK

Se conseguir a miniaturização nuclear para submarino, já é!! Manda 40 Rafales que a gente trabalha pra pagar impostos e pagar a dívida. Kkkkkkkk

Tomcat

Esse seria o momento de um antigo comentarista daqui, o Vader, dar as caras novamente! Bem como outro forista, também está sumido a um tempão, acho que ele foi mecânico da FAB e manjava muito também, era o Juarez. Queria muito saber a opinião deles.

Pedro

EDITADO
COMENTARISTA BLOQUEADO.

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

O presidente vai tratar de 24 M346 com a Italia e recebe oferta de 24 Rafales… mais 36 Gripen ja sendo recebidos… vamos parecer a força aérea da Índia! E tomara que venha tudo!

Iran

Não vejo necessidade do M346 como a matéria postada ontem “Gripen sob ataque” mencionou, é um aeronave para treinamento, sobretudo para F-35, um vetor que não temos, para treinamento do Gripen basta o A-29 e o Gripen F.

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

Se ele oferecer caças usados, esperemos apenas que, se o Brasil aceitar, não venham no osso como os Mirage 2000.

Mas sendo bem sincero, duvido que o Brasil ecite operar Rafales, acho que vamos de HI (Gripen) e Low (M346 ou Tejas), me parece mais dentro das condições econômicas da FAB.

Rinaldo Nery

Não estavam “no osso”.

Lucas

Porque os gripens não estão sendo fabricados?

Luís Henrique

É notório que a linha de produção do Rafale está bastante cheia e a França não consegue entregar Rafales tão rápido como o Brasil precisa. Alguns falam que os AMX serão aposentados no próximo ano em 2025. A ideia de caças usados como o F-16 C e Gripen C em parte seria para atender uma entrega rápida e também ser uma opção econômica mais barata que mais unidades de Gripen E novos. A França já usou da estratégia de oferecer Rafale usado diretamente da força aérea francesa, para fechar contratos, como foi com a Grécia e com a Croácia. O… Read more »

Luciano

Tu subestimas a importância do Brasil para a França. Encaixar em uma linha de 24 aviões por ano, 4 unidades pro Brasil, seria difícil para a Dassault? Acho que não.

Luís Henrique

A França fechou várias vendas do Rafale para vários países. Inclusive na Índia os concorrentes estão usando isso para tirar o favoritismo da Dassault la no MRFA, indicando que a Dassault vai levar 10 anos para entregar todos os 114 caças e o desejo da força aérea indiana seria de uma produção local de 24 caças por ano. De qualquer forma, ainda que a França de um jeito de colocar 4 entregas por ano para nós, o Brasil não tem dinheiro para fechar um contrato de U$ 5 bi ou mais para 24 Rafale novos. Já um contrato próximo de… Read more »

Augusto José de Souza

Vai ser usado mesmo,a Fab quer o mais rápido o segundo caça e não vão gastar mais dinheiro com caças de fábrica,o Gripen já possui esse investimento.

Luís Henrique

A Sérvia acabou de adquirir 12 Rafale F4 novos em Agosto.
Previsão de entrega vai até 2029

Apenas 12 unidades e 5 anos de prazo. É assim que esta a linha de produção da Dassault, cheia de pedidos e difícil de entregar rapidamente, a menos que a França abra mão de unidades destinadas para eles, algo que já estão fazendo para outros países, então mesmo fazendo isso as entregas não serão tão rápidas.

Já caças usados podem ser entregues bem mais rápido e depois a França adquire novos para repor.

Augusto José de Souza

Se for Rafale de estoque da força aérea francesa,eles entregam rápido,de fábrica realmente demora,mas provavelmente serão de estoque e o Gripen já é o nosso novo caça de fábirca,o que vier depois é usado.

Maurício.

O Macron só está fazendo o seu papel, afinal de contas, a aquisição do Gripen está uma verdadeira novela.

J R

não estamos nem conseguindo pagar pelos Gripens, vão inventar agora de comprar Rafales? Só pode ser piada… Fora que ficam boicotando nosso Agro e o acordo Mercosul X UE, e ainda querem empurrar o Rafale? só se formos muito vira-latas…

Last edited 14 horas atrás by J R
Felipe

Se for com transferência de tecnologia, até que viraria, mas ai vem a questão, se nem os GRIPEN foram totalmente entregues ainda por falta de pagamento, não seria palhaçada comprar novos agora?

Luciano

Tu conheces o contrato oferecido? Será que não tem Offset em outra area de interesse do Brasil, e que gere renda? Será que o financiamento não é de 20 ou 25 anos, com moratória de 5 ou 6 anos? Pois é. Vamos aguardar? O que tu achas?

Bueno

Vão fazer loby pelo CAESAR , e olha que a França esta em guerra contra os equipamentos de Israel !

Clêuber

Os 24 Rafael usados poderiam num médio prazo serem modernizados para o padrão F4 e dotar a força de ataque ao solo, coisa que não terá novamente nem tão cedo com o Gripen.Os submarinos, helicópteros e reator seriam uma boa.Os obuses prefiro os Israelenses.

Leandro Costa

Não. Faz. Sentido.

juggerbr

Macron tá no papel dele oferecer, o presidente de qualquer país é o maior vendedor das coisas do país…
Cabe o presidente do lado de cá saber avaliar corretamente, e espero, dispensar a oferta…

A C

Muito pouco provavel de qualquer oferta avancar. Para ilustrar, eh como se um conhecido me oferecesse uma BMW se tenho dificuldades de pagar as parcelas do meu Corolla. Querer eu quero mas…

Plinio Jr

Para considerar Rafales então o problema não é grana… politico ou ideológico em relação a Suécia ? Vamos aguardar …

Sérgio Luis

Tomara que se concretize, só de termos outra opção de caça e o mais importante o reator miniaturizado! Assino embaixo!

Afonso

Também não vejo com más olhos esse hipotética aquisição, desde que o programa Gripen não pare.

Sérgio Luis

Loucura depender somente de um modelo de caça para tudo, esse gripen é uma colcha de retalhos! Agora tem ter certeza se esse reator vai vir mesmo!! Outra coisa o Lula se assinar vai dar um tapa na cara da suprema corte dos EUA.

Emmanuel

Presidente….só passa o cartão e pede para entregar no Natal. O pacote francês é muito bom. Bom demais para ser verdade. Resolveria o problema do segundo caça da FAB e ainda teria uns brindes. Só o submarino extra já valeria a compra do Rafale. Mais para frente, conversa com a Saab e mete mais 12 unidades para os suecos não ficarem com dor de cotovelo. Seria o sonho: 36/48 Gripens + 24 Rafales. A partir de 2027, quem for o presidente do Brasil vai lá nos US conversar com quem for o presidente de lá. Negocia uns 24 F-35. Aquele… Read more »

Iran

F-35 no Brasil é loucura

Emmanuel

Loucura é submarino nuclear e o governo está pagando por isso.