Lula vai discutir com Meloni compra de jatos M-346 para a Força Aérea e Marinha do Brasil
Segundo matéria da coluna Radar da revista Veja, durante o encontro do G20 no Rio de Janeiro no próximo mês, o Presidente Lula vai discutir com a primeira-ministra italiana Giorgia Meloni um acordo para fornecer 24 aviões de combate leve Leonardo M-346 para a FAB e pelo menos seis para a Marinha do Brasil.
“Os aviões deverão ser equipados com sistemas eletrônicos e armamento fabricados no Brasil. ‘A FAB precisa urgentemente substituir os AMX, também desenvolvidos em cooperação com a Itália, e o M-346 é uma solução moderna e de custo acessível, que será complementar aos caças suecos Gripen’, diz uma fonte do Planalto.”
O Leonardo M-346 é um avançado jato de treinamento e ataque leve desenvolvido pela empresa italiana Leonardo S.p.A. Projetado para treinamento avançado de pilotos de combate, o M-346 possui tecnologia de última geração e é amplamente utilizado por forças aéreas em diversos países.
Sua versatilidade e capacidade de simular características de voo de caças modernos o tornam ideal para preparar pilotos para aeronaves de alto desempenho, como o F-35, Eurofighter Typhoon e F-16. Além disso, o M-346 pode ser equipado para realizar missões de ataque leve, proporcionando uma solução econômica e eficaz para forças aéreas que buscam flexibilidade operacional.
Equipado com dois motores Honeywell F124-GA-200, o M-346 é capaz de atingir velocidade de Mach 1.1, com excelente manobrabilidade e capacidade de operar em diferentes tipos de missões. O jato possui sistemas avançados de aviônica e cockpit digital, incluindo um HUD (Head-Up Display) e um sistema de controle fly-by-wire, que melhora o desempenho e a segurança em voo. A aeronave também pode ser configurada com sensores e armamentos para missões de ataque ao solo e defesa aérea, incluindo mísseis, bombas guiadas e canhões.
O M-346 tem atraído interesse internacional por seu custo-benefício e por ser uma plataforma robusta e versátil, ideal para treinamento e para missões operacionais. Países como Itália, Israel, Polônia, Grécia, Qatar e Singapura já adquiriram o modelo para suas forças aéreas, reforçando sua posição no mercado global de aviação militar.
Recentemente, o Brasil também demonstrou interesse em adquirir o M-346 para complementar sua frota de caças Gripen, o que aumentaria a capacidade de treinamento da Força Aérea Brasileira e fortaleceria a cooperação entre Brasil e Itália na área de defesa.
OFF
Galera, tem uma entrevista da SIATT no Youtube, bem como outro vídeo de uma palestra também da SIATT.
Vocês precisam garimpar essas informações. A SIATT desenvolveu seeker para míssil MANPAD.
Mais de 347 lançamentos de armamentos inteligentes, incluindo 148 apenas do MAX 1.2 AC.
Seeker do ex Piranha ou do conhecimento adquirido do A-Darter? Capacidade temos, falta prioridade na grana.
Não, deles mesmo, os Seeker da Akaer/Optro são melhores, também foi dito que o MAX 1.3 terá acance de mais de 5Km
O 1.3 ainda é um pequeno upgrade (alcance e cabeça de guerra mais potente) com o grande aumento de qualidade no 1.4 que seria do tipo “fire-and-forget”.
Excelente !!! E vendo ele no Cascavel NG em lançador duplo e creio que devemos ver futuramente uma versão lançada por helicópteros pra equipar nossos Fennec’s e demais vetores utilitários.
Seeker ele mostrou tem 8cm de diâmetro, seria segundo palavras do próprio engenheiro da Siatt para um “Igla” nacional.
Em que canal? Só acho coisas antigas do tempo que ela fabricava arco e flecha.
Canal Base militar video magazine
https://www.youtube.com/live/7J-EC_rgJGU?si=4qVAQSVBDQgI2Mwm
Boa tarde a todos! Pergunta! Incapacidade da SAAB de entregar os caças ou simples insatisfação com o contrato?
Eu já não sei mais.. a FAB sendo FAB.
Se o problema é dinheiro, dinheiro há…
Prazo para substituir o AMX não é porque vai demorar mto quanto um segundo lote de Gripen….
Ou apenas uma barriga da Veja….
Nada novo no fronte.
Porém é estranho que a MB queira aviões quando precisa de navios e submarinos.
Já a FAB precisa honrar o contrato com a SAAB e pagar os Gripes.
Mais fica a dúvida se não tem grana para 1 não deveria ter para outro.
Exato… já coloquei este mesmo argumento lá na matéria sobre o F16 de segunda mão… se não tem dinheiro para Gripen, então para que gastar com outra coisa? Agora, se precisa de um jato leve de treinamento, para que modernizar o A29?
A MB precisa manter o treinamento de seus pilotos.
E compra adicional de submarinos convencionais, de fragatas, até mesmo navios patrulha, a MB não precisa.
Mas vai lá e barganha por seis aeronaves.
Parece que não tem a menor noção do que deve ser a prioridade.
Pra que? Qual é a probabilidade da MB ter um porta aviões nos próximos 50 anos? Lembrando que para ter um porta aviões, precisamos de toda uma força tarefa para protegê-lo, o que a MB também não tem.
A MB provavelmente quer manter o adestramento de sua aviação naval e os caças eles usam para apoio aéreo aos navios,os A4 sempre estão acompanhado as Niterói em missões na costa marítima mais distante,seria melhor a MB investir em mais helicópteros como Cougar,esquilo e Seahalk junto a mais meios navais.
Tu escreve Seahalk só de deboche, não é?
Se tem $$ pra 30 M346, tem pra aumentar o primeiro lote de F39s. . Se for pegar m346 de segunda mão da Itália, seriam os aviões de segunda mão mais acessiveis, mas adicionar eletrônica nacional encarece. . Ter duas linhas de suprimento com falta de $$ é burrice. . Dos piores casos, porém, é uma das menos ruim. Os 30 M346 seriam coringas temporários. Tanto em Canoas quanto na MB. Podendo serem transferidos para natal em momento oportuno. . Reintero, na falta de $$ ter duas linhas de suprimento é burrice. . Gripens c/d ao menos teriam filosofia de… Read more »
A gente precisa ter certeza se essa possível aquisição não seria do tipo “governo-a-governo” e em paralelo a FAB consiga dentro de seu orçamento adquirir os Gripen A/B estocados que aparentemente seriam modernizados para C/D. O melhor dos mundo seria conseguir o aditamento do contrato original dos E/F (lembro do Galante estimando entre 14 e 16 aeronaves extras) e adquirir os “C/D” para uma unidade no norte do país. Não é o ideal, mas tendo os 346 substituindo os A-1 e 5/6 esquadrões de Gripen já seria um considerável upgrade.
É uma salada de vetores danada. Deveriam ser dois aviões na Caça da FAB: Gripen-E e A-29. Tudo saindo novo de fábrica. Pode apertar agora e ter menos unidades, mas ainda é melhor do que gastar dinheiro com um monte de tranqueira usada que sequer sabemos o estado.
Sou contra esses M-346 vindo, mas se vierem, que pelo menos sejam novos.
O orçamento da FAB é parte do orçamento federal.. todo dinheiro sai do mesmo lugar.. sai do Tesouro controlado pelo Ministério da Fazenda… como os aviões operam na Força Aérea, o dinheiro sai do Tesouro na conta da FAB…
existem trẽs alternativas
1) a FAB corta outros gastos e realoca o dinheiro
2) o governo federal aumenta o orçamento da FAB, cortando gastos de outro ministérios e realocando o dinheiro para a FAB
3) o Tesouro faz uma operação de crédito para a FAB, que será pago com recursos do Tesouro alocados no orçamento da FAB
O Gripen foi a escolha errada, demorou muito para sair do papel e custou caro demais.
1 – Não custou caro perto dos seus concorrentes , e é o mais barato de operar.
2 – Estamos com as entregas lentas pois não estamos pagando como era previsto.
Eu li que os pagamentos do financiamento dos Gripen são semestrais e começarão no final do 1º semestre de 2025.
A FAB só vai ver o segundo lote depois que todo o primeiro lote for entregue,tem que agilizar essas entregas,seja por parte da saab,seja do governo em pagar o banco financiador
Acho que o problema é mais a questão dos custos operacionais, o gripen é um caça de custo muito em conta mas pra FAB ainda pode ser salgado.
Custos de hora voo em US$ aproximadamente:
F-5 — US$ 4.250
F-16 — US$ 25.000
Gripen — US$ 10.000
M-346 — US$ 5.500
IA-63 PAMPA III – US$ 1.000
O Pampa não deveria ser considerado para a FAB. Elá já tem o A29. O M346 deve ter um custo superior ao do F5M. Sua aviônica é superior e por isso mais cara. Ambos consomem coisa parecida no mesmo regime de voo.
Se o F5 voar no supersônico, vai gastar mais. Se voar no mesmo regime de velocidade, os dois devem gastar igual. A vantagem é que a FAB monta e desmonta o F5 decorado.. sabem até qual parafuso tirar primeiro para facilitar a manutenção.
kkk lembro que alguem diz que este m-346 é caça leve pra paises pobres.
sera que estamos ficando pobres mesmo? vejo que a corrupção esta atrapalhando projeto
De qualquer ponto de vista, esta história de F16 de segunda mão ou de M346 é um grande equívoco. O Brasil tem um PIB e enorme, mas também tem uma população enorme.. assim o PIB per capta é médio quando comparado com outros países. Um dos problemas é a concentração de renda. Isso significa que poucos recebem muito acida do PIB per capita e muitos recebem menos que o PIB percápita (por isso o índice Gini é importante) Outro problema é o modelo tributário que foca na produção e consumo ao invés de focar na renda e no patrimônio.. a… Read more »
Esses cálculos estão errados. O Gripen É vai ter 20k a hora de voo
Ausência de $$$$
Não faz sentido… se não tem dinheiro para o Gripen também não tem dinheiro para outro avião. É a lógica aristotélica mais simples. Além disso, se o AMX tem prazo para ser retirado de serviço, não faz sentido buscar um avião novo que vai demorar 5 anos para assinar o contrato e construir… Avião de segunda mão? Será que a Itália tem 30 M346 de segunda mão para vender assim de pronto? O M346 é um avião de treinamento…. vazio pesa 4,6 ton. O AMX é um avião de ataque que vazio pesa 6,7 ton… seria estranho supor que o… Read more »
Essa última frase que você postou Mestre, sintetiza o momento vivido pelo Brasil e as Forças Armadas.
”Nada faz sentido “.
acho que nem esta frase faz sentido., riso
Teus dados das aeronaves estão incompletos e não traduzem as capacidades de ambos. A versão M346FA é tão, ou mais, capaz do que o A-1M. Abaixo, um comparativo entre ambas. E não faço aqui uma defesa da aquisição do M346. Se for para adquirir outra aeronave, e desta categoria, que fosse o FA-50 sul-coreano. M346: Comprimento:11,49 m Envergadura: 9,72 m Atura: 4,76 m Área das asas: 23,52 m² Peso vazio: 4.610 kg Peso carregado: 6.700 kg Carga bélica: 3.000 kg Peso máx. de decolagem: 9.500 kg 2 Honeywell F124-GA-200 c/ empuxo de 2.834 kgf, cada (5.668 kgf somados) Velocidade máxima: 1.100 km/h Alcance… Read more »
Faz uma comparação entre ele e o F 50 no preço e na hora de voo.
Também acho que o F 50 é o melhor para complementar o Gripen.
Também penso assim. Se for para comprar algo nessa categoria, o FA-50 é mais avião e é mais barato.
Muito melhor. Alem de ter um motor da mesma família do Gripen.
Concordo em grau e gênero!!!
A maior parte da diferença está no combustível interno
Até pode fazer sentido, se existir objetivos secundários que não tenha como motivo beneficiar ou resolver uma situação da FAB.
Exato.. se a FAB está interessada no M346 por algum motivo específico, isso nada teria a ver com o custo do Gripen ou dos recursos necessários para pagar pelo programa Fx2.
A conta de padaria indica que 30 M346 seria praticamente o valor do aditivo de 25% do Gripen…
A versão de combate do M346 é mais capaz e pode substituir com folga o Amx.
Não acompanhava tanto assim esses assuntos, mas me incomoda muito o lobby público por essa opção, entretanto, parece que é a regra nas compras militares de Pindorama.
Se fosse compra governamental em qualquer outra área de governo ia acender uns trocentos alertas em órgãos de controle.
Custo e politica
Melhor do que nada né?
Para manter uma boa quantidade de pilotos em vôo, bem treinados,em prontidão ok , mas vale apena gastar está grana com 30 caças leves M-346 sendo teremos uma linha de montagem pra produção do Gripen no Brasil?
Deixar de investir na industria nacional e gerar empregos aqui pra investir na Itália?
Para manter piloto voando a FAB já temo A29
Sim, por um tempo ok… Até sair da situação atual , concordo.
Não sou piloto , mas acredito que deve ter uma boa diferença em voar um jato e um turboélice … Desempenho, potência, velocidade etc… É o que penso…
Não deveria comprometer um recurso que não tem pra comprar outro caça que seja Gripen… Se não tem grana liberada pra comprar Gripen…
A não ser que o Brasil pode ganhar algo com este negócio, coisa que não chega na plebe…
Talvez um brasileiro, e não o Brasil, tenha algo a ganhar com isso…
Então… se a FAB precisa de um jato de treinamento, cancela a modernização do A29
O artigo aponta a compra da versão de combate.
Não vai substituir o A-29.
A FAB investiu no centro de treinamento dos F-39.
Os simuladores estão em outro patamar e, segundo os pilotos suecos, suprem a demanda da Força Aérea como intermediário entre as duas aeronaves.
Caro, não adianta comprar mais 30 Gripens E/F se estes serão entregues só em 2035.
A FAB precisa de novas aeronaves para ontem. Isso responde sua duvida.
Não adianta comprar M346 que também vão demorar para ser entregues… lembrando que o M346 é um avião de treinamento e o AMX é um avião de ataque.
Em que o AMX é melhor que o M346?
Em um comparativo, o AMX leva 500 kg a mais de armas e tem maior alcance. De resto, possuem mesmo desempenho geral, com o M346 tendo melhor razão de subida, maior teto operacional e maior potência.
Obrigado pela resposta. E sabe dizer o custo da hora de vôo. Tive a impressão que seria um subtítulo pelas características.
E isto, mestre Santamarinense, a pegadinha extremamente comum e relegada por todos….
Notou a enorme diferença de MTOW entre um e outro? Onde ela está? No combustível interno….oras…se combustível i terno, a carga payload externo líquida de armas é muito, mas muito, muito maior….dada uma mesma quantidade de combustível necessária a uma missão entre ambos, o M346 terá de levar mais tanques nas asas tirando espaco de armas…enquanto o AMX não….ok?
Alcance absurdamente maior….e falar em alcan e, é o mesmo que falar em mais armas, pois os cabides ficam livres para mais armas, enquanto o M346 teria de levar subalares, perdendo carga líquida de armas é piorando o desempenho de voo pelos tanques…
O M346 substitui plenamente o AMX.
O AMX, além de alcance e capacidade de carga maiores, conta com um par de canhões 30mm. O M346 até pode substituí-lo, mas representará uma redução de capacidade operacional em aspectos importantes de uma aeronave de ataque.
Só que o M-346 tem motores novos e com manutenção garantida. O AMX já não terá mais manutenção daqui a poucos meses.
Sem falar que a avionica do M346 é mais moderna que a do A-1M, bem como seu radar.
Duvidoso…o a1M está atual e em paridade de sistema de combate…
Canhão o M346 leva em pod no pilone da linha central. E sobram 2 pilones ainda a mais que o AMX (9 contra 7). Quanto à capacidade de carga de armas, raramente, mas muito raramente mesmo, uma aeronave opera com sua capacidade máxima. Exemplo:
Uma missão de ataque de precisão com 2 Mk82 com kit Lizard, 2 tanques extras de 630 litros, pod Litening e 2 IRIS-T fica com peso abaixo da capacidade máxima.
O alcance máximo, em qualquer configuração, realmente, é uma grande diferença em favor do A-1.
Isso serve para os dois…
Para atacar a Bolívia, o Uruguai e o Paraguai de Santa Maria, Canoas ou Campo Grande da para ir e voltar tranquilo. Se precisar ainda tem sonda de reabastecimento e um KC390 na volta esperando. kkkk
Mestre Santamarinense, a diferença de carga externa de ambos em combate é absurdamente grande…o AMX em seu porte…é um monstro em combustível interno, deixando sua carga externa líquida para armas…a diferença fica enorme….a flexibilidade, enorme….vamos lembrar do coflito das Falklands para exercitar…use este cenário com ambos e verá a diferença de demanda de estrutura e capacidade…vô e viu o que é para um caça viajar a 450 km com tanques externos abarrotados, 2 ou 4 bombas apenas, 5inutos risíveis de atuação na área e ter de voltar ainda pesado com os subclasses.. .lento e sem manobra….já o AMX não….foi feito… Read more »
No final do meu comentário maiwxscima eu falei:
“O alcance máximo, em qualquer configuração, realmente, é uma grande diferença em favor do A-1.”
Logo, deixei claro que o alcance do A-1 é um fator decisivo em favor dele, num comparativo com o M346.
alcance se traduz em carga de bombas, pois quem tem alcance menor, precisa levar mais tanque subalar e carregando mais tanques subalares, carrega então menos bomba,,,,
o que importa é a capacidade de carga liquida de armamento….
Não adianta ter uma capacidade de carga similar, mas gastar metade dela levando tanque de combustivel….o que importa é a quantidade real de armas …
O outro talvez não precise de uma carga externa tão grande para efetuar um ataque como o feito na guerra das Malvinas já que possui radar avançado e capaz de levar míssil anti-navio de 100km de alcance ou bombas planadoras guiadas que podem atingir o alvo, dependendo da altitude, também a uma distância muito grande. Basta levar uma única bomba guiada de 500lbs ou 900lbs e dois tanques externos que já causará mais danos, e com muito mais probabilidade de acerto, que os A-4 e Dagger Argentinos sem radar, sem armamento inteligente e mira “olhometro”. O AMX até hoje não… Read more »
Mestre André, faça o exercício ….quanto carregará neste cenário o M346 é quanto carregará o A1M….2 A1M provavelmente farão o que 4-5 M346 fariam, adicionando-se a dependência de um C-130 Revo….
Compreende?
Santamariense, na verdade o AMX possui 8 pontos duros, 2 sob a fuselagem, 2 sob cada asa (4), mais 1 em cada ponta da asa (2), o que dá um total de 8, um a mais que o M346 que só possui 1 ponto sob a fuselagem, totalizando 7. E caso utilize o canhão no pilone central perde a capacidade de levar os pods Lightening e Reccelite.
E o AMX não tem radar nem lança mísseis. Então como fica o cálculo de padeiro aviador? Avião que não lança mísseis não eh caça
A1M tem o radar ….
Lembrando que o a1M já tem o o rack caixa de ECM interno…
E quando o AMX usa esse canhão?
Para ataque ar-solo, contra estruturas, instalações, veículos, etc.
Já existe versão de ataque do M346…
Vc pode estimar o prazo de entrega dos M-346 se o papai Noel fechar contrato em dezembro, ou fevereiro de 2025? Sendo otimistas
A Polônia contratou seus primeiros M-346 em 2014, recebeu os primeiros em 2016.
Israel contratou em 2014, recebeu os primeiros em 2016.
Nigéria, 2021, vai receber esse ano ou começo de 2025.
Então pode-se ter uma ideia da velocidade de produção.
A nigeria oficialmente encomendou neste ano 24 e já vai receber 6 em dezembro próximo
Olá Almeida… fazendo uma conta de padaria…. A Leonardo ofereceu 6 M346 para a Colômbia por US#200 milhões (pacote completo). Isso é equivalente a US% 33 milhões por aeronaves. 30 aeronaves seria o equivalente a US$ 1 bilhão, praticamente o valor que seria um aditivo de 25% do contrato para a aquisição do primeiro lote do Gripen… que segundo a própria FAB seria suficiente para adquirir entre 13~15 Gripens novos… Bem, se a FAB não tem dinheiro para cumprir o pagamento do primero lote de Gripen, de onde sairiam todo este dinheiro para comprar M346? Se tem este dinheiro, então… Read more »
Dificilmente mais 25% seria suficiente para adquirir mais que 12 Gripen E
Sem falar que 25% de 36 são 9, não 12 nem 14. Não sei quem fez essa conta.
Neste ponto vc está errado, 25% incide sobre o valor total do contrato, não a quantidade de aviões.
Pensando por esse lado, talvez vc tenha razão.
Então… 125% do VALOR do contrato… o contrato é de cerca de US$ 4.2 bilhões… 25% seria US$ 1 bilhão…
Como o contrato original inclui armas, treinamento, ToT.. etc… o valor unitário de cada Gripen ficou em cerca de US$ 120 milhoes… agora, se for apenas o avião e o seu apoio logístico, o valor unitário fica entre US$ 70~80 milhões…
Imagino que você não tenha acompanhado esta discussão… tem uma matéria aqui no “Aéreo” sobre isso com muitos comentários.. vale a pena ler.
“o contrato é de cerca de US$ 4.2 bilhões…”
Pelo câmbio de hoje, o contrato das aeronaves é o equivalente a 3,75 bilhões de dólares.
Acredito que os contratos dos armamentos foram contratos separados, com a MBDA (Meteor), Diehl (Iris-T) e Elbit (kits Lizard), não? Me corrijam se eu estiver errado, mas acho que li aqui no site mesmo sobre a compra dos Meteor (100 unidades) diretamente com a MBDA. Depois li de um outro contrato adicional para esses mísseis se não me falha a memória.
O aditivo é da ordem de US 1 bilhão… como a compra de aeronaves adicionais dispensa mais armas, treinamento, ToT, etc… fica o custo do avião e do apoio logístico… segundo a FAB, este aditivo permitiria a compra de 13~15 aeronaves… praticamento o dobro dos AMX que tẽm condição de voo em Santa Maria
Este número foi divulgado pela FAB. 25% de aditivo significaria algo entre 13~15 Gripens novos com o apoio logśitica, mas sem incluir mais armas ou treinamentos.
A FAB com certeza irá adquirir os 12 ou 14 Gripen adicionais assim que a Suécia fechar os KC-390, parece que isso já ficou claro. Mas, mesmo com esses 12 ou 14 adicionais, ainda precisa de mais aviões para mais esquadrões. Se comprar mais de um mesmo avião, até quando eles serão entregues? 2040? E a que custo? Não daria tempo para receber todos estes aviões antes das baixas dos AMX e F-5 mais antigos. Fora os 12 Gripens do contrato aditivo precisariamos de pelo menos mais 24 aviões para mais dois esquadrões. Então acho que aí que entra essa,… Read more »
“Se são coisas diferentes, então por que a FAB iria comprar 30 M346 ao invés de comprar 13~15 Gripens adicionais? Nada faz sentido.” Por qual motivo, razão ou circunstância a FAB estaria atrás de uma outra aeronave? Não seria pelo valor do Gripen e o valor menor dessa suposta outra aeronave? Logo, tua pergunta é, no mínimo, sem sentido, visto que a resposta é valor, dinheiro, custo!! Com 12 ou 13 Gripen se equipa apenas um esquadrão, enquanto que com 30 M346 (ou outra que custe metade ou um terço do Gripen), se equipa dois ou três esquadrões. Essa resposta… Read more »
Mas a culpa dessa situação é de quem? Da FAB que escolheu mal, não se preocupou em aferir a capacidade de entrega do fornecedor(se fosse a Dassault as 36 unidades já estariam aqui) e ainda levou uma eternidade para fazer a escolha.
Todos os caminhos levam a um só lugar, incompetência de gestão das FAs, tanto a nível individual quanto a nível do MD.
A taxa de entrega está relacionada ao ritmo de pagamento.
Nesse quesitos estamos muito mal.
A Suécia contratou junto com o Brasil seus E/F (praticamente), até hoje não recebeu 1 sequer. Então essa questão do pagamento me parece não ser o motivo.
A Força Aérea da Suécia, de acordo com o cronograma deles, só deve receber o primeiro Gripen E para seus esquadrões no ano que vem. Enquanto isso, os Gripens Suecos estão passando por testes e avaliação e conversão de pilotos.
Exato. Se não me engano ja contam com 12-15 exemplares em teste com a FMV
A Suécia Não recebeu nenhum Gripen porque está esperando o Brasil pagar e terminar o desenvolvimento do avião
É o motivo
É o motivo, sim. A Suécia não tem a urgência que o Brasil tem em receber novos caças, pois tem várias dezenas de Gripe C/D em suas versões mais atualizadas, já o Brasil vê sua aviação de caça minguar dia após dia.
A Suécia está quase em guerra, ela precisa de caças mas agora quer o F35 pq eh um país da OTAN
Quer o F-35????
De onde tu tirou isso?
Não as entregas começaram antes dos pagamentos e estes estão garantidos por instituição bancária.
Não tem nada a ver com a nossa (in)capacidade de pagamento.
Allan, tem sim. Leia as matérias anteriores sobre isso. O saque do banco Sueco (que realmente tem o montante total pronto para ser sacado e utilizado pelo Brasil) tem que obedecer Lei Orçamentária, que diz o quanto pode ser sacado e usado por ano. Praticamente todos os saques foram abaixo das metas de cada ano do programa e portanto esses montantes foram insuficientes para manter o programa no ‘cronograma.’
É grana.
Tem sim. O financiamento precisa estar dentro do teto orçamentário. Já foi explicado antes. Tem que desenhar?
Precisa não Rinaldo. A informação já foi passada e digerida aqui no aereo. A questão ai não é falta de entendimento. É fingir que não entendeu. Seja lá por qual motivo. Um desenho não adiantaria.
Tem tudo a ver. Não acredito que tu não leu as várias matérias explicando o tema, publicadas aqui no Aéreo.
Você realmente acha que um empréstimo nessas proporções, é a mesmo que um financiamento de carro ?
Isso já foi falado e provado “n” vezes, mas o caboclo insiste em dizer que a culpa é da linha de produção. Haja paciência…
Não adianta Daniel. Desde a postagem do panorama de pagamentos do Gripen que esse cara posta isso em toda postagem que ele ache que possa se enquadrar.
Segundo ele, os filantropos da Dassault fariam a entrega dos caças independentemente do cumprimento do cronograma físico financeira pela FAB.
Papo de lunático
Então a Suécia eh a maior caloteira pq só tem três aviões de teste e não recebeu nenhum de série. O atraso não eh por causa de pagamento, eh porque o Gripen está em desenvolvimento.
Tem Gripen Brasileiro pronto na Suécia que não é enviado ao Brasil por falta de pagamento. Moral da história é que capacidade de produção eles tem. A Embraer também. É mais fácil aumentar o ritmo de produção quando se precisa. Aumenta-se turnos de trabalhadores, contrata-se mais gente, etc. E tem a Embraer também que pode fazer a mesma coisa na linha dela. Se a FAB quer tanto esses aviões para ontem, que o governo deixe as contas do programa em dia e assine logo um segundo lote com cláusula de tempo de entrega de X aeronaves em contrato para ontem,… Read more »
Mas como vemos diariamente nas notícias…
Dinheiro é uma coisa que este governo não tem..
errado. a entrega eh a conta gotas por causa de dinheiro.
Se fosse Rafale ou F-18 estaríamos talvez,só um poico melhor em termos sd aeronaves entregues. O problema não é o fabricante,é o cliente. Entenda isso.
Muito por…
Allan, pelo que entendi o MD, isto é o executivo (Temer, Bolsonaro e Lula), não sacaram do banco sueco todo o dinheiro contratado do empréstimo para a produção que atendesse ao cronograma inicial do projeto.
.
Logo menos teremos, a união, pagar a proporção do sacado ao banco Sueco e desembolsar o que tiver faltando pra o prosseguimento do contrato.
.
Se qualquer outra compra de aeronaves estiver sendo planejada para que se possa receber antes de pagar, me parece ser um tiro no pé contábil.
Tira uma dúvida: a demora na entrega é culpa da SAAB ou é atraso no pagamento ou a pedido das FAs por algum motivo ? Pq se for o fornecedor aí vc está certo mas se for a pedido a postergação da entrega pela FAB aí a coisa muda de figura e esse avião (346), teoricamente, sofrerá do mesmo mal do Gripen.
Como sempre, o crente no papai noel poluindo o site com essa idiotice de que a Dassault entregaria os caças sem os devidos pagamentos.
Haja paciência com essa ladainha repetida ad nausean.
Cara você ainda não entendeu que a entrega está lenta por culpa nossa não dá SAAB????
Então deveria partir para compra de F-16 usados, e tem muito no mercado.
Gente o problema não está na cadência de fabricação, seja aqui ou na Suécia. Tanto lá como cá está dimensionado para atender as nossas necessidades num prazo muito curto. Vejam a reportagem aqui mesmo no aéreo (ótima por sinal!). O problema é o fluxo de pagamentos por parte do governo brasileiro. Nós só conseguimos pagar por 1 ou 2 aeronaves por ano. E isto o que ocorre. A linha de produção se adecua ao fluxo de caixa. E por último, isso tá cheirando a nota plantada pelo fornecedor, muito comum na área. Comentam com um jornalista que tal coisa vai… Read more »
Nas hipoteses Rafale ou F18 a entrega seria ainda pior porque são aeronaves mais caras….
por que? Vamos entrar em guerra?
Linha de montagem vantajosa seria produzir 120 caças no Brasil. Isso qye o Vrasil esta fazendo, é só aumentar custos. Esses Grioens deveriam ter sido comprados de prateleira.
W se tivessem optado por qquer outra aeronave já teriam entregues todas.
Ao final a aviação de caça do Brasil vai virar meia dúzia de aeronaves.
Vc tem que lembrar que tem haver a transição do avião à hélice para o treinador avançado e depois para o monoposto Gripen, sendo o Gripen tem uma hora de voo cara não é ideal para treinamento exceção dos bi posto de transição armada do Gripen por isso tem que se adquirir o treinador avançado por ser mais econômico e também substituir o AMX como avião de ataque.
Apesar da modernidade, não é uma boa substituição para o AMX e não precisamos de LIFT.
Leandro, particularmente eu acho que se fosse para adquirir uma aeronave dessa categoria, o FA-50 seria melhor. Mas, comparando aeronave por aeronave, o M346 e o AMX são bem semelhantes. Mais acima, coloquei um comparativo simples entre ambas aeronaves.
Acho que está havendo um certo lobby para o M346,o F 50 é mais próximo de ser um caça,apesar de ter sido desenvolvido primordialmente para treinamento,do que ele .
Concordo plenamente.
A incapacidade é do Brasil de pagar o que deve.
Nem uma coisa nem outra. São aeronaves de emprego diferente. Esta aeronave vai preencher a lacuna que existe na formação de de um jovem piloto que vai sair da academia da força aérea, passa pelo Tucano . Se aperfeiçoa neste avião ante de pegar o Gripen.
Para isto Teremos o Gripen F
Não.
Eh para substituir os AMX.
Nenhum nem outro. A SAAB é reconhecida mundialmente pela competência e o Gripen é um excelente caça.
O problema é o cliente vira-lata que não consegue cumprir acordo algum. Coitada da SAAB que acreditou no Brasil. Eu não acredito mais…
Segue abaixo o link do resultado de uma “compra política”:
“https://www.aereo.jor.br/2022/02/10/forca-aerea-brasileira-vai-desativar-os-helicopteros-de-ataque-mi-35m-ah-2/”
Caro, não existe nenhum paralelo entre o M-346 e o helicóptero russo.
O jato italiano se encaixa perfeitamente no que a FAB precisa, suas doutrinas e principalmente seu bolso.
Politicamente também é correto, além de ser melhor ainda por não comprar avião velho como F-16 e Gripen C/D.
Uma compra dessa natureza envolve uma série de estudos que implica em pré- requisitos, logística, custo de operação, treinamento, cronograma de entrega, financiamentos e principalmente uma “licitação internacional”. Se a “Veja” publicou algo é porque alguém comentou algo. Logo, estão gestando um ovo de serpente. No passado isso já ocorreu com outro helicóptero: os Pumas (SA 330 L/CH-33), da então Aeropastiale, que tiveram também tiveram pouco tempo de uso na FAB (1981 a 1986) e foram substituídos pelo Super Pumas(AS 332M/CH-34). Mas, ambos entraram, conforme comentários da época, em uma negociação de empréstimo externo perante o Clube de Paris. E… Read more »
Seria ótimo reformar os Sabre e equipar Santa Maria com um esquadrão de helicópterso de ataque…. o AMX é ataque.. o helicópteros russos eram de ataque… quem sabe fariam a mesma coisa?
😳
Tira isso da cabeça! Já basta essa ideia de gerico de trocar A-1 e F-5 por A-29.
Essaa geringonças russas nem deveriam ter sido adquiridas.
Ora Marcos… é importante manter da doutrina de ataque e Santa Maria… troca a aviônica por equipamentos da Elbit.. já pensou que legal?
Russos? Não! A-29? Se não tivermos mais opção alguma…
Ohhh Marcos.. relaxa. É uma piada.
Agora, seria legal comprar uns MIg29 de segunda mão para Santa Maria… ou quem sabe, Yak-130 novos para a FAB. Quem sabe 6 Su34 para a MB? E C130 usados para o EB.
Nãããããooooo….russo não….kkkk
Acho que a Marinha iria gostar de alguns Yak-38. Deve ter alguma coisa ainda estocada lá nos armazéns do Putin.
Hoje você ta inspirado hein Camargoer?
kkkkkk
Caça russo pra FAB. Já não basta a turma que ficou saltitante com a ideia de F16 velho na FAB. Agora é a vez da turma “russa” do blog
A matéria foi inspiradora….
Kkkkkkkkkkkkkkkk
São velozes
São blindados
São capazes de transportar tropa ou cargas
São fortemente armados
São perfeito para dissuasão
Basta pagar as atualizações e comprar mais um lote
Mais um lote de quê???
De Mi-35? Comprar que atualizações? Caso vc não saiba,seu Tio Ivan está em guerra. E foi embargado por quase todo mundo civilizado.
A desativação foi por motivos políticos.
A desativação era porque eram precários em tudo, principalmente fornecimento de peças de reposição. Achava que seriam muito úteis na luta contra os voos ilícitos por poderem levar uma guarnição, mas acho que na prática não foi efetivo.
Não a desativação foi por motivos políticos.
A desativação foi feita porque a compra não deveria ter sido feita.
As aeronaves foram enfiadas goela abaixo da FAB, em troca de acordos para exportação de carnes.
Esses helicópteros de ataque deveriam ter ido para o exército, que não os quis. Como havia necessidade de adquiri-los foram “entubados” na FAB, mesmo não fazendo nenhum sentido ter helicópteros de ataque na força aérea, quando o exército tem uma aviação própria.
Na primeira oportunidade, quando chegou a hora de fazer as revisões obrigatórias, a FAB descartou o que nunca quis.
A escolha de um equipamento militar é política e definida pelo governo, as Forças Armadas são um órgão subordinado ao poder civil, e o governo define a compra de equipamentos seguindo motivos políticos e econômicos.
Geralmente sob consulta das Forças Armadas, que efetivamente fazem o estudo que leva ao pedido de aquisição de determinado equipamento ou equipamentos que possam cumprir a função desejada, e por aí vai.
No caso dos Mi-35 não houve qualquer consulta. Foi de surpresa.
Claro … claro… claro …
O governo entende bem de equipamento, suas capacidades e a finalidade…. Bem isso…
Por isso que não serviu…..
Então, pela tua lógica, se o governo e seu poder civil decidir comprar Boeing 737 para fazer defesa aérea e interceptação, tá tudo certo…
Sim, são os negócios e as comissões.
Planejamento, eficiência e eficácia ficam para depois.
Como nessa proposta de compra do 346.
Isso já foi explicado em “n” matérias. Mas tem que explicar toda hora pros novatos do blog.
Leia as reportagens e veja que foram excepcionais na missão
Sim o antigo não iria pagar as atualizações na propaganda do atual
Isso é política
na época a balança comercial do Brasil X Russia era muito desfavorável pra eles, então tiraram essa compra da cartola para não prejudicar nossas exportações. Hoje inverteu, nossa balança comercial com eles é muito desfavorável pra nós.
Na época existia uma concorrência de compra de helicópteros de ataque para o Exército, o governo cancelou a concorrência e comprou estes helicópteros Russos numa negociação governo a governo devido a Balança comercial.
Mas não sabemos o motivo que eles foram para a FAB, talvez o EB não tenha aceitado operar estes helicópteros.
A desativação eu li noticias que é por motivos políticos o início da guerra Ucrânia e aplicação de sanções contra a Rússia.
O governo ofereceu os helicópteros para todas as forças, e todas elas recusaram. A FAB foi obrigada à engolir os helicópteros.
Porque o EB recusou se ele tinha uma concorrência aberta para compra de helicópteros de ataque?
Porque esse helicóptero não figurava em nenhuma lista de avaliação de helis de ataque do EB. E se não me engano a concorrência nem havia sido aberta ainda.
A escolha de um equipamento militar é política e econômica e definida pelo governo. A concorrência de helicóptero de ataque tinha sido aberta e foi cancelada pelo governo que resolveu comprar este helicóptero russo em negociação governo a governo devido a Balança comercial. Oque foi noticiado na época é que a proposta Russa apresentada ao governo foi financeiramente melhor e mais barata do que as propostas que estavam na concorrência do Exército(este helicóptero russo pelo que eu lembro não estava na concorrência do EB). O motivo real que o EB não quiz operar o helicóptero nunca foi noticiado, o governo… Read more »
Não. Esse helicóptero foi uma contrapartida comercial para a abertura do mercado Russo ao frango Brasileiro.
As compras normalmente obedecem à critérios estabelecidos pelas Forças Armadas, mesmo que a palavra final seja do governo que vai levar em consideração as variáveis políticas e econômicas.
Não tinha.
Não havia concorrência.
Sim teve uma concorrência para compra de helicópteros de ataque para o Exército ela foi cancelada pelo governo e comprado o helicóptero russo.
Não existia concorrência criatura! Existiu,desde sempre,estudos para uma possível futura compra.
Certo. Se for apresentado os links para os documentos e termos da licitação internacional, acreditaremos.
Pois é. Mas analisemos a balança comercial Brasil x Itália. Ano passado foi de 3.5 bilhões x 4.5 bilhões (em euros). Tivemos um déficit de 1 bilhão ano passado. Mas o maior problema não está aí. O maior problema é o que nós exportamos e importamos. Nosso top 5 de exportações são commodities. O top 5 de importações são todos produtos manufaturados. E não estamos falando de macarrão nem azeite de oliva. Estamos falando de maquinários, produtos químicos e outros itens originados de pesquisa e desenvolvimento. E é isto que gera riqueza internamente. É um efeito cascata que mexe com… Read more »
Quem desativou não quis pagar para fazer as revisões e atualização.
Olha o ano da desativação
Se fosse o atual ele pagaria.
O antigo não vai colocar dinheiro na propaganda do atual
Simplesmente assim
Fale o que quiser mas as capacidades bélicas do mi35 não se compara a nada que voa aqui
E ainda podia levar carga ou soldados
“(…) um acordo para fornecer 24 aviões de combate leve Leonardo M-346 para a FAB e pelo menos seis para a Marinha do Brasil.” Comprar mais Gripens, ou colocar em dia as parcelas do 1° lote de Gripen, fazendo com que mais unidades cheguem anualmente por aqui? Não. Fabricar mais navios-patrulha ou um segundo lote de FCT’s? Não. Comprar aeronave leve pra substituir AMX, sendo que Gripen ou ST fariam o mesmo trabalho? Sim, claro, porque não? Jesus, nem terminam o que começam, e já partem pra mais um “plano mirabolante”… A FAB precisa de Gripens, e não de M-346,… Read more »
Exato. Brasil, o país em que precisamos colocar LSD no suprimento de água das cidades para tentar conseguir entender alguma coisa.
Estamos endividados até o talo com o PROSUB, não sabemos se realmente teremos um segundo lote de FCT’s ( e nem dos Riachuelos ), as parcelas do Gripen estão atrasados, com a aeronave chegando aqui a conta-gotas…
Mas vamos gastar o que não temos pra comprar LIFT que nem a FAB precisa, e pra “dar” aeronaves pra MB, quando ela precise de meios que navegam, e não que voem.
Quando a gente acha que aquela conversa de F-16 usados pra FAB é absurda, vocês me vem com algo ainda mais absurdo…
O comandante da FAB já disse que A-29 não substitui o A-1. Isso é coisa da cabeça de entusiasta.
Não.
O que substitui os A-1 mesmo são mais Gripens.
Que é o que a FAB mais precisa no momento.
Certo. Optar pelos italianos, creio, seria um downgrade. Os Gripens, não.
Para o longo prazo eh melhor ter aviões novos da versão de combate do M346 do que Gripen A/B modernizados para C/D. Em alguns anos param de voar e ficamos sem aviões. Eh melhor comprar aeronaves novas e a parceria com a Italia eh sempre boa para o Brasil.
Boa noticia, no fim o Brasil precisa se alinhar mais com Italia e França para defesa, ambos os países com capacidade industrial militar bem desenvolvida.
Deve alinhar com india se quiser independência tecnologica
Para desenvolvimento tecnológico se aliar a Índia é muito bom.
França e Itália também são países com bom histórico de transferência de tecnologia.
Para ter independência tecnológica o Brasil precisa investir em tecnologia, com planejamento de longo prazo. Não há outro caminho.
Só apoio essa parceria com a França se for pra comprar Rafale F4.2 se pelo menos uns 60 gripens já estivessem voando por aqui kkk
A França forneceu os Scorpene a MB bem como seus torpedos pesados, bem como apoiam o programa do Sub Nuclear Brasileiro. Quando eu morava no Brasil, conhecia alguns engenheiros nucleares que graduaram na École Polytechnique e trabalhavam no ARAMAR. Fora que eles vao fornecer expertise pro casco do Alvaro Alberto. A Italia alem do investimento na Iveco, vai fornecer o Centauro 8×8 e provavelmente helicópteros A129 de segunda mao. E a Italian ja esteve interessada em repassar 2 FREMM. Ambos os países estão dispostos a vender quase tudo que produzem no setor de defesa, sem o estresse geopolítico de comprar… Read more »
O que helicópteros franceses tem a ver com caças de treinamento para substituir AMX em vias de retirada de serviço?
O que tem a ver? O governo atual.
Contas de padaria, sem considerar armamentos, alguns recheios, suportes técnicos e ferramental, dão conta de us$ 24 mi de custo no M346T contra us$ 85 mi no Gripen.
A Marinha sem navios vai comprar avião? Mais uma vez: almirantes dando aula de ótima gestão.
Pois é… A MB quer ter infantaria, fazer guarda costeira, esquadra naval, patrulha fluvial, esquadrão de caças, submarinos… daqui a pouco vai montar um esquadrão de aviaão de transporte com Sherpas
E a FAB??? Infantaria da Aeronáutica???
Durante a 2GM a FAB tinha dois navios.
Brasil é diferenciado mesmo.
Infantaria da Aeronáutica provê segurança para as bases e instalações da FAB, bem como C-SAR.
E não estava sabendo dos dois navios da FAB durante a Segunda Guerra. Pelo menos não lembro de ter lido nada à respeito. Pode dar mais informações, Marcos?
Olá Leandro, sim a fab tinha dois navios que serviam para trazer insumos aeronáuticos para o Brasil. Está reportagem li na Revista Asas edição 23.Já faz tempo que li. Um abraço.
Obrigado Pampa! Vou procurar mais sobre.
Vou procurar Leandro.
Já agradeço, Marcos
Então Leandro. Os navios foram adquiridos logo após a Segunda Guerra. Chamavam-se G-19 Raza e G-20 Rijo e chegaram ao país em 11 de novembro de 1948. Como a FAB não possuía pessoal para tripular e manter seus novos equipamentos,foram incorporados pela MB. Eram navios destinados à manutenção sa estrutura da FAB no nordeste. Além de serem novos,contruidos em 1944,foram projetados para aeevirem como navios petroleiros costeiros,ou seja,faziam o serviço que navios maiores eram incapazes.
Serviram na MB por mais de 20 anos,mas eram de propriedade do Ministério da Aeronáutica.
https://aerojota.com.br/a-forca-aerea-brasileira-e-seus-navios-um-capitulo-pouco-conhecido-da-historia/
Pois é.. O EB tem o Guarani, a MB tem o Piranha.. então compra uns Striker para a FAB para manter o padrão
Pro EB seria bom um sub-nuc. Já pensou? Teria muita utilidade nos rios da Amazonia.
OBS:modo ironico ON!
Se não,algum desprovido de inteligência ai pensar que a ideia é séria…
Acho que o EB gostaria dos foguetes da SpaceX, os únicos que dão ré.
kkkkkk ja para com isso que vc esta demais
Você sabe o que faz e pra que serve a Infantaria da Aeronáutica?
Não estou questionado a existência iu finalidade da unidade. Afinal,o EB tem sua aviação,que ninguém questiona,ou faz piadinhas. Mas todos fazem questão de espezinhar a MB e sua aviação de asas fixas.
Áh,mas a marinha nem tem navios,vão dizer. O EB não tem AA! E a aviação de caças da força aérea está definhando.
Resumindo,nunca teremos tudo que precisamos nem nas quantidades que precisamos.
Para cadetes desligados no voo!
Os Cadetes infantes ingressam por concurso no 1° ano. Desligados em vôo vão pra casa. Vá se informar melhor.
Talvez criem um lifting body, aliás space shutlle, um Dyna Soar moderno. Espionagem nas alturas com 60 anos de atraso.
Estava pensando… A FAB jé tem infantaria. Cria uma frota para ela e ela fica igual á MB. Dai junta as duas em uma coisa só, a “MAB”. Dai compra uns Sherpa para o EB e transfere os Tupis para ele. Dai juta a “MAB” com o “EB” e cria o “MEB”. Dai junta a “MEB” com o MInDef e cria uma coisa só. Depois separa os carros de combate de um lado, separa os aviões do outro e os navios do outro lado. Dai cria trẽs foras, uma terrestre, uma aerea e uma naval e um ministério para coordenar… Read more »
Meu Senhor, aí é multiverso! Rsssssss….
Pois é…. aproveita e inclui uma fazenda para criar “porco-aranha”
Porco-aranha, porco-aranha
Pouco porco e mais aranha
Vai descendo a sua teia
Mas chouriço, não faz isso
Cuidado!
Ele é o porco-aranha
E se precisar, tem o Pig Potter…
Ou Harry Porco…kkkk
Kkkkkk
Isso se, antes, não resolverem adquirir um foguete, com TOT (claro), para lançar de Alcântara. MB = Marinha Bombril. 1001 utilidades. É guarda costeira, quase sem patrulhas. É guarda fluvial e lacustre, quase sem embarcações. É marinha de guerra, quase sem navios de superfície. É força aérea, quase sem aviões. É infantaria anfíbia, quase sem meios de deslocamento e desembarque. Por que não também se aventurar na área especial? Acho uma boa. Afinal, já comprometeram o orçamento de décadas para nos colocar no tal “seleto” grupo de países com submarino de propulsão nuclear. Como só está faltando sabermos se um… Read more »
Já tentamos fazer isso.
Gastamos quinhentos milhões de reais.
O que recebemos desse ToT?
Zero de conhecimento técnico.
Zero de equipamentos.
Tem uns pedaços de metal largados num canto lá no CLA.
O nome da empresa formada tinha sido ACS.
Dizem que o Brasil não é pra amadores…
Acho que expressão não deveria ser bem essa.
Falando em sherpas, que fim levou aqueles que o Brasil iria adquirir? Ninguém nunca mais comentou
Os Sherpas e os Traders da MB, devem operar na BASN: Base Aerea de Sao Nunca
A FAB derrubou antes de decolarem…. na ápoca (desta tolice), o Ministro da DEfesa era um general do EB (comentei aqui que era um erro). O EB pediu e quase ganhou um esquadrão de Sherpas, que ficariam sediados na Base Aérea de Manaus, onde também fica baseado o 4 BAvEx. O EB pretendia construir um novo Hangar ao lado de onde ficam os helicopteros para a manutenção dos Sherpa, que segundo o comandante do EB, serviriam aos batalhões de fronteira, já que a FAB não conseguia dar o apoio necessário. O Comandante da FAB bateu o pé e mostrou que… Read more »
IKL e Niterói novamente, só muda o nome.
Mais um episódio da curiosíssima força naval que mal tem navios, mas sonha com uma ala aérea.
Se a FAB receber os 346, os navais poderiam treinar neles. Nada de uma ala naval. Mantém uma proficiência com estrutura reduzida
Você tem razão. Inclusive, a FAB vai modernizar o A29. Inclui seis aviões a mais e a MB pode treinar nos A29 da FAB e até chegar a pilotar os Gripen..
Pois é, um M-346 é preço de um navio patrulha da classe Macaé…
Para quem afirmou que “jamais” haveria um Lift….
Que logo será alcunhado “caça”.
Até o A-29 é chamado assim, por estas terras…
Então,brasileiro chama qualquer coisa que voe na FAB de caça.
E aquela conversação para a compra de Gripens C/D de segunda mão? Ainda está na mesa esta opção? Bom, o melhor realmente seria mais um lote de pelo menos 24 Gripen E/F, mas já que não será possível por vários motivos políticos e financeiros, uma dessas duas opções será melhor que F-16 usado do deserto.
Saudações a todos!
Ainda podem ser adquiridos mais gripens novos, o governo federal quer que a Suécia compre o KC-390 e nós compraremos mais Gripens novos.
E se a Suécia não comprar KC-390? Vc realmente acredita que eles vão ficar chateadinhos se FAB não comprar mais Gripens depois de todo dinheiro gasto em ToT e linha de montagem na Embraer? Eles já conseguiram o que queriam.
Quando penso que estou começando a entender, vem uma dessas! A Marinha sem navios comprando aviões.
Nem questiono a Marinha ter aviões, mas sei lá, prioridades estranhas!
bem, sé é para comprar M346, compra um esquadrão para o EB também… dai todo mundo fica feliz.
Ai a FAB vai enlouquecer de vez rsrsrs
Riso… vai ter brigadeiro reclamando que a FAB tem horas de voo disponíveis mas falta recurso de custeio para voar.. riso. O MInDef pode comprar uns Sherpa para a FAB ficar feliz também.
Daí também podemos cogitar um Scorpène para o EB e outro para a FAB, e outros absurdos semelhantes.
Uma alternativa é repassar os Tupis para a FAB e para o EB.
Mas e a padronização?
Scorpène para o EB e para a FAB já!
Os Tupis podem ser doados para algumas PMs ou CBMs.
Creio que os Tupis sejam mais adequados para a PRF.
A. Scorpène de lagartas com propulsão nuclear; B. Scorpène com asas com propulsão AIP
A marinha tem 30 pilotos de caças formados na ativa. Vc sugere que faça oq com eles?
Integra em Santa Cruz…. dai continuam perto do Rio de Janeiro… ou distribui entre os “terceiros” na fronteira oeste do Brasil
Outra alternativa é reformar todo mundo para arrumar emprego em empresa aérea para fazer voo comercial
Realocar paraa fab…marinha tem que priorizar navios…
Concordo integralmente.
Uma escrivaninha para cada, já que não há navios sobrando.
O que já é um absurdo e você quer renovar esse absurdo ano a ano, por mais uns 50 anos, formando e mantendo centenas de pilotos.
Que operem helicópteros na MB até irem pra reserva.
Ótima notícia, a Fab precisa de mais aviões.
O M-346 FA é um ótimo avião com boa capacidade militar e custo reduzido.
EC725, não sei se a aquisição desses helicópteros foram sequer decisões políticas.
Totalmente política.
Eu quis dizer outra coisa, sabe, só a oportunidade para o incentivo. No bom sentido, é claro!
Ah, entendi.
Assim como os mi-35, entubados na FAB, em troca da liberação de uns bifes pra Rússia.
Qual será a troca com essa negociação direta?
E outra. Como existe mais de uma opção no mercado que suprirá a necessidade da FAB, deveria ser aberta uma concorrência.
A compra direta para estas aeronaves deveria ser ilegal.
Tem caroço nesse angu.
Apesar de eu ser contra uma compra de uma aeronave assim, a compra direta não é ilegal. Compras de material militar não precisam de Processo de co concorrência.
Sei que não é ilegal.
Mas deveria ser utilizado apenas em situações onde o produto não possui concorrentes ou outras questões bem específicas.
Não existe motivo para afetuar tal compra, sem a necessidade de concorrência.
Alguns podem alegar que não existe tempo para abertura do processo. Concordo. Mas isso demonstra falta de planejamento.
Lembrando que a classe política, como alguns prefeitos, governadores e, inclusive, presidentes utilizam com certa frequência tal recurso. E sabemos exatamente os motivos que os levam a deixar chegar em “situações de emergência”.
Esse avião não seria a melhor opção pra Marinha , porém é melhor do que nada .
Para a MB é melhor não ter avião algum.
Sim, a marinha vai poder treinar eternamente, pra não perder a doutrina aérea que nunca deteve.
Revista Veja já deu umas “barrigadas” ao tratar de assuntos relacionados à defesa. Acho que um pouco de cautela com essa informação não faz mal.
Sim….. a coluna Radar tem sempre 50% de chances de acertar..
Ela foi uma das primeiras a falar que o Brasil ia comprar os Black Hawk e os Centauro II. Até sobre a modernização dos Cascavel acertaram. É para ficar de olho.
Boimate.
Se o problema é $$ vinculado ao primeiro contrato, contrata logo o segundo lote de gripens e faz uma acordo financeiro melhor.
.
E vai empurrando o primeiro lote do jeito que dá. Atrasando mesmo.
.
Se o problema é criatividade financeira.
.
É risível, eu sei
Se o motivo da compra é a necessidade da FAB ter urgência para substituir o AMX, pergunto se os italianos entregarão “amanhã ” os aviões. Aliás, visto ser o risco maior de uma agressão estar no norte do Brasil, não seria mais rápido e barato comprar grande quantidade de mísseis antiaéreos e Javalins ou equivalentes?
Chega ser cômico a Marinha querer ter aviação quando mal tem uma esquadra. Esse é o sinal de que vamos ver outra marinha sendo construída daqui 20 anos, mais uma transferência de tecnologia que vai levar 10-15 anos para por um barco na água. Nada foi aprendido com os casos da Niterói e IKL.
O pior é supor que o M346 sirva para a MB…
É o que eu queria entender. Será que seria apenas para manter a doutrina? os comandantes da MB aproiam e aprovam?
Olá Saldanha.. pelo que conheço da estrutura do serviço público, sempre há o aval dos níveis administrativos. Nada passa sem o OK da administração
Isso inclui o Ministro da Defesa, do comandante da MB e do comandante do departamento de aviação da MB..
Falando do uso desse meio pela marinha, acho bem fraco, teríamos que integrar o futuro manaer. 1. Mísseis anti-navio: • Míssil Marte ER: Um míssil anti-navio desenvolvido pela MBDA com um alcance de aproximadamente 100 km, adequado para ataques contra embarcações. • Míssil AGM-84 Harpoon: Embora raramente usado em variantes mais leves de aeronaves, o Harpoon é um míssil amplamente utilizado por diversas forças para ataque anti-navio. 2. Outros armamentos: • Bombas guiadas a laser ou GPS: Como as bombas GBU-12 Paveway II ou JDAM, que podem ser usadas contra alvos marítimos com precisão. • Rockets guiados: Como o Zuni… Read more »
Continua não fazendo sentido, para mim, principalmente depois de todo investimento feito para obter o Gripen E.
Minha expectativa era que a FAB teria pelo menos 72 Gripen E.
Contudo, entre a alternativa de F-16 usados e M-346, que venham os italianos.
Sentimento de déjà-vu (Mirage III, F-5E e Xavante).
Pelas notícias recentes o governo pode comprar mais unidades do Gripens, o governo federal tem a vontade que a Suécia compre mais unidades do KC-390 e o Brasil compre mais Gripens novos.
Não faz sentido nenhum mesmo a compra de M-346, F-16 ou qq coisa. Pega esse dinheiro e recebe mais Gripens ou termina de pagar o que deve. Depois disso aí começa outro programa.
Político sendo político. E o país que se dane né.
Gripens F seriam uma melhor opção para MB, maior alcance e capacidade de carga bélica.
Como são apenas 6 não é algo tão proibitivo.
Concordo.
Desde que o $$ venha do MD e não do $$ já alocado da marinha. Teriam de entubar a logística vinculada a Anápolis TB. Eu sendo a FAB, não aceitaria.
.
Oportuno para a marinha criar a doutrina ar-mar com equipamento compartilhado. E aviadores da FAB seriam treinados nesse meio tempo.
.
Mas todos que afirmamque a marinha sem navio… Estão certos.
È o mesmo orçamento. Quem faz o orçamento é o ministério…
Antes do MinDef, cada força era um ministério que fazia o próprio orçamento… agora, é o MinDef que faz o orçamento de cada comando.
Se ao menos houvesse emendas parlamentares para isso…
Existem… lembro bem da entrevista de um comandante da MB em uma audiência no Congresso agradecendo as emendas de vários deputados (tanto da direita quanto da esquerda, veja só) para os programas da MB, principalmente o ProSub. Cabe ao Minstro da Defesa buscar os deputados e solicitar emendas… universidades fazem isso. A Embrapa faz isso. O MEC faz isso. Se o MinDefesa não tem emendas (mas lembro que tem sim), então são algumas opções 1) fica sentado no gabinete esperando Godot 2) é incapaz de apresentar com clareza os programas prioritarios 3) os deputados concluem que os programas militares não… Read more »
O que a FAB precisa é de uma mais caças F-39 Gripen (pelo menos 80 caças). Já a nossa MB precisa concluir o programa ProSub.
E esperar até quando para receber esses 80 aviões? 2050? A marinha precisa substituir os A-4M e manter a formação de seus pilotos e com apenas alguns M346F Block 40 equipados com mísseis Marte ER adquiriria capacidade de ataque anti-navio que não possui. A Argentina com apenas 4 ou 6 Super-Etandard operacionais afundou metade da esquadra inglesa na guerra das Malvinas. Todos operados à partir de terra.
Correção, alguns foram afundados com bombas, por A-4 sem radares… mas assim mesmo. Dá para se ter uma ideia de como esses aviões poderiam ser úteis.
6 M346F block 40, com 2 ou 3 tanques externos, mais 1 ou 2 mísseis Marte ER (100km) cada, mais sonda de reabastecimento e radar AESA podem fazer um estrago em qualquer frota a uma distância de até 500km ou mais da costa. Eu não pensaria duas vezes.
Aliás possui, através de helicópteros, que são lentos e não possuem grande autonomia.
O Brasil não irá mais adquirir 108, 80, nem 60 Gripen. Já foi falado. Não tem dinheiro e não dá mais tempo. Atrasaram demais. Serão mais 12 ou 14 no máximo. Depois de 2040 já se faz necessário um novo avião. E as bases de Santa Maria e Canoas vão voar o quê quando os AMX e F-5 mais antigos derem baixa? 24 M-346F Block 40 seriam excelentes para manter esses esquadrões voando em complemento aos 48 ou 50 Gripen em Anápolis, Santa cruz e Manaus ou Campo Grande.
Eu já nem tenho mais esperanças nas FAAs. Infelizmente continuarão um fiasco e não progredirão. Só estão servido apenas para logística, nada mais.
Kaboooommm
Se temos dinheiro para M346, então temos para os Gripen. Então que comprem mais Gripen.
Fato!!!!!!
Pois é.., comentei isso lá naquela matéria sobre F16 de segunda mão.
A conta não é tão cartesiana assim. Qual a prontidão de produção para atender as FFAA? Com qtos M346 se faz um Gripen, rs? Qual o custo de operação? MB quer substituir os A4 e talvez Gripens sejam caros para os padroes da MB….Sem falar de questões geopolíticas entre BR e ITA e da Suécia estar pensando em se abastecer pra 3GM….tem tanta coisa atrás do tabuleiro…
Pois é… e no ritmo atual, se comprar mais 24 ou 36 Gripen, vai receber quando? Até 2040? Pelo menos 2 esquadrões vão ficar sem voar até lá. Me parece uma opção pragmática e com excelente custo/benefício tanto para a FAB quanto para a MB.
O M346F custa 1/3 do valor de um Gripen. Dá tempo de se equipar todos os esquadrões com Gripen levando-se em conta o ritmo de entrega atual antes da baixa dos AMX e F-5 mais antigos? E haveria dinheiro para isso? Para mais 36 ou 48 aviões? A nova versão Block 40 que a Leonardo lançou recentemente já virá com radar AESA, painel Elbit igual ao do Gripen, já está integrado com todo o leque de armamentos da FAB, inclusive com os mísseis Derby, Phyton e Iris-T, bombas Lizard, pod Reccelite e Lightening e a Leonardo sempre deixou claro que… Read more »
Concordo 100% contigo, André. Os M346 preenchem uma lacuna que o Gripen não atenderá por falta de $$ e prazo.
Seu raciocínio estaria correto se já tivéssemos 36 gripen + aditivo gripen (12). Mas não temos. Então os recursos deveriam primeiro para ampliar o acordo do gripen. Mas gostei do detalhamento de recursos. Resumindo: o valor de um M-346 equivale 1/3 de Gripen, um F50 sul coreano 1/2 de gripen, mas as capacidades do gripen são bem superiores destes últimos dois. Para missão de de defesa e superioridade aérea tem que ser d gripen mesmo. M-346 é para treinamento e ataque leve. Só faria sentido se tivéssemos uma defesa aérea já robusta. Não temos. Precisamos focar no gripen porque por… Read more »
Cada centavo gasto nesse tipo de coisa, é um centavo a menos para o segundo de lote Gripen.
Fato.
O ideal seria o M-346 junto com um segundo lote de Gripen.
O ideal é padronizar a frota com Gripen
O ideal é diferente do real
na real…. a Embraer tem uma linha de produção do Gripen… e custou caro. O Gripen foi projetado para ter manutenção otimizada e para cumprir vários tipos de missão. A FAB comprou 36 Gripens novos… dizem que estão atrasados proque a FAB não tem dinheiro para pagar. A FAB tem uns 10 ou menos AMX em Santa Maria que vão ficar em motores em breve. A FAB diz que tem urgência para substituir…. A FAB fala em F16 de segunda mão ou de M346…. isso custa dinheiro. Dependendo do pacote, entre US$ 0,5~1 bilhão… A FAB fala em um aditivo… Read more »
Exato… desafia qualquer premissa de racionalidade
E também para o primeiro lote, que já está com o cheque especial e o cartão de crédito no vermelho.
Vcs estao raciocinando assim: Quero fazer uma festa de aniversario pra 100 pessoas, um Churrasco. Por enquanto só consegui comprar 5kg de picanha, entao vou fazer esse churras em 2040 ao inves de atender o prazo e os convidados com carnes menos nobres
Pois é, até agora só receberam 8 aviões. Se não houverem mais cortes de orçamento, o restante só vai terminar de serem entregues em 2028. E os outros 12 do aditivo sabe-se lá quando, quem dirá mais 36. Os AMX param de voar ano que vem. Quanto tempo esses esquadrões vão ficar sem voar até o bendito 2o lote chegar?
Já caiu mais um F-5 por problema de motor. Será que os demais vão aguentar mesmo esse prazo que a FAB pretende mantê-los voando?
Discordo totalmente da possível compra desses aviões para a MB, estão aquém do que uma forca de combate aeronaval precisa e ainda virão em uma quantidade risível, melhorariam muito pouca coisa em relação ao que já temos hoje com os A1.
Defendo aposentar de vez o esquadrão de caças da MB e com o espaço no orçamento comprar algum satélite ou outros sistemas de alerta e vigilância, muito mais adequados a nossa realidade. Mas como sempre, no Brasil, o populismo sempre vence.
Uma escolha muito sensata, sem dúvidas. Só discordo da MB receber.
Ah e lembrei disso também:
https://www.aereo.jor.br/2016/07/22/o-impacto-da-desativacao-do-at-26-xavante-na-progressao-operacional-dos-pilotos-de-caca-da-fab/
O M-346 poderia ser o Xavante II… mas vamos aguardar o próximo capítulo em novembro…
Pelo que li em notícias a ideia seria ser um Xavante 2, um avião de baixo custo que a FAB poderia usar bastante.
Logo o Lula e Meloni que não se bicam? kkkk
Olá JR. Políticos profissionais sabem sieparar ideologia das questões pessoais.. aliás tem gente do mesmo.psrtido, ideologicamente alinhados que não se toleram.
MB precisa de navios e a FAB precisa de mais Gripens.
O resto é viagem na maionese, mundo de Nárnia e gastar a pouca grana que tem com coisas inúteis.
Discordo totalmente dessa compra A MB tem que encerrar o esquadrão de combate de asas fixas. Não vai ter porta aviões, não tem que manter doutrina para algo que não existe. Mais fácil e prático manter relações entre as forças e fazer a FAB lançar missões em proveito da MB. O MD precisa mandar nas FFAA, não ser um coadjuvante. Se, e somente se, não tiver outras condições, seria mais benéfico comprar mais 6 gripen F exatamente iguais aos da FAB e mantê-los na MB. Todo o suporte e equipamentos logísticos estariam a cargo da FAB, a MB apenas pagaria… Read more »
A Alemanha Ocidental manteve 135 Tornados IDS….
Não entendi
A Marinha Alemã manteve diversos esquadrões de ataque naval, acho que é nesse sentido.
A Marinha alemã funciona como deveria (pelo menos naquela época), a nossa não.
Semana passada ou retrasada eu estava falando com alguns colegas em um post sobre o F15, como seria legal ter alguns jatos bimotores pesados (F15, SU34, Rafale ou F18) para ataques em profundidade mar adentro com armas pesadas, de longo alcance.
Agora vem a realidade, na melhor das intenções teremos um AMX 2.0 (eu sei que esse jato é mais moderno que o AMX) lançando pequenas bombas guiadas, perna curta perto dos bimotores.
A força aérea de Israel acabou de atacar o Irã, cada avião levando apenas um míssil, de aproximadamente 1 tonelada. Colocaram 120 aviões no ar. Os que realizaram os ataques levaram apenas 1 míssil cada. Voaram mais de 1200km para atingirem os alvos. O Brasil não precisaria voar tão longe para atacar Bolívia, Paraguai, Uruguai, nem Argentina. Apenas 6 M346F block 40, com radar AESA, KC-390 reabastecendo, pod Lightening, dois tanques externos, mais duas bombas de 900lbs cada e dois Iris-T já acabariam com qualquer conflito na fronteira sul. Três esquadrões de Gripen com 48 aviões + EMB 145 AWACS… Read more »
Acorda pessoal!
Isso aí é lero lero.
Vamos prestar atenção aos fatos.
Não tem orçamento para comprar Gripen nem KC-390 (cuja entrega está na frequência de um por ano) e vai ter orçamento para comprar M346?
Não é. Esperemos pra ver se virão F-16,pouco provável,mas…
….ou esses M-346,que já disseram que terão até o WAD do Gripen.
Creio que o FA-50 sul-coreano seria melhor opção. O M-346 me parece meio frágil coml aeronave de combate.
Ótima escolha para substituir os A1
Não tem canhão orgânico e carrega menos carga útil. Pelo menos é moderna e amplamente utilizada.
Ótima escolha para substituir os A1 seriam mais Gripens F.
Se quisessem empregar outra aeronave, teria que ser uma coisa diferente dos gripen e super tucano, teria que ser 1 esquadrão de 5 geração ou bimotor de 4.5 geração.
Exato.
“… para fornecer 24 aviões de combate leve Leonardo M-346 para a FAB e pelo menos seis para a Marinha do Brasil.” . Chega dar uma tremedeira… . 30 destas aeronaves, com componentes locais e todo o suporte logístico para duas estruturas distintas, considerando parte da versão armada, vão gerar um pacote lá pela casa dos U$ 1,5 bilhão de dólares! . Se esse dinheiro existisse, a FAB poderia muito bem bancar a extensão do contrato do Gripen para 50 unidades! . Olha… A Leonardo pode fazer o lobby que quiser. Pode bancar opinião, passagem, vôo, tour completo, fazer pressão… Read more »
O risco é assinarem esse contrato e ele passar a competir com o Gripen e com o KC-390 pelo espaço orçamentário da FAB.
Não vai haver aumento de orçamento da Força Aérea, e o atual só dá conta de adquirir o F-39 e o KC a conta-gotas. Se formos comprar qualquer coisa diferente desses dois, eles terão o espaço no orçamento ainda mais reduzido. Vamos recebê-los a conta-microgotas.
É preciso ter foco e sentido de prioridades e não ficar tentando cavar contratos, que sempre vem acompanhado do pagamento de comissões a intermediários e lobistas.
“O risco é assinarem esse contrato e ele passar a competir com o Gripen e com o KC-390 pelo espaço orçamentário da FAB.” Então. Isso é de uma obviedade enorme. Não para todos, que nas postagens a respeito da tal aquisição do F16 insistiam que “não galera, são outros dinheiros”. É evidente que qualquer aquisição de outro caça irá interferir, diretamente, nos dois principais programas da FAB (KC390 e Gripen), os quais, por si só, já não andam muito bem das pernas, com as reduções negociadas do KC390 e a dificuldade de cumprir o cronograma físico financeiro do Gripen. E… Read more »
Creio que as 36 aeronaves virão Felipe. O que preocupa é termos gasto dinheiro na tal transferência de tecnologia e principalmente na linha de montagem. Dinheiro jogado fora. Talvez fechemos uma compra que atinja até 50 aeronaves. Mas isso pagará o investimento na linha de produção?
Tivéssemos comprado os caças com sistemas nacionais e com acesso aos tais códigos fonte não seria melhor?
Perfeito, se é para comprar algo novo, que comprem Gripens , não faz sentido algum… até acho interessante o M346, mas para aquilo que ele foi projetado, como LIFT ..não é nossa prioridade agora …vamos aguardar …
Pois é.. levantei este argumento quando a FAB falou de comprar F16 de segunda mão.
F-16s usados gastaria muito menos que aeronaves novas e outra , um F-16 mesmo que usado é um avião muito mais capaz que um M346 que é um LIFT improvisado como avião de combate.
Como o Bardini citou e concordo com ele, os valores envolvidos nesta aquisição poderiam facilmente elevar a frota de F-39s para 50 unidades…
Pois então… Discutir a aquisição de caças usados, como F-16 C/D, Gripen C/D e afins, está intrinsecamente ligado a falta de recursos disponíveis para fazer volume na aviação de caça, para cobrir a baixa dos F-5 até o começo da década de 30 e gerar uma “gordura” a ser queimada ao longo de toda uma década e meia, em novos processos de modernização em diferentes frentes da força, que vão além das necessidades da caça.
.
Se fosse possível fazer uma dívida na casa dos U$ 1,5 bilhões de dólares, a FAB já estaria em uma situação muito melhor.
Lobby da Leonardo. Há muito tempo isso está sendo trabalhado, começou com o voo do comandante da FAB, então a FAB está dando corda para isso.
Também não se pode descartar uma pressão do governo brasileiro para os suecos negociarem o segundo lote em melhores condições e/ou adiantarem o processo de aquisição do KC-390…
Se for partir pra esse caminho, o FA-50, na minha opinião, seria mais adequado.
Bom dia J. Silva, tenho visto jornalista especializado, ou melhor se diz, em defesa defendendo arduamente essa proposta, esse lobby da Leonardo tem cooptado muita gente com poder decisório.
Boa noite, Marcílio.
Sim, o lobby parece ser amplo. Eu, particularmente, sou contra qualquer aquisição enquanto não se chegue a pelo menos 3 esquadrões de Gripen, preferencialmente com 54 aeronaves (3 esquadrões de 18 aeronaves). A partir daí, sim, poderia se pensar num caça mais barato, para equipar Natal ou Manaus.
Oi. A FAB faz rodízio de aeronaves…. não precisa ter 18 aeronaves dedicadas a cada esquadrão… pode ser 12, 10 ou 14… inclusive os esquadrões (GDA, Santa Cruz, Canos e Santa Maria) podem ter números diferentes.. não há regra para que os esquadrõs seja simetricos.
No combate não se pode ter o mesmo avião em dois lugares ao mesmo tempo
Tutu. Nos tempos de paz, como o que o Brasil está agora, nem é preciso ter aeronaves espalhadas pelo país, a não ser para o alerta 24/7. Um conflito ocorre por meio de uma escalada.. começa com uma crise na qual a diplomacia fracassa.. a situação vai se agravando. Se for um conflito em larga escala, como aconteceu na Ucrânia, o agressor tem que concentrar meios e fazer treinamentos… ou pode acontecer com agora entre o Irã e Israel, cuja crise é feita por ações pontuais.. Então, entre o estado de paz e um estado de guerra, existe um escalonamento…… Read more »
Sim, é claro que pode ser qualquer número. Por isso eu disse preferencialmente.
Mas esta quantidade é baseada no que a própria FAB planejou no primeiro lote, de dividir as 36 aeronaves em dois esquadrões, portanto, com 54 aeronaves, seria possível ter Anápolis, Canoas e Santa Cruz, com capacidade de desdobramentos e manutenções, sem que se prejudique a disponibilidade.
E aí sim, havendo recursos e desejo de ter outra aeronave de menor custo operacional, poderia se pensar num FA-50 ou M-346.
Sim…. meu comentário foi na direção que é preciso ter flexibilidade.. por anos, creio que operavam 6 F5M em Manaus.. nem sei se eram um esquadrão ou apenas um destacamento de outro esquadrão operando lá. Quando o GDA aposentou os Mirage, creio que os esquadreos de Canoas e de Santa Cruz fazima rodízio no alerta 24/7 em Anápolis
Quanto a isso, nenhuma objeção. Só quis explicar o porquê 18 aeronaves por esquadrão, até para desdobrar ajuda.
No mais, também concordamos que a prioridade é o Gripen, por meio de um segundo lote.
Então estamos plenamente de acordo… que se complete o contrato de 36 Gripens e que venham outros tantos.
“e que venham outros tantos” quando? Depois de 2030? Até lá já estariam equipados totalmente os dois esquadrões de AMX com o M346F e e já estaria na hora de começar a se pensar no substituto do Gripen para depois de 2040. Qualquer outro lote além dos 12 ou 14 adicionais demorariam muito tempo para serem entregues e já não fariam mais sentido.
O que se está falando é no agora e até lá. Mesmo desdobrando aviões de um esquadrão para outro falta avião para a quantidade de pilotos manterem o número de horas de voo que precisam.
Prezados
Comandante da Aeronáutica sempre fala de ter mais de uma linha de aeronaves de caça e cita o xavante. Está claro que a FAB quer uma aeronave barata para cumprir alguns tipos de missões. A Nigéria comprou neste ano 24 caças M346 de combate e já vai receber os seis primeiros. E eles tem o melhor A29 mundo. Esse binômio vai operar muito bem.
Duas linhas de aeronaves com frotas de 24~36 aeronaves? Não faz sentido.
A nova versão Block 40 que a Leonardo lançou recentemente já virá com radar AESA, painel Elbit igual ao do Gripen, já está integrado com todo o leque de armamentos da FAB, inclusive com os mísseis Derby, Phyton e Iris-T, bombas Lizard, pod Reccelite e Lightening e a Leonardo sempre deixou claro que pode integrar outros sistemas de data-link que o usuário desejar, como o nosso link-br2. A ideia inicial do programa Gripen era de se adquirir até 108 aviões, depois se falou em reduzir esse número para 60, depois 50. Como esse projeto já se está bastante atrasado e… Read more »
Mais um tiro no pé da indústria nacional, caso concretizado. Não tem menor sentido colocar um lift em pauta quando se tem Gripen à disposição. Bem disse que iria acabar com o Brasil e o que resta de suas instituições. O Estado é o retrato do brasileiro médio. Gasta mais do que arrecada e não honra contratos. Déficit de 230 bilhões e o governo ainda não tirou os brasileiros da linha da pobreza, o resultado é o pior em 47 anos. Quero ver de onde o lar4pio-mor vai tirar dinheiro para comprar M-346. Se brincar, ele não substitui nem os… Read more »
Concordo Almeida. Sem falar que a nova versão Block 40 que a Leonardo lançou recentemente já virá com radar AESA, painel Elbit igual ao do Gripen, já está integrado com todo o leque de armamentos da FAB, inclusive com os mísseis Derby, Phyton e Iris-T, bombas Lizard, pod Reccelite e Lightening e a Leonardo sempre deixou claro que pode integrar outros sistemas de data-link que o usuário desejar, como o nosso link-br2. A ideia inicial do programa Gripen era de se adquirir até 108 aviões, depois se falou em reduzir esse número para 60, depois 50. Como esse projeto já… Read more »
EDITADO
COMENTARISTA BLOQUEADO
Pelo amor, isso não é aeronave de combate, é de treinamento avançado. Dizer que ele pode ser armado, se for assim, você pode armar até um Aeroboero. A FAB precisa pensar grande, entendo que seria melhor comprar aeronaves de combate de verdade, usadas, como fez a Argentina.
Podiam comprar mais, só que combinar que os mesmos fossem construídos aqui e com alguma transferência de tecnologia. Se o Brasil conseguisse jogar uma conversa na Itália para a transferência do sistema de aquisição de alvos, já teríamos, junto com o que conseguimos com as transferências no contrato com a SAAB, uma base para desenvolver algo próprio. Pelo menos um caça de quarta geração já teríamos capacidade de elaborar, talvez até 4.5.
Entretanto, isso é pedir demais. Ambições favoráveis ao nosso país são inexistentes hoje na política, se é que algum dia sequer essas ambições existiram.
Mais um Tot bilionário jogado no lixo….
Se há $$$ para o M346, há também para o Gripen!
Pois é… é o argumento basilar da minha crítica.
Agora, dizer que é o gabinete da presidência que estaria pressionando a FAB para comprar outro tipo de avião é um desafio ao pensamento cartesiano
Uma coisa que adoraria saber…
Quem está pressionando? Por que usar $$$ no M346 ao invés do Gripen?
M346 até pode substituir o amx, mas fariam o que na MB? Apenas manter a doutrina?
Consta que a Leonardo já teria uma variante naval pronta.
Deve ser a variante que participará da concorrência pra substituição dos T-45 Goshawk.
De onde partiu esta opção?
De onde sairá a verba? Irá comprometer as entregas do Gripen?
Não sei (três vezes)
Depois dizem que a sociedade não enxerga nada o funcionamento das FFAA, como a defesa é importante. Os próprios comandantes e o MD riem da cara dos pagadores todo dia, todo programa. São péssimos administradores, e não estou falando somente do quesito das pensões e essas brigas que ocorrem aqui no blog. É sobre tudo, materiais, compras, uso de imóveis, localizações, ninguém está realmente preocupado com nada lá dentro. Não há diferenças entre a administração das FFAA, das faculdades públicas e demais órgãos estatais do governo BR. Se a mídia ou alguém realmente colocar holofotes no MD e nas forças,… Read more »
Enquanto isso cheio de pensões e gastos públicos desnecessários com a alta cúpula das FAA invés de investir em tecnolgia , sinceramente não espero mais nada o problema do Brasil não e falta de dinheiro e sim mau gerenciamento e gestão da grana que se tem gastam muito em coisas supérfluos e projetos complexos não sabem usar por exemplo recursos desativados que poderiam ser transferidos ou leiloados preferem deixar apodrecendo invés de abrir licitações. Muitos aqui no Forte acompanham essas compras desde do início eu lembro em 2014 quando houve a escolha do Gripe e sinceramente já se passaram 10… Read more »
Ok.É para complementar os Gripen.Mas quantos Gripen vão chegar é uma incógnita.Podia ser 12 caças desses para a MB.
Alguém sabe se a intenção é adquirir a versão M-346 FA ou a versão de treinamento?
Versão de combate, o FA
Ótimo
Na verdade a Leonardo lançou uma nova versão, a M346F block 40, com diversas melhorias, entre elas o mesmo painel multifuncional da Elbit que equipa o Gripen e um radar AESA entre outras.
O titulo da materia ja sugere o “salvador”, mas no fundo so atrapalha pois deveriamos focar em mais Gripens.
O M-346 possue sérias limitações de alcance e capacidades , alem de nem possuir canhão organico. Vai tampar um buraco mas não resolver.
Integrar avionicos e sensores no Brasil significa desenvolver mais uma vez uma aeronave que vai drenar recursos que poderiam ser destinados ao Gripen ou a um vetor pronto como o F-16.
EDITADO:
COMENTÁRIO BLOQUEADO DEVIDO AO USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.
Se for real, o que levando-se em consideração a opção dos eleitores ” defepaiff” é sempre duvidoso, é um gol de placa.
E deveriam ser uns duzentos .
Perfeito para nossa realidade.
A verdade que todos os especialistas evitam: não há dinheiro para isso é para muitas outras coisas tão importante quanto. Não são prioridades como aquelas para sustentar o ralo sem fundo da administração do Estado e das administrações no nos níveis estaduais e federais. Esqueçam segundo lote e agradeçam se conseguirem completar o primeiro. Não tem grana nem para atualização dos A29.
Sou contra, prefiro mais Gripens
66 gripens + 24 M-346 = felicidade.
66 Gripens?
Ainda bem que sonhar , ainda é de graça
A ideia da Fab é essa.
Ideia?
O título está lá e cada um interpreta como bem entende. “Lula vai discutir com Meloni compra de jatos M-346 para a Força Aérea e Marinha do Brasil”Dois mandatários vão se encontrar. Como em quase todos os casos, seus correspondentes assessores de diversos departamentos carregam pastas das mais diversas e variadas propostas. Quais irão para frente ou não, são outros 500. Seria essa conversa uma estratégia de negociação com a SAAB? Isso caso ainda haja algum tipo de negociação acontecendo. Acho pouco provável de sabermos. Aviões para a MB? Será que a MB encontrou algum pote de ouro ou decidiu… Read more »
A MB quer aviões. Se é pirraça ou história sem graça…pode ter a ver com a homenagem ao Almirante Karan.
Com a palavra Professor Camargo ilustre buscador da biografia do Almirante.