M-346 FA

Segundo matéria da coluna Radar da revista Veja, durante o encontro do G20 no Rio de Janeiro no próximo mês, o Presidente Lula vai discutir com a primeira-ministra italiana Giorgia Meloni um acordo para fornecer 24 aviões de combate leve Leonardo M-346 para a FAB e pelo menos seis para a Marinha do Brasil.

“Os aviões deverão ser equipados com sistemas eletrônicos e armamento fabricados no Brasil. ‘A FAB precisa urgentemente substituir os AMX, também desenvolvidos em cooperação com a Itália, e o M-346 é uma solução moderna e de custo acessível, que será complementar aos caças suecos Gripen’, diz uma fonte do Planalto.”

O Leonardo M-346 é um avançado jato de treinamento e ataque leve desenvolvido pela empresa italiana Leonardo S.p.A. Projetado para treinamento avançado de pilotos de combate, o M-346 possui tecnologia de última geração e é amplamente utilizado por forças aéreas em diversos países.

Sua versatilidade e capacidade de simular características de voo de caças modernos o tornam ideal para preparar pilotos para aeronaves de alto desempenho, como o F-35, Eurofighter Typhoon e F-16. Além disso, o M-346 pode ser equipado para realizar missões de ataque leve, proporcionando uma solução econômica e eficaz para forças aéreas que buscam flexibilidade operacional.

Farnborough, Hampshire – 26 de julho de 2024: Leonardo Alenia Aermacchi M-346 Master

Equipado com dois motores Honeywell F124-GA-200, o M-346 é capaz de atingir velocidades próximas de Mach 1.2, com excelente manobrabilidade e capacidade de operar em diferentes tipos de missões. O jato possui sistemas avançados de aviônica e cockpit digital, incluindo um HUD (Head-Up Display) e um sistema de controle fly-by-wire, que melhora o desempenho e a segurança em voo. A aeronave também pode ser configurada com sensores e armamentos para missões de ataque ao solo e defesa aérea, incluindo mísseis, bombas guiadas e canhões.

O M-346 tem atraído interesse internacional por seu custo-benefício e por ser uma plataforma robusta e versátil, ideal para treinamento e para missões operacionais. Países como Itália, Israel, Polônia, Grécia, Qatar e Singapura já adquiriram o modelo para suas forças aéreas, reforçando sua posição no mercado global de aviação militar.

Recentemente, o Brasil também demonstrou interesse em adquirir o M-346 para complementar sua frota de caças Gripen, o que aumentaria a capacidade de treinamento da Força Aérea Brasileira e fortaleceria a cooperação entre Brasil e Itália na área de defesa.

M-346 FA

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Marcos

OFF

Galera, tem uma entrevista da SIATT no Youtube, bem como outro vídeo de uma palestra também da SIATT.

Vocês precisam garimpar essas informações. A SIATT desenvolveu seeker para míssil MANPAD.

Mais de 347 lançamentos de armamentos inteligentes, incluindo 148 apenas do MAX 1.2 AC.

Vitor Botafogo

Seeker do ex Piranha ou do conhecimento adquirido do A-Darter? Capacidade temos, falta prioridade na grana.

Carlos Campos

Não, deles mesmo, os Seeker da Akaer/Optro são melhores, também foi dito que o MAX 1.3 terá acance de mais de 5Km

Giap

Boa tarde a todos! Pergunta! Incapacidade da SAAB de entregar os caças ou simples insatisfação com o contrato?

Camargoer.

Eu já não sei mais.. a FAB sendo FAB.
Se o problema é dinheiro, dinheiro há…
Prazo para substituir o AMX não é porque vai demorar mto quanto um segundo lote de Gripen….

Ou apenas uma barriga da Veja….

Abner

Nada novo no fronte.

Porém é estranho que a MB queira aviões quando precisa de navios e submarinos.

Já a FAB precisa honrar o contrato com a SAAB e pagar os Gripes.

Mais fica a dúvida se não tem grana para 1 não deveria ter para outro.

Neto

Se tem $$ pra 30 M346, tem pra aumentar o primeiro lote de F39s. . Se for pegar m346 de segunda mão da Itália, seriam os aviões de segunda mão mais acessiveis, mas adicionar eletrônica nacional encarece. . Ter duas linhas de suprimento com falta de $$ é burrice. . Dos piores casos, porém, é uma das menos ruim. Os 30 M346 seriam coringas temporários. Tanto em Canoas quanto na MB. Podendo serem transferidos para natal em momento oportuno. . Reintero, na falta de $$ ter duas linhas de suprimento é burrice. . Gripens c/d ao menos teriam filosofia de… Read more »

Felipe M.

Ausência de $$$$

Camargoer.

Não faz sentido… se não tem dinheiro para o Gripen também não tem dinheiro para outro avião. É a lógica aristotélica mais simples. Além disso, se o AMX tem prazo para ser retirado de serviço, não faz sentido buscar um avião novo que vai demorar 5 anos para assinar o contrato e construir… Avião de segunda mão? Será que a Itália tem 30 M346 de segunda mão para vender assim de pronto? O M346 é um avião de treinamento…. vazio pesa 4,6 ton. O AMX é um avião de ataque que vazio pesa 6,7 ton… seria estranho supor que o… Read more »

Joao Motta

Essa última frase que você postou Mestre, sintetiza o momento vivido pelo Brasil e as Forças Armadas.
”Nada faz sentido “.

Curisco

Custo e politica

FERNANDO

Melhor do que nada né?

Rosi

Para manter uma boa quantidade de pilotos em vôo, bem treinados,em prontidão ok , mas vale apena gastar está grana com 30 caças leves M-346 sendo teremos uma linha de montagem pra produção do Gripen no Brasil?
Deixar de investir na industria nacional e gerar empregos aqui pra investir na Itália?

Camargoer.

Para manter piloto voando a FAB já temo A29

Rosi

Sim, por um tempo ok… Até sair da situação atual , concordo.

Não sou piloto , mas acredito que deve ter uma boa diferença em voar um jato e um turboélice … Desempenho, potência, velocidade etc… É o que penso…
Não deveria comprometer um recurso que não tem pra comprar outro caça que seja Gripen… Se não tem grana liberada pra comprar Gripen…
A não ser que o Brasil pode ganhar algo com este negócio, coisa que não chega na plebe…

Last edited 3 horas atrás by Rosi
Cristiano GR

Talvez um brasileiro, e não o Brasil, tenha algo a ganhar com isso…

Minuteman

Caro, não adianta comprar mais 30 Gripens E/F se estes serão entregues só em 2035.

A FAB precisa de novas aeronaves para ontem. Isso responde sua duvida.

Last edited 4 horas atrás by Minuteman
Camargoer.

Não adianta comprar M346 que também vão demorar para ser entregues… lembrando que o M346 é um avião de treinamento e o AMX é um avião de ataque.

Palpiteiro

Em que o AMX é melhor que o M346?

Rosi

Vc pode estimar o prazo de entrega dos M-346 se o papai Noel fechar contrato em dezembro, ou fevereiro de 2025? Sendo otimistas

Minuteman

A Polônia contratou seus primeiros M-346 em 2014, recebeu os primeiros em 2016.

Israel contratou em 2014, recebeu os primeiros em 2016.

Nigéria, 2021, vai receber esse ano ou começo de 2025.

Então pode-se ter uma ideia da velocidade de produção.

Last edited 3 horas atrás by Minuteman
Allan Lemos

Mas a culpa dessa situação é de quem? Da FAB que escolheu mal, não se preocupou em aferir a capacidade de entrega do fornecedor(se fosse a Dassault as 36 unidades já estariam aqui) e ainda levou uma eternidade para fazer a escolha.

Todos os caminhos levam a um só lugar, incompetência de gestão das FAs, tanto a nível individual quanto a nível do MD.

DanielJr

A taxa de entrega está relacionada ao ritmo de pagamento.

Nesse quesitos estamos muito mal.

Minuteman

A Suécia contratou junto com o Brasil seus E/F (praticamente), até hoje não recebeu 1 sequer. Então essa questão do pagamento me parece não ser o motivo.

Leandro Costa

A Força Aérea da Suécia, de acordo com o cronograma deles, só deve receber o primeiro Gripen E para seus esquadrões no ano que vem. Enquanto isso, os Gripens Suecos estão passando por testes e avaliação e conversão de pilotos.

Vitor Botafogo

Exato. Se não me engano ja contam com 12-15 exemplares em teste com a FMV

Rinaldo Nery

É o motivo

Allan Lemos

Não as entregas começaram antes dos pagamentos e estes estão garantidos por instituição bancária.

Não tem nada a ver com a nossa (in)capacidade de pagamento.

Leandro Costa

Allan, tem sim. Leia as matérias anteriores sobre isso. O saque do banco Sueco (que realmente tem o montante total pronto para ser sacado e utilizado pelo Brasil) tem que obedecer Lei Orçamentária, que diz o quanto pode ser sacado e usado por ano. Praticamente todos os saques foram abaixo das metas de cada ano do programa e portanto esses montantes foram insuficientes para manter o programa no ‘cronograma.’

É grana.

Rinaldo Nery

Tem sim. O financiamento precisa estar dentro do teto orçamentário. Já foi explicado antes. Tem que desenhar?

Rinaldo Nery

Isso já foi falado e provado “n” vezes, mas o caboclo insiste em dizer que a culpa é da linha de produção. Haja paciência…

Leandro Costa

Tem Gripen Brasileiro pronto na Suécia que não é enviado ao Brasil por falta de pagamento. Moral da história é que capacidade de produção eles tem. A Embraer também. É mais fácil aumentar o ritmo de produção quando se precisa. Aumenta-se turnos de trabalhadores, contrata-se mais gente, etc. E tem a Embraer também que pode fazer a mesma coisa na linha dela. Se a FAB quer tanto esses aviões para ontem, que o governo deixe as contas do programa em dia e assine logo um segundo lote com cláusula de tempo de entrega de X aeronaves em contrato para ontem,… Read more »

Pedro

errado. a entrega eh a conta gotas por causa de dinheiro.

Marcos Silva

Se fosse Rafale ou F-18 estaríamos talvez,só um poico melhor em termos sd aeronaves entregues. O problema não é o fabricante,é o cliente. Entenda isso.

Rommelqe

Muito por…

Gavião

Então deveria partir para compra de F-16 usados, e tem muito no mercado.

Marcelo Baptista

Gente o problema não está na cadência de fabricação, seja aqui ou na Suécia. Tanto lá como cá está dimensionado para atender as nossas necessidades num prazo muito curto. Vejam a reportagem aqui mesmo no aéreo (ótima por sinal!). O problema é o fluxo de pagamentos por parte do governo brasileiro. Nós só conseguimos pagar por 1 ou 2 aeronaves por ano. E isto o que ocorre. A linha de produção se adecua ao fluxo de caixa. E por último, isso tá cheirando a nota plantada pelo fornecedor, muito comum na área. Comentam com um jornalista que tal coisa vai… Read more »

Underground

Linha de montagem vantajosa seria produzir 120 caças no Brasil. Isso qye o Vrasil esta fazendo, é só aumentar custos. Esses Grioens deveriam ter sido comprados de prateleira.
W se tivessem optado por qquer outra aeronave já teriam entregues todas.
Ao final a aviação de caça do Brasil vai virar meia dúzia de aeronaves.

Mirade1969

Vc tem que lembrar que tem haver a transição do avião à hélice para o treinador avançado e depois para o monoposto Gripen, sendo o Gripen tem uma hora de voo cara não é ideal para treinamento exceção dos bi posto de transição armada do Gripen por isso tem que se adquirir o treinador avançado por ser mais econômico e também substituir o AMX como avião de ataque.

Leandro Costa

Apesar da modernidade, não é uma boa substituição para o AMX e não precisamos de LIFT.

Paulo Leite

A incapacidade é do Brasil de pagar o que deve.

Antonio Palhares

Nem uma coisa nem outra. São aeronaves de emprego diferente. Esta aeronave vai preencher a lacuna que existe na formação de de um jovem piloto que vai sair da academia da força aérea, passa pelo Tucano . Se aperfeiçoa neste avião ante de pegar o Gripen.

Rosi

Para isto Teremos o Gripen F

Last edited 3 horas atrás by Rosi
Leandro Costa

Não.

Pedro

Eh para substituir os AMX.

Marcos Silva

Nenhum nem outro. A SAAB é reconhecida mundialmente pela competência e o Gripen é um excelente caça.
O problema é o cliente vira-lata que não consegue cumprir acordo algum. Coitada da SAAB que acreditou no Brasil. Eu não acredito mais…

Carlos

Se for escolha política prefiro o M346 do que mais helicópteros franceses

Camargoer.

O que helicópteros franceses tem a ver com caças de treinamento para substituir AMX em vias de retirada de serviço?

Underground

EC725, não sei se a aquisição desses helicópteros foram sequer decisões políticas.

Francisco

Segue abaixo o link do resultado de uma “compra política”:
“https://www.aereo.jor.br/2022/02/10/forca-aerea-brasileira-vai-desativar-os-helicopteros-de-ataque-mi-35m-ah-2/”

Minuteman

Caro, não existe nenhum paralelo entre o M-346 e o helicóptero russo.

O jato italiano se encaixa perfeitamente no que a FAB precisa, suas doutrinas e principalmente seu bolso.

Politicamente também é correto, além de ser melhor ainda por não comprar avião velho como F-16 e Gripen C/D.

Francisco

Uma compra dessa natureza envolve uma série de estudos que implica em pré- requisitos, logística, custo de operação, treinamento, cronograma de entrega, financiamentos e principalmente uma “licitação internacional”. Se a “Veja” publicou algo é porque alguém comentou algo. Logo, estão gestando um ovo de serpente. No passado isso já ocorreu com outro helicóptero: os Pumas (SA 330 L/CH-33), da então Aeropastiale, que tiveram também tiveram pouco tempo de uso na FAB (1981 a 1986) e foram substituídos pelo Super Pumas(AS 332M/CH-34). Mas, ambos entraram, conforme comentários da época, em uma negociação de empréstimo externo perante o Clube de Paris. E… Read more »

Camargoer.

Seria ótimo reformar os Sabre e equipar Santa Maria com um esquadrão de helicópterso de ataque…. o AMX é ataque.. o helicópteros russos eram de ataque… quem sabe fariam a mesma coisa?

Joao

😳

Marcos Silva

Tira isso da cabeça! Já basta essa ideia de gerico de trocar A-1 e F-5 por A-29.
Essaa geringonças russas nem deveriam ter sido adquiridas.

Perigoso

A desativação foi por motivos políticos.

Marcelo Mendonça

A desativação era porque eram precários em tudo, principalmente fornecimento de peças de reposição. Achava que seriam muito úteis na luta contra os voos ilícitos por poderem levar uma guarnição, mas acho que na prática não foi efetivo.

Perigoso

Não a desativação foi por motivos políticos.

EduardoSP

A desativação foi feita porque a compra não deveria ter sido feita.
As aeronaves foram enfiadas goela abaixo da FAB, em troca de acordos para exportação de carnes.

Esses helicópteros de ataque deveriam ter ido para o exército, que não os quis. Como havia necessidade de adquiri-los foram “entubados” na FAB, mesmo não fazendo nenhum sentido ter helicópteros de ataque na força aérea, quando o exército tem uma aviação própria.

Na primeira oportunidade, quando chegou a hora de fazer as revisões obrigatórias, a FAB descartou o que nunca quis.

Last edited 3 horas atrás by EduardoSP
Perigoso

A escolha de um equipamento militar é política e definida pelo governo, as Forças Armadas são um órgão subordinado ao poder civil, e o governo define a compra de equipamentos seguindo motivos políticos e econômicos.

Leandro Costa

Geralmente sob consulta das Forças Armadas, que efetivamente fazem o estudo que leva ao pedido de aquisição de determinado equipamento ou equipamentos que possam cumprir a função desejada, e por aí vai.

No caso dos Mi-35 não houve qualquer consulta. Foi de surpresa.

Joao

Claro … claro… claro …
O governo entende bem de equipamento, suas capacidades e a finalidade…. Bem isso…
Por isso que não serviu…..

Rinaldo Nery

Isso já foi explicado em “n” matérias. Mas tem que explicar toda hora pros novatos do blog.

J R

na época a balança comercial do Brasil X Russia era muito desfavorável pra eles, então tiraram essa compra da cartola para não prejudicar nossas exportações. Hoje inverteu, nossa balança comercial com eles é muito desfavorável pra nós.

Perigoso

Na época existia uma concorrência de compra de helicópteros de ataque para o Exército, o governo cancelou a concorrência e comprou estes helicópteros Russos numa negociação governo a governo devido a Balança comercial.

Mas não sabemos o motivo que eles foram para a FAB, talvez o EB não tenha aceitado operar estes helicópteros.

A desativação eu li noticias que é por motivos políticos o início da guerra Ucrânia e aplicação de sanções contra a Rússia.

Last edited 3 horas atrás by Perigoso
Leandro Costa

O governo ofereceu os helicópteros para todas as forças, e todas elas recusaram. A FAB foi obrigada à engolir os helicópteros.

Perigoso

Porque o EB recusou se ele tinha uma concorrência aberta para compra de helicópteros de ataque?

Leandro Costa

Porque esse helicóptero não figurava em nenhuma lista de avaliação de helis de ataque do EB. E se não me engano a concorrência nem havia sido aberta ainda.

Perigoso

A escolha de um equipamento militar é política e econômica e definida pelo governo. A concorrência de helicóptero de ataque tinha sido aberta e foi cancelada pelo governo que resolveu comprar este helicóptero russo em negociação governo a governo devido a Balança comercial. Oque foi noticiado na época é que a proposta Russa apresentada ao governo foi financeiramente melhor e mais barata do que as propostas que estavam na concorrência do Exército(este helicóptero russo pelo que eu lembro não estava na concorrência do EB). O motivo real que o EB não quiz operar o helicóptero nunca foi noticiado, o governo… Read more »

Leandro Costa

Não. Esse helicóptero foi uma contrapartida comercial para a abertura do mercado Russo ao frango Brasileiro.

As compras normalmente obedecem à critérios estabelecidos pelas Forças Armadas, mesmo que a palavra final seja do governo que vai levar em consideração as variáveis políticas e econômicas.

Joao

Não tinha.

Joao

Não havia concorrência.

Perigoso

Sim teve uma concorrência para compra de helicópteros de ataque para o Exército ela foi cancelada pelo governo e comprado o helicóptero russo.

Last edited 2 horas atrás by Perigoso
Marcos Silva

Não existia concorrência criatura! Existiu,desde sempre,estudos para uma possível futura compra.

Willber Rodrigues

“(…) um acordo para fornecer 24 aviões de combate leve Leonardo M-346 para a FAB e pelo menos seis para a Marinha do Brasil.” Comprar mais Gripens, ou colocar em dia as parcelas do 1° lote de Gripen, fazendo com que mais unidades cheguem anualmente por aqui? Não. Fabricar mais navios-patrulha ou um segundo lote de FCT’s? Não. Comprar aeronave leve pra substituir AMX, sendo que Gripen ou ST fariam o mesmo trabalho? Sim, claro, porque não? Jesus, nem terminam o que começam, e já partem pra mais um “plano mirabolante”… A FAB precisa de Gripens, e não de M-346,… Read more »

Leandro Costa

Exato. Brasil, o país em que precisamos colocar LSD no suprimento de água das cidades para tentar conseguir entender alguma coisa.

Willber Rodrigues

Estamos endividados até o talo com o PROSUB, não sabemos se realmente teremos um segundo lote de FCT’s ( e nem dos Riachuelos ), as parcelas do Gripen estão atrasados, com a aeronave chegando aqui a conta-gotas…

Mas vamos gastar o que não temos pra comprar LIFT que nem a FAB precisa, e pra “dar” aeronaves pra MB, quando ela precise de meios que navegam, e não que voem.

Quando a gente acha que aquela conversa de F-16 usados pra FAB é absurda, vocês me vem com algo ainda mais absurdo…

Marcos Silva

O comandante da FAB já disse que A-29 não substitui o A-1. Isso é coisa da cabeça de entusiasta.

Willber Rodrigues

Não.
O que substitui os A-1 mesmo são mais Gripens.
Que é o que a FAB mais precisa no momento.

Batista

Para o longo prazo eh melhor ter aviões novos da versão de combate do M346 do que Gripen A/B modernizados para C/D. Em alguns anos param de voar e ficamos sem aviões. Eh melhor comprar aeronaves novas e a parceria com a Italia eh sempre boa para o Brasil.

Rodolfo

Boa noticia, no fim o Brasil precisa se alinhar mais com Italia e França para defesa, ambos os países com capacidade industrial militar bem desenvolvida.

Rosi

Deve alinhar com india se quiser independência tecnologica

Perigoso

Para desenvolvimento tecnológico se aliar a Índia é muito bom.

França e Itália também são países com bom histórico de transferência de tecnologia.

Alexandre Costa

Para ter independência tecnológica o Brasil precisa investir em tecnologia, com planejamento de longo prazo. Não há outro caminho.

Underground

Contas de padaria, sem considerar armamentos, alguns recheios, suportes técnicos e ferramental, dão conta de us$ 24 mi de custo no M346T contra us$ 85 mi no Gripen.

Augusto

A Marinha sem navios vai comprar avião? Mais uma vez: almirantes dando aula de ótima gestão.

Camargoer.

Pois é… A MB quer ter infantaria, fazer guarda costeira, esquadra naval, patrulha fluvial, esquadrão de caças, submarinos… daqui a pouco vai montar um esquadrão de aviaão de transporte com Sherpas

Marcos Silva

E a FAB??? Infantaria da Aeronáutica???
Durante a 2GM a FAB tinha dois navios.
Brasil é diferenciado mesmo.

Last edited 3 horas atrás by Marcos Silva
Leandro Costa

Infantaria da Aeronáutica provê segurança para as bases e instalações da FAB, bem como C-SAR.

E não estava sabendo dos dois navios da FAB durante a Segunda Guerra. Pelo menos não lembro de ter lido nada à respeito. Pode dar mais informações, Marcos?

Pampa08

Olá Leandro, sim a fab tinha dois navios que serviam para trazer insumos aeronáuticos para o Brasil. Está reportagem li na Revista Asas edição 23.Já faz tempo que li. Um abraço.

Leandro Costa

Obrigado Pampa! Vou procurar mais sobre.

Marcos Silva

Vou procurar Leandro.

Leandro Costa

Já agradeço, Marcos

Marcos Silva

Então Leandro. Os navios foram adquiridos logo após a Segunda Guerra. Chamavam-se G-19 Raza e G-20 Rijo e chegaram ao país em 11 de novembro de 1948. Como a FAB não possuía pessoal para tripular e manter seus novos equipamentos,foram incorporados pela MB. Eram navios destinados à manutenção sa estrutura da FAB no nordeste. Além de serem novos,contruidos em 1944,foram projetados para aeevirem como navios petroleiros costeiros,ou seja,faziam o serviço que navios maiores eram incapazes.
Serviram na MB por mais de 20 anos,mas eram de propriedade do Ministério da Aeronáutica.

Camargoer.

Pois é.. O EB tem o Guarani, a MB tem o Piranha.. então compra uns Striker para a FAB para manter o padrão

Marcos Silva

Pro EB seria bom um sub-nuc. Já pensou? Teria muita utilidade nos rios da Amazonia.
OBS:modo ironico ON!
Se não,algum desprovido de inteligência ai pensar que a ideia é séria…

marcos

IKL e Niterói novamente, só muda o nome.

Afonso Bebiano

Mais um episódio da curiosíssima força naval que mal tem navios, mas sonha com uma ala aérea.

Leandro Mendes

Pois é, um M-346 é preço de um navio patrulha da classe Macaé…

Underground

Para quem afirmou que “jamais” haveria um Lift….

Afonso Bebiano

Que logo será alcunhado “caça”.
Até o A-29 é chamado assim, por estas terras…

Rafael Costa

E aquela conversação para a compra de Gripens C/D de segunda mão? Ainda está na mesa esta opção? Bom, o melhor realmente seria mais um lote de pelo menos 24 Gripen E/F, mas já que não será possível por vários motivos políticos e financeiros, uma dessas duas opções será melhor que F-16 usado do deserto.

Saudações a todos!

Perigoso

Ainda podem ser adquiridos mais gripens novos, o governo federal quer que a Suécia compre o KC-390 e nós compraremos mais Gripens novos.

Marcos Silva

E se a Suécia não comprar KC-390? Vc realmente acredita que eles vão ficar chateadinhos se FAB não comprar mais Gripens depois de todo dinheiro gasto em ToT e linha de montagem na Embraer? Eles já conseguiram o que queriam.

Harpia

Quando penso que estou começando a entender, vem uma dessas! A Marinha sem navios comprando aviões.
Nem questiono a Marinha ter aviões, mas sei lá, prioridades estranhas!

Camargoer.

bem, sé é para comprar M346, compra um esquadrão para o EB também… dai todo mundo fica feliz.

Allan Lemos

Ai a FAB vai enlouquecer de vez rsrsrs

Camargoer.

Riso… vai ter brigadeiro reclamando que a FAB tem horas de voo disponíveis mas falta recurso de custeio para voar.. riso. O MInDef pode comprar uns Sherpa para a FAB ficar feliz também.

Afonso Bebiano

Daí também podemos cogitar um Scorpène para o EB e outro para a FAB, e outros absurdos semelhantes.

Camargoer.

Uma alternativa é repassar os Tupis para a FAB e para o EB.

Afonso Bebiano

Mas e a padronização?
Scorpène para o EB e para a FAB já!
Os Tupis podem ser doados para algumas PMs ou CBMs.

Rodrigo G C Frizoni

A marinha tem 30 pilotos de caças formados na ativa. Vc sugere que faça oq com eles?

Camargoer.

Integra em Santa Cruz…. dai continuam perto do Rio de Janeiro… ou distribui entre os “terceiros” na fronteira oeste do Brasil

Outra alternativa é reformar todo mundo para arrumar emprego em empresa aérea para fazer voo comercial

Leandro

Realocar paraa fab…marinha tem que priorizar navios…

Afonso Bebiano

Uma escrivaninha para cada, já que não há navios sobrando.

Perigoso

Ótima notícia, a Fab precisa de mais aviões.

O M-346 FA é um ótimo avião com boa capacidade militar e custo reduzido.

Fábio de Souza

Esse avião não seria a melhor opção pra Marinha , porém é melhor do que nada .

Dagor Dagorath

Revista Veja já deu umas “barrigadas” ao tratar de assuntos relacionados à defesa. Acho que um pouco de cautela com essa informação não faz mal.

Camargoer.

Sim….. a coluna Radar tem sempre 50% de chances de acertar..

Minuteman

Ela foi uma das primeiras a falar que o Brasil ia comprar os Black Hawk e os Centauro II. Até sobre a modernização dos Cascavel acertaram. É para ficar de olho.

Camargoer.

Boimate.

Bartolomeu

Se o motivo da compra é a necessidade da FAB ter urgência para substituir o AMX, pergunto se os italianos entregarão “amanhã ” os aviões. Aliás, visto ser o risco maior de uma agressão estar no norte do Brasil, não seria mais rápido e barato comprar grande quantidade de mísseis antiaéreos e Javalins ou equivalentes?

marcos

Chega ser cômico a Marinha querer ter aviação quando mal tem uma esquadra. Esse é o sinal de que vamos ver outra marinha sendo construída daqui 20 anos, mais uma transferência de tecnologia que vai levar 10-15 anos para por um barco na água. Nada foi aprendido com os casos da Niterói e IKL.

Camargoer.

O pior é supor que o M346 sirva para a MB…

Saldanha da Gama

É o que eu queria entender. Será que seria apenas para manter a doutrina? os comandantes da MB aproiam e aprovam?

Tutu

Falando do uso desse meio pela marinha, acho bem fraco, teríamos que integrar o futuro manaer. 1. Mísseis anti-navio: • Míssil Marte ER: Um míssil anti-navio desenvolvido pela MBDA com um alcance de aproximadamente 100 km, adequado para ataques contra embarcações. • Míssil AGM-84 Harpoon: Embora raramente usado em variantes mais leves de aeronaves, o Harpoon é um míssil amplamente utilizado por diversas forças para ataque anti-navio. 2. Outros armamentos: • Bombas guiadas a laser ou GPS: Como as bombas GBU-12 Paveway II ou JDAM, que podem ser usadas contra alvos marítimos com precisão. • Rockets guiados: Como o Zuni… Read more »

Angus

Continua não fazendo sentido, para mim, principalmente depois de todo investimento feito para obter o Gripen E.

Minha expectativa era que a FAB teria pelo menos 72 Gripen E.

Contudo, entre a alternativa de F-16 usados e M-346, que venham os italianos.

Sentimento de déjà-vu (Mirage III, F-5E e Xavante).

Perigoso

Pelas notícias recentes o governo pode comprar mais unidades do Gripens, o governo federal tem a vontade que a Suécia compre mais unidades do KC-390 e o Brasil compre mais Gripens novos.

Tutu

Gripens F seriam uma melhor opção para MB, maior alcance e capacidade de carga bélica.

Como são apenas 6 não é algo tão proibitivo.

Tuxedo

O que a FAB precisa é de uma mais caças F-39 Gripen (pelo menos 80 caças). Já a nossa MB precisa concluir o programa ProSub.

Last edited 3 horas atrás by Tuxedo
Luciano

Kaboooommm

Leandro Costa

Se temos dinheiro para M346, então temos para os Gripen. Então que comprem mais Gripen.

Willber Rodrigues

Fato!!!!!!

Camargoer.

Pois é.., comentei isso lá naquela matéria sobre F16 de segunda mão.

Davi Pinheiro

Cada centavo gasto nesse tipo de coisa, é um centavo a menos para o segundo de lote Gripen.

Willber Rodrigues

Fato.

Perigoso

O ideal seria o M-346 junto com um segundo lote de Gripen.

Last edited 3 horas atrás by Perigoso
Camargoer.

O ideal é padronizar a frota com Gripen

Camargoer.

Exato… desafia qualquer premissa de racionalidade

Afonso Bebiano

E também para o primeiro lote, que já está com o cheque especial e o cartão de crédito no vermelho.

Allan Lemos

Discordo totalmente da possível compra desses aviões para a MB, estão aquém do que uma forca de combate aeronaval precisa e ainda virão em uma quantidade risível, melhorariam muito pouca coisa em relação ao que já temos hoje com os A1.

Defendo aposentar de vez o esquadrão de caças da MB e com o espaço no orçamento comprar algum satélite ou outros sistemas de alerta e vigilância, muito mais adequados a nossa realidade. Mas como sempre, no Brasil, o populismo sempre vence.

Leandro Mendes

Uma escolha muito sensata, sem dúvidas. Só discordo da MB receber.

Ah e lembrei disso também:

https://www.aereo.jor.br/2016/07/22/o-impacto-da-desativacao-do-at-26-xavante-na-progressao-operacional-dos-pilotos-de-caca-da-fab/

Minuteman

O M-346 poderia ser o Xavante II… mas vamos aguardar o próximo capítulo em novembro…

Perigoso

Pelo que li em notícias a ideia seria ser um Xavante 2, um avião de baixo custo que a FAB poderia usar bastante.

J R

Logo o Lula e Meloni que não se bicam? kkkk

Camargoer.

Olá JR. Políticos profissionais sabem sieparar ideologia das questões pessoais.. aliás tem gente do mesmo.psrtido, ideologicamente alinhados que não se toleram.

Willber Rodrigues

MB precisa de navios e a FAB precisa de mais Gripens.

O resto é viagem na maionese, mundo de Nárnia e gastar a pouca grana que tem com coisas inúteis.

DanielJr

Discordo totalmente dessa compra A MB tem que encerrar o esquadrão de combate de asas fixas. Não vai ter porta aviões, não tem que manter doutrina para algo que não existe. Mais fácil e prático manter relações entre as forças e fazer a FAB lançar missões em proveito da MB. O MD precisa mandar nas FFAA, não ser um coadjuvante. Se, e somente se, não tiver outras condições, seria mais benéfico comprar mais 6 gripen F exatamente iguais aos da FAB e mantê-los na MB. Todo o suporte e equipamentos logísticos estariam a cargo da FAB, a MB apenas pagaria… Read more »

Last edited 3 horas atrás by DanielJr
Joao

A Alemanha Ocidental manteve 135 Tornados IDS….

DanielJr

Semana passada ou retrasada eu estava falando com alguns colegas em um post sobre o F15, como seria legal ter alguns jatos bimotores pesados (F15, SU34, Rafale ou F18) para ataques em profundidade mar adentro com armas pesadas, de longo alcance.

Agora vem a realidade, na melhor das intenções teremos um AMX 2.0 (eu sei que esse jato é mais moderno que o AMX) lançando pequenas bombas guiadas, perna curta perto dos bimotores.

EduardoSP

Acorda pessoal!

Isso aí é lero lero.

Vamos prestar atenção aos fatos.

Não tem orçamento para comprar Gripen nem KC-390 (cuja entrega está na frequência de um por ano) e vai ter orçamento para comprar M346?

Last edited 2 horas atrás by EduardoSP
Marcos Silva

Não é. Esperemos pra ver se virão F-16,pouco provável,mas…
….ou esses M-346,que já disseram que terão até o WAD do Gripen.
Creio que o FA-50 sul-coreano seria melhor opção. O M-346 me parece meio frágil coml aeronave de combate.

Desc

Ótima escolha para substituir os A1

Leandro Costa

Não tem canhão orgânico e carrega menos carga útil. Pelo menos é moderna e amplamente utilizada.

DanielJr

Ótima escolha para substituir os A1 seriam mais Gripens F.

Se quisessem empregar outra aeronave, teria que ser uma coisa diferente dos gripen e super tucano, teria que ser 1 esquadrão de 5 geração ou bimotor de 4.5 geração.

Camargoer.

Exato.

Bardini

“… para fornecer 24 aviões de combate leve Leonardo M-346 para a FAB e pelo menos seis para a Marinha do Brasil.” . Chega dar uma tremedeira… . 30 destas aeronaves, com componentes locais e todo o suporte logístico para duas estruturas distintas, considerando parte da versão armada, vão gerar um pacote lá pela casa dos U$ 1,5 bilhão de dólares! . Se esse dinheiro existisse, a FAB poderia muito bem bancar a extensão do contrato do Gripen para 50 unidades! . Olha… A Leonardo pode fazer o lobby que quiser. Pode bancar opinião, passagem, vôo, tour completo, fazer pressão… Read more »

EduardoSP

O risco é assinarem esse contrato e ele passar a competir com o Gripen e com o KC-390 pelo espaço orçamentário da FAB.

Não vai haver aumento de orçamento da Força Aérea, e o atual só dá conta de adquirir o F-39 e o KC a conta-gotas. Se formos comprar qualquer coisa diferente desses dois, eles terão o espaço no orçamento ainda mais reduzido. Vamos recebê-los a conta-microgotas.

É preciso ter foco e sentido de prioridades e não ficar tentando cavar contratos, que sempre vem acompanhado do pagamento de comissões a intermediários e lobistas.

Plinio Jr

Perfeito, se é para comprar algo novo, que comprem Gripens , não faz sentido algum… até acho interessante o M346, mas para aquilo que ele foi projetado, como LIFT ..não é nossa prioridade agora …vamos aguardar …

Camargoer.

Pois é.. levantei este argumento quando a FAB falou de comprar F16 de segunda mão.

Plinio Jr

F-16s usados gastaria muito menos que aeronaves novas e outra , um F-16 mesmo que usado é um avião muito mais capaz que um M346 que é um LIFT improvisado como avião de combate.

Como o Bardini citou e concordo com ele, os valores envolvidos nesta aquisição poderiam facilmente elevar a frota de F-39s para 50 unidades…

Bardini

Pois então… Discutir a aquisição de caças usados, como F-16 C/D, Gripen C/D e afins, está intrinsecamente ligado a falta de recursos disponíveis para fazer volume na aviação de caça, para cobrir a baixa dos F-5 até o começo da década de 30 e gerar uma “gordura” a ser queimada ao longo de toda uma década e meia, em novos processos de modernização em diferentes frentes da força, que vão além das necessidades da caça.
.
Se fosse possível fazer uma dívida na casa dos U$ 1,5 bilhões de dólares, a FAB já estaria em uma situação muito melhor.

Last edited 1 hora atrás by Bardini
Almeida

Prezados
Comandante da Aeronáutica sempre fala de ter mais de uma linha de aeronaves de caça e cita o xavante. Está claro que a FAB quer uma aeronave barata para cumprir alguns tipos de missões. A Nigéria comprou neste ano 24 caças M346 de combate e já vai receber os seis primeiros. E eles tem o melhor A29 mundo. Esse binômio vai operar muito bem.

Camargoer.

Duas linhas de aeronaves com frotas de 24~36 aeronaves? Não faz sentido.

Contribuinte

EDITADO
COMENTARISTA BLOQUEADO

Gavião

Pelo amor, isso não é aeronave de combate, é de treinamento avançado. Dizer que ele pode ser armado, se for assim, você pode armar até um Aeroboero. A FAB precisa pensar grande, entendo que seria melhor comprar aeronaves de combate de verdade, usadas, como fez a Argentina.

Last edited 2 horas atrás by Gavião
Felipe

Podiam comprar mais, só que combinar que os mesmos fossem construídos aqui e com alguma transferência de tecnologia. Se o Brasil conseguisse jogar uma conversa na Itália para a transferência do sistema de aquisição de alvos, já teríamos, junto com o que conseguimos com as transferências no contrato com a SAAB, uma base para desenvolver algo próprio. Pelo menos um caça de quarta geração já teríamos capacidade de elaborar, talvez até 4.5.

Entretanto, isso é pedir demais. Ambições favoráveis ao nosso país são inexistentes hoje na política, se é que algum dia sequer essas ambições existiram.

Saldanha da Gama

Mais um Tot bilionário jogado no lixo….
Se há $$$ para o M346, há também para o Gripen!

Camargoer.

Pois é… é o argumento basilar da minha crítica.

Agora, dizer que é o gabinete da presidência que estaria pressionando a FAB para comprar outro tipo de avião é um desafio ao pensamento cartesiano

Saldanha da Gama

Uma coisa que adoraria saber…
Quem está pressionando? Por que usar $$$ no M346 ao invés do Gripen?
M346 até pode substituir o amx, mas fariam o que na MB? Apenas manter a doutrina?

Marcos Silva

Consta que a Leonardo já teria uma variante naval pronta.

Saldanha da Gama

De onde partiu esta opção?
De onde sairá a verba? Irá comprometer as entregas do Gripen?

DanielJr

Depois dizem que a sociedade não enxerga nada o funcionamento das FFAA, como a defesa é importante. Os próprios comandantes e o MD riem da cara dos pagadores todo dia, todo programa. São péssimos administradores, e não estou falando somente do quesito das pensões e essas brigas que ocorrem aqui no blog. É sobre tudo, materiais, compras, uso de imóveis, localizações, ninguém está realmente preocupado com nada lá dentro. Não há diferenças entre a administração das FFAA, das faculdades públicas e demais órgãos estatais do governo BR. Se a mídia ou alguém realmente colocar holofotes no MD e nas forças,… Read more »

Senhor Maskarado

Enquanto isso cheio de pensões e gastos públicos desnecessários com a alta cúpula das FAA invés de investir em tecnolgia , sinceramente não espero mais nada o problema do Brasil não e falta de dinheiro e sim mau gerenciamento e gestão da grana que se tem gastam muito em coisas supérfluos e projetos complexos não sabem usar por exemplo recursos desativados que poderiam ser transferidos ou leiloados preferem deixar apodrecendo invés de abrir licitações. Muitos aqui no Forte acompanham essas compras desde do início eu lembro em 2014 quando houve a escolha do Gripe e sinceramente já se passaram 10… Read more »

Last edited 1 hora atrás by Senhor Maskarado
Renato de Mello Machado

Ok.É para complementar os Gripen.Mas quantos Gripen vão chegar é uma incógnita.Podia ser 12 caças desses para a MB.

Perigoso

Alguém sabe se a intenção é adquirir a versão M-346 FA ou a versão de treinamento?

Almeida

Versão de combate, o FA

Vitor Botafogo

O titulo da materia ja sugere o “salvador”, mas no fundo so atrapalha pois deveriamos focar em mais Gripens.
O M-346 possue sérias limitações de alcance e capacidades , alem de nem possuir canhão organico. Vai tampar um buraco mas não resolver.
Integrar avionicos e sensores no Brasil significa desenvolver mais uma vez uma aeronave que vai drenar recursos que poderiam ser destinados ao Gripen ou a um vetor pronto como o F-16.

Alberto

EDITADO:
COMENTÁRIO BLOQUEADO DEVIDO AO USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.

Sergio

Se for real, o que levando-se em consideração a opção dos eleitores ” defepaiff” é sempre duvidoso, é um gol de placa.

E deveriam ser uns duzentos .

Perfeito para nossa realidade.

Luiz Antonio

A verdade que todos os especialistas evitam: não há dinheiro para isso é para muitas outras coisas tão importante quanto. Não são prioridades como aquelas para sustentar o ralo sem fundo da administração do Estado e das administrações no nos níveis estaduais e federais. Esqueçam segundo lote e agradeçam se conseguirem completar o primeiro. Não tem grana nem para atualização dos A29.

Carlos Campos

Sou contra, prefiro mais Gripens

Felipe Mendes

66 gripens + 24 M-346 = felicidade.

Saldanha da Gama

66 Gripens?
Ainda bem que sonhar , ainda é de graça

A C

O título está lá e cada um interpreta como bem entende. “Lula vai discutir com Meloni compra de jatos M-346 para a Força Aérea e Marinha do Brasil”Dois mandatários vão se encontrar. Como em quase todos os casos, seus correspondentes assessores de diversos departamentos carregam pastas das mais diversas e variadas propostas. Quais irão para frente ou não, são outros 500. Seria essa conversa uma estratégia de negociação com a SAAB? Isso caso ainda haja algum tipo de negociação acontecendo. Acho pouco provável de sabermos. Aviões para a MB? Será que a MB encontrou algum pote de ouro ou decidiu… Read more »