O exercício também serve como preparação para o Cruzeiro do Sul Exercise (CRUZEX 2024), o maior exercício multinacional da FAB, previsto para iniciar no dia 03/11

Desde o dia 09/10, a Base Aérea de Natal (BANT) recebe aeronaves e equipes envolvidas no COMAO Flight 2024. No dia 14/10, foram realizados os primeiros briefings e o apronto operacional, marcando oficialmente o início do exercício.

O COMAO (do inglês Composite Air Operations), conhecido como Missão Aérea Composta na doutrina da Força Aérea Brasileira (FAB), visa integrar e aumentar a interoperabilidade entre as diversas aviações e unidades participantes. O exercício simula um cenário de conflito realista, onde aeronaves de diferentes tipos, velocidades e doutrinas precisam atuar de forma coordenada para garantir a superioridade aérea.

Entre os objetivos do COMAO 2024 estão a formação e manutenção de Mission Commanders (MC), Líderes Táticos (LT) e Air Defense Package Leaders (ADPL), além da consolidação de táticas e procedimentos operacionais em cenários complexos de combate aéreo. O exercício também serve como preparação para o Cruzeiro do Sul Exercise (CRUZEX 2024), o maior treinamento multinacional da FAB, previsto para iniciar no dia 03/11.

O Chefe da Divisão de Preparo Operacional do Comando de Preparo (COMPREP) e Diretor do Exercício, Coronel Aviador Ricardo Bevilaqua Mendes, destacou que um dos focos principais é a consolidação do uso da aeronave F-39 Gripen, peça-chave nas missões de Defesa Aérea. “O F-39 é fundamental para o Comando de Aeronáutica e é essencial garantir que ele esteja completamente operacional durante a CRUZEX”, afirmou.

Durante o briefing inicial, foram repassadas recomendações cruciais para garantir a eficiência e segurança das operações. O Comandante da Base Aérea de Natal, Brigadeiro do Ar Ricardo Guerra Rezende, reforçou a importância de testar e ajustar os sistemas e estruturas nos próximos dias. “A ideia é que, além de se instalarem aqui na Base Aérea de Natal, possam testar todos os sistemas e atender às necessidades das unidades aéreas, para que possam operar com segurança e conforto”, ressaltou o Oficial-General.

Dinâmica

Durante o exercício, tripulações de caças, aeronaves de transporte, asas rotativas e unidades de inteligência, vigilância e reconhecimento participarão de missões coordenadas, simulando operações aéreas de grande escala. O planejamento detalhado e a coordenação dos voos são essenciais para garantir a segurança e o sucesso das operações.

O COMAO 2024 se estenderá até o final de outubro, preparando os militares para missões combinadas e aprimorando táticas, técnicas e procedimentos operacionais em um cenário complexo, envolvendo múltiplos perfis e doutrinas.

Entre as unidades participantes estão: Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1º GavCa), Primeiro Esquadrão do Décimo Quarto Grupo de Aviação (1º/14º GAV) – Esquadrão Pampa, Segundo Esquadrão do Sexto Grupo de Aviação (2º/6º GAV) – Esquadrão Guardião, Primeiro Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (1º/10º GAV) – Esquadrão Poker, Terceiro Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (3º/10º GAV) – Esquadrão Centauro, Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT) – Esquadrão Gordo, Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus, Primeiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (1º/8º GAV)- Esquadrão Falcão, Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III), Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica (CIMAER) e Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Natal (DTCEA-NT).

FONTE: Força Aérea Brasileira

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Rommelqe

Havera substituição do FE M- serial 4866 na CRUZEX?

Rommelqe

F5 M 4866 ? Obrigado

Jefferson Henrique

Havendo disponibilidade no inventário e sendo necessário, provavelmente sim.

Rommelqe

Prezado JEFFERSON, entendo que, conforme deve ter sido programado/estudado, esse vetor fará falta, possívelmente sobrecarregando os demais F5 envolvidos na CRUZEX. Sem dizer que, para o 1ºGAVCa, é uma oportunidade única para desenvolver suas capacidades, inclusive como forma de testar sua performance na operação conjunta entre F39E e F5 MBr

Jefferson Henrique

Acho que você está correto em tudo que pontuou.

zamzam-pampa

Acho que nenhum F-5 irá participar da Cruzex 2024!

Last edited 11 horas atrás by zamzam-pampa
Jefferson Henrique

O FAB 4866 estava lotado em qual esquadrão no momento?

Rinaldo Nery

1° GAVCa

Jefferson Henrique

É bem possível. Mas jamais saberemos precisamente. Uma pergunta ao Coronel Nery: nossos E-99 já tiveram o privilégio de trackear o Su-30? Sendo o radar Sueco, a biblioteca de sinais conhecida por aquele país é compartilhada? O que pode nos dizer sobre a afirmação do Roberto?

Rinaldo Nery

SU-30 da Venezuela? Não nos anos que passei no 2°/6°. Nenhum País compartilha biblioteca de sinais. Talvez dentro da OTAN.

Jefferson Henrique

Entendi, obrigado Coronel.

Leandro Costa

A USAF tem a Foreign Technology Division, cujo trabalho é justamente esse.

Rinaldo Nery

Centro de Inteligência Aérea do COMAE.

Bueno

TOP!!
Podemos então dizer que este exercício é o marco inicial ou a primeira operação conjunta do Gripen F-39E na FAB!?

Last edited 14 horas atrás by Bueno
Rinaldo Nery

Sim

Rommelqe

Haveria a possibilidade de todos os GRIPEN operando na CRUZEX serem dotados com cabides aptos a operar o Meteor? Pelo que li em comentário, apenas tres dos GRIPENs que participarão da CRUZEX possuiam a interface necessária.

Augusto José de Souza

A base aérea de Natal só falta um esquadrão de caças supersônicos para completar,já tem helicópteros de resgate caracal e poderia abrigar Black hawk caso a FAB também compre outras aeronaves,caças super tucanos para treinamento e infantaria enorme da aeronáutica e controladores,creio quem em breve a FAB monte um esquadrão em Natal pela localização estratégica da base aérea.

Matheus

O Pacau deveria ser reativado no Norte do País.

Marcelo Mendonça

Vi que seria em Anápolis com a segunda unidade de Gripen, será que procede? Com a iminente retirada dos F5M não seria melhor uma das unidades que o operam?

MMerlin

Uma pena o Link-BR2 ainda não estar 100% operacional e integrado às aeronaves E/R-99 e F-39.
A última vez que a FAB comentou dele foi a respeito de ensaios com o F-5.