República Tcheca encomenda duas aeronaves multimissão Embraer C-390 Millennium

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Aquisição beneficiará tanto a Força Aérea Tcheca quanto a indústria aeroespacial local

Praga, República Tcheca, 25 de outubro de 2024 – Hoje, o Ministério da Defesa da República Tcheca (MoD) assinou um contrato para a aquisição de duas aeronaves de transporte multimissão Embraer C-390 Millennium.

Essas duas aeronaves, padrão OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), irão modernizar e ampliar as capacidades operacionais da Força Aérea Tcheca. Elas serão capazes de realizar uma ampla gama de missões, como transporte tático de tropas, veículos e equipamentos, evacuação médica, combate a incêndios, gerenciamento de desastres, apoio humanitário e reabastecimento aéreo.

O contrato fortalece não somente a Força Aérea Tcheca, mas também terá um impacto positivo na indústria aeronáutica local com um aumento significativo da sua participação na produção do programa.

“O passado e o presente nos mostram claramente que as forças militares precisam ser capazes de transportar pessoas e cargas pesadas por grandes distâncias. As missões de evacuação realizadas no Afeganistão e no Sudão são uma clara evidência disso. Portanto, estou muito satisfeita em adquirir aeronaves para nossa Força Aérea que são capazes de realizar essas missões”, disse a ministra da Defesa, Jana Černochová.

“Esse pedido da República Tcheca, uma nação membro da OTAN, é uma marca de confiança inestimável para a Embraer e serve de estímulo para implementarmos a melhor tecnologia disponível, de modo a fornecer aos nossos clientes as capacidades operacionais necessárias para cumprir as missões mais desafiadoras. Com isso, a Embraer reforçará seus laços com a indústria aeroespacial tcheca local, que há décadas é reconhecida por sua expertise e pela qualidade de seus produtos”, disse Bosco Da Costa Junior, Presidente & CEO da Embraer Defesa & Segurança.

Além da aeronave, a Embraer fornecerá um pacote abrangente de treinamento e suporte para a Força Aérea Tcheca a fim de assegurar a integração harmoniosa da aeronave em sua frota.

Com uma carga útil máxima de 26 toneladas, uma velocidade máxima de 470 nós e aviônicos de última geração, o C-390 é a melhor aeronave de sua categoria. Seus potentes motores, amplo compartimento de carga equipado com rampa traseira e trem de pouso robusto permitem realizar as missões mais exigentes em pistas não pavimentadas.

A atual frota de aeronaves em operação em todo o mundo acumula mais de 15.000 horas de voo, disponibilidade operacional em 93% e taxas de conclusão de missão acima de 99%, demonstrando produtividade excepcional na categoria. Além da República Tcheca, o C-390 foi escolhido pela Holanda, Hungria e Portugal, três membros da OTAN, bem como pela Áustria, Brasil e Coreia do Sul.

Sobre a Embraer

Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer atua nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A Companhia projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer Serviços & Suporte a clientes no pós-venda.

Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 9 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos, uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 150 milhões de passageiros.

A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.

DIVULGAÇÃO: Embraer

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Alexandre Barros

Bom dia.

Alguma notícia sobre o Marrocos ? Alguns sites “apressadinhos” já anunciaram a venda más a fonte confiável é aqui, por isso minha pergunta.

Bom final de semana a todos.

karlBonfim

Duas aeronaves até para um “pais pequeno com a República Tcheca, é muito pouco, no futuro eu acho que ela deverá adquirir unidades complementares.

Camargoer.

então.., hoje, eles tẽm 5 Casa295… Estes dois C390 serão os primeiros aviões de transporte tático.

Nilo

Está faltando a Alemanha, Itália e Espanha…nossos antigos fornecedores….

Camargoer.

É preciso ver quais dos países compraram C130 novos nestes 10 anos recentes. Estes países são vão renovar as frotas daqui uns 30 anos. Outros países também adquiriram C130 usados, talvez com uma vida útil de mais 10 anos… nestas horas, o governo brasileiro precisa avaliar com seriedade a ideia de criar um esquadrão de Kc390 compartilhado com os países vizinhos aqui na América Latina Por exemplo,, chamar um workshop com os comandantes das forças aéreas do Paraguao, Uruguai Bolívia, Equador, Guiana.. pode chamar também a Argentina, Colômbia, Peru, Chile… pedir para a FAB e outros operadores do KC390 apresentarem… Read more »

Burgos

Calma aí Camargoer 😏
Vc já tá querendo criar a OTAS sem ter um tratado ainda (Organização do Tratado do Atlântico Sul ).
Seria até legal mas tem que chegar com a grana primeiro, depois tem correr pra se ter uma base/logística/material/ disponibilidade de militares e etc.
É isso vai grana

Rui Mendes

Itália tem C-130J, mas pode ser bem pensado, antecipar essa venda, para a substituição dos actuais C-130J, agora a Espanha e Alemanha não precisam de aviões de transporte, pois a Espanha tem 14 A-400M, não contando com meia dúzia deles, que está em negociações com a Turquia, para trocar por vários caças de combate ligeiro/treinadores Turcos.
A Espanha ainda tem os C-295M e C-235 de transporte.
A Alemanha tem várias dezenas de A-400M e ainda meia dúzia de C-130J.

Rafael Coimbra

Na verdade é uma ótima notícia, olhando o número de aeronaves de transporte utilizados hj pela referida Força Aérea, esses 2 C390 cumprirão o seu papel e provavelmente serão a porta de entrada para novas aquisições não só do país mas de toda região. É ilusão achar q o KC390 substituirá o C130 da noite para o dia… cada 2, 6 10 encomendas deve ser tratada como vitória da competência da EMBRAER.

Palpiteiro

Ótima notícia. Com exceção de combate a incêndio, essas aeronaves devem ser utilizadas para missões fora do país. Considerando o tempo de carregar e descarregar, é mais rápido o transporte terrestre na rep. Tcheca.

Willber Rodrigues

O problema é que todo site que postou isso são sites do tipo “Marrocos comprou 180 C-390”, coisa que sabemos que é inverídico e absurdo.
Mas eu acredito que Marrocos entrará no “clube de usuários do 390” em breve sim.

F-5

Vi essa também dos 180 pro Marrocos…mas, como não saiu nada por aqui, não acreditei….kkkk

Camargoer.

Creio que o Marrocos tem cerca de 15 C130 antigos. Acreto que metade ou menos sem condição de voo. Talvez o Marrocos compre entre 3~5 unidades do kc390

Willber Rodrigues

180 C-390 pra um país do tamanho do Marrocos é simplesmente ridículo e irreal.
É como dizer que a FAB vai comprar 100 C-390 e uns 30 C-5 Galaxy.
Pra que diabos a FAB precisaria de tanto avião de transporte? Simplesmente não faz sentido.

O cabra que postou isso naquele site devia estar sob efeito de psicotrópicos.

Fabio Araujo

A informação da venda veio de um Twitter do governo de Marrocos, mas não fala em quantidade, o Marrocos tem por volta de 20 C-130H, não creio que venham a comprar mais de 30, e não creio que tenham demanda para tudo isso, vão comprar mais ou menos o número que tem.

Iran

Geralmente os C-390 são adquiridos em menor quantidade que o C-130 porque os Hércules tem uma disponibilidade menor.

JGF

Pelos meus cálculos a proporção é de 3 C-130 para 2 KC-390!

Gabriel

bom, no vídeo que o Roberto Caiafa gravou a respeito, ele diz (e mostra) que são até 180 aeronaves ao todo (carga, caças, helicóptero, treinamento etc). Tem de tudo aí, inclusive KC390 (mas não limitado a).

Há interesse marroquino no KC sim, mas quem bate o martelo mora em Rabat, provavelmente é muçulmano e tem “sangue azul”.

Aguardemos os próximos capítulos…

GFC_RJ

Não houve qualquer anuncio oficial de aquisição por parte do Marrocos.

Mas… eles participarão do próximo encontro de usuários da aeronave. Logo… deduz-se que eles devem ser prováveis adquirentes muito em breve. Não faz o menor sentido sua participação sem o devido interesse na aquisição.

Imagine que a FAB mandasse representantes para um encontro de usuários de F-35… Os editores seriam loucos que isso ocorresse porque ia bombar as views e interações do site em uns 1000%… “Brasil vai no F-35!!!”

Gabriel BR

Maravilha começar o dia com essa noticia

Diego Lima

Quantos países já bateu o martelo na aquisição do KC-390?

Nota da moderação:
Recomendamos ler a matéria:
https://www.aereo.jor.br/2024/10/25/republica-tcheca-encomenda-duas-aeronaves-multimissao-embraer-c-390-millennium/

Ozires

Brasil (19); Portugal (5); Hungria (2); Holanda (5); Áustria (4); Coréia (3?); e agora República Tcheca (2).

Marcelo Soares

Torcer que Suécia, Grécia, Índia, Marrocos e Arábia Saudita entrem logo nesse lista.

Jadson S. Cabral

Já são 40 unidades vendidas? EITAA!

Camargoer.

Pois é.. já é um número expressivo. Há chances de chegar em 100 relativamente rápido.

Machado

Na verdade. Brasil (22) unidades

JGF

19!

Hélio

Alguém sabe como estão os estudos para futuro uso do PW1100G em substituição do V2500?

Ozires

Que estudos?

Rinaldo Nery

Boa pergunta. Quem disse que a EMBRAER vai trocar o motor do KC-390?

Bueno

Deve ter deduzido desta matéria , onde é informa que a produção do Motor CFM V250 seria encerrada em 2018 para a versão Civil e 2025 para versão militar a E-5 e que a produção PW1100G estaria em alta neste período, substituindo a demanda do V250, já que a P&W é dona de 66% do IAE e vende os 2 motores pata o A320, escolheria manter a linha do motor mais novo.

https://www.aereo.jor.br/2013/06/18/comeca-a-fabricacao-dos-motores-do-kc-390/

Last edited 15 horas atrás by Bueno
Jadson S. Cabral

E por que a Embraer abriria mão de uma das maiores vantagens da aeronave, que é justamente utilizar um motor civil, com peças e centros de manutenção espalhados pelo mundo inteiro e, portanto, mais difícil de embargar, por um motor militar?

Underground

A PW1100 não é um motor militar. Trata-se de motores com cauxa de redução e grande fantasia, que equipam aeronaves civis modernas. Que pese as vantagens em termos de economia de consumo e consequentemente aumento do alcance, esses motores têm apresentado vários problemas, além de aumento de peso nas asas e probabilidade maior de ingestão de objetos.

Hélio

Pois é Underground. O que eu ouvi justamente estavam aguardando a última revisão do software e avaliando a questão estrutural. O pessoal nem sabe que o pw1100 estão no E2. E que na IAE do 2500, a PW é controladora. A Embraer conseguiu contornar muito bem os problemas no uso no E2. Melhor que a Airbus. Não foi utilizado inicialmente no KC pelo risco em razão dos problemas iniciais do 1100. Li que o 1100 tem economizado de 15-20% combustível no 321 neo( pesos parecidos com kc390 e faixa de potência semelhante 31.000/32.000 lbs. ) Tornaria o KC390 ainda mais… Read more »

Dagor Dagorath

A Embraer é o melhor exemplo do Brasil que funciona e dá certo!

Esteves

Muito do que fazemos da certo. Falta continuidade.

José de Souza

Se não fosse o EstadoMalvadão(R) a investir até hoje teríamos os nobre empreendedores brasileiros plantando café em SJC…

Underground

Caro,
Governos vem passando o pires tem tempo, pedindo que empresas estrangeiras invistam no Brasil. Grande parte da arrecadação vai para despesas correntes. A situação é tão mal que precisaríamos dobrar investimento em infraestrutura simplesmente para cobrir depreciação.

Machado

Com certeza. O Estado não é o problema. O Estado é a solução do Problema.

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

O Estado não é problema, o Estado é parte do problema e parte da solução ao mesmo tempo. Não existe mais Estado sem capitalismo, nem capitalismo sem Estado.

Bartolomeu

Perfeita observação.

Camargoer.

Olá José. O Estado, assim como a Igreja, a Universidade ou as Forças Armadas são instituições humanas. Pessoas ocupam as posições de decisão e execução. Então, a quem serve o Estado? O Estado pode ser elitista (servindo a uma elite já privilegiada), pode ser populista (servindo aos que estão excluídos da elite privilegiada).. o Estado pode servir a uma minoria ou servir a uma maioria da população O Estado atrapalha aqueles cujos interesses foram cerceados pela ação do Estado… então é preciso saber a quem, em cada sociedade, serve o Estado. Quando formos capazes de identificar a quem serve o… Read more »

Renan

Uma dúvida inútil. Será que o KC390, no futuro, teria uma versão J? (Com novos motores e uma fuselagem mais comprida)

Underground

O KC390 já foi projetado com uma configuração “J”, ou seja, já tem o mesmo comprimento interno do C130J.

Jadson S. Cabral

Existem conversas que dizem que a Embraer o projetou visando uma futura ampliação, conforme interesse. Se seria um alongamento, mantendo o mesmo MTOW, mas aumentando o volume interno, se utilizariam outos motores para aumentar o MTOW, ou ainda outras soluções… ninguém sabe. Espaço pra especulação e delírios é o que não falta.

JGF

Não há conversas, na verdade isso surgiu por conta do projeto sul coreano, o que eu sei é que foi oferecido a Coreia do Sul, caso eles queiram bancar o projeto, o desenvolvimento de uma versão maior que deveria ser fabricada localmente!

Gabriel

Mais uma da Embraer, não tem pra ninguém

Enquanto isso, a boeing se afundando (acho é pouco) e a lockheed dependendo de lobby estatal pra empurrar o teco-teco deles. É tipo criança que chama o papai quando é zoada na escola, não consegue vencer por si.

Como diria o poeta: quem não tem as manhas, não entra não rs

Underground

Gabriel,
Boeing, LM, Airbus, e a própria Embraer, já tiveram seus altos e baixos no mercado.

J R

LM mal? Esta vendendo F-35 igual pão quente, fora os F-16 que ainda vende novo e um mercado gigante de modernização.

C G

O cara deu uma exagerada! Hahahahahaha

Esteves

A Boeing não está afundando. Passa por momentos ruínas. Até o Esteves Teve altos e baixos.

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

A Boeing é uma empresa gigantesca, que sempre vai contar com o auxílio (se necessário) do Estado dos EUA, e inclusive com o auxílio de centenas de empresas pelo mundo afora, companhias aéreas, companhias de motores, fornecedores em geral, etc… Imagine o desastre que seria para a aviação mundial, se de um dia para o outro, A Boeig simplesmente falisse e deixasse de prestar assistência técnica para milhares de aeronaves dela que operam em todo o planeta?

Robson Rocha

De grão em grão, a galinha enche o papo. Embora, até o momento, sejam contratos de poucas unidades, são contratos trazem muita visibilidade para o KC-390 e segurança para possíveis novos clientes em fecharem contratos maiores, como Índia e Emirados Árabes Unidos.

GFC_RJ

A divulgação não informa o prazo de entrega das 2 aeronaves.

Camargoer.

Nem o valor total… eu fico sempre curioso sobre os valores e se há financiamento do BNDES. comparando com outros contratos, esta venda deve ficar entre US$ 300~400 milhões, incluindo todo o apoio logístico e treinamento das equipes.

Esteves

500.

Esteves

Lição de casa. Quem ajuda a fazer deve comprar. “O país também é parceiro da Embraer na fabricação do Millennium por meio da Aero Vodochody, empresa que fabrica o bordo de ataque das asas, a rampa de carga, a seção traseira da fuselagem e as portas da aeronave e teve seu contrato ampliado recentemente.” A primeira entrega deve ocorrer no início de 25, ano que deverá mostrar o incremento de 500 milhões de dólares no resultado da Embraer. “O acordo foi ratificado três semanas após o governo do país aprovar um financiamento  de quase US$ 500 milhões para encomendar a aeronave.” Empresa… Read more »

Last edited 20 horas atrás by Esteves
Jadson S. Cabral

Inclusive tá bom Ted retirar o contato da Fadea e repassar para quem compra

LucianoSR71

Quanto ao Marrocos, creio que em breve teremos novidades, vide matéria do Aeroin:
“De olho nas vendas ao Marrocos, Embraer participa do Marrakech Air Show 2024”

Esteves

“A República Tcheca pretende usar seus dois C-390 em missões como transporte tático de tropas, veículos e equipamentos, evacuação médica, combate a incêndios, gerenciamento de desastres, apoio humanitário e reabastecimento aéreo.”

Brics é fundamentalmente um banco. Banco para financiar soluções para problemas como energia limpa, agronegócio, água doce, desenvolvimento regional, plantio e subsistência.

O KC390 é um cargueiro militar.

Camargoer.

Olá Esteves. O grupo “BRICS” é uma coisa… o banco BRICS é um instrumento de execução das políticas do BRICS.

Esteves

O grupo é uma coisa. O banco faz parte da coisa. A coisa banco financia desenvolvimento. Frequentemente confundem a coisa com os criadores da coisa.

https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/brics

Talvez, no futuro, o banco da coisa venha financiar soluções globais.

Camargoer.

Foi o que eu escrevi. O BRICS é o grupo de países que elaboram as políticas e os objetivos. O Banco de Desenvolvimento (a sigla oficial é NDB) é um braço executivo das políticas do BRICS. O acesso ao banco de desenvolvimento, assim como no BID e no Banco Mundial, é por meio da associação. Apenas os sócios do Banco Mundial tẽm acesso á ele. Apenas os sócios do BID acessam os recursos do BID.. isso acontece com todos os bancos de fomento. A atual lista de projetos apoiados pelo NDB já é bem grande e cobre todos os cinco… Read more »

Underground

O banco da coisa está sem dinheiro. Muita gente sem dinheiro pegou dinheiro no banco e ainda não pagou e não se sabe se vai pagar. Resta alguém por dinheiro. O maior investidor da coisa, e quem de fato manda, não está disposto a distribuir e dinheiro.

Rinaldo Nery

A ¨coisa¨ está querendo se colocar como um ¨bloco anti ocidente¨. Nós, que somos do Ocidente, vamos nos ferrar se continuarmos na ¨coisa¨.

Esteves

Meu mundo ocidental…

Bartolomeu

É um mundo em que,vivendo nele, você pode criticá-lo sem ser preso ou cair do 7o andar de um edifício que não costumava frequentar.

Jadson S. Cabral

Geograficamente falando, somos ocidentais. Politicamente falando, nenhum dos países ocidentais nos tratam como tal. Para eles, ocidental é o grupinho de países ricos que obedecem a regras criadas por eles mesmos, e o Brasil nunca foi membro disso.
Por isso eu não gosto de ciências humanas, onde as coisas costumam depender de pontos de vista.

Esteves

Latinos não queremos ser. Europeus nos afastam. Norte-americanos nos desprezam. O Oriente Próximo…

Quem somos?

carvalho2008

Eu sou da turma do Mickey, mas nao posso esquecer que sequer minha ficha consta como latino….para eles, Brasil nao eh latino…

Camargoer.

Olá Carvalho… o Brasil até é ocidental mas não faz parte do G7.. A população brasileira é miscigenada e culturalmente integradas… é uma experiência bem diferente do que ocorreu nos EUA, por exemplo. A fonte cultural do Brasil é a Europa… assim como foi a fonte cultural dos EUA. O Brasil assim como os EUA tem sua base cultural francesa, lá mais inglesa que aqui e aqui mais ibérica que lá. Ainda assim, os dois países tem uma base cultural europeia.. aqui como lá (EUA), existe a influência africada, muito maior aqui do que lá. Quando um estrangeiro vem ao… Read more »

Esteves
Comte. Nogueira

Por ora, ser brasileiro basta.

André

Austrália é mundo ocidental. E nem por isso fica no ocidente ou no hemisfério norte. Definitivamente não somos considerados ocidentais por eles. Aceitaram no passado recente povos latinos europeus, pois até esses eram desprezados.

LeoRezende

Não se trata de como outros nos vêem,e sim como nos vemos.
Nossa herança cultural é majoritariamente Latina,portanto,ocidental.

carvalho2008

Mestre Nery, ai ja nao tenho certeza…o ocidente nao considera o Brasil ocidental….mas mantenho minha opiniao, quem quiser que pesemos na balanca de um lado ou de outro, que paguem muito, muito, muito por isto….querem pagar quanto?

Esteves

Pouco.

Camargoer.

O G7 é apenas parcialmente ocidental, mas há uma convergência econômica… então, uma coisa é pensar na cultura, outra é na geopolítica e uma outra coisa é a economia

além disso, o Brasil continua tendo uma política externa bastante independente há décadas, inclusive durante o regime militar… acho que já podemos subir um degrau nesta discussão.

EduardoSP

Tipo, uma garota de programa?

Machado

Só estamos localizados geograficamente no ocidente. Não somos e nunca seremos parte do “clube” ocidental. Temos que buscar sempre a independência e soberania ao invés da subserviência. Um bom exemplo é a Índia que é neutra.

André

Samuel Huntington (espero que saiba quem é) não concorda com vossas palavras. Sonho bonito ser chamado de “civilização ocidental” entretanto os ditos “ocidentais” não consideram um oficial ou civil da estirpe deles. Mesmo assim, belo sonho! Continue assim.

Last edited 13 horas atrás by André
groosp

Quem sabe aprendemos com esse erro.

Esteves

Esteves Teve medo.

No filme e da Coisa Original quando a Coisa fazia contas de…”10% mais 5% não é 15%…10% + 5% ainda é um número que será definido” ou “nem sempre quem ganha, ganha e quem perde, perde…as vezes quem ganha perde e quem perde ganha de quem ganha…”

Que coisa.

https://youtu.be/5ftmr17M-a4?si=7-lVjkelD-0x2CeL

Rinaldo Nery

Pois é… E ainda tem a ¨Warren Buffett de saias¨ na presidência do banco… Não serve nem pra chefiar uma quitanda na feira.

Leandro Costa

A figura oculta por trás da criança, que é o cachorro? Hehehehe

Rinaldo Nery

E a dissertação sobre a mandioca?

Esteves

Aquela foi de doer.

Vocês que compõem a elite nacional devem conduzir o país à modernidade tecnológica abandonando o discurso da fome, pobreza, inclusão que é exatamente isso que esperam que façamos…perder tempo com conversinhas.

A Embraer e as vendas recentes do KC-390 abrem a porta do armário (Engesa, SIATT, Avibras) ou amadurecemos para criar novas Embraer e novos KC-390?

O tempo não dá tempo.

Saldanha da Gama

E as metas?
Daria para dobrar os f39?

Rinaldo Nery

Essa precisa ser dobrada, sim. Com a palavra o governo federal e seu déficit público e a maior dívida das estatais neste século…

Last edited 17 horas atrás by Rinaldo Nery
carvalho2008

nao, as asas do F39 nao dobram rzrzrzrzrz

Comte. Nogueira

Sim, é ela. Imagino que ela só está lá, porque o país que indica é o país que paga o salário e que dá suporte. Se não me engano, o BNDES pôs grana nesse banco.

Camargoer.

Não. O capital do Banco foi formado por iguais cotas dos cinco países fundadores (Brasil, Russia, India, China e África do Sul), que totalizam 97% dos votos. Os 3% são dos Emirados e e de outro país (que me escapou agora….). A presidência do banco depende dos cinco países. Existe um mandato que pode ser prorrogado. Não sei dizer se existem limites ou não para os mandatos, mas é uma decisão tomada pelo 5 membros fundadores do banco. Quem paga o salário dos diretores e funcionários do banco é o prṕrio banco, como acontece com o Banco Mundial e outros… Read more »

Machado

A coisa mais triste que existe é nacional que defende os interesses estrangeiros. Entreguistas e vendidos deveriam perder a nacionalidade brasileira ou coisa pior

LeoRezende

Sempre penso isso quando vejo alguém defender russos e chineses,por exemplo.

Fabio Araujo

Mais uma vez comprovado o sucesso que é o KC-390, nenhum avião recém lançado é um sucesso de vendas imediato, tem que dar tempo para os futuros clientes conhecerem o avião e ver suas qualidades. Até pouco tempo tempo atrás o C-130J era o avião a ser derrotado, agora o KC-390 é o avião a ser derrotado pelos outros!

Esteves

Calma lá. Não temos (a Embraer é um negócio privado) volume, margem, share ou planos para atingir esse alvo.

Fabio Araujo

A Embraer já esta planejando mais duas ou três linhas de montagens do KC-390 sendo uma dessas linhas no exterior, mas as ampliações só vão sair se houver pedidos para bancar as expansões. Não vai ser feita loucuras, existe um planejamento.

Esteves

É isso.

Vocês que passam horas nos teclados da vida…preparem o próximo presidente nesse exemplo da FAB + Embraer = sucesso até agora, não esquecendo que Defesa não tem margem. Defesa ajuda nas receitas. A Embraer precisa buscar margem em Defesa.

Estado. Mais Estado. Nunca menos Estado.

Marcos

Só duas?

André Sávio Craveiro Bueno

A área deles é menor do que Pernambuco, creio que faz sentido serem duas. Se o esforço militar tcheco requerer, comprarão mais.

Lucas Emanuel

De acordo com esse site Checo, o valor do contrato é 492 milhões de dólares, envolvendo 2 aeronaves, treinamento e suporte. Primeira entrega em 2025 e a segunda em 2027 ou 2028.

https://www.rynek-lotniczy.pl/wiadomosci/czechy-podpisaly-kontrakt-na-dwa-embraery-c390-22394.html

E sobre o Marrocos, no final do mês vai ocorrer um Air Show com a presença de um KC brasileiro, o possível anúncio deve ser feito lá.

Last edited 16 horas atrás by Lucas Emanuel
Camargoer.

Opa… comentei antes que eu arriscaria o valor entre US$ 300~400 milhões, incluindo o apoio logístico.

quase acertei..

Rafael Oliveira

O site é polonês.

Curiosamente não fala em simulador. Talvez eles treinem os pilotos em Portugal ou outro país europeu que adquiriu ou adquirirá o simulador.

Bueno

OFF TOPIC , Sobre aviação de Transporte da FAB O AM330 o FAB2902 Foi de Roma para O Líbano e veio direto do Libano para o Brasil sem escala , tudo indica que percorreu um total de 14300km de voo sem escala. Beirute tinha cortado o abastecimento devido problemas , não sei se voltou, se não reabasteceu em Beirute , o A330 vez o maior voo sem escala da Historia recente da FAB. Acho que vale apena levantar isto ai e fazer uma matéria. O FAB2902 foi preparado pra fazer este voo acima da sua capacidade atual de 12500km https://pt.flightaware.com/live/flight/FAB2902… Read more »

Last edited 14 horas atrás by Bueno