A Fábrica de Aviação de Irkutsk (IAZ) está avançando com a preparação para a produção em série das aeronaves MC-21, instalando estações de montagem adicionais nas áreas de montagem de aeronaves civis. Essas novas estações reduzirão a carga sobre os equipamentos atuais, aumentando a eficiência dos processos e a capacidade de produção da fábrica, conforme relatado pela Yakovlev PJSC.

Como parte da expansão, uma estação de montagem dupla S31 será instalada na Oficina 255, acelerando a fabricação do compartimento F3, que inclui o suporte do trem de pouso principal e o sistema de ar-condicionado. A previsão é que o gabarito de montagem esteja pronto até o final de novembro, permitindo que os montadores comecem a produção do compartimento da fuselagem em dezembro.

Novas estações também estão sendo instaladas na oficina 246 para a montagem final da meia-fuselagem, com a intenção de distribuir o trabalho por quatro estações, o que permitirá uma redistribuição mais eficiente da mão-de-obra. A entrada em operação dessas estações adicionais está programada para dezembro deste ano, proporcionando maior flexibilidade e capacidade de resposta na produção.

Para 2025, há um plano de modernização adicional, que inclui novas estações de montagem para portas de emergência e de passageiros, além de uma nova estação na oficina 255. Essas mudanças buscam otimizar a alocação de recursos e garantir que a produção das aeronaves MC-21 atinja a meta de 36 unidades até 2027, conforme exigido pelo governo russo.

Em agosto, o Diretor-Geral da IAZ, Alexander Veprev, informou que nove fuselagens MC-21 estão em diferentes estágios de montagem, com partes para outras quatro aeronaves em fabricação e materiais para as próximas unidades já preparados. A fábrica busca estabilizar a produção em três aeronaves MC-21 por mês nos próximos anos, o que dependerá da conclusão das atualizações nas instalações e da introdução de sistemas nacionais para substituir os importados.

Sistemas

Cockpit do MC-21

Em agosto de 2009, a Hamilton Sundstrand, uma subsidiária da United Technologies, anunciou que forneceria o sistema de geração e distribuição de energia elétrica para a produção do MC-21, com um valor estimado em US$ 2,3 bilhões ao longo de 20 anos. A Rockwell Collins e sua parceira russa Avionika foram selecionadas para fornecer os aviônicos do MC-21. Honeywell, Thales e Elbit Systems também foram escolhidas para fornecer aviônicos, incluindo nove telas multifuncionais de 12 polegadas, bolsas eletrônicas de voo, sistemas de visão sintética e visão aprimorada. O MC-21 foi planejado para ser o primeiro avião comercial com side-sticks ativos, fornecidos pela UTC Aerospace Systems, e controles fly-by-wire. Seu design apresenta um glass cockpit com controles side-stick e a opção de um head-up display.

A Goodrich Corporation, também subsidiária da United Technologies, junto com a Aviapribor, foi inicialmente selecionada para fornecer os atuadores do sistema de controle de voo. Zodiac Aerospace, Eaton e Meggitt estavam planejadas para fornecer outros componentes. Os acabamentos internos seriam fornecidos pela Zodiac Aerospace, coordenados pela C&D Zodiac em Huntington Beach, Califórnia. Inovações da Zodiac Aerospace em Carson, Califórnia, seriam incorporadas aos sistemas de água e resíduos.

Dois tipos de unidades auxiliares de energia (APU) foram projetados com especificações adequadas para o MC-21: o HGT750 da Honeywell Aerospace e o TA18-200 desenvolvido pela Aerosila.

Fornecedores de Componentes

Inicialmente, assumiu-se que a participação de componentes domésticos no MC-21 seria de 38%, mas devido a sanções resultantes do conflito entre Rússia e Ucrânia em 2022, o governo russo estabeleceu uma meta de 98% de componentes nacionais até 2023, tornando a aeronave independente de componentes importados.

Em julho de 2021, uma asa composta, feita com materiais russos, foi acoplada à fuselagem da aeronave. A fuselagem foi projetada e fabricada pela Irkut Corporation e Yakovlev Design. O trem de pouso foi fornecido pela empresa Hydromash de Nizhny Novgorod.

O cockpit e parte dos aviônicos da aeronave foram desenvolvidos e fornecidos pelo Concern Radio-Electronic Technologies e Rockwell Collins, com participação da empresa russa Avionika. É possível utilizar unidades auxiliares de energia tanto importadas quanto unidades russas, desenvolvidas e produzidas pela NPP Aerosila.

Para o treinamento de pessoal, a empresa científica e de produção russa Systems of Complex Simulators desenvolveu e fabricou uma série de simuladores, incluindo simuladores de voo com diferentes graus de realismo, simuladores de procedimentos de emergência, de combate a incêndios, de serviço e simuladores de engenharia para treinamento de técnicos.

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Anildo Silva

Sobre esse tema, recomendo esse video: https://www.youtube.com/watch?v=EnKVOuQv71M

Faz um tour pela fabrica e tem uma conversa bem franca com engenheiros e gerentes da fabrica.
Abs!

BLACKRIVER

Bom vídeo.

Alexandre Galante

Valeu! incluímos o vídeo na matéria. Abs

LUIZ

Essas sanções foram péssimas para a indústria aeronáutica russa. Por outro lado fez os russos investirem na sua própria indústria. Há males que vem pra bem.

BLACKRIVER

Interessante que o engenheiro comenta que ao longo dos anos a indústria aeronáutica Russa perdeu capacidade e foi d deixada de lado em troca do leasing de aeronaves ocidentais.

Quando eu era criança, “tudo” era MADE IN USA 🇺🇸, hoje tudo é made em China 🇨🇳

BLACKRIVER

Esse projeto é fantástico do ponto de vista técnico, matérias, eficiência no consumo de combustível, conforto, enfim é uma máquina que realmente foi projetada para ser superior aos seus concorrentes diretos B737 e A320 que vale lembrar são aviões projetados em outras épocas. Infelizmente esse projeto é russo, e aí já sabemos e conhecemos os problemas que ele enfrentou, enfrenta e enfrentará. Uma coisa é fato, esse projeto sob direção de uma das marcas: EMBRAER / BOEING / AIRBUS, com certeza seria um sucesso mundial, e substituiria tanto à família B737 como à família A320 Uma vez quem nenhuma das… Read more »

EduardoSP

É um projeto avançado, mas não sei se em termos de eficiência é melhor do que o 737 Max e o 320Neo. Os motores russos são inferiores aos motores ocidentais. O PD14 é o mais avançado deles, mas não sei se está no nível do GE LEAP ou do PW GTF. Além do mais o sucesso de um aparelho comercial não depende apenas das suas características técnica, a disponibilidade, o intervalo entre revisões, a qualidade do suporte são fundamentais e ajudam a explicar, por exemplo, o fracasso do Sukhoi Superjet nos países ocidentais (companhias do México e da Irlanda chegaram… Read more »

Last edited 16 horas atrás by EduardoSP
LUIZ

O fracasso do SuperJet 100 foi o motor. Um motor fabricado em parceria com os franceses. Agora os russos tem o SuperjetNew com o motor PD-8 fabricado 100% na Rússia.

Heli

O fracasso do Superjet foi devido ao pós-venda

Mauro Cambuquira

Então, sobre o tema e o que ele gerou. Gerou mais investimentos, mais capacidade interna. Obrigou o país a investir ainda mais na sua capacidade técnica e diminuir independência. Podem sofrer agora, mais depois vão colher bons frutos. Podem falar que é ditadura, que é tudo corrupção, mais não da pra negar que são unidos em causas comum. O que falta pra gente aqui, que só temos olhos para emendas e orçamentos secretos.

Raphael

Se a embraer entra junto nesse projeto. Mata a boeing.

Aéreo

E morre a Embraer também

BLACKRIVER

Único jeito desse projeto fazer sucesso é ocidentalizando ele!
Motores PW/GE
Aviônica
Freios
Pneus
APU

Trazer o projeto, original, antes das sanções contra a Rússia 🇷🇺 e fabricar aqui com os componentes e parceiros que lançaram o projeto, seria a única possibilidade de tentar algum sucesso.
Mas é um desafio e tanto, tá mais fácil a Boeing lançar um novo 737.

LUIZ

A Rússia tem a versão ocidental dessa aeronave:MC 21 300.

Camargoer.

Tenho notado que cada empresa parece ter adotado um padrão para o nariz de suas aeronaves…. a gente olha um avião e sabe se é Boeing, Airbust ou Embraer….

O nariz desta aeronave é feito.

Sem ser bairrista ou falso patriota, o desenho da Embraer é o mais bonito